terça-feira, 20 de julho de 2010

Barra Mansa lança campanha de informação sobre o Depvat



Objetivo da Prefeitura é informar população sobre direito de receber o seguro, em casos de acidentes

     A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Ordem Pública, deu início nesta segunda-feira (19), a uma campanha informativa sobre o Depvat (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre).
O objetivo da ação é conscientizar a população de que, caso sofra algum acidente, o direito de receber o seguro é obrigatório. A campanha foi lançada durante a manhã, no sinal de trânsito próximo à Praça da Matriz, por uma equipe do PET (Programa de Educação no Trânsito), coordenada pelo Coortran (Coordenadoria de Trânsito e Transportes) e segue até o próximo dia 30 de junho.  
    De acordo com o prefeito Zé Renato, a Prefeitura apóia esse tipo de iniciativa, considerando que as informações são de extrema importância para a sociedade. “Muitas pessoas ainda não sabem que têm esses direitos e é nossa obrigação, enquanto Poder Público, informá-las”, disse o prefeito.
Já o diretor da Coortran, Jorge Justo, ressaltou que a  campanha tem por finalidade divulgar o seguro Depvat que, segundo ele, é direito do cidadão que sofra qualquer tipo de acidente de trânsito terrestre.
“Esse seguro é proveniente dos impostos pagos pela sociedade e, sendo assim, todos têm o direito de recorrer”, completou o coordenador, ao ressaltar que, na sua opinião, apenas 10% da população tenha conhecimento sobre o Depvat.
    Hoje (20), a campanha segue no Centro da cidade e será realizada no sinal de trânsito da Praça da Liberdade, das 10h30min às 11h30min.
Já na quarta e quinta-feira, as equipes do Programa de Educação no Trânsito estarão no sinal do cruzamento das ruas Duque de Caxias e Orozimbo Ribeiro e, na sexta-feira, no cruzamento das avenidas Joaquim Leite e José Martorano – próximo à antiga Sabec.
O horário da campanha será o mesmo todos os dias e, a partir de segunda (26), a equipe seguirá o mesmo cronograma, até sexta-feira (30).

O Presidente Responde

Coluna semanal do Presidente Lula

Valdir Jabowski, 65 anos, produtor rural de Erechim (RS) – O sr. acredita que o Brasil realmente será o celeiro do mundo? Como nós, produtores rurais, poderemos ser beneficiados com isso?

Presidente Lula – Nós já somos o segundo maior exportador de alimentos do planeta, com grande destaque nos mercados de café, soja (grão, farelo e óleo), milho, carnes de frango, bovina e suína e suco de laranja. E o Brasil pode se tornar líder em pouco tempo. Relatório conjunto da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado no mês passado, prevê que a produção agrícola do Brasil vai registrar o maior crescimento mundial até 2019. O aumento será de 40%, o dobro da média mundial. O Brasil vai se firmar como celeiro do mundo, conforme as projeções de produção, consumo, estoque, comércio e preços para 2010/2019 analisadas no estudo. Os séculos passados foram dominados pela agricultura de clima temperado. Agora, chegou a hora da agricultura tropical, que está batendo recordes de produtividade. Nós temos 100
milhões de hectares disponíveis, sol, muito sol, água em abundância, tecnologia de ponta, produtores competitivos e uma política agrícola de longo prazo que aposta em pesquisa, infraestrutura de armazenagem e crédito rural para investimento e custeio. Os produtores rurais e todo o país só terão a ganhar com os novos tempos que se anunciam.

Lauciedna Santos Reis, 39 anos, empregada doméstica de Serra (ES) – O que o sr. pode fazer para melhorar o atendimento à saúde no Brasil? Quem recebe salário mínimo não tem condições de pagar plano de saúde.

Presidente Lula – O setor de saúde não recebia o tratamento devido fazia anos e por isso os problemas acumulados eram muito grandes. Nós achamos que ainda há muita coisa a se fazer, mas nos últimos sete anos fortalecemos e ampliamos como nunca o atendimento. Cito alguns dados do SUS: entre 2003 e 2009, a rede pública aumentou em 68,4% os atendimentos ambulatoriais, o número de transplantes aumentou 60%, passando de 12,7 mil, em 2003, para 20,2 mil, em 2009, a ressonância magnética cresceu 174%, com 383 mil procedimentos realizados no ano passado, o financiamento de cirurgias cardíacas aumentou 71,6% (R$ 1,2 bilhão, só em 2009). A cobertura do Programa Saúde da Família já alcança 100 milhões de pessoas em todo o país. Os resultados são animadores. O número de gestantes com acesso ao pré-natal cresceu 125% e a mortalidade infantil foi reduzida em 20%. O Samu e as Unidades de Pronto Atendimento (Upas) têm dado uma grande contribuição para a eliminação das filas nas emergências. Com o programa Farmácia Popular, que criamos em 2004, ampliamos o acesso aos medicamentos, sobretudo da população mais pobre.

Andréia Raimundo, 33 anos, técnica de enfermagem do Rio de Janeiro (RJ) – A pessoa que faz um curso técnico gasta dinheiro e, ao se candidatar a uma vaga no mercado de trabalho, encontra uma barreira chamada experiência. Como resolver esse problema?

Presidente Lula – Desde o início do meu primeiro mandato, eu sempre dei mais força aos projetos que garantem, além do crescimento econômico, uma grande absorção de mão-de-obra. Este ano, enquanto outros países ainda sofrem com a redução do emprego, nós já criamos 1,5 milhão de novos empregos e ainda vamos criar mais 1 milhão até o fim do ano. O crescimento do PIB será de 7%. O desenvolvimento é muito forte. Muita gente, em vez de saudar a abertura cada vez maior de vagas, prefere encontrar uma forma de criticar, falando em apagão de mão-de-obra especializada. Nós estamos trabalhando há muito tempo para melhorar o nível de capacitação dos trabalhadores através de diversos programas. Além disso, estamos criando em 8 anos, 214 novas escolas técnicas (em 100 anos tinham sido criadas apenas 140), 14 novas universidades, 124 extensões universitárias e concedemos bolsas de estudos a mais de 700 mil jovens carentes para cursarem faculdades particulares. Estamos fazendo a nossa parte que é estimular o crescimento e oferecer oportunidades para a qualificação. Estou convencido de que as empresas que ainda criam obstáculos ao primeiro emprego, em pouco tempo vão ceder, considerando as necessidades crescentes de mão-de-obra especializada.

PT representa contra vice de Serra por injúria e difamação

 Deputado Indio da Costa

Na tarde de ontem, segunda-feira (19), o Partido dos Trabalhadores representou criminalmente por injúria e difamação junto à Procuradoria Geral da República (PGR) e Supremo Tribunal Federal (STF) contra o candidato a vice-presidente, Indio da Costa (DEM-RJ).
As acusações do democrata de que o PT teria ligações com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e narcotráfico, e ofensas dirigidas a candidata petista ao Planalto, Dilma Rousseff motivaram a medida judicial.
Por Indio ser um deputado federal, a representação precisa ser ingressada junto ao STF e não junto ao Tribunal Eleitoral.
Na última sexta-feira (16), o parlamentar acusou o PT de estar ligado às Farc e ao crime organizado: "todos sabem que o PT é ligado as Farcs, ao narcotráfico, a tudo o que há de pior. Não tenho dúvida nenhuma disso". Indio ainda chamou a adversária de "ateia" e "esfinge do pau oco", em resposta à afirmação dela de que o democrata havia "caído do céu" no posto de vice.
Além das duas representações criminais que já foram propostas pelo advogado do partido Pierpaolo Bottini, o PT vai ingressar também com um pedido de direito de resposta contra o site do PSDB.
Segundo explica o também advogado do PT Márcio Silva, "o direito de resposta será pedido porque foram mantidas as declarações de Indio no site do partido".
Segundo Silva, a depender da retratação vinda dos tucanos, o PT vai avaliar a possibilidade de ingressar com uma ação por danos morais.
Os ataques de Indio foram feitos quando respondia a internautas e jornalistas em entrevista organizada pelo site mobilizapsdb. Em resposta, o presidente do PT, José Eduardo Dutra disparou em sua página no Twitter: "esse Indio desqualificado quer ser processado. O problema é que ele não vale o custo do papel necessário para a petição". O partido estuda representar contra o vice de Serra.
Antes de tomar conhecimento das medidas judiciais tomadas pelo PT, o coordenador administrativo da campanha de Serra, José Henrique Reis Lobo, afirmou que "os adversários criticam Indio, mas há muito tempo usam a internet para fazer os ataques mais sórdidos ao PSDB". Segundo Lobo, "blogs, sites e emails de figuras ligadas ao PT veiculam todos os dias mentiras e injúrias sobre o candidato do PSDB".
O tucano completa: "fazem isso hoje como em outras eleições faziam através de panfletos apócrifos".
Ainda na entrevista, Indio evitou criticar Lula e questionou como seria o governo de Dilma sem o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva. "No dia primeiro de janeiro, se a Dilma é eleita, Lula volta pra casa, mas o PT fica. Fica com todos aqueles mensaleiros". E acrescentou: "Lula tem poder sobre eles, mas eles têm muito poder sobre a Dilma". A menção ao "mensalão do PT" já tinha sido feita em entrevista ao Terra na última terça-feira (13).

Indio se comporta como idiota ao acusar PT, diz Paulo Bernardo

 Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, criticou duramente nesta segunda-feira (19) as acusações do deputado Índio da Costa (DEM-RJ), candidato a vice-presidente na chapa do tucano José Serra, à candidata Dilma Rousseff e seu partido. Na última sexta-feira, o parlamentar buscou vincular o Partido dos Trabalhadores (PT) e Dilma ao narcotráfico e à guerrilha colombiana Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), além de classificar a ex-ministra da Casa Civil como uma "esfinge do pau oco".
"Esse tipo de comportamento desqualifica o processo eleitoral. Nós temos uma disputa. O Brasil tem uma democracia consolidada, uma disputa boa, está equilibrada. Achamos que vamos ganhar, mas a oposição também acha que pode ganhar. Acho que esse comportamento desse rapaz mostra que ele não está preparado. Ele é uma pessoa despreparada e é ruim inclusive para o candidato da oposição colocar uma pessoa que se comporta como um idiota. Francamente o comportamento dele é um comportamento de idiota", disse Bernardo.
O ministro defendeu a tese de que o caso seja levado ao Poder Judiciário, como já havia cogitado o presidente nacional petista, José Eduardo Dutra, mas ressaltou que essa decisão cabe exclusivamente às instâncias partidárias. "Acho que é (o caso de se interpelar judicialmente), mas como não respondo pelo PT acho que isso tem que ser resolvido nas instâncias partidárias", explicou.

Barra Mansa iniciou manutenção em escolas



Começou na segunda-feira (19), o recesso escolar em Barra Mansa e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, vai aproveitar esse período de férias para realizar serviços de manutenção nas 67 escolas da rede.
De acordo com o prefeito Zé Renato, o período do recesso é essencial para avaliar o que foi feito e melhorar na volta às aulas.
“Temos a preocupação em oferecer não só um ensino de qualidade, mas um ambiente agradável, em que alunos e professores possam se sentir confortáveis e acolhidos. Por isso, o recesso é uma época propícia para acertar o que é preciso e manter o bom trabalho que a Secretaria de Educação vem realizando”, destacou.
Nesta segunda-feira (19), merendeiras passaram por uma capacitação no Colégio Municipal Washington Luiz, no bairro Saudade.
O treinamento teve por objetivo traçar orientações nutricionais para a preparação de alimentos, higienização e atendimento das crianças. Até o fim do recesso, outros serviços serão realizados nas escolas. Haverá manutenção da limpeza, desratização e desinfecção, entrega de material didático e merenda, organização de documentos, entre outras ações.
Segundo a secretária de Educação, Silvia Victória Galvão, as diretoras estão preparadas para organizar as escolas. “Mesmo com o recesso, nós continuamos trabalhando, pois isso garante que, ao voltarem, os alunos serão bem recebidos, com um ambiente limpo e organizado para iniciarmos uma nova etapa – concluiu, destacando ainda que nos últimos dias do recesso, 29 e 30 de julho, as escolas estarão abertas o dia inteiro para receber os responsáveis que quiserem tirar alguma dúvida.

Essiomar recebe o apoio do vereador Parente

 Vereador Parente afirma seu apoio a Essiomar Gomes - Foto: Wagner Gusmão

Essiomar Gomes (PP) recebeu mais um importante apoio para sua candidatura a deputado estadual.
O vereador Parente (PHS), de Angra dos Reis, reuniu a comunidade do Parque Mambucaba para falar da importância da região ter um representante da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
Parente declarou que apoia Essiomar por sua integridade na vida pública e seu empenho em ações para o desenvolvimento de Angra dos Reis.
"Temos que ter um representante na Alerj e Essiomar Gomes é a pessoa certa para buscar melhorias para nossa região. Ele é um candidato com um currículo admirável, sempre íntegro e incansável na busca pelo desenvolvimento de Angra", declarou Parente.

A música de Pol Baccaro e da Banda AR3 movimentaram a Praça do Porto no projeto Noites Angrenses


Nos dias 24 e 25 será a vez da Banda Delta Blues, Cláudio Bocca, Nízio Lopes e espetáculos teatrais da Trupe do Descoco e dos Palhaçologistas

Música, teatro, dança e exposições de artes plásticas e de artesanato estão tomando conta da Praça do Porto nas noites de sextas-feiras e sábados de julho, dentro do projeto Noites Angrenses da Fundação Cultural de Angra (Cultuar).
No último fim de semana chuvoso e frio lá estava o público assistindo e aplaudindo aos shows de Pol Baccaro e da Banda AR3 executando um repertório dançante e convidativo, mesclando MPB e pop rock ,esquentando o público que assistiu aos shows protegidos da chuva debaixo de uma tenda até o final da noite.
Nos dias 23 e 24, o Noites Angrense volta à praça com excelentes shows com a Delta Blues Band, voz e violão de Cláudio Bocca e Nízio Lopes e espetáculos teatrais com a Trupe do Descoco e os Palhaçologistas.
O presidente da Cultuar, Roberto Peixoto, acredita que o projeto, que foi criado para movimentar as noites das férias de julho, tem tudo para se expandir e continuar movimentando o espaço até o fim do ano, mesmo com tempo chuvoso. Ele garante que “todos os shows musicais irão acontecer até o fim de julho. Somente as apresentações de dança, teatro e exposições de artes plásticas e de artesanato serão canceladas em caso de chuva”. Nossa vontade é manter o projeto continuadamente, vai depender da liberação de recursos para executá-lo”, explica Roberto Peixoto.
Os shows de sábado passado com João Lucas e Luís Perequê não puderam acontecer devido a problemas apresentados no sistema elétrico da praça. A Cultuar comunica que os shows serão realizados em nova data, a ser marcada e divulgada.


Programação

Sexta-feira, 23/07
19h: Voz e Violão: Sérgio Amaral
22h: Espetáculo Teatral: A Princesa Sisuda – Trupe do Descoco
23h: Show - Claúdio Boca

Pinheiral tem a melhor e pior nota na educação

Secretaria de Educação, Sediene Maia dos Santos

Pinheiral tem a melhor nota da região no Ideb e está entre as 20 piores do Enem

O MEC divulgou ontem (19), a nota das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio de 2009, atribuindo ao Ciep Brizolão 291 Dom Martinho Schueld a 18º posição no ranking geral das 20 piores escolas do Governo do Estado.
É importante destacar que o Enem é uma avaliação aplicada em alunos do Ensino Médio, que em Pinheiral é de responsabilidade do Governo Estadual.
Ao contrário da rede estadual, na semana passada o Ministério da Educação divulgou o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) apontado que as escolas da rede municipal de Pinheiral tiveram os índices mais altos nas séries finais, do Ensino Fundamental (4,6) entre os municípios da região. Sendo que a meta é alcançar nota 6.0, em 2021.
“A avaliação do ensino Público do País através de programas de avaliação é um ponto positivo a favor de uma melhor qualidade de ensino. Ficamos muito felizes em termos alcançado a meta do Ideb, mas não surpresos, já que foram feitos investimentos significantes que possibilitaram um bom resultado”, avaliou a Secretária Municipal de Educação, Sediene Maia dos Santos

Sesi dá início aos Jogos da Amizade em Resende

Estão confirmadas a participação de 12 empresas que deverão atingir cerca de três mil trabalhadores e familiares

Na próxima sexta-feira, dia 23 de julho, o Sesi Resende vai promover o lançamento da 10ª edição dos Jogos da Amizade. As disputas serão realizadas entre os dias 18 de julho e 20 de agosto, no Sesi Clube de Resende, na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), na Associação Recreativa Beira Rio (ARBR), no Estádio do Trabalhador, no Bar Trianon, na quadra de tênis Jardim Brasília e no Parque das Águas.
Os Jogos da Amizade tiveram início em 2001, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e do clima organizacional, e incrementar a produção das empresas, com a melhora contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do País. A disputa funciona como a primeira fase dos Jogos do Trabalhador, promovido pelo Sesi, em que os trabalhadores podem se classificar para as etapas Sul Fluminense, estadual, Sudeste, nacional e internacional.
A expectativa dos organizadores é de que a décima edição dos Jogos da Amizade tenha a participação de cerca de três mil trabalhadores e familiares, entre homens, mulheres  e crianças.
Para a edição 2010 está confirmada a participação das empresas Michelin e Xerox, de Itatiaia; Benteler Sistemas Automotivos, Guardian do Brasil Vidros Planos e PSA Peugeot Citröen, de Porto Real; Clariant, Indústrias Nucleares do Brasil – INB, Mclane, Novartis, Pernod Ricard Brasil, MAN Latin America (antiga Volkswagen Caminhões e Ônibus) e Servatis, de Resende.
Esse ano, os Jogos estão divididos em 33 modalidades esportivas, em duas categorias: Individuais e Coletivas. Entre as modalidades que serão disputadas durante o torneio estão: Buraco, Ciclismo, Dama, Dominó, Futebol de Botão, Pebolim, Sinuca, Sueca, Tenis de mesa Feminino e Masculino, Truco e Xadrez, na categoria individual. Na categoria coletiva as equipes disputarão: Atletismo, Basquetebol Feminino e Masculino, Corrida Rústica, Futebol de Campo, Futebol Society Sênior e Veterano, Futsal Feminino, Futsal Infantil I (sub 10 anos e sub 14 anos), Futsal Livre, Futsal Máster, Handebol Feminino e Handebol Masculino, Natação, Society Feminino, Tênis de Quadra, Voleibol de Areia Feminino e Masculino, Voleibol Indoor 4x4 Feminino e Voleibol Indoor Masculino.


Cronograma das atividades:

18/7 – Realização das Provas de Atletismo
21/7 – Congresso Técnico (Esclarecimento das regras do torneiro e regulamento das modalidades)
23/7 – Solenidade de Abertura e Arraiá da Amizade
18/7 a 19/8 – Realização das competições
20/8 – Baile de Encerramento e entrega dos troféus

No sábado, o Férias Culturais movimenta o ginásio da Morada do Bracuí com o Grupo Teatral Quintal do Circo e diversas brincadeiras


Crianças do Monte Castelo foram presenteadas com estreia do projeto na quadra da comunidade

Com o projeto Férias Culturais da Fundação Cultural de Angra (Cultuar), a prefeitura de Angra amplia o leque de atividades oferecido às crianças da cidade durante as tardes de sábado das férias de julho, gratuitamente. O objetivo é encher as quadras das comunidades de bairros periféricos com espetáculos teatrais e brincadeiras diversas para crianças, jovens e toda a família, divulgando o trabalho dos artistas da terra e levando diversão para todos.
A estreia do projeto na quadra da comunidade do Monte Castelo, no sábado, 17, atendeu às expectativas da Cultuar. No próximo sábado , 24, o projeto vai para o ginásio da comunidade da Morada do Bracuí e no dia 31, para a Monsuaba.
Diversas crianças do Monte Castelo participaram das brincadeiras feitas pelos recreadores Bruno Marques, Luciano e a palhaça Empadinha ( Silvana Libório). A companhia teatral Kadoshi, com a doçura do impecável palhaço Cebola, fez a alegria das crianças, com diversas acrobacias e brincadeiras , envolvendo inclusive os adultos presentes na quadra.
_ Gostei demais de todas as brincadeiras , do palhaço com seu filhinho e de tudo o que aconteceu aqui. Que pena que a noite está chegando e a festa vai acabar- disse a menina Ana de Jesus, sendo observada pela tia Maria Júlia.
O projeto foi encerrado no Monte Castelo depois das 18h com a apresentação da Cia. da Lua apresentando o espetáculo “Viagem à Baía dos Reis Magos”, onde os artistas Zequinha Miguel, Mauro Nask, Marina Gonper, Hamilton e Bruno contaram com música e humor diversos trechos da história do município de Angra.

Programação

14h – Recreação infantil com cama elástica, bolamania, miniplay e pintura facial
15h – Recreação infantil com atores caracterizados
16h – Espetáculo teatral circense – O espetáculo não pode parar! - Quintal do Circo
17h – Recreação infantil com atores caracterizados
18h - Encerramento

VR: Prefeito Neto inaugura campo de grama sintética



A área de lazer, que fica localizada entre as ruas 24 e 28, no bairro Vila Rica, teve investimentos da ordem de R$ 63 mil

    Como parte das comemorações do aniversário da cidade, o prefeito Antônio Francisco Neto inaugurou na última quarta-feira (14), um campo de grama sintética no Conjunto Habitacional Vila Rica. 
O campo, que fica entre as ruas 24 e 27, mede 558 metros quadrados. A obra foi realizada num prazo de 15 dias, pela empresa SG Pisos Esportivos Ltda. Nesta obra o Governo Municipal investiu R$ 63.773,88.
    “A obra era aguarda pelos moradores com ansiedade. E para melhorar ainda mais vamos subir o alambrado e colocar uma rede de naylon sobre o campo. Este serviço será feito em 15 dias”, garante Marcos Marques, presidente do Furban, explicando que toda a área em volta do campo também recebeu um tratamento especial. “Fizemos emboço nas paredes e pintura, e a secretaria de Serviços Públicos fez o paisagismo e colocou uma moderna iluminação neste local”, disse.
    O presidente da Associação de Moradores, Mauro Coelho, elogiou a qualidade da obra. 
“Os moradores do bairro ficaram muito satisfeito com mais este benefício trazido pela prefeitura”, disse o presidente, que apresentou ao prefeito o grupo de dança Only One formado por dançarinos do próprio bairro. 
“Este grupo teve várias vitórias em concursos e é um orgulho do Vila Rica”, disse Coelho.
    Após os discursos, o grupo Only One fez uma apresentação de dança de rua e houve uma partida de futebol formada por atletas do bairro Vila Rica.

Barra Mansa se prepara para a 12ª Flumisul



Feira será realizada entre os dias 27 e 31 de julho no Parque da Cidade
Faltando menos de dez dias para o início da Flumisul (Feira Internacional de Negócios do Sul Fluminense), os organizadores do evento comemoram a venda de praticamente todos os estandes. Cerca de 250 expositores já fecharam ou estão finalizando o processo de reserva. Já consolidada no município, a feira será realizada no Parque da Cidade, entre os dias 27 e 31 de julho e conta com a realização da Prefeitura de Barra Mansa, promoção da Câmara de Dirigentes Lojistas e o patrocínio da Votorantim Siderurgia, entre outros parceiros. A expectativa é de que o público dos cinco dias de evento seja de 80 mil pessoas, o mesmo alcançado no ano passado. O prefeito Zé Renato destacou a importância da Flumisul.
"A Flumisul já ultrapassou as barreiras do Estado do Rio e, hoje, é conhecida em várias cidades do país como uma grande oportunidade de se fazer negócios. Agradeço a competência e a seriedade da equipe que organiza o evento. Tenho certeza de que esse ano não será diferente dos outros e que o resultado da feira será muito positivo", disse.
A feira terá o espaço de atuação ampliado para 10 mil m2 devido às duas novidades deste ano, a Semana da Moda e a boate Oriom. A Semana da Moda apresentará desfiles de terça a sexta-feira, 27 a 30, com a participação de diferentes seguimentos da moda e de faixa etária. Serão artigos de festas, casamentos, roupas casuais, sapatos, presentes, assessórios, ótica, entre outros. A boate Oriom reserva uma programação diversificada entre os dias 29, 30 e 31. Na quinta-feira será o melhor dos anos 70, 80 e 90, tocados em discos de vinil. Na sexta-feira, dia 30, os Dj's vão agitar o Parque da Cidade com vários ritmos, do eletrônico ao pop. Já no encerramento, dia 31, será a noite de todos os ritmos. Nos três dias de funcionamento, a boate iniciará os trabalhos às 23 horas. Os valores ainda não foram definidos, mas segundo os organizadores da boate serão preços acessíveis.
Continuando a programação cultural, o evento também contará com apresentações do projeto “Música nas Escolas” e do coral dos funcionários da prefeitura de Barra Mansa. Na terça-feira, dia 27, haverá apresentação da Banda Sinfônica Sênior, às 16 horas, durante a abertura e novamente às 20 horas. Na quarta-feira, dia 28, será a vez da Orquestra Infanto-Juvenil se apresentar, também às 20 horas. Na quinta-feira, dia 29, a apresentação será mais cedo, às 18 horas, e quem sobe ao palco é a Banda Sinfônica Infanto-Juvenil. No dia 30, sexta-feira, o feira receberá o Coral dos Funcionários da Prefeitura de Barra Mansa, às 21h30min. No dia 31, às 19 horas, a Banda Marcial se apresenta e encerra a participação do projeto na Flumisul.
Embora este ano a feira conte com a programação cultural mais diversificada, o foco em palestras e assinaturas de convênios e negócios continua, já que ela reúne empresas do Sul Fluminense, de outras regiões e até mesmo de outros estados, como Paraná, São Paulo e Minas Gerais. A Flumisul conta com a participação de importantes expositores dos setores de serviços, siderurgia e metalurgia, cultura, eletrônica, informática, indústria automotiva, alimentação e agronegócios.
A feira é realizada pela Prefeitura de Barra Mansa há 12 anos e, desde 2002, conta com a promoção da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A Flumisul tem como objetivo fazer com que os produtores dos mais diferentes tipos e portes da região, do Brasil e até de outros países possam se encontrar para conhecer os concorrentes e os possíveis clientes, descobrir nichos e segmentos de mercado, conhecer novas tecnologias e produtos.
Este ano, além do realizador, promotor e patrocinador, a feira conta com os co-patrocinadores Sistema Fercomércio-RJ, Sesc-RJ, Senac-Rio, Sicomércio-BM; com o apoio do Sebrae-RJ, Sistema Firjan-RJ (Sesi e Senai), OCB-RJ (Organização das Cooperativas Brasileiras), Sescoop-RJ (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), Saae-BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Amil, Governo Federal, Banco do Brasil, A Voz da Cidade, Citroën; e co-apoio do Diário do Vale, Lance Vídeo, Super Cartucho, Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil), Aciap-BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços), Campos Caldeira Seguros . A sala de palestras conta ainda com o apoio de Amarelas Internet, Diário do Vale,Sescoop/RJ, Intactta segurança eletrônica e serviços e Rotary Club Barra Mansa Sul.

Policlínica da Melhor Idade promove palestra educativa para idosos



A Secretaria de Saúde de Volta Redonda (SMS/VR), através da Policlínica da Melhor Idade, promove nesta 2ª feira, 19, das 14h às 16h, palestra educativa voltada aos idosos usuários da unidade e seus acompanhantes. Com o tema “estimulando a memória”, a palestra associa informações sobre o funcionamento do cérebro e da memória e dos tipos de exercícios que podem melhorar a sua performance.
“O objetivo é estimular a memória e as habilidades cognitivas, desenvolvidas no dia-a-dia, para a prevenção das doenças degenerativas do cérebro, dentre elas o Alzheimer”, diz a Secretária de Saúde, Suely Pinto, esclarecendo que essa palestra é uma atividade mensal que faz parte das ações de educação e saúde desenvolvida pela Policlínica da Melhor Idade.
“Atividades que têm por finalidade contribuir para o envelhecimento saudável e a melhoria da qualidade de vida dos nossos idosos”, acrescenta Suely Pinto. As próximas palestras, abordando temas variados e de interesse da terceira idade, estão programadas para os dias 16/08, 20/9,18/10,22/11 e 20/12. São realizadas sempre no pátio da Policlínica da Melhor Idade, localizada na Rua 548, nº 95, Jardim Paraíba.

‘Gigantes’ continuam imbatíveis



Impondo seu jogo do começo ao fim, os “Gigantes do Aço” venceram a AABB de Niterói por três sets a zero neste domingo, 18, e terminaram como líder do grupo A da Copa Rio. O que chamou a atenção foram as grandes atuações do levantador Everaldo, do ponteiro Guilherme Barbosa, do oposto Leozão e do central Rodrigo Mudo que foi o que mais pontuou, fazendo 11 pontos.
    Para Guilherme, a partida serviu para o time ganhar ainda mais ritmo de jogo e chegar a uma condição melhor nos próximos jogos. “Realmente foi a melhor partida do grupo. Estamos adquirindo cada vez mais entrosamento e ritmo, pois tem sido esse o nosso principal adversário” garantiu Guilherme.
    O primeiro set começou com muita pressão imposta pelo time da casa e dos torcedores que compareceram em um número razoável no Ginásio. Mas com a experiência e muita tranqüilidade, o Voltaço foi dominando a partida e fechou o set em 25 a 20. O Segundo set foi ainda mais fácil. Os “Gigantes” aproveitaram a fragilidade na linha de passe dos Niteroienses e fecharam em 17 minutos por 25 a 15. Sem deixar o clima de “já ganhou” tomar conta, nem a pressão que a torcida local fazia durante todo o terceiro set, o Volta Redonda administrou bem a vantagem e fechou com um ataque de cheque de Renato Hermely.
    Por ser o primeiro do grupo, o Volta Redonda vai decidir nesta terça-feira, contra o Botafogo, a vaga para a grande decisão em casa. Para o Gerente de Vôlei Luiz Eduardo Pontes, Dudu, é de grande importância a presença dos torcedores. “Contamos com a presença dos nossos torcedores, pois é um jogo decisivo e que vale vaga para a grande decisão. Teremos grandes chances de conquistar mais esse título, que por sinal, é inédito para nossa equipe. Desde já convoco toda população de Volta Redonda e região a comparecer no Ginásio do Sesi e fazer um verdadeiro caldeirão”, disse o empolgado Dudu que não conseguiu esconder a felicidade estampada no rosto.

Casos de esquistossomose caem em Barra Mansa

Schistosoma mansoni

Queda de 85% de janeiro a julho, se comparado ao mesmo período de 2009

Investir na educação e conscientização. Esta é a proposta da Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, que vem orientando, informando e tratando os casos de esquistossomose no município. Exemplo de que investir na conscientização é um bom negócio, é que em 2009, de janeiro a julho, foram registrados 26 casos da doença. Já este ano, no mesmo período, o número de pessoas infectadas foi de apenas quatro, representando uma queda de 85%.
O prefeito de Barra Mansa, Zé Renato, reforça a importância de se investir na educação e orientação de toda família a fim de que os índices continuem baixando e atinjam 0%, como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS). “Está mais do que comprovado de que a informação e orientação são fortes aliadas no combate à doença. Muitas pessoas não sabem o que é a esquistossomose e nem as formas de transmissão, por isso trabalhamos com a orientação. É importante que as pessoas, após serem informadas, tomem consciência e adotem medidas preventivas”, conta ele.
Segundo o secretário de Saúde, Wilton Néri, também são ministradas palestras sobre a doença nas escolas da cidade. “Desde que o Programa de Controle da Esquistossomose foi implantado em 2004 trabalhamos a prevenção através da educação em saúde. Ministramos palestras nas escolas para os alunos, pais, professores e toda comunidade. Também percorremos os bairros informando a população e coletando fezes para análise. Depois retornamos às residências com o resultado. Em caso positivo, a pessoa recebe tratamento gratuito. Se a doença não for tratada, pode evoluir para formas clínicas graves e levar o paciente ao óbito”, conta Néri, ao informar que o saneamento básico aliado ao tratamento de esgoto também contribuem para uma melhor qualidade de vida.
O coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, Antônio Marcos Rodrigues, explica as formas de contágio e alerta a população sobre a doença. “A prevenção é simples: evitar o contato direto com as águas de rios, córregos e lagos contaminados por cercárias. No período de férias escolares, principalmente no verão, a exposição aos fatores de risco é ainda maior. No calor e de férias, as crianças e adolescentes acabam se banhando nestas águas e, com isso, as cercárias penetram através da pele do indivíduo. Por isso, as pessoas não podem entrar em águas onde o caramujo, que é hospedeiro intermediário do parasita, está. Em contato com esta água, a cercária penetra na pele do homem e, a a partir daí, ele passa a ser um hospedeiro definitivo do parasita”, explica Antônio, alertando que as pessoas também devem procurar saber o histórico dos rios, caso estejam em outras cidades.
Em Barra Mansa, o rio que leva o nome da cidade e corta vários bairros, bem como o Rio Bananal, os rios dos bairros Vila Principal e Siderlândia, e os córregos destas bacias hidrográficas, possuem o caramujo hospedeiro. Mas, não se pode aplicar pesticidas na água, pois, além de matar os moluscos, os peixes também seriam afetados. Por isso, é importante que a população não entre nestes locais. Pois, os ambientes de água doce de pouca correnteza ou parada, utilizados para atividades profissionais ou de lazer, como banhos, pescas, lavagem de roupa e louça ou plantio de culturas irrigadas, com presença de caramujos infectados pelo Schistosoma mansoni, constituem os locais adequados para se adquirir a esquistossomose.
Esquistossomose - A esquistossomose mansônica é uma doença parasitária, causada pelo trematódeo Schistosoma mansoni, cujas formas adultas habitam os vasos mesentéricos do hospedeiro definitivo (homem) e as formas intermediárias se desenvolvem em caramujos gastrópodes aquáticos do gênero Biomphalaria. Trata-se de uma doença, inicialmente assintomática, que pode evoluir para formas clínicas extremamente graves e levar o paciente ao óbito. A magnitude de sua prevalência, associada à severidade das formas clínicas e a sua evolução, conferem a esquistossomose uma grande relevância como problema de saúde pública.

Chuvas causam estragos em estradas rurais

A prefeitura de Quatis, por meio da secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, informa que, devido às chuvas constantes que estão caindo desde terça-feira, dia 13, as estradas rurais do município de Quatis estão com problemas de tráfego.
Os reparos estão sendo feitos em caráter de urgência, mas ainda assim, caminhões que transportam a produção agrícola das regiões afastadas do distrito Sede, para as quais o acesso só pode ser feito por uma estrada rural, têm recebido auxílio de máquinas da prefeitura para chegarem à cidade.
“Há equipes operando tratores, que puxam os caminhões que precisam passar pela estrada”, disse o secretário de Desenvolvimento Rural, Gustavo Duque. De acordo com ele, a situação só vai normalizar por completo quando o tempo firmar novamente e o acesso das máquinas e caminhões empregados na recuperação das estradas for possível. “Por enquanto, os trabalhos estão sendo feitos para possibilitar o escoamento da produção”, explicou, lembrando que, por ser período de férias escolares, não há transporte de alunos e professores.
O município de Quatis tem 350 quilômetros de estradas rurais. Nesta segunda-feira, a situação mais crítica é a das estradas que ligam a cidade ao distrito de São Joaquim e à localidade de Morro Grande.

Condutores do Transporte Escolar se reúnem mais uma vez com Neto



Renovação e padronização da frota e preservação da qualidade no atendimento foram temas debatidos

Condutores do transporte escolar de volta Redonda participaram nesta manhã, 19, de uma reunião com o prefeito Neto, o Gerente Regional de Varejo de Volta Redonda do Banco do Brasil, Ronan Cardoso Noronha e o Superintendente de Serviços Rodoviários (SUSER), Paulo Barenco, para discutirem sobre a renovação, padronização da frota e preservação da qualidade no atendimento da frota do transporte escolar que é atendida atualmente por 113 veículos cadastrados na Suser. O poder público está atuando como intermediário para que os condutores consigam avançar no atendimento, comprando veículos novos. 
O prefeito Antonio Francisco Neto lembrou que Volta Redonda já tem uma frota razoável, e que o importante é preservar a qualidade e a segurança no atendimento aos usuários do transporte escolar. “A renovação e padronização da frota irá melhorar, ainda mais, o serviço executado em Volta Redonda”. 
O Superintendente de Serviços Rodoviários (SUSER), Paulo Barenco lembrou que a linha de crédito criada pelo governo Federal, através do BNDES, só será disponibilizada para os motoristas que têm permissão ou autorização para executar o serviço no município. “É preciso destacar que esse crédito só será liberado para quem está com a situação regularizada, uma vez que uma das garantias exigidas pelo BNDES é a prestação do serviço”.
O condutor Samuel Novaes dos Santos, disse da sua expectativa de um resultado que agrade a todos os condutores junto aos fornecedores de veículos, seja alcançado com a mediação do governo municipal. “Tenho certeza que essa ajuda que o governo municipal está nos dando será muito importante para que consigamos o financiamento. Na próxima quarta-feira, 21, haverá um novo encontro onde serão apresentadas as condições do financiamento, valores a serem pagos e documentos necessários para utilização do crédito.

No aniversário da cidade, Volta Redonda foi sede do Campeonato Brasileiro de Kart


O tempo chuvoso não foi obstáculo para os pilotos que participaram da final do 45º Campeonato Brasileiro de Kart, realizado entre os dias 12 e 17 de julho no Kartódromo Internacional de Volta Redonda, no bairro Aero Clube.
Considerado o maior evento nacional na categoria, as provas  contaram  com as participações de 153 pilotos, de 15 estados brasileiros e do Distrito Federal, nas categorias Mirim, Júnior Menor, Júnior, Cadete, Super Cadete, Novatos e F4.
Para alcançar a tão sonhada vitória no Campeonato Brasileiro de Kart 2010, além de competirem com outros adversários em suas respectivas categorias, os pilotos também enfrentaram um desafio: Choveu durante a manhã e no inicio da tarde exigindo habilidade e muita técnica dos pilotos durante toda a competição.
Na categoria Mirim, o campeão brasileiro foi o piloto Vitor Uchoa (RN), de 9 anos. Ele,  O campeonato é a prova do calendário oficial da CNK (Confederação Nacional do Kart), filiada à CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e a FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Para sediar uma prova oficial regulamentada pela CBA/CNK, algumas exigências são requeridas no que diz respeito à extensão e largura da pista (mínima de oito metros), segurança para pilotos e público, cronometragem e pódio.
De acordo com José Fardim, o Kartódromo Internacional de Volta Redonda recebeu melhorias para atender todas as exigências da Confederação, entre elas a ampliação do espaço disponível para construção de um complexo que contará com área de boxe, praça de alimentação, quiosques e arquibancadas.
O estado de São Paulo formou a maior delegação. Também participaram da competição pilotos do Rio de Janeiro, Paraná, Goiás, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Santa Catarina, Espírito Santo, Minas Gerais, Tocantins, Ceará, Mato Grosso, Bahia, Alagoas e Pernambuco.