quarta-feira, 14 de julho de 2010

Robinho filia-se ao PRP


Rogério Loureiro é o novo presidente do Diretório Municipal do PRP

A convite do presidente do PRP de Volta Redonda, Rogério Loureiro, o atacante Robinho, que disputou o campeonato carioca pelo Vasco, filiou-se ao partido.
Revelado pelo Voltaço e natural do município, Robinho tem 22 anos e diz que decidiu filiar-se a um partido político com objetivo de contribuir com a sociedade.
Ao se filiar ao PRP, Robinho está apto para disputar as eleições de 2012 – a legislação eleitoral exige o mínimo de filiação antes do pleito –, mas o jogador diz que não está pensando sobre o assunto no momento.
“Os jovens, de uma forma geral, sentem-se afastados da política por conta das denúncias de corrupção que sempre existem. O convite do Rogério, que é uma pessoa que eu conheço há bastante tempo e com muita credibilidade, me motivou a escolher o PRP”, diz Robinho, que está negociando sua transferência para um grande clube. 
Rogério Loureiro elogiou a consciência política de Robinho e diz que a sua filiação ao PRP pode servir de incentivo para que outros jovens também se interessem pela política.
“O Robinho é um jovem daqui de Volta Redonda, que serve de exemplo e incentivo para muitas pessoas na área do esporte e agora poderá dar este exemplo também na política”.
Fecomércio-RJ pede suspensão de lei que restringe sacolas plásticas no Estado

Orlando Diniz, presidente da FECOMERCIO - Foto: Wagner Gusmão

O presidente da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro, Orlando Diniz, informou que a Fecomércio-RJ entrou hoje (14) com um pedido de liminar a Justiça para suspender a vigência da lei estadual que restringe a circulação de sacolas plásticas no Estado.
A Fecomércio, que representa mais de 400 mil empresários, alega que a lei não atende a toda a cadeia produtiva e gera encargos para os empresários.
O superintendente de Relações Institucionais da entidade, Marcos Neves, destacou que a lei vai atingir municípios do interior e da Baixada Fluminense, que teriam dificuldades para se adaptar.
“A lei é falha, ela só pega um aspecto, cria encargo. Ela cria vários problemas na sua operação”, disse. Para ele, a legislação teria que tratar de algo mais abrangente, incluindo os resíduos e sua destinação. “O que o comerciante vai fazer com sacolas que vão ser recolhidas? Vai encaminhar essas sacolas pra onde? E de que forma vai encaminhar essas sacolas? É um problema que a lei não prevê”.
A medida entra em vigor na próxima sexta-feira (16) e, de acordo com a entidade, não há tempo hábil para o comércio adquirir as sacolas reutilizáveis, como determina o texto.
A assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Estado informou que a liminar ainda não foi apreciada pelos desembargadores do Órgão.
Uso de sacolas plásticas no comércio do Rio fica restrito a partir de sexta-feira


 A partir de sexta-feira as sacolas plásticas estão proibidas de serem usadas no Estado do Rio de Janeiro

O uso de sacolas plásticas para embalar mercadorias fica restrito no Rio de Janeiro a partir de sexta-feira (16), com a entrada em vigor da Lei nº 5.502 de 2009.
Os parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado do Rio tinham aprovado o adiamento para janeiro de 2011, mas o Diário Oficial do Estado publicou nesta terça-feira (13) o veto do governador Sérgio Cabral.
Também na sexta-feira, fiscais da Secretaria do Ambiente vão a supermercados e lojas para garantir a aplicação da lei. O órgão informou, no entanto, que inicialmente eles vão realizar ações educativas e não está prevista a aplicação de multa, que pode chegar a R$ 20 mil.
De acordo com o presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro, Aylton Fornari, o comércio vem se adaptando há algum tempo às novas regras.
“Estamos preparados para cumprir essa lei, os mercados vão dar desconto de 3 centavos em cada cinco itens para quem não quiser levar a sacola. E vão disponibilizar outros tipos de sacolas reforçadas, como de lona e ráfia, que possam ser reutilizadas. Isso já vem acontecendo há algum tempo, mas sexta começa a fiscalização da mudança do sistema”, destacou Fornari.
O comércio popular também terá de observar a lei. O presidente da Sociedade de Amigos e Adjacências da Rua da Alfândega (Saara), Ênio Bittencourt, diz que será difícil mudar em tão puco tempo e reclama da falta de alternativas.
“A gente vai fazer o que for possível, porque o comércio popular utiliza muito esse material. Vai ficar meio apertado o prazo, vamos tentar diminuir, porque não nos apresentaram nenhuma alternativa”, disse Bittencourt, que representa comerciantes do maior centro de comércio popular da cidade.
Rosângela de Souza, que trabalha numa papelaria na Praça Mauá, no centro do Rio, reclamou da falta de informação, apesar de ser a favor da preservação do meio ambiente.
“Tem mais é que mudar mesmo, o que pudermos fazer para melhorar o meio ambiente será ótimo, o planeta agradece. Mas faltou informação, porque no nosso caso acabamos de comprar um estoque para seis meses de sacola plástica. Não sabemos o que vai ser feito ainda”, disse a vendedora.
Em quase um ano da campanha Saco É um Saco, do Ministério do Meio Ambiente em parceria com a Secretaria do Ambiente do estado, foram recolhidos mais de 600 milhões de sacolas plásticas no Rio de Janeiro.
A assessoria da Secretaria do Ambiente informou que a campanha vai ser intensificada com o objetivo de esclarecer a população sobre os prejuízos que o plástico causa ao meio ambiente, já que a decomposição do material leva até 500 anos. 

Zoinho prestigia comemoração do Dia do Panificador

Em primeiro plano, o ex-Prefeito de Volta Redonda, Marino Clinger (e), o candidato a Deputado Federal, Jorge de Oliveira, o Zoinho, e o empresário e candidato a Deputado Estadual, Antônio Cardoso, que prestigiaram o evento.

Panificador recebe homenagem da Alerj em noite festiva no Clube Comercial

No último dia 8, o Sindicato das Industrias de Panificação e Confeitaria do Sul do Estado do Rio comemorou seus 60 anos de fundação, com o lançamento do livro “60 anos de Paixão”, num jantar dançante, com a Orquestra Tabajaras, no Clube Comercial.
Mais do que o brilho pelas comemorações, o evento serviu de palco para que a Alerj, através dos deputados Edson Albertassi e Oldenei Botelho, fizessem justas homenagens aos panificadores da região, dentre eles Abibilio Marques, da Padaria Madrigal e Leonardo Mollica, filho do primeiro proprietário de Padaria em Volta Redonda, Luiz Mollica, que posteriormente seguiu seus passos e se tornou um mega empresário da região.
O candidato a deputado federal, Jorge de Oliveira, mais conhecido como Zoinho, também esteve presente no evento ressaltou a importância daquele momento, oportunidade em que assinalou sua admiração por esses trabalhadores que, diuturnamente, se esforçam para permitir que o brasileiro receba diariamente o “pãozinho” no café da manhã.
Na opinião de Zoinho, as homenagens foram justas e o trabalho merece o reconhecimento público, pois se trata de uma classe das mais importantes e produtoras do país, compostas de pessoas que se preocupam com o bem estar do próximo.
“O Sipacon está de parabéns por mais de meio século de trabalho voltado para o bem estar da população”, disse Zoinho, concluindo “Quero cumprimentar cada padeiro, cada pessoa que trabalha em uma padaria, em uma confeitaria, e dizer-lhes que o progresso da nação tem muito haver com o trabalho que realizam, alimentando cada pai, cada integrante da família no início do dia”.

Essiomar em visita a Petrópolis e Resende

O candidato Essiomar Gomes (e) ao lado do Prefeito de Resende, José Rechuan, durante a visita aquela cidade


 Essiomar Gomes (e) ao lado do Presidente da FECOMERCIO, Orlando Diniz, no Festival de Inverno de Petropolis -  Fotos: Wagner Gusmão
  
O vice-prefeito de Angra dos Reis, Essiomar Gomes, candidato a deputado estadual pelo PP, esteve em visita a Petrópolis, na noite da última segunda-feira (12), prestigiando a 10ª edição do Festival de Inverno, realizado naquela cidade.
Com mais de 40 eventos, de 25 de junho a 18 de julho, o Festival é uma realização do SESC, Dellarte e da Prefeitura de Petrópolis.
Na ocasião, Essiomar esteve com seu grande amigo Dr. Orlando Diniz, presidente da Fecomércio/RJ.
Os dois conversaram sobre as eleições e Dr. Orlando ratificou mais uma vez seu integral apoio à candidatura do vice prefeito de Angra dos Reis, Essiomar Gomes.
Em Resende, o candidato a deputado estadual Essiomar Gomes esteve, em companhia do candidato a deputado federal Júlio Lopes (PP), visitando a cidade para compromisso com lideranças políticas, oportunidade que foram recebidos pelo prefeito de Resende, José Rechuan Júnior (DEM), que se solidarizou ratificando seu apoio a ambos os candidatos.

Larissa fez ensaio fotográfico e “torceu” para a Espanha na final

Larissa Riquelme, a modelo paraguaia, fez ensaio fotografico para apoiar a Espanha na final
Ao contrário do cantor inglês, Mick Jagger, que se mostrou um grande “pé frio”, a modelo e torcedora do Paraguai, Larissa Riquelme, mostrou que sabe escolher para quem torce.

A modelo tem aproveitado cada segundo da fama repentina proporcionada pela Copa do Mundo.
O amor incondicional ao selecionado paraguaio foi deixado de lado por alguns instantes.
Larissa fez poses sensuais e, antes da final da Copa do Mundo, posou nua para a revista espanhola Interviú, onde se mostrou favorável à vitória da Fúria diante da Holanda, na decisão da Copa do Mundo.
Chegou a pintar a bandeira espanhola em uma das nadegas e se disse favorável ao time espanhol.
Ela havia prometido ser fotografada nua caso o Paraguai chegasse às semifinais. A equipe, entretanto, parou nas quartas.
A Musa da Copa então tratou de “ajustar” a promessa e aceitou fazer ensaio sensual mesmo sem o avanço do time paraguaio, posando nua.
Agora foi a vez de posar nua em apoio a Espanha, que acabou ganhando o Mundial.

Picciani lança candidatura ao Senado no Sul Fluminense e na Costa Verde

 Deputado Jorge Picianni que se lançou candidatgo ao  Senado (esq) ao lado do Gov. Sergio Cabral

O candidato ao Senado Jorge Picciani escolheu dar início ao corpo-a-corpo nesta segunda-feira (12), nas regiões Sul Fluminense e da Costa Verde.

Em companhia do vice-governador Luiz Fernando Pezão, candidato à reeleição na chapa do governador Sérgio Cabral, Picciani falou sobre a importância de o estado do Rio possuir uma bancada representativa no Senado.
“As lideranças possuem pesos iguais, no Senado. Hoje, o Rio de Janeiro tem apenas 1/3 da sua representação, com o senador Francisco Dornelles (PP). Quero me somar a ele nessa luta pelos interesses do Rio de Janeiro”, disse Picciani.
No primeiro encontro de sua agenda, Picciani e Pezão foram recebidos pelo prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, na Associação Atlética Comercial de Volta Redonda, onde falou para empresários e políticos da cidade.
"Agradeço ao Picciani e ao Pezão por tudo o que tem sido feito pelo Sul Fluminense, pois nunca houve tantos investimentos quanto os que estão sendo feitos hoje. Estamos abraçando a candidatura do Picciani, pois devemos muito à Alerj, principalmente pelos 20 milhões de reais investidos no início das obras do nosso hospital regional. Picciani é uma pessoa de palavra. O que ele fala, cumpre", disse Neto.
“Minha maratona começa aqui em Volta Redonda. Tenho certeza de que estamos no caminho certo. O Brasil está se desenvolvendo e o Rio de Janeiro faz parte disso. Quero me eleger como o senador patriótico. É chegado o momento de o Brasil crescer ainda mais”, afirmou Picciani, que se comprometeu a votar na Alerj a criação do Distrito Industrial incentivado de Volta Redonda, nos moldes do criado em Barra do Piraí.
“Quero ter o direito de ser o senador do Sul Fluminense e lutar pelos royalties e contra a transposição do Rio Paraíba do Sul”, salientou, diante de uma platéia formada por lideranças locais, pelo prefeito de Itatiaia, Luis Carlos Ype e pelo deputado peemedebista Edson Albertassi.
Na opinião do vice-governador, Picciani vai ser estratégico para o Rio de Janeiro, porque não foge de uma briga em prol do Estado.
“Ele é um aliado de primeira hora. Na presidência da Alerj, foi parceiro e justo ao ajudar e criticar, quando necessário. Nosso primeiro voto ao Senado é do Picciani, que vai fazer muito pelo Sul do Estado", disse Pezão.
Em Barra Mansa, Picciani foi recebido pelo prefeito da cidade, Zé Renato, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
O prefeito de Resende, José Rechuan, também participou do encontro. Num discurso para cerca de 500 micro e pequenos empresários e políticos da região, ele defendeu a importância dessas empresas para o desenvolvimento do País.
“A luta da pequena e da microempresa é a mesma que nós temos travado nos últimos 20 anos. Um país cresce com o somatório do trabalho de cada um dos senhores”, afirmou. Dentre as iniciativas tomadas pela Alerj para promover o desenvolvimento da região, Picciani citou a redução do ICMS do leite.
“Tomamos essa medida para ajudar os pequenos e médios empresários, que são maioria em nosso estado”, observou.
Em Angra dos Reis, terceira cidade visitada pelo candidato, o encontro, que lotou o Clube Comercial, foi organizado pelo ex-prefeito da cidade e candidato a deputado federal pelo PMDB, Fernando Jordão (PMDB), no centro da cidade.
 “Duvido que se Picciani estivesse no Senado naquela votação dos royalties ele teria permitido que a emenda do senador Pedro Simon fosse aprovada”, desafiou Fernando.
Segundo o ex-prefeito de Angra dos Reis Fernando Jordão (PMDB), os R$ 90 milhões enviados pelos governos estadual e federal para a cidade no início deste ano, para socorrer o município após as chuvas de verão, mostram a importância da união entre os vários níveis de governo.
“No estado, apenas 38 dos 92 municípios são governados pelo PMDB. Se 53 prefeitos de outros partidos o apóiam é porque o governador Sérgio Cabral governa sem ver a cor partidária na hora de distribuir os recursos”, afirmou Pezão, ressaltando a importância de Picciani no Senado.
“Picciani é o companheiro de todas as horas, tanto as boas quanto as ruins”, afirmou Pezão.
No evento, que reuniu diversos políticos da região, Picciani foi saudado pelo deputado Wagner Montes (PDT).
“Precisamos de um senador forte em Brasília. Picciani tornou o Legislativo estadual independente”, afirmou Montes.
O vice-prefeito de Angra, Essiomar Gomes, que é candidato a deputado estadual, também esteve presente ao evento, dentre outros.
Picciani ainda esteve presente em Mangaratiba, onde foi recebido pelo prefeito Aarão, oportunidade em que falou em um carro de som porque o Hotel Gaivotas ficou pequeno para receber a população presente.
Em Itaguaí, onde foi recepcionado pelo prefeito Charlinho. "Aqui a maioria dos votos será de Picciani. A maioria, não, todos.

Congresso promulga emenda que torna o divórcio imediato

 Do casamento ao Divórcio com mais facilidade

O Congresso Nacional promulgou nesta terça-feira (13) a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do divórcio direto, que agiliza a separação entre os casais.
A partir de agora, o pedido de divórcio passa a ser imediato, assim que o casal optar pelo fim do casamento.
Quem pedir divórcio poderá se casar novamente após 24 horas da divulgação da sentença de separação emitida pelo cartório ou pela Justiça.
Antes, o divórcio só podia ser solicitado depois de um ano da separação formal (registrada em cartório, por exemplo) ou até dois anos de vivência em residências diferentes.
A nova lei deve beneficiar as mais de 153 mil pessoas que se divorciam por ano no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2008, quando o número de divórcio bateu recorde no país.
Na opinião de Sérgio Barradas Carneiro, no entanto, a maior economia é a dos "custos sentimentais".
"A nova regra economiza, além de dinheiro, sofrimento, dor e constrangimento. O divórcio hoje é uma discussão sem fim."
Durante a tramitação da PEC do Divórcio na Câmara, a proposta recebeu diversas críticas, principalmente de parlamentares religiosos, que alegavam que a medida incentivaria o divórcio e banalizaria o casamento, além das críticas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Biscaia rebate a ideia, dizendo que a mudança vai facilitar o divórcio apenas quando ele tiver de ocorrer.
"O casamento é uma instituição importante, mas tem de ocorrer com base no amor e no respeito", argumenta o deputado.
Para Barradas Carneiro, em vez de incentivar divórcios, a medida vai propiciar novos casamentos de pessoas separadas, que, pelas regras atuais, não podem se casar em segundas núpcias até o divórcio de fato.
"Essa PEC deveria ser conhecida como PEC do Casamento. O divórcio é um remédio para que a pessoa possa se casar novamente", afirma o deputado baiano.

Como era e como fica:

ANTES - Divórcio só podia sair após 1 ano da separação registrada em cartório ou 2 anos depois da separação de fato, como viver em residências diferentes
AGORA - Divórcio passa a ser imediato, assim que o casal optar pelo fim do casamento

Brasil poderia autofinanciar programas contra HIV com novo método

 Novo tratamento contra HIV poderia evitar 10 milhões de mortes até 2025

O Brasil e alguns países emergentes como o México poderiam autofinanciar seus programas de luta contra o HIV caso apliquem um novo tratamento, batizado de 2.0, proposto pela Unaids, a agência das Nações Unidas na luta contra a Aids.

O 2.0 é um tratamento que engloba iniciativas para a prevenção do HIV, novas práticas para sua detecção e fórmulas inovadoras para criar remédios mais eficientes, embora nenhuma delas tenha sido aplicada ainda.
"Este tratamento reduziria os custos e o nível tóxico dos anti-retrovirais", combinação que "facilitaria o acesso aos remédios drasticamente", disse Michel Sidibé, diretor-executivo da Unaids, durante a apresentação em Genebra do relatório 2010, preâmbulo da Conferência de Viena sobre aids na próxima semana.
Os países emergentes "deveriam aumentar o orçamento, mas podem conseguir caso renovem o modelo de luta contra a pandemia", sustentou.
Segundo a Unaids, pelo menos dez milhões de mortes causadas pelo vírus do HIV e um milhão de novas infecções poderiam ser evitadas caso o novo tratamento seja aplicado.
"Trata-se de simplificar a maneira na qual atualmente se fornecem os tratamentos contra o HIV e aumentar o acesso a estes remédios", disse Sidibé.
No caso da América Latina, a Unaids estima que, desde 2008, pelo menos 170 mil pessoas foram infectadas pelo HIV, aumentando o número de infectados para cerca de dois milhões.
No entanto, os índices de epidemia nesta região permanecem estáveis, aponta a organização, com uma prevalência de HIV de 0,6%.
Da mesma forma que na América Latina, a pandemia estabilizou-se na maior parte das regiões, embora seus índices sigam aumentando no leste da Europa e no centro da Ásia.
A África Subsaariana continua sendo a região mais afetada do planeta, já que em 2008 registrou 71% das novas infecções mundiais.
Hoje, só cinco milhões dos mais de 15 milhões de infectados com o vírus têm acesso a tratamentos, por isso que a Unaids propõe aos países doadores unirem esforços para criar "pílulas mais simples e menos tóxicas", "melhorar a prevenção" e aumentar "o número de testes de detecção gratuitos".
O estudo, que revela que a prevalência entre os jovens - entre 14 e 25 anos - é a que mais diminuiu nos últimos anos, aponta que pelo menos 60 milhões de pessoas de todo o mundo foram infectadas e 25 milhões morreram devido às chamadas doenças oportunistas que emergem após o contágio.
A proposta da Unaids é que os países apostem forte em um novo modelo de luta, como pode ser o tratamento 2.0 que a organização promove: "uma nova resposta para frear a pandemia", concluiu Sidibé.

Vale realiza rodada de negócios com fornecedores do Rio

A Vale em parceria com o SEBRAE/RJ realizará, em 13 de julho, um encontro com pequenos e médios fornecedores de municípios vizinhos às instalações portuárias da empresa na região de Itaguaí e Mangaratiba.

No evento, a Vale vai apresentar as oportunidades de negócios e as ações de desenvolvimento existentes para empresas da região. Esta é uma iniciativa do Inove, programa que busca fortalecer o relacionamento da Vale com pequenos e médios fornecedores por meio de capacitação e acesso a linhas de crédito, tornando-os mais competitivos para atender as exigências do mercado. A ação faz parte das premissas da Vale de valorização da economia local em todos os seus projetos.
O encontro será dividido em duas etapas. Primeiro, o gerente de Recursos Humanos da Vale, Anderson Castro, apresentará as estratégias da Vale para o desenvolvimento local. A segunda palestra será com o especialista de suprimentos do Programa Inove, Leonardo Couto, que apresentará os benefícios do programa para os fornecedores e falará sobre as políticas de compras da empresa. Na segunda parte do evento, cada empresário poderá conversar individualmente com os representantes de áreas compradoras da Vale, tirar dúvidas e apresentar seus produtos e serviços.
"Este evento vai possibilitar um aumento no volume de negócios com empresas locais, gerando riqueza na região onde atuamos, um aumento de nossa base de fornecedores e a melhoria da qualidade e competitividade nos nossos processos de contratação", afirma Ricardo Luiz, gerente do Programa Inove.
O evento acontecerá no dia 13 de julho, no Hotel Porto Real, em Mangaratiba, das 10h às 18h. As empresas do Rio de Janeiro interessadas em participar do evento podem se inscrever gratuitamente pelos números (24) 3347-5845 ou (24) 3347-3481.
Lançado em 2008, o Inove é um programa voltado para pequenos e médios fornecedores visando à melhor qualificação dessas empresas. O programa conta com linhas de crédito com taxas mais vantajosas e cursos online de qualificação com baixo custo para os fornecedores, com o objetivo de torná-los mais competitivos e fomentar a realização de novos negócios.
Desde o início do programa foram liberados mais de R$ 137 milhões em financiamentos beneficiando cerca de 200 empresas de pequeno e médio porte que fornecem para a Vale. Os cursos online receberam mais de 2 mil inscrições de fornecedores de todo o Brasil. Com todas estas ações, a Vale espera ter uma cadeia de fornecedores mais capacitados e, com isso, aumentar cada vez mais o índice de compra de produtos e serviços locais. Para mais informações sobre o Inove, basta acessar o site www.vale.com e clicar no link fornecedores.
O Complexo Portuário Sul é composto pelo Terminal da Ilha Guaíba (TIG), no município de Mangaratiba, e pelo Terminal da Companhia Portuária Baía de Sepetiba (CPBS), no município de Itaguaí.
Está localizado na região da Costa Verde, no sul do Rio de Janeiro. Com uma área total de 615.296m², possui dois píeres com capacidade de atracar três navios e carregar dois simultaneamente.
Destaca-se pela movimentação de minério de ferro oriundo das minas do sul de Minas Gerais. Em 2009, foram exportadas mais de 60 milhões de toneladas de minério para 32 países, com destaque para a China.

Rocinha ganha mercado público e centro cultural

A Secretaria estadual de Obras, por intermédio da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop), deu início, na Rocinha, às obras de construção de um mercado público e reurbanização do Largo do Boadeiro, hoje polo comercial da favela. O objetivo é reordenar o local, que atualmente abriga grande número de pontos comerciais. A inauguração está prevista para outubro. As obras estão incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Ainda na comunidade, está em fase de conclusão a construção de um centro de convivência, comunicação, cultura e cidadania, denominado de C4. O centro terá salão para exposições de arte e artesanato, teatro, salas para cursos, biblioteca, restaurante e área de convivência.  A inauguração está prevista para setembro.
Na Rocinha, já foram entregues o complexo esportivo, que ocupa área de aproximadamente 15 mil metros quadrados, na Autoestrada Lagoa-Barra, o Complexo de Atendimento à Saúde (CAS), que inclui uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24h, a passarela projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, sobre a Autoestrada Lagoa-Barra, ligando o complexo esportivo à comunidade, e obras de urbanização da área conhecida como Valão, com melhorias nas fachadas de 60 unidades habitacionais.
Até o fim do ano, serão inauguradas uma creche, com capacidade para 120 crianças, 144 unidades habitacionais, entre outros. O investimento total do PAC na Rocinha é de R$ 231,2 milhões.

TRE-RJ decide a favor do Prefeito

Tuca Jordão, Prefeito de Angra dos Reis - Crédito Douglas Jorge


O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) decidiu favoravelmente ao prefeito Tuca Jordão e ao vice Essiomar Gomes em uma ação movida pelo Partido dos Trabalhadores (PT) de Angra. O partido havia pedido a inelegibilidade do prefeito e do vice, mas em recurso junto ao TRE-RJ a prefeitura teve quatro votos a favor e um contra, cassando a decisão da Justiça Eleitoral de Angra. A perda dos direitos políticos pelo prazo de três anos foi outra decisão cassada na instância judicial do Rio.
Segundo o procurador-geral do Município de Angra, André Gomes, o motivo da decisão do TRE foi que “não houve qualquer conduta que pudesse influenciar o resultado das eleições de 2008”. Ele disse que esse também foi o entendimento do Ministério Público Eleitoral junto ao TRE. O procurador informou que ainda cabe recurso dessa decisão, caso os autores da ação assim o desejem.

VR: Clinica de Fisioterapia do Açude completa um ano


Na última quinta-feira (1º) , os moradores do bairro Açude, e adjacências, em Volta Redonda, comemoraram o primeiro aniversário de funcionamento da Clínica de Fisioterapia Gratuita instalada e mantida no bairro pelo vereador José Martins de Assis, o Tigrão.

A Clinica de Fisioterapia do bairro Açude é fruto de um projeto pessoal do vereador Tigrão, que a mantém desde a sua instalação e hoje atende a cerca de 735 pacientes, oriundos do próprio bairro Açude e dos bairros vizinhos.
De acordo com o vereador Martins, esse trabalho vem sendo feito, desde a sua implantação no bairro, com os recursos oriundos do seu salário de vereador, não tendo recebido qualquer apoio finaneiro do Poder Público, apesar do prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, ser do seu partido, o PMDB.
A festa contou com a presença de vários políticos da cidade e a participação de aproximadamente 180 pessoas,  que participaram de um coquetel, oportunidade em que foi oferecido aos presentes o tradicional bolo de aniversário, refrigerante e salgadinhos.
A Clínica de Fisioterapia Gratuita do Açude está localizada na Rua Glória Roussim Guedes, 92 no bairro Açude 1, ao lado do Ginásio Municipal Neri Miglioli.

Saiba quem são os candidatos à Presidência

Clique na imagem acima para vê-la por completo

Viação Senhor Bonfim aumenta quadro e abre vagas para motoristas


Oportunidade de emprego em Angra dos Reis. A Viação Senhor do Bonfim está aumentando seu quadro de funcionários selecionando pessoas para o cargo de motorista.
Para se candidatar, os candidatos precisam ter carteira de habilitação categoria D; 1 ano de experiência em ônibus ou caminhão e o curso “Resolução 168 do Conatran”. A empresa oferece como benefícios: ticket alimentação; auxílio uniforme; treinamentos de qualificação profissional e salário compatível com a função da categoria na região sul fluminense.
Segundo Max Gollo, diretor-presidente da empresa, a alta temporada; as obras da usina e o crescimento da cidade foram alguns dos itens que contribuíram para o surgimento dessas novas oportunidades.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na Garagem da Empresa, na Rua Prefeito João Gregório Galindo, 110, na Japuíba; as terças e quintas, das 9h às 11h e das 13h às 14h. O telefone para informações é (24) 3364-1200.

Vacinação contra raiva em equídeos começa neste mês


A Prefeitura de Angra dos Reis, através da Subsecretaria de Agricultura, começa no dia 20 de julho a vacinação contra a raiva nos equídeos (cavalos e burros), na praia da Monsuaba às 14h. Segundo o coordenador de Pecuária, Fernando Tristão, a meta é aplicar a vacina em 500 a 800 animais. “A vacinação contra a raiva nos equídeos não é obrigatória, mas o município de Angra realiza por caráter preventivo”, disse.
Em toda a cidade, segundo o coordenador, existem cerca de mil desses animais e a cada ano de campanha mais são vacinados. “Os proprietários entenderam a importância da vacinação, então a adesão vem aumentando”, informa Fernando. Ele explica que os donos interessados em levar seus animais devem aguardar a divulgação do calendário completo, com os locais de vacinação, ou então telefonar para o número 3365-7153.
Apesar das seguidas campanhas, Fernando Tristão informa o que é possível observar no comportamento dos equídeos que possa significar alguns dos sintomas da raiva. São eles:
- Alteração no sistema nervoso, fazendo com que o animal ande cambaleando;
- Quando deitado, faz movimentos com as patas que parecem o pedalar do ser humano;
- Torcer o pescoço para um lado e mantê-lo rígido;
- Dificuldade para engolir, causando uma aparente salivação excessiva.
A saliva do animal contaminado, assim como seu sangue, pode contaminar as pessoas.

Concurso Público para a Prefeitura de Resende: Resultado já está disponível na internet


Aprovados começam a ser chamados no dia 02 de agosto

A Prefeitura de Resende divulgou hoje, através da Secretaria Municipal de Administração, o resultado do concurso púbico realizado, no mês passado, para o preenchimento de 295 vagas na administração direta do município, e outras dez destinadas ao RESENPREVI (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Resende).  A listagem com o resultado do concurso pode ser consultada no endereço eletrônico www.consulplan.net. A Consulplan foi a empresa responsável pela organização das provas.
Segundo o secretário municipal de Administração, Rafael da Fonseca, a convocação dos aprovados começa já a partir do dia 02 de agosto. Ela lembra que o concurso terá validade por dois anos. Cerca de 20 mil candidatos de todos os níveis de escolaridade participaram do concurso, cujos salários oferecidos variam de R$ 588,00 a R$ 1.973,00 (administração direta) e R$ 560,00 a R$ 986,98 (RESENPREVI), dependendo das funções para as quais os candidatos realizaram as provas.
No entendimento do prefeito José Rechuan (DEM), a realização do concurso em menos de dois anos do atual governo da cidade comprova o compromisso da administração municipal em valorizar cada vez mais o funcionalismo público.
- Ao longo dos primeiros 18 meses da nossa administração, demos várias provas de que investir no servidor de carreira tem sido realmente uma das nossas prioridades. Tanto que, em menos de dois anos, além do concurso, tomamos realidade outras iniciativas em prol da categoria, como a entrada em vigor da nova tabela salarial; a implantação da reforma administrativa, que prioriza os funcionários de carreira; a realização dos cursos de capacitação; e a ampliação das licenças maternidade e paternidade, entre outras ações que demonstram o nosso reconhecimento e, principalmente, o nosso respeito a este segmento importante para o desenvolvimento do nosso município – disse o prefeito.
O secretário Rafael Fonseca ressalta que o resultado divulgado a partir desta terça-feira no site da CONSULPLAN inclui os candidatos aprovados para as funções que exigiram prova prática, cuja realização ocorreu no começo deste mês. As funções nesta condição foram as seguintes: bombeiro hidráulico, carpinteiro, eletricista, mecânico de automotor, mecânico de máquina pesada, motorista, pedreiro, serralheiro e soldador. Rafael frisou ainda a importância do concurso como “outro passo fundamental percorrido pela administração do prefeito José Rechuan visando melhorar ainda mais a eficiência dos serviços prestados ao cidadão”.

Colônia de Férias da PMBM

Estão abertas as inscrições para a I Colônia de Férias da Prefeitura de Barra Mansa que será realizada entre os dias 26 e 30 de julho, entre às 8 horas e o meio-dia. Para realizar a inscrição, os responsáveis pelas crianças devem procurar o Centro de Lazer Feliz da Vida, no bairro Santa Rosa, até sexta-feira, dia 16, das 8 às 11 horas e devem ter em mãos a carteira de identidade e a declaração escolar que comprove que a criança está cursando 3º, 4º ou 5º anos na rede municipal de ensino. A Colônia de Férias, promovida por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria de Educação, contará com atividades recreativas, aquáticas, de aprendizagem esportiva, entre outras. Outras informações pelo telefone (24)3326-4825.

Candidatos repetem as campanhas anteriores


A campanha eleitoral de 2010 está sendo desenvolvida de maneira tímida na Região Sul Fluminense.

Uma semana depois do início oficial, seis de julho, não se observa nenhuma iniciativa nova.
Amanhã (14) termina o prazo para a formação dos comitês financeiros, sem os quais não poderá haver despesas de campanha.
As atividades realizadas até agora se configuram como atos repetitivos de eleições passadas com a visita de candidatos aos locais de grande concentração, como é o caso das feiras livres, Mercados Populares e inaugurações realizadas pelas Prefeituras ou Estado, dentre outros.
Além disso, vale ressaltar, a postura geral dos candidatos e partidos que ainda não se apresentaram com material de propaganda, seja ele impresso ou por meio de pinturas.
Aliás, esse tipo de propaganda não era possível porque feria dispositivos da legislação, mas em eleições passadas não faltava quem se aventurasse a promover gastos antes de cumprir as formalidades.
De conformidade com as instruções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a arrecadação e gastos na campanha poderá ter as contas desaprovadas quem deixar de observar os requisitos exigidos.
Elas devem ser cumpridas pelos partidos, comitês financeiros e candidatos, incluindo os postulantes a vice e suplentes, que nesta eleição deverão prestar contas mensalmente a Justiça Eleitoral.
As principais exigências estabelecidas são: solicitação do registro do candidato ou do comitê financeiro, conforme o caso; inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ); abertura de conta bancária específica para a movimentação financeira de campanha e; emissão de recibos eleitorais.
Essas normas valem também para a arrecadação por intermédio de cartão de crédito.
Nesta terça-feira termina o prazo para a Justiça Eleitoral encaminhar à Receita Federal os dados de cada candidato para emissão do número de inscrição no CNPJ.

I Circuito Fluminense de Corrida Rústica e Caminhada

 Haverá prêmio em dinheiro até o 5º lugar das categorias feminina e masculina e ainda para o melhor colocado de VR

    Os atletas que participarem do I Circuito Fluminense de Corrida Rústica e Caminhada que acontece no dia 17, aniversário da cidade, terão um incentivo a mais. Além das presenças confirmadas de atletas internacionais como, os quenianos, Chemtai Rionotokey – feminino – e Kiphemei Mutai recordista masculino, a baiana Marily dos Santos darão a corrida status de competição internacional.
    Os vencedores receberão uma premiação recorde; Os primeiros colocados, masculino e feminino ganharão cada R$ 5 mil, o segundo lugar R$ 4 mil, terceiro, R$ 3 mil, quarto lugar R$ 2 mil e o quinto colocado R$ 1 mil.
    Haverá premiação especial de R$ 1 mil para o atleta de Volta Redonda melhor colocado, nas categorias, masculino e feminino na corrida de dez quilômetros que terá concentração e largada prevista para ás 8 horas da manhã do dia 17 de julho  na avenida Beira Rio altura do número 2.510
    A equipe de atletismo de Volta Redonda terá como técnico o atleta Luiz Antônio dos Santos recordista e vencedor de provas importantes como; A Corrida de São Silvestre, maratona de Nova York e Fukuoka no Japão.
    A promoção é da Prefeitura de Volta Redonda através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e Banco da Cidadania com apoio no circuito da Suderj, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Federação de Atletismo do Rio de Janeiro, Allen Informática, Caixa Econômica Federal, Ministério do Esporte e Luz Eventos.
    As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de julho, véspera da corrida através do email; luzeventos@terra.com.br, através do site; www.etletismorio.com.br, ou no Banco da Cidadania no Palácio 17 de Julho na praça Sávio Gama 53 – Aterrado em Volta Redonda.
Dossiê Tucano: Receita já sabe quem acessou dados

Secretário da Receita diz já ter identificado servidores que acessaram dados de tucano

Secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo fala à CCJ do Senado sobre a violação do sigilo do tucano Eduardo Jorge 
- Foto: José Cruz/Agência Senado

O secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, admitiu nesta quarta-feira em depoimento à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado que já identificou os servidores responsáveis por acessar os dados fiscais do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge Pereira.
Cartaxo disse que sabe nomes, dia e hora dos acessos, mas se recusou a revelar as informações à comissão ao sustentar que elas estão protegidas por sigilo.
"Houve diversos acessos, por vários funcionários, que estão sendo investigados. Sei dia, mês, hora e a máquina em que foram feitos os acessos. As informações estão protegidas por sigilo, até mesmo para não condenar inocentes", afirmou.
Cartaxo revelou à comissão que foram feitos cinco ou seis acessos aos dados. Nenhum dos acessos, segundo o secretário, ocorreu em Brasília --o que significa que esses servidores da Receita não trabalham na sede do órgão, na capital federal.
Como um funcionário pode realizar mais de um acesso aos dados fiscais de um cidadão, a informação do secretário não permite definir a quantidade de servidores da Receita envolvidos no caso.
O presidente da CCJ, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), pediu para transformar a sessão em secreta para que o secretário revelasse a identidade dos servidores e o modelo dos acessos. Cartaxo, porém, não atendeu à solicitação do parlamentar.
"Não foi um único funcionário que acessou as declarações. Foram vários funcionários e vários acessos. Eu não posso entre esses funcionários formular nenhuma acusação. Tem que se revelar primeiro se houve quebra de sigilo do funcionário que está nesse rol. Vossa Excelência me desculpe, mas eu invoco o sigilo", disse.
Em junho, a Folha revelou que os dados fiscais do vice-presidente do PSDB, foram levantados pelo "grupo de inteligência" da pré-campanha de Dilma Rousseff (PT). Os dados saíram diretamente dos sistemas da Receita Federal, como atestam documentos aos quais a reportagem teve acesso.
Em todas as páginas de um conjunto de cinco declarações completas do Imposto de Renda (entregues entre 2005 e 2009) de EJ, como o dirigente tucano é conhecido, consta a seguinte frase: "Estes dados são cópia fiel dos constantes em nossos arquivos. Informações protegidas por sigilo fiscal".
Os dados seriam usados na montagem de um dossiê contra o candidato José Serra (PSDB), principal adversário de Dilma na corrida presidencial --uma vez que Eduardo Jorge é um dos dirigentes do PSDB, ligado ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
Apesar de reconhecer a quebra do sigilo de Eduardo Jorge, Cartaxo negou aparelhamento político da Receita Federal.
"O seu corpo pessoal [da Receita] é selecionado através de processo de seleção interna. (...) A Receita não acoberta qualquer tipo de comportamento. A Receita não se envolve em demandas políticas nem em coloração política."
Ao longo do depoimento, Cartaxo disse reiteradas vezes que a Corregedoria da Receita Federal investiga as acusações, por isso deve manter o sigilo das informações que estão sendo analisadas pelo órgão. "Está em processo de apuração. A comissão haverá de dar resposta conclusiva sobre essa matéria."
O secretário disse não ter conhecimento se os acessos nos dados de EJ foram "motivados ou imotivados". Segundo Cartaxo, todos os acessos a declarações de Imposto de Renda são monitorados.