quarta-feira, 7 de julho de 2010

CRAS Itinerante visita bairro Rio das Flores

A Prefeitura Municipal de Volta Redonda, através da Secretaria de Ação Comunitária, promoverá, no campo de futebol do bairro Rio das Flores, dia 9 de julho, entre 8 e 16 horas, a Ação Integrada do CRAS Itinerante.
Atendendo à demanda socioassistencial solicitada por moradores do bairro, o CRAS Itinerante levará à comunidade o atendimento da Brinquedoteca, o corte de cabelo e uma das oficinas campeãs de solicitação, a de Artesanato.
O bairro Rio das Flores fica próximo ao Roma I. O campo de futebol onde se realizará o evento fica na Rua São Jorge nº 114, bairro Roma I, Volta Redonda. Na ocasião, o campo terá quatro tendas e seis mesas para atendimento.
Delegado diz que Bruno foi indiciado como mandante do sequestro de Eliza

Ele disse também que Macarrão, amigo do goleiro, e menor foram executores. Ex-namorada do atleta está desaparecida desde o início de junho.

Legenda: A prisão temporária de Bruno foi decretada nesta quarta-feira (7) (Foto: Reprodução/TV Globo)

O delegado Felipe Ettore, da Divisão de Homicídios do Rio, disse nesta quarta-feira (7) que o goleiro Bruno foi indiciado como o mandante do sequestro de Eliza Samudio, sua ex-namorada que está desaparecida desde o início do mês de junho.
Ele disse também que o menor que prestou depoimento na terça-feira (6) e o amigo do atleta Luiz Henrique Ferreira Romão, conhecido como Macarrão, foram os executores do sequestro de Eliza.
Bruno e Macarrão tiveram o pedido de prisão temporária decretada na manhã desta quarta-feira (7) e estão foragidos.
O delegado disse que 15 equipes da DH do Rio estão nas ruas à procura dos dois.
À tarde, policiais estiveram na casa da ex-mulher do goleiro, Dayanne, para ver se Bruno estava lá. Eles também procuram um carro do jogador.
Desde a noite de terça-feira (6) até o início da tarde desta quarta-feira (7), o Disque-Denúncia do Rio recebeu 15 ligações sobre a possível localização do goleiro do Flamengo, Bruno Fernandes.
As informações são do próprio órgão.
Ainda de acordo com o Disque-Denúncia, desde o dia 26 de junho até esta quarta-feira (7) foram recebidas 30 ligações sobre o desaparecimento de Eliza.
No mesmo período, o Disque-Denúncia 181 de Minas Gerais recebeu 120 denúncias sobre o desaparecimento de Eliza Samudio, de acordo com a assessoria de imprensa do Instituto Minas Pela Paz.
O 181 é um serviço da Secretaria Estadual de Defesa Social em parceria com o instituto. Desse total de denúncias, 30 teriam saído do Rio de Janeiro.
A assessoria do Instituto Minas Pela Paz afirmou que não se manifesta sobre o teor das denúncias, pois se tratam de casos em investigação.
Um dos advogados do goleiro Bruno, Michel Assef Filho, afirmou que vai entrar com pedido de habeas corpus.
Ele esteve no Fórum do Rio nesta manhã para pegar a cópia do pedido de prisão temporária do atleta do Flamengo. Assef informou que não sabe onde Bruno está.
"Eu vou impetrar um hc (habeas corpus) porque no meu entendimento não há fundamento para a prisão. Assim que eu conseguir contato com Bruno claro que ele vai se apresentar à polícia", afirmou o advogado.
Sobre o depoimento do menor na terça-feira (6), que teria complicado a situação do goleiro e de seu amigo 'Macarrão', Michel Assef Filho disse que ainda vai decidir se pede a anulação do depoimento.
O jovem de 17 anos, que foi apreendido pela polícia na casa do goleiro, prestou depoimento por mais de sete horas na terça-feira (6), na Divisão de Homicídios do Rio.
O interrogatório pode ajudar a polícia a desvendar todo o mistério em torno do desaparecimento de Eliza.
Ele foi levado para Minas, para ajudar nas investigações que estão centralizadas por lá.
O adolescente foi encontrado na casa do jogador na tarde desta terça-feira, após uma denúncia. O goleiro Bruno estava em casa e abriu a porta para os policiais.
De acordo com a polícia, o depoimento do menor foi considerado esclarecedor, apesar de ele ter entrado em contradição várias vezes. Durante o interrogatório, ele confirmou que Eliza está morta.
Segundo a polícia, o adolescente mentiu em alguns momentos. No interrogatório, de acordo com a polícia, ele contou que ajudou o Luiz Henrique Romão a levar Eliza Samudio e o bebê do Rio para o sítio do goleiro, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG).
Torcedor invade o campo durante
Espanha e Alemanha


Um torcedor invadiu o campo durante a partida desta quarta-feira entre Espanha e Alemanha, válida pelas semifinais da competição. O clássico europeu acontece na cidade sul-africana de Durban e decide o adversário da Holanda na decisão do Mundial.
No terceiro minuto de jogo, o invasor entrou correndo no gramado e, apesar de portar uma vuvuzela vermelha nas mãos, não ameaçou a integridade física dos atletas. O indivíduo foi retirado imediatamente por cinco seguranças, que o levantaram e arrastaram rapidamente até uma saída lateral. No entanto, não foi possível identificar de qual país o homem era torcedor.
O curioso é que o invasor estava vestido com uma camisa que continha frase "Peace in the World" ("Paz no Mundo").
O fato obrigou o árbitro húngaro Viktor Kassai a interromper o confronto por alguns segundos, que retornou em seguida com uma disputa de bola ao chão.
Espanhóis e alemães se enfrentam em busca de uma vaga na decisão da Copa do Mundo.
O embate teve início às 15h30 (de Brasília) e é realizado no Estádio de Durban, que tem capacidade para 69.957 torcedores e apresenta casa cheia no duelo entre os rivais europeus.
Os germânicos brigam pelo tetracampeonato, já que conquistou a competição em 1954, 1974 e 1990.
Já a Espanha chegou em sua primeira semifinal em 2010 e luta pelo caneco inédito, o que seria histórico para o país que já venceu a Eurocopa de 2008.
O vencedor do encontro encara a Holanda, que venceu o Uruguai na última terça por 3 a 2, na Cidade do Cabo.
A equipe Laranja também pode conquistar o caneco pela primeira vez em 2010.



Torcedor invadiu o gramado durante a semifinal entre Alemanha e Espanha
Espanha passa pela Alemanha e decide
 Copa domingo

Na decisão entre Holanda e Espanha, domingo, a Copa do Mundo conhecerá o seu mais novo e inédito campeão.

Puyol celebra gol que abriu o placar contra a Alemanha e levou a Espanha a final da Copa do Mundo


A Copa do Mundo viu nesta quarta-feira algo que parecia improvável no fim da primeira rodada da fase de grupos.
Depois de largar na África do Sul com uma derrota surpreendente para a Suíça, a Espanha acumulou forças durante o Mundial e comprovou sua antes decantada capacidade de favorita ao derrotar a então sensação Alemanha por 1 a 0 no estádio Moses Mabhida, em Durban.
O jogador Puyol fez de cabeça e virou o herói da vitória da Fúria.
Com a classificação espanhola à final, a Copa conhecerá no próximo domingo um campeão inédito, que se juntará à lista de sete países que já venceram o torneio da Fifa desde sua primeira edição em 1930.
Apesar de bons instantes em Mundiais, os finalistas espanhóis e holandeses jamais abraçaram a maior glória do futebol internacional.
Pelo título, a Espanha apostará no apogeu da melhor geração de jogadores da sua história, que já levará ao jogo contra a Holanda dois feitos históricos dos últimos anos: a conquista da Eurocopa de 2008 e a classificação inédita a uma final de Mundial.
Fica assim pelo caminho a Alemanha e suas três goleadas por quatro gols na Copa.
Nesta quarta, os goleadores de Joachim Löw não lembraram as atuações nos massacres prévios contra Austrália, Inglaterra e Argentina.
Em campo na semifinal de Durban, a Espanha colocou a bola no chão e dominou a divisão da posse.
Esteve mais no ataque, girou pelos dois lados na missão quase impossível de furar a barreira defensiva alemã.
O goleador David Villa lutou, mas era dificilmente acionado. Assim, a alternativa foi a insistência nos chutes de fora com Xabi Alonso, mas sem sucesso.
Atrás, poucas vezes teve a meta de Iker Casillas ameaçada. Mas quando a bola chegou, a estrela do Real Madrid mostrou a segurança de que dificilmente algo iria acontecer, justamente como na vitória espanhola sobre a Alemanha na final da Euro de dois anos atrás.
A histórica classificação da Fúria para a final veio no segundo tempo, como poucos imaginavam, pelo alto e não pelo chão como a Fúria gosta de conquistar terreno.
Em jogada digna dos espetáculos recentes do Camp Nou, a dupla do Barcelona Xavi e Puyol apareceu em escanteio para vencer a gigante linha de defensores da Alemanha.
Assim, a Espanha de Vicente del Bosque levará a campo contra a Holanda no próximo domingo todo um retrospecto de grandes times, ídolos e frustrações em Mundiais passados, no jogo mais importante da Fúria em Mundiais desde 1930.
QUATIS: Alunos da Rede Municipal
 conversam com escritora

Encontro foi promovido numa parceria da Prefeitura
de Quatis com o Sesc

José Laerte, prefeito de Quatis, que apoiou a ideia do evento

A prefeitura de Quatis, por meio da secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, realizou nesta quarta-feira (7), uma tarde de contação de histórias e conversação para duas turmas de crianças da rede municipal de ensino. Promovido pela prefeitura, em parceria com o Sesc, o encontro está trazendo ao município a escritora Eliane Néri, que apresenta os “Contos da Lili” em outras cidades do estado.
A contação de histórias é, segundo especialistas, um grande mecanismo de incentivo à leitura, e tem como objetivo estimular o gosto e a busca por conhecimento, despertando a imaginação e a sensibilidade em todos os públicos.
A literatura utilizada é forte de conhecimento e entendimento do mundo e das relações humanas.
Segundo o prefeito José Laerte d’Elias, a promoção de uma tarde de conversação com a escritora tem o objetivo de estimular as crianças à leitura e a despertar nelas o interesse pela busca de novos conhecimentos.
“O mundo da Literatura infantil é fascinante e as crianças precisam ter acesso a ele. Dentro da escola isso é estimulado, mas o ambiente aqui fora torna tudo mais prazeroso e diferente”, disse ele. “Para uma cidade que se propõe a ser Educadora, encontros para a contação de histórias e ambientes de conversação são primordiais”, concluiu José Laerte.
Eliana Néri escreve contos infantis desde o ano 2000 e já publicou Os Animais, O Computador e Azeitona no Palito e seus Amiguinhos. A escritora também tem publicados livros voltados para o público feminino.
“Já está agendada, inclusive, a vinda da escritora no mês que vem, para uma tarde de conversação com mulheres do nosso município”, destacou a diretora de Cultura, Regina Cardoso.
Nesta quarta-feira, os Contos da Lili serão apresentados a duas turmas das escolas municipais Edméia Dulce de Barros e Julieta Pereira Sampaio, nas dependências da secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo.
Jogos estudantis de Piraí começam na sexta
JODEMUPI serão disputados em 7 modalidades,com alunos do 6º ao 9º ano

Cabo de Guerra será disputado em Piraí
Maior evento esportivo estudantil do município, os Jogos Desportivos Escolares de Piraí (JODEMUPI) serão abertos na sexta-feira, 9 de julho, com intensa programação na Praça de Santana, a principal da Cidade, a partir das 17 horas.
As competições, reunindo alunos da 6ª à 9ª série, serão realizadas entre os dias 12 e 15 de julho, tendo em vista que as férias escolares começam no dia 17.
A solenidade de abertura na Praça de Santana será iniciada com desfile das delegações participantes, seguindo-se execução do Hino Nacional, apresentações de grupos de dança de escolas da rede da Prefeitura e juramento dos atletas, pela aluna Geovana Camilo, do 8º ano do CIEP municipalizado Rosa da Conceição Guedes, de Arrozal – ocasião em que será acesa a pira olímpica.
De acordo com a programação, serão disputadas sete modalidades – vôlei, futsal, cabo de guerra, estafeta, atletismo, queimada e handebol -, nas categorias masculina e feminina.
O objetivo dos JODEMUPI, segundo a Secretária Municipal de Educação, Ângela Fajardo Reis, é mostrar a importância do esporte na formação das crianças e jovens, pelo magnífico caráter educativo que ele tem.
“Todos sabemos o quanto o esporte contribui na formação das nossas crianças e jovens, disciplinando-as, ensinando-as a perder e ganhar e o quanto é importante participar, ter uma vida saudável. Os JODEMUPI são também um grande encontro de congraçamento entre os alunos e professores”, afirmou a Secretária.


Programação


De acordo com o novo formado, os JODEMUPI terão competições em vários locais, exatamente com a finalidade de promover a aproximação dos estudantes com outras escolas e bairros. A programação completa, com os locais, é a seguinte:

Dia 12 – 7 às 11 – Quadra do Asilo, Vôlei; 12h30 às 17 – Escola Lúcio de Mendonça, futsal, cabo de guerra e estafeta;
Dia 13 – 7 às 17h – CIP Santanésia, atletismo; 12 às 17h, Escola Castelo Branco, futsal;
Dia 14 – 7 às 17h – Quadra do Asilo, futsal masculino e feminino; 12h30 às 17 – Lúcio de Mendonça, queimada;
Dia 15 – 7 às 11h – Cassino da Light, futsal; 12h30 às 17h – Cassino da Light, handebol
Larissa posa nua e fotos vão para internet

Jornal do Paraguai expõe as fotos de Larissa Riquelme nua

  Capa do jornal Diário Popular do Paraguai - reprodução


Como já havia sido noticiado pelo jornal Correio de Notícias, em sua edição impressa (http://www.paper4web.com/www/View.aspx?id=2473), o jornal paraguaio Diario Popular acabou com a ansiedade dos marmanjos que aguardavam a nudez de Larissa Riquelme.
A Capa do periódico nesta quarta-feira traz a manchete sobre a modelo, chamada de “namorada do Mundial”, que cumpriu a promessa e tirou a roupa para homenagear a seleção de seu país, eliminada nas quartas de final.
As fotos sensuais são exclusividade do jornal, e compõem um ensaio divulgado pela própria Larissa Riquelme na última terça. A paraguaia tirou a roupa com a bandeira deu seu país de fundo.
“Cumpriu”, estampou a publicação em sua manchete. Na capa, a modelo ainda diz que “os leões paraguaios merecem”.
A novela começou antes das quartas de final do Mundial, quando o Paraguai enfrentou a Espanha.
Larissa Riquelme prometeu tirar a roupa caso a sua seleção fosse campeã. Depois, fez um “ajuste” e decidiu ficar nua com a vaga nas semifinais.
Após a derrota para a Espanha por 1 a 0, a modelo anunciou que faria o ensaio de qualquer forma, para homenagear os compatriotas.


Acabou a ansiedade, mas apenas para quem pode comprar o Diario Popular, do Paraguai.
O jornal divulgou nesta quarta-feira as fotos do ensaio nu da musa da Copa do Mundo, Larissa Riquelme. Na capa do diário, tem uma frase da modelo: "Os leões guaranis merecerem esta homenagem". Na página na internet do jornal, apenas três fotos como aperitivo.





espaço publicitário:

Apoio:

"Loco" Abreu agradece a Lula pelo apoio ao Uruguai na semifinal

 Jogador uruguaio El Loco Abreu agradeceu o apoio do Presidente Lula


Sebastián “El Loco” Abreu agradeceu a Luiz Inácio Lula da Silva pelo apoio dado à seleção uruguaia na semifinal da Copa do Mundo.
Nesta quarta-feira, o atacante da Celeste Olímpica comentou sobre as palavras do presidente do Brasil.
“Agradeço ao presidente Lula por seus desejos e pelo apoio que me brindou à distância, assim como por me identificar como um jogador próximo ao gosto dos brasileiros”, afirmou Abreu aos jornalistas.
Lula havia se referido ao atacante uruguaio, que joga no Botafogo, como “representante do futebol brasileiro” no Mundial, após a eliminação do Brasil nas quartas de final diante da Holanda.
“Espero que haja algum jogador brasileiro em alguma que vá à final. Se o Uruguai for, teremos um bom jogador do Botafogo. Se for a Alemanha, teremos um brasileiro naturalizado alemão [Cacau]”, disse Lula, antes das semifinais do Mundial, a jornalistas no Quênia.
Abreu também se disse emocionado com as palavras vindas de seus colegas do Botafogo. “Agradeço a todos eles por seu apoio incondicional. Eles merecem o melhor”, completou.
Na terça-feira, o Uruguai perdeu por 3 a 2 a Holanda na semifinal da Copa. Agora, a Celeste Olímpica enfrenta o perdedor de Alemanha e Espanha, que se enfrentam nesta quarta-feira às 15h30 (horário de Brasília), para conhecer seu adversário na decisão do 3º e do 4º lugar da competição.
Globo entra na Justiça contra o UOL por exclusividade na Copa; portal segue Lei Pelé

As Organizações Globo entraram nesta segunda-feira (5) com pedido de liminar na Justiça do Rio alegando que o UOL “se aproveita de forma ilícita” das imagens da Copa do Mundo.
A Assessoria da UOL informou que o Portal segue estritamente a legislação brasileira, da qual faz parte a Lei Pelé, que garante o direito do público à informação.
No caso de eventos esportivos como a Copa do Mundo, a Lei Pelé permite a todos os meios de comunicação a utilização jornalística de vídeos desde que tal exibição se restrinja a 3% do tempo total de cada evento.
Essa regra é respeitada pelo Portal, segundo informou a UOL.
O portal iG, que também usa trechos de vídeos dos jogos da Copa do Mundo em sua cobertura, não é citado nessa ação judicial da Rede Globo.
Em sua defesa, apresentada nesta terça-feira (6), o UOL refuta as teorias utilizadas pela emissora e aponta uma série de inverdades contidas na ação das Organizações Globo.
Na ação, a Rede Globo considera ilegal a veiculação dos Gols 3D, produto de animação desenvolvido a partir de software especialmente criado para o UOL no início deste ano. Sobre os Gols 3D, a Globo diz que sua divulgação não possui finalidade jornalística, “mas sim, destina-se unicamente ao entretenimento”.
Acusa também o portal de usar imagens da emissora para criar as animações, o que não corresponde à realidade.
Os Gols 3D mostram, em versão animada, os gols da Copa por vários ângulos. Sua realização é possível graças à biblioteca com inúmeros movimentos criada com exclusividade para o UOL entre fevereiro e maio deste ano.
Em junho, quando o UOL recebeu a primeira notificação, tanto a Rede Globo como a Fifa receberam resposta formal esclarecendo que o UOL exerce o direito público de informar conforme as garantias constitucionais e da Lei Pelé.
Na semana passada, o portal recebeu uma proposta de acordo que obrigaria o UOL a tirar qualquer videorreportagem da Copa do ar em 48 horas.
A proposta também pretendia reduzir o limite máximo de uso de imagens de 3% da duração da partida, como reza a Lei Pelé, para máximo de 90 segundos fixos, independentemente de haver prorrogação e pênaltis.
A emissora também exigia que o UOL não utilizasse publicidade nesse material jornalístico.
O UOL nunca veiculou publicidade relacionada aos gols em vídeo na Copa de 2010. O UOL não aceitou a proposta restritiva. Outras empresas, como o Terra e a ESPN Brasil, aceitaram.
A Rede Globo, ciente da existência da Lei Pelé, alega que o fato de o UOL manter os vídeos disponíveis após 48 horas da realização dos jogos resultaria em perda do caráter jornalístico do conteúdo.
Entretanto, não existe nenhum respaldo jurídico na afirmação de que uma cobertura perca seu caráter jornalístico em 48 horas, ou que o interesse público de uma informação tenha data para expirar.
Além disso, sempre que reproduz imagens de qualquer emissora em suas videorreportagens, o UOL dá créditos ao autor das imagens. O mesmo tem acontecido nesta cobertura da Copa.
Após 26 dias de Copa do Mundo, a Globo pede ao UOL que retire imediatamente todos os vídeos dos gols, inclusive as animações em 3D, de seu banco de imagens, 48 horas após a primeira veiculação, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.
Pede também, além do pagamento de custas judiciais e honorários advocatícios, “indenização por perdas e danos pelo uso indevido de imagens” no valor de US$ 2 milhões (cerca de R$ 3,6 milhões).
O UOL não transmitiu nenhum vídeo ao vivo de partidas da Copa do Mundo nem tampouco transmitiu partidas na íntegra, limitando-se sempre ao limite máximo de 3% da duração de cada jogo, como faculta a legislação brasileira a qualquer veículo de comunicação.
Não é a primeira vez que a Globo, que funciona sob concessão pública, tenta impedir o UOL de informar seus usuários, ignorando a legislação vigente no Brasil e o óbvio interesse público na cobertura jornalística da Copa do Mundo.
Em 2005, durante o Campeonato Brasileiro, a emissora chegou a obter liminar para impedir o UOL de veicular resumos da competição de futebol.
A liminar, porém, foi cassada.
No Congresso, a Rede Globo tem feito este ano lobby ostensivo para reduzir as garantias da Lei Pelé. Seu objetivo é obrigar todos os veículos de comunicação do país a depender exclusivamente do envio de imagens selecionadas por ela, além de reduzir o tempo limite de exibição de imagens de 3% do total do evento para um máximo de 90 segundos.
Na manhã desta segunda-feira (5), o PT havia registrado o programa de governo da candidata Dilma Rousseff que propunha, entre outros pontos, o combate ao “monopólio da mídia”.
No início da noite, porém, o PT voltou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), retirou o texto e apresentou nova redação, da qual foram subtraídos pontos polêmicos, inclusive o do “combate ao monopólio da mídia”.
Justiça autoriza Polícia entrar na casa
onde estaria corpo de Eliza
Polícia interdita a rua onde está localizada a casa em que poderia estar o corpo da ex-modelo
- Foto: Domingos Peixoto
Policiais chegaram ao local seguindo orientações de adolescente e se preparam para entrar no imóvel. A ex-modelo teve relacionamento com goleiro Bruno e sumiu no início de junho.

Imagem aérea mostra movimentação na rua em que fica a casa citada por adolescente em depoimento (Foto: Reprodução/Globo News)
A Justiça de Minas Gerais emitiu, no início da tarde desta quarta-feira (7), um mandado de busca na casa em que estaria o corpo de Eliza Samudio, em Vespasiano (MG). De acordo com o Tribunal de Justiça mineiro, o pedido do mandado foi feito pela polícia e levado aos agentes que estão no local.
De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil, as equipes chegaram ao local orientadas pelo menor que prestou depoimento, na terça-feira (6), no Rio de Janeiro. Ele foi levado para Minas Gerais e acompanha os agentes.
Os policiais se preaparam para entrar no imóvel. Além de policiais civis e militares, bombeiros especializados em escavações estão no local.
A rua foi isolada. Curiosos já se aglomeraram perto da barreira policial.
Segundo os vizinhos, a casa pertence a um ex-policial afastado por mau comportamento, que tem três filhos. Os moradores da região dizem que o imóvel abriga cães bravos. No portão, há uma placa de alerta sobre os cachorros.
Um técnico do departamento de zoonoses de Vespasiano foi até o local e disse que os cães serão recolhidos. Os animais devem ser levados para Belo Horizonte.
A casa fica perto da lagoa onde bombeiros realizaram buscas no início desta semana. A polícia havia recebido uma denúncia de que o corpo de Eliza foi jogado na lagoa.
Eliza Samudio está desaparecida há quase um mês. Ela teve um relacionamento com o goleiro Bruno, do Flamengo, no ano passado, e brigava, na Justiça, pelo reconhecimento da paternidade do filho de 4 meses, que seria do jogador. O atleta é suspeito de envolvimento no sumiço de Eliza.
Casa em que estaria corpo de Eliza Samudio abriga cães bravos, segundo vizinhos (Foto: Domingos Peixoto/Agência o Globo)
Nesta quarta, a Justiça do Rio decretou a prisão de Bruno e de um amigo dele, Luiz Henrique Romão, conhecido como Macarrão. Em referência ao mesmo caso, a Justiça de Minas Gerais expediu sete mandados de prisão e um mandado de internação provisória. O nome de Macarrão está nesta lista. Cinco pessoas foram presas. Bruno e Macarrão são considerados foragidos, segundo a polícia.
Um dos advogados do atleta, Michel Assef Filho, já afirmou que vai entrar com pedido de habeas corpus.
lém de Macarrão, o advogado Firpe representa Dayane Souza, mulher de Bruno, e outras duas pessoas que foram alvos de mandados de prisão. Dayane foi presa em casa, em Belo Horizonte.








Polícia se prepara para entrar na casa em que estaria corpo de Eliza, em Vespasiano Foto: Domingos Peixoto










Casa em que estaria corpo de Eliza Samudio abriga cães bravos, segundo vizinhos - Foto: Domingos Peixoto




Depoimento no Rio

As prisões foram decretadas depois do depoimento de um menor, no Rio de Janeiro. De acordo com um inspetor da Divisão de Homicídios, o adolescente confirmou que a jovem está morta. Ele, no entanto, não teria dito como isso aconteceu.
No mesmo depoimento, o menor teria dito que participou do sequestro de Eliza. Segundo a polícia, o menor disse que entrou em um carro, com Macarrão, e acabou agredindo Eliza com uma coronhada na cabeça. A arma usada na agressão seria uma pistola e pertenceria a Macarrão. Os dois teriam levado a jovem para Minas Gerais. Firpe negou envolvimento de Macarrão.


Entenda o caso

De acordo com a polícia, o sumiço de Eliza Samudio começou a ser investigado depois de denúncias de que ela havia sido agredida no sítio que pertence ao jogador Bruno, em Esmeraldas (MG).
Em 28 de junho, a polícia vasculhou o sítio do goleiro Bruno, por mais de nove horas. Policiais e peritos fizeram escavações e vistoriaram o sótão, onde encontraram roupas de mulher, objetos de criança, fraldas e passagens aéreas. Um poço também foi vasculhado. A polícia já ouviu funcionários do sítio de Bruno e amigas de Eliza.
Nesta quarta-feira (7), a mãe de Eliza Samudio, Sônia de Fátima Moura, acompanhada de sua advogada Maria Lúcia Borges Gomes, colheu material genético no Instituto de Criminalística da Polícia Civil, em Belo Horizonte. Segundo a polícia, o material será comparado a vestígios de sangue encontrados no carro do goleiro Bruno. O veículo do jogador foi apreendido em uma blitz, no início do mês de junho, por problemas com a documentação.
Em 5 de julho, a polícia recebeu denúncia de que o corpo da jovem foi jogada em uma lagoa, em Ribeirão das Neves (MG). Bombeiros realizaram buscas, mas nada foi encontrado.
O Flamengo anunciou que o goleiro permanece afastado do time durante as investigações. Em 1º de julho, ele disse que estava "muito chateado" com o sumiço de Eliza. O atleta ainda não foi chamado para depor.








Disque-Denúncia do Rio recebe
15 ligações sobre localização
de Bruno

Goleiro teve o pedido de prisão temporária decretada nesta quarta. Menor ouvido no Rio ajuda na investigação
em Minas Gerais

Pedido de prisão temporária de Bruno foi decretado nesta quarta-feira (7) (Foto: Reprodução/TV Globo)

Desde a noite de terça-feira (6) até o início da tarde desta quarta-feira (7), o Disque-Denúncia do Rio recebeu 15 ligações sobre a possível localização do goleiro do Flamengo, Bruno Fernandes. As informações são do próprio órgão.
Bruno teve o pedido de prisão temporária decretada na manhã desta quarta-feira (7) e está foragido. O amigo de Bruno, Luiz Henrique Ferreira Romão, conhecido como "Macarrão" também teve a prisão decretada. Eles são acusados de sequestrar a ex-namorada de Bruno, Eliza Samudio. Ela está desaparecida desde o início do mês de junho.
Ainda de acordo com o Disque-Denúncia, desde o dia 26 de junho até esta quarta-feira (7) foram recebidas 30 ligações sobre o desaparecimento de Eliza. O Disque-Denúncia de Minas Gerais também recebeu ligações sobre o desaparecimento de Eliza, segundo a Secretaria estadual de Defesa Social de Minas.

Pedido de Habeas Corpus

Um dos advogados do goleiro Bruno, Michel Assef Filho, afirmou que vai entrar com pedido de habeas corpus. Ele esteve no Fórum do Rio nesta manhã para pegar a cópia do pedido de prisão temporária do atleta do Flamengo. Assef informou que não sabe onde Bruno está.
"Eu vou impetrar um hc (habeas corpus) porque no meu entendimento não há fundamento para a prisão. Assim que eu conseguir contato com Bruno claro que ele vai se apresentar à polícia", afirmou o advogado.
Sobre o depoimento do menor na terça-feira (6), que teria complicado a situação do goleiro e de seu amigo 'Macarrão', Michel Assef Filho disse que ainda vai decidir se pede a anulação do depoimento.

Interrogatório

O jovem de 17 anos, que foi apreendido pela polícia na casa do goleiro, prestou depoimento por mais de sete horas na terça-feira (6), na Divisão de Homicídios do Rio. O interrogatório pode ajudar a polícia a desvendar todo o mistério em torno do desaparecimento de Eliza. Ele foi levado para Minas, para ajudar nas investigações que estão centralizadas por lá.
O adolescente foi encontrado na casa do jogador na tarde desta terça-feira, após uma denúncia. O goleiro Bruno estava em casa e abriu a porta para os policiais. De acordo com a polícia, o depoimento do menor foi considerado esclarecedor, apesar de ele ter entrado em contradição várias vezes. Durante o interrogatório, ele confirmou que Eliza está morta.
Segundo a polícia, o adolescente mentiu em alguns momentos. No interrogatório, de acordo com a polícia, ele contou que ajudou o Luiz Henrique Romão a levar Eliza Samudio e o bebê do Rio para o sítio do goleiro, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG).
 Flamengo forma comissão para
analisar demissão de Bruno

          Patricia Amorim diz que Flamengo não tem responsasbilidades no caso Bruno e que estuda sua demissão

A assessoria do Clube de Regatas Flamengo informou nesta quarta-feira que uma comissão formada por juristas está reunida para decidir sobre o futuro de Bruno no clube.
A comissão, que foi criada na terça-feira, vai analisar o contrato do jogador e, depois, passar a decisão para a presidente Patrícia Amorim.
Ainda de acordo com o clube, é preciso respaldo jurídico para que, posteriormente, o atleta não venha a processar o Flamengo por danos trabalhistas.
Patrícia Amorim e Zico, diretor executivo de futebol do Flamengo, não vão se manifestar antes da decisão, que não tem prazo definido para acontecer.
Ainda hoje, o clube vai enviar uma nota à imprensa.
O Flamengo reitera que não tem responsabilidade sobre o envolvimento de Bruno no desaparecimento de Eliza Samudio.

Segundo menor apreendido, Eliza morreu
por estrangulamento

Caso Bruno tomou outro rumo com depoimento do menor

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) informou nesta quarta-feira (7), que Eliza Samudio, ex-amante do goleiro Bruno Fernandes, do Flamengo, foi morta por estrangulamento.
O relato foi feito durante o depoimento de um jovem de 17 anos, que é primo do atleta, na Divisão de Homicídios do Rio.
De acordo com o órgão, o adolescente afirmou ter participado do sequestro de Eliza, na noite do dia 4 de junho, na saída de um hotel na Barra da Tijuca.
O jovem prestou depoimento depois de ter sido detido na tarde de terça-feira (6), na casa de Bruno, no Recreio dos Bandeirantes.
Eliza está desaparecida desde o início de junho. Ela tentava provar na Justiça que Bruno é pai de seu filho de quatro meses, fruto de um relacionamento extraconjugal.
Como Bruno é suspeito de envolvimento no desaparecimento dela, hoje cedo a Justiça do Rio decretou a prisão temporária do goleiro.
Até ás 13 horas, o atleta não havia sido localizado pela polícia.
Advogado de Bruno vão pedir Habeas Corpus

 Michel Assef Filho advogado do goleiro Bruno disse que vai pedir um Habeas Corpus
Um dos advogados do goleiro Bruno, Michel Assef Filho afirmou que vai entrar com pedido de habeas corpus. Ele esteve no fórum do Rio na manhã desta quarta-feira (7) para pegar a cópia do pedido de prisão temporária do atleta do Flamengo. Assef informou que ele não sabe onde Bruno está.
"Eu vou impetrar um hc (habeas corpus) porque no meu entendimento não há fundamento para a prisão. Assim que eu conseguir contato com Bruno claro que ele vai se apresentar à polícia", afirmou o advogado.
Sobre o depoimento do menor na terça-feira que teria complicado a situação do goleiro e de seu amigo 'Macarrão', Michel Assef Filho disse que ainda vai decidir se pede a anulação do depoimento.
"Esse depoimento a gente também vai averiguar se há alguma nulidade no depoimento porque me parece que foi uma pessoa que acompanhou como representante legal desse menino, não seria sequer parente dele. Ele tem 17 anos, e ele precisava estar acompanhado de um parente, de um representante legal. Eu ainda vou ter conhecimento desse depoimento e aí sim vou poder me manifestar sobre ele", disse Assef.
CESAR MAIA

ESPERANÇA X MEDO - ALTERNÂNCIA E DEMOCRACIA

Em campanhas eleitorais é muito comum a disjuntiva esperança x medo, quando os candidatos as atribuem uns aos outros riscos quanto ao futuro, de forma a aportar insegurança nos eleitores. John del Cecato,
estrategista do Partido Democrata na eleição de Obama, estabeleceu um principio: “a esperança vende mais que o medo”.

Paradoxal é o caso brasileiro. Por anos, durante as seguidas tentativas desde 1989, Lula respondia com seu jingle a seus adversários que lançavam sobre ele uma nuvem de insegurança e medo: “Lula-lá, cresce a esperança”. Curioso paradoxo. O que parecia um preconceito em relação ao candidato operário apoiado pelas esquerdas era, na verdade, uma velha fórmula aplicada por candidatos do governo contra os da oposição.

Collor não foi exceção, apoiado que era pela direita no governo. Já na eleição de 2006, esses sinais começaram a ficar claros, no segundo turno, quando o tema privatização foi lançado pela campanha do governo para gerar insegurança em relação a Alckmin.

Na atual campanha, aquela disjuntiva volta. Quem está no governo se dirige à oposição com o velho e surrado discurso do medo. Medo de que o programa Bolsa Família seja descontinuado, de que novas privatizações poderão vir etc. A mesma lógica lançada contra Lula pelos governos é agora lançada por seu governo contra a oposição: emplacar no eleitorado a sensação de medo quanto ao futuro. Antes, e agora também, a oposição procura reagir da mesma forma, dizendo que nada disso é verdade e que tais ou quais vetores terão continuidade.

Quanto mais fortes as instituições democráticas, mais desmoralizada é essa apelação ao medo que fazem os governos reiteradamente. Esperança é a metáfora usada pelas oposições – aqui e alhures - para tratar de mudança. E o eleitor pode perceber assim. Os governos – seus candidatos - traduzem o discurso da oposição por mudança em insegurança para o eleitor. Numa situação de crise é fácil desmontar a bandeira do medo. Numa situação de normalidade não é tão fácil.


* Cesar Maia – economista, ex-prefeito do Rio de Janeiro.
Polícia poderá pedir auxílio aos Bombeiros para fazer varredura em casa onde
estaria corpo de Eliza

A polícia continua as buscas pelo corpo de Eliza Samudio
O chefe do Departamento de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa de Minas Gerais, delegado Wagner Pinto, acaba de chegar à casa em Vespasiano, a 20 quilômetros de Belo Horizonte, onde estaria o corpo de Eliza Samudio, ex-amante do goleiro Bruno, que está desaparecida. Ele está avaliando se pedirá auxílio ao Corpo de Bombeiros para fazer uma varredura no local. Os delegados Edson Henrique, da Divisão de Homicídios do Rio (DH-Rio), e Julio Wilker, da Delegacia de Homicídios Leste de Minas, comandam a equipe, com cerca de dez policiais, que estão há 40 horas investigando o paradeiro do corpo de Eliza.

Em frente à casa onde estariam os restos mortais da ex-amante de Bruno há dois carros estacionados: um Citroën e um Lada. Dentro do imóvel, há mais um carro - um Daewoo - e duas motocicletas. No momento em que a polícia chegou, a casa estava vazia e protegida por três cães rottweilers.
Mick Jagger: o pé frio da Copa do
Mundo está sendo importado

O homem que já derrubou quatro seleções neste Mundial da África do Sul não poderia passar desapercebido nas fases finais da Libertadores e na decisão da Copa do Brasil, que acontecem depois da Copa. Em tempos de Photoshop, o vocalista dos Rolling Stones, que já torceu para Inglaterra, Estados Unidos, Brasil e Argentina, agora veste outras camisas.

No Twitter, o usuário santysta (http://twitter.com/santysta) vestiu o cantor com a camisa do Vitória.


O microblog serviu de espaço para que colorados provocassem sãopaulinos. E lá estava Mick Jagger com o uniforme do clube do Morumbi, cortesia de raphaelt_.



A fama chegou também em Minas Gerais, onde a torcida cruzeirense aproveitou para usar a mandinga contra os rivais atleticanos. Glaysonfernande jogou essa imagem no Twitter:


A fama de Mick Jagger não parou por aí. No Orkut, a comunidade “A culpa é do Mick Jagger” foi criada no dia 2 de julho e, no domingo, já contava com mais de 130 mil membros.
47% dos usuários de droga têm
disfunção erétil, indica estudo

Estudo da UNIFESP realizado com 215 pessoas em tratamento de dependência química por álcool e outras drogas aponta que 47% dos homens apresentam alguma disfunção sexual. Número bem maior do que o encontrado pelo Estudo da Vida Sexual do Brasileiro (EVSB), realizado em 2004, com 7.103 brasileiros, no qual a prevalência do problema entre o gênero masculino foi de 18,2%.
De acordo com Alessandra Diehl, coordenadora da Enfermaria de Dependência Química da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (UNIAD) da UNIFESP e autora da pesquisa, o número é representativo e pode sim ser confrontado com a população geral.
Entre os principais problemas relatados pelos entrevistados, a ejaculação precoce lidera, atingindo 39% deles, seguido pelo desejo sexual diminuído (19%), dificuldade de ereção (12%), retardo na ejaculação (8%) e dor durante a relação (4%).
A psiquiatra explica que o tabagismo, o alcoolismo e a dependência de drogas como maconha, cocaína e crack, são importantes fatores de risco para o desenvolvimento de disfunções sexuais, principalmente disfunção erétil nos homens.
"O álcool e a nicotina, por exemplo, promovem alterações na arquitetura vascular de forma generalizada, atingindo órgãos vitais para o bom desempenho sexual", afirma.
"Já a cocaína, apesar de aumentar a libido, acaba, com seu uso crônico, fazendo o efeito contrário".
Outras drogas de abuso, como o ecstasy, o crystal e o ácido gama-hidroxibutírico (GHB), também conhecido como "Boa Noite Cinderela", aumentam a libido e, por esse motivo, são muito procuradas.
No entanto, Alessandra alerta que o uso crônico acaba por prejudicar o desejo sexual e a busca por essas drogas passa a ser mais para aliviar sintomas de abstinência do que pelo prazer propriamente dito.
Um dado que também chamou a atenção dos pesquisadores foi o comportamento sexual de risco entre os entrevistados.
Além de 41% deles não usarem preservativos durante a relação sexual e 27% usarem esporadicamente, a média de parcerias sexuais relatada foi de cinco ao ano.
Quase duas vezes maior que a média recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de três ao ano, para o comportamento "não promíscuo".
Na população geral brasileira a média encontrada no EVSB foi de 1,47 parcerias entre as mulheres e, 2,96, entre os homens.
Segundo a pesquisadora, um dos principais motivos da busca por novas ou várias parcerias afetivas e sexuais nessa população tem relação com as características de poliusuários de drogas e/ou de crack, que demonstram extrema impulsividade e pobre avaliação de riscos, com necessidade urgente de satisfação imediata.
"Uma das hipóteses também é que a grande maioria desses indivíduos apresente algum grau de lesão no lobo pré-frontal do cérebro, responsável pela nossa capacidade de organizar e tomar decisões", diz.
"O não uso do preservativo ou uso esporádico é outro comportamento que se mostra preocupante, pois temos, ao todo, 68% de indivíduos que precisam de intervenção e orientação profissional para diminuir riscos."

Apesar de perceberem que algo não vai bem em sua vida sexual, apenas 12% dos usuários de drogas procuram ajuda médica e outros 12% atribuem o problema ao uso de substâncias psicoativas. Para Alessandra, é primordial unir esforços para a intervenção precoce nesses indivíduos a fim de minimizar os danos. Entretanto, de acordo com ela, a grande maioria dos serviços destinados a dependentes químicos não têm, em sua grade de intervenções terapêuticas, a proposta de educação em saúde sexual de forma sistemática.

Coragem