quinta-feira, 1 de julho de 2010

Nova linha de ônibus fará itinerário da Colônia ao Roselândia


Serviço começará na próxima segunda-feira, dia 5, atendendo a nove bairros

Para melhor atender as necessidades dos usuários de ônibus no município, a Prefeitura de Barra Mansa criou uma nova linha de ônibus, que fará o itinerário entre os bairros Colônia Santo Antônio e Roselândia.
A partir da próxima segunda-feira (5), dois ônibus da Viação Auto Comercial – saindo um de cada bairro no mesmo horário – serão disponibilizados.
Segundo o prefeito Zé Renato, a medida foi tomada a partir de um levantamento de problemas enfrentados nos locais por onde os ônibus passarão, como superlotação, por exemplo, principalmente em relação aos estudantes.
“Temos essa preocupação de sempre buscar melhorias no transporte público coletivo. Por isso, para atender a demanda das comunidades por onde esses ônibus passarão é que decidimos implantar a nova linha”, ressaltou ele.
De acordo com o coordenador da Coortran (Coordenadoria de Trânsito), Jorge Justo, a linha Colônia-Roselândia vai atender a nove bairros – Colônia Santo Antônio, Bocaininha, Centro, Estamparia, Boa Sorte, Nova Esperança, Jardim Primavera, Piteiras e Roselândia.
Os ônibus começarão a rodar às 6h38 até às 19h38, de hora em hora, de segunda a sábado.
“A nova linha atenderá a, aproximadamente, 10 mil usuários por dia”, informou o coordenador.

Holandês Cruyff detona time de Dunga: "Não pagaria para ver o Brasil"

Maior jogador da história da Holanda, Johan Cruyff teve a oportunidade de marcar contra a seleção brasileira na Copa de 1974. Na época, o Brasil tinha nomes como Rivellino e Jairzinho. Em 2010, a presença de Felipe Melo e Julio Baptista no grupo deixou o ex-craque confuso.
“Cadê o time brasileiro que todos nós conhecemos? Lembro de jogadores como Gerson, Tostão, Sócrates, Falcão, Zico. Agora, só vejo Gilberto, Melo, Bastos, Julio Baptista”, criticou Cruyff em entrevista ao jornal inglês Daily Mirror.
“Onde está a magia brasileira? Posso entender por que Dunga chamou alguns desses jogadores, mas cadê o armador, a habilidade no meio-campo?”, questionou o ex-jogador do Barcelona, comandante do “carrossel holandês” de 1974, lembrado como um dos melhores de todos os tempos.
“Eu não acho que nenhum espectador gostaria de pagar para ver esse time. Eu nunca compraria um ingresso”, disparou Cruyff, que considera o Brasil de 2010 “apenas um time como qualquer outro”, diferente de outros Mundiais.
“Eles têm jogadores talentosos, mas jogam de uma maneira defensiva e pouco empolgante. É uma vergonha para o torneio. Os torcedores sempre querem apreciar o futebol brasileiro, a fantasia que eles trazem para a Copa do Mundo, mas não terão nada disso agora”, completou Cruyff.
Ele é o mesmo que chegou a declarar que o Chile tinha o futebol mais bonito da Copa do Mundo. “A melhor equipe que eu vi, de longe, é o Chile, que criou mais chances do que todas as outras seleções”, afirmou Cruyff, antes da vitória do Brasil por 3 a 0 nas oitavas de final.

Amanhã Holanda x Brasil




Em jogo de ataques, Dunga busca trinca contra a Holanda

Duas seleções que atacam, jogadores ofensivos renomados e um histórico recente de grandes partidas em Copas do Mundo. No que depender das expectativas, Brasil e Holanda protagonizarão o jogo mais aberto do torneio. Kaká, Robinho e Luís Fabiano de um lado. Robben, Van Persie e Kuyt de outro. Um dos trios dará o adeus precoce ao Mundial.
Presente como jogador nos dois últimos confrontos entre brasileiros e holandeses em Copas (em 1994 e 1998), Dunga levou a melhor e agora quer a trinca.
Só não sabe como montará o meio: Elano está fora, Ramires, suspenso e Felipe Melo é dúvida.

"Acho que o Luiz Fabiano deu uma de Pelé, com o chapéu, e uma de
Maradona ajeitando com a mão". Pelé



DO BANCO PARA O CAMPO


Está explicada a birra da Globo com o Dunga. Na véspera do jogo contra a Coréia a musa do telejornalismo da Globo foi até a concentração do Brasil para uma entrevista exclusiva arrumada pelo Ricardo Teixeira. Dunga simplesmente não autorizou e informou que quem manda na equipe é ele e se o Ricardo (o Teixeira) autorizou sem a sua permissão ele deixava o comando da seleção naquele momento. Era injusto para com os outros canais de televisão do Brasil que estão lá para transmitir a Copa.
O Dunga deu um "toco" na Vênus Platinada. Se não ganhar a Copa o Dunga recebe o respeito do povo brasileiro pela sua independência e coragem de peitar a "Hora do Brasil".
Gol de Dunga. A imprensa esportiva brasileira é muito jovem, e transmite os mesmos defeitos da falta de uma formação acadêmica adequada, é o reflexo da educação no Brasil.
Leitores de internet são incapazes de fazer uma análise história, uma interpretação evolutiva do futebol. Na Copa do Mundo de 1958, quando sagramos campeões do mundo o Vicente Feola era descrito como dorminhoco, pois com um time daquele não precisava de técnico.
A verdade é que o técnico não podia dar instruções em campo, não havia substituições, enfim, o futebol era muito mais competitivo.
Na seleção de 1970, outra grande seleção, era voz corrente que quem escolheu o time, com Rivelino na ponta, foram os jogadores. O técnico passou a fazer parte do espetáculo, do banco passou para o campo num espaço demarcado, como a marca do pênalti. Um retângulo no meio do campo e a possibilidade de dar instruções, xingar o juiz, brigar com o bandeirinha, se indispor com os representantes das federações.
O técnico virou protagonista do espetáculo, o terno bem talhado, os agasalhos vistosos, a vestimenta diferenciando e identificando a personalidade do treinador: um profissional de equipe ou um profissional diferenciado do time, uma personalidade.
Portanto, se o Brasil ganhar Copa Dunga voltará ao Brasil sem dizer uma palavra. Se o Brasil sair derrotado da Copa o Dunga não dirá uma palavra.
Este é o jeito de ser Dunga.
Talvez consiga um contrato para treinar um time africano, asiático, com o seu jeito de ser Dunga.
A marca Dunga.
A verdade que a Copa do Mundo virou um espetáculo televisivo, uma grande vitrine de produtos, marcas, futebol que é bom neca!
É fácil entender. Toda Copa do Mundo começa após o término do campeonato europeu, o mais rentável do mundo, os jogadores vão ao limite extremo do esforço.
Imaginar que o país possa ter uma seleção nacional com craques genuínos, pegar um bom time e fazer um enxerto de outros craques nas posições deficientes é uma coisa do passado.
Estes jogadores não representam marcas internacionais de produtos conhecidos no mundo. A idéia de um futebol alegre, brincalhão, só tem sentido para os europeus virem até aqui e adquirir os jogadores.
Aliais não precisam nem vir aqui, veem nos melhores lances do Fantástico que é divulgado no mundo inteiro. Desde 2002, o Brasil "vende" em média 800 jogadores por ano.
Quase 60% desse total para a Europa. A globalização do futebol faz com que 59% dos jogadores dos times ingleses sejam estrangeiros; Portugal, 54%; Alemanha 52%; Itália, 40%; Espanha, 37%.
É o grande mercado europeu de atletas e a racionalização do negócio esportivo. Como qualquer negócio, o futebol é orientado no sentido da maximização do lucro, do resultado, do campo à contabilidade dos cartolas que dirigem.
As campanhas publicitárias de recursos vultosos e de difícil comprovação do recebimento dos mesmos. Os cartolas, os eternos incompetentes, por conveniência, pois o surgimento de um craque é a salvação da lavoura do caixa dilapidado do clube pelos próprios cartolas.
É assim que funciona o futebol latino americano, principalmente no Brasil celeiro de craques do mundo. Só falta o fraque e a bengala, o "cartola" dá a figura do mágico!

NOTÍCIAS DA COPA

* A "jabulani" já era!
A bola "jabolei" não deu certo.
Agora que os jogadores pegaram a manha vão trocar a bola para a final.
* Para que serve o telão nos campos da Copa?
Para mostrar gol impedido; gol com a mão e o braço; e a bola que entra e não é gol.
Não sei por que constroem campos maravilhosos se o negócio é ver o jogo pela TV.


NOTÍCIAS DE BRASILIA
* "Habemos Vice".
O PSDB arrumou um vice para Serra.
Não entendo a razão de tanta especulação se o cargo de vice é um cargo de expectativa.
Vice não dá nome para escola, avenida, praça. É o cargo mais emblemático da Republica. Não é nem votado.
Pode até falar mal do seu próprio governo. Ninguém dá "jabulani". Vide Alencar!
* O Presidente Lula faltou à reunião do G-20. A causa: enchentes em Pernambuco e Alagoas.
"Me engana que eu gosto"!
Não foi porque não teve coragem de enfrentar os líderes democráticos do mundo depois do papo com o Amadinejad.
E a reunião também tratou do corte dos orçamentos fiscais dos paises, para enfrentar a crise européia e como recuperação das economias.
O Brasil só aumenta o déficit público.
É a Herança Maldita de Lula sendo gestada para o próximo presidente.
Essa é real!

Essiomar se prepara para torcer pela Seleção

O vice-prefeito de Angra, Essiomar Gomes, já está preparado para o jogo de hoje contra a Seleção e diz a respeito da sua certeza na vitória da seleção contra a Holanda.
"Vamos vencer com certeza, pois a Holanda é nossa fregueza", disse Essiomar concluindo "Nas disputadas anteriores vencemos a Holanda por duas vezes, portanto, estamos vencendo por 2 a 1 e amanhã vamos completar 3 a 1, que deverá ser o placar do jogo" .
Essiomar esteve em visita a cidade maravilhosa esta semana onde aproveitou para rever amigos e pode reencontrar Júnior, irmão do goleiro da Seleção Brasileira, Júlio César.
Eles se conheceram no Rio de Janeiro durante um almoço com amigos em comum.
Júnior foi o responsável pelo nascimento da paixão de Júlio César pelo futebol.
Os irmãos brincavam nos fundos da casa em que moravam na Penha, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro.


foto - crédito - Wagner Gusmão

Prefeituras e Câmaras recebem dicionário político

Entrega foi organizada pelo assessor Especial de Governo, Edilson Silva, que optou por distribuir os exemplares da obra a partir das supervisões regionais


Apoiar as pesquisas dos estudantes e demais interessados na história política do Brasil a partir de 1930. Este foi o objetivo do governo do Estado e da direção da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) ao destinarem exemplares do Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro Pós 1930 às Prefeituras e Câmara de Vereadores dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro.
A entrega foi organizada pelo assessor Especial de Governo, Edilson Silva, que optou por distribuir os exemplares da obra a partir das supervisões regionais.
“Quando ainda respondia pela Subsecretaria de Governo do Interior, pude contar com o apoio dos supervisores regionais no levantamento das informações daqueles municípios. Por que não utilizar da experiência e “know- how” deles para que os exemplares chegassem aos destinatários”, questionou o assessor.
A proposta foi aceita pelos supervisores e, como resposta, prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais, agradeceram ao governador Sérgio Cabral e ao presidente da Faperj, Ruy Garcia Marques, por meio de ofício endereçados à Edilson Silva, a doação dos exemplares do dicionário.
"De Volta Redonda recebemos agradecimento do presidente da Câmara, Luiz Cláudio da Silva, e do prefeito de Pinheiral, Antonio Carlos Leite Franco, o doutor Toninho", relatou.
Referência pioneira e única em seu gênero no Brasil, o Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro representa um grande esforço para não deixar sem resposta as perguntas do pesquisador acadêmico e do público em geral acerca da História Política Contemporânea Brasileira, de 1930 aos nossos dias, com seus principais personagens, eventos, conceitos e instituições, tratados em cerca de 7.500 verbetes
Um dicionário histórico-biográfico da vida política brasileira deve ser visto como uma obra de referência e um ponto de partida para um amplo leque de estudos e pesquisas. A utilização do Dicionário histórico-biográfico brasileiro como fonte de pesquisa deve assim levar em consideração os critérios e conceitos empregados em sua elaboração, mas também suscitar o confronto dos dados apresentados com outros estudos que analisam o mesmo universo. Todo dicionário é uma obra provisória que deve ser submetida a revisões permanentes.
A publicação possui informações sobre a construção da história política brasileira desde 1930 e foi organizada por pesquisadores do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC-FGV).

Goleiro Bruno fala pela primeira vez sobre desaparecimento de Eliza: 'Eu torço para que ela apareça'

O goleiro do Flamengo, Bruno de Souza, suspeito de estar envolvido no desaparecimento da estudante Elisa Samudio, conversa com a imprensa pela primeira vez, após treinar com outros goleiros do time, no Ninho do Urubu, em Vargem Grande. - Márcia Fol


Após seis dias de silêncio, o goleiro Bruno, do Flamengo, falou nesta quinta-feira com a imprensa, depois de treinar no Ninho do Urubu.
Ele disse que está muito chateado com o desaparecimento da estudante Eliza Silva Samudio, de 25 anos, sua ex-amante .
"Eu torço para que ela apareça. Esta situação é muito constrangedora para mim e para a minha família", disse o goleiro.
Ele declarou ainda que não vê a jovem há cerca de três meses, mas disse também que esteve com o bebê no inicio de junho, no sítio em Minas.
A criança teria sido levada ao local pelo amigo Macarrão. Bruno acrescentou que o menino foi entregue a Macarrão pela estudante.
Segundo ele, Eliza teria dito ao amigo que deixou o bebê com ele para resolver problemas pessoais.
Como nos outros dias, durante o treino, o atleta se manteve tranquilo e rindo com os companheiros do time.
Ele é investigado no inquérito que apura o desaparecimento da estudante Eliza Samudio, de 25 anos.
Na madrugada desta quinta-feira, o caseiro do sítio do jogador deixou o Departamento de Investigações em Belo Horizonte.
Ele ficou quase seis horas na delegacia saiu com o rosto coberto, sem dar entrevista e escoltado por três policiais.
Antes, outras duas pessoas foram interrogadas. Uma delas, uma mulher, disse à polícia que viu o goleiro Bruno com Eliza e o filho no sítio do jogador.
A versão é diferente da apresentada por testemunhas ligadas ao jogador.
Um rapaz que teria jogado futebol no sítio do jogador, em Esmeraldas, há um mês, também foi ouvido.
Ele ficou na delegacia de Contagem por mais de cinco horas. O nome dele e o conteúdo do interrogatório não foram divulgados.
De acordo coma polícia, pelos menos outras 20 pessoas já foram ouvidas.
Segundo o interrogatório de Dayane de Souza - atual mulher de Bruno -, os funcionários do sítio disseram a ela que não viram Eliza no local.
Em outro depoimento, o administrador do sítio, Elenilson Vítor, disse que a criança foi levada por Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, amigo do goleiro.
E que Bruno estava no local dormindo. Macarrão teria falado ao funcionário para cuidar do bebê até que o jogador resolvesse o que fazer com ele.

EUA incineram 40 milhões de vacinas contra gripe A

Cerca de 40 milhões de vacinas contra a gripe A H1N1 produzidas para a população norte-americana serão incineradas porque estão com o prazo de validade vencido. Estima-se que o prejuízo para o governo dos Estados Unidos seja de US$ 260 milhões.

"É muito em termos históricos", disse Jerry Weir, que supervisiona a investigação e revisão das vacinas para a Administração de Alimentos e Remédios dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês). Cerca de 30 milhões de doses perderão a validade em breve e pode ser que também sejam inutilizadas, aponta uma estimativa do governo. Caso toda essa vacina seja descartada, mais de 43% das vacinas contra gripe A H1N1 para a população dos EUA serão desperdiçadas.

"Ainda que muitas doses de vacina não tenham sido usadas, foi apropriado estarmos preparados para o pior dos casos do que ter poucas doses", disse Bill Hall, porta-voz do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA. O governo preparou 162 milhões de doses de vacinas para a população em geral. Outras 36 milhões de doses foram enviadas para militares e para outros países.

Orgulho da África do Sul, Nelson Mandela Bay vira "estádio-problema"

Construído para a Copa do Mundo, a um custo de US$ 159 milhões (cerca de R$ 300 milhões), o belíssimo estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth, é um dos orgulhos da África do Sul. Em pouco tempo, porém, o seu gramado se tornou um problema para a Fifa. Além disso, há um grande temor na cidade de que, por falta de clientes para usá-lo, ele se torne no futuro um “elefante branco”.

Desde a segunda partida da Copa disputada no local, são visíveis os buracos e falhas no campo de jogo. A partir de então, nenhum time foi autorizado a fazer o chamado treino de reconhecimento, previsto pela Fifa, na véspera de cada jogo. A medida afetou Brasil e Holanda, que treinam nesta quinta-feira em diferentes estádios na cidade.

O jogo de quartas de final entre brasileiros e holandeses, nesta sexta-feira, às 11h (horário de Brasília), será o sétimo no estádio, que também sediará, no dia 10 de julho, a disputa pelo terceiro lugar.

Uruguai e Coréia do Sul jogaram no Nelson Mandela Bay no último dia 26. Boa parte do segundo tempo ocorreu sob chuva, agravando as condições do gramado, que já não eram boas. Na semana anterior, durante três dias seguidos, as chuvas castigaram a cidade, localizada à beira-mar.

Tufos de grama foram replantados nos últimos dias e parte do gramado foi coberta por lona. Outros trechos estão sendo submetidos a calor. Segundo a Fifa, o cancelamento dos treinos de Brasil e Holanda foi um “procedimento normal”.

Além do gramado, um problema mais grave aflige o Nelson Mandela Bay. Embora possa abrigar também partidas de rúgbi, o estádio foi concebido para futebol e deveria ser a casa do Bay United Football Club, o time da cidade. Em situação de falência, porém, o clube acaba de ser vendido para investidores de fora de Port Elizabeth.

Ainda não são conhecidos os nomes e os planos dos novos investidores, mas o temor é que eles levem o time para outra região. Se isso ocorrer, além da perda de empregos que vai acarretar, o Nelson Mandela Bay corre o risco de se transformar num “elefante branco”, uma magnífica construção sem uso.

Com capacidade para 42.486 espectadores, o estádio acumula algumas estatísticas negativas. A partida entre Coréia do Sul e Grécia, por exemplo, recebeu apenas 31.513 pessoas, uma das mais baixas audiências do Mundial.

No Twitter, vice de Serra rebate Lula por dizer que não o conhece


O candidato a vice-presidente Indio da Costa (DEM-RJ), na chapa com José Serra (PSDB), rebateu em seu Twitter a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou não conhecê-lo.
"Lula diz que não me conhece. Esqueceu que tentou barrar o Ficha Limpa, mas não conseguiu", escreveu o ex-deputado federal, referindo-se à lei que impede a candidatura de políticos "fichas sujas" a partir destas eleições.
Após o anúncio de quem seria o vice de Serra, na última quarta-feira (30), Lula foi questionado sobre o que achava da escolha dos tucanos e indagou: "quem é?". Ao ouvir que o escolhido foi Indio da Costa, o petista indagou novamente: "mas de onde ele é?". Assim que teve a resposta de que o ex-deputado é do Rio de Janeiro, Lula deixou a cerimônia de formandos em Medicina do ProUni, em Brasília, sem comentar o assunto.
Em um outro post, Indio comentou a ausência de Dilma em debate da CNA, em Brasília, que ocorreu hoje. "Dilma fugiu do debate com Serra. Se ela preferir debater comigo, estou à disposição", escreveu.
Quem é Indio da Costa?
Um dos relatores do projeto que prevê a exigência de Ficha Limpa para políticos disputarem as eleições, Indio da Costa foi vereador por três vezes no Rio de Janeiro e está em seu primeiro mandato na Câmara Federal. O carioca, que iniciou carreira política no PTB, é ligado ao ex-prefeito Cesar Maia e é filiado ao DEM desde 1995. O novo vice de Serra desbancou nomes como o senador paranaense Alvaro Dias, indicado pelo PSDB; a ex-vice-governadora do Pará, Valéria Pires; o deputado federal José Carlos Aleluia e o ex-deputado e ex-ministro Carlos Melles.

ACIAP/BM lança premio "Melhores do Ano"


Na feijoada de lançamento da premiação, que acontecerá no dia 10 de
julho, os recursos arrecadados serão doados para APAE/BM
O Prêmio Melhores do Ano 2010 está cheio de novidades. Além da parceria com o Sebrae na avaliação dos concorrentes, a premiação vai contar pela primeira vez com um evento de lançamento.
“A Feijoada Melhores do Ano” acontece no dia 10 de julho e será beneficente. O dinheiro arrecadado com a venda das camisas-convite será integralmente revertido para a APAE Barra Mansa.
“Essa foi a forma que encontramos de ajudar essa instituição que tanto faz por nossa cidade e, ao mesmo, tempo lançar o prêmio e convidar os empresários para participar”, revelou Arivaldo Correa Mattos, vice-presidente da ACIAP BM. Além de uma deliciosa feijoada preparada pela APAE, os convidados poderão assistir a disputa do terceiro lugar da Copa do Mundo. Um telão será montado no salão de festas da instituição para exibir o jogo que antecede a grande final da competição.
“Estamos preparando o evento com muito carinho e contamos com a participação de nossos associados”, afirmou Arivaldo. As camisas que darão acesso ao evento custam R$ 25,00 e podem ser adquiridas na secretaria da ACIAP BM ou com os diretores da Casa.
O Prêmio Melhores do Ano é o reconhecimento que a ACIAP BM presta anualmente às empresas dos setores comercial, industrial, de agronegócios e de prestação de serviços sediadas na cidade. Em 2010, o prêmio tem um grande diferencial: os concorrentes serão avaliados pelo Sebrae/RJ. Por meio de uma parceria firmada com a instituição, a ACIAP BM teve consultoria para determinar os critérios e métodos necessários para avaliação das empresas concorrentes.
“A parceria com o Sebrae/RJ visa aprimorar o julgamento das empresas, usando critérios compatíveis com a realidade nacional. Com isso, esperamos contribuir para o aperfeiçoamento das empresas locais, premiando e estimulando boas práticas de gestão”, explica Arivaldo, destacando que a EMATER/RJ também está auxiliando na avaliação dos concorrentes da categoria Agropastoril.
No final de junho, a ACIAP BM inicia a distribuição das fichas de inscrição e dos questionários aos associados via Correios. As inscrições estão abertas até o dia 30 de julho. Para garantir igualdade de competição entre os participantes, os segmentos concorrentes ao prêmio serão subdivididos em duas categorias cada: pequenas e médias & grandes. “As micro e pequenas empresas vão concorrer somente entre elas. Já as médias e grandes concorrerão entre si”, destaca Arivaldo, ressaltando que todas as informações fornecidas pelas empresas nos questionários serão tratadas como estritamente confidenciais, com acesso apenas para a banca examinadora da categoria.
Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone: (24) 3323-4861.

Essiomar Gomes se reune com prefeito de Vassouras





Visita do vice-prefeito de Angra dos Reis permitiu a discussão de
projetos em comum para os municípios



Na última terça-feira (29), o vice-prefeito de Angra dos Reis, Essiomar Gomes, esteve visitando a cidade de Vassouras, onde se reuniu com o prefeito da cidade, Renan Vinicius Santos de Oliveira, com o objetivo de trocar experiência sobre vários projetos de interesse da população dos dois municípios.
Na visita ao prefeito, Essiomar aproveitou para parabenizar a cidade de Vassouras pelo progresso que vem alcançando com na atual administração municipal, conforme afirmou para reportagem, em razão das diversas obras que estão sendo realizadas em beneficio da população.
“O prefeito Renan tem feito um excelente governo, voltado inteiramente para a população e cujo resultado nós podemos constatar pelo grande número de obras que já foram realizadas, e outras mais que estão sendo executadas, todas voltadas inteiramente em benefício da população de Vassouras”, afirmou Essiomar.
Na reunião realizada no gabinete do prefeito Renan, que contou com a presença da vereadora de Vassouras, Rosi Campos, foram tratados de assuntos que num futuro próximo poderão reverter em benefício da cidade.
Em companhia da vereadora Rosi Campos, o vice-prefeito de Angra dos Reis, Essiomar Gomes, visitou ainda a Academia ao Ar Livre, um projeto de sucesso na cidade de Vassouras, concluindo, assim sua visita a cidade.

Pelé reforça críticas a Maradona e diz que Brasil não o agrada na Copa




Personagem presente quando o assunto é Copa do Mundo e Seleção Brasileira, Pelé, o maior jogador de todos os tempos, protagonizou mais um capítulo de suas declarações polêmica sobre Diego Armando Maradona. O Rei afirmou que não considera o argentino um bom treinador. Mas não deixou de criticá-lo. Sobre a Seleção, afirmou que atual time brasileiro não o agrada. Porém, confia no título.
“Apesar da vitória por 3 a 0 sobre o Chile, esta equipe ainda não me convenceu completamente”, disse Pelé, que se mostrou insatisfeito com o estilo de jogo defensivo do técnico Dunga.
Excluindo a Argentina da lista dos favoritos ao título, o brasileiro apontou Espanha como a principal concorrente do Brasil. Segundo ele, a Alemanha, em um “dia bom”, pode lutar pela conquista.
“Não tenho nenhum problema com Maradona, apenas acho que ele não é um bom técnico. Ele teve uma vida muito conturbada, e isso raramente é bom para uma equipe”, opinou.
Sobre a seleção germânica, Pelé disse que é muito inexperiente para lutar por título, embora seja divertido assistir o time atuar pelo seu futebol ofensivo.
“Eles podem driblar e criar momentos surpreendentes. A Alemanha tem um dos times mais jovens da Copa do Mundo. Mas acho que é inexperiente demais para o título”, lembrou.
O mais importante jogador da história do futebol, não aprovou alguns lances do confronto entre Brasil e Costa do Marfim. De acordo com Pelé, situações como violência e a expulsão de Kaká poderiam ser evitadas.
“Antes da Copa, os jogadores da Costa do Marfim prometeram futebol técnico e rápido. Mas onde esteve isso? A única coisa que vi no jogo contra o Brasil foi provocação e pontapé. Na expulsão do Kaká, o adversário corre em direção a ele, sem olhar. Kaká se protege e levanta o braço. Não foi agressão”, concluiu.

Projeto de remoção do Pátio de Manobras é apresentado durante Café da Manhã na CDL


Obras esperadas há mais de 70 anos pela população estão orçadas em R$ 50 milhões


O secretário de Planejamento Urbano, José Marcos Rodrigues Filho, o Zito, fez uma apresentação, na manhã desta quarta-feira, sobre o projeto de remoção do Pátio de Manobras, obra anunciada pelo prefeito Zé Renato e o governador Sérgio Cabral na primeira quinzena de abril. A apresentação foi realizada durante o café da manhã mensal da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), onde estiveram presentes a vice-prefeita Ruth Coutinho, a presidente da CDL, Juliana Lanes Rolim, entre outras autoridades municipais, empresários, comerciantes e representantes de entidades de classe.
Na oportunidade, Zito destacou a importância da obra para o desenvolvimento da cidade e afirmou que a grande preocupação da Prefeitura é minimizar, ao máximo, os impactos desse obra no cotidiano da população. “É uma obra que vai ser realizada em linha viva, ou seja, sem interromper o tráfego da ferrovia e, por isso, existe todo um estudo para que os transtornos sejam evitados ao máximo”, disse Zito, ao ressaltar que o Governo Municipal está disponível para tirar dúvidas e esclarecimentos sobre o projeto para toda a sociedade.
As obras serão executadas com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), pela empresa Integral Engenharia Ltda. Com a retirada do Pátio de Manobras do Centro, que será transferido para a localidade de Anísio Brás, no bairro Vista Alegre, a cidade passará por uma grande reestruturação, que influenciará, principalmente, no trânsito. Durante a explicação sobre o projeto, Zito apresentou ainda um vídeo sobre como a cidade ficará após a realização das obras que têm prazo inicial para serem concluídas em 24 meses.
- Agradecemos a oportunidade oferecida pela CDL, de trocarmos idéia sobre esse projeto de grande importância para a população. Estamos em um momento de comemorar essa mudança pela qual a cidade passará e somar forças para que tudo dê certo. Esse é um projeto para gerações futuras e que merece um foco na melhor concepção possível – finalizou o secretário.
A presidente da CDL, comentou sobre a necessidade da população tomar conhecimento do projeto e, principalmente, compreender os possíveis transtornos que as obras poderão causar. “É importante que todos tenham compreensão e entendam que tudo será feito para melhorar a nossa cidade”, disse a presidente.

Alexssandra Silva e Jeanne Motta expõe no Gacemss



Será inaugurada no próximo dia 14 de julho, às 20h, na Galeria de Arte Cílio Bastos, a Exposição "DOIS OLHARES", das artistas plásticas Alexssandra Silva e Jeanne Motta.
As obras estarão expostas para visitação no período de 14 a 30 de julho, de terça a sexta-feira, sempre das 11h às 18h.
A Galeria fica no Espaço Cultural GACEMSS, localizado na Rua 14 nº 22, bairro Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, RJ.

Prefeitura de Barra Mansa firma convênio com Polícia Federal



Iniciativa possibilitará porte de armas para a Guarda Municipal
O prefeito Zé Renato, acompanhado do comandante da Guarda Municipal (GM), Carlos Natanael Geremias, e do gestor de Segurança Pública do município, Jefferson Mamede, esteve na Superintendência da Polícia Federal do Estado do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, 30, para assinar o convênio que regulariza e autoriza a Guarda Municipal a possuir porte de arma, de acordo com a lei do desarmamento. Segundo o prefeito Zé Renato, a GM de Barra Mansa será a primeira do Estado do Rio de Janeiro autorizada para o porte de arma.
- Nossos guardas passaram por uma preparação, o que permitiu o porte de armas, e somos o primeiro município do estado a ter a autorização. Mesmo assim, nós ainda optamos pela prevenção e pelas tecnologias não-letais e apenas em casos extremos de risco à população e ao guarda municipal será usado outro procedimento – explicou.
O gestor de Segurança Pública, Jefferson Mamede, informou que para chegar a assinatura do convênio, uma série de exigências foram cumpridas ao longo do ano. “Para que esse convênio fosse firmado, Barra Mansa recebeu policiais federais em vistorias nas instalações da Guarda Municipal e sediou capacitações e aplicação de testes psicotécnicos e de tiro”, destacou.
No total, 137 guardas municipais passaram pelos testes e de acordo com o comandante da GM, Carlos Natanael Geremias, essa é uma grande conquista do município. “Esse é um importante passo para a segurança tanto da população, quanto dos guardas, pois mesmo com a utilização apenas em casos de grande risco, sabemos que estamos regularizados para o procedimento”, concluiu o comandante que disse acreditar que o uso do equipamento será iniciado na primeira quinzena de julho, uma vez que o município já o possui.

Ministro do TSE que permitiu candidatura de Garotinho encara polêmica com naturalidade



Personagem central da decisão que permitiu a inscrição da candidatura do ex-governador Anthony Garotinho (PR) nas eleições deste ano, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marcelo Ribeiro, encarou com naturalidade a polêmica provocada pelo voto. Há seis anos no TSE, o ministro disse que não é da sua personalidade julgar pensando na repercussão que o caso pode ter.
"Por princípio, julgo observando os fatos. Somos todos humanos, entretanto, não me impressiona a forma como uma decisão é interpretada. Já julguei diversos casos envolvendo autoridades de grande destaque", afirmou.
Formado pela Universidade de Brasília (UnB), Marcelo Ribeiro tem 47 anos e é advogado de carreira. Filho de Eduardo Ribeiro, um dos mais celebrados ex-ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), chegou ao TSE como juiz auxiliar. Em 2008, foi nomeado juiz titular na vaga do ex-ministro Gerardo Grossi. Sua primeira atuação como fiscal em campanhas, curiosamente, não foi numa disputa eleitoral.
Em 2005, fiscalizou o referendo do desarmamento, que manteve a legalidade do comércio de armas no Brasil. O ministro do TSE acredita que o caso Garotinho é emblemático por uma singela razão: é o primeiro de uma série.
"Hoje fui eu, mas daqui a pouco uma série de ministros estarão com casos semelhantes. Daí, não sei como vai ser a atuação da Corte".
Ao julgar o caso de Anthony Garotinho, a nova Lei da Ficha Limpa, que trata de inegibilidade, teve fator decisivo. Segundo o ministro, as regras vigentes àquela época não são as mesmas de agora, o que suscita dúvidas.
"Nada impede que, ao julgar o mérito, eu tenha uma outro entendimento dos fatos", salientou o ministro.
Os questionamentos sobre o caso Garotinho só deverão ser analisados pelo plenário do TSE no segundo semestre, quando chegar à Corte o recurso dos advogados à decisão da Justiça Eleitoral do Rio, que determinou sua inegibilidade. Decisão, por ora, suspensa. O Tribunal não tem prazo nem previsão sobre quando o mérito da ação será julgado.
"Não sei quando esse julgamento vai ocorrer. Não quero entrar nessa questão, são detalhes do processo".
O advogado Fernando Neves, que defende Garotinho no TSE, afirmou que ainda estuda quais medidas deve adotar para estender a suspensão da condenação aplicada pelo TRE-RJ à prefeita afastada de Campos dos Goytacazes, Rosinha Garotinho Matheus. Rosinha não foi contemplada pela liminar que, anteontem, garantiu a presença do marido na disputa deste ano.
Para o ministro Marcelo Ribeiro, a Lei da Ficha Limpa fará com que o TSE receba um enorme volume de casos, que permitirão à Corte uma analise mais detalhada de cada situação, inclusive, reduzindo o índice de erros na interpretação da norma legal.
"Eu acho que a lei tem pontos muito positivos. De um modo geral, ela vai melhor. Agora, devemos analisar caso a caso para identificar quando o agente público cometeu um crime doloso ou não. A lei estabelece claramente que a inegibilidade é imputada nos casos dolosos", adverte.
Perguntado sobre o volume expressivo de propagandas eleitorais, camufladas por propagandas partidárias do horário gratuito de rádio e TV, o ministro do TSE finalmente revelou uma de suas facetas mais conhecidas: a discrição.

Garotinho vai concorrer a uma vaga de deputado federal


O ex-governado Anthony Garotinho anunciou ontem que não mais concorrerá ao Governo do Estado do Rio de Janeiro.
No seu lugar disputará a vaga de governador o atual presidente do Instituto Republicano, professor Fernando Peregrino, ex-secretário nos governos Brizola, Garotinho e Rosinha, e ex-presidente da FAPERJ, tendo como vice, o pastor David Cabral.
As duas vagas para o Senado serão disputadas por Waguinho e o ex-deputado Carlos Dias, ligado ao Movimento Carismático da Igreja Católica.
O PR apresentará chapa própria a deputado federal e estadual.
De acordo com as lideranças do PR, Garotinho, que atende a um pedido da família, será o grande puxador de votos da coligação.
Em seu discurso no auditório do PR, o ex-governador Garotinho disse que ficou dividido entre a vontade de disputar a eleição e a certeza de que, sem tempo na televisão, acabaria sendo massacrado pela atual administração do Estado.
"Passei as últimas 24 horas, dividido, entre a vontade do meu coração e a razão. Meu coração pedia que disputasse a eleição para o governo do estado. A razão vem mostrando o contrário. Ainda hoje, pela manhã, fiz uma última tentativa de buscar uma aliança com o senador Marcelo Crivella. Não consegui, ele recuou. Como então disputar a eleição sem tempo de televisão? Minha candidatura iria gerar muitas polêmicas e precisaria de tempo para esclarecê-las. Refleti também sobre o atual ambiente nas instituições do Estado. Não tenham dúvida, de que se o TRE foi capaz de fazer o que fez comigo agora, imaginem o que poderia fazer durante a campanha ao governo do Estado. Pensei também no massacre que grande parte da mídia, comprada a preço de ouro pelo governador Cabral, iria fazer contra mim e a minha família, que nos últimos dias tem sofrido tanto", afirmou Garotinho.
"Isso tudo me levou a uma conclusão: minha candidatura poderia prejudicar o crescimento do partido, e muito provavelmente, com os milhões arrecadados por Cabral e sua gangue, iria promover uma campanha milionária para me destruir.
Não mudei uma linha do que penso sobre o atual governo. É corrupto, incompetente, desumano, mudei apenas a estratégia de combatê-lo. Com minha candidatura à Câmara Federal, o PR vai eleger um bom número de deputados federais, que aumentará o tempo de televisão para as próximas eleições e uma forte bancada de deputados estaduais. Não pensei em mim, e sim, no crescimento do partido e do que poderei fazer em Brasília, para defender o nosso estado, hoje, ameaçado com a perda dos royalties do petróleo. Sei que alguns podem não aceitar essa idéia, no primeiro momento, mas é preciso ter estratégia para vencer o mal instalado no Estado do Rio de Janeiro. Faremos uma cruzada contra Cabral. Vamos mostrar seu desgoverno, a corrupção que contaminou todo o Estado, as suas mentiras, e de que maneira ele está tentando comprar antecipadamente a eleição. Sei também, que nesta hora, muitos estão como eu estou, com o coração partido. Mas em qualquer situação da vida, se você se deixar levar pelas suas emoções, você faz o jogo do seu adversário. Vamos vencer porque escolhemos a estratégia certa e um excelente candidato".
Sobre o candidato do PR à disputa do cargo de governador do Estado, Garotinho afirmou que se tratava de um homem íntegro e que não o teria traído, se vendendo por "trinta moedas", ao contrário de todos os outros que teria, quando governador, promovido politicamente.
"Fernando Peregrino não é um companheiro de primeira viagem. Estamos juntos desde a época de Brizola, quando ele foi presidente da FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro). Depois disso, Peregrino, no meu governo, presidiu novamente a FAPERJ e o PRODERJ, e no governo de Rosinha foi secretário de Ciência e Tecnologia, e depois, seu leal chefe de gabinete, até o último dia de governo. Foi um dos poucos que promovi na política, que se recusou a participar do governo Cabral, ao contrário de Pezão, Wagner Victer, Christino Áureo e uma lista imensa de traidores que se “venderam por 30 moedas”. Além de leal, o professor Peregrino tem competência e conhecimento da máquina pública para retomarmos os programas sociais e de desenvolvimento econômico do nosso estado. É engenheiro e mestre em Engenharia de produção pela COPPE, onde atualmente faz o doutorado. É presidente do Instituto Republicano e coordenador, desde o início da nossa caminhada, do meu programa de governo. Portanto temos inteira confiança nele e estarei ao seu lado, caminhando em cada cidade deste estado e como já ocorreu em outras eleições vamos virar o jogo e vamos ser vitoriosos", esclareceu Garotinho, acrescentando "O mais importante é o nosso compromisso de nos mantermos sempre ao lado do povo. Ele tem sido a nossa inspiração para lutar e continuar na política. É a esse povo, que oferecemos essa candidatura como alternativa a tudo que está aí, a ganância, a arrogância, a discriminação aos mais pobres, e a corrupção que tomou conta do governo Cabral. Convido todos os companheiros trabalhistas, socialistas, republicanos, democratas a se juntarem a nós para mostrar que nada é maior do que a força do povo", concluiu o ex-governador.

Garotinho desiste de ser candidato ao governo


Depois de passar semanas travando batalhas judiciais em tribunais eleitorais para viabilizar sua candidatura ao governo do Rio, o ex-governador Anthony Garotinho (PR) surpreendeu os militantes de seu partido ao anunciar, em convenção realizada na quarta-feira (30), que não pretende mais disputar a vaga de governador do Estado, nas eleições deste ano.
Alegando que não vai dispor de tempo de televisão suficiente para disputar em condições de igualdade contra seu principal adversário, o governador Sérgio Cabral (PMDB), que busca a reeleição, Garotinho anunciou para a plateia que vai tentar uma vaga na Câmara dos Deputados.
Com isso, o ex-governador vira puxador de votos para a legenda numa eleição considerada certa. Com as pesquisas ao governo apontando que ele teria entre 15% e 20% das intenções de voto, Garotinho provavelmente será o deputado federal mais votado do Rio e deverá carregar outros candidatos do PR.
"Não temos tempo de televisão. Não temos porque não elegemos muitos deputados federais. Vamos eleger agora para que possamos lançar mais candidatos às prefeituras em 2012 e ter mais independência", discursou Garotinho.
O nome do partido ao governo do Rio será o engenheiro, ex-secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e presidente do Instituto Republicano (IR), Fernando Peregrino.
A decisão de Garotinho foi anunciada horas após o ex-governador do Rio de Janeiro obter uma importante vitória na Justiça.
Depois de ser condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), em maio, por abuso de poder econômico na eleição municipal de 2008 e ficar inelegível até 2011, o ex-governador conseguiu obter, na noite da última terça-feira (29), uma liminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que suspende provisoriamente sua condenação e possibilita sua inscrição para disputar o pleito deste ano.

Rosinha Matheus pede suspensão da decisão do TRE-RJ


A prefeita de Campos dos Goytacazes (RJ), Rosinha Garotinho, e o vice dela, Francisco Arthur de Oliveira, entraram nesta quarta-feira (30) com uma Medida Cautelar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo uma liminar para suspender a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), que determinou a cassação dos mandatos de ambos.
Rosinha e o vice são acusados de abuso de poder e de terem sido beneficiados por notícias veiculadas em uma rádio e em um jornal nas eleições de 2008.
Na última segunda-feira (28), o Tribunal Regional havia julgado todos os recursos mantendo a decisão que tornava os políticos inelegíveis até 2011.
Na ação, Rosinha argumenta que a cassação foi motivada por perseguição de adversário político, que teria acusado a prefeita de ter sido beneficiada pelo grupo de comunicação.
A prefeita se defende afirmando que a entrevista que teria motivado a condenação aconteceu apenas uma vez e que não configura propaganda eleitoral antecipada, apenas "propostas de políticas públicas".
“A mera suspeita de que um determinado jornal tenha assumido posição nas eleições e publicado opinião favorável a um dos candidatos não caracteriza, necessariamente, uso indevido de meio de comunicação”, argumentou Rosinha.
Também condenado no mesmo caso, Anthony Garotinho, ex-governador do Rio e marido da prefeita, obteve na terça-feira (29) uma decisão liminar do ministro do TSE, Marcelo Ribeiro, que suspendeu a decisão do TRE-RJ e o liberou para se candidatar às eleições de outubro.
A suspensão vale até o julgamento do mérito do recurso pelo plenário do TSE. Ribeiro entendeu que a conduta de Garotinho foi anterior à nova lei da ficha limpa e, portanto, é necessário que o pleno do TSE avalie a tese da defesa do ex-governador.
A lei da ficha limpa torna inelegíveis, já nas eleições deste ano, políticos condenados em decisão colegiada, mesmo antes da vigência da norma.