quarta-feira, 21 de julho de 2010

TRE-RJ tem até 5 de agosto para aceitar ou não impugnação da candidatura de Cabral

O TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio) tem até 5 de agosto para decidir se aceita ou não a impugnação da candidatura de Sérgio Cabral (PMDB) à reeleição ao governo do Rio.

Foto: Carlos Magno

A impugnação foi apresentada à Justiça Eleitoral pela coligação Rio Esperança, que reúne PV, PSDB, DEM e PPS e tem Fernando Gabeira (PV) como candidato.
A impugnação é uma contestação a uma candidatura durante o processo de registro. Ela pode ser feita por um promotor eleitoral, por um candidato, um partido ou uma coligação. A Justiça tem então um prazo para decidir se a acolhe ou não. Em caso de acolhimento, o candidato é notificado e tem sete dias para apresentar sua defesa. O juiz pode ainda determinar outras diligências para decidir sobre o futuro da candidatura.
No caso de Cabral, a impugnação foi proposta por causa de uma mansão que ele possui em um condomínio fechado de Mangaratiba, a 70 km do Rio. Na declaração de bens de Cabral, a casa, comprada em 1998, é avaliada em R$ 200 mil. Estimativa feita por corretores e apresentada à Justiça Eleitoral pela coligação de Gabeira indica que a mansão vale pelo menos R$ 1,5 milhão.
Em nota, a assessoria da campanha de Cabral afirmou que "a impugnação não tem fundamento e configura litigância de má-fé". "A Lei Eleitoral não obriga o candidato a atualizar o valor dos bens imóveis de que seja proprietário. A legislação do imposto de renda não permite essa atualização."
Além de Cabral, outros 40 candidatos foram impugnados no Rio de Janeiro. O TRE-RJ avaliará todas as situações até 5 de agosto.

PT quer tirar do foco escândalos envolvendo partido, diz oposição

Deputado federal Indio da Costa, que foi relator do projeto na Câmara Federal - Foto: Divulgação

Líderes tucanos e democratas afirmaram nesta terça-feira que a decisão do PT de processar criminalmente o deputado Indio da Costa (DEM-RJ) é uma estratégia para tirar do foco recentes escândalos envolvendo o partido.

O deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) disse que a campanha de Dilma Rousseff (PT) usou a técnica do "fogo de encontro" para minimizar o episódio da quebra do sigilo do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge Caldas.
Dilma Roussef

"Isso chama-se fogo de encontro, quando não se têm como explicar fatos de maior gravidade. É lógico que usaram essa declaração [de Indio] para transformar isso num escândalo com o objetivo de minimizar assuntos mais graves", disse Caiado.
Candidato ao governo de Goiás, o senador Marconi Perillo (PSDB) afirmou ser pública a constatação de que o PT tem relações próximas com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). O tucano, porém, seguiu a linha de José Serra (PSDB) ao desvincular o PT do narcotráfico.
"Sempre houve simpatia do PT com as Farc. Daí a dizer que o PT está ligado ao narcotráfico é outra coisa", afirmou.
Adversário de Dilma na disputa ao Palácio do Planalto, Serra visita hoje Goiânia ao lado de lideranças do DEM e PSDB no Estado. O tucano desembarcou na capital de Goiás sem o vice, Indio da Costa, que causou polêmica ao vincular o PT às Farc e ao narcotráfico em entrevista para um site do PSDB na internet.
Ontem, Serra afirmou que o PT tem ligação com as Farc, mas não relacionou o PT ao narcotráfico, como havia feito Indio.
José Serra, pré-candidato pelo PSDB a presidência da República

É a segunda visita de Serra a Goiás em menos de um mês. No Estado, Serra tem liderado as pesquisas de intenção de voto e tem ao seu lado aliados que prometem divulgar a imagem do tucano em seus programas eleitorais de rádio e TV.
"A campanha em Goiás é bem estruturada do ponto de vista de apoio. Temos palanques em todos os 246 municípios e o maior tempo de TV", disse Perillo.

Barra do Piraí: Ramires fará palestra para crianças de Projeto Social

Ramires, da seleção Brasileira, estará hoje em Barra do Piraí - Foto: Divulgação

   
    O jogador da Seleção Brasileira, Ramires, estará em Barra do Piraí nesta quarta-feira, 21 de julho, na sede do Horto Florestal, sua terra natal, para promover um bate-papo com jovens que fazem parte do Projeto Social Semeando o Futuro.
     O encontro acontece às 10h30m, e o jogador vai falar sobre sua trajetória de vida: de criança simples e humilde, a um astro de reconhecimento internacional.
    O Semeando o Futuro é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Barra do Piraí, direcionado a jovens dos 13 aos 17 anos.
O projeto, além de fornecer noções de cidadania, ensina técnicas para semear, cultivar, plantar e colher mudas de diversas espécies de plantas e árvores nativas de nossa região, ampliando as possibilidades de inclusão no mercado de trabalho para seus participantes.

Estado cria programa de financiamento e modernização da frota pesqueira

Foto: Divulgação


Conforme publicação no Diário Oficial desta segunda-feira (19/7), fica instituída a criação do Programa Estadual de Financiamento da Ampliação e Modernização da Frota Pesqueira do Estado do Rio, que compreende financiamentos para aquisição, construção, conversão, modernização, adaptação e equipagem de embarcações pesqueiras.
O objetivo é proporcionar a eficiência e sustentabilidade da frota pesqueira, promover o máximo aproveitamento das capturas, aumentar a produção estadual, utilizar estoques, consolidar a frota e construir embarcações destinadas à pesca oceânica a fim de melhorar a segurança de navegação e garantir a qualidade do pescado produzido no Estado do Rio.
A homologação dos projetos será feita pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, através da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro – Fiperj. O programa, de autoria do deputado Alcebíades Sabino, será financiado por recursos próprios do Estado e/ou parceria do Governo Federal.
Na mesma edição do Diário Oficial, foi instituído o Dia Estadual da Mulher Cooperativista, a ser comemorado no dia 25 de março. A lei, que é válida no âmbito do Estado do Rio, é de autoria do deputado Paulo Ramos.

Festival Vale do Café começa dia 23

Foto: Valdinei Ferreira


O Vale do Café, no interior fluminense, se prepara para mais uma edição do consagrado festival cultural em suas fazendas históricas.

O projeto, idealizado por Cristina Braga e Turíbio Santos, tem o objetivo de fortalecer o polo turístico cultural, contribuindo com o desenvolvimento econômico do interior do Estado do Rio de Janeiro.
Pela primeira vez, durante os dez dias de evento, haverá programação em todas as cidades da região - Vassouras, Rio das Flores, Paty do Alferes, Miguel Pereira, Engenheiro Paulo de Frontin, Paracambi, Mendes, Barra do Piraí, Piraí, Pinheiral, Volta Redonda, Barra Mansa e Três Rios. Turistas nacionais e internacionais poderão participar de palestras, cursos, manifestações populares e, ainda, assistir a shows e concertos em igrejas, casarões, praças e fazendas históricas, tendo como fonte de inspiração o belo Vale do Paraíba.
Degustar o verdadeiro sabor da comida do interior, nos diferentes restaurantes das cidades, está entre as atrações da região durante o Festival.
Este ano, o evento conta com a participação da Fazenda Monte Alegre, em Paty do Alferes, propriedade do escultor Gabriel Fonseca, que fez do grande jardim da fazenda o Parque de Esculturas Lucia Miguel Pereira. No dia 24, às 11h, o artista fará uma exposição in natura no jardim da Monte Alegre, com obras de 11 artistas - ex-alunos da Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
Além disso, grandes artistas nacionais, das mais variadas formações, vão abrilhantar o Festival do Vale do Café, em apresentações nas fazendas Florença, São Luiz da Boa Sorte, Guaritá, Santo Antônio, São João da Prosperidade, Taquara, Vista Alegre, São João da Barra, Cananéia, Pão Grande, Cachoeira Grande e Chacrinha.
A população de Vassouras, Piraí, Volta Redonda, Barra Mansa e os visitantes também poderão acompanhar o Cortejo de Tradições, que integra as principais manifestações culturais das comunidades do Vale do Paraíba, como caxambus, jongos, caninhas verdes e calangueiros e as tradicionais folias de reis.
Durante o evento, serão realizadas, ainda, cerca de 15 oficinas e cursos, como canto a bandolim, violoncelo, contrabaixo, violino, sax, clarineta, trompete, harpa, entre outros. A direção dos cursos é do renomado violonista Turíbio Santos e participação é gratuita. A relação de cursos, professores e instruções para inscrição estão disponíveis no site www.festivalvaledocafe.com - na sessão Cursos.

União condenada a indenizar repórter agredida por soldados da Polícia do Exército

A 5ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região condenou a União Federal a pagar 50 mil reais a uma repórter freelancer da Editora Abril, por danos morais.

O relator do caso no TRF2 é o desembargador federal Castro Aguiar.
De acordo com o processo, durante a festa de Reveillon, realizada no Forte de Copacabana, em 1999, ela sofreu agressões físicas e verbais de soldados da Polícia do Exército.
A atitude seria uma represália pelo fato de a profissional ter fotografado atos de violência da referida PE contra um colega do Jornal do Brasil, que tentava registrar imagens da queda do toldo sobre o local em que o então presidente Fernando Henrique Cardoso e diversas autoridades iriam estar.
A União sustentou, em sua defesa, não haver prova técnica da violência alegada, nem comprovação do dano moral, já que o laudo do Instituto Médico Legal (IML) não constatou lesões na repórter.
A União também afirmou, no processo, que os militares agiram “no estrito cumprimento do dever legal, com o intuito de manter a ordem e garantir a segurança do local”.
No entanto, para o desembargador federal Castro Aguiar, o constrangimento é “incontestável, uma vez que os referidos acontecimentos encontram-se amplamente documentados no inquérito policial militar e nos depoimentos acostados nos autos”, afirmou.
Sendo assim - continuou -, “caracterizada a responsabilidade civil da União pelos atos ilegais e violentos praticados por seus agentes, impõe-se sua condenação ao pagamento de indenização por dano moral, uma vez que houve lesão à integridade física e moral da autora”, sentenciou o magistrado.
Por fim, o magistrado fixou o valor a ser pago pela União pelos danos morais em 50 mil reais.
Para Castro Aguiar, o valor anteriormente arbitrado pelo juízo de primeiro grau (100 mil reais), “afigura-se excessivo, salientando-se, inclusive, que esta Turma não tem fixado valor tão alto nem mesmo em casos bem mais graves”, encerrou.

Porto do Rio de Janeiro terá capacidade duplicada até a Copa de 2014

Jorge Luiz de Mello, presidente da CDRJ - Foto: Divulgação


O Porto do Rio de Janeiro terá a sua capacidade duplicada para atender a demanda na movimentação de cargas e passageiros até 2014, durante a Copa do Mundo.

Serão investidos R$ 1,6 bilhão nos próximos quatro anos.
O presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Jorge Luiz de Mello, disse que as obras servirão para acompanhar o aumento das embarcações e a maior demanda de atracações no porto.
O porto também terá a sua capacidade ampliada para atender a demanda offshore das futuras explorações do pré-sal.
"A maior parte das atividades portuárias é feita por terminais privados e a participação do Brasil na economia mundial pela atividade portuária ainda tem muito a crescer. Ainda não fazemos parte das rotas marítimas principais e os nossos portos participam apenas dos 9% de linhas alternativas. Depois das obras teremos no Rio a maior área contínua de porto da América Latina", afirmou Mello.
Para melhorar a recepção do turismo de cruzeiros, também está prevista a construção de uma nova área de atracação para operar de seis a oito navios de passageiros simultaneamente. No ano passado, a movimentação no terminal foi de 500 mil turistas. A previsão é fechar a temporada 2010/2011 com 600 mil.
Mello disse que “a verba federal referente à modernização do terminal é de R$ 600 milhões, investimentos do PAC 2 e do PAC da Copa. Foram garantidos, até agora, R$ 122 milhões para a primeira fase que inclui a dragagem do canal. Essa etapa vai aprofundar zonas específicas da Baía [de Guanabara] de 12,6 metros para 15,5 metros, e já há a previsão de um crescimento de 20% a 30% da movimentação de navios após a dragagem”.
Em relação ao restante da verba, ainda não garantida, o presidente da CDRJ afirma que “hoje, 93% das mercadorias circulam em portos em todo o país. Assim, independentemente do candidato que assumir a partir do ano que vem, a atividade portuária tem que crescer. Isso é uma demanda da sociedade e não dos governos”.
Ainda de acordo com o presidente da CDRJ, além da verba do governo federal, a companhia contará com investimentos de R$ 1 bilhão da iniciativa privada, nos próximos quatro anos. Os recursos virão dos arrendatários do porto, que são as empresas que exploram os terminais de carga.
"Hoje, o Porto do Rio de Janeiro opera com 9 milhões de toneladas, com essas ampliações que estamos fazendo, nós prevemos operar em torno de 25 milhões de toneladas. O Porto de Santos – o maior do Brasil – opera com pouco menos de 100 milhões de toneladas", compara Mello.

Barra do Piraí ganha mais uma sala de recursos multifuncionais

Prefeito Zé Luiz Anchite e a Secretária de Educação Ana Rothe Comemoram sucesso na educação na educação barrense

   
    Educação Infantil do município ganha a terceira sala de Recursos Multifuncionais.

Desta vez o Jardim de Infância Municipalizado Professor Murilo Braga será o beneficiado, o objetivo da Prefeitura é ampliar este numero para 14 salas.
    No próximo dia 16 será inaugurada a Sala de Recursos Multifuncionais no Jardim de Infância Professor Murilo Braga. Ao todo a rede municipal de ensino contará com 3 salas desse tipo em funcionamento. As outras duas estão localizadas no Jardim de Infância Monteiro Lobato e no Jardim Escola Peixinho Dourado.
    O projeto da Secretaria Municipal de Educação e Desporto é de ampliar para 14 o numero de salas de recursos na rede de ensino, sendo que 11 delas já se encontram em construção ou reforma, para posteriormente receber os materiais e só então entrar em funcionamento.
A previsão é que ao final desse ano, todas as salas entrem em funcionamento.
    As salas de recursos multifuncionais são utilizadas para atender crianças com necessidades educacionais especiais através da adaptação de vários equipamentos.
Cada sala possui 2 computadores, impressora, scanner, acionador de pressão, laptops, kit de comunicação aumentativa e alternativa e materiais pedagógicos, tudo para a rápida evolução no aprendizado das crianças.
    As 2 salas em funcionamento, que atendem cerca de 60 alunos dos 210 inclusos na rede municipal, ainda receberão novos equipamentos do Ministério da Educação, para enriquecer e ampliar seu atendimento.
Com as 14 salas prontas, a expectativa da Secretaria Municipal de Educação e Desporto é atender todos os alunos inclusos, ofertando um atendimento educacional de primeira linha para todos eles, investindo em seus futuros.

Sem Garotinho, Cabral deve vencer disputa no Rio no 1º turno, dizem analistas


Governador Sergio Cabral com grandes chances de se reeleger - Foto: Shana Reis






A eleição no Estado do Rio tem como franco favorito o atual governador, Sérgio Cabral (PMDB), que disputa a reeleição.

Se tudo caminhar no ritmo de agora, Cabral pode levar a disputa já no primeiro turno como resultado de um conjunto de fatores que inclui a saída de seu principal rival da disputa e, sobretudo, a parceria com o presidente Lula.
O amplo apoio de prefeitos e ações na área de segurança também impulsionam o atual governador, segundo analistas. O ex-governador Anthony Garotinho (PR) optou por concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados.
"Pelo que indicam as pesquisas de intenção de voto, a distância entre Cabral e o segundo colocado é enorme e quase impossível de ser revertida. Acho que a saída do Garotinho facilitou uma vitória no primeiro turno", disse a cientista política Julita Lemgruber, do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Candido Mendes.
"O Garotinho sempre teve muita força no interior e uma relação com prefeituras do PMDB, ex-partido dele e atual do Cabral. Agora, quase todos os prefeitos do interior estão com Cabral", acrescentou.
Dos 92 prefeitos do Estado, 91 estão ao lado de Cabral. Apenas a cidade de Campos ficou de fora por ser área de influência de Garotinho.
O partido de Cabral está presente em 35 cidades e domina ainda a Assembleia Legislativa do Estado e a Câmara dos Vereadores da capital, onde estão cerca de 40% dos eleitores fluminenses.
"A conjuntura aponta que há grandes chances de Cabral vencer no primeiro turno. A saída do Garotinho ajuda e o Cabral ainda tem apoio das prefeituras e toda a máquina a seu favor", afirmou o cientista político da FGV Fernando Lattman Weltman.
A possibilidade de Cabral vencer em primeiro turno é cogitada até dentro do comitê de campanha do principal adversário, o deputado Fernando Gabeira (PV).
Fernando Gabeira, candidato ao governo do Estado do Rio pelo PV

"Ele [Gabeira] vai lutar para cair de pé, mas achamos que existe a possibilidade de uma derrota na primeiro turno. A saída do Garotinho foi muito ruim para nós e é uma disputa contra a máquina pública. O Gabeira não tem um vintém além da sua imagem e história", disse uma fonte da campanha do deputado.
"O lado bom de uma derrota no primeiro turno seria o fato de sobrar mais tempo para ele trabalhar para a campanha à Presidência", afirmou o integrante da campanha do PV.
Pesquisa Ibope divulgada no início de junho, ainda com Garotinho entre as possibilidades, aponta Cabral com 43% das intenções de voto contra 21% de Garotinho e 12% de Gabeira.
Ao longo da sua gestão, Cabral também conseguiu um fato praticamente inédito: unir prefeitura e governos estadual e federal. "Essa aliança com Lula e [o prefeito] Eduardo Paes [PMDB] pode ser um trunfo a mais para o governador. Ele fez isso com muita habilidade como também fez com o Legislativo local", avaliou Lemgruber.
Anthony Garotinho desistiu do governo e vai disputar uma vaga de deputado federal

Em anos anteriores, o presidente Lula enfrentava no Estado a oposição do casal Garotinho e na esfera municipal a do ex-prefeito Cesar Maia (DEM).
Já Gabeira emergiu para cargos majoritários nas eleições de 2008, quando disputou a prefeitura e foi derrotado por Paes, por pequena margem. A coligação que o apoia junta PV, PSDB, PPS e DEM.
"É uma coligação complicada, nós sabemos, mas diante das circunstâncias era o que deveria ser feito", disse Gabeira, que tem a difícil missão de ter que se dividir no plano nacional entre as candidaturas presidenciais de José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), enquanto Cabral está do lado de Dilma Rousseff (PT).
Para o cientista político da FGV, "é uma candidatura em cima de imagem que foi construída e bem aceita em 2008. É um aposta de alto risco e ambígua para alguém que talvez tenha que pedir voto para dois candidatos. Não existia alternativa para a coligação montada na eleição municipal e às vezes alguém tem que ir para o sacrifício", avaliou Lattman.

Fiscalização de Posturas apreende cerca de 2,5 mil CDs e DVDs piratas em BM

Foto: Paulo Dimas

Operação foi realizada no fim se semana nos bairros Vila Nova e Ano Bom

    A Prefeitura de Barra Mansa, por meio do setor de Fiscalização de Posturas da Secretaria de Ordem Pública, realizou no fim de semana, dias 17 e 18, uma fiscalização na cidade, que resultou na apreensão de cerca de  aproximadamente 2,5 mil DVD's de filme e música, e CD's  piratas. A operação foi realizada no Ano Bom e na feira livre do bairro Vila Nova, que acontece todos os domingos. O objetivo, segundo o  gerente da Fiscalização de Posturas, Jayme Monteiro de Barros,  é coibir o comércio ilegal na cidade.
    - Essas ações são de rotina e realizadas em esquema de plantão pelos nossos fiscais, durante a semana, sábados, domingos e feriados.  Elas fazem parte do Código de Postura do município e têm como finalidade proibir a venda irregular não somente de CDs e DVDs, como também de frutas, verduras, chás, colchas,queijos e outros produtos sem procedência. Os itens que não têm licença para a venda prejudicam o comércio legal e acabam o enfraquecendo, pois a concorrência é desleal, já que os vendedores de produtos piratas não pagam impostos – explicou Jayme.
    As operações de fiscalização são realizadas constantemente no município. Mesmo assim, o prefeito Zé Renato destacou a importância das denúncias feitas por moradores e comerciantes que, de acordo com ele, contribuem no sentido de traçar os locais e o perfil do que está sendo comercializado de maneira irregular no município. “As denúncias podem ser feitas pelo telefone da ouvidoria da Prefeitura (0800-701-9140) e pelo telefone 3322-7817, ramal 4. É muito importante a colaboração de toda a população para que o nosso trabalho alcance um bom resultado”, ressaltou o prefeito.
    Os cerca de 2,5 mil DVD's e CD's apreendidos vão ser queimados no forno da Votorantim Siderurgia e os plásticos e papéis doados à Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) para reciclagem.

Praça Zumbi dos Palmares em Angra vai se transformar em um grande arraiá

Tudo pronto para o grande Arraiá da Cidade, de 29 de julho a 2 de agosto, uma realização da prefeitura, através da Fundação Cultural de Angra (Cultuar) e da Associação Cultural de Quadrilhas Juninas de Angra (ACQJA).

O arraiá vai ser realizado na Praça Zumbi dos Palmares, ao lado do Mercado do Peixe.Vai ter sanfoneiro, bandeirinhas,brincadeiras para as crianças, cenografia que lembra os arraiás tradicionais, barraquinhas de comidas típicas, shows com os grupos Trio Cariri, Pimenta do Forró, Forró Ardente, Sol Nascente e Sotaque da Ilha, e o melhor de tudo: verdadeiros shows de quadrilhas juninas de diversos bairros reunidas na ACQJA, apresentando belíssimos espetáculos, com coreografias e evoluções diversificadas, que se aprimoram a cada ano que passa e que valem a pena serem prestigiadas.
Dessa vez o evento será encerrado com uma agradável surpresa: o movimento cultural de Angra vai realizar no dia 2, a partir das 21h, o Arraiá da Cultura, com quadrilha dos artistas apresentando dança caipira tradicional, vestidos com roupas remendadas, dentes pintados, fitas nos cabelos e muita descontração. No Arraiá da Cultura, também vai ter forró e voz e violão com Pol Baccaro. Mais uma boa opção para toda a população.
O presidente da Associação de Quadrilhas Juninas, Ênio Valverde, revela que dessa vez, o Arraiá da Cidade, além de distribuir troféus para os participantes, também distribuirá R$2,5 mil em prêmios entre as cinco melhores quadrilhas, em um torneio que será organizado pela associação.
Pela beleza dos espetáculos, os grupos de quadrilhas de Angra, que já vem se apresentando desde junho nas competições realizadas pela associação em diversos bairros, estão se firmando como uma das importantes atrações culturais da cidade, inclusive representando o município em eventos realizados fora do município.
Em Angra, as quadrilhas já vêm se apresentando nos bairros desde o primeiro fim de semana de junho, onde acontecem verdadeiros festivais com competições cheias de beleza, torcidas animadas e premiações com troféus, realizadas pela Associação de Quadrilhas.
Durante as apresentações nos bairros, o arraiá sempre é montado na praça principal, em quadra coberta ou em um grande espaço aberto, com total apoio da Cultuar. A comunidade se encarrega de enfeitar o arraiá e o grupo de quadrilha da localidade recebe diversos outros grupos que participam de uma competição. O arraiá se transforma em uma grande festa comunitária que começa no início da noite e só termina de madrugada com um gostoso forró .

Visita do Prefeito aos bairros: Rechuan estará esta semana no Santo Amaro



No ano passado, prefeito visitou mais de 20 comunidades

    Cumprindo uma das suas propostas de governo, que tem como objetivo tornar a administração municipal cada vez mais próxima do dia-a-dia da população de Resende, o prefeito José Rechuan (DEM) realiza nesta quarta-feira, dia 21 de julho, mais uma visita aos bairros do Município. Desta vez, ele estará no Santo Amaro, comunidade localizada a cerca de dois quilômetros do Centro.
Rechuan atenderá os moradores do Santo Amaro, no horário de 9 às 11 horas, no Colégio Municipal Dona Mariúcha. Representantes das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social, Educação e Obras, além de outras pastas e superintendências do primeiro escalão, vão acompanhar o prefeito na visita aos bairros para agilizar o encaminhamento das questões apresentadas pela comunidade.
    A programação de visitas do prefeito aos bairros de Resende começou no ano passado, quando Rechuan esteve em mais de 20 comunidades ouvindo os moradores. Alguns dos bairros visitados por Rechuan em 2009 foram os seguintes: Cabral, Jardim do Sol, Paraíso, Morro do Cruzeiro, Castelo Branco, Alambari, Residencial Monet, São Caetano, Vila Verde, Novo Surubi, Surubi Velho, Jardim Esperança, Morada da Barra, Parque Embaixador, Fazenda da Barra II, Fazenda da Barra III, Morro do Batista, Morro do Querosene, Vila Vicentina, Santo Amaro, Vila Moderna e o Alto dos Passos.
Entre as reivindicações apresentadas pelos moradores durante a realização destas visitas, os moradores do Santo Amaro e do Alto dos Passos pediram o reforço nos serviços de capina e limpeza dos bairros: os dois pleitos foram atendidos semanas depois por determinação do prefeito às respectivas secretarias municipais. Numa das visitas ocorridas na região da Fazenda da Barra, no ano passado, ele destacou o início das obras de pavimentação das ruas do Campo Belo. Os trabalhos de calçamento das vias encontram-se em andamento, por meio de uma parceria com o Governo do Estado, e serão concluídos nos próximos meses.
- Durante a nossa caminhada pelas ruas de Resende na campanha eleitoral de 2008, quando apresentamos nosso plano de governo à população, destacamos a necessidade de o prefeito da cidade estar perto do cidadão, fazendo com que a Prefeitura estivesse cada vez mais perto do dia-a-dia da população. Isso porque consideramos de grande importância o prefeito ir às ruas, ouvir os moradores e, na medida do possível, colocar em prática as reivindicações encaminhadas pelas comunidades. Felizmente, tivemos condições de tornar realidade esta nossa proposta já no primeiro ano do governo, e vamos continuar caminhando pelos bairros. Afinal, a nossa administração honra os compromissos assumidos com a população – disse o prefeito.
SERVIÇOS – Além das visitas do prefeito às comunidades, o prefeito destacou novamente na manhã desta segunda-feira o lançamento do Programa Resende Saudável Itinerante como outra ação implementada pelo seu governo dentro da proposta de fazer a Prefeitura presente no dia-a-dia do cidadão.
 Realizada todo mês, através de uma ação integrada entre as secretarias municipais, o programa leva diversos serviços aos moradores nos seus próprios bairros, principalmente nas áreas de Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura, Esporte e Lazer, Defesa do Consumidor e Meio Ambiente, entre outros setores.
 Neste domingo, dia 25, o Resende Saudável Itinerante será desenvolvido no bairro Fazenda da Barra III, a partir de 9 horas, na Escola Municipal Professor Carlinhos.

Representantes do Consócio Intermunicipal de Segurança se reúnem em Volta Redonda



O comandante da Guarda Municipal, major Luis Henrique Monteiro Barbosa recebeu hoje na sede da Guarda municipal, outros membros da CISEGCI para discutirem sobre os objetivos do consócio.

Entre os assuntos abordados estão à elaboração das propostas de planejamento; integração das ações de prevenção; elaboração do orçamento anual e realização do Fórum Regional de Segurança na ótica do município. 
    Serão contempladas com o consórcio as cidades de Volta Redonda, Itatiaia, Resende, Quatis, Porto Real, Barra Mansa, Rio Claro, Pinheiral, Piraí, Barra do Piraí, Valença, Rio das Flores e Vassouras que poderão receber recursos federais para projetos de segurança pública.
    De acordo com o major Luis Henrique Monteiro Barbosa apesar as responsabilidades de cada município as ações preventivas deverão ser realizadas em conjunto. “Através de atividades integradas entre os municípios iremos fortalecer nossas ações, melhorando assim a questão da segurança no interior do estado. Além disso, vamos nos reunir periodicamente para discutir projetos voltados para toda a região”.
    O Consórcio Intermunicipal tem como finalidade reduzir os índices de criminalidade e de violência nos municípios da Região Médio Vale do Paraíba, estabelecendo políticas públicas de prevenção.

Prefeito vistoria obras no Santa Clara

Foto: Gabriela Misael

Serviços prevêem a instalação de passarelas e melhorias na área de lazer

    O prefeito de Barra Mansa, Zé Renato, acompanhado do vereador Luís Antônio Cardoso e do presidente da associação de moradores, Pedro Aureliano Bezerra, vistoriou esta semana a obra de colocação da passarela metálica sobre o córrego no bairro Santa Clara. Segundo o prefeito, essa é uma antiga reivindicação da comunidade.
    - Essa instalação faz parte das 200 obras que anunciamos em maio e vão trazer melhorias para a nossa cidade. Os moradores pediram junto com o vereador Luís Antônio e nós vimos que vai trazer mais segurança e contribuir na locomoção dos moradores do bairro – explicou.   
    Uma outra passarela está sendo fabricada para ser implantada no local. Além disso, o prefeito Zé Renato autorizou a Susesp (Superintendência de Obras e Serviços Públicos) a adaptar uma área de lazer no bairro com bancos, mesa de ping-pong e novas bases para a colocação de rede de vôlei. De acordo com o presidente da associação de moradores, essa é uma grande conquista para a comunidade que está satisfeita com o trabalho realizado.
    - Os moradores estão satisfeitos com todo o trabalho que está sendo realizado aqui. O bairro passou por limpeza com o 'Cuidando da Cidade' e agora estão finalizando a tão desejada passarela e o prefeito falou que vem outra ainda – comemorou.
    O pedreiro aposentado, Paulo César da Silva, morador do bairro há 32 anos, contou sobre a satisfação de ter a nova passarela e sobre a segurança que a obra vai trazer. “Eu mesmo já caí nesse córrego porque antes era uma ponte de madeira improvisada. Estou satisfeito de ver que agora teremos mais segurança. Com certeza vai nos ajudar muito”, concluiu. 

Camas doadas para desabrigados



Prefeitura de Angra recebe doação do Rotary Clube

A Prefeitura de Angra continua estabelecendo parcerias que ajudem na assistência às vítimas das chuvas do início do ano. Desta vez, a Secretaria de Ação Social recebeu 100 camas do Rotary Clube de Angra dos Reis. Uma importante doação que será destinada aos desabrigados.
A doação foi possível graças ao Rotary de Londrina, que forneceu as camas a pedido da unidade angrense. As camas são feitas de madeira maciça reciclável e estão armazenadas no almoxarifado da prefeitura, na Praia do Anil.
– Em função da calamidade, o Rotary vem trabalhando com a prefeitura na assistência às vítimas desde o início do ano – lembra Jane Veiga, secretária de Ação Social.
Os rotarianos têm se destacado no voluntariado. De acordo com Celso Andrade, presidente do Rotary de Angra, a unidade já entregou cinco toneladas de donativos, um caminhão de água mineral, além de ter contribuído na prestação de socorro às vítimas dos alagamentos no Parque Mambucaba. Ele adianta que o trabalho junto à prefeitura vai continuar e novas doações serão feitas, incluindo a possibilidade de novas camas.
– Estamos em contato com a secretária Jane Veiga para levantarmos as reais necessidades das pessoas. Doamos as camas porque sabemos que os desabrigados precisam desse material – afirmou Andrade, que estava acompanhado de sua esposa, Judite Andrade, que faz parte da comissão administrativa do Rotary de Angra, e do segundo tesoureiro, Douglas Avelar.
Jane Veiga fez questão de destacar a ação da primeira-dama, Alessandra Jordão, que tem participado ativamente no auxílio às vítimas e intermediou a doação das camas com o Rotary. Atualmente há aproximadamente 1300 desabrigados no município recebendo assistência da prefeitura.

Representantes da religião espírita participam do Encontro da Cidadania

 
Neto falou para público recorde nesta terça-feira, no Estádio da Cidadania

    Cerca de 200 representantes da religião espírita participaram nesta terça-feira, 20, do Encontro da Cidadania – Por Dentro do Governo Municipal. Esta foi a 9ª edição do projeto, que acontece semanalmente no Estádio da Cidadania, e bateu recorde de participação. O prefeito Antônio Francisco Neto falou sobre as principais ações de seu governo e também dos projetos em andamento no município.
    O primeiro tema abordado foi a saúde. Neto ressaltou os investimentos na área como a ampliação na oferta de consultas com especialistas; a implantação da Policlínica da Cidadania, que ainda engloba um centro de imagens e a Ótica da Cidadania; a agilidade do laboratório de exames tanto para a coleta do material como para entrega dos resultados; a modernização e ampliação do Hospital São João Batista; além das futuras instalações do Hospital Regional.
    A educação também foi abordada. O prefeito lembrou que cerca de 30 escolas passam por reforma no município e devem ser entregues aos alunos até o final do ano. Outro compromisso assumido para este ano é aumentar em 100% a oferta de vagas em creches. “Hoje a oferta é de duas mil vagas, que devem chegar a quatro mil”, afirmou.
    TRANSPORTE – O término das obras da Rodovia do Contorno; a construção do Aeroporto Regional; e a proposta de Volta Redonda para receber a estação de parada do TAV – Trem de Alta Velocidade foram apresentadas em vídeos para o público.
    Ainda foi apresentada a proposta de parceria entre os governos municipal e estadual para a reativação do Escritório Central. O local abrigaria um centro de convenções, agências de viagens, business hotel, além de abrigar repartições públicas das esferas municipal e estadual. O projeto ainda prevê a implantação de um edifício garagem.
    Após a explanação dos principais projetos do governo, Neto convidou a todos para conhecer as instalações da Policlínica da Cidadania, que funciona no Estádio da Cidadania, e também o Capd – Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência. Lá, os visitantes conhecem os trabalhos de artesanato em jornal, oficina de mosaico, o serviço de marcenaria e ainda a fábrica de vassouras. “Esta é, certamente, a parte mais emocionante do passeio”, acredita o prefeito.