terça-feira, 6 de julho de 2010

Reviravolta no caso do goleiro
Bruno do Flamengo.

Menor afirma que Eliza está morta


Eliza Samudio, ex namorada do goleiro do Flamengo Bruno, que segundo o adolescente estaria morta


O menor que tinha sido detido pela Polícia do Rio de Janeiro na manhã de terça feira na casa do goleiro Bruno, no Condomínio na Barra da Tijuca, admitiu ter dado coronhada em Eliza Samudio e que ela estaria morta. A informação foi prestada pelo inspetor Guimarães, da Divisão de Homicídios do Rio, que contou a imprensa nesta terça-feira que no depoimento prestado o menor confirmou ter sequestrado Eliza Samudio.
Ele teria dito também que deu uma coronhada na cabeça de Eliza, que está desaparecida desde o início do fim do mês passado.Segundo o inspetor, o menor disse que com a agressão ela teria ficado desacordada, mas que não sabia se Eliza tinha morrido. Na versão do menor, Eliza saiu de carro junto com o amigo de Bruno conhecido como Macarrão. Ele estaria escondido no carro, e teria agredido Eliza depois de uma discussão entre ela e o Macarrão. O inspetor disse ainda que até o momento, o menor não incriminou Bruno no ocorrido.

Menor admite ter dado coronhada
em Eliza Samudio

O inspetor Guimarães, da Divisão de Homicídios do Rio, contou nesta terça-feira que o menor levado da casa do goleiro Bruno mais cedo confirmou ter sequestrado Eliza Samudio. Ele teria dito também que deu uma coronhada na cabeça de Eliza, que está desaparecida desde o início do fim do mês passado.Segundo o inspetor, o menor disse que com a agressão ela teria ficado desacordada, mas que não sabia se Eliza tinha morrido. Na versão do menor, Eliza saiu de carro junto com o amigo de Bruno conhecido como Macarrão. Ele estaria escondido no carro, e teria agredido Eliza depois de uma discussão entre ela e o Macarrão. O inspetor disse ainda que até o momento, o menor não incriminou Bruno no ocorrido
Amanhã Alemanha e Espanha
decidem o finalista

Equipes vão decidir quem vai para a final disputar o título da Copa do Mundo de 2010 com a Holanda, já classificada, depois de vencer o Uruguai por 3 a 2 hoje


Com Cacau em campo, Alemanha poderá contar com todos os atletas para
semi contra Espanha, com exceção do suspenso Müller


Apontados como favoritos ao título da Copa do Mundo da África do Sul desde antes da bola rolar, Alemanha e Espanha fizeram valer as expectativas e se encontraram em uma semifinal com cara de decisão, a mesma que, por exemplo, ambos os times fizeram na final da Eurocopa de 2008, quando os espanhóis saíram vencedores.
Mesmo com formas diferentes de jogar - a Espanha preza mais pela posse de bola, tanto que é o time que mais dá passes na Copa, já a Alemanha é a mais objetiva e tem o melhor ataque do torneio com 13 gols - as equipes chegam com duas características muito parecidas.
Tanto alemães quando espanhóis tem grande aproveitamento em passes. A seleção da Espanha tem a melhor porcentagem de passes certos do Mundial, junto do Brasil e, em seguida, vem a Alemanha. Além disso, são duas das equipes que tem a menor média de faltas na África do Sul.















Iniesta brinca com companheiros da seleção espanhola em treino que antecede o duelo contra a Alemanha




Centro de Saúde do Trabalhador promove seminário sobre agrotóxicos


Volta Redonda vai sediar nesta sexta, 09, o 1º Seminário Regional sobre Agrotóxicos, Saúde e Meio Ambiente voltado aos profissionais de saúde e alunos dos cursos de enfermagem, medicina, meio ambiente e áreas afins da região Médio Paraíba, formada pelos municípios de Barra Mansa, Barra do Piraí, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Rio Claro, Rio das Flores, Resende, Volta Redonda e Valença. O evento é promovido pelo Centro Regional de Saúde do Trabalhador (CEREST) e acontece das 10h às 16h, no auditório da Associação Industrial e Agropastoril (ACIAP/VR), localizada na rua Assis Chateaubriand, nº 18, no Aterrado.
O objetivo do Seminário é iniciar as discussões na região sobre a utilização dos agrotóxicos e suas conseqüências para a saúde dos trabalhadores, da população em geral e do meio ambiente. “A nossa proposta consiste através deste evento na criação de protocolos de atenção aos trabalhadores que manipulam estes produtos”, diz o Coordenador do CEREST, o engenheiro Luiz Carlos Rodrigues – o Imperial.
Segundo ele, o tema é de grande importância já que a utilização indiscriminada de agrotóxicos pode causar danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores e de seus familiares e também ao meio ambiente em função da falta de informações envolvendo o seu manuseio e utilização. Participam deste seminário a Coordenadora da Divisão de Saúde do Trabalhador (SES/RJ), Drª Lise Barros Ferreira, Secretária de Saúde de Volta Redonda, Drª Suely Pinto, o Secretário de Meio Ambiente, Dr. Carlos Amaro Chicarino de Carvalho, representantes do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBIO), entre outras instituições.
O Seminário também está aberto aos demais públicos interessados no tema. Haverá distribuição de certificados aos participantes. As inscrições podem ser feitas no CEREST/VR, na rua Geraldo Di Biase, nº 282, no Aterrado – ao lado do CAIS Aterrado. Mais informações e inscrições pelo telefone (24) 3339-9551
Membros da Igreja Católica e do MEP participam do Encontro da Cidadania

Nesta edição do projeto, Neto contou com apoio de representantes da Secretaria de Saúde

O Encontro da Cidadania – Por dentro do governo municipal, projeto que está na oitava edição e acontece em todas às terças-feiras, às 7 horas, no Estádio da Cidadania, reuniu nesta semana representantes da Igreja Católica, de pastorais e do MEP – Movimento pela Ética na Política. Desta vez, o prefeito Antônio Francisco Neto, que apresenta pessoalmente os principais investimentos e projetos em andamento no município, contou com a presença da secretária de Saúde, Suely Pinto, e de membros de diversos setores da secretaria de saúde.
Nesta edição, Neto privilegiou a saúde como tema do encontro. Expôs os investimentos na área como a ampliação da oferta de consultas com especialistas, agilizou o atendimento da Central de Exames, tanto para execução como para a entrega do resultado; integrou as Unidades de Saúde através de acesso à internet; aumentou o número de cirurgias com atendimento nos finais de semana nos hospitais São João Batista e do Retiro; ampliou os serviços de emergência; e ainda citou a implantação da Policlínica da Cidadania, que engloba a Ótica da Cidadania e o Centro de Imagens, além do Banco de Sangue, do Banco de Olhos e do Banco de Leite, este referência no Brasil.
A representante da pastoral da saúde, Clemilde da Costa Dalboni, agradeceu o convite do prefeito e parabenizou pela iniciativa, mas expôs algumas dificuldades de acesso à saúde pela população no dia a dia. O vereador Carlos Roberto Paiva, que faz parte da pastoral do batismo na comunidade Santa Cecília, estava no encontro e propôs que a pastoral da saúde tivesse contato periódico com a Secretaria de Saúde para resolver estas questões. O padre Juarez Sampaio também agradeceu ao prefeito pelas ações sempre voltadas para o ser humano e leu uma passagem Bíblica, dizendo que esta é uma atitude ensinada por Deus.
INVESTIMENTOS – Além do tema saúde, Neto também falou da implantação do Aeroporto Regional e do Terminal Rodoviário, no bairro Roma; da retomada das obras da Rodovia do Contorno; e ainda lembrou que cerca de 300 obras estão em andamento no município, sendo que 100 delas serão inauguradas pelas comemorações do aniversário da cidade, em 17 de julho.
Entre os presentes ainda estavam o padre Nobuo Sano, da comunidade Santa Cecília; e Luiz Henrique de Castro Silva e José Maria da Silva, do MEP.

Barra Mansa treina forte visando
a série B do Estadual


Equipe se prepara
para a semifinal


O Barra Mansa treinou intensamente na tarde de ontem, dia 05, para o primeiro jogo da semifinal, programado para a próxima quinta-feira, dia 08, contra Três Rios, pela séria C do Campeonato Estadual. Segundo o técnico Moreno, o time está focado nesses jogos de ida e volta para garantir o acesso à série B. “Estamos trabalhando para, primeiramente, alcançarmos a vaga na 2ª divisão e depois brigarmos pelo título”, afirma.
Três equipes subirão para a segunda divisão e dois resultados iguais classificam o Leão do Sul. Os vencedores dos confrontos das semifinais estarão garantidos e os perdedores disputarão a última vaga para a Série B em 2011. Caso o Barra Mansa avance à final, ele poderá escolher a ordem de mando de campo, pois o seu índice técnico durante a competição foi o melhor dentre eles.


Preparação dentro e fora dos campos

Além do treino técnico e tático, a equipe do Barra Mansa vem fazendo um trabalho de motivação fora dos campos. De acordo com o técnico Moreno, toda a equipe técnica cuida da preparação psicológica dos jogadores para que eles estejam sempre focados no objetivo. “Estamos conversando diariamente com eles, para que fiquem tranquilos e joguem com seriedade. Nessa hora, além de treinador, somos um pouco de tudo: amigo, confidente, psicólogo, conselheiro, entre outros”, ressalta.

Raio-X da Campanha

A equipe do Barra Mansa tem o melhor índice técnico de toda a competição e também da terceira fase, sendo 4,72 e 6,33, respectivamente. Ela conquistou em toda a campanha 36 pontos, em 18 partidas, sendo onze vitórias, três empates e quatro derrotas. Foram marcados 49 gols e sofridos 15, o que equivale ao saldo de 34 gols. Segundo o lateral direito, Pedro Bala, a campanha do time foi excelente. “Nos últimos anos, nós não conseguíamos passar nem da 2ª fase e agora, estamos na semifinal, com o melhor índice técnico. Trabalhamos muito pra chegarmos até aqui e vamos lutar para alcançarmos a vaga na série B”, conclui.





espaço publicitário:

Barra do Piraí e Pinheiral terão benefício fiscal

Deputado Edson Albertassi, um dos autores do projeto 

Os distritos industriais dos municípios de Barra do Piraí e Pinheiral passarão a integrar a lista de locais beneficiados pela redução fiscal para atração de empresas contida na Lei 5.636/10.A inclusão aumentará para 51 o número de lugares beneficiados pela redução de 19% para 2% na base de cálculo da alíquota do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). “A receita dos municípios e distritos industriais atualmente beneficiados pela lei em vigor não chega a representar 3% do ICMS total do Estado. Então, o que estamos produzindo é uma descentralização do desenvolvimento”, defendeu o deputado André Corrêa (PPS) que assina o projeto de lei 3.107/2010, aprovado pela Assembléia Legislativa do Rio (Alerj) nesta quarta-feira, ao lado do deputado Edson Albertassi (PMDB). O texto será enviado ao governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar a medida. A minimização do impacto do benefício na receita do Estado foi uma resposta de Corrêa às críticas que a proposta, que inicialmente incluía apenas Barra do Piraí, recebeu – Posse e Pinheiral entraram através de emendas. O deputado Comte Bittencourt (PPS), por exemplo, sugeriu um estudo de impacto dos benefícios, enquanto seu colega Luiz Paulo (PSDB) alertou para o compromisso do Governo de beneficiar os municípios no entorno do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) – para atração de indústrias de terceira geração. “Isso significa que indústrias de produção de produtos plásticos se instalarão em outros municípios e não nos mais próximos ao Comperj”, alertou o parlamentar, citando especificamente Tanguá, Rio Bonito e Maricá.O presidente da Casa, deputado Jorge Picciani (PMDB), foi ao microfone defender e ampliação do benefício. Além de dar exemplos de casos bem sucedidos, como o de Três Rios e o de Queimados, sendo que este receberá 14 novas empresas até agosto, o parlamentar lembrou que o texto da lei tem uma clausula de exclusão do regime. “Se você aumentar em duas vezes e meia o valor de arrecadação, sai do regime”, lembrou. “Esse processo vem dando resultado, gerando emprego e renda, e aqui, hoje, fazemos justiça com essas cidades”, argumentou o parlamentar, que anunciou que atendendo reivindicações do prefeito Antônio Francisco Neto, o Governo estuda incluir o distrito industrial de Volta Redonda na lei.
Segundo o presidente da Alerj, Jorge Picciani, o prefeito de Volta Redonda argumentara que de devido à privatização da Companhia Siderúrgica Nacional, a cidade perdera milhares de empregos e que várias demissões teriam ocorrido depois do fechamento de uma fábrica de estrutura metálica, a FEM.
Promessa cumprida: ensaio nu de Larissa

A modelo paraguaia Larissa Riquelme, a "Musa da Copa", prometeu e cumpriu. Na madrugada desta terça-feira a modelo paraguaia postou em seu Twitter fotos do backstage de seu ensaio fotográfico nua.
As fotos foram feitas no estádio do Cerro Porteño, General Pablo Rojas, time de coração de Larissa, localizado na capital do país Assunção.Enquanto o ensaio completo da gata não sai, seus fãs pelo mundo podem se contentar com algumas fotos, que foram disponibilizadas para divulgação.A TV Peruana também esteve com Larissa e a modelo além de comer um bombom com o entrevistador, trocou a roupa em frente as câmeras da Televisão. Veja o vídeo.



A seguir veja algumas fotos dessa gata, que movimentou
a Copa do Mundo com seu jeito meigo.


Larissa Riquelme embala a torcida paraguaia na partida contra o Japão

Postura de modelo paraguaia contagia a todos durante a Copa do Mundo

Modelo Larissa Riquelme chora ao ver a Seleção paraguaia perder para a Espanha
por 1 a 0 nas quartas de final da Copa do Mundo

A modelo paraguaia se prepara para cumprir a promessa feita ao torcedor

A modelo paraguaia Larissa Riquelme se prepara para tirar a roupa em ensaio fotográfico, cujas
fotos dos bastidores da sessão que fez no estadio do Cerro Porteño foram divulgadas em seu Twitter.

Larissa Riquelme cumpriu a promessa e ficou nua
Celular pré-pago no Brasil é o mais caro da América Latina, diz estudo


O Brasil tem a tarifa de celulares pré-pagos mais cara da América Latina e do Caribe. De acordo com estudo regional, o gasto do brasileiro com um celular pré-pago foi de US$ 45 no segundo trimestre do ano passado, 75,2% a mais do que o de Honduras, o segundo país com maior custo na América Latina, US$ 25,69.
Os dados são de pesquisa realizada pelo Dirsi (Diálogo Regional sobre a Sociedade da Informação). Foram pesquisados 20 países do Caribe e da América Latina.
Em comparação com a Jamaica, que tem o menor custo do continente (US$ 2,21), a diferença é de mais de 20 vezes.
Os preços do estudo são referentes à utilização de um aparelho pré-pago para a realização de 360 ligações e envio de 395 mensagens.
No geral, as tarifas na América Latina são mais altas do que em outros lugares do mundo. Os gastos com celulares pré-pagos dos latino-americanos são, em média, de US$ 15.
Em países membros da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que inclui Europa e Estados Unidos, o gasto médio é de US$ 13,50, enquanto nos países asiáticos o valor destinado para tal despesa é de US$ 3,60.
Diante de tal cenário, conclui o estudo, o tempo de uso dos celulares pré-pagos ainda é baixo na região, sobretudo, no Brasil -apesar de os pré-pagos serem a maioria entre os usuários.
O tempo gasto pelos latino-americanos com serviços disponíveis nos celulares é de 116 minutos por mês, enquanto na África é de 129 minutos e na região da Ásia–Pacífico, de 290 minutos.

Palmeiras já aceita dividir Felipão
com a seleção brasileira

Luiz Felipes Scolari, o Felipão, que está no Palmeiras e pode voltar a ser o novo técnico da Seleção

O Palmeiras havia descartado a possibilidade de permitir que o técnico do clube, Luiz Felipe Scolari, conciliasse a função de comandante da seleção brasileira. O plano, porém, foi reajustado. Em entrevista à imprensa o presidente alviverde, Luiz Gonzaga Belluzzo, destacou que o acúmulo de tarefas de Felipão pode ser possível.O treinador tem contrato com o Palmeiras até o fim de 2012.“Do meu ponto de vista, não é conveniente. Mas se o Felipão achar que dá para fazer as duas coisas, vamos estudar”, disse o dirigente.Apesar de o Palmeiras cogitar a hipótese de compartilhar o técnico com a seleção, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, argumenta que precisará de um treinador “inteiro”, alegando que o próximo comandante assumirá também a equipe sub-23 para os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, e isso requer exclusividade.“Teremos de fazer uma reestruturação no departamento de seleções, com uma grande vinculação entre os times sub-17, sub-20, sub-23 e principal”, argumentou o mandatário da CBF, em entrevista ao Sportv, nesta segunda-feira.Segundo uma rede de TV, Leonardo, ex-técnico do Milan, está muito perto de assumir o comando da seleção brasileira. O ex-lateral-esquerdo, campeão do mundo em 1994, já estaria 90% certo com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.Outro nome forte é o de Mano Menezes. “É uma questão de especulação. A gente toma cuidado nessa hora para não ir além daquilo que se deve ir. Na nossa profissão, a gente não vive de especulação”, disse o corintiano, negando qualquer contato com a CBF. “A única situação objetiva é que você ver seu nome citado numa hora como essa traz bastante orgulho. É sinal de que o trabalho está bem encaminhado”.Correm por fora Muricy Ramalho, do Fluminense, e Vanderlei Luxemburgo, do Atlético-MG. A CBF pretende anunciar o novo comandante do Brasil até o fim de julho.
CARTA DOS LEITORES


DE CARONA

Político é sempre o mesmo, só muda a idade e a cara. Esse Índio da Costa é mesmo oportunista. Caiu de paraquedas na relatoria do projeto "Ficha Limpa" e agora procura tirar proveito dessa situação dando a parecer que o projeto era de sua autoria e não uma iniciativa popular. Tudo que faz ou diz tem qualquer "pega" o relacionando ao projeto, e procurando, assim, demonstrar seu posicionamento favorável a situação. Um político desconhecido, que ninguém sabe de onde e para que veio, que procura mostrar ao eleitor posições objetivas em prol da sociedade. Esse mesmo jornal já publicou matéria onde o deputado Brizola faz severas criticas ao posicionamento que tomou quando era vereador na cidade do Rio de Janeiro. Nós, eleitores, não sabemos o desfecho daquele episódio. Todavia, ser contra o pré-sal, que trará riqueza e trabalho para o brasileiro é demais e vai contra a nação. Não sou eleitor do Lula e, muito menos votarei na Dilma, mas é pesaroso ver o meu candidato, José Serra, tendo que carregar um político inexpressivo, que, apesar de ter assinado a relatoria do "Ficha Limpa", violou a lei e passou a fazer propaganda eleitoral antes do prazo e, quando questionado, simploriamente disseram que ele teria se enganado no "horário". É esse tipo de político, que se confunde matreiramente no horário, que teremos para substituir o Presidente da República nas suas ausências? Valha-me Deus.
MANOEL L. BARBOSA
Volta Redonda - RJ


CADA DIA MELHOR

Parabéns a esse jornal pelo nível de suas matérias. Assuntos são tratados sem a "pecha" do regionalismo e sem os comentários tendenciosos e "financeiros" que são feitos por alguns jornais aqui, em Volta Redonda, e que deturpam inteiramente a apresentação de uma notícia séria e que deveria ser imparcial. Permitam-me dar uma sugestão: o jornal deveria ter uma seção de passatempos e outra voltada para variedades. Vez por outra encontro esses assuntos em suas páginas, mas acho que teria que ser mais regular. De qualquer forma, parabéns.
DANIEL COSTA
Volta Redonda - RJ


LANÇAMENTO BLOG



Senhores Diretores e Editores constituiu motivo de muita alegria para mim o início do blog desse Jornal na Internet, que na certa vem assinar uma importante página no jornalismo da Região Sul Fluminense. Excelentes reportagens, colunas as mais variadas e um conteúdo dos mais completos já faziam do jornal Correio de Notícias uma leitura obrigatória todos os dias. Agora, com acesso direto na Internet, completou-se o leque de informações. Parabéns e muitos anos de circulação é o que desejo aos que fazem o CORREIO DE NOTICIAS.
ANTONIO CARLOS DA SILVA
Barra Mansa (por e-mail)

*****

Parabéns ao mais novo blog do melhor e mais imparcial jornal da região. Excelente a matéria sobre o nosso prefeito Renan. Sucesso para toda a equipe. A partir de hoje, daqui de Vassouras, serei leitora assídua. Abraços.
MARIA LUIZA PEREIRA
Vassouras (por e-mail)

*****

Parabéns, ilustre jornalista Lucia Helena, pelo lançamento do CORREIO DE NOTÍCIAS na Internet. O blog está ótimo e o mais importante atualizado em tempo real. Abraços.
CARLOS CARDOSO
Barra Mansa (por e-mail)
Vendas de downloads ganham espaço
na internet brasileira

Faturamento com cópias de jogos e livros
supera expectativas


O mercado de downloads surpreendeu as redes brasileiras que apostaram no formato. Recém-lançados, os serviços de compra via troca de dados na internet já experimentam crescimentos de até 300% nas vendas.
Executivos e especialistas acreditam que os produtos possam repetir a curva de crescimento observada no comércio on-line do país, que neste ano deve chegar a 30% do total das vendas.
A referência do potencial é o mercado norte-americano de e-books (livro digital), que registra avanço médio anual de 71,7%.
A última estatística da APP (Associação Americana das Editoras) mostrou os e-books ocupando 4% do mercado total das vendas, o equivalente a US$ 27,4 milhões.
"Conseguimos fazer o download de jogos gerar mais receita do que os de caixinha. Isso é surpreendente para mim", diz o gerente comercial do PontoFrio.com, Cláudio Campos.
Desde outubro de 2009, quando os downloads começaram a ser comercializados no site, as vendas crescem 20% ao mês, segundo dados do varejista. Até o final do ano, a empresa quer ampliar o serviço para livros e filmes.
Campos diz que os down- loads atraem pelo preço e a possibilidade de utilização imediata, além da oferta do arquivo de títulos com baixa tiragem. O formato é cerca de 50% mais barato do que um jogo vendido em caixa.
A ampliação dos títulos foi essencial para fazer as vendas de downloads de filmes da Saraiva.com registrar crescimento de 300% desde o lançamento, em maio do ano passado.
Os 1.200 títulos disponíveis hoje representam 60% a mais do que o número inicial. A empresa espera repetir o resultado com os e-books, lançados em junho.
"A próxima evolução do nosso negócio é digital. O cliente vai consumir cultura sem receber o produto físico", afirma o diretor presidente da Livraria Saraiva, Marcílio D'Amico.
Ele estima que as vendas virtuais da empresa vão superar as compras nas lojas em cinco anos. Hoje, o comércio virtual representa 35% do faturamento.
Já a Livraria Cultura, que tem 20% da receita no comércio virtual, espera igualar as vendas de e-book ao nível americano em dois anos.
A venda dos livros digitais foi lançada em maio e no último mês registrou alta de 100%.
Para o diretor do e-bit, de informação sobre comércio eletrônico, Pedro Guasti, a comercialização de downloads é caminho sem volta.
Ele acredita que esse mercado será impulsionado com a expansão da banda larga e a queda nos preços dos equipamentos de leitura portátil, como Kindle e iPad.
Presidente do TSE nega liminar a sete
pedidos de suspensão da Ficha Limpa


Ricardo Lewandowski, presidente do TSE

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Ricardo Lewandowski, negou na última segunda-feira (5) sete pedidos de políticos que pediam a suspensão da Lei do Ficha Limpa. Segundo ele, os argumentos apresentados pelos candidatos não foram "plausíveis".
Os recursos foram propostos por candidatos de diversos Estados do país, como Minas Gerais e Paraná, além do Distrito Federal, que tiveram condenações nos respectivos TREs. (Tribunais Regionais Eleitorais).
Ele é o quarto ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) a se pronunciar sobre este tipo de pedido.
Na sexta-feira, o vice-presidente do STF, Carlos Ayres Britto, negou três pedidos de políticos para suspender a lei.
Durante a semana, políticos "ficha suja" tiveram duas sentenças favoráveis --uma do ministro Dias Toffoli e outra do ministro Gilmar Mendes.
De acordo com a lei, aprovada pelo Congresso e promulgada no último dia 4 pelo presidente Lula, fica inelegível por oito anos, a partir da punição, o político condenado por crimes eleitorais (compra de votos, fraude, falsificação de documento público), lavagem e ocultação de bens, improbidade administrativa, entre outros.
Também ficam inelegíveis todos aqueles que renunciaram para escapar da cassação e os cassados pela Justiça Eleitoral por irregularidades cometidas nas eleições de 2006.
O projeto é resultado de iniciativa popular que obteve 1,6 milhão de assinaturas em um abaixo-assinado. O documento foi protocolado em setembro de 2009 na Câmara.

PEC ressuscita aposentadoria integral

Proposta que beneficia juizes, defensores e procuradores já tem emenda que também estende o privilégio
aos delegados das polícias

Senador Eduardo Azeredo, do PSDB de Minas Gerais, autor da emenda 
Um artifício patrocinado por dois senadores tucanos pode ressuscitar a aposentadoria integral para juízes, procuradores e defensores públicos, sepultando uma das principais conquistas da reforma da Previdência (emenda 41) aprovada em dezembro de 2003. A nova bomba fiscal está pronta para ser votada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.
A medida, que ajuda a aumentar o rombo nas contas da Previdência, é a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n.º 46, de autoria do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG). Com apoio do relator - outro senador tucano, Marconi Perillo (GO) - a PEC 46 diz que os juízes, como manda a Constituição (artigo 95, inciso 3º), não podem ter os "subsídios e proventos" reduzidos. Azeredo elaborou a PEC equiparando salário da ativa com benefício da aposentadoria.
Essa interpretação foi considerada um artifício por alguns parlamentares e especialistas. "O dispositivo constitucional citado (artigo 95) não fala em proventos, garantindo apenas a irredutibilidade do subsídio, que é o vencimento (salário) do magistrado no exercício da função", lembrou o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) em voto separado apresentado à CCJ no último dia 2 de junho.
Quando começou a tramitar, em dezembro de 2008, a PEC 46 falava em repor a aposentadoria integral dos magistrados. Emendada pela quarta vez, a proposta já incluiu nos beneficiados da aposentadoria integral os membros do Ministério Público, Defensoria Pública e Advocacia Pública da União.
A última emenda, de autoria do senador Romeu Tuma (PTB-SP), apresentada no início deste mês, também devolve a aposentadoria integral para os delegados de todas as policias.
A partir de 2004, com a promulgação da Emenda 41, os brasileiros que entraram no serviço público deixaram de ter direito de se aposentar com salário integral - havia casos em que o benefício da aposentadoria era maior do que o último vencimento recebido. O valor do benefício passou a ser calculado com base na remuneração média de 80% das maiores contribuições.
Para evitar uma onda de ações judiciais foi estabelecida uma regra de transição para os que ingressaram no serviço público antes de 15 de dezembro de 1998, garantindo a integralidade e proporcionalidade para os servidores efetivos em 31 de dezembro de 2003.
Antes da reforma de 2003, o texto constitucional dizia que os servidores públicos podiam receber a totalidade da remuneração percebida no cargo efetivo desempenhado no momento da aposentadoria. A emenda 41 criou o chamado "regime proporcional de aposentadoria", mandou os servidores contribuírem para o regime próprio com base na remuneração total e criou o cálculo de aposentadoria por uma média de contribuições.

Satélite Planck produz sua primeira
imagem completa do Universo

Observatório europeu prepara o mapa mais completo da radiação que restou do Big Bang


A missão Planck, da Agência Espacial Europeia (ESA), produziu sua primeira visão do céu inteiro. Segundo pesquisadores da ESA, o mapa oferece não somente uma nova visão do processo de formação de estrelas como ainda dá pistas sobre a formação do universo após o Big Bang.
"Este é o momento para o qual o Planck foi concebido", disse, em nota, o diretor de Exploração Robótica e Ciência da ESA, David Southwood. "Não estamos dando a resposta. Estamos abrindo as portas de um Eldorado onde cientistas poderão buscar as pepitas que levarão à compreensão de como nosso Universo veio a ser e como ele funciona agora".
O disco principal da Via Láctea corta o centro da imagem. faixas de poeira fria se projetam acima e abaixo da galáxia. Essa teia galáctica é onde novas estrelas estão surgindo, e o Planck encontrou diversos locais onde estrelas individuais começam a nascer ou dão início ao ciclo de desenvolvimento.
O fundo manchado da imagem é radiação de fundo de micro-ondas, a forma de radiação mais antiga do Universo. A imagem da Via Láctea mostra o estado atual de nossa vizinhança cósmica, e as micro-ondas, como o Universo era antes que surgissem as primeiras estrelas.
A missão do Planck é decodificar esse padrão do pando de fundo e mostrar o que aconteceu nos primórdios do tempo e do espaço.
O padrão de micro-ondas é a planta a partir da qual os atuais aglomerados e superaglomerados de galáxias foram construídos. As diferentes cores representam pequenas diferenças de temperatura e densidade de matéria no céu. Essas irregularidades evoluíram, ao longo de bilhões de anos, em regiões muito densas, que deram origem às galáxias atuais.
O pano de fundo cobre todo o céu, mas muito dele fica escondido, nesta imagem, pela emissão da Via Láctea, que era de ser filtrada digitalmente para que o padrão das micro-ondas apareça por completo.
Quando esse trabalho estiver pronto, o Planck terá gerado a mais precisa imagem do fundo de micro-ondas já criada. A questão principal é se os dados revelarão a assinatura de um período, chamado inflação, que é previsto em muitas teorias sobre os primórdios do Universo. A inflação teria ocorrido logo após o Big Bang, levando a uma expansão violenta do Universo num período muito curto.
Quando sua missão se encerrar em 2012, o Planck terá completado quatro varreduras completas do céu.
Delegado diz que Bruno pode ser ouvido
ainda esta semana no caso Eliza

Delegado Edson Moreira disse que Bruno será convocado a depor esta semana
O chefe do Departamento de Investigação da Polícia Civil de Minas Gerais, Edson Moreira, revelou nesta segunda-feira que o goleiro Bruno, principal suspeito pelo desaparecimento de Eliza Samudio, pode ser ouvido ainda esta semana. “Vamos fazer contato com ele”, comentou o policial, em entrevista coletiva, no dia em que o corpo da ex-namorada do jogador do Flamengo foi procurado na Lagoa Suja, na divisa entre os municípios de Contagem e Ribeirão das Neves.
A busca pelo corpo de Eliza naquele local, iniciada às 9h, foi suspensa por volta das 16h30, quando a luz natural já não estava tão boa. A operação, que mobilizou soldados do Corpo de Bombeiros, que utilizaram barcos a motor, além de policiais civis e militares, deverá ser retomada na manhã desta terça-feira.
A possibilidade de esvaziamento da lagoa, que está sendo estudada pelo Corpo de Bombeiros, poderá acontecer como uma última cartada, desde que todos os outros procedimentos de busca sejam esgotados. Nenhum corpo ou objetivo pessoal que pudesse ser de Eliza foi localizado nesta segunda-feira.
Sobre o depoimento de Bruno, cuja data ainda não foi marcada, Edson Moreira disse que a hora de ouví-lo está chegando. “Nós precisamos interrogar o suspeito, quem sabe esta semana ou semana que vem. Vamos ver se a gente consegue interrogar ele”, disse o chefe do Departamento de Investigação, que participou da coletiva ao lado das delegadas Alessandra Wilke, presidente do inquérito, e Ana Maria Santos, da Delegacia de Homicídios de Contagem.
Edson Moreira revelou que pelo menos 30 pessoas já prestaram depoimentos na busca por esclarecimento do que aconteceu com a estudante de 25 anos, que tentava provar na Justiça do Rio que Bruno é o pai de seu filho de quatro meses.
Segundo ele, pelo menos quatro pessoas já foram ouvidas mais de uma vez, durante o inquérito, que se encontra em seu 12º dia. Ao ser indagado sobre as causas de ouvir essas cinco pessoas, nesta segunda-feira, o delegado foi lacônico: “Eles estavam em determinado local na hora certa”.
Um deles é Thiago Henrique Fernandes, que prestou depoimento no Departamento de Investigação nesta segunda-feira. Alegando que foi orientado pela polícia a não dar informações à imprensa, ele limitou-se a dizer não saber nada sobre Eliza Samudio. O rapaz, morador de Ribeirão das Neves, foi uma das cinco pessoas ouvidas nesta segunda-feira, somando-se às outras oito, que prestaram depoimento no final de semana.
Thiago Fernandes disse que joga no time de futebol chamado “100%”, uma equipe amadora criada pelo goleiro Bruno, considerado pela Polícia Civil mineira o principal suspeito pelo sumiço de Eliza, de quem não se tem notícias desde o dia 9 de junho.
Ele deixou o Departamento de Investigação por volta das 17h. Outra testemunha, que a imprensa conseguiu descobrir sua identidade, é Douglas Gomes Ribeiro, também morador de Ribeirão das Neves, que deixou o local às 18h45 sem dar declarações sobre o depoimento.
Os dois começaram a ser ouvidos ainda na parte da manhã e prestaram depoimentos separadamente. De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil, uma das pessoas foi ouvida pelo chefe do Departamento de Investigação, delegado Edson Moreira. A outra esteve com a delegada de Divisão de Homicídio de Contagem, Alessandra Wilke.
Não foi divulgado o conteúdo dos depoimentos, e a Polícia não quis revelar oficialmente as identidades das cinco pessoas ouvidas. “Testemunhas a gente ouve e no momento certo e devido a gente fala o nome. Tudo que é ouvido é relevante, porque a gente pega um depoimento e junta aos outros”, salientou.

Joana Ribeiro, 15 anos, estudante de Toledo (PR) – Presidente, sobre o aumento dos aposentados, não existe a preocupação dessa medida causar impacto nas contas públicas?

Presidente Lula – Joana, essa preocupação existiu desde o início dos debates sobre o reajuste. O impacto sobre as contas públicas foi calculado em R$ 1,6 bilhão este ano, equivalentes à diferença entre os 6,14% que os aposentados já recebem desde janeiro, e os 7,7% que o Congresso aprovou e eu sancionei. Antes de sancionar, eu fiz uma pergunta clara ao ministro Guido Mantega, que foi se teríamos condições de manter o equilíbrio fiscal, a solidez das contas públicas e a obtenção do superávit primário. A resposta foi que sim, desde que fizéssemos cortes. Autorizei então a equipe econômica a cortar despesas de custeio da máquina pública, das emendas parlamentares que fazem parte do custeio e do que mais for necessário. Ou seja, tanto o Executivo, quanto o Legislativo, que votou pelo reajuste, vão contribuir. Só não autorizei cortes nos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, e nos programas de investimentos, como o PAC. Com isso, vamos atender essa justa reivindicação dos aposentados. Além do mais, com o consumo, esse valor extra vai voltar para a economia, o que terá impacto positivo no desenvolvimento e na geração de empregos.

Tereza Oliveira, 73, aposentada de Manaus (AM) – Por que o sr. se preocupa muito com o Bolsa Família e a maioria das pessoas continua pobre e sem dinheiro?

Presidente Lula – Tereza, o número de pobres no Brasil está muito abaixo disso. Em 2003, eram 50 milhões (28% da população) vivendo em situação de pobreza. No ano passado, esse número tinha sido reduzido para 29,8 milhões. Esse resultado extraordinário foi possível graças à política de reajustes reais do salário mínimo que, desde 2003, subiu 72% acima da inflação, aos programas sociais, sobretudo o Bolsa Família, e ao estímulo ao desenvolvimento e à geração de empregos (desde que assumi, foram criados mais de 13 milhões de novos empregos). Há duas semanas, foi divulgada a Pesquisa de Orçamento Familiar, do IBGE, que computou os produtos que as famílias consomem e que são produzidos por elas próprias. Com isso, descobriu-se que o número de pobres é muito menor ainda, de 19,9 milhões de pessoas, o que corresponde a 10,4% da população atual. Ou seja, o número de pobres está diminuindo aceleradamente no Brasil, o que é ótimo. Estou convencido de que ainda nesta década a pobreza será totalmente erradicada em nosso país.

Maria da Penha Miranda, 54 anos, doméstica de Itapecerica da Serra (SP) – É verdade que será aprovada uma lei que concede abatimento no Imposto de Renda para empresas que admitirem trabalhadores com menos de 18 anos e com mais de 40?

Presidente Lula – Há projetos de lei tramitando no Senado que propõem incentivos fiscais para a contratação dos mais jovens e dos mais velhos (acima dos 50 anos). Acontece que muitas empresas poderão demitir empregados com filhos ainda pequenos, para contratar trabalhadores das faixas que preveem incentivos. Veja, de nada adianta despir um santo para vestir outro. Eu acredito que a verdadeira solução é oferecer oportunidades de capacitação e estimular a geração de empregos para todos. Com um crescimento robusto da economia, cresce todo mundo. Em 2004, trabalhadores com mais de 50 anos eram 17,97% da população empregada, e em 2008, já tinham subido para 20,34%. Quanto aos mais novos, para facilitar as contratações, foi lançado, por exemplo, o Projovem, programa que oferece bolsas de R$ 100,00 para cursos de capacitação e estamos criando 214 escolas técnicas em todo o país, além de 14 novas universidades e 124 extensões universitárias. Mais de 700 mil jovens de origem humilde recebem bolsas para freqüentar faculdades particulares e são oferecidos cursos de qualificação para todas as faixas etárias. Quanto aos empregos, somos exemplo para o mundo. No mês de maio batemos o 5º recorde consecutivo, com a criação de 298.041 novos empregos. Este ano, já são 1.260.368 e desde 2003, nada menos que 13.013.131 novos empregos.

NOTA DA REDAÇÃO: Se você quiser fazer uma pergunta ao Presidente Lula, made seu email para o seguinte endereço: pergunteaopresidente@jornalcorreiodenoticias.com, e não se esqueça de indicar seu nome e endereço completo, idade e profissão.
Computador decifra língua extinta

No livro Lost Languages, de 2002, o então editor do suplemento de educação superior do jornal inglês The Times, Andrew Robinson, afirmou que o trabalho arqueológico de decifrar línguas extintas exige uma mistura de lógica e intuição que os computadores são incapazes de possuir.
Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, tentam mostrar que Robinson estava errado.
Em estudo que será apresentado esta semana na reunião anual da Associação para Linguística Computacional, em Uppsala, na Suécia, o grupo apresentará um novo programa de computador que foi capaz de decifrar grande parte do extinto idioma ugarítico, descoberto a partir de escritos encontrados na cidade perdida de Ugarit, na Síria, cujas ruínas foram encontradas em 1928.
O ugarítico era uma língua semítica escrita em alfabeto cuneiforme com 27 consoantes e três vogais. Os escritos encontrados foram importantes para estudiosos do Velho Testamento, por auxiliar a clarificar textos hebraicos e revelar como o judaísmo utilizava frases comuns, expressões literárias e frases empregadas pelas culturas gentis que o cercavam.
O sistema, além de ajudar a decifrar línguas antigas que continuam a resistir aos esforços de especialistas, poderá expandir o número de idiomas que sistemas automatizados de tradução, como o Google Tradutor, são capazes de manejar.
Para simular a intuição que falta aos computadores, Regina Barzilay, do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência da Computação do MIT, e colegas fizeram várias proposições. A primeira é que a língua a ser decifrada pelo computador estaria próxima de outra. Para isso, foi escolhido o hebraico.
Outra asserção é que haveria um modo sistemático de mapear o alfabeto de uma língua com relação ao alfabeto de outra, e que os símbolos relacionados deveriam ocorrer com frequências semelhantes nas duas línguas.
O sistema também fez asserções no nível semântico, no sentido de que as línguas relacionadas teriam pelo menos alguns cognatos, isto é, palavras com raízes em comum.
Por meio de um modelo probabilístico usado em pesquisas em inteligência artificial, os pesquisadores determinaram nos mapeamentos os radicais semelhantes e conjuntos de sufixos e prefixos consistentes, entre outras relações entre as palavras das duas línguas.
O ugarítico já havia sido decifrado. Se não tivesse sido, os autores do estudo não teriam como avaliar a performance do sistema que desenvolveram.
“O sistema repetiu as análises dos dados resultantes centenas de vezes. E, a cada vez, os acertos eram mais frequentes, pois estávamos chegando mais perto de uma solução consistente. Finalmente, chegamos a um ponto no qual a alteração do mapeamento das similaridades não aumentava mais a consistência dos resultados”, disse outro autor do estudo, Ben Snyder, também do MIT.
Das 30 letras do alfabeto extinto, o sistema foi capaz de mapear corretamente 29 com seus correspondentes em hebraico. Cerca de um terço das palavras em ugarítico tem cognato em hebraico e, desse total, o sistema identificou corretamente 60%.
“Das palavras identificadas incorretamente, na maior parte das vezes o erro foi por apenas uma palavra. Ou seja, o sistema deu palpites bem razoáveis”, disse Snyder.
Apesar dos índices de acerto, os pesquisadores destacam que o sistema não é suficientemente bem resolvido para substituir os tradutores humanos. Mas, segundo eles, é uma ferramenta poderosa cujo desenvolvimento poderá ajudar no processo de decifrar línguas desconhecidas e de traduzir outras existentes mais eficientemente.
O artigo “A Statistical Model for Lost Language Decipherment”, de Regina Barzilay e outros pode ser lido em http://people.csail.mit.edu/bsnyder/papers/bsnyder_acl2010.pdf

CESAR MAIA

AÇÃO POLÍTICA E PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS

César Maia, ex prefeito do Rio de Janeiro e candidato ao Senado pelo DEM
Desde os anos 80 a mobilização da juventude e sua participação política vinham diminuindo. Nas campanhas eleitorais, os debates acalorados com ‘torcidas’ dos candidatos quase desapareceram. Precipitadamente, analistas falavam de um processo de alienação.
A causa de fundo não foi nenhuma razão estrutural, mas as mudanças na própria atividade política. Na medida em que os extremos políticos convergiam para o centro, as razões espontâneas de mobilização perderam impulso. Uma razão está no que se chama de “partidocracia”: os partidos se fecham e se consideram eles mesmos, como tais, detentores da representação popular. A “partidocracia” produziu claros desestímulos à participação dos jovens, que não viam os canais de participação mobilidade e ascensão partidárias. Os parlamentos foram se burocratizando como desdobramento desse processo.
Nos últimos anos ocorre uma nítida reversão desse quadro, desmentindo quem imaginava que as causas eram estruturais e permanentes. Se uma parte dos jovens busca a participação política com expectativa de ascensão partidária e acesso a mandatos, a grande maioria busca essa participação política para influenciar as decisões.
A Internet também quebrou aquela obstrução. Mesmo que a maioria dos partidos não desenvolva canais de acesso a mandatos e a espaços políticos, o fato é que, para aqueles que querem participar da política, a Internet implodiu máquinas partidárias. O uso da Internet é proporcionalmente maior entre os jovens, reforçando essa tendência.
Com a Web, os edifícios partidários podem ser alcançados em qualquer andar, sem precisar mostrar carteirinha ao porteiro nem usar os seus elevadores. A participação é livre; pode-se dizer o que se quer, multiplicar o que se pensa, formar redes numa multiplicidade de temas. E mobilizar opinião pública numa freqüência maior que os políticos com mandato. Já vivemos num ambiente muito diferente, com ampla participação dos jovens que, sendo ou não filiados a partidos, opinam, pressionam e chegam à sociedade. Com isso, a participação dos jovens voltou a dar dinamismo ao processo político.
Os partidos que entenderem isso estarão conectados ao futuro.
(*) Cesar Maia - economista, ex-prefeito do Rio de Janeiro e candidato ao Senado pelo DEM.

Bombeiros estudam esvaziar lagoa para achar corpo da ex do goleiro Bruno

Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, João Luiz Ramos, informou no começo da tarde da última segunda-feira (5) que estuda a possibilidade de esvaziar a Lagoa Suja, na divisa entre Contagem e Ribeirão das Neves, para facilitar as buscas pelo corpo de Eliza Samudio, ex-namorada do goleiro Bruno Fernandes, do Flamengo, desaparecida desde o início do mês passado.
Segundo informações iniciais, denúncias anônimas recebidas pela Polícia Civil falavam a respeito de um corpo que teria sido visto recentemente na represa. Mais tarde, entretanto, fontes afirmaram que a própria investigação do caso apontou para a existência de um corpo no local. A lagoa fica no bairro onde mora a família de Luiz Henrique Romão, conhecido como "Macarrão", amigo de Bruno e também investigado pela polícia.
Ramos, que chefia a equipe de busca, disse que nada foi encontrado até às 16h. “Vou verificar a hipótese de esvaziamento da lagoa. Não sei se é possível. Vou verificar se podemos fazer a abertura do barramento. E (vamos sondar) se ela (a represa) possui algum sistema de tubulação que possa ser aberto", disse, ressaltando que tais medidas só serão tomadas se não houver prejuízo algum para os moradores do entorno.
Os bombeiros utilizam um barco a motor e realizam um procedimento chamado turbilhonamento, técnica que agita a água, ajudando a soltar objetos que possam estar presos no fundo da lagoa.
As equipes utilizam ainda um gancho, fixado na ponta de um pedaço de madeira, como forma de revolver o fundo da represa. Um cão farejador também está no local e tenta encontrar pistas nas margens e arredores.
João Luiz Ramos disse ainda que mergulhadores não estão envolvidos nas buscas, já que a lagoa é contaminada, além de turva. Segundo Ramos, os homens do bombeiros só entrarão nas águas em uma situação de extrema necessidade. Segundo ele, o trabalho hoje irá durar enquanto houver luz natural, possivelmente até 17h30.
Eliza Silva Samudio está desaparecida desde o dia 9 de junho, quando uma testemunha disse à Polícia Civil mineira que conversou com a estudante, pelo telefone. Ela revelou a essa amiga que estava em um hotel em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte.
A polícia informa ter uma testemunha que comprova que Eliza, o filho e Bruno estiveram juntos no sítio do goleiro do Flamengo, no condomínio Turmalina, em Esmeraldas, vizinha a Betim, no início do mês de junho.
De acordo com o chefe do Departamento de Investigações, Edson Moreira, Bruno segue como principal suspeito pelo sumiço da ex-namorada. Eliza Samudio tentava comprovar, por intermédio de ação de reconhecimento de paternidade na Justiça do Rio de Janeiro, que Bruno é o pai do seu filho, de quatro meses.