quinta-feira, 8 de julho de 2010

Bruno acompanhou Eliza e presenciou
agressão, segundo polícia


O delegado Edson Moreira, da Delegacia de Homicídios de Minas Gerais, informou na manhã desta quinta-feira que o goleiro Bruno Fernandes participou do assassinato de Eliza Samudio (25), ex-amante do jogador.
Ele viu a ex-amante ser agredida, de acordo com a Polícia Civil.
Segundo o delegado, os depoimentos do adolescente de 17 anos e de Sérgio Camelo --primos do goleiro que estavam no sítio-- mostram que Bruno presenciou a mulher com a cabeça ferida e foi até a casa em que ela foi morta em Vespasiano (MG). De acordo com as testemunhas, o goleiro era o mais tranquilo de todos. O adolescente conta que saiu com Bruno, Macarrão (amigo do goleiro), Eliza e o bebê dela, de carro, após dizerem que iriam levá-la até um apartamento em Belo Horizonte, que o goleiro teria alugado para ela. Eliza tentava provar na Justiça que Bruno era o pai do seu filho.
Mais tarde, o trio retornou para o sítio sem Eliza, apenas com uma mala da vítima, que foi queimada próximo a uma cisterna do sítio, para não deixar provas da passagem dela pelo local.
Os delegados informaram que irão pedir a prisão preventiva do ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, conhecido como Neném, suspeito de envolvimento no desaparecimento de Eliza.
Na casa dele, em Vespasiano (MG), foi encontrado um circuito de câmeras que fazia o monitoramento externo além de uma rota de fuga. Os delegados acreditam que havia alguém na casa pouco antes da chegada dos policiais, já que a pia estava molhada e a janela estava aberta.
Só este ano, Romário e mais seis jogadores foram parar na delegacia
A casa do ex-policial foi apontada por um adolescente de 17 anos, primo do goleiro, como o local onde Eliza foi morta. Ontem, policiais realizaram buscas na residência, mas nada foi encontrado. Apesar disso, a polícia afirmou ter apreendido um carro na frente da casa, onde foram encontrados resíduos que podem ser de sangue no porta-malas.
Bruno e seu amigo Luiz Henrique Romão, o Macarrão, estão presos desde a noite de ontem no Rio. Os dois deixaram a Delegacia de Homicídios do Rio por volta das 13h desta quinta-feira e foram encaminhados para o Complexo de Gericinó para passar por triagem e devem ir, em seguida, para Bangu 2.

Guarda do menor

Em meio às investigações sobre o desaparecimento de Eliza, os pais da jovem entraram em confronto público ontem (7).
Sônia de Fátima Moura, 44, mãe de Eliza, que mora em Mato Grosso do Sul, disse que vai continuar disputando a guarda do neto, que está provisoriamente com o avô, Luís Carlos Samudio, 43, que mora em Foz do Iguaçu (PR).
Servidores são capacitados pelo 
Espaço Empreendedor


Funcionários de diversas secretarias da Prefeitura de Volta Redonda participaram nesta quinta-feira, 08, da palestra proferida pela professora da Faculdade Sul Fluminense (FASF), Zilda Contesini Santos, que falou sobre a importância do Relacionamento Interpessoal no local de trabalho. Participaram do evento servidores da Fevre, Guarda Municipal, Secretaria de Ação Comunitária, Procuradoria, Fazenda, gabinete do prefeito e vice, entre outros.No encontro foram abordados em relação ao tema os tópicos, conceito, fundamentos, trabalho em equipe, resolução de conflitos e dinâmica.
O projeto Espaço Empreendedor, idealizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), para capacitar os servidores públicos municipais, teve início quinta-feira, 01 de julho.  A palestra de lançamento foi proferida pelo professor e gerente de qualidade do Centro Universitário Geraldo Di Biasi, Frederico de Almeida que falou sobre o tema “De Olho na Qualidade da Prefeitura. O Espaço funcionará todas as quintas-feiras, no auditório da PMVR, das 15 às 17 horas e abordará vários temas. 
“Todas as quintas-feira, temos vagas para 50 funcionários da prefeitura e das autarquias e as inscrições devem ser feitas através do portalvr.com, de acordo com o interesse de cada servidor no tema da semana, explicou a coordenadora do projeto, Vera Nunes, da secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, elogiando a adesão dos participantes no primeiro encontro e lembrando que as palestras acontecerão até novembro.  
Na palestra do mestre Frederico de Almeida foram realizadas dinâmicas de grupos, apelo motivacional para a mudança de comportamentos e atitudes, com as seguintes abordagens Anagrama d’olho, Ações para a qualidade, fases de implantação de um programa de qualidade, filosofia, pensamentos, hábitos e atitudes que fomentam a qualidade de vida, formação de times e equipes, jogo da vida e desafios para o sucesso.          O projeto tem como parceiros o Centro Universitário de Barra Mansa – UBM, Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, Centro Universitário Geraldo Di Biasi – UGB, Faculdade Sul Fluminense – FASF, Universidade Federal Fluminense – P.U. Volta Redonda e o CEDERJ – Pólo Volta Redonda.
Na próxima quinta-feira, dia 15 de julho, o tema será o Atendimento ao Cliente, com o professor Edilberto Venturelli, da UGB, que abordará os tópicos, Quem é o cliente, Análise do comportamento do cliente, Psicologia do cliente, Psicologia do cliente, Abordagens ao cliente e Estratégias para conquistar o cliente.


Empreendedor Legal vai informar 
como abrir empresas


A Prefeitura de Angra dos Reis, através da Secretaria de Atividades Econômicas, vai realizar o Empreendedor Legal, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RJ), no dia 21 de julho em frente à Estação Santa Luzia. No evento serão prestadas informações sobre como legalizar uma empresa, abri-la e haverá palestras sobre planejamento empresarial e vendas, entre outros assuntos. O atendimento ao público será feito das 10h às 18h.
Os empreendedores de Angra dos Reis que trabalham por conta própria ou que têm um negócio informal terão a oportunidade de tirar dúvidas sobre legalização, planejamento, desenvolvimento e otimização de uma empresa. Os interessados em legalizar sua atividade poderão obter seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e iniciar a abertura do processo para emissão do alvará no local, sem custos. O alvará não será expedido na hora porque há atividades – em especial as que implicam consequências à segurança local do negócio, ao meio ambiente ou à saúde – que têm ordenamento jurídico próprio do município, ou seja, precisam de mais tempo para serem formalizadas.
Logo depois da abertura do evento será apresentada a palestra “Empreendedor Legal – nunca foi tão fácil legalizar seu negócio”, às 11h. Na parte da tarde estão programadas mais três: “De olho nas finanças para acesso às linhas de crédito”, às 15h; “Qualidade no atendimento: a chave para o sucesso”, às 16h e “Como vender mais e melhor”, às 17h. O Sebrae-RJ fará sorteios de camisas, cursos e bonés para os participantes. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (ligação gratuita) 0800-570-0800.
O Empreendedor Legal conta com a parceria entre as secretarias de Atividades Econômicas, Fazenda, Fundação de Turismo (TurisAngra), Fundação de Saúde (Fusar) e Subsecretaria de Informática.
ESCOLA DO LEGISLATIVO OFERECE DO SUPLETIVO AO MBA


O primeiro semestre de 2010 foi de afirmação para Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj). Neste período foram formadas turmas de Ensino Fundamental e do Master of Business Administration (MBA) em Formação Política e Processo Legislativo, além de 522 alunos que fizeram algum dos 11 cursos oferecidos aos servidores, funcionários terceirizados da Casa e para os cidadãos em geral. Para o segundo semestre, a Elerj pretende manter o ritmo, já tendo anunciado a realização de curso sobre o funcionamento do legislativo voltado para universitários e o pré-vestibular social à distância. Coordenador da Elerj, o deputado Gilberto Palmares (PT) comemorou a produtividade da entidade. “Temos orgulho de nossos formandos. Os do ensinos Fundamental e Médio porque souberam aproveitar esta segunda chance de estudo, e os demais porque corresponderam às nossas expectativas, comparecendo às aulas e demonstrando interesse por nossos cursos”, afirmou.
Para o petista, a escola, que foi criada em 2001, vem alcançando todas suas metas. “Estamos cumprindo um papel fundamental não só para os servidores da Casa como também para funcionários, gestores municipais e
público externo, que pode participar de nossos seminários e cursos”, acrescenta Palmares. De acordo com a diretora-geral da Escola, Joseti Marques, a ideia de transformar a escola em um polo do Pré-Vestibular Social partiu dos alunos formados na turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) oferecido pela Elerj, em 2009. Foram inscritos alunos que vão concluir o Ensino Médio em 2010 e os que já terminaram o curso.
“Nosso objetivo é apoiar aqueles que querem dar continuidade à sua formação e ampliar o alcance desta iniciativa para toda a sociedade”, disse Joseti. Segundo ela, o pré-vestibular gratuito esteve entre os cursos mais procurados, que recebeu 404 inscrições, seguido do MBA, que vai gerar uma publicação com os 23 melhores trabalhos finais. “A Elerj vem trabalhando para contribuir com a construção de uma imagem positiva do Parlamento fluminense, através de novos cursos e projetos. A capacitação e educação do corpo técnico e parlamentar demonstra o esforço de toda a nossa equipe, que busca a melhoria na qualidade de prestação do serviço público”, lembrou Joseti.
Além dos cursos direcionados aos departamentos da Alerj, como os de Capacitação Profissional e o EJA, que ampliou a escolaridade de 18 servidores em parceria com a Universidade do Rio de Janeiro (Uerj) e o
Instituto Brasileiro de Gestão de Negócio (Ibgen), a Elerj diplomou 32 servidores do curso de MBA. Na última semana de março (24/03), foi aberto o Ciclo de Conferências Pensamentos políticos e sociedade sobre o papel do transporte de massa no crescimento econômico. Mediado pelo coordenador da Elerj, participaram dos debates o então secretário de Estado de Transportes, Júlio Lopes; o engenheiro Fernando Mac Dowell, consultor em Engenharia de Transportes; o subsecretário Municipal de Transportes do Rio, Rômulo Dante Orrico Filho, e o presidente do Conselho de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Rio (Crea-RJ), Agostinho Guerreiro.
Em abril, foram realizados os cursos de curta duração como: Comunicação e relação com a imprensa e outros públicos, Legislativo e o controle do orçamento público; Gestão por competência e do conhecimento no serviço público; e Protocolo e cerimonial público. Em maio, foi realizada a conferência “Pré-sal e os desafios para o Brasil”, que contou com a participação do assessor especial da Petrobras, Rosemberg Pinto, e do coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Petróleo do Estado do Rio (Sindpetro), Emanuel Cancela, além do deputado Paulo Ramos (PDT), os deputados federais Luiz Sérgio (PT-RJ) e Edson Santos (PT-RJ), o presidente da Central Única dos Trabalhadores do Rio (CUT-RJ),
Darby Igayara, e representantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP). Foram também realizados os cursos de Processo e técnica legislativa; Elaboração e gestão de projetos em políticas públicas; Comunicação e oratória; Atualização em Língua Portuguesa; Análise do cenário contemporâneo; e Gestão de Eventos.
Nesta quarta-feira (07/07) já foram iniciadas as aulas do pré-vestibular, para 240 alunos, às segundas e quartas-feiras, das 18h às 22h. As aulas serão ministradas por professores da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. Já no dia 08 de agosto será realizada a primeira aula do curso Estrutura e funcionamento do Poder Legislativo do Estado do Rio de Janeiro, direcionado aos estudantes de graduação em geral, inaugurando o programa Legislativo & Universidade, para 40 universitários.
QUATIS SEDIA SEMINÁRIO REGIONAL
Evento está sendo promovido pelo Governo do Estado

O prefeito José Laerte d’Elias participa nesta sexta-feira, dia 8, do Seminário Regional do Médio Paraíba, evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da secretaria de Estado de Planejamento e Gestão. Com o objetivo de apresentar aos prefeitos e secretários de 14 municípios todo o planejamento estratégico do governo, esta é a sétima reunião realizada no estado.
As outras seis foram feitas em cidades das outras regiões administrativas, já que, para viabilizar as apresentações a todos os municípios, eles foram agrupados em regiões, que começaram a receber a equipe do Estado seis meses atrás. A do Médio Paraíba compreende os municípios de Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença, Volta Redonda, Sapucaia e Três Rios, sendo que os representantes das duas últimas foram convidados por não terem podido comparecer ao seminário da região Sul, na qual estão compreendidas geograficamente.
O município de Quatis foi escolhido para sediar o seminário e, de acordo com os organizadores, vai receber pelo menos um representante de cada uma das cidades. “Nosso município vai sediar um evento importante política e economicamente, já que é neste seminário que vamos conhecer as estratégias do Governo, inclusive para a nossa cidade”, explicou o prefeito José Laerte.
O evento terá início às 9 e meia da manhã, com um café de boas vindas. Às 10 horas, o prefeito de Quatis e as demais autoridades presentes fazem a abertura oficial do seminário. Às 10 e meia, haverá uma palestra com o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Sergio Ruy Barbosa, com o tema: “Planejamento estratégico do Governo do Estado”.
Às 11 e meia, quem fala sobre “Análise Sócio Econômica do Estado do Rio de Janeiro e da Região do Médio Paraíba” é o professor Mauro Osório, do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da UFRJ. Ao meio dia, Jorge Barreto apresenta o tema “Sistemas Públicos de Informação e Dados”. Logo depois, finalizando o seminário, o diretor de Atendimento a Entidades Públicas da Investe Rio, Celso Mendes Gonçalves, apresentará as condições para que os municípios possam se candidatar a receber recursos do BNDES, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
Às 13 horas, será servido um almoço na Fundação Feira da Roça.
O Seminário Regional do Médio Paraíba será na Pousada Por do Sol, à rua Omar de Oliveira Barros, 16, Jardim Polastri, Quatis.
FBG forma mais de 300 profissionais

Fundação oferece mais de dez cursos diferentes, que capacitam semestralmente quase 500 pessoas

Familiares e amigos dos 321 formandos em doze cursos profissionalizantes lotaram a quadra da Fundação Beatriz Gama, nesta quinta-feira, 08, pela manhã. Na solenidade foram entregues os certificados dos cursos de Artesanato, Padaria e Confeitaria, Informática Básica, Pintura em Parede, Silk-screen, Mecânica de Autos, Depilação e Maquiagem, Pintura em Madeira, Culinária, Cabeleireiro, Manicure e Oficina de Mega Hair.
Diversas autoridades prestigiaram o evento, entre elas o prefeito Antônio Francisco Neto; o vice-prefeito Nelsinho Gonçalves; o presidente da FBG, Vitor Hugo Gonçalves de Oliveira e o chefe de gabinete da instituição, Ênio Batista; o diretor pedagógico da FBG, Paulo Guerra; o secretário de Fazenda, José Carlos de Abreu; o comandante da Guarda Municipal, Luiz Henrique Monteiro Barbosa; do coordenador de Defesa Civil, Rodrigo Ibiapina; além de Kátia Silvério, gerente do departamento de Proteção Especial da Smac; e Cléa Camilo, assessora da Fevre – Fundação Educacional de Volta Redonda, que representava o presidente da instituição, José Luiz de Sá.
Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, o primeiro a saldar os novos profissionais foi Vitor Hugo. Ele lembrou a mudança de perfil da FBG, que era um abrigo para menores carentes de 0 a 18 anos e hoje é um centro de formação profissionalizante permanente. “O desenvolvimento de políticas públicas em defesa da criança e do adolescente fez com que eles se fixassem em casa, reduzindo, significativamente, o número de abrigados. A preocupação então passou a ser a inserção no mercado de trabalho e o investimento nos cursos profissionalizantes”, disse o presidente da FBG.
Paulo Guerra afirmou que os formandos acumularam conhecimento para a vida durante os cursos e que estão aptos para exercerem a profissão que escolheram. O vice-prefeito Nelsinho Gonçalves ressaltou a importância da formação profissional para os jovens. “A FBG qualifica jovens de 14 a 25 anos e os deixa aptos para o competitivo mercado de trabalho”, reafirmou.
O prefeito Neto reconheceu a dificuldade para se conseguir uma vaga no mercado de trabalho, mas ressaltou que sem qualificação a dificuldade é ainda maior. “Todos aqui têm agora uma profissão e chances reais de atuar na área que escolheram”, disse, completando que vai investir cada vez mais na FBG por reconhecer a competência de Vitor Hugo e de todos os funcionários da instituição que têm compromisso com a boa formação profissionalizante. “Temos que abrir cursos e ampliar a prestação de serviços da FBG voltados para atender empresas que estão se instalando no município. Investir em plantação e na criação de peixes para vender para empresas do ramo de alimentos”.
A formanda da Oficina de Mega Hair, Juliana Carina da Silva Gomes, falou por todos os colegas e, após seu discurso de agradecimento, um representante de cada curso recebeu o diploma das mãos das autoridades que compunham a mesa. A solenidade foi encerrada com coquetel para os convidados.


Piraí treina pessoal da saúde
para luta contra o tabagismo



Em parceria com o Governo do Estado, a Secretaria de Saúde de Piraí realizou mais um treinamento para profissionais de saúde, com a finalidade de ampliar e aprimorar o programa de combate ao tabagismo no município. O curso, que reuniu 60 pessoas, foi ministrado, no dia 5 de julho, pela coordenadora do Programa de Combate ao Tabagismo da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Sabrina Presman, que, entre outras informações, falou sobre técnicas de abordagem ao paciente e a indicação e utilização corretas dos medicamentos adotados pelo Ministério da Saúde para redução dos efeitos da nicotina no organismo.
Piraí tem, hoje, cerca de 200 pacientes sendo atendidos no Programa de Combate ao Tabagismo, e desses 35 conseguiram vencer o vício de fumar, segundo a coordenadora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Albanéa Trevisan, que faz uma recomendação a quem pretende largar o vício: não desistir, jamais.
“Lutar e vencer o vício não é nada fácil, uma vez que o hábito de fumar pode ter sido construído durante anos na vida de um paciente. Não existe um padrão preestabelecido, também, a pessoa pode fumar há pouco tempo e sentir mais dificuldade em parar que outra que fumou durante muito mais tempo. O importante é não desistir. Se tentou e não conseguiu, continue tentando”, frisa Albanéa Trevisan, recomendando o programa antitabagismo da Secretaria Municipal, que possui profissionais capacitados em todos os PSFs.
A coordenadora de Atenção Básica explica ainda que o treinamento em parceria com o Governo do Estado faz parte de um projeto a longo prazo implantado pela Secretaria Municipal de Saúde, visando a ajudar a população a vencer o tabagismo.
A luta contra o cigarro no Brasil obteve mais uma recente vitória, segundo informações do Ministério da Saúde. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição, realizada pelo IBGE, o número de fumantes no Brasil, que em 1989 era de 30% da população, foi reduzido à metade - em 2009 caiu para 15% -, confirmando que o Brasil é um dos países com melhores índices na luta contra o tabagismo. Na Argentina, os dependentes da nicotina são 35% e Estados Undos, 40%.
A redução, de acordo com o Ministério da Saúde, se deve à serie de medidas contra o tabagismo, entre elas proibição publicidade do tabaco, aumento de impostos sobre o produto, a inclusão de advertências mais explícitas sobre os malefícios do fumo nos maços de cigarro e mais rigor na proibição de fumo em locais fechados de uso coletico.

Piraí conquista título pan-americano
no judô

Luiz Cláudio é campeão Pan-Americano

Mais um projeto esportivo da Prefeitura de Piraí acaba de se projetar internacional. O ligeiro Luiz Cláudio Ferreira Júnior, da Escola de Judô da Secretaria de Esporte e Lazer, ainda comemora o título de campeão pan-americano da categoria, conquistado no 34° Campeonato Pan-americano Sênior, realizado em Boa Vista, Roraima, no final do mês passado.
“Senti o peso de estar representando não apenas Piraí, mas o meu país. Mas sabia da minha capacidade e me empenhei ao máximo para não decepcionar aqueles que acreditavam no meu potencial e felizmente fui feliz”, afirma Luiz Cláudio, único atleta de Piraí classificado diretamente para o Pan-americano. Ele viajou acompanhado do professor da Escola de Piraí, o também judoca Gláucio Dinelli, que integrou a comissão da Seleção Brasileira.
Além do Campeonato Pan-americano, Luiz Cláudio disputou também a Copa Internacional de Judô, realizada no mesmo período, em Boa Vista, em homenagem ao presidente da União Pan-americana de Judô, Jaime Casanova, E voltou a brilhar: conquistou a medalha de ouro. As duas competições, disputadas no ginásio Hélio Campos, foram organizadas pela União Pan-americana de Judô (UPJ) e tiveram a presença do presidente da Federação Internacional do esporte, Carlos Dias. Participaram cerca de 170 atletas, homens e mulheres, de sete países.

Vôos mais altos
Embora tenham se passado vários dias, Luiz Cláudio continua comemorando a conquista dos dois títulos, que vão se juntar às 20 medalhas que já havia conquistado em 24 outras competições.
“Agradeço primeiramente a Deus e também a minha família, ao meu técnico Dinelli e à Prefeitura de Piraí pela oportunidade e incentivo que tive. Sempre a creditei na minha capacidade, mas sem o apoio deles este sonho teria sido mais difícil”, acrescenta Luiz Cláudio, que projeta vôos mais altos.
O primeiro passo para esse novo vôo está prestes e se confirmar: sua filiação à Federação de Judô do Rio de Janeiro e, consequentemente, à Confederação Brasileira. O Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Dimitrius Silva, informou que o processo de filiação já está sendo estudado. Enquanto isso, Luiz Cláudio continuará competindo como filiado às Ligas Estadual e Nacional.
A filiação à Federação amplia as oportunidades, porque tanto a Federação Estadual como a Confederação possuem calendários com mais competições. Além disso, abre possibilidade para Luiz Cláudio conseguir a Bolsa Atleta, ajuda financeira oferecida pelo Ministério dos Esportes a todos atletas que se projetam.
“Espero continuar projetando o nome de Piraí da melhor maneira possível, para retribuir o apoio que recebo da Prefeitura”, afirma Luiz Cláudio.
Nascido e criado em Piraí há 17 anos, Luiz Cláudio Jr, confirmou nas duas competições internacionais o que seu técnico Gláucio Dinelli, e os companheiros previam. Ele era considerado a maior promessa da Equipe de Judô da Prefeitura. Aluno do 3° ano do ensino médio do Colégio Estadual Affonsina Mazzillo Teixeira Campos (CEAMTEC), o judô entrou na vida de Luiz Cláudio sem querer. Ele havia tentado antes ginástica de trampolim e futsal, outros projetos também desenvolvidos pela Secretaria de Esporte e Lazer de Piraí.
O projeto de Judô da Prefeitura de Piraí existe há cerca de seis anos, possui atualmente cerca de 250 alunos, divididos nos polos de Piraí e de Santanésia. O projeto é aberto a crianças a partir de 4 anos, jovens, pessoas da 3ª idade e também portadores de necessidades especiais. Para se inscrever, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, pelo telefone (24) 2431-9983. As aulas são gratuitas.

Campeonato Estadual
A Escola de Judô da Prefeitura de Piraí participou recentemente do Campeonato Estadual, obtendo 12 medalhas, sendo 6 de ouro, 3 de prata e 3 de bronze. Os campeões foram: infanto - Matheus da Silva Alves, superligeiro, faixa branca-azul, -28kg; e Luiz Gustavo, infanto, leve, amarela, -38kg; sênior - Alessandra Pires Oliveira, ligeiro, branca–amarela, -48kg; Maria Eduarda Lerback, meio-médio, branca–amarela, -63kg; Pámela Mendes L. da Silva, pesado, branca–amarela, +78kg; Raiany Goulart Paulino, pesado, laranja, +78kg;
As medalhas de prata foram conquistadas por: Arthur C. B. da Silva, infantil, ligeiro, amarela, -30kg; Luiz Heitor de Oliveira, infanto, leve, amarela, -38kg; e João Vitor Costa Moraes, infanto, meio-médio, amarela, -42 kg.
Medalhas de bronze: Iago Campos de Sousa, infantil, superligeiro, amarela, -28kg; Wendell G. S. de Luzia, infantil, ligeiro, amarela, -30kg; e Vinicius Quintanilha, infantil, meio-pesado, amarela, 50kg.


Piraí amplia oferta de
cursos técnicos na região

CVT vai capacitar e melhorar renda do trabalhador,
afirma Tutuca


Construído em tempo recorde – menos de um mês -, já está em pleno funcionamento o prédio que abriga o Centro Vocacional Tecnológico (CVT), o Centro de Ensino Tecnológico e Profissionalizante (CETEP) e a nova FAETEC de Piraí. Com as novas instalações, a oferta de vagas em diversos cursos será significativamente ampliada, passando das atuais 800 para mais de 1.500, nos três turnos. O prédio dispõe também de um telecentro – o Centro de Democratização Digital -, aberto ao público, que poderá utilizá-lo para qualquer tipo de consulta.
As novas instalações foram inauguradas no dia 2 de julho, em solenidade que contou com a presença do Prefeito Arthur Henrique Gonçalves Ferreira (Tutuca), do Vice-governador Luiz Fernando Pezão, representando o Governador Sérgio Cabral; do atual e ex-Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, respectivamente Luis Edmundo Costa Leite e deputado federal Alexandre Cardoso; do presidente da FAETEC, Celso Pansera; da diretora da FAETEC-Piraí, Suely Venâncio; de vereadores, secretários municipais, líderes comunitários e alunos dos cursos oferecidos atualmente pela FAETEC.
O Vice-governador Pezão provocou risos quando disse que em toda sua carreira política jamais havia participado de uma solenidade de inauguração tão rápida. Citou que na véspera estivera num encontro na Baixada, em que apenas dois discursos duraram quase uma hora, enquanto na inauguração do CVT de Piraí os seis discursos que antecederam ao dele levaram menos de 40 minutos. O motivo da rapidez era a coincidência da solenidade com o horário do jogo Brasil x Holanda, pelas quartas de final da Copa do Mundo. A solenidade, iniciada ó volta das 9h20, durou menos de uma hora.
Pezão destacou a importância da obra para a população de Piraí, que estará mais capacitada a ocupar os empregos que gerados pelas indústrias que se instalam no município e lembrou o importante papel desempenhado por Gustavo Tutuca, quando Secretário de Governo, junto ao Governo do Estado, para que se concretizasse a instalação do CVT de Piraí:
“O estado já instalou mais de 45 CVTs, que têm representado uma verdadeira revolução em cada cidade que os receberam e em Piraí não será diferente”, frisou Pezão.


Fábrica de bons profissionais
O presidente da FAETEC, Celso Pansera, agradeceu ao Prefeito Tutuca, ao ex-Secretário de Governo Gustavo Tutuca, ao ex-Secretário estadual Alexandre Cardoso e ao vice-governador Pezão o apoio para que fosse possível entregar a obra no prazo e destacou que, com a ampliação de cursos, Piraí vai poder formar trabalhadores mais qualificados, o que melhorará também os salários.
A rapidez da obra impressionou também o Secretário Luis Edmundo, levando-o a afirmar que com empenho, dedicação e vontade política tudo é mais rápido.
“Tenho a convicção de que estamos entregando não apenas uma unidade de ensino, mas uma fábrica de capacitação de mão de obra, de bons profissionais para o novo distrito industrial que Piraí planeja.
A diretora da FAETEC-Piraí, Suely Venancio, destacou o fato de Piraí, com a nova “casa de educação”, estar proporcionando condições para “transformar vidas e mudar pessoas, via capacitação tecnológica”.

Mudança na LDB
O deputado federal Alexandre Cardoso (PSB) aproveitou a ocasião para anunciar que entrará com projeto no Congresso Nacional propondo mudança na Lei de Diretrizes e Bases das Educação, para que o ensino médio seja também profissionalizante, que contribua para preparar o jovem para o primeiro emprego.
“Hoje, o jovem pode empunhar um fuzil e tomar conta de boca de fumo, mas não tem oportunidade de estudar para ser pedreiro, soldador, bombeiro hidráulico, profissionais em falta no mercado. O ensino médio, como está, não prepara o jovem para nada. Podemos começar essa revolução no ensino por Piraí, educando os jovens para o mercado de trabalho, para a vida”, enfatizou Cardoso.
Bastante emocionado e com lágrimas nos olhos, o Prefeito Tutuca falou da satisfação de todo administrador público ao entregar um melhoramento para a população, mas que a satisfação é dupla quando se trata de obra na área de educação.
Prefeito lembrou que a implantação de um CVT em Piraí foi agilizada a partir do momento em que Gustavo Tutuca se filiou ao PSB, em meados do ano passado, o que tornou mais habitual o contato com Alexandre Cardoso, então Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, presidente regional do partido e responsável pela implantação das unidades de ensino profissionalizante.
“Com as novas instalações, vamos ampliar a oferta de cursos, tornando possível melhorar a capacitação da população, aumentar a renda dos trabalhadores e, conseqüentemente, melhorar a qualidade de vida, que é nosso principal objetivo”, afirmou o Prefeito que agradeceu também a dedicação da construtora, Campos Guerra, pela rapidez da obra, apesar da Copa do Mundo, que paralisou todo o país.
Vale conclui venda de participações minoritárias de Bayóvar


A Vale informa que concluiu a venda de participações minoritárias no projeto Bayóvar localizado no Peru, através da empresa recém-formada MVM Resources International B.V. (MVM), que controla e opera o projeto, para a The Mosaic Company (Mosaic), companhia listada na New York Stock Exchange, e Mitsui & Co., Ltd. (Mitsui), listada na Tokyo Stock Exchange.
A Vale vendeu 35% do capital total da MVM para a Mosaic por US$ 385 milhões e 25% para Mitsui por US$ 275 milhões. A Vale mantém o controle do projeto Bayóvar, com 51% do capital votante e participação de 40% do capital total da MVM.
Bayóvar é um projeto de rocha fosfática, localizado em Sechura, no departamento de Piura, no Peru, que consiste em mina a céu aberto com capacidade esperada de produção de 3,9 milhões de toneladas métricas por ano e um terminal marítimo. A conclusão do projeto está prevista para acontecer nas próximas semanas.
A aliança de Vale, Mosaic e Mitsui nesta nova empresa cria valor significativo para nossos acionistas proporcionando a Bayóvar acesso a conhecimento técnico, off-take garantido e maior capacidade de distribuição. A transação está em linha com a estratégia de nos transformamos em líder global na indústria de fertilizantes, com a construção de uma plataforma de criação de valor de classe mundial que está sendo viabilizada através da combinação de aquisições, joint-ventures e crescimento orgânico.






espaço publicitário:


Picciani dá início à campanha ao Senado
na Central do Brasil

Primeiro dia na Central do Brasil

Na sua primeira agenda na Central do Brasil, às 17h de ontem, quarta (7), onde tradicionalmente estreou sua campanha, o candidato ao Senado Jorge Picciani já mostrou de cara o arco de alianças construído para a eleição. Candidatos de vários partidos caminharam com ele. A candidata à deputada federal do PT, Benedita da Silva, ajudou a distribuir os santinhos. Dentre os presentes, Carlos Correa (seu primeiro suplente, do PDT), Sabino (PSC), Armando Jose (PSB), Wagner Montes (PDT) e os peemedebistas: Graça Mattos, Andre Lazzaroni, Marcelino D´Almeida e Domingos Brazão.