segunda-feira, 2 de agosto de 2010



Divulgada nova pesquisa pelo Ibope


Pesquisa do Ibope indica que Cesar Maia e Marcelo Crivela lideram para o Senado e Sergio Cabral estaria eleito já no 1º turno


Senador Marcelo Crivela está em primeiro com 37% das intenções de voto
Foto: Geraldo Magela/Ag.Senado
A Rede Globo divulgou uma pesquisa IBOPE para o Governo e Senado do Rio de Janeiro. 
Pela pesquisa que tem 3% de margem de erro, o atual governador Sergio Cabral (PMDB) estaria eleito no 1º turno com 58% das intenções de voto, enquanto Gabeira (PV) teria apenas 14%.
Claro que tem muita água ainda para rolar, mas a vida no comitê de Cabral deve estar mais fácil.
A notícia também foi boa para os eleitores de Cesar Maia (DEM), que pela primeira vez lidera a pesquisa com 37%, junto de Crivella (PRB) também com 37%.
Em terceiro ficou Lindberg (PT) com 21%, Picciani (PMDB) com 11% e Marcelo Cerqueira (PPS) com 7%.
Pesquisa estimulada de intenção de voto para senador no Rio de Janeiro
Cesar Maia, em primeiro na disputa de uma vaga para o Senado Federal
  •       César Maia (DEM)                                37%
  •       Marcelo Crivella (PRB)                          37%
  •       Lindberg Farias       (PT)                       21%
  •       Jorge Picciani (PMDB)                          11%
  •       Marcelo Cerqueira (PPS)                         7%
  •       Milton Temer (PSOL)                              4%
  •       Waguinho (PT do B)                               4%
  •       Carlos Dias (PT do B)                             2%
  •       Claiton (PSTU)                                       1%
  •       Wladimir Mutt (PCB)                              1%
  •       Heitor (PSTU)                                        0%
  •       Branco/nulo                                         23%
  •       Indecisos                                            32%
  •       Citou apenas 1 candidato                     19%
  • A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 29 de julho. Foram realizadas 1.204 entrevistas. A margem de erro máxima estimada é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
  • A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro sob o protocolo nº 62.183/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo nº 20797/2010.










Pesquisa estimulada de intenção de voto para Governador do Rio de Janeiro
Governador Sergio Cabral  apontado como virtual vencedor das eleições já no 1º turno - Divulgação



    • Gabeira (PV)                                        - 14%
    • Eduardo Serra (PCB)                          -   2%
    • Cyro Garcia (PSTU)                             -   1%
    • Fernando Peregrino (PR)                    -   1%
    • Jefferson Moura (PSOL)                     -    0%
    • Branco/nulo                                           -  12%
    • Indecisos                                               -  11%
    • Sérgio Cabral (PMDB)                        - 58%
Irã mostra disposição em aceitar oferta de Lula sobre mulher condenada

Lula e Ahmadinejad durante visita ao Teerã Brasil é um dos principais aliados do Irã - Foto: Wilson Pedrosa

Parentes de Sakineh Mohammadi Ashtiani, iraniana condenada por adultério e sentenciada à morte por apedrejamento, afirmam que o regime de Teerã prometeu resolver caso ainda esta semana após presidente brasileiro oferecer País como refúgio
O governo do Irã indicou ontem disposição em aceitar a oferta feita pelo presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, que no sábado disse que o Brasil poderia receber a iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, condenada à morte por apedrejamento.
A proposta de Lula fez com que a imprensa oficial divulgasse, pela primeira vez, detalhes da história de Sakineh e deu esperança para a família da condenada, que antes vinha denunciando abuso das autoridades na condução do caso.
Isolado do restante do mundo, o regime de Teerã pareceu disposto a atender ao pedido do Brasil, um importante aliado que já foi criticado por defender o programa nuclear iraniano e trabalhar contra a aprovação de novas sanções da ONU ao país.
De acordo com Sajad, filho de Sakineh, funcionários do governo lhe telefonaram momentos depois de Lula fazer as declarações, afirmando que o caso de sua mãe seria resolvido ainda esta semana. "Acho que o Irã não pode ignorar o Brasil como fez com outros países", disse Sajad, em referência aos diversos apelos feitos pela comunidade internacional pedindo o perdão de Sakineh. "É muito importante que o Brasil, um dos aliados mais importante do Irã no mundo, tenha oferecido um refúgio para minha mãe."
Sajad ainda afirmou que espera que a Turquia, outro importante parceiro do Irã, junte-se ao Brasil para resolver o problema. "Nenhum outro país do mundo tem a influência que o Brasil e a Turquia têm sobre o Irã agora."
Sakineh, de 43 anos, é mãe de dois filhos e foi condenada em 2006 a 99 chibatadas por ter "relações ilícitas" com dois homens. Uma outra corte retificou a condenação para "adultério" e a sentenciou à morte por apedrejamento - prática oficializada em 1983 no Código Penal do país persa.
Segundo o jornal inglês The Guardian, até agora, a imprensa iraniana vinha ignorando o caso da condenada.
A intervenção de Lula, porém, fez com que a agência de notícias oficial Fars noticiasse a história, afirmando que Sakineh havia sido condenada por adultério e depois sentenciada à morte por apedrejamento, expressão normalmente censurada no país.
ria, afirmando que Sakineh havia sido condenada por adultério e depois sentenciada à morte por apedrejamento, expressão normalmente censurada no país.
Pelo respeito à vida e ao fim da tirania



Pelo respeito à vida e fim à tirania, o Jornal Correio de Notícias reproduz nesta edição, o artigo do jornalista Pedro Reis, que é editor do Farol Comunitário, cuja página na Internet está no seguinte endereço:
e que de forma objetiva e contundente trata do assunto.
Não podemos permitir que, em pleno século 21, situações como a retrata no artigo continuem acontecendo pelo mundo.
Certo que cada país tem o direito de conduzir seus interesses pessoais e legais da forma como restara estabelecido por seus cidadão.
Todavia, nós brasileiros, que repudiamos esse tipo de situação também temos o direito de evitar mantermos relações com países que assim agem e, portanto, temos o direito de exigir que nossos governantes repudiem esse tipo de procedimento.
Leiam o artigo que reproduzimos:
Artigo:
Liberdade para Sakineh. Respeito para com a vida


Pedro Reis


Sakineh Mohammadi Ashtiani

Uma mulher, entre tantas no mundo que passam apuros terríveis, ficam mutiladas, suportam humilhações e preconceito, corre o risco de morrer.

Eu respeito profundamente o direito à diversidade em todas as suas manifestações, as culturas, os costumes, mas, não aceito a barbárie, venha de quem vier.

Maria Islaine de Moraes, foi morta pelo ex-marido e as câmeras do seu salão de beleza registraram a insanidade, Mércia Nakashima e Eliza Samúdio morreram e não se tem prova do autor, Maria da Penha, a da lei, ficou tetraplégica e isso não deveria mais ser notícia. Motivos torpes, todo ato de retirada da vida ou de incapacitação para viver plenamente tem um motivo torpe. Nada justifica.

Agora vem à tona o caso de Sakineh Mohammadi Ashtiani, uma mulher iraniana, condenada à morte por suposto adultério e o mundo inteiro se levanta para defendê-la. Safiya Yakubu Hussaini e Amina Lawal Kurami ambas nigerianas estiveram a ponto de morrer apedrejadas.

A internet permite que hoje rapidamente, o mundo inteiro saiba o que acontece em qualquer lugar e isso é o prenúncio do fim das tiranias e dos exageros. Cabe-nos, manifestarmos nossa indignação, assumirmos a posição de defesa do direito dessas pessoas de forma tão clara quanto se fosse conosco.

Essas covardias acontecem em maior ou menor escala, todos os dias, mas devem cessar e a ferramenta é o protesto formal. Não só em favor das mulheres, mas para qualquer ser humano em situação de exclusão ou preconceito. Essa relação linear com a vida é que faz com que existam pessoas que acreditam que são superiores ou corretas, que o seu modo de ver a vida é que é verdadeiro e inquestionável.

Humildemente, não me cabe questionar os valores culturais, morais e religiosos do Irã, nem da Nigéria, nem de ninguém. Nem me cabe questionar os motivos interiores que culminaram nas barbaridades cometidas com as mulheres brasileiras citadas anteriormente.

E na mesma humildade pedir que sejamos muitos a não cometer nenhum tipo de violência contra quem quer que seja, por motivo algum, porque todos tem direito de ser e agir segundo sua consciência, mas respeitando o direito do outro. Para que não haja guerra é bastante depor as armas.

O governo brasileiro, que tem dado tantas mostras de integração com os povos do Oriente, da África, das Américas, pode oferecer asilo a esta senhora e pela diplomacia dar o exemplo. Oferecer sim, intercâmbio comercial, cultural e humanitário e exigir em troca o pleno respeito aos direitos humanos como condição primeira, sem hipocrisia. Nós temos cacife para isso.

O Mahatma Gandhi, em certa ocasião, recebeu de uma mãe o pedido de que ele dissesse ao filho dela que parasse de comer açúcar e o Mahatma, pediu-lhe para voltar uma semana depois. No regresso da mãe com o garoto, Gandhi olhou fixamente nos olhos do garoto e disse firme - Pare de comer açúcar. Ao que a mãe surpresa retrucou. - Mahatma, porque não falou isso na semana passada? E Gandhi respondeu - Na semana passada eu ainda consumia açúcar.

Vamos, portanto, engrossar o côro pela libertação imediata de Sakineh Mohammadi Ashtiani, mostrando que não somos coniventes com nenhuma manifestação de violência, para termos autoridade moral de acabar com as violências. Construir o mundo dos sonhos só é possível com as pequenas atitudes de cada um.
* Pedro Reis, é o editor do Farol Comunitário.
Artigo trasncrito do site do Farol Comunitário.  
Vaquejada no Bracuhy vira festa para Essiomar

Essiomar com Antonio da Vaquejada, um dos organizadores do evento -  Foto: Wagner Gusmão
Essiomar com o vice-presidente da  Associacao de Moradores do Morro da Constancia - Foto :Wagner Gusmão     
 
Essiomar Gomes esteve presente na vaquejada organizada pela Associação de Cavaleiros, Amazonas e Vaqueiros, no Bracuhy, em Angra dos Reis.
O vice-presidente da Associação do Morro da Constância, Silvio, aproveitou a ocasião para lembrar o trabalho realizado por Essiomar como vice-prefeito.
“Ele sempre atendeu nossa comunidade em tudo que precisamos. Com o Essiomar eleito deputado estadual, muitos recursos necessários para o desenvolvimento da nossa região, passarão, enfim, a serem direcionados para cá”, afirmou Silvio.
Essiomar quer defender interesses dos rodoviários na Alerj

Candidato recebeu apoio da maioria dos rodoviários na festa anual da classe, na Banqueta, e elogiou o trabalho do presidente Sérgio Fernando

Essiomar entre Marcelo Barbosa  (e) e  Sergio Fernando, primeiro Secretario e Presidente do  Sindicato dos Rodoviários, respectivamente - Fotos: Wagner Gusmão
 Essiomar com trabalhadores , na festa do dia do rodoviario, na Banqueta


O candidato a deputado estadual, Essiomar Gomes, participou, no último domingo (25), da festa anual organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Angra dos Reis, na Banqueta.
Essiomar foi recebido pelo presidente do Sindicato, Sérgio Fernando da Silva, que o agradeceu pela presença, pelo trabalho realizado como vice-prefeito e pelo apoio ao Sindicato.
Outros candidatos a deputado estadual estavam presentes, porém, ficou claro o apoio da maioria dos rodoviários à candidatura de Essiomar.
Convidado a subir ao palco, Essiomar parabenizou Sérgio pelo trabalho realizado no município.
“Em pouco tempo, o Sindicato dos Rodoviários avançou bastante na luta em defesa dos trabalhadores. Na Prefeitura temos trabalhado pelo espaço do Sindicato. Como deputado estadual poderei colaborar ainda mais em defesa dos interesses dos rodoviários e suas famílias”, disse Essiomar, que pretende se reunir novamente com representantes da classe para ouvir suas reivindicações.
Angra: Férias na praça no Monte Castelo

Cerca de 400 crianças brincaram e se divertiram com a estrutura montada na quadra de esportes do bairro

A Prefeitura de Angra, através da Subsecretaria de Parques e Jardins, realizou mais um projeto Férias na Praça, e dessa vez para a comunidade do Morro do Castelo, dos dias 27 a 31 de julho, das 14h às 17h.
Centenas de crianças compareceram à quadra de esportes do bairro, onde foram realizadas as brincadeiras, como pula-elástico, pula-corda, vôlei e outras, dirigidas pela equipe de recreadores da Secretaria de Esportes e Lazer.
Durante as quatro tardes do evento foram distribuídos lanches para as cerca de 400 crianças, que se divertiram e ganharam medalhas nos encerramentos dos mini campeonatos.
A comunidade, que se mobilizou para o projeto através da associação de moradores, também pôde participar da oficina de pandeiro realizada pelo músico Etiópia e, segundo a dona de casa Viviane Abizarelli, mãe de duas meninas de 10 e três anos, eventos como esse alegram e movimentam o bairro, para o bem-estar das famílias.
“Minhas filhas adoraram e se divertiram muito. Pediram para vir todos os dias. Tem que ter mais vezes”, relatou ela.
A Subsecretaria de Transportes e Trânsito marcou presença no evento, com uma equipe de educadores ambientais que divertiram as crianças com jogos educativos.
Prefeitura vai construir unidades de saúde na Itapuca e no morro do Cruzeiro

Posto médico da Liberdade estará concluído em outubro


O prefeito José Rechuan (DEM) anunciou nesta sexta-feira, dia 30, a construção de mais duas unidades de saúde, uma no bairro Morro do Cruzeiro e outra na Itapuca. Os recursos de R$ 400 mil destinados à realização das obras foram obtidos pela Prefeitura por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Doutor Paulo César (PR-RJ) inserida no orçamento da União. Cada unidade custará R$ 200 mil, e o início das obras está previsto para novembro.
O Morro do Cruzeiro já conta com uma unidade de saúde, que funciona como módulo do Programa Saúde da Família em um imóvel alugado e atende cerca de 3.200 pessoas. O novo posto será construído no terreno ao lado da creche do bairro, em local escolhido pela própria comunidade, durante reunião do Conselho Local de Saúde.  O secretário de Saúde do Município, Daniel Brito, afirmou que a construção da sede própria do posto vai gerar uma economia aos cofres públicos.
- Com esta economia de recursos, a Prefeitura terá condições de realizar outros investimentos na área da saúde pública – disse o secretário.
Já no bairro Itapuca, onde também já existe um posto de saúde, duas equipes do Programa Saúde da Família atuam na mesma unidade, ao lado do Centro de Juventude, sendo responsáveis pelo atendimento de mais de 5.500 moradores. A construção de uma nova unidade no bairro vai melhorar as condições de assistência aos pacientes e de trabalho para os profissionais.
- Muitas vezes, o espaço fica pequeno para todos os pacientes. Através da construção da nova unidade, vamos dividir os cidadãos cadastrados neste módulo do Programa, que terão mais espaço e conforto no atendimento. Pretendemos ainda reformar depois o módulo já existente na comunidade – adianta o secretário.
Para este ano, a Prefeitura prevê também a construção de mais duas unidades do Programa Saúde da Família, uma no conjunto habitacional Nova Alegria e outra no Bairro Cabral. Os dois postos também serão construídos com recursos federais da ordem de R$ 400 mil (R$ 200 mil para cada uma das unidades).
Atualmente, o posto já existente no Bairro Cabral reúne duas equipes do Programa Saúde da Família, que atendem cinco mil moradores. O Nova Alegria ainda não tem nenhum posto de saúde, e a construção do módulo do Programa Saúde da Família no bairro vai beneficiar 2.550 pessoas (700 famílias).
OBRA EM ANDAMENTO - Iniciada no primeiro semestre pela Prefeitura, a construção da unidade médica da Liberdade, que também vai abrigar um módulo do Programa Saúde da Família, estará concluída em outubro. Cerca de 3.800 pessoas vão ser atendidas na unidade, o que representará 1.065 famílias beneficiadas. Dos R$ 371 mil liberados para a obra, R$ 227 mil são provenientes de recursos municipais e os R$ 144 mil restantes correspondem a verbas provenientes do Governo Federal.
Na avaliação da diretora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Paula Bueno, “a construção e a reforma de unidades do Saúde da Família mostram o comprometimento do atual governo com a atenção básica na área da saúde pública, que tem como foco principalmente a prevenção de doenças”. Desde o início do ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde já reformou as unidades de saúde dos bairros Cabral, São Caetano, Baixada Olaria, Jardim Beira Rio e Jardim Alegria. Nos próximos meses, vão ser reformados os postos médicos do Jardim Primavera, da Vila Vicentina e do Surubi.
Licenças de pesca são entregues em Angra

A Prefeitura de Angra dos Reis, em reunião com representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura, recebeu os pescadores para a entrega das permissões para a pesca de sardinha verdadeira que foram renovadas. “O melhor resultado disso tudo é a crescente união dos pescadores, que também conseguiram mais respeito por parte do Ministério da Pesca”, afirmou o secretário de Atividades Econômicas, Alexandre Tabet. Cíntia Marques foi a única mulher a receber a renovação que permite a pesca, para a embarcação “Golfo Pesca III”.
Segundo Tabet, foram renovadas 43 permissões, e com o fim do período do defeso, os pescadores já poderão retomar suas atividades neste domingo. Estiveram no evento os representantes do Ministério da Pesca, José Claudionor, da superintendência do Ministério no Rio de Janeiro, Ricardo Barbosa, e representando a Diretoria de Registro do Ministério, Marcela Trajano.
Segundo o secretário de Atividades Econômicas, “foi uma surpresa a não-renovação automática das permissões”. Desde o dia 21 de julho, por conta disso, a atividade pesqueira havia sido paralisada na cidade. José Claudionor sugeriu “acertarmos os próximos passos e montar um acordo para o estabelecimento das regras para o próximo ano”. Ele explicou também que, dos 63 pedidos de renovação de Angra dos Reis, cinco foram protocolados depois do fim do prazo, que era até o dia 30 de junho.
Alexandre Tabet, dirigindo-se aos pescadores, afirmou que a categoria deve permanecer unida para que o setor continue crescendo e contribuindo para a economia da cidade. A Subsecretaria de Pesca, junto com representantes dos pescadores, esteve em Brasília nesta semana buscando resolver a questão da renovação das permissões.
SMS/ VR e HSJB promovem atividades comemorativas a SMAM 2010

A Secretaria de Saúde de Volta Redonda e o Hospital São João Batista juntamente com o seu Banco de Leite Humano, promovem várias atividades que vão marcar a Semana Mundial da Amamentação comemorada de 1 a 7 de agosto.


O objetivo é fortalecer e destacar a contribuição dos dez passos das estratégias do Hospital Amigo da Criança (IHAC), das Unidades Amigas da Amamentação (IUBAAM) e da Alimentação Saudável para a melhoria das taxas de amamentação no município.
Na programação ações educativas que serão realizadas de 2 a 6 de agosto nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e na Maternidade do HSJB, dentre elas salas de espera, exposições, palestras, apresentações teatrais, café da manhã, e exibições de vídeos. “Com isso pretendemos reforçar a importância da amamentação para a saúde da mulher e para o desenvolvimento e saúde da criança”, informa a Secretária de Saúde, Suely Pinto.
O sucesso do aleitamento materno depende, em grande parte, do apoio dado às mulheres durante a gestação e após o parto, seja pelos serviços de saúde, familiares e a sociedade. “Esse apoio é indispensável para o fortalecimento da amamentação e por atuar positivamente sobre a duração da amamentação, seja na forma exclusiva, nos seis primeiros meses de vida, e na sua continuidade até aos dois anos ou mais da criança, junto com a oferta de alimentos complementares”, acrescenta Suely Pinto,  enfatizando a necessidade da adesão de toda a comunidade para o fortalecimento das ações de promoção e apoio à amamentação visando assegurar essa prática como um direito tanto da mãe quanto do bebê.
SEMINÁRIO-  Outra atividade de destaque da SMAM 2010 será o Seminário que acontecerá no dia 03 de agosto, abordando o tema “Hospital Amigo da Criança, Dez Passos para o sucesso da Amamentação”. Com inicio às 10 horas, no auditório da Secretária Municipal de Educação (SME) – na rua Santa Helena, nº 22, no bairro Niterói, o Seminário contará com as presenças do Prefeito Neto, da Secretária de Saúde Suely Pinto e do diretor do Hospital São João Batista, engenheiro Sebastião Faria de Souza, que farão parte da mesa de abertura do evento.
Em seguida haverá uma mesa redonda com palestras sobre os seguintes temas: “A implantação do Banco de Leite Humano e a aquisição do título IHAC pelo HSJB”, pelo médico ginecologista e obstetra da Policlínica da Mulher /SMS-VR, Dr. Júlio Aragão; ““O papel do Banco de Leite no Hospital Amigo da Criança”, pelo Coordenador Técnico do Banco de Leite do Instituto Fernandes Figueira (IFF) da Fiocruz, Dr. Frans Reis Novak; “ A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC)”, pela enfermeira avaliadora da IHAC e da IUBAAM da Maternidade Herculano Pinheiro - SES/RJ, Fátima Maria Trigo da Paz; “Os Dez Passos do Hospital Amigo da Criança”, pelo médico ginecologista e obstetra da Maternidade do HSJB , Dr. José Lins;  e “O Bombeiro Amigo do Peito tornando possível o caminho da amamentação”, pela bombeira cabo do Banco de Leite Humano do HSJB, Darisa . O término do evento está previsto para às 12h.
PROMOÇÃO E INCENTIVO A AMAMENTAÇÃO - Com o intuito de promover e incentivar o aleitamento materno, Volta Redonda conta hoje com 11 Unidades Amigas da Amamentação (IUBAAM), 1 Hospital Amigo da Criança (Hospital São João Batista), que dispõe de alojamento conjunto e do método canguru para bebês prematuros internados na sua UTI Neonatal. Outro investimento é o Banco de Leite Humano, que instalado no Hospital São João Batista, desenvolve suas atividades em parceria com o Projeto Bombeiros Amigo do Peito, além da extensão da licença maternidade para 180 dias garantidas às funcionárias públicas municipais que também favorece a prática da amamentação. “Outro investimento significativo consiste nos treinamentos contínuos dos profissionais da Rede da Atenção Básica e do Hospital São João Batista para o apoio às mães do nosso município durante a amamentação”, conclui Suely Pinto.

I Colônia de Férias Infantil é encerrada com sessão de cinema

Evento reuniu diversas atividades de lazer, recreativas e esportivas em BM

Fotos: Divulgação
  
            As atividades da I Colônia de Férias Infantil foram encerradas nesta sexta-feira, dia 30. Para finalizar, as crianças participaram de recreação e foram assistir ao filme “Shrek para sempre”. A Colônia teve início na segunda-feira, dia 26, e foi voltada para alunos da rede municipal de ensino. De acordo com o prefeito Zé Renato, o objetivo da Colônia de Férias Infantil foi viabilizar que os alunos da rede municipal também recebessem atenção, durante o período de recesso escolar.


            - Espero que as crianças tenham aproveitado muito tudo aquilo que a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer preparou com muito carinho e dedicação e  quero agradecer aos pais que entregaram seus filhos nas nossas mãos e tiveram  confiança na nossa equipe. Vamos programar a próxima porque vimos que foi um sucesso - ressaltou o prefeito.


            A Colônia de Férias contou ainda com ações como ginástica olímpica, futsal/handebol, caça ao pagé, recreação, pula pula, brincadeiras com palhaço, cama elástica, distribuição de pipoca e algodão doce, passeio de trenzinho ao Zoológico, atividades recreativas e gincana aquática, competição de queimada cabo de guerra, festival de pipa, pião, bolinha de gude, corda, elástico, campeonatos de totó e tênis de mesa.


            De acordo com o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, João Luiz Cuntin de Rezende, o Jojô, o município tem se preocupado com a valorização do esporte e da qualidade de vida. “Primeiro realizamos a Colônia de Férias para Melhor Idade, que foi um sucesso. Agora o sucesso voltou a acontecer e desta vez com os alunos da rede municipal, que tiveram uma ótima oportunidade de ocupar o período ocioso das férias com atividades recreativas, aquáticas, entre outras”, comentou Jojô.


            A dona de casa Vera Lúcia, moradora do bairro Santa Isabel, reforçou que a Colônia de Férias foi muito importante para os filhos e sobrinhos que ficariam com o tempo ocioso durante o recesso das aulas. “Eu gostei muito da iniciativa da Prefeitura, porque as crianças ficariam na rua, com tempo ocioso e correndo risco e aqui eu sabia que iam ficar em segurança. Eles também gostaram muito”, disse.


            Ao chegar da sessão de cinema, Geilson Rodrigues, de 10 anos estava contente por ter participado das atividades e um pouco triste porque a Colônia de Férias chegou ao fim. “Eu achei maneiro, principalmente a piscina. Eu gosto de piscina e não costumo ir a nenhuma. Agora descansei para voltar a estudar, mas vou sentir falta de tudo”, concluiu.  
Carros antigos serão atrações na Ilha São João
 
 
    No pacote de eventos divulgados pela Secretaria Municipal de Cultura, o fim de semana será também para amantes e colecionadores de carros antigos,  Desde  ontem, estão expostos para visitação no pavilhão da Ilha São João, várias máquinas históricas e de valor incalculável por seus proprietários, todos membros do Clube de Antiguidades Automotivas de Volta Redonda. Trata-se do 16º Encontro de Veículos Antigos e Fora de Série, onde o visitante poderá encontrar verdadeiras raridades de compactos e sedans.
    Apesar da visitação ser gratuita, os organizadores pedem àqueles que tiverem condições para doarem 1 quilo de alimento não perecível, que será destinado à entidades carentes.
A visitação no sabádo, 31, será de 8 às 18 horas. Já domingo, o horário de encerramento será às 16 horas.
Forró, MPB e Sertanejo animam o fim de semana em VR


    O Fim de semana cultural já está a toda em Volta Redonda, e começa às 10 horas desde sábado, 31, com o já tradicional Chorinho nos Bairros, na esquina da Avenida Paulo de Frontin com Rua 1º de Maio, no Bairro Aterrado, sob a música de Reis e Seu Regional. À noite, às 20 horas, será a vez do Projeto Roda Musical animar os moradores do bairro Jardim Belmonte (entre as ruas Cecília Meireles e Prudente de Moraes), com apresentação do Grupo Magia do Forró.
    Domingo,  abrindo o primeiro dia de agosto, o Chorinho nos Bairros estará às 10 horas na praça Lions, no Bairro Vila Mury, simultaneamente ao Projeto Vila Cultural, que terá no Memorial Getúlio Vargas a apresentação da dupla Adriano e Ailton.
    Um pouco mais tarde, às 18 horas, o Projeto Arena da Viola desembarca no Bairro Nova Primavera (no galpão ao lado da escola do bairro), com apresentações das duplas: Paulo César & Amorim; Automonte & Geneci; Amerson e Dásio; e Martins & Chico Silva. As opções do fim de semana serão encerradas às 20 horas de domingo, com a dupla Alan e Peter desfilando seu repertório no “Roda Musical”, na praça principal do Bairro Jardim Belmonte. Todas as atrações são gratuitas!
Zé Renato inaugura obras de  infraestrutura e asfaltamento na Vila Nova

Orçados em cerca de R$ 127 mil, serviços foram realizados na Rua Claudionor Cabral

Fotos: Valdinei Ferreira


    O prefeito de Barra Mansa, Zé Renato, inaugurou na noite de quinta-feira, dia 29,   as obras de infraestrutura e asfaltamento da Rua Claudionor Cabral Franco, no bairro Vila Nova. Os serviços no local receberam um investimento de cerca de R$ 127 mil e fazem parte do pacote de 200 ações que serão realizas em diferentes pontos da cidade,   totalizando aproximadamente R$ 40 milhões. Ao destacar a satisfação em entregar mais uma obra para a população, o prefeito Zé Renato destacou a importância das parcerias para um bom desenvolvimento da cidade.
    - Para governar a cidade o prefeito precisa de muitos parceiros e hoje, aqui nesta inauguração, só temos que agradecer a esses parceiros que se fazem presentes tanto na população e associações de moradores, quanto na Câmara Municipal. Muito obrigado pelo carinho, torcida e compreensão de todos. É com muita alegria que entregamos essas obras aos moradores, que souberam confiar em nossa administração – comentou o prefeito. 
    O vereador Luís Antônio Cardoso, parabenizou os moradores e agradeceu ao prefeito pelas melhorias na Rua Claudionor Cabral. “O prefeito Zé Renato se empenha para garantir melhorias na cidade. A gente pede a ele, e quando há a disponibilidade de recursos e de serviço, ele não nos nega nada. Assim, a gente vê o desenvolvimento da cidade diante de um governo honesto. Quero agradecer ao prefeito e toda a sua equipe e ressaltar que, para mim é uma grande felicidade participar de um grupo político tão competente”, destacou o vereador.
     O presidente da associação de moradores Evaldo Alves do Nascimento, também agradeceu ao prefeito, em nome da comunidade do bairro Vila Nova, e falou sobre a importância das obras para a população. “Esses serviços eram esperados há muito tempo pelos moradores. Aqui, na Vila Nova, muitas ruas ainda não são asfaltadas e, por isso, ver o andamento dessas obras é sinal de que as coisas estão começando a melhorar”, ressaltou Evaldo.
    Também estiveram presentes na inauguração a vice-prefeita Ruth Coutinho, o diretor executivo da Susesp (Superintendência de Obras e Serviços Públicos), Célio José Magalhães, os vereadores José Maurício de Almeida, José Luís Vaneli, o Leiteiro e Vicente Carneiro, o Vicentinho, além de lideranças comunitárias e a comunidade local.
Quadrilha de Campina Grande se apresenta no Arraiá da Cidadania

‘Mistura Gostosa’ é campeã nacional em concursos de quadrilha
 

         O grupo de quadrilha de Festas Juninas “Mistura Gostosa”, de Campina Grande (PB) se apresenta nos três dias do Arraiá da Cidadania, a partir das 19 horas.   O grupo veio de Campina Grande, a pedido do coordenador do Arraiá e presidente do Saae-VR, Paulo César Souza, o PC, que já conhecia o trabalho do grupo, que foi a inspiração para o evento que será realizado na cidade.
         “Estivemos em Campina Grande, Caruarú e Palmas, no Tocantins, onde vimos  o maravilhoso espetáculo desta quadrilha”, disse PC. Segundo o presidente do Saae, o grupo tem 95 componentes e eles participam de diversos concursos. Para se apresentar na cidade vieram apenas 52 componentes.
         “Somos pentacampeões em Campina Grande, bicampeões na Paraíba e campeões nacional em concurso realizado em Brasília, contou o coordenador geral do grupo, Joelder Silva, acrescentando que para o Arraiá da Cidadania eles trouxeram também o Trio Regional da cidade. “Queremos que vocês conheçam o forró da Paraíba, disse.
         O prefeito Antônio Francisco  Neto agradeceu a presença do grupo e a acolhida dada à equipe de Volta Redonda em Campina Grande. “É uma honra para nós recebê-los aqui”, disse o prefeito, que recebeu do “Mistura Gostosa”, uma camisa feita para a apresentação na cidade e o CD do grupo. Neto também presenteou o grupo com uma lembrança da cidade e o CD do Bloco da Vida.
O “Mistura Gostosa” se apresenta todos os dias no Arraiá da Cidadania. No Estado do Rio de Janeiro pela primeira vez, o grupo fará um tour pela Cidade Maravilhosa, onde conhecerão o Cristo Redentor, o Maracanã e as maravilhosas praias da cidade.
Festa Campina Grande - O Maior São João do Mundo é um evento anual realizado pela Prefeitura de Campina Grande, Paraíba, durante o mês de junho. Antes do evento ser criado já se dançava forró e se comemorava o São João em Campina Grande. As festas de São João, Santo Antônio e São Pedro eram comemoradas com animação entre familiares e amigos convidados para as festas particulares, em volta de grandes fogueiras. A administração municipal vendo a potencialidade das festividades juninas na cidade, resolveu concentrar as festas no centro da cidade, aumentando a participação do povo campinense. Nasce, assim, O Maior São João do Mundo.
         Esse ano O Maior São João do Mundo foi organizado durante 31 dias (de 4 de junho a 4 de julho). A grande  novidade foi  a realização da festa em 2 espaços simultaneamente. Além do  Parque do Povo , onde o evento é realizado todos os anos o evento foi realizado também  no Parque Evaldo Cruz , fazendo com que assim, a festa acontecesse  num espaço de 80.000 metros quadrados.
         A cidade recebe uma quantidade gigante de turistas que chegam de todas as regiões do Brasil e do mundo para viver o clima de festa e para dançar  forró. Para a realização do evento, Campina Grande conta com uma ótima infra-estrutura, que faz da festa de São João um mega evento, capaz de atrair e divertir milhares de pessoas.        
Arraiá da Praça Brasil reúne mais de 10 mil pessoas na primeira noite do evento

Festa segue até domingo na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília; Comidas e refrigerantes custam R$ 1,00



         O Arraiá da Cidadania, está sendo realizado pela Prefeitura de Volta Redonda, até domingo, 1º de agosto, na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília.  Na sexta, o evento começa às 19 horas, já no sábado e domingo, a festa começa às 15 horas.  A entrada é franca.  O evento tem como objetivo resgatar a integração familiar através da valorização das manifestações populares tradicionais. No local foi montada uma cidade cenógráfica destacando as cidades nordestinas, que na primeira noite, agradou muito os visitantes. 
No sábado, está programado o concurso de quadrilhas infantis e da melhor idade.  Para os amantes do forró, foi montada uma tenda com shows de grupos regionais todas as noites.  As três primeiras quadrilhas receberão prêmios em dinheiro e troféus. O primeiro lugar receberá R$ 3 mil, e o segundo terceiro lugares, R$ 2000 e R$ 1000,00, respectivamente.
         Fizemos um evento muito bem estruturado e com muita segurança. Uma festa para a família voltarredondense”, afirma o coordenador do evento, Paulo César de Souza.  
         A festa conta com 25 barracas com venda de produtos típicos das festas julinas, administradas por instituições filantrópicas da cidade. Os produtos oferecidos em todas as barracas têm o preço único de R$ 1,00.  Na festa não são vendidas bebidas alcoólicas.
         Sob a coordenação da Guarda Municipal foi montado um sistema de monitoramento com ponto de apoio no trailer de segurança da Vila. A segurança atuará em um raio de 400 metros em torno da Praça Brasil.
         A Secretaria Municipal de Administração, através do resgate, prestará serviços de primeiros socorros e, em caso de necessidade, o transporte para os hospitais e prontos socorros da cidade. O evento também oferece banheiros químicos e atedimentos com ambulâncias, através do profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.   O evento tem o patrocínio da Granfino e apoio da TV Band Barra Mansa.
 
Mais uma ATI é inaugurada no Centro de BM

Esta é a 6ª Academia da Terceira Idade do município, que ganhará um total de 12

O prefeito de Barra Mansa, Zé Renato, inaugura nesta sexta-feira, dia 30, às 9 horas, mais uma Academia da Terceira Idade (ATI) que ficará localizada na Alameda Parque Centenário (Jardim das Preguiças), no Centro. Essa é a sexta ATI inaugurada no município que, de acordo com o prefeito, terá um total de 12, em diferentes pontos da cidade.
- Estamos felizes em inaugurar mais uma ATI, esta é a sexta academia que entra em funcionamento na cidade, onde ainda iremos inaugurar outras seis. Conheci este projeto numa apresentação em Brasília de um trabalho desenvolvido em Maringá, no Paraná, e depois estive lá para ver de perto e gostei muito do resultado que surtiu na vida dos idosos, por isso temos certeza que será de grande valia para a nossa terceira idade também – disse.
Cada academia tem o custo de R$ 30 mil e é formada por dez equipamentos: esqui, pressão de pernas, rotação vertical, remada sentada, alongador, rotação dupla, surf, simulador de cavalgada, multi exercitadora e simulador de caminhada. Segundo o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, João Luiz Cuntin de Rezende, o Jojô, o objetivo da academia é aumentar a qualidade de vida da terceira idade.
- O prefeito quer levar as academias para os bairros e áreas centrais e isso vai facilitar o acesso dos idosos aos equipamentos para que possam iniciar uma atividade física. A iniciativa também prevê a orientação no combate ao tabagismo, à hipertensão e o controle alimentar – destacou.
As atividades na academia são orientadas por profissionais de Educação Física, que ficarão disponíveis no local das 7 horas ao meio-dia e das 13 às 18 horas . Quem quiser participar das atividades deve preencher uma ficha de inscrição no local e é orientado a procurar um médico antes de iniciá-las.
Voltas às aulas: Exposição de fotos e jogos estudantis marcam a primeira semana após as férias

Resende: Alunos retomam estudos nesta segunda-feira, dia 02


Nesta segunda-feira, dia 02 de agosto, os alunos da rede municipal de ensino retornam às aulas. A primeira semana de estudos após as férias de julho será marcada por diversas atividades, dentro e fora da sala de aula. Já no primeiro dia (segunda-feira), acontece na quadra da Escola Municipal Abraão Hermano Ribenboim (Cidade Alegria), das 8 às 19 horas, a exposição de fotos e materiais denominada "Silvestre não é PET!”, que tem como objetivo conscientizar os alunos e a comunidade de que animal silvestre não é de estimação.
 A mostra está sendo trazida para a cidade através da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e as Organizações Não Governamentais SOS 4 Patas e WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal), com a participação de outras cinco ONGs,  que trabalham pela preservação dos animais silvestres, todas de reconhecimento internacional. São elas: Projeto Muck, Rancho dos Gnomos, SOS Fauna, Next Level e Clube de Observadores de Pássaros. No mesmo dia, estas entidades também irão capacitar professores e educadores ambientais do Município.
De acordo com a secretária Municipal de Educação, Soraia Balieiro, a proposta das ONG’s “é expor aos educadores da cidade técnicas que permitam a mudança de comportamento de crianças com relação aos cuidados relacionados aos animais”. Também no mês de agosto, começam os Jogos Estudantis de Resende. A abertura está marcada para o próximo dia 13, na ARBR (Associação Recreativa Beira Rio), às 18 horas.
E do dia 23 ao dia 29 de agosto, a Secretaria Municipal de Educação promove a Semana da Pessoa com Deficiência. A programação do evento prevê atividades nas escolas e capacitação de professores sobre Educação Inclusiva e Dificuldade de Aprendizagem.
    Ao falar sobre a retomada das aulas na segunda-feira, o prefeito José Rechuan (DEM) reafirmou o comprometimento da atual administração do Município em melhorar as condições de aprendizado do ensino público na cidade. Ele citou algumas das obras e serviços realizados a partir de janeiro do ano passado, entre elas a construção das escolas do Loteamento Morada do Contorno e de São Caetano; a implantação de mais duas creches públicas em Resende, uma delas no Morada do Contorno e a outra na Baixada da Olaria, que começam a funcionar em breve; o reforço da frota responsável pelo transporte dos alunos da Zona Rural; e o Projeto Segundo Turno, que atende milhares de estudantes com atividades recreativas, esportivas e culturais.
    - O investimento na formação dos estudantes enquanto cidadãos é uma das nossas prioridades, motivo pelo qual estamos promovendo diversas ações neste sentido. Nesta semana, por exemplo, dois acontecimentos importantes foram colocados em prática: a terceira edição do Programa Recreio nas Férias e a parceria firmada pela Prefeitura com a INB que garantirá o atendimento de 600 alunos do Colégio Municipal Augusto de Carvalho ao Programa Musicando – declarou Rechuan.

Estande da Flumisul convida a conhecer BM


Espaço projetado pelo setor de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico reúne fatos históricos e curiosos

Foto: Valdinei Ferreira
  
            A Flumisul (Feira Internacional de Negócios do Sul Fluminense) teve início nesta terça-feira, dia 27, no Parque da Cidade, no Centro de Barra Mansa. Uma das atrações da feira é o estande da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, denominado “Descubra Barra Mansa”. Esse é o convite que o setor de turismo da secretaria faz. O espaço reserva história, belezas e curiosidades do município. De acordo com o prefeito Zé Renato, o convite não é apenas para quem é turista e vem conhecer o município, mas também para os próprios moradores.


          - Barra Mansa é uma cidade com paisagens belíssimas, cozinha impecável e um povo incrível e hospitaleiro. Mas, às vezes, no nosso dia a dia, não prestamos atenção no que existe a nossa volta. Por isso, esse convite é para quem vem nos conhecer e também para quem faz parte dessa história. Para que todos possam reconhecer as maravilhas que temos – explicou.


            A cidade será apresentada em uma série de painéis que contarão história, potencialidades turística e socioeconômica e outras curiosidades. Serão seis painéis, um para a sede e os outros para cada um dos distritos. Para este trabalho, o setor de turismo realizou pesquisa de campo nos distritos, se reuniu com representantes e presidentes de associações de moradores e ouviu o que os moradores gostariam de contar ao público. A gerente de Comércio e Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Danielle Fidelis e Silva Resende, ressaltou como foi realizado o trabalho.


            - Nós costumamos utilizar o termo do turismo que se chama o “olhar do forasteiro”, que é olhar para aquilo que temos como alguém que chega e quer ver as novidades que um local tem para oferecer. Tudo isso como uma forma de valorizar o que Barra Mansa oferece todos os dias - disse.


            Ainda de acordo com Danielle, o trabalho deste ano foi inspirado na exposição apresentada na Flumisul do ano passado, que contava a participação histórica de Barra Mansa no desenvolvimento do Vale do Café, resgatando o passado. A diferença mais marcante entre as duas exposições é que este ano os distritos serão destacados. “Cada distrito tem sua especifidade e identidade. Nós queremos mostrá-los e convidar a todos para que possam conhecer essas belezas. E mais, queremos fazer um intercâmbio entre os distritos, convidando os moradores de um a conhecer o que existe nos outros”, destacou.


            De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luís Antônio Nogueira Féris, Barra Mansa é conhecida pelo destaque da área metalúrgica, mas tem um forte potencial turístico que muitas pessoas não ainda não descobriram. “É muito importante expor as potencialidades de Barra Mansa e mostrar que temos muito a expandir, no setor turístico, por exemplo, temos atrações encantadoras, principalmente nos distritos, que preservam as tradições e isso pode ser transformado em criação e expansão de negócios. Por isso todo esse processo de pesquisa também será utilizado pela secretaria como estudo para o desenvolvimento de novos projetos incentivando a cadeia produtiva e gerando emprego e renda”, explicou.    


            A exposição na Flumisul será uma primeira etapa do projeto de descoberta do município. Danielle contou que após a Feira, os painéis serão expostos em outros lugares inclusive nos distritos, tudo de forma itinerante. “Queremos elevar o nível de informação sobre o município e principalmente sobre os distritos e sabemos que existem curiosos para isso. Ano passado nos surpreendemos com o interesse dos jovens, por exemplo, e precisamos explorar isso”, concluiu.


            Além dos painéis com textos e fotos, o estande também vai contar com exposição de materiais produzidos nos distritos. Serão hortaliças, produtos agrícolas em geral, artesanato, entre outros.