terça-feira, 3 de agosto de 2010

Pro Jovem Urbano Faz parceria com ICT

O professor Claudio Menchise é um intusiasta em relação ao aprendizado e ao oferecimento de oportunidades aos jovens - Foto: G. Santos
Os laboratórios do ICT estão aparelhados com modernos equipamentos de última geração,
propiciando ao aluno um ótimo aprendizado - Foto: G. Santos
O Instituto de Cultura Técnica de Volta redonda, ICT, acaba de firmar uma parceria com o ProJovem Urbano, que se trata do Programa Nacional de Inclusão de Jovens.
Em solenidade realizada no auditório do ICT e aberta pelo Vice-Prefeito de Volta Redonda, Nelsinho Gonçalves, que também é o Coordenador do ProJovem, os representantes do programa firmaram uma parceria para que os alunos do curso possam utilizar os modernos laboratórios do Instituto, além de ter aulas práticas até o encerramento dessa etapa do programa.
Nelsinho destacou  a importância dessa parceria, que permitirá aos alunos que particvipam do programa a prática fora da sala de aula.
“O ICT tem a estrutura perfeita e não existe outro lugar em todo estado do Rio de Janeiro que tenha equipamentos  tão modernos para que os alunos tenham esta capacitação prática”, afirmou o vice-prefeito.
Cada um dos 300 alunos inscritos nos cursos, que tem duração de 18 meses e possui duas vertentes, uma voltada para a área de Saúde e outra para Construção Civil, recebem mensalmente uma bolsa no valor de R$100,00.
Com o curso em fase de conclusão, além da teoria, os participantes estarão recebendo, a partir de agora, os ensinamentos práticos, podendo utilizar modernos laboratório como  instrumento para materializar o conteúdo adquirido em sala de aula .
De acordo com a coordenação do ProJovem, neste primeiro momento, somente os alunos da área de construção e reparos voltados para o setor de elétrica estarão utilizando os recursos disponíveis nos laboratórios.
Para o curso de saúde, o intensivo ainda está em fase de organização e, de imediato, os alunos receberão palestras sobre a área, segundo informou o vice-prefeito.
O diretor geral do ICT, Professor Claudio Menchise, abriu as portas do Instituto para que esses estudantes pudessem se aprimorar, destacando a importância dessa parceria que beneficiará inteiramente os alunos integrantes do ProJovem.
“Atualmente o mercado de trabalho está muito exigente e o perfil do profissional do século 21 tem que ser competitivo. Com a prática, estes alunos estarão se familiarizando com os equipamentos e terão condições de igualdade para disputar uma vaga em grandes empresas da região”, afirmou Claudio. “Este é um passo muito importante, principalmente para quem pretende ter melhores oportunidades na vida”, concluiu Menchise.
*O artigo que reproduzimos abaixo foi encaminhado à título de colaboração, ante o interesse da matéria, pelo médium e astrólogo Eduardo Bruno, de Angra dos Reis, que, no início do ano fez uma previsão astrológica, dentre inúmeras outras positivas, publicada na edição impressa do Jornal, que a Seleção brasileira não voltaria campeã da Africa do Sul, hipótese concretizada.
Você leitor também pode participar enviando sua matéria e sua colaboração, junto com fotos para o Jornal impresso e para este Blog. 
Use o e-mail: blog@jornalcorreiodenoticias.com


Considerações sobre a Cruz Planetária de 7 de agosto  
* Marcelo Dalla
Inspirado pelos textos que tenho lido sobre a grande cruz planetária que se forma no céu do dia 7 de agosto, decidi pesquisar e refletir um pouco mais sobre essa configuração. Quanto mais estudo e pesquiso, mais tomo consciência deste grande momento para a humanidade. O céu indica um agravamento em situações que vem se deteriorando e chegam ao limite. O cenário mundial pode realmente ser redefinido nos próximos meses.
Na madrugada do dia 6 para o dia 7 de agosto a Lua domiciliada em Câncer forma oposição a Plutão, num dos braços da cruz. No outro braço da cruz temos Júpiter e Urano em Áries, opostos a Saturno, Marte e Vênus em Libra (que acaba de ingressar em seu signo também).
Essa é uma combinação pra lá de explosiva. Marte e Plutão são planetas violentos e quando se ligam de forma tensa indicam que algo se irromperá. Os ânimos estarão exaltados. Podemos esperar eventos mundiais intensos e impetuosos.
Urano também está na jogada, indicando panes, apagões, dificuldades ligadas à tecnologia e à energia. O que vinha se arrastando de forma precária ou caótica tende a se romper, estourar.
A tensão entre Júpiter e Plutão indica ainda que manobras ilegais podem vir à público. Pessoas de caráter duvidoso que estão no poder podem ser desmascaradas.
Saturno em oposição a Urano e Júpiter representa as velhas estruturas estagnadas que devem ser deixadas pra traz. São velhas instituições e sistemas obsoletos (como o financeiro, por exemplo) que estão em cheque. A estabilidade geral está comprometida, circunstâncias forçarão decisões.
Plutão, por si só, está em Capricórnio pela primeira vez desde que foi descoberto. Capricórnio é a força estrutural máxima que existe na Terra. Plutão neste signo irá confrontar e destruir radialmente os velhos elementos que atravancam a evolução do planeta.
Todos estes planetas estão em signos cardinais, de ímpeto e propulsão. Podemos esperar mudanças rápidas e vertiginosas, uma verdadeira revolução mundial. Para enfrentá-las é preciso que estejamos alinhados com forças espirituais.
Todas essas forças arquetípicas são necessárias para impulsionar as pessoas a escolher a iluminação em vez do materialismo. Para promover o grande despertar coletivo que tanto desejamos. Bárbara Hand Clow em seu livro “O Código Maia” (Ed. Madras) diz: “Urano e Plutão estavam juntos na década de 60, o que trouxe à tona a iluminação. Com Urano chegando ao seu primeiro quadrante com Plutão, não há dúvida de que a iluminação irá arrebatar nosso planeta”. Vale lembrar que em 2011, Netuno, que representa a espiritualidade máxima, ingressará em Peixes e completará sua órbita solar desde quando foi visto pela primeira vez.
Mas e individualmente, o que podemos esperar? A meu ver, Plutão representa o poder interior, o Divino Poder, a vitória da Vontade Maior contra os desejos inferiores do ego. Na medida em que não o cultivamos, esse poder se transfere para algo externo. Plutão nos mostra compulsões, vícios, ciúme, manipulações, hábitos destrutivos, sexualidade distorcida.
Os planetas que formam aspectos com Plutão ativam essas questões. E como já havia dito anteriormente no artigo sobre o eclipse do dia 26 de junho (aqui), aspectos negativos do ego que tenhamos ignorado (nossas sombras) podem vir à tona em forma de crises para que sejam solucionados de vez.
Esta é uma grande oportunidade de limpeza. Devemos perceber o que em nós está difícil de ser deixado pra trás. Quais são os velhos comportamentos que atravancam nossa caminhada? Eis a chance de crescer, de nos tornarmos adultos espirituais, de desenvolver nosso poder interior. Terapias vibracionais, meditação, florais e profissionais competentes estão ao nosso dispor para ajudar.
Conselhos práticos para o período:
·        Não se deixar atingir por provocações, evitar disputas
·        Cultivar paz, compreensão, tolerância, paciência
·        Tomar cuidado com sobrecargas elétricas
·        Evitar locais e situações arriscadas, não abusar da “sorte”
·        Evitar pressa, correria, velocidade
·        Redobrar o cuidado no trânsito
A chegada de Vênus no signo de Libra nos mostra o caminho da diplomacia. Há sempre um caminho de entendimento para posições antagônicas. Nestes mesmos dias, Mercúrio se harmoniza com os Nodos Lunares e favorece o diálogo. A comunicação ganha força. É necessário mesmo que as notícias e as informações se espalhem, cheguem aos ouvidos de quem for preciso.
Que venham as mudanças!!! No fim das contas, tenho toda a certeza de que o saldo será positivo.

  





Marcelo Dalla é comunicador multi-mídia, artista gráfico, escritor, ator e astrólogo. Mantém o blog: http://marcelodalla.blogspot.com.
Adiado Comício do PR na Cinelândia

Segundo assessoria do candidato a deputado federal, Zoinho estará presente nesse comício
Ex-vereador Dr. Everaldo, o vereador Edson Quinto e Zoinho, no lançamento do Comitê no Aterrado
Será na próxima terça feira, dia 10, na Cinelândia, Rio de Janeiro, o comício organizado pela coligação "A força do povo" (PR/PTdoB), que estava para ser realizado nesta quinta-feira, dia 5.
O adiamento ocorreu por causa da previsão feita pelos Institutos de meteorologia da ocorrência de fortes chuvas na cidade do Rio de Janeiro nesse dia.
O candidato a deputado federal Jorge de Oliveira, o Zoinho, afirmou que estará presente ao evento, que reunirá os candidatos da coligação Partido da República e PT do B. 
Inês Pandeló tem "ficha limpa", diz TRE-RJ
Deputada Estadual Inês Pandeló
     O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, em sessão realizada ontem (2) julgou improcedente a representação ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral impugnando a candidatura da deputada Inês Pandeló.
Segundo relator da impugnação, a deputada está com a "ficha limpa" e, por essa razão, não se justifica a impugnação apresentada pelo Ministério Público.
Recentemente o Ministério Público Eleitoral do Estado do Rio havia dado entrada no TRE-RJ com um pedido de impugnação da candidatura da deputada Inês Pandeló, sob o argumento de que a mesma não teria “ficha limpa”, por já ter sido condenada em processos junto ao Tribunal de Contas do Estado do Rio.
Para a procuradora do Ministério Público Eleitoral, Silvana Sabatini, o TCE-RJ é um tribunal, por conseguinte, suas decisões são colegiadas, na forma exigida pela lei da Ficha Limpa e se Inês já havia sido condenada por esse Tribunal sua ficha não estaria limpa.
O TRE-RJ, entretanto, entendeu o contrário, tendo o relator argumentado que os processos contra a deputada haviam sido arquivados pelo próprio TCE-RJ, que, assim, não reconhecera aquelas condenações impostas como válidas a obstar a candidatura da deputada.
A deputada questionada anteriormente pela reportagem, através de comunicado enviado ao Jornal, esclareceu que "os processos para pedido de impugnação da candidatura de Inês Pandeló foram arquivados pelo TCE”, e indicou onde se poderia obter a comprovação dessa informação. “Acesse a página: www.inespandelo.com.br lá você encontra na íntegra o texto e os processos”, disse no comunicado.
O TCE-RJ julga as contas dos prefeitos municipais e presidentes das Câmara de Vereadores das cidades, além de políticos ou não que estejam ocupando cargo público e sejam responsáveis pela utilização do dinheiro público.
Segundo o próprio TCE-RJ, sua missão é “realizar o controle externo, valorizando a efetividade e o planejamento da gestão pública, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Estado do Rio de Janeiro”.
Na listagem distribuida pelo TCE-RJ, no dia 16 de julho, o nome da deputada já não constava mais, tendo sido excluído, um dos motivos que justificaram a imrpcedência da impuignação do Ministério Público Eleitoral.
A candidata petista à reeleição, certa que seria absolvida pelo TRE-RJ, não parou sua campanha, tendo inaugurado o seu Comitê Eleitoral em Barra Mansa, que está situado na Rua Francisco Vilela, 44 - Centro.
Naquela oportunidade o evento foi acompanhado por inúmeros filiados e simpatizantes da candidatura da deputada. O vereador José Maurício prestigiou a atividade e na ocasião, declarou seu apoio a Inês.
“Estamos juntos novamente nessa missão de transformar a vida do nosso povo para melhor”, destacou.
O candidato à Câmara Federal Vicente Estevam, também presente ao evento, falou sobre a importância de eleger um legítimo representante do Sul Fluminense a deputado federal a fim de buscar cada vez mais melhorias para a região.
Por suas ez, a deputada Inês Pandeló lembrou das inúmeras conquistas que Barra Mansa e a o Estado, como um todo, vem recebendo, como obras de asfaltamento, instalação de escolas técnicas profissionalizantes, implantação de projetos esportivos, melhorias na saúde e educação.
“Além de todas essas iniciativas ainda tem a defesa da igualdade de direitos entre homens e mulheres e a preservação ambiental”, ressaltou a parlamentar.
A presidente do PT em Barra Mansa, Maria da Penha, também participou da inauguração e disse que Inês Pandeló é uma grande referência na Alerj.
“As pessoas reconhecem o trabalho de Inês e a importância de sua reeleição para que essas iniciativas tenham continuidade”, finalizou.
Casais gays já podem retificar 
declaração imposto de renda 
Casal gay com as filhas de 6 e 8 anos que adotaram juntos no Rio de Janeiro - Foto: Rafael Andrade
A partir de ontem, segunda-feira (2), casais gays já podem retificar a declaração de imposto de renda para incluir um companheiro como dependente do tributo.
As declarações de 2006 a 2010 poderão ser modificadas, com a condição de o casal ter cinco anos de união estável antes do ano da declaração.
A regra vale para a situação de um dos parceiros não ter rendimentos declarados nesse período.
A retificação poderá ser feita pela internet. O contribuinte deverá acessar o site da Receita Federal, baixar os programas dos anos a serem modificados e incluir o dependente e as possíveis despesas médicas e de educação.
A Receita Federal poderá convocar o contribuinte a comprovar posteriormente a união estável, o que pode ser feito por meio de documentos como contas conjuntas de banco, comprovantes de residência ou prova testemunhal.
Segundo explicou Ronaldo Affonso Baptista, coordenador geral de Assuntos Tributários da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, o procedimento para casais homossexuais passa a ser o mesmo para heterossexuais em união estável.
"O parecer equipara união estável à união estável homoafetiva, desde que devidamente comprovada", disse.
Segundo ele, o parecer da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional é estritamente tributária, e não tem a pretensão de modificar leis.
"A decisão produz efeitos tributários, não avança em outros campos do direito", afirmou em entrevista coletiva. 
Irã deve rejeitar oferta de Lula à concessão de asilo à mulher iraniana

Sakineh Mohammadi Ashtiani foi condenada a morte por apedrejamento por ter dormido com dois homens

As relações bilaterais entre Irã e Brasil não deverão ser afetadas pela sinalização do governo iraniano de que rejeitará a proposta de asilo político oferecida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva à mulher condenada à morte por apedrejamento no país.
As informações são de assessores da Presidência da República. De acordo com eles, ao oferecer asilo, Lula demonstrou preocupação com os direitos humanos por meio de um gesto humanitário.
Diplomatas, que acompanham o processo, afirmaram à "Agência Brasil" ser natural e normal a reação do porta-voz do Ministério do Exterior do Irã, Ramin Mehmanparast, informando que havia desconhecimento de Lula sobre o assunto e chamando-o de emotivo.
Mas os diplomatas ainda confiam na possibilidade de reduzir a pena imputada à Sakineh Mohammadi Ashtani, de 43 anos - condenada à morte por apedrejamento no Irã sob acusação de adultério por ter supostamente mantido relações sexuais com dois homens, depois de perder o marido.
Ashtani e a família negam as denúncias.
Para os assessores de Lula, se houver a redução da punição à mulher, o apelo do presidente terá surtido efeito.
Eles afirmam ainda que nas relações bilaterais, as questões políticas que envolvem as negociações comerciais e econômicas são articuladas de forma independente.
Brasil e Irã mantêm uma estreita relação política e econômica. Em maio, Lula esteve em Teerã. Ele mediou o acordo para transferência de urânio levemente enriquecido do Irã para a Turquia como meio de a comunidade internacional apoiar o programa nuclear iraniano.
Mas a proposta foi rejeitada pela maioria dos países. No entanto, Lula é um dos defensores do direito de o Irã ter tecnologia própria na área nuclear com fins pacíficos.
O Brasil e a Turquia foram os países que votaram contra as sanções ao Irã no Conselho de Segurança das Nações Unidas, em junho.
Doze países apoiaram as restrições, enquanto o Líbano se absteve da votação. Atualmente, o Irã sofre medidas restritivas do conselho, da União Europeia, do Canadá e dos Estados Unidos.
Em entrevista coletiva concedida hoje (3), o porta-voz do Ministério Exterior do Irã afirmou que: “O presidente [Luiz Inácio Lula] da Silva tem uma personalidade muito emotiva e humana, mas provavelmente não tem informação suficiente sobre o caso”.
Mehmanparast disse que a Ashtiani "cometeu um crime", segundo a lei iraniana, e que o governo do Irã pode passar mais informações ao presidente Lula "para que ele entenda o caso".
O porta-voz respondeu, durante uma entrevista coletiva, à pergunta de um jornalista que havia questionado se havia ou não interferência do presidente brasileiro nessa questão.
Lula fez a proposta no sábado (31).
Ele apelou ao presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, durante um comício em Curitiba, no Paraná.
"[Apelo para que] permita ao Brasil conceder asilo a esta mulher”, disse. Anteriormente, ele havia afirmado que era um assunto interno do Irã.

Barra Mansa:
12ª Flumisul é encerrada com sucesso

Feira reuniu negócios, cultura e entretenimento




O prefeito de Barra Mansa, Zé Renato, comemorou o sucesso da 12a edição da Flumisul (Feira Internacional de Negócios do Sul Fluminense), que aconteceu no Parque da Cidade entre os dias 27 e 31 de julho.
A Flumisul foi realizada pela Prefeitura de Barra Mansa, com promoção da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e reuniu empresas do Sul Fluminense, de outras regiões e até mesmo de outros estados, como Paraná, São Paulo e Minas Gerais. A Flumisul contou com a participação de importantes expositores dos setores de serviços, siderurgia e metalurgia, cultura, eletrônica, informática, indústria automotiva, alimentação e agronegócios.
De acordo com o prefeito Zé Renato, a feira superou as expectativas.
"Foram cinco dias de movimento e negócios. No último dia eu passei pelos estandes para colher a opinião dos expositores e as sugestões para o próximo ano e percebi que os participantes gostaram de expor na feira e a maioria já confirmou presença para a 13ª edição", afirmou o prefeito.
A Flumisul gerou em média 40 milhões em anúncios de investimentos e expansão de empesas e 70 milhões em negócios gerados, além das novas oportunidades de negócios que surgiram e serão concretizadas após a feira. “Neste caso não é possível mensurar em valores, mas sabemos que a Flumisul gera negócios o ano inteiro”, destacou o prefeito.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luís Antônio Nogueira Féris, a Flumisul mostrou porque se tornou sinônimo de sucesso. “Nós tínhamos certeza de que a feira seria um sucesso. E esse retorno veio dos próprios expositores. Temos relatos positivos de como a Flumisul contribuiu para o sucesso das empresas nessas 12 edições.
Nós queremos apostar na diversidade de bons negócios que temos na região e mostrá-los aos visitantes. Por isso a Flumisul é sempre um sucesso”, explicou o secretário destacando que outro ponto positivo da feira foi a sala de palestras, que reuniu profissionais de diversas áreas com intuito de fomentar o crescimento e o desenvolvimento de empresas e negócios.
Esse ano, a Flumisul contou a Semana da Moda, um espaço reservado para quem quisesse conhecer opções de vestuário, calçados, acessórios e outros produtos que podem ser encontrados na região. A novidade mostrou que veio para ficar. A presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Barra Mansa (CDL), Juliana Lanes Rolim, destacou que  a moda contribuiu para o sucesso da feira e vice-versa.
“Conseguimos atrair pessoas e negócios para a Flumisul através da moda. Os desfiles foram muito bem organizados e estruturados, por isso acredito que essa participação do setor foi um marco na realização da feira”, disse.
Quem passou pelo Parque da Cidade, durante a Flumisul, pôde, além de fazer negócios, desfrutar de momentos de cultura e entretenimento. Todos os dias houve apresentação do projeto Música nas Escolas. Subiram ao palco, a Banda Sinfônica Sênior,  a Orquestra Infanto-Juvenil, a Banda Sinfônica Infanto-Juvenil, a Banda Marcial e o Coral dos Funcionários da Prefeitura de Barra Mansa como convidado do projeto.
Outra novidade deste ano foi a boate Oriom que funcionou nos dias 29, 30 e 31. A programação contou com o melhor dos anos 70, 80 e 90, tocados em discos de vinil, eletrônico ao pop e a noite de todos os ritmos.
Este ano, além do realizador, promotor e patrocinador, a feira contou com os co-patrocinadores Sistema Fecomércio-RJ, Sesc-RJ, Senac-Rio, Sicomércio-BM; com o apoio do Sebrae-RJ, Sistema Firjan-RJ (Sesi e Senai), OCB-RJ (Organização das Cooperativas Brasileiras), Sescoop-RJ (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), Saae-BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Amil, Governo Federal, Banco do Brasil, A Voz da Cidade, Citroën; e co-apoio do Diário do Vale, Lance Vídeo, Super Cartucho, Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil), Aciap-BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços), Campos Caldeira Seguros.

O Presidente Responde

Coluna semanal do Presidente Lula


Luciano Carlos Pereira, 26 anos, professor de inglês de Campinas (SP)A sua promessa com o Fome Zero era a de que cada pessoa tivesse três refeições por dia ao final do seu governo. Podemos acreditar que esse resultado esteja ocorrendo ou um dia aconteça?
Presidente Lula – Luciano, isso já está acontecendo. A fome não é mais um flagelo no país e, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), se continuarmos crescendo com a mesma ênfase nas políticas sociais que estamos desenvolvendo, a pobreza extrema será totalmente erradicada no Brasil por volta de 2014. De 2003 a 2008, 24 milhões de brasileiros superaram a pobreza. O Fome Zero contribuiu extraordinariamente para esse resultado, com suas 45 ações e 13 programas que visam garantir o direito à alimentação e erradicar a extrema pobreza. Além da criação do Bolsa Família, o Fome Zero fortaleceu e articulou programas para integrar a produção de alimentos da agricultura familiar com a alimentação escolar, os restaurantes populares e as ações de assistência social. Vários índices que medem a desnutrição infantil mostram que ela caiu para quase um terço do que era em 2003. Você sabe que um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), definidos por 191 países no âmbito da ONU, é reduzir à metade, até 2015, o índice de pessoas vivendo na extrema pobreza. Em 1990, ano base do desafio, um em cada quatro brasileiros estava vivendo nessa condição. Quando assumimos o governo, o índice estava em 12% e baixou para 4,8% em 2008. De lá para cá nós avançamos mais, com nossas políticas sociais, com aumento real de mais de 70% no salário mínimo e a criação de mais de 13 milhões de empregos com carteira assinada em sete anos e meio.


Lúcia Castelo Branco R. Campelo, 40 anos, presidente do Lar de Maria, de Teresina (PI)A Portaria de n° 39/2006 impõe barreiras burocráticas irreparáveis para os pacientes. Por que a União não procura resolver o problema dos pacientes que necessitam de procedimentos médicos de alta complexidade em outros estados?
Presidente Lula – A Portaria que você cita, de 2006, foi revogada, em 2009, pela Portaria 258. O novo texto objetiva otimizar as atividades da Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade (CNRAC) e das Centrais Estaduais de Regulação da Alta Complexidade (CERACs), em relação aos procedimentos não-urgentes, fora do domicílio. Com a mudança, há maior agilidade para o encaminhamento dos pacientes. A idéia foi aprimorar a prestação do atendimento, independentemente do estado em que o paciente resida. A CNRAC usa um sistema informatizado para identificar as unidades hospitalares, nos 26 estados e no Distrito Federal, aptas a realizar o procedimento indicado. A finalidade é garantir um atendimento mais rápido e eficiente aos pacientes que necessitem de procedimentos não-urgentes nas especialidades de Oncologia, Cardiologia, Traumato-ortopedia, Neurologia e Gastroenterologia.

Leandro Correa, 23 anos, empresário do Rio de Janeiro (RJ) - O governo ajudou as vítimas do terremoto no Haiti enviando dinheiro. O governo fez o mesmo, nas mesmas proporções, às vítimas das enchentes no Nordeste?
Presidente Lula – Leandro, o governo agiu com enorme rapidez para socorrer as vítimas das enchentes em Alagoas e Pernambuco. Nós mobilizamos imediatamente 11 ministérios e vários órgãos governamentais. Entre diversas outras ações, destacamos a liberação de R$ 550 milhões para socorro emergencial e o envio de 86 mil cestas de alimentos, de 23 quilos cada uma, e 13 mil kits de abrigamento. Nos hospitais de campanha das Forças Armadas foram realizados mais de 16 mil atendimentos. O Ministério da Saúde enviou 16 toneladas de medicamentos e insumos, além de 700 mil doses de vacinas. Autorizamos o saque do FGTS e antecipamos os pagamentos dos benefícios da Previdência e do Bolsa Família. O Ministério das Cidades colocou à disposição R$ 150 milhões para a reconstrução das casas, tendo como plataforma o Minha Casa Minha Vida. Essas e diversas outras medidas foram tomadas com a rapidez necessária para o atendimento emergencial e para a reconstrução das cidades e da vida das pessoas atingidas. No caso do Haiti, o Brasil tinha o dever de socorrer aquelas vítimas, não apenas por solidariedade, mas também por ser o país que coordena a missão de paz da ONU. O terremoto afetou 3 milhões de pessoas e causou entre 100 mil e 200 mil mortes. No caso do Brasil, é obrigação do governo dar assistência.

Divulgada nova pesquisa pelo Ibope

Pesquisa do Ibope indica que Cesar Maia e Marcelo Crivela lideram para o Senado e Sergio Cabral estaria eleito já no 1º turno

A Rede Globo divulgou uma pesquisa IBOPE para o Governo e Senado do Rio de Janeiro. Pela pesquisa que tem 3% de margem de erro, o atual governador Sergio Cabral (PMDB) estaria eleito no 1º turno com 58% das intenções de voto, enquanto Gabeira (PV) teria apenas 14%.
Claro que tem muita água ainda para rolar, mas a vida no comitê de Cabral deve estar mais fácil.
A notícia também foi boa para os eleitores de Cesar Maia (DEM), que pela primeira vez lidera a pesquisa com 37%, junto de Crivella (PRB) também com 37%.
Em terceiro ficou Lindberg (PT) com 21%, Picciani (PMDB) com 11% e Marcelo Cerqueira (PPS) com 7%.


Pesquisa estimulada de intenção de voto para
Governador do Rio de Janeiro

Sérgio Cabral (PMDB)                       - 58%
Gabeira (PV)                                      - 14%
Eduardo Serra (PCB)                          -   2%
Cyro Garcia (PSTU)                           -   1%
Fernando Peregrino (PR)                     -   1%
Jefferson Moura (PSOL)                     -   0%
Branco/nulo                                         -  12%
Indecisos                                             -  11%

Pesquisa estimulada de intenção de voto para 
Senador no Rio de Janeiro

César Maia (DEM)                           - 37%
Marcelo Crivella (PRB)                     - 37%
Lindberg Farias            (PT)              - 21%
Jorge Picciani (PMDB)                      - 11%
Marcelo Cerqueira (PPS)                  -   7%
Milton Temer (PSOL)                       -   4%
Waguinho (PT do B)                         -   4%
Carlos Dias (PT do B)                       -   2%
Claiton (PSTU)                                 -   1%
Wladimir Mutt (PCB)                        -   1%
Heitor (PSTU)                                   -    0%
Branco/nulo                                       -   23%
Indecisos                                           -   32%

* Citou apenas 1 candidato 19%
* A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 29 de julho. Foram realizadas 1.204 entrevistas. A margem de erro máxima estimada é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
* A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro sob o protocolo nº 62.183/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo nº 20797/2010.

Irã mostra disposição em aceitar oferta de Lula sobre mulher condenada

Lula e Ahmadinejad durante visita ao Teerã Brasil é um dos principais aliados do Irã - Foto Wilson Pedrosa
  Parentes de Sakineh Mohammadi Ashtiani, iraniana condenada por adultério e sentenciada à morte por apedrejamento, afirmam que o regime de Teerã prometeu resolver caso ainda esta semana após presidente brasileiro oferecer País como refúgio.
O governo do Irã indicou ontem disposição em aceitar a oferta feita pelo presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, que no sábado disse que o Brasil poderia receber a iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, condenada à morte por apedrejamento.
A proposta de Lula fez com que a imprensa oficial divulgasse, pela primeira vez, detalhes da história de Sakineh e deu esperança para a família da condenada, que antes vinha denunciando abuso das autoridades na condução do caso.
Isolado do restante do mundo, o regime de Teerã pareceu disposto a atender ao pedido do Brasil, um importante aliado que já foi criticado por defender o programa nuclear iraniano e trabalhar contra a aprovação de novas sanções da ONU ao país.
De acordo com Sajad, filho de Sakineh, funcionários do governo lhe telefonaram momentos depois de Lula fazer as declarações, afirmando que o caso de sua mãe seria resolvido ainda esta semana. "Acho que o Irã não pode ignorar o Brasil como fez com outros países", disse Sajad, em referência aos diversos apelos feitos pela comunidade internacional pedindo o perdão de Sakineh. "É muito importante que o Brasil, um dos aliados mais importante do Irã no mundo, tenha oferecido um refúgio para minha mãe."
Sajad ainda afirmou que espera que a Turquia, outro importante parceiro do Irã, junte-se ao Brasil para resolver o problema. "Nenhum outro país do mundo tem a influência que o Brasil e a Turquia têm sobre o Irã agora."
Sakineh, de 43 anos, é mãe de dois filhos e foi condenada em 2006 a 99 chibatadas por ter "relações ilícitas" com dois homens. Uma outra corte retificou a condenação para "adultério" e a sentenciou à morte por apedrejamento - prática oficializada em 1983 no Código Penal do país persa.
Segundo o jornal inglês The Guardian, até agora, a imprensa iraniana vinha ignorando o caso da condenada.
A intervenção de Lula, porém, fez com que a agência de notícias oficial Fars noticiasse a história, afirmando que Sakineh havia sido condenada por adultério e depois sentenciada à morte por apedrejamento, expressão normalmente censurada no país.
Infraero registra atrasos em 26% dos voos domésticos nesta segunda-feira


Boletim divulgado pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) aponta que, dos 1.521 voos domésticos programados até as 16h desta segunda-feira nos principais aeroportos do País, 396 sofreram atrasos de pelo menos meia hora, o que representa 26% do total. Outros 80 foram cancelados (5,3%).
Às 16h, a Infraero registrava atrasos em 54,4% dos 540 voos programados pela Gol. Em nota, a companhia informou que os atrasos são reflexos do intenso tráfego aéreo na sexta-feira, quando a empresa teve de transferir algumas partidas programadas do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para o Aeroporto de Guarulhos.
A Gol disse ainda que o problema ocorreu num fim de semana de pico de movimento, devido ao retorno das férias. Além disso, segundo a companhia, tripulações atingiram o limite de horas de trabalho e não puderam seguir viagem.
A companhia afirma está prestando atendimento e toda a assistência necessária aos passageiros, conforme determina a legislação estipulada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). A Agência cobrou explicações da Gol e informou que está acompanhando a situação nos aeroportos.
No Rio - Passageiros também reclamaram dos atrasos no Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro, durante a madrugada desta segunda-feira. Dos 50 voos domésticos previstos até as 11h, 19 partiram com atraso (38%) e um foi cancelado (2%).
No Aeroporto Santos Dumont, a Infraero também registrou atrasos e cancelamentos. Das 56 partidas programadas, 15 saíram com atraso superior a 30 minutos (26,8%) e quatro foram cancelados (7,1%).
Em Brasília, Belo Horizonte, Belém e Curitiba também houve atrasos, cancelamentos e reclamações.
Nome de Inês Pandeló já não consta da lista do TCE

Deputada Estadual Inês Pandeló

No último dia 21 de julho, a deputada estadual Inês Pandeló, candidata petista à reeleição, inaugurou o seu Comitê Eleitoral de Barra Mansa, que está situado na Rua Francisco Vilela, 44 - Centro.
O evento foi acompanhado por inúmeros filiados e simpatizantes da candidatura da deputada. O vereador José Maurício prestigiou a atividade e na ocasião, declarou seu apoio a Inês.
"Estamos juntos novamente nessa missão de transformar a vida do nosso povo para melhor", destacou.
O candidato à Câmara Federal Vicente Estevam, também presente ao evento, falou sobre a importância de eleger um legítimo representante do Sul Fluminense a deputado federal a fim de buscar cada vez mais melhorias para a região.
Por suas ez, a deputada Inês Pandeló lembrou das inúmeras conquistas que Barra Mansa e a o Estado, como um todo, vem recebendo, como obras de asfaltamento, instalação de escolas técnicas profissionalizantes, implantação de projetos esportivos, melhorias na saúde e educação.
"Além de todas essas iniciativas ainda tem a defesa da igualdade de direitos entre homens e mulheres e a preservação ambiental", ressaltou a parlamentar.
A presidente do PT em Barra Mansa, Maria da Penha, também participou da inauguração e disse que Inês Pandeló é uma grande referência na Alerj.
"As pessoas reconhecem o trabalho de Inês e a importância de sua reeleição para que essas iniciativas tenham continuidade", finalizou.
Recentemente o Ministério Público Eleitoral do Estado do Rio deu entrada no TRE-RJ com um pedido de impugnação da candidatura da deputada Inês Pandeló, sob o argumento de que a mesma não teria "ficha limpa", por já ter sido condenada em processos junto ao Tribunal de Contas do Estado do Rio.
Para a procuradora do Ministério Público Eleitora, Silvana Sabatini, o TCE-RJ é um tribunal, por cosneguinte, suas decisões são colegiadas, na forma exigida pela lei da Ficha Limpa.
O TCE-RJ julga as contas dos prefeitos municipais e presidentes das Câmara de Vereadores das cidades, além de políticos eleitos que estejam ocupando cargo público e sejam responsáveis pela utilização do dinheiro público.
Segundo o próprio TCE-RJ, sua missão é "realizar o controle externo, valorizando a efetividade e o planejamento da gestão pública, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Estado do Rio de Janeiro".
A deputada Inês Pandeló, questionada pela reportagem, através de comunicado enviado ao Jornal esclareceu que os "Processos para pedido de impugnação da candidatura de Inês Pandeló foram arquivados pelo TCE", e indicou onde se poderia obter a comprovação dessa informação "acesse a pagina - www.inespandelo.com.br lá você encontra na integra o texto e os processos", disse no comunicado.
Na listagem distribuida pelo TCE-RJ, no dia 16 de julho, o nome da deputada já não constava mais, tendo sido excluído.
Resende: Prefeitura realiza campanha educativa na volta às aulas

Atividades acontecem na Cidade Alegria e em Campos Elíseos

Foto: Wagner Alves    

    
Com o objetivo de orientar motoristas, estudantes, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às normas de segurança no trânsito, a Prefeitura realiza esta semana mais uma campanha educativa nas proximidades de escolas localizadas nos bairros Cidade Alegria e Campos Elíseos. As atividades – que são coordenadas pela Superintendência de Transporte e Trânsito do Município, por meio da DET (Divisão de Educação para o Trânsito) – começaram hoje em frente ao Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria) e prosseguem nesta terça e quarta-feira. Desde o ano passado, a Prefeitura vem investindo em ações educativas no trânsito da cidade para diminuir os riscos de acidentes.
    Amanhã, terça-feira, dia 03 de agosto, os agentes da Divisão de Educação para o Trânsito estarão nas proximidades da Escola Municipal Algodão Doce (Cidade Alegria), de 11 às 13 horas. Já no Colégio estadual Olavo Bilac (Campos Elíseos), a campanha será realizada, no mesmo horário, na segunda-feira da próxima semana, dia 09 de agosto. Durante a realização desta campanha educativa, os agentes vão orientar as pessoas sobre alguns procedimentos que devem ser adotados no sistema viário da cidade, como atravessar pela faixa de pedestre, respeitar a sinalização dos semáforos e atravessar as vias públicas somente quando os motoristas pararem os veículos.
    Outros cuidados que estão sendo transmitidos durante a campanha são os seguintes: embarque e desembarque de veículos somente pelo lado da calçada; não estacionar em fila dupla; diminuir a velocidade nas proximidades das escolas; transportar crianças sempre no banco traseiro e utilizando o cinto de segurança, além de obedecer às orientações da Guarda Municipal, que também participa das atividades da campanha.
    O titular da Superintendência de Transporte e Trânsito da Prefeitura, Roque Cerqueira, frisa a importância das medidas de prevenção “como forma de evitar acidentes”. Ele lembra que, paralelo à implantação das modificações no sistema viário da cidade, ocorrida a partir de novembro do ano passado, a Prefeitura “vem reforçando cada vez mais as atividades educativas no sentido de contribuir para a preservação de vidas humanas”.
    - A prevenção no trânsito é um caminho fundamental que devemos percorrer na área de segurança das pessoas. No passado, muitos acidentes certamente poderiam ter sido evitados se houvesse a preocupação em promover uma sinalização eficiente nas ruas e orientar a população a respeito das normas do trânsito. Graças à determinação da administração do prefeito José Rechuan em assegurar a segurança de motoristas e pedestres no sistema viário, desde janeiro do ano passado promovemos inúmeras campanhas educativas. A diminuição do número de atendimentos de vítimas de acidentes no trânsito no Hospital de Emergência, que foi recentemente divulgada, é um sinal de que estamos no caminho certo – disse Roque Cerqueira.

Prefeitura capacita concursados da Guarda Municipal

Aula inaugural aconteceu na manhã desta segunda-feira, no UBM


Foto: Paulo Dimas
            A Prefeitura de Barra Mansa deu início nesta segunda-feira, dia 02, ao Curso de Formação da Guarda Municipal (GM). A aula inaugural, que aconteceu no Salão Nobre do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), reuniu 75 pessoas, entre inspetores da guarda e alunos que passaram no Concurso Público deste ano. Também estiveram presentes no evento o secretário de Ordem Pública, José Márcio Campos, o gestor de Segurança Municipal, Jefferson Mamede, o comandante e o subcomandante da GM, Carlos Natanael Geremias, e José Osvaldo de Oliveira.

            O comandante da GM deu boas vindas aos alunos e explicou sobre o funcionamento do setor e as características de um bom guarda. “Esta é uma oportunidade ímpar e espero que os alunos aproveitem bastante. Eles devem assimilar as informações, valorizar o que estão aprendendo, primar pela hierarquia e disciplina e pontualidade. O foco desta formação é o patrulhamento comunitário, trânsito, conhecimento de leis, civismo, instrução de combate à incêndio e particularidades de Barra Mansa. Na fase final do curso eles terão noções sobre o uso de armas não-letais e letais”, comenta Natanael, ao informar que os alunos também terão palestras com oficiais das políticas Civil e Militar e Corpo de Bombeiros.


            Para o gestor de Segurança, o curso é importante porque forma novos guardas para atuarem em diversos postos. “É importante a corporação se renovar, pois precisamos de um novo gás. O treinamento será ministrado por guardas da corporação que, depois de terem sido capacitados, se tornaram multiplicadores. O curso é composto por oficinas básicas que dão aos alunos noções gerais das atividades da guarda e suporte para atuarem em várias funções importantes na sociedade. Espero que os novos guardas atuem de forma comunitária visando sempre o melhor entrosamento com a população”, conta Mamede.

            O curso, com duração de 360 horas, será coordenado pela Gestão de Segurança Municipal e vai capacitar os 49 guardas municipais. As aulas serão de segunda-feira a sábado, de 8 as 13 horas, no UBM e no Parque da Cidade, onde funciona a GM. Depois da formação, que vai até o fim de setembro, a guarda de Barra Mansa terá em seu quadro um total de cerca de 185 funcionários. Para os recém concursados Augusto César de Oliveira Rosa, de 28 anos, e Aline de Souza Salgado, de 19 anos, que foram nomeados nesta primeira semana “xerifes” do curso, a formação é importante e, por isso, eles vão aproveitar ao máximo.

            “Sempre tive uma identificação pessoal com a profissão, o serviço e a força. Sou de Valença e mesmo assim resolvi fazer o concurso. O início do processo seletivo foi difícil, mas aos poucos fui passando nas etapas. Vou estudar e aprender bastante. Espero que o curso seja proveitoso”, conta Augusto. “Muitas pessoas acham que as mulheres não levam jeito para esta profissão. Mas, como sempre me identifiquei com a área, resolvi ingressar na carreira. Meus pais me incentivaram e agora estou muito feliz com esta nova etapa da minha vida. Vou me preparar e aprender bastante para me tornar uma guarda-modelo na corporação”, comemora Aline.

Prefeito Neto inaugura reforma geral do Colégio Getúlio Vargas


         O prefeito Antônio Francisco Neto inaugurou nesta segunda-feira (dia 02), às 9 horas, a reforma geral do Colégio Getúlio Vargas, um investimento de R$ 1,4 milhão. A obra foi feita pela empresa TGA Construções Ltda, que realizou a troca do piso de todas as salas de aula, pátio e salas do subsolo, com a preocupação da acessibilidade para Portadores de Necessidades Especiais; reforma e ampliação de todos os banheiros, com o aumento do número de lavatórios, sanitários e chuveiros e a criação de espaços exclusivos para Portadores de Necessidades Especiais.


         “O colégio foi todo pintado e ainda criamos e ampliamos os espaços para oficinas de marcenaria, artes, gráfica, sala para aula de música e biblioteca”, afirmou o presidente do Fundo Comunitário de Volta Redonda (Furban), Marco Antônio Marques, coordenador da reforma.


         “Reformamos também o laboratório e substituímos todas as janelas antigas por esquadrias de alumínio. As grades de proteção das janelas também foram trocadas, além das luminárias de todo o colégio”, completou o presidente do Furban.    


         A partir desta segunda-feira os 2,4 mil alunos dos ensinos Médio e Fundamental e Cursos Técnicos da unidade escolar contarão também com uma nova cozinha e com a ampliação do refeitório. Para os funcionários foi construído um vestiário e uma cozinha/refeitório. A entrada do colégio também foi toda reformada, com a colocação de uma cobertura.


          O diretor do Colégio Getúlio Vargas, Waldyr Bedê, agradeceu a colaboração dos alunos e funcionários durante a realização da obra. “Esta obra era uma reivindicação de muitos anos. Estamos vivendo um momento de muita alegria e gratidão ao Governo Municipal”, disse o diretor.


         O presidente da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), José Luiz de Sá, agradeceu ao prefeito Neto pela obra, ressaltando que as outras unidades da fundação também passarão por reformas. “Temos muitas coisas boas ainda para receber”, disse Sá, se referindo à construção de um teatro para 600 pessoas no Colégio Getúlio Vargas. O projeto já está pronto, e deve ser licitado em cerca de trinta dias.


         “O Colégio Getúlio Getúlio Vargas é referência no estado”, disse Neto, ressaltando que a obra realizada na escola veio para melhorar ainda mais o dia-a-dia dos alunos, professores e funcionários. “Não vamos parar por aqui”, afirmou o prefeito, se referindo a construção do teatro e a troca de todas as carteiras das salas de aula. A inauguração da reforma contou também com a apresentação do Coral de Trombones do Projeto Volta Redonda Cidade da Música, que abriu o evento com a apresentação de três músicas.


         No final das comemorações, o prefeito Neto recebeu da aluna Miriam Kelly, vencedora do Concurso de Frases realizado todos os anos no colégio, com a frase “Colégio Getúlio Vargas: transformando o futuro em conquista”, inscrita em um troféu com o símbolo da escola.  

         O evento teve a participação do prefeito Antônio Francisco Neto; do vice-prefeito Nelsinho Gonçalves; do presidente da Fevre, José Luiz de Sá; do diretor do Colégio Getúlio Vargas, Waldyr Bedê; do presidente do Furban, Marco Antônio Marques; dos secretários de Esporte e Lazer, Daniel de Carvalho e de Educação, Therezinha Gonçalves; do presidente da 5ª Regional dos Conselhos Comunitários Escolares, Heber Pastos; da responsável pela Coordenadoria da Mulher, Glória Amorim; da coordenadora da Faetec/Pólo Getúlio Vargas, Luiza Aníbal; do comandante da Guarda Municipal, major Luiz Henrique Monteiro; do coordenador da Defesa Civil, major Rodrigo Ibiapina, entre alunos, professores e funcionários do colégio.
Fevre abre processo seletivo para o projeto ‘Rumo aos Cursos Técnicos Profissionalizantes’

A Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda) abriu nesta segunda-feira (dia 2) as inscrições para o processo seletivo do curso preparatório do projeto “Rumo aos Cursos Técnicos Profissionalizantes”, destinado a alunos que estejam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental e que queiram participar de cursos técnicos profissionalizantes de nível Médio que serão oferecidos pelas escolas públicas federais e particulares da região em 2011. No total, serão disponibilizadas 240 vagas no curso preparatório, preenchidas através da realização de provas objetivas.
Como pré-requisito, é necessário que os interessados em participar do curso preparatório já tenham concluído ou estejam cursando o 9º Ano do Ensino Fundamental nas escolas municipais de Volta Redonda. As inscrições serão realizadas até a próxima quinta-feira (dia 5), de 8 às 11 horas e de 14 às 17 horas, nas unidades educacionais da Fevre - Colégio Getúlio Vargas, Colégio João XXIII, Colégio Profª. Delce Horta Delgado, Colégio Profª. Themis de Almeida Vieira e Colégio José Botelho de Athayde.  
Para a realização da inscrição é necessária a apresentação de declaração (em papel timbrado do colégio) de que se encontra matriculado no 9º Ano do Ensino Fundamental ou de que concluiu o Ensino Fundamental em ano anterior; documento de identidade ou certidão de nascimento (fotocópia); e uma foto 3x4 (atual). A ficha de inscrição deverá ser preenchida pelo próprio candidato maior de 18 anos ou pelo responsável, no caso dos candidatos menores de 18 anos. O candidato portador de deficiência deverá informar, na ficha de inscrição, sua necessidade especial, para que sejam tomadas as medidas em relação ao tipo de prova de que necessita.
    A prova objetiva, com 20 questões de Língua Portuguesa e Matemática, será realizada no dia 7 de agosto, às 14 horas, no Colégio Getúlio Vargas. O resultado da prova objetiva será divulgado no dia 11 de agosto de 2010, no site da Fevre www.portalvr.com/fevre e no hall de entrada do Colégio Getúlio Vargas, a partir das 17 horas. Para maiores informações, o edital do processo seletivo está disponível no site www.portalvr.com.