segunda-feira, 19 de julho de 2010

Zé Renato inaugura nova escola no São Francisco

Nova unidade tem capacidade para atender 300 alunos



   
    O prefeito de Barra Mansa, Zé Renato, inaugurou na noite desta quinta-feira, dia 15, a nova Escola Municipal Francisco Villela de Andrade, no bairro São Francisco. A obra, orçada em mais de R$ 1 milhão, vai beneficiar alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. O prefeito lembrou que esta é a segunda escola entregue em seu mandato e ressaltou a importância da nova unidade para a população.
    - Estou muito feliz de inaugurar esta escola. Esta é a segunda escola que inauguro como prefeito e até o fim do meu mandato vou inaugurar muito mais. Com esta unidade já somamos 18 escolas novas na cidade e até o fim de 2012 vamos entregar mais unidades, totalizando 22 escolas. Esta obra foi feita com carinho e servirá para que os alunos possam ter um ambiente mais agradável para aprender e os professores para trabalhar, numa escola nova, bonita e planejada. Temos consciência de que ainda falta muito para fazer em toda a cidade, mas temos trabalhado bastante e buscado recursos e parcerias junto aos governos Federal e Estadual. Tudo isso, visando trazer mais melhorias para cidade – comenta Zé Renato.
    Segundo a secretária de Educação, Sílvia Victória Coutinho, inaugurar uma escola é sempre um momento de alegria e satisfação. “Todo mundo esperava por este momento. Os alunos estavam ansiosos pela inauguração da nova escola. Este novo espaço é muito rico, pois os estudantes terão aulas de reforço e mais recursos que antes não tinham. Espero que a comunidade escolar aproveite bastante este espaço e o preserve”, conta Victória.
    A nova unidade conta com seis salas de aula, rampas de acesso, biblioteca, salas de Informática, de Recursos e direção, cozinha, refeitório, pátio coberto, parquinho, banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais, entre outros. A diretora da escola há 14 anos, Elidiane Silva de Paula agradeceu ao prefeito pela obra e comentou das melhorias que a unidade trará para os alunos.
    “A nova escola era uma reivindicação antiga da comunidade. Estamos realizando um sonho. Atendemos atualmente 240 alunos da  Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, mas com a nova estrutura teremos capacidade de ampliar as turmas e atender mais alunos, um total de 300. Com uma escola nova, os professores trabalham mais motivados e conseguiremos melhorar ainda mais o trabalho que já vem sendo feito e, conseqüentemente, a qualidade do ensino. O ambiente será adequado para atender, de forma mais eficiente, todos os alunos”, comemora Elidiane.
    Os pais e alunos da escola estão muito contentes como contam a doméstica Celene Maria da Silva, mãe de dois alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, e moradora do bairro há mais de 30 anos, e a dona-de-casa Adriana Vieira, moradora do bairro há 33 anos e mãe de um aluno do 1º ano. “A diretora já tinha comentado com os pais que a escola estava maravilhosa, que iríamos gostar muito e os alunos se sentiriam em casa. A nova unidade tem estrutura para atender bem as crianças e estou muito satisfeita”, conta Celene. “Antes a escola não tinha muitas salas de aula e os alunos, de certa forma, acabavam saindo prejudicados. Gostei muito da escola nova e agora é preservar. Espero que os alunos ajudem a cuidar do espaço que é deles e, principalmente, preservem os brinquedos do parquinho”, comenta Adriana.
    Também participaram da inauguração a vice-prefeita Ruth Coutinho, os vereadores Vicente Carneiro e Marcelo Borges, o subsecretário de Educação, Rogério Rocha, os secretários municipais de Administração e Modernização do Serviço Público, Fanuel Faria de Paula; de Governo, Levi Gama, o coordenador de Obras da Susesp (Superintendência de Obras e Serviços Públicos), Lindolfo Camargo, o comandante e subcomandante da Guarda Municipal, Carlos Natanael Geremias e  José Osvaldo de Oliveira, respectivamente. Além do gestor municipal de Segurança Pública, Jefferson Mamede, a gerente Pedagógica, Angélica Ignez Cruz, diversos diretores de escolas, profissionais da educação, vários líderes comunitários, entre outros.

Brasileiro que vive no Japão pode sacar FGTS lá a partir do mês que vem

Os brasileiros que vivem no Japão poderão sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) lá mesmo a partir do próximo mês.

O anúncio será feito oficialmente na cidade japonesa de Nagoia, no dia 1º de agosto, quando será comemorado o aniversário de 20 anos do Dia dos Brasileiros naquele país.
A Caixa Econômica Federal e o Itamaraty assinarão um termo de compromisso que permitirá, já no dia 2, que os trabalhadores solicitem, em caráter experimental, o saque dos valores do Fundo por intermédio dos consulados-gerais do Brasil no Japão. Segundo a Caixa, "há planos para o oferecimento desse serviço em outros países, ainda a serem definidos".
Para retirar o benefício, o trabalhador deve estar enquadrado em uma das condições de habilitação do saque do FGTS e possuir a documentação correspondente ao seu caso. Depois, é necessário preencher o formulário "Solicitação de Saque FGTS", disponível nos sites da caixa e do fgts , e comparecer a um dos consulados localizados em Tóquio, Nagóia ou Hamamatsu com o formulário e a documentação exigida.
A documentação entregue aos consulados será encaminhada para uma unidade da Caixa no Brasil, e o crédito será realizado em conta que o trabalhador tenha na estatal ou em qualquer outro banco brasileiro. Caso não possua uma conta no Brasil, o beneficiário poderá indicar um terceiro de sua confiança, com conta no país, para receber os valores. A lista de habilitados a sacar o benefício e de documentos necessários está disponível nos sites da CAIXA e do FGTS.

Essiomar Gomes lança candidatura a deputado estadual em Paraty

Vice-prefeito de Angra e também candidato a deputado estadual recebe o apoio do vice e de quatro vereadores da cidade de Paraty






O lançamento da candidatura de Essiomar Gomes (PP 11.611) a deputado estadual em Paraty foi mais uma prova da força que seu nome tem na região. Centenas de pessoas, a maioria lideranças locais, lotaram o salão do Velejador Hotel, na noite de quinta-feira, dia 15.
O vice-prefeito de Paraty Valdecir Ramiro, o presidente da Câmara de Paraty Deilimar Barros da Silva (PSDB), os vereadores Santos Coquinho, Ruan Caralos Mineiro (PRB), e Isaques Merendas Cordeiro (PSB) e o vice-prefeito Valdecir Ramiro (PP) estiveram no evento e declararam apoio incondicional a Essiomar, ressaltando que é importante para Região da Costa Verde uma representação na Assembéia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
Essiomar contou um pouco de sua história na política empresaral e partidária, destacando sua fidelidade ao PP, seu primeiro e único partido.
Ele agradeu ainda ao anfitrião da reunião, Sr. Bianquini, que abriu as portas de seu hotel para o lançamento da candidatura por ser um amigo de mais de 20 anos e companherio na política empresarial. Essiomar destacou seu vínculo com o senador Francisco Dornelles, presidente nacional e estadual do PP.
"Através do senador Francisco Dornelles e do ministro das Cidades, Márcio Fortes, conseguimos R$ 22 milhões para fazer o saneamento de Angra.
É disso que precisamos ter nas esferas federal e estadual: representantes que saibam as necessidades da região e busquem recursos e soluções para o desenvolvimento local", disse Essiomar.

Centro integrado vai controlar semáforos de Volta Redonda


O trânsito de Volta Redonda ganha a partir desta sexta-feira, 16, véspera do aniversário da cidade, mais agilidade com o investimento feito pela prefeitura em uma central de tráfego. O Centro Integrado de Transporte e Trânsito – CIT Trans – que vai funcionar na rodoviária municipal, vai fazer o controle dos semáforos das áreas centrais e principais bairros de Volta Redonda.  Os sinas de trânsito serão interligados através de um anel de fibra ótica ajustando os equipamentos ao fluxo das vias.
    - O sistema que tínhamos antes só permitia que controlássemos três semáforos num trecho de 500 metros, agora vamos manipular, através desta central, 39 semáforos localizados nos bairros Niteroi, Aterrado, Amaral Peixoto, Jardim Amália, Vila Santa Cecília, bairro 207 e em parte do bairro Retiro”, explica o presidente da Suser, Paulo Barenco. 
    Ele ainda disse que o sistema já foi testado e entra em funcionamento definitivo a partir de amanhã, sexta-feira. “Com esta central faremos um planejamento do tempo dos semáforos. Por exemplo, se você tem uma via com maior fluxo determinada hora do dia, nós podemos fazer a alteração do tempo do sinal e dar maior fluidez ao trânsito. E com o sincronismo dos sinais poderemos estabelecer uma onda verde, onde os carros vão parar o mínimo possível nos semáforos”, disse Barenco.
    O prefeito Antônio Francisco Neto afirma que este investimento chega para melhorar a fluidez do trânsito da cidade.  “É um presente que os motoristas da cidade ganham na véspera do aniversário de Volta Redonda.  Vamos ter um trânsito mais ágil e seguro”, acredita o prefeito.  A inauguração do CIT Trans será às 15 horas, na rodoviária Francisco Torres, e contaremos com a presença do prefeito Antônio Francisco Neto e o presidente da Suser, Paulo Barenco, além de outras autoridades municipais.

Prefeitura e CDI realizam formatura de alunos em BM

Evento aconteceu no Ciep 485 do bairro Bom Pastor



Foto: Valdinei Ferreira

    Cerca de 115 alunos receberam na tarde desta sexta-feira, dia 16, o certificado de conclusão dos cursos Básico de Informática e Cidadania, e Áudio. As aulas fazem parte das ações do Projeto Cidadania e Cultura Digital, desenvolvido pelo CDI (Comitê para Democratização da Informática Sul Fluminense) em parceria com a Prefeitura de Barra Mansa e o Governo do Estado. A formatura foi no Ciep 485 – Profº João Batista de Barros, no bairro Bom Pastor. O prefeito Zé Renato comentou sobre o projeto, que já formou mais de quatro mil alunos, desde 2005.
    - Este projeto é essencial na vida dos adolescentes e jovens que fazem os cursos, pois além de terem uma formação na área de informática, eles saem aptos para o mercado de trabalho. Os cursos auxilam os jovens na formação técnica e social. Eles também têm noções de cidadania e, a partir disso, saem mais conscientes – conta o prefeito.
    Segundo a coordenadora do CDI no Sul Fluminense, Cléa Camilo, o objetivo do curso é promover a inclusão digital. “Os cursos de informática básica e avançada têm por objetivo capacitar os jovens visando o mercado de trabalho, bem como promover a inclusão digital e social das pessoas que, por algum motivo, não têm acesso. Depois que os alunos terminam o curso, buscamos junto às empresas da região inclui-los no mercado de trabalho”, comenta ela.
    O projeto, além da formação técnica e da inclusão social, contribui para uma melhor qualidade de vida, auto-estima, visão de mundo e do mercado de trabalho como contam os alunos Sérgio Kaneko, de 50 anos, e o estudante do 2º ano do Ensino Médio, de 18 anos, Carlos Araújo Rodrigues. “Gostei muito do curso e principalmente do esforço dos professores em nos ensinar. Quando temos uma certa idade temos dificuldade em aprender, principalmente na área de informática e precisamos estar conectados com o mundo. Os concursos exigem conhecimentos de informática e por isso pretendo continuar os cursos na área”, conta Sérgio. “Aprendi muita coisa no curso e quero continuar aprendendo. Esta é a primeira oportunidade que tenho de fazer um curso na área de informática e gostei bastante. Além de conhecimento, a formação vai abrir as portas de trabalho para mim. Espero me tornar instrutor do curso”, afirmou Carlos.
    Além do curso de Informática Básica (Pacote Office) e Áudio (DJ), o CDI promove a formação na área de informática avançada com cursos de manutenção de micro computador, impressora e monitor, redes e webdesigner. Também em parceria com a Prefeitura, o Estado e a Votorantim Siderurgia, o CDI desenvolve o curso de Geração de Renda. As aulas de informática básica acontecem de segunda a sexta-feira, de manhã e à tarde, em nove pólos distribuídos pela cidade. Os pólos funcionam nos bairros Bom Pastor, Bocaininha, São Pedro, Siderlândia, Boa Sorte, Vila Coringa, Getúlio Vargas, Boa Vista e Vila Natal (Paraíso de Baixo).
    Também receberam o certificado oito alunos do Criaad (Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente). Estiveram presentes à cerimônia o vereador Vicente Carneiro, a gerente do Núcleo da Criança e do Adolescente da Prefeitura, Alexsandra Beltrão, que na ocasião representou o prefeito de Barra Mansa, Zé Renato, e a secretária de Promoção Social, Emiliana Carvalho. Também participaram do evento o diretor do Criaad, André Luis Cavalcante Peixoto, o coordenador regional do CDI Sul Fluminense e gestor do projeto, Ildson Lima Martins, e o diretor do Ciep 485, Élcio Tomaz de Souza.

Reunião para elaboração do Plano Local de Habitação

Na primeira reunião, onde cerca de 200 pessoas estavam presentes, foram apresentados o grupo de trabalho e as etapas para a elaboração do plano

A primeira reunião para elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), realizada pela Prefeitura de Angra através da Subsecretaria de Habitação em conjunto com a empresa Objetiva, contratada para coordenar o projeto, aconteceu na quinta-feira, 15, no convento São Bernardino de Sena.
O PLHIS tem como objetivo viabilizar para a população de menor renda o acesso à terra urbanizada e a habitação digna e sustentável; implementar políticas e programas de investimentos e subsídios, promovendo e viabilizando o acesso à habitação voltada à população de menor renda; e articular, compatibilizar, acompanhar e apoiar a atuação das instituições e órgãos que desempenham funções no setor da habitação.
Na reunião, cerca de 200 pessoas estavam presentes, entre representantes de diversas entidades sociais, associações de moradores e autoridades municipais, que passaram a contribuir para o processo que é constituído de três etapas: 1ª ) proposta Metodológica: Envolver a população na elaboração do plano; nivelar informações sobre o PLHIS; pactuar mecanismos de participação e de acesso à informação; 2ª) Diagnóstico da Situação Habitacional: despertar a percepção da população para os problemas urbanos e habitacionais; divulgar as informações produzidas nesta etapa; nivelar informações, bem como construir uma leitura comum dos problemas prioritários; e 3ª) Plano Estratégico: pactuar propostas e prioridades de intervenção.
Segundo o subsecretário de Habitação, Leonardo Corrêa, a prefeitura já vem se preparando para uma política de habitação de interesse social, que abrangerá as famílias de baixa renda, de até cinco salários mínimos, desde 2007, quando o primeiro Fundo Municipal de Habitação (FMH) foi aprovado.
A empresa Objetiva foi representada no evento pelo seu diretor, Godofredo Bulhões, que afirmou que o projeto é para o futuro e que o Brasil inteiro está se mobilizando, a partir dos dados que mostram que deverão ser construídas cerca de 7 milhões de unidades habitacionais para quitar o déficit habitacional.
Na reunião, também foi apresentado o grupo de trabalho da Prefeitura de Angra, para a elaboração do plano, coordenado por Patricia Duarte Lobo Daniel, da Subsecretaria de Habitação; Márcia Maria Furtado Gonzaga, da Secretaria de Ação Social; Roberta Kely Lourenço, Procuradoria-Geral do município; Mario Hiroshi Uehara, da Secretaria da Fazenda; Álvaro Segneri, Secretaria do Meio Ambiente; Raquel Ribeiro, da Assessoria de Comunicação; e Luciano Nóbrega, da Subsecretaria de Gestão de Projetos.
A ação de apoio à elaboração do PLHIS é componente do Programa Habitação de Interesse Social (PHLIS) e integra as ações financiadas pelo Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades. O objetivo é contribuir com estados e municípios na formulação dos Planos Locais de Habitação com foco na habitação de interesse social, para que esses construam com os agentes sociais um conjunto de metas, diretrizes e instrumentos de ação e intervenção para o setor habitacional.
O planejamento habitacional de municípios e estados é fundamental para a implementação das diretrizes da política habitacional e a integração urbana, sobretudo dos assentamentos precários. A transferência de valores está condicionada ao tamanho da população local. Os valores máximos de repasse oscilam entre R$ 30.000,00 e R$ 60.000,00.
A Secretaria Nacional de Habitação apoia, por meio do repasse de recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, 25 estados, o Distrito Federal e 1.300 municípios na elaboração do PLHIS.

Neto inaugura reforma da quadra poliesportiva do Casa de Pedra

O prefeito Antônio Francisco Neto inaugurou na noite de quinta-feira, 15, como parte das festividades do aniversário da cidade, a reforma e colocação de cobertura da quadra poliesportiva da Rua 715, no bairro Casa de Pedra. 







O investimento foi de R$ 222.102,46 e a obra realizada sob a supervisão do Furban (Fundo Comunitário de Volta Redonda).
De acordo com o presidente do Furban, Marco Antônio Marques, foi realizada a troca total do piso, reforma do alambrado, colocação de cobertura de estrutura metálica e nova iluminação. “Nós também ampliamos o alambrado nesta praça, que há um bom tempo precisa ser remodelada”, disse.  Sérgio do Amaral, presidente da associação de moradores, frisou que agora a quadra será muito utilizada pela comunidade.  “Os nossos idosos, por exemplo, poderão praticar as suas atividades aqui mesmo no bairro, pois a outra quadra fica no bairro Siderópolis. Aliás, todos nós vamos aproveitar muito este local”, ressalta.
Os primos Leonardo e João Vitor, de 12 e 5 anos, ficaram muito felizes com a reforma da quadra e contaram que antes o espaço estava abandonado. “Tudo estava quebrado e feio, chovia dentro da quadra e alagava tudo, e pior, a noite, como a luz era fraca, ficava muito escuro”, disseram os garotos, que são atletas de futsal e participam sempre dos torneiros promovidos pela prefeitura. “Agora sim, posso treinar mais e perto de casa”, disse João Vitor, que é fã do jogador Kaká.
    O prefeito Neto frisou que esta obra era um compromisso de sua campanha que estava sendo cumprido. “Fico muito satisfeito em entregar esta obra que vai beneficiar os moradores do Casa de Pedra”, disse Neto que aproveitou para anunciar mais investimentos para o lazer do bairro.  “Nesta praça vamos colocar mais brinquedos para as crianças e aqui ao lado, vamos transformar este campo em campo de grama sintética”, garante o prefeito, que lembrou que na cidade estão sendo colocadas 33 coberturas de quadras poliesportivas.

Participaram da cerimônia também o vice-prefeito Nelsinho Gonçalves, os secretários de Fazenda, José Carlos de Abreu, e de Esporte e Lazer, Daniel de Carvalho, o vereador Marquinho Motorista e o assessor do prefeito José Eduardo de Carvalho.

Jardim Paraíba – Na sexta-feira, 16, às 19 horas, foi também inaugurada a cobertura em estrutura metálica da quadra da Praça General Ademar Pinto, na Rua 554, no bairro Jardim Paraíba.  A obra foi realizada pela empresa Fenix Construtora Ltda. O investimento foi de R$ 193.176,20.    

Barra Mansa: Cuidando da Cidade' atende Colônia Santo Antônio durante toda a semana

Melhorias beneficiarão cerca de 16 mil moradores

Foto: Paulo Dimas

Considerado um dos maiores bairros de Barra Mansa e passando por uFoto: Paulo Dimasma boa fase de ascensão imobiliária, o Colônia Santo Antônio foi o beneficiado desta semana com o projeto “Cuidando da Cidade”. O anúncio dos serviços foi realizado na segunda-feira, dia 12, próximo ao PSF (Programa de Saúde da Família), na Estrada Governador Chagas Freitas, onde estiveram presentes representantes da comunidade e das secretarias e autarquias municipais envolvidas no projeto. Diferente dos demais bairros já atendidos pelo programa, o Colônia Santo Antônio recebeu os serviços de melhoria e manutenção até sexta-feira. Cerca de 16 mil moradores serão beneficiados com as melhorias.
    De acordo com o prefeito Zé Renato, o prazo para realização dos serviços no local foi ampliado devido ao grande número de ruas a serem atendidas. No bairro, além dos imóveis localizados na Estrada Governador Chagas Freitas, existem 15 condomínios residenciais.
    - Nosso objetivo, com o “Cuidando da Cidade”, é fazer com que os bairros ganhem um nova cara. Por isso, colocamos o prazo de cinco dias para o projeto ser executado no Colônia Santo Antônio, que é uma localidade extensa e com muitas condomínios residenciais – disse o prefeito.  
    As ações do “Cuidando da Cidade” serão realizadas das 7h30min às 17 horas, por uma equipe de cerca de 200 homens com apoio de 8 máquinas e 18 caminhões. O projeto conta com a participação do  Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Susesp (Superintendência de Obras e Serviços Públicos), Ordem Pública, Saúde, Educação e Meio Ambiente. Nos trabalhos estão incluídos limpeza, capina, roçada, pintura de meio fio, retirada de terra, galhos e entulhos, poda de árvores, manutenção da iluminação pública e de praças, limpeza de bueiros, raspagem de sarjetas, manutenção de vias e paralelos., troca de placas, pintura de sinalização vertical e horizontal.
    Para o presidente da Associação de Moradores do bairro, Marcelo de Souza, o  projeto chegou em uma boa hora na comunidade. “Nosso bairro está com um grande acúmulo de entulhos e temos certeza de que as equipes do 'Cuidando da Cidade' vão deixar a comunidade com um novo visual. Esse é o primeiro passo para que a Colônia possa receber novos investimentos e os serviços prestados eram uma grande necessidade dessa região, que é um das maiores de Barra Mansa”, comentou Marcelo, ao agradecer a iniciativa da Prefeitura em atender a localidade.
    Além dos trabalhos de manutenção, o “Cuidando da Cidade” contará com ações equipes do Meio Ambiente, Zoonose e do Combate à Dengue, que farão  campanhas preventivas junto aos moradores, durante toda a semana.  Antes dos serviços serem iniciados, os trabalhadores  envolvidos no projeto foram atendidos por um fisioterapeuta da Secretaria de Saúde, que desenvolveu atividades de ginástica laboral com todos os presentes. 
    Participaram do anúncio a vice-prefeita, Ruth Coutinho, o presidente da Câmara Municipal, Luís Baptista de Barros, o Lula, o diretor Executivo da Susesp (Superintendência de Obras e Serviços Públicos), Célio Magalhães, o secretário de Governo, Levi Gama, e o coordenador de Resíduos Sólidos do Saae, Jackson Rabelo.
      Contando com o bairro Colônia Santo Antônio,  o projeto já atendeu a 34 locais. São eles: Vila Maria,  São Pedro, Entanha, Jardim Marilu, Vila Independência, Jardim América, Vila Elmira, Paraíso de Baixo, Boa Vista I e III, Siderlândia, Morada Verde, Cantagalo, São Domingos, São Francisco de Assis, Santa Isabel, Nova Esperança, Roselândia I e II, Jardim Primavera, Getúlio Vargas, Vale do Paraíba, Vila Coringa, Ari Parreiras, Vista Alegre, Goiabal, Santa Clara e os loteamentos Sofia, Belo Horizonte e Aiuruoca, além dos distritos de Rialto, Floriano e Antônio Rocha.

Quatis: Prefeitura lança Produtor Mirim com aula inaugural

Programa prevê encontros diários com aulas teóricas e práticas

Prefeito José Laerte - Foto: Carlos Magno

A Prefeitura de Quatis, por meio da Secretaria de Assistência Social, realiza nesta segunda-feira, dia 19, a aula inaugural do Produtor Mirim. Para ingressar no programa, o adolescente tem que ter idade entre 14 e 18 anos incompletos, estar regularmente matriculados e ter assiduidade às aulas.
Durante o período em que freqüentam do programa, os jovens participam de atividades que visam à inclusão econômica, através de encontros diários com aulas teóricas e práticas, e que, segundo o secretário de Assistência Social Hélio Ricardo, têm caráter sócio educativo.
“Os jovens vão aprender e buscar melhorias para si, pois além desta busca, o programa propõe a formação de cidadãos conscientes do espaço que ocupa e vive. Neste caso, o município”, disse ele, acrescentando que entre os trabalhos propostos pelo programa, estão a horta comunitária, os viveiros municipais e o reflorestamento local.
Ao todo, são destinadas 60 vagas aos jovens de Quatis, que serão preenchidas por componentes de famílias cadastradas no “CadÚnico”, o programa do Governo Federal que cadastra todas as famílias de baixa renda, que participam de algum programa social por um período mínimo de12 meses.
Aos menores matriculados é oferecida uma ajuda de custo no valor de 4 UFIQ’s. As aulas serão ministradas no turno da manhã e da tarde e os alunos serão matriculados de acordo com seu horário escolar. E durante o período das aulas terão acompanhamento por uma equipe técnica da Assistência Social.
Os participantes do programa serão distribuídos em turmas nos distritos sede, de Falcão e de São Joaquim/Santana, conforme previsto nas leis municipais 589/07 e 691/10.
 “O Produtor Mirim é um programa no qual eu acredito e trabalho para que cresça. São estes jovens que vão fazer nosso município mais cidadão, mais consciente. São eles que vão fazer da nossa Quatis uma Cidade Educadora”, disse o prefeito José Laerte d’Elias.

Servidores de bibliotecas públicas fazem curso de atualização em Piraí


Cerca de 50 servidores do Médio Paraíba e do Centro Sul Fluminense participaram do encerramento do Curso de Atualização em Bibliotecas Públicas, realizado no polo do Cederj de Piraí, esta semana. O curso é resultado de parceria entre  a Prefeitura e o Governo do Estado, por intermédio da Superintendência da Leitura e do Conhecimento, com o objetivo de capacitar servidores de bibliotecas públicas, para que possam proporcionar melhor atendimento aos usuários.
    O curso foi desenvolvido em dois módulos, sendo o primeiro deles realizado em Barra Mansa, nos dias 22 e 23 de julho, em horário integral, na Biblioteca Pública Adelaide da Cunha Franco. Em Piraí, o segundo módulo, também desenvolvido em dois dias – 13 e 14 de julho –, das 7 às 17h, contou com a participação da Superintendente Estadual da Leitura e Conhecimento, Vera Sabóia, e da Secretária Municipal de Cultura, Nágila Amory Tassara Ferreira. As inscrições foram gratuitas e os participantes que estiveram envolvidos em 75% das atividades receram certificado.
    “Ficamos muito gratificados com a escolha de Piraí para receber uma das etapas do curso. Isso mostra que o trabalho desenvolvido nas bibliotecas municipais é reconhecido, o que nos motiva a buscar meios de oferecer, cada vez mais, melhores condições para os nosso usuários e para incentivar o hábito da leitura”, afirmou Nágila Ferreira.