segunda-feira, 26 de julho de 2010

Ilha Grande faz festa para Santana, padroeira da Ilha Grande

 
Bela missa e cortejo marcaram evento na Praia de Freguesia de Santana

A devoção a Santana, avó de Nossa Senhora, padroeira da Ilha Grande, leva, todos os anos, no final de julho, dezenas e dezenas de fiéis a organizarem a festa religiosa em sua homenagem, na igreja secular da Praia de Freguesia de Santana (Ilha Grande).
A festa neste ano aconteceu no sábado, dia 24. A comissão organizadora, formada por alguns moradores da Ilha e do continente, porém,  começa a trabalhar semanas antes da festa, no continente, aprontando todos os detalhes. Alguns deles, como Laura Carneiro, Zuleika e Ênio, nasceram na Ilha Grande e hoje moram no Centro da cidade. Eles são os mais entusiasmados do grupo. Chegam à igreja dias antes da festa e praticamente acampam em um dos salões, para preparar todos os detalhes.
A festeira deste ano foi Maria de Carvalho, moradora da Ilha (Praia de Japariz), comunidade próxima à Freguesia. Desde criança ela participa da festa,  e se sentia muito feliz em ser a festeira. “Quando criança, vinha para a festa pela trilha, junto com minha família, e era um grande evento. Vinham famílias de quase todas as praias. Agora, há 20 anos, com o apoio da prefeitura, resgatamos a festa e espero que ela volte a crescer como antigamente. Hoje recebemos apoio das fundações de Cultura e de Turismo de Angra para realizá-la”- explica ela.
Os festejos aconteceram durante todo o sábado com apresentação da banda da Defesa Civil, seguida de uma bela missa cantada às 10h, celebrada por padre Camilo, e uma rasoura (pequena procissão),no interior da igreja, com a imagem de Santana sendo carregada no andor por alguns fiéis.
Almoço, venda de cachorro-quente, barraquinha de artesanato reciclável de bambu e madeirite sobre a festa, feito pelo artista Flávio Selassiê, movimentavam o pátio da igreja.Leilão e forró encerraram o festejo durante a noite.

Angra: Prefeitura realizou Empreendedor Legal



A Prefeitura de Angra dos Reis, através da Secretaria de Atividades Econômicas, realizou na quarta-feira, 21 de julho, o Empreendedor Legal, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RJ), em frente à Estação Santa Luzia.

No evento foram prestadas informações sobre como legalizar uma empresa, abri-la e ao longo do dia houve palestras sobre planejamento empresarial e vendas, entre outros assuntos. O atendimento ao público foi feito das 10h às 18h.
Os empreendedores de Angra dos Reis que trabalham por conta própria ou que têm um negócio informal tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre legalização, planejamento, desenvolvimento e otimização de uma empresa. Os interessados em legalizar sua atividade puderam obter seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e iniciar a abertura do processo para emissão do alvará no local, sem custos. O alvará não foi expedido na hora porque há atividades – em especial as que implicam consequências à segurança local do negócio, ao meio ambiente ou à saúde – que têm ordenamento jurídico próprio do município, ou seja, precisam de mais tempo para serem formalizadas.
Logo depois da abertura do evento foi apresentada a palestra “Empreendedor Legal – nunca foi tão fácil legalizar seu negócio”, às 11h. Na parte da tarde foram programadas mais três: “De olho nas finanças para acesso às linhas de crédito”, às 15h; “Qualidade no atendimento: a chave para o sucesso”, às 16h e “Como vender mais e melhor”, às 17h. O Sebrae-RJ fez sorteios de camisas, cursos e bonés para os participantes. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (ligação gratuita) 0800-570-0800.
O Empreendedor Legal conta com a parceria entre as secretarias de Atividades Econômicas, Fazenda, Fundação de Turismo (TurisAngra), Fundação de Saúde (Fusar) e Subsecretaria de Informática.

Resende: Trabalho da prefeitura na área social será apresentado em congresso brasileiro


Evento acontecerá de 31 de julho a 05 de agosto, em Brasília



 Foto: Reprodução


        O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Resende na área social, mais especificamente nas unidades do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), será apresentado no XIII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, que acontecerá em Brasília entre os dias 31 de julho e 05 de agosto. O evento, que acontece a cada três anos e representa uma excelente oportunidade para a troca de experiência e a divulgação das ações que vêm sendo realizadas nos municípios, reunirá profissionais de vários estados brasileiros.
        No caso de Resende, o estudo, que será apresentado no Congresso pela assistente social Sharlenne Costa Nunes, integrante da Secretaria Municipal de Assistência Social, teve como referência as ações desenvolvidas pela administração municipal no CRAS do Jardim Esperança, comunidade localizada a cerca de cinco quilômetros do Centro Urbano e onde são disponibilizadas para as famílias cadastradas atividades como oficinas de inclusão produtiva, grupos reflexivos e atividades socioeducativas, como aulas de balé para crianças e pré-adolescentes (de 4 à 12 anos).
        De acordo com a assistente social Sharlene, o mesmo estudo já foi apresentado no Encontro Estadual Preparatório para o Congresso de Brasília. O encontro preparatório ocorreu no dia 29 de junho, na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), campus Maracanã.
        Para a secretária de Assistência Social da Prefeitura de Resende, Marly Ceccoline Cortona, a participação de Resende no Congresso vai ajudar a divulgar o trabalho realizado no município, ao mesmo tempo em que possibilitará à administração municipal conhecer melhor o que vem sendo feito no Brasil na área da assistência social.     
        - A apresentação deste estudo, que aborda o atendimento prestado às famílias no CRAS do Jardim Esperança, em eventos como este Congresso Brasileiro, não só ajuda a divulgar as ações da Prefeitura na área social, como também pode funcionar como uma espécie de intercâmbio entre os municípios, já que o que está sendo feito aqui com resultados positivos pode ser aplicado também em outras cidades do país e vice-versa – finalizou a secretária.
        As unidades do CRAS da Prefeitura de Resende se localizam nos bairros Lavapés (Rua do Rosário 45); Toyota (Avenida Projetada, s/nº); Jardim Esperança (Rua Frei Tito 27) e  Itapuca (Rua Willy Faulstich  64).

Feliz dia das vovós!






Clique na imagem acima para visualizar ela por completo

Barra Mansa: Prefeito assina convênio com Pré-Vestibular Social


Parceria viabiliza transporte para alunos que moram em bairros mais distantes







            O prefeito Zé Renato assinou na manhã desta sexta-feira, dia 23, um convênio com o curso de “Pré-vestibular Social”, realizado na Paróquia da Igreja Matriz de São Sebastião, com o apoio do padre Nilton Gonçalves. A parceria prevê o auxílio-transporte para os alunos que moram em bairros mais distantes como medida para evitar a evasão das aulas. Segundo o prefeito Zé Renato, a iniciativa visa dar oportunidade a quem não pode pagar por um curso pré-vestibular.
            - A Prefeitura tem interesse em capacitar os jovens para que tenham expectativa de melhora da qualidade de vida. A educação é o elemento fundamental para que isso aconteça. Nós já tínhamos um projeto de curso pré-vestibular gratuito e como o padre Nilton já está desenvolvendo esse, que sabemos que é de qualidade, nós decidimos apoiá-lo – explicou.
            O projeto teve início em maio desse ano e é desenvolvido de segunda a sexta-feira, das 18 às 21 horas, no salão da Igreja. As aulas são ministradas por professores voluntários e são voltadas para pessoas que estejam cursando ou tenham terminado o 3º ano do Ensino Médio e tenham estudado sempre em escola pública ou com bolsa em escola particular.  A média de idade dos jovens é de 18 a 23 anos. Atualmente, cerca de 60 jovens participam do pré-vestibular e, de acordo com o padre Nilton, a parceria será importante porque vai garantir que os jovens não desanimem pela falta de recursos.
            - Os alunos sentem-se agradecidos. Para nós, o mais importante é que eles consigam se encontrar numa profissão e na vida. Não queremos nada em troca, apenas queremos que se dediquem ao estudo para que possam obter sucesso na vida profissional e pessoal – disse ele.
            O investimento será de cerca de R$ 6 mil mensais e já será repassado nesse mês de julho. A intenção é de que futuramente o projeto seja ampliado e chegue a outros bairros. Padre Nilton explicou que além das disciplinas exigidas na prova do vestibular, os alunos também recebem orientações sobre questões ligadas à cidadania, valores morais e sociais, metodologia de ensino e orientação vocacional com profissionais de diferentes áreas.               

Quatis reinaugura monumento militar

Fuzil coberto com capacete homenageia mortos desconhecidos







Os secretários municipais de Planejamento, Jairo Carvalho, e de Cultura, Regina Angélica, representaram o prefeito José Laerte d’Elias na manhã desta sexta-feira, em cerimônia do 25º Batalhão de Infantaria Blindada da Aman, a Academia Militar das Agulhas Negras, na praça dos Expedicionários, no Centro da cidade.
O evento, que teve como objetivo reinaugurar um monumento que o tempo havia deteriorado, contou ainda com a presença da secretária de Educação, de vereadores, intelectuais e representantes da sociedade civil.
“O fuzil descarregado coberto com um capacete é uma homenagem aos mortos desconhecidos na Segunda Guerra Mundial, que teve Quatis representada por três bravos combatentes”, explicou o Comandante do Batalhão, Coronel Casali.
Os cidadãos aos quais se referiu o comandante durante seu discurso são Eugênio Ferreira de Carvalho, nascido em Joaquim Leite, Newton Sapede e Antônio Lobo Neto nascidos em Quatis, cujos nomes figuram a placa do monumento. A esposa de um deles estava presente à cerimônia e participou do descerramento da placa.
Um monumento havia sido colocado na praça dos Expedicionários anos atrás, mas a ação do tempo deteriorou a peça, o que motivou a mudança. “Os três homens que lutaram pela nossa cidade não estão ausentes, estão apenas invisíveis, e por certo dizem obrigado por esta homenagem”, disse, emocionado, o historiador Hieróclio Barros.
A banda da Academia e o pelotão de pára-quedistas fizeram apresentações durante a cerimônia cívico-militar, que durou 50 minutos.

Barra Mansa: Empresa inicia montagem de canteiro de obras


Previsão da Integral Engenharia é de que local esteja pronto em agosto; viaduto de Saudade será o primeiro a ser construído



Fotos: Paulo Dimas




            A empresa Integral Engenharia, responsável pela realização da obra de retirada do Pátio de Manobras, iniciou a montagem do canteiro de obras nesta quinta-feira, dia 22. A área onde o canteiro será instalado fica no bairro Saudade e os primeiros equipamentos já começaram a ser montados. O prefeito Zé Renato esteve no local ontem (quinta-feira) pela manhã e acompanhou o início dos trabalhos.
            Segundo o coordenador administrativo da empresa, Marcio Silva, a previsão é de que o canteiro esteja pronto até o final de agosto. No entanto, ele explica que outras ações já estão sendo realizadas, independente de sua instalação. “O primeiro passo é o levantamento topográfico e as marcações já foram iniciadas”, disse ele. Silva informou ainda que a obra começará efetivamente com a construção do viaduto de Saudade e também das passarelas.
            O prefeito Zé Renato afirmou que a expectativa da população para o início das obras é muito grande, mas que, em breve, as pessoas poderão ver uma movimentação maior, a medida que os serviços forem sendo realizados. “Essa instalação do canteiro é um primeiro passo, mas muitas ações já estão sendo feitas. Agora, essa obra tão esperada realmente é uma realidade em nosso município e em breve o população poderá ver a cidade mudar, começar a ter uma cara nova”, ressaltou ele.
            Segundo Silva, outro passo que deve ser iniciado em breve é a contratação da mão de obra. Ele afirma que a empresa dará uma atenção especial aos trabalhadores da cidade. “Com certeza, a prioridade para a contratação será de mão de obra local”, completou.
            Zé Renato afirmou que esse foi um pedido feito por ele à empresa quando ela assumiu a obra. “Fizemos esse pedido e a empresa se comprometeu a dar preferência à mão de obra do município e da região. É uma obra de grande porte, com previsão de dois anos de duração e que, com certeza, vai gerar muitos empregos e movimentar o nosso comércio”, falou o prefeito.