quarta-feira, 30 de junho de 2010

Rosinha diz que estão fazendo um "linchamento político"



Em programa de rádio, Rosinha chama episódio com Garotinho de "linchamento político".
A prefeita afastada de Campos dos Goytacazes, Rosinha Matheus, assumiu nesta manhã o programa de rádio do marido, Anthony Garotinho (PR), que pode confirmar ainda nesta quarta-feira sua candidatura ao governo do Rio.
Na noite de terça-feira, o ex-governador conseguiu liminar no Tribunal Superior Eleitoral suspendendo, em caráter liminar, a sentença do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), que havia decidido que Garotinho não pode se candidatar.
Durante o programa, Rosinha chamou de "linchamento moral" a ação na Justiça Eleitoral que pode culminar na inelegibilidade de Garotinho.
"O que estão tentando fazer com Garotinho é um linchamento político por conta de uma entrevista de rádio que eu dei e ele era o apresentador desta rádio, em Campos, quando eu ainda era pré-candidata a prefeita. O povo de Campos me elegeu e querem me tirar e deixar o Garotinho inelegível, por conta de uma entrevista de rádio".
Na mesma ação, o TRE decidiu que Rosinha fosse afastada da Prefeitura de Campos.
A liminar conquistada por Garotinho não beneficiou Rosinha.

Nelson Nahim, irmão de Garotinho, deve assumir Prefeitura de Campos


A saída da prefeita de Campos, Rosinha Garotinho (PR), e de seu vice, Arthur de Souza Oliveira, poderá levar ao comando da prefeitura um dos três irmãos de Anthony Garotinho: o presidente da Câmara dos Vereadores do município, Nelson Nahim (PR), que ficará proibido de disputar vaga de deputado estadual.
É ele que terá de assumir a Prefeitura, a não ser que recuse o cargo porque pretende disputar uma vaga de deputado estadual. Se assumir, ele ficará impedido de concorrer às eleições este ano.
Ninguém suporta mais essa disputa sem fim em Campos. Quer seja Rosinha, quer seja Arnaldo Viana, quer seja qualquer outro político de carteirinha, essa cidade não muda
Nesta segunda-feira, na cidade, um pequeno grupo de simpatizantes de Rosinha fez rápida manifestação em frente à Prefeitura.
A cidade, que desde as eleições de 2004 vive um conturbado período de cassação de prefeitos, viveu novamente o clima de incerteza.
"Ninguém suporta mais essa disputa sem fim em Campos. Quer seja Rosinha, quer seja Arnaldo (Viana, o segundo colocado na eleição de 2008 e também cassado), quer seja qualquer outro político de carteirinha, essa cidade não muda.
O povo não vai suportar mais outra eleição, mas, se a Justiça assim determinar, temos que votar", disse a estudante Fátima Rodrigues diante da possibilidade da convocação de novas eleições, como determinou o TRE.
Rosinha, em um ato político na semana passada, mostrou que já esperava pela decisão de ontem:
"Nahim está pronto para assumir no meu lugar", disse a prefeita.
Nahim, irmão mais velho de Garotinho, é advogado, tem 52 anos e é vereador há três legislaturas.
Em 2008, chegou a romper com o ex-governador por não ter sido indicado para compor a chapa de Rosinha como vice na disputa pela prefeitura de Campos, mas depois fizeram as pazes.
Nahim não foi encontrado pela reportagem para se manifestar a respeito.

Passado de Índio da Costa é alvo dos governistas


Em seu blog na Internet (http://www.tijolaco.com/?p=19435), o deputado federal Brizola Neto (PDT-RJ) acaba de postar uma notícia que não vai agradar muito à direção do PSDB e do DEM.
Trata-se de uma acusação contra o recém-escolhido candidato a vice-presidente na chapa de José Serra, o deputado federal Índio da Costa (DEM).
Brizola Neto escreve o seguinte:
"Ele foi um dos alvos da CPI na Câmara dos Vereadores que investigou superfaturamento e má-qualidade nos alimentos comprados para a merenda escolar, quasndo eu ainda era vereador. A CPI foi pedida pelo meu amigo e deputado Edson santos (PT) e relatada pela – atenção – vereadora tucana Andrea Gouvêa Vieira".
E vai além ao transcrever o que diz ser um trecho de um texto de uma página da tucana Gouvêa Vieira na internet:
"O relatório de Andrea concluiu que a licitação para a compra de gêneros alimentícios para a merenda, entre julho de 2005 e junho de 2006, realizada pela Secretaria Municipal de Administração e pela Secretaria Municipal de Educação, no valor de R$ 75.204.984,02, causaram prejuízo aos cofres públicos. 99% do fornecimento ficaram concentrados numa única empresa, a Comercial Milano, que apresentou uma engenhosa combinação de preços em suas propostas. A licitação ocorreu num único dia, mas foi dividida 10 coordenadorias de educação (CREs). O “curioso” foi que esta empresa ofertou preços diferentes para o mesmo alimento. O preço do frango da proposta da Milano, por exemplo, para Santa Cruz, era cerca de 30 % mais caro do que o preço ofertado para Campo Grande. Detalhe: em Santa Cruz a Milano não teve concorrentes e em Campo Grande sim. Como ela soube da falta de concorrentes, um mistério. E a Prefeitura aceitou isso! Pagou à mesma empresa, pela mesma mercadoria, preços muito diferentes. Essa foi a característica geral dessa licitação: uma combinação de preços que otimizaram os ganhos de uma única empresa fornecedora em prejuízo dos cofres públicos.
Na primeira parte do relatório, a CPI concluiu que o então Secretário de Administração, Índio da Costa, deveria ter cancelado a licitação porque as regras do edital levaram a um resultado que contrariou o objetivo inicial de atrair dezenas de pequenos comerciantes locais a vender para as escolas dos bairros, descentralizando o fornecimento, e pelo melhor preço. Ao contrário, a licitação acabou por provocar a maior concentração de entrega de gêneros alimentícios na história da merenda escolar.
Como evidência incontestável do prejuízo aos cofres públicos, o relatório revelou que o pregão presencial adotado depois da instalação da CPI pelo
sucessor do Secretário Índio, um ano depois, possibilitou uma economia de cerca de R$ 11 milhões na compra da mesma merenda escolar.
Durante o processo licitatório, segundo o relatório da CPI, foram identificadas diversas irregularidades no registro das atas das reuniões de entrega, abertura e verificação de documentos. Chamou a atenção o fato de a empresa Milano ter sido a única a ter acesso aos documentos das empresas concorrentes ainda durante o período em que a Comissão de Licitação analisava a documentação dia 23 de março de 2005, enquanto os pedidos de vista das demais só ocorreram após o dia 31 do mesmo mês, quando já havia sido anunciado o julgamento dos documentos.
Uma das empresas eliminadas – a única que conseguiu na Justiça liminar para que a Secretaria de Administração não destruísse sua proposta de preços – mostrou, quase um ano depois, quando a Justiça obrigou a abertura do envelope, que se não tivesse sido desabilitada, teria vencido a Milano em vários quesitos, com condições mais vantajosas para o Município".
A reportagem procurou entrar em contato com o deputado federal Índio da Costa mas a informação recebida em seu gabinete em Brasília é que estaria na Convenção do Partido, não tendo respondido até o fechamento desta edição as solicitações deixadas.

TSE DÁ RAZÃO A GAROTINHO



Ministro Marcelo Ribeiro suspende decisão do TRE-RJ que tornou inelegível o
ex-governador Anthony Garotinho

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Marcelo Ribeiro concedeu liminar na noite de ontem e suspendeu decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) que considerou inelegível o ex-governador do Estado Anthony Garotinho (PR) após condená-lo por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação durante a campanha para eleger sua mulher, Rosinha Garotinho, prefeita de Campos dos Goytacazes (RJ) no pleito de 2008.
A liminar concedida pelo ministro vale até o julgamento final do recurso de Garotinho. A decisão atende ao pedido do ex-governador, que recorreu ao TSE a fim de assegurar seu registro como candidato do governo do Rio.
No despacho concedendo a liminar o Ministro afirmou:
"....para imposição da gravíssima sanção de inelegibilidade, deve-se analisar a potencialidade em relação a cada ato praticado por aqueles que contribuíram para o ilícito... e quando se trata de apenar aquele que, não sendo candidato, praticou o ato que contribuiu para o abuso, apenas os atos efetivamente por ele levados a efeito poderão ser considerados".
O Ministro Ribeiro disse ainda que “não pode o terceiro ser responsabilizado por atos que não praticou"
De acordo com apurado pela reportagem a pena imposta pelo TRE-RJ ao ex-governador Garotinho havia sido por atos que ele não tinha praticado, segundo o que se deduz da decisão do Ministro do TSE.
Garotinho foi indicado ontem, pela Convenção do PR, o candidato que disputará a vaga de governador do Estado do Rio nas próximas eleições e tem usado seu blog na internet para se manifestar sobre o assunto.
Ele vem acusando o atual governador do Rio, Sérgio Cabral Filho (PMDB), de influenciar a decisão da Justiça Eleitoral do Rio e praticar uma série de atos ilegais no comando do governo fluminense.
Garotinho e Cabral eram aliados até o fim de 2006, mas brigaram depois da posse do atual governador, que até o momento não se manifestou sobre as críticas que estão sendo feitas pelo candidato do PR.

Deputado Índio da Costa, do Rio, é o vice de Serra, anuncia DEM




Índio da Costa tem 39 anos e foi relator do projeto
Ficha Limpa. A escolha é resultado da crise PSDB-DEM devido à indicação de
Alvaro Dias.






O presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), disse nesta quarta (30), em São Paulo, que o deputado federal Índio da Costa (DEM-RJ) será o candidato a vice na chapa do presidenciável tucano José Serra.
Maia concedeu entrevista coletiva no início da tarde diante da casa de Serra, em São Paulo. A escolha resultou de negociações entre integrantes das cúpulas do DEM e do PSDB na madrugada desta quarta.
A indicação de um nome do DEM é decorrência da crise que se abriu entre os dois partidos depois que foi tornada pública pelo presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, a informação de que o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) era o nome escolhido pelos tucanos para vice de Serra.
Rodrigo Maia disse que a opção por Índio da Costa "não foi uma decisão de partido A ou B". Segundo ele, a intenção foi procurar "um nome jovem" - Costa tem 39 anos. "Essa escolha é muito boa, e o partido fecha integralmente", disse ex-senador Jorge Bornhausen (SC), presidente de honra do DEM.
"Foi um nome que se construiu ao longo das últimas horas, primeiro com o diálogo com o [ex-] governador Aécio Neves (PSDB-MG), com o nosso candidato a presidente, e chegamos ao nome dele", declarou Maia.
Ele negou que a crise provocada pelo vazamento da informação sobre a escolha de Alvaro Dias pelos tucanos tenha deixado sequelas na relação entre PSDB e DEM.
"Essas questões estão todas superadas. O diálogo foi importante", disse.
Rodrigo Maia afirmou que o deputado tem uma atuação "importante" no Rio de Janeiro e trabalhou "de forma muito correta" no projeto Ficha Limpa, que impede as candidaturas de políticos com condenações judiciais em órgãos colegiados.
"Tenho certeza que é um nome que vai agregar muito nas eleições deste ano", afirmou Maia.
Segundo o presidente do DEM, o próprio candidato José Serra concederá uma entrevista coletiva para falar sobre a escolha do vice.
"Ele [Índio da Costa] tem a cara dessa renovação que o DEM vem fazendo. Tem atuação destacada na Câmara e vem de um estado que é o terceiro maior colégio eleitoral do país", afirmou o vice-presidente do DEM, deputado federal ACM Neto (BA).
Segundo ACM Neto, o nome de Índio surgiu na mesa de negociações na madrugada desta quarta, durante encontro em São Paulo entre Rodrigo Maia, José Serra e líderes dos dois partidos.
ACM Neto disse que Serra teve "participação direta" na escolha.
Depois de ter a indicação retirada, o senador Álvaro Dias disse que só vai comentar a escolha do deputado Índio da Costa para concorrer ao posto de vice na chapa encabeçada por Serra depois de conversar com o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE).
Após o anúncio feito por Rodrigo Maia, Roberto Freire, presidente do PPS, partido que aliança de apoio a Serra, chegou à casa do presidenciável tucano.
Ele disse aprovar o nome de Índio da Costa e afirmou que o escolhido para vice “tem mais experiência política” do que a ex-ministra Dilma Rousseff, candidata do PT à Presidência da República.




Foto - Brizza Cavalcante - Agência Câmara

Quem é Indio da Costa

Antonio Pedro de Siqueira Indio da Costa nasceu no Rio em outubro de 1970. É bacharel em Direito pela Universidade Cândido Mendes, com especialização em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Costa foi vereador na Câmara Municipal do Rio nas legislaturas de 1996, 2000 e 2004. Em 2006, se elegeu deputado federal.
Na Câmara, é membro da Comissão de Constituição e Justiça, da Comissão de Defesa do Consumidor; e da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.
Foi relator do Estatuto da Metrópole e do projeto de lei que deu origem ao Ficha Limpa.

Chegamos!



A partir de agora você leitor terá mais um canal para interagir com o Jornal Correio de Notícias. Ainda em fase de testes, como poderá ser observado, o Blog do Jornal Correio de Nótícias vai trazer para você as notícias, artigos e opiniões a respeito dos mais variados temas, sendo importante dizer que estaremos abertos aos seus comentários, leitor. Portanto, no momento em que ultrapassamos a marca de 300 edições diárias, a equipe do Jornal Correio de Notícias só tem a agradecer a Deus pela oportunidade que nos dá em ter você internauta, como nosso leito, e, o mais importante, permitir possamos ser mais um canal de divulgação em na região do Sul do Estado do Rio de Janeiro. Participe, dê sua opinião e nos ajude a fazer o Correio de Notícias, um jornal diário onde a verdade se torna nossa