quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Prefeitura de Resende apoia exposição de cães pastores alemães

Evento acontece neste sábado no Parque de Exposições



    A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, está apoiando a realização da 154ª Exposição de Estrutura e Criação, que será realizada neste sábado, dia 07, a partir das 9h30m, no Parque de Exposições, pela SPARJ (Sociedade de Cães Pastores Alemães do Rio de Janeiro). A exposição será mais um evento realizado dentro da proposta da Prefeitura de ocupar o parque como um local permanente de eventos populares durante o ano inteiro.
    - O parque possui uma excelente área e infraestrutura próprias para a realização de eventos que promovam lazer e entretenimento ao resendense, daí a nossa determinação em utilizá-lo de forma permanente. Tradicionalmente, o parque era usado basicamente apenas na época da EXAPICOR, mas desde o ano passado estamos mudando esta realidade. A julgar pelo público significativo que tem comparecido aos eventos, podemos considerar que estamos no caminho certo – disse o prefeito José Rechuan (DEM).
    Segundo informações da SPARJ, os criadores de cães da raça Pastor Alemão, que tiveram prazo para inscrever seus animais para o evento até a última terça-feira, 03, as provas serão julgadas pelo juiz Munir Ghattas. A exposição deste sábado no Parque de Exposições reunirá de 80 a 100 animais de várias cidades dos estados do Rio de São Paulo e Minas Gerais, principalmente das regiões do Sul de Minas e do Vale Paraíba.
    Entre os eventos já promovidos pela Prefeitura a partir do ano passado fora do mês de setembro, quando acontece a festa em comemoração ao aniversário da cidade, estão a Feira Sertaneja (todo terceiro domingo do mês), o Arraiá no Parque, o Projeto Cercanias (ambos em junho deste ano) e a Feira de Ponta de Estoque, ocorrido no mês passado, através de uma parceria da Prefeitura com a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas).
No ano passado, para melhorar as condições de infra-estrutura, a Prefeitura realizou várias obras e serviços no local, como o asfaltamento das pistas internas, a realização de reparos nos sistemas de água, e a reforma do setor de barracas.
5ª Mostra de Artes das CAPD começa na quinta
 Exposição completa cinco anos de muito sucesso



A V Mostra de Artes dos alunos do Centro de Atendimento à Pessoas com Deficiência (CAPD) será aberta na quinta-feira (05), às 20 horas, no Espaço das Artes Zélia Arbex, na Vila Santa Cecília. A exposição, que conta com 145 peças de artesanato, poderá ser vista até o dia 22 de agosto, das 10 às 19 horas.
O Centro de Atendimento à Pessoas com Deficiência, da Secretaria
Municipal de Ação Comunitária (Smac) tem como objetivo resgatar a cidadania, promover a acessibilidade e a inclusão social das pessoas com deficiência.
Segundo o secretário de Ação Comunitária, Munir Francisco, o centro tem ainda como objetivo garantir os direitos constitucionais e priorizar o processo de habilitação e reabilitação dos alunos, através de ações que retirem os deficientes da situação de risco e/ou vulnerabilidade econômica ou social.
O CAPD, além dos inúmeros serviços que presta, possui três projetos que atendem atualmente cerca de 260 alunos por mês. O Espaço de Convivência para Pessoa com Deficiência, que desenvolve atividades lúdico-recreativas objetivando a socialização e a promoção de sua autonomia e independência, através de oficinas sócio-educativas.
“O Centro de Informática Educativa, um outro projeto, visa a inclusão digital da pessoa com deficiência e o aprimoramento das relações estabelecidas em grupo, utilizando a informática como ferramenta”, explicou o secretário.
As Oficinas Abrigadas de Trabalho (OAT) priorizam o resgate da capacidade produtiva da pessoa com deficiência, através de oficinas sócio-educativas, buscando a socialização e a possível inserção no mercado de trabalho.
Além das atividades realizadas nos projetos, os usuários também participam de atendimentos de educação física e musicalização, que têm o objetivo de desenvolver as relações sociais.

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa no XVI Rio International Cello Encounter

Festival promoverá diversos concertos gratuitos no estado do Rio; em Barra Mansa, a apresentação acontece no Sesc da cidade


A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa participará, pelo terceiro ano, de um dos mais importantes eventos de música clássica do país, o Rio International Cello Encounter, que acontece entre os dias 8 e 22 de agosto. Esse ano, a OSBM fará três concertos gratuitos, que ocuparão espaços como Sesc Barra Mansa, Igreja da Candelária e Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro.


No dia 10 de agosto, sob a regência do maestro Vantoil de Souza Júnior, a OSBM se apresenta no Sesc de Barra Mansa, às 20 horas. O concerto será uma homenagem aos 200 anos de nascimento do gênio polonês Chopin e uma das obras do repertório será “Concerto nº1 em Mi menor para piano e orquestra op.11”, de Chopin, e terá como solista o pianista Gerald Robbins.  Logo após, o violoncelista Dennis Parker se junta à orquestra para execução da obra “Concerto para violoncelo em Si menor op.104”, de Dvorak.


No domingo, dia 15, a OSBM se apresenta na Igreja da Candelária, no Rio de Janeiro, às 16 horas, com dois solistas: o violinista cipriota radicado nos EUA Haroutune Bedelian e o saxofonista Allen Harrington. Sob a regência de Guilherme Bernstein, o programa terá as seguintes obras: Abertura da Ópera “Os Mestres Cantores de Nuremberg”, de Wagner, “Concerto nº5 para violino”, de Mozart, “Fantasia para Saxofone”, de Villa-Lobos e Suíte do balé “O Lago dos Cisnes”, de Tchaikovski. 


No dia 17 de agosto, a apresentação acontece no Teatro Carlos Gomes, no Centro do Rio de Janeiro, às 19 horas. Também sob a regência do maestro Guilherme Bernstein, a OSBM fará uma homenagem aos 200 anos do nascimento de Schumann e aos 150 anos do nascimento de Mahler, apresentando as obras “Introdução e Allegro Appassionato para piano e orquestra Op. 92”, com a participação do pianista, Luiz Gustavo Torres e “Concerto para violoncelo em Lá menor op.129”, de Schumann, com a participação da violoncelista Tadjana Uhde, que acaba de ser eleita primeiro-violoncelo da Orquestra da Ópera de Paris. E para finalizar o concerto, o grupo apresentará a obra Sinfonia nº1 em Ré Maior “Titã”, de Mahler.


- A participação da OSBM, pelo terceiro ano consecutivo, no Rio International Cello Encounter demonstra a confiança adquirida numa parceria que engrandece ambas as instituições. Para a OSBM, a experiência de tocar com solistas internacionais é vital do ponto de vista de seu amadurecimento como grupo musical de excelência - disse o superintendente da Fundação de Cultura, Luiz Augusto Mury. 


Entre esses dias, Barra Mansa receberá músicos de todo o mundo para ensaiar e ministrar master classes para os integrantes da OSBM, mas que também são totalmente abertas ao público em geral, amantes da música. A entrada é franca. Quem tiver interesse em marcar entrevistas é só entrar em contato com a Assessoria de Imprensa do Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa. Em anexo, seguem as datas das máster classes e dos ensaios da OSBM.
Prefeitura promove corrida em homenagem ao Dia dos Pais

Evento integra o I Circuito de Corridas de Barra Mansa

   
    Em homenagem ao Dia dos Pais, a Prefeitura de Barra Mansa vai promover neste domingo, dia 8, a partir das 9 horas, uma competição saudável entre toda a família. É que a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer preparou uma corrida pelas ruas da cidade, num trecho de cerca de 8km, para marcar a data. O evento também abre o I Circuito de Corridas a ser realizado todo mês no município, como explica o secretário João Luiz Cuntin de Rezende, o Jojô.
    - A Secretaria já vinha realizando algumas corridas esporadicamente. Decidimos unificar e ampliar o número de corridas na cidade visando uma maior participação da comunidade, dos jovens e de toda família, bem como o incentivo à prática de esportes. Em cada etapa os participantes receberão troféus e medalhas e no final também serão premiados dentro do circuito. Até o fim do ano teremos mais quatro corridas, uma em cada mês – ressalta Jojô.
    O prefeito de Barra Mansa, Zé Renato, aproveitou para convidar a população para participar do evento e desejar a todos os pais um excelente dia. “O domingo vai ser de grande alegria. Primeiro, porque comemoramos o Dia dos Pais e, segundo, porque vamos promover a segunda corrida dedicada a eles. Ano passado também fizemos uma corrida para homenageá-los e foi um sucesso. Esperamos que toda família participe do evento organizado com carinho para os pais”, comenta o prefeito.
    Para participar da corrida, o interessado tem que ter idade acima de 15 anos e gozar de boa saúde. As inscrições podem ser feitas no Centro de Lazer Feliz da Vida, no bairro Santa Rosa, até sexta-feira, dia 6, de 8 às 17 horas, ou no domingo (08/08), uma hora antes da corrida. Para se inscrever é necessário apresentar carteira de identidade original. Os corredores farão o trajeto de cerca de 8km por várias ruas da cidade, num tempo médio de 35 min a 1h30min.
    A largada será às 9 horas, na Praça das Nações Unidas, no bairro Ano Bom. De lá, ainda no mesmo bairro, os participantes seguirão pelas ruas Abdo Felipe e João Valiante e Ponte Nilo Peçanha. Já no Centro, os corredores vão passar pela Rua Luiz Ponce, Viaduto Dr. Didácio Fonseca, avenidas Prefeito João Chiesse Filho, Vereador Hamilton Reis Alves (antiga Avenida Nestlé), Três de Outubro, Domingos Mariano, Joaquim Leite e Dr. Francisco Villela de Andrade, Viaduto Alexandre Fischer, Avenida Argemiro de Paula Coutinho, Ponte Ataulpho Pinto dos Reis, até chegar na Praça das Nações Unidas.
    A corrida será realizada em parceria pela Prefeitura de Barra Mansa e a TV Band, com apoio do Clube de Corredores de Barra Mansa (Corbama) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Serão premiados o 1º, 2º e 3º lugar geral e nas categorias até 19 anos, de 20 a 29 anos, de 30 a 39 anos, de 40 a 49 anos, de 50 a 59 anos e acima de 60 anos – masculino e feminino.
Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis forma mais uma turma do curso de Teatro Cidadão

Um espetáculo de criação coletiva sobre a ditadura do belo e a problemática das drogas, temas da atualidade que geram diversas discussões, foi o excelente resultado de mais um curso de Teatro Cidadão, encerrado na noite de 31, na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis.



A peça, encenada pelos atores Igor, Nayara, Rosana, Rafaela, Fernanda, Débora,Ériton, Júnior e Robson, contou a história de uma modelo que sofria de bulimia, e de um guitarrista de uma banda famosa que sucumbe devido à cocaína.
O espetáculo contou com a participação especial do ator Bruno Marques. Na plateia, o presidente da Fundação Cultural (Cultuar), Roberto Peixoto, e familiares dos atores aplaudiram de pé o espetáculo.
O curso, para jovens a partir de 14 anos, é oferecido pela prefeitura, através da Cultuar. É ministrado às quartas e quintas-feiras, das 17h às 19h, pelo professor e ator Zequinha Miguel, idealizador do curso. Nova turma será iniciada na segunda semana de agosto. Os interessados devem fazer a inscrição na Casa de Cultura,na esquina da Rua do Comércio com a Avenida Raul Pompeia, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
O curso, que já formou mais de 1.600 atores, utiliza um método onde os alunos não seguem um roteiro estipulado. Começam a representar sobre um tema de interesse coletivo e daí surgem os caminhos a serem seguidos. O resultado sempre é muito bom, com espetáculos críticos abordando assuntos de interesse da coletividade.
A Cultuar também oferece na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis diversos outros cursos, como o de canto, viola, violino, flauta doce, e vagas para o Coral da Cidade, Coral Infanto-juvenil e Orquestra de Violões.
Artistas de Angra no encerramento do Arraiá

Quadrilha dos Artistas fecha com chave de ouro o Arraiá da Cidade
 
 

Uma grande brincadeira junina, com show musical de Pol Baccaro e a banda Sotaque da Ilha reuniu os artistas locais no encerramento do Arraiá da Cidade, na noite de 2 de agosto, na Praça Zumbi dos Palmares. A grande atração foi a quadrilha dos artistas. Teve também barraquinhas da poesia e de artesanato e a apresentação da quadrilha bicampeã do Arraiá, a Dito Peres, da comunidade do Morro do Peres.
O presidente da Fundação Cultural de Angra (Cultuar), Roberto Peixoto, e a diretora executiva Stella Salomão prestigiaram o evento. A quadrilha dos artistas entrou no palco depois das 20h, com o marcador, o diretor do Grupo Teatral Revolucena, Zequinha Miguel, auxiliado pelo diretor da Cia. Teatral Fábrika de Entretenimento, Adren Alves, comandando o grupo. Lembrando os passos tradicionais, como caminho da roça, olha a chuva, uma cobra no caminho, preparar para o caracol, anarriê e grande roda, os dançarinos tomaram conta do arraiá. O casamento foi hilário, com o padre Adren fazendo a cerimônia onde três noivos, os atores Mauro Nask, Denildo Miranda e Waltinho disputaram aquilo da noiva Iris fazendo a plateia gargalhar. Foi um casamento perfeito, receberia a nota máxima no torneio da cidade, lembrou o presidente da Associação Cultural de Quadrilhas Juninas de Angra, Ênio Valverde.
Gustavo Tutuca e Pezão fazem caminhadas no Sul Fluminense

As caminhadas vão acontecer em Resende, Barra Mansa e Volta Redonda


Candidato a deputado estadual pelo PSB, o ex-Secretário de Governo de Piraí, Gustavo Tutuca, confirmou presença nas três caminhadas que o Vice-governador Luiz Fernando Pezão fará no Sul Fluminense, de quinta-feira a sábado desta semana.
Hoje, quinta-feira, 5 de agosto, a caminhada será em Resende, com a saída às 9h da Rodoviária Velha, no Centro da cidade.
Já amanhã, sexta-feira, será em Barra Mansa, a partir das 9h, e no sábado, em Volta Redonda, também com início no mesmo horário.
“Conversei com o vice-governador Pezão e ele está confiante em que nessas três caminhadas terá a grande receptividade que recebeu semana passada, quando esteve em Barra do Piraí e caminhos pelas ruas do centro da cidade acompanhado de prefeitos de municípios vizinhos. Confirmei minha presença e pretendo levar o maior número possível de amigos, porque temos de mostrar a força do sul fluminense nestas eleições e agradecer ao Sério Cabral e ao Pezão o que eles têm feito pela região, a de maior progresso no Estado”, afirmou o ex-Secretário piraiense.
Além da participação nas caminhadas do vice-governador, Gustavo Tutuca, segundo sua agenda de campanha, estará sexta-feira em Vassouras e Mendes, para reunião com lideranças políticas locais, e no sábado fará panfletagem em Santanésia (distrito de Piraí) e no bairro Ipiranga.
Gustavo foi coordenador do projeto Piraí Educação Digital, responsável pela distribuição de notebooks a cada aluno e professor da rede de ensino da Prefeitura de Piraí.
Jonas Marins faz panfletagem em Barra Mansa


O candidato a deputado federal pelo PCdoB, Jonas Marins, amanheceu o dia de ontem (4) na porta da antiga metalúrgica Barbará.
Acompanhado por assessores e pelo candidato a deputado estadual, também do PCdoB, Aguilar Ribeiro, Jonas começou o contato com os metalúrgicos às 5h30.
Depois fez um corpo a corpo pelo comércio do bairro Estamparia e Vila Nova, ambos bairro de Barra Mansa e a noite se reuniu com moradores do Centro da cidade.
Campanha de Noel de Carvalho é lançada em Resende


Numa festa que contou com mais 500 pessoas, o atual deputado estadual Noel de Carvalho, fez o lançamento de sua campanha de reeleição a deputado estadual, na Praça da Igreja Matriz, no Centro Histórico de Resende.
O candidato a reeleição se disse satisfeito com a repercussão de sua candidatura e, em todas as eleições que já participou, desde a época de seu saudoso pai, em Resende, onde já ocupara o cargo de prefeito, esta está sendo uma das suas melhores e mais receptivas campanhas.
O candidato a deputado federal pelo PCdoB, Jonas Marins, esteve presente no lançamento da campanha de Noel de Carvalho, oportunidade em que elogiou o deputado: “Noel de Carvalho é uma referência regional. É um político com uma grande história e tem muito ainda a fazer pela região".

Prefeitura destrói 12 mil CD's e DVD's piratas em BM

Materiais foram apreendidos desde janeiro por toda cidade

 
            Cerca de 12 mil CD's e DVD's piratas e outros itens como discos de vinil, rádio de carro, carregadores de celular, vuvuzelas, bombinhas, chás e pomadas medicinais de origem duvidosa foram destruídos na manhã desta quarta-feira, dia 04, no Parque da Cidade, no Centro. Os materiais foram apreendidos desde janeiro deste ano durante ações do setor de Fiscalização de Posturas, da Secretaria de Ordem Pública, em parceria com a Guarda Municipal.


            Segundo o gerente da Fiscalização de Posturas, Jayme Monteiro de Barros, os materiais como colchas, mantas, redes, tapetes, papel e embalagens plásticas de CD's e DVD's apreendidos são doados a instituições filantrópicas. “Os itens apreendidos que podem ser utilizados, nós doamos a entidades do município como creches, asilos, Apae, entre outros. Mas o restante é destruído. O nosso objetivo é coibir o comércio irregular na via pública”, explicou Jayme, ao informar que o setor funciona de segunda a sexta-feira até às 23 horas, bem como sábado, domingo e feriado.


            O prefeito de Barra Mansa, Zé Renato, comentou sobre a fiscalização. “O comércio regular funciona corretamente, paga imposto, tem custos sociais e não é justo ter que enfrentar uma concorrência desleal. Pois, o comércio irregular vende produtos mais baratos, sem nota fiscal e de origem duvidosa. Ao realizarmos ações como esta, coibimos este tipo de venda, orientamos e buscamos conscientizar a população para que não compre produtos piratas”, ressalta o prefeito.


            Ainda de acordo com o gerente de Fiscalização de Posturas, o número de materiais apreendidos tem caído consideravelmente. No mesmo período do ano passado, foram apreendidos cerca de 24 mil. Já este ano, o número caiu pela metade. “Além de intensificarmos as ações de fiscalização, a população tem ajudado bastante evitando comprar este tipo de material e ligando para fazer denúncias. As pessoas ligam para a Ouvidoria da Prefeitura, recebemos as denúncias e conseguimos traçar nossas ações. Temos todo um perfil da situação na cidade e em função disso conseguimos dimensionar nosso trabalho”, conclui Jayme, informando que o telefone da Ouvidoria é o 0800 701 91 40.

            O comandante da Guarda Municipal, Carlos Natanael Geremias, ressaltou a ação da Guarda junto com a Secretaria de Ordem Pública. “A GM apóia a fiscalização de Posturas durante as atividades. A cidade é dividida em quatro regiões e, por isso, temos uma atuação maior. Assim que vemos algo irregular, informamos imediatamente os fiscais do setor e atuamos em conjunto. Temos uma comunicação através de rádio que facilita e otimiza o trabalho de fiscalização”, conclui Natanael.
Resende: Escola de música realiza sarau em homenagem aos pais

Evento acontece nesta sexta, dia 06, no Teatro de Bolso



A Escola de Música Maestro Vicente Aniceto Senna, cujas atividades são coordenadas pela Prefeitura, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, realiza nesta sexta-feira, dia 06 de agosto, às 19 horas, no Teatro de Bolso, um Sarau Musical em homenagem ao Dia dos Pais. O evento irá reunir professores e alunos da escola, que retomaram suas atividades em junho. A entrada é gratuita, e o Teatro de Bolso se localiza na Rua Cunha Ferreira 104, próximo ao prédio da Câmara Municipal, no Centro Histórico de Resende.
     Segundo o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, André Whately, atividades como o sarau são importantes para o aprendizado dos alunos da Escola de Música, “pois elas ajudam no desenvolvimento dos alunos matriculados na instituição”. Além disso, ele entende que o evento desta sexta-feira vai contribuir para mostrar o talento dos alunos ao público, “fortalecendo também neles os conceitos de disciplina e concentração”.
         Alunos de técnica vocal, bateria, violino, guitarra, violão, teclado, clarinete, saxofone, flauta transversa e percussão, dividirão as apresentações com seus respectivos professores. A seleção musical contemplará ritmos variados como o funk, samba reggae, pop, jazz e ópera, entre outros; compostas por artistas como Claudinho e Bochecha, Paralamas do Sucesso, John Lennon, Tom Jobim, Mozart e Bach. Outras informações sobre a Escola de Música Maestro Vicente Aniceto Senna podem ser obtidas pelo telefone (024) 3354-6971.
    AQUI TEM CULTURA – Está confirmado para neste sábado, dia 07 de agosto, o início do Projeto Aqui Tem Cultura, que tem como proposto levar atividades culturais aos bairros de Resende. Promovido pela Prefeitura, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, o projeto será realizado neste mês de agosto nas seguintes localidades: Paraíso – praça da Igreja Nossa Senhora de Fátima (dia 07), Cidade Alegria – Avenida das Mangueiras (dia 14), Engenheiro Passos – em frente ao posto de saúde (dia 21) e Parque Tobogã – Alvorada (dia 28). As atrações musicais previstas nas quatro edições são as seguintes: Nós nas Cordas, Caio Chiarini Trio e Gustavo Holanda e Telecontrio.
Reuniões do Orçamento Participativo começam na segunda, 09

Primeira reunião das associações será com a secretária de Saúde

    As reuniões do Orçamento Participativo de 2011, que têm como objetivo avaliar as reivindicações das associações de moradores para o próximo ano, começam na segunda-feira (dia 9), às 17 horas, no auditório do Palácio 17 de Julho. Na ocasião, as cerca de 90 associações de moradores se reunirão com a secretária de Saúde, Sueli Pinto.
    “Vamos realizar várias reuniões, para que as associações de moradores possam colocar para os secretários municipais as suas reivindicações”, explicou o secretário de Planejamento Lincoln Botelho. Ao todo serão 10 encontros, chamados de reuniões temáticas.
    “Nestas reuniões, os secretários analisam cada pedido dos associações”, explicou o secretário, lembrando que no final de setembro o Orçamento Participativo  é enviado à Câmara de Vereadores.
    A última reunião acontece no dia 23 de agosto, com os secretários de Ação Comunitária, Munir Francisco e Esporte e Lazer, Daniel de Carvalho. No dia 10, as associações se reúnem com a secretária de Educação; no dia 13, com os secretários de Serviços Públicos e Meio Ambiente; no dia 16, com os  presidentes do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e Suser (Superintendência de Serviços Rodoviários); nos dias 17 e 18, com o presidente do Furban (Fundo Comunitário de Volta Redonda); 19 e 20, com a Secretaria de Obras e com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU).
Evento no Memorial Getúlio Vargas encerra Semana Mundial do Aleitamento Materno


A programação da Semana Mundial da Amamentação (SMAM 2010) será encerrada no domingo (dia 8), com um evento no Memorial Getúlio Vargas, na Vila Santa Cecília, a partir das 9h. No local haverá stands e exposição sobre o trabalho desenvolvido pelo Banco de Leite Humano do HSJB (Hospital São João Batista) em parceria com o Projeto Bombeiro Amigo de Leite.
Também será realizado o cadastramento de mães que possam ser possíveis doadoras para o Banco de Leite Humano do HSJB e a distribuição de frascos para acondicionamento de leite materno. Haverá ainda a distribuição de folders para incentivar a captação de leite materno. O evento, aberto ao público, terá apresentações musicais, e será encerrado ás 12h.
Seminário marca Semana Mundial do Aleitamento Materno   

A Prefeitura de Volta Redonda promoveu nesta terça-feira (dia 3), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, o Seminário comemorativo à Semana Mundial da Amamentação de 2010.



Cerca de 100 pessoas, entre profissionais de saúde e convidados, participaram do evento, que teve como objetivo fortalecer e destacar a contribuição dos dez passos das estratégias do Hospital Amigo da Criança (IHAC), e também das Unidades Amigas da Amamentação (IUBAAM) e da Alimentação Saudável para a melhoria das taxas de amamentação no município.
Na abertura do evento, a Secretária de Saúde, Suely Pinto, esclareceu que a luta a favor da amamentação, visando à redução da desnutrição e da mortalidade infantil, começou no país há cerca de 20 anos. Hoje, é difundida como uma opção de sobrevivência e de qualidade de vida. “Além dos benefícios já conhecidos, tanto para as crianças como para as mães, as pesquisas ainda apontam que o aleitamento materno influência até na diminuição da criminalidade“, disse, explicando que essa constatação se efetua na relação afetiva entre mãe e filho estabelecida pelo aleitamento materno.
Segundo a secretária, cada vez mais o município está trabalhando na construção de uma política pública que prioriza a promoção, prevenção e o cuidado com a saúde. “O incentivo ao aleitamento materno é uma ação que começa no pré-natal e no puerpério, e se estende ao hospital. No entanto, o seu êxito depende também da criação de uma rede social de proteção e apoio ao aleitamento materno”, informou Suely Pinto. “Com esse intuito, a nossa proposta é transformar todas as Unidades da Atenção Básica de Saúde em Unidades Básicas Amigas da Amamentação”, acrescentou.
A importância do aleitamento materno e a sua contribuição para a saúde da criança e o bem estar da mãe foi destacada pelo diretor do Serviço Autônomo Hospitalar (SAH), que administra o Hospital São João Batista (HSJB), Sebastião Faria de Souza. Ele frisou que pesquisa do Ministério da Saúde mostra que bebês nascidos em maternidades dos hospitais Amigo da Criança são amamentados por mais tempo e de forma mais adequada. “Hoje são 335 instituições no país com esse título. Desse total, 195 possuem Banco de Leite Humano, sendo que no Estado do Rio de Janeiro são apenas 18”, avaliou, ressaltando que o HSJB, como Hospital Amigo da Criança, e o seu Banco de Leite de Humano, têm como proposta aprimorar o trabalho desenvolvido para consolidar e fortalecer cada vez mais o aleitamento materno no município.
A diretora médica do Hospital São João Batista (HSJB), Isis Lassarote, e o diretor médico do Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMR), Jorge Manes, também participaram da abertura do evento, que teve em sua programação uma mesa redonda abordando os temas “A Iniciativa Hospital Amigo da Criança”, pelo ginecologista e obstetra da maternidade do HSJB, Dr. José Lins; “A implantação do Banco de Leite Humano e a aquisição do título Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC)”, pelo médico ginecologista e obstetra da Policlínica da Mulher, Dr. Júlio Aragão; “O papel do Banco de Leite no Hospital Amigo da Criança”, pelo Coordenador Técnico do Banco de Leite do Instituto Fernandes Figueira / Fiocruz, Dr. Frans Reis Novak, “Os dez passos do Hospital Amigo da Criança”, pela avaliadora da IHAC e IUBAAM da Maternidade Herculano Pinheiro - SES/RJ, Fátima Maria Trigo da Paz, e “O Bombeiro Amigo do Peito tornando possível o caminho da amamentação”, pela cabo Bombeiro do Banco de Leite Humano do HSJB, Michelle Rocha.    
Ao final das apresentações o público presente teve a oportunidade de discutir os desafios e propor soluções para as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. O evento, que também contou com a presença do Relações Públicas do Conselho Municipal de Saúde, Helver da Silva Pinheiro, terminou às 13h30, com um coquetel servido aos participantes.
A programação da Semana Mundial da Amamentação (SMAM 2010) segue até a sexta-feira (dia 6), com a realização de ações educativas nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família) e na Maternidade do HSJB (Hospital São João Batista), entre elas exposições, palestras, apresentações teatrais, café da manhã e exibições de vídeos. O encerramento da SMAM 2010 será marcado com a realização de um evento, no domingo (dia 8), a partir das 9h, no Memorial Getúlio Vargas, na Vila Santa Cecília. Haverá stands e exposição sobre o trabalho desenvolvido pelo Banco de Leite Humano do HSJB em parceria com o Projeto Bombeiro Amigo de Leite, além do cadastramento de mães que possam ser possíveis doadoras e distribuição de frascos para acondicionamento de leite materno e folders para incentivar a captação de leite materno. O evento, aberto ao público, terá apresentações musicais, e será encerrado ás 12h.
Seminário marca Semana Mundial do Aleitamento Materno    

A Prefeitura de Volta Redonda promoveu nesta terça-feira (dia 3), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, o Seminário comemorativo à Semana Mundial da Amamentação de 2010
Engenheiro Faria ao falar na abertura do Seminário comemorativo à Semana Mundial da Amamentação Infantil de 2010 - Foto: Divulgação/PMVR
Cerca de 100 pessoas, entre profissionais de saúde e convidados, participaram do evento, que teve como objetivo fortalecer e destacar a contribuição dos dez passos das estratégias do Hospital Amigo da Criança (IHAC), e também das Unidades Amigas da Amamentação (IUBAAM) e da Alimentação Saudável para a melhoria das taxas de amamentação no município.
Na abertura do evento, a Secretária de Saúde, Suely Pinto, esclareceu que a luta a favor da amamentação, visando à redução da desnutrição e da mortalidade infantil, começou no país há cerca de 20 anos. Hoje, é difundida como uma opção de sobrevivência e de qualidade de vida. “Além dos benefícios já conhecidos, tanto para as crianças como para as mães, as pesquisas ainda apontam que o aleitamento materno influência até na diminuição da criminalidade“, disse, explicando que essa constatação se efetua na relação afetiva entre mãe e filho estabelecida pelo aleitamento materno.
Segundo a secretária, cada vez mais o município está trabalhando na construção de uma política pública que prioriza a promoção, prevenção e o cuidado com a saúde. “O incentivo ao aleitamento materno é uma ação que começa no pré-natal e no puerpério, e se estende ao hospital. No entanto, o seu êxito depende também da criação de uma rede social de proteção e apoio ao aleitamento materno”, informou Suely Pinto. “Com esse intuito, a nossa proposta é transformar todas as Unidades da Atenção Básica de Saúde em Unidades Básicas Amigas da Amamentação”, acrescentou.
A importância do aleitamento materno e a sua contribuição para a saúde da criança e o bem estar da mãe foi destacada pelo diretor do Serviço Autônomo Hospitalar (SAH), que administra o Hospital São João Batista (HSJB), Sebastião Faria de Souza. Ele frisou que pesquisa do Ministério da Saúde mostra que bebês nascidos em maternidades dos hospitais Amigo da Criança são amamentados por mais tempo e de forma mais adequada. “Hoje são 335 instituições no país com esse título. Desse total, 195 possuem Banco de Leite Humano, sendo que no Estado do Rio de Janeiro são apenas 18”, avaliou, ressaltando que o HSJB, como Hospital Amigo da Criança, e o seu Banco de Leite de Humano, têm como proposta aprimorar o trabalho desenvolvido para consolidar e fortalecer cada vez mais o aleitamento materno no município.
A diretora médica do Hospital São João Batista (HSJB), Isis Lassarote, e o diretor médico do Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMR), Jorge Manes, também participaram da abertura do evento, que teve em sua programação uma mesa redonda abordando os temas “A Iniciativa Hospital Amigo da Criança”, pelo ginecologista e obstetra da maternidade do HSJB, Dr. José Lins; “A implantação do Banco de Leite Humano e a aquisição do título Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC)”, pelo médico ginecologista e obstetra da Policlínica da Mulher, Dr. Júlio Aragão; “O papel do Banco de Leite no Hospital Amigo da Criança”, pelo Coordenador Técnico do Banco de Leite do Instituto Fernandes Figueira / Fiocruz, Dr. Frans Reis Novak, “Os dez passos do Hospital Amigo da Criança”, pela avaliadora da IHAC e IUBAAM da Maternidade Herculano Pinheiro - SES/RJ, Fátima Maria Trigo da Paz, e “O Bombeiro Amigo do Peito tornando possível o caminho da amamentação”, pela cabo Bombeiro do Banco de Leite Humano do HSJB, Michelle Rocha.  
Ao final das apresentações o público presente teve a oportunidade de discutir os desafios e propor soluções para as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. O evento, que também contou com a presença do Relações Públicas do Conselho Municipal de Saúde, Helver da Silva Pinheiro, terminou às 13h30, com um coquetel servido aos participantes.
A programação da Semana Mundial da Amamentação (SMAM 2010) segue até a sexta-feira (dia 6), com a realização de ações educativas nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família) e na Maternidade do HSJB (Hospital São João Batista), entre elas exposições, palestras, apresentações teatrais, café da manhã e exibições de vídeos. O encerramento da SMAM 2010 será marcado com a realização de um evento, no domingo (dia 8), a partir das 9h, no Memorial Getúlio Vargas, na Vila Santa Cecília. Haverá stands e exposição sobre o trabalho desenvolvido pelo Banco de Leite Humano do HSJB em parceria com o Projeto Bombeiro Amigo de Leite, além do cadastramento de mães que possam ser possíveis doadoras e distribuição de frascos para acondicionamento de leite materno e folders para incentivar a captação de leite materno. O evento, aberto ao público, terá apresentações musicais, e será encerrado ás 12h. 
Conversa franca com os políticos

Candidato Roosevelt Brasil esteve fazendo caminhada pelos bairros da cidade.  Foto: Divulgação
     O Jornal Correio de Notícias, a partir da edição de sábado, estará apresentando, diariamente, em suas edições, uma série de entrevistas com políticos da região, que estão se candidatando a eleição ou reeleição, quer para deputado estadual, quer para federal, senado ou governador do Estado.
Não deixe de ler.
Nosso primeiro entrevistado será o ex-prefeito de Barra Mansa, e atual candidato a deputado estadual, Roosevelt Brasil.

UM SILÊNCIO ENSURDECEDOR!

“Diálogo - do grego diálogos e do latim dialogus significa entendimento por meio da palavra, conversação, colóquio, comunicação. Discussão ou troca de idéias, conceitos, opiniões, objetivando a solução de problemas e a harmonia”. É exatamente isto que está faltando ao Governo Municipal em Volta Redonda e por isso mesmo, não há troca de idéias, os conceitos não evoluem, a opinião é de um só, não há solução de problemas e também não existe harmonia entre a Administração Municipal e o funcionalismo público; entre a Administração Municipal e os Sindicatos; entre a Administração Municipal e quem faz cultura na cidade; entre a Administração Municipal e os profissionais da saúde; entre a Administração Municipal e os profissionais da educação, enfim, entre a Administração Municipal e a sociedade organizada. São mais de 13 anos de um monólogo irritante que não leva a lugar nenhum.
O Secretário, seguindo orientação do Governo, não recebe os Diretores de nenhum dos Sindicatos, não quer nem saber qual a pauta de reivindicação e também não faz nada para melhorar a relação entre o Prefeito e os funcionários públicos municipais, porque para eles só existem os ocupantes dos cargos comissionados, de RPA e os “protegidos” que foram contratados ilegalmente para atender a pedidos de amigos e dos amigos dos amigos! A Câmara Municipal aprova uma Audiência Pública para tratar dos problemas da Educação no Município e não comparece a Secretária de Educação e muito menos o Prefeito Municipal, que aliás não se faz presente em nenhum evento que seja importante para o Município, nem na Sessão Solene, na Câmara Municipal, que comemorou o 56º aniversário da emancipação de Volta Redonda.
Se tivéssemos um GOVERNO SÉRIO, COMPROMETIDO COM A EDUCAÇÃO PÚBLICA, alguns itens da pauta do SEPE não deveriam estar sendo reivindicados. Por exemplo: 1. Tornar público o resultado do Plano Municipal de Educação e sua implementação. 2. Realização das eleições para diretores de escolas ainda em 2010. 3. Respeito à autonomia das Escolas. 4. Equipe profissional para ajudar na dificuldade de aprendizagem dos alunos. 5. Curso de Formação no horário de trabalho, com abono de ponto para professores e funcionários.
Se tivéssemos um GOVERNO TRANSPARENTE, alguns outros itens também não deveriam fazer parte da pauta. Por exemplo: 1. Pagamento de FUNDEB – 60% destinado à valorização dos profissionais da educação. 2. Reformulação do Conselho Municipal de Educação, estabelecendo paridade entre as representações. 3. Revisão dos Conselhos Escolares, adequando-os à realidade. 4. Garantia de eleição do Presidente dos Conselhos por seus pares. 5. Facilitar acesso dos Conselheiros a dados orçamentários, como gastos e prestações de contas.
Se tivéssemos um GOVERNO DEMOCRÁTICO, a pauta do SEPE seria bem menor e não precisaria descer a tantos detalhes. Por exemplo: 1. Realização de uma Conferência Municipal de Educação, deliberativa e aberta à participação da sociedade. 2. Criação, por decreto, de uma Comissão Paritária para rever a Lei 3250/96 – PCCS. 3. Garantia de negociação com o Executivo por ocasião da data base. 4. Composição da Junta Médica com profissionais concursados. 5. Liberação dos Diretores do SEPE/VR para exercerem suas funções sem prejuízo de seus direitos.
Nada disso precisaria estar na pauta do SEPE/VR porque deveria fazer parte do dia a dia de uma Administração Municipal que estivesse realmente interessada em melhorar a qualidade na Rede Municipal de Ensino, hoje caindo pelas tabelas e sendo ultrapassada por municípios menores e com um potencial econômico infinitamente inferior a Volta Redonda. Não se admite mais, em pleno Século XXI, um Governo tão arbitrário, tão centralizador e tão autoritário, que se recusa a dialogar com os segmentos mais importantes da sociedade, provocando este “silêncio ensurdecedor” que incomoda a todo mundo e não resolve nenhum dos problemas que desafiam a cidade.
Num cenário em que se procura resgatar a participação popular, o orçamento democrático e a gestão democrática não se pode conviver com “donos da verdade” e muito menos com ditadores travestidos de Prefeitos que impõem a sua vontade, mesmo percebendo, por meio de avaliações totalmente confiáveis, que os métodos de administração que estão sendo usados já se esgotaram e que o município está caminhando, a passos largos, para o rebaixamente, isto é, para a “2ª divisão”dos municípios do Estado do Rio de Janeiro, mesmo com um orçamento de mais de 600 milhões de reais.
Volta Redonda quer sair dessa camisa de força e vai sair, muito antes do que pensam os atuais “donos do poder”, porque “ninguém consegue enganar todos durante todo o tempo”!