segunda-feira, 30 de agosto de 2010


Em SC, Marina fala em duas mulheres no segundo turno

Foto: Divulgação
 
A candidata do PV à sucessão presidencial Marina Silva visitou hoje Florianópolis, fez comparações com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para defender a sua candidatura e disse que o brasileiro "quer uma mulher presidente". "Por que então não colocar duas mulheres no segundo turno?", questionou, ao participar de um evento promovido pelo Grupo RBS, afiliado da Globo em Santa Catarina.
Para justificar a expectativa de arrancada na reta final da campanha, Marina lembrou dos tempos de militância petista por Lula no Acre, quando o partido não conseguia reunir mais do que "umas poucas pessoas". "Quem diria que o Lula viraria esta unanimidade", disse.
Ela também destacou que os seus oponentes, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), têm o mesmo perfil, definindo-os como desenvolvimentistas e gerentes. "(A campanha) é uma competição para ver quem é mais gerente".
Para Marina, faltou aos governos anteriores visão estratégica e um plano de infraestrutura. Ela defendeu o estabelecimento de um marco regulatório para definir os limites das parcerias público-privadas e gerar confiança necessária aos empresários na hora de investir. "Não dá para pensar nestes investimentos apenas com dinheiro público", avaliou.
A candidata do PV citou como exemplo negativo o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), bandeira de campanha de Dilma, classificando-o de colagem de obras. Mas se recusou a prometer a conclusão da duplicação do trecho de 347 quilômetros da BR-101 entre Palhoça (SC) e Osório (RS) no seu eventual mandato.
Principal obra do PAC em Santa Catarina, o projeto enfrenta problemas ambientais. Segundo Marina, os órgãos ambientais são colocados como vilões nos atrasos de obras importantes, mas, muitas vezes, o problema está na incompetência da gestão de projeto. "Na questão do meio ambiente, nem PT nem PSDB nem PMDB nem partidos de esquerda foram capazes de perceber que este é o desafio do século 21".

Em PE, Lula diz que nordestinos trocam jumentos por motos

Lula cumprimentou alunos durante visita ao campus da Universidade Federal de Pernambuco em Caruaru
 
Foto: Ricardo Stuckert/PR/Divulgação
 
   O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira em Caruaru (PE) que acha "fantástico" que, no Nordeste, "o povo está trocando o jumentozinho por uma moto". "Agora, ninguém tem que dar umas esporadas, é só acelerar", afirmou sobre as obras nas estradas na região.
   Ao discursar sobre a transposição das águas do rio São Francisco, o presidente criticou as questões políticas que, segundo ele, impediam a realização das obras em governos anteriores. "Um monte de políticos duas caras nunca conseguiu fazer", disse. Para Lula, outros presidentes diziam que iam fazer a transposição, mas, quando chegavam em um Estado que era contra a obra, se dizia contra também.
   Lula participou da inauguração do campus Caruaru do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Ao discursar para alunos sobre a importância da educação para a melhoria das condições de vida, o presidente disse que nenhuma mulher deve se submeter a um homem porque ele a sustenta, por isso, segundo ele, a mulher que trabalha fora "fica mais dona da situação".
   "Quando os Lula da vida chegar em casa falando grosso, ela fala 'meu filho, fale baixinho, me respeite, que eu quero conversar com você em igualdade de condições'", disse. "No meu caso, eu já estou casado há 36 anos com minha galega chamada Marisa".
   O presidente ainda brincou com os alunos ao falar sobre sua vida no interior de Pernambuco durante a infância. "Vocês, jovens, não passaram por isso, mas um dia a ciência vai provar que o fato de eu não ter pescoço é por carregar pote d'água na cabeça com 10 anos de idade", disse. "A cabeça ficou até quadrada", afirmou.

Edital de Convocação
 
   O Bispo Diocesano da Igreja Católica Apostólica Brasileira em uso de suas atribuições que lhe confere o Art. 27 parágrafo 3º do Estatuto, convoca os Fiéis ou Católicos Brasileiros para Assembléia Extraordinária a realizar-se no dia 20 de setembro de 2010 as 19:00 horas na primeira convocação e as 19:30 horas para a segunda convocação. Em sua Diocese na Rua Rilton de Oliveira Rodrigues nº. 25 bairro 249 – Volta Redonda – RJ, para:

a) Fundação da Igreja Católica Apostólica Brasileira – Diocese de Volta Redonda – RJ
b) Apreciação e Aprovação do Estatuto da Igreja Católica Apostólica Brasileira – Diocese de Volta Redonda – RJ
c) Eleição do Conselho Diretor para o mandato de 04 anos.

Angra: Exposição “Marinhas” de Carlos Franca, até o dia 5 , na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis

  O artista plástico Carlos Franca, morador de Jacuecanga, retorna à Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis expondo “Marinhas”, um dos temas que mais o apaixonam. São quadros em óleo sobre tela, onde o mar e o caiçara nos são apresentados em diversas circunstâncias e com uma beleza incomum, enchendo de realismo o salão do espaço cultural, que está comemorando 25 anos de fundação.
   Sua primeira exposição foi em 1997, na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, ano em que iniciou sua carreira artística. Hoje Carlos Franca possui quadros em vários lugares do Brasil e até no exterior.
Cláudio Silveira, junto com os filhos Daniel e Verônica, moradores de Barra Mansa, passeando pelo Centro de Angra, elogiaram a exposição, que segundo Cláudio, lhes chamou a atenção pelos traços perfeitos e cores suaves com que o artista retrata o tema. “É uma exposição limpa, convidativa. A clareza e os traços do pintor nos encantaram. Dá vontade de levar todos os quadros para casa. O jovem pintor está de parabéns pelas obras aqui apresentadas”, afirmou Cláudio.
   Com ele concordam todos os admiradores dos traços de Carlos Franca, autodidata que começou a pintar aos 10 anos e que tem orgulho de lembrar que foi aluno do saudoso e grande artista plástico D’Andréa, na Casa de Cultura de Angra, e de desenho e pintura a óleo do artista plástico Ivo dos Remédios, no Senac.
Carlos é natural do Rio de Janeiro e chegou à cidade com quatro anos, em 1980. Iniciou seus trabalhos artísticos no ano de 1993, quando assinava seus trabalhos com o nome de Carlitos. Em 2003 passou a assinar com o nome artístico C. Franca. Vale a pena prestigiar mais um grande artista de nossa cidade.

Escola de Balé de Piraí brilha no New Fest Dance Campos do Jordão

Bailarinos piraienses se destacam num dos principais eventos de dança do Brasil

Foto: Divulgação    

    A Escola de Balé da Prefeitura de Piraí voltou a brilhar em um dos mais importantes festivais de dança do Brasil, em números de bailarinos, apresentações e coreografia - o 14º New Fest Dance, da cidade de Campos do Jordão (MG), realizado entre os dias 9 e 22 de agosto, mas que teve seu resultado divulgado nesta quinta-feira, 26 de agosto. A Escola de Piraí obteve um segundo lugar, com Íris Cabral, e dois terceiros, com o menino Caio dos Santos e o duo formado por Juliana Janini e Rafaela Rosa.
   Foi o segundo resultado expressivo obtido este ano pela Escola de Balé da Prefeitura de Piraí. Em junho passado, bailarinas piraienses se destacaram no Festival Dança Paraty, ao se classificarem em segundo lugar nas duas provas em que competiram contra 200 outras participantes: no solo, com Íris Cabral, e no duo, com Rafaela Rosa e Juliana Janini. O resultado foi tão elogiado que a Escola de Balé de Piraí recebeu convite para intercâmbio com a mais importante escola de dança da Argentina, a do Teatro Colón, de Buenos Aires.
   O resultado final do New Fest Dance foi divulgado só na quinta-feira, 26 de agosto, mas antes mesmo disso Ana Lúcia Braga, professora da Escola de Balé da Prefeitura de Piraí, já se sentia recompensada pela apresentação de seus alunos e confiante em boa classificação, diante dos elogios. O que reforçou sua opinião foi que os organizadores do Festival decidiram distribuir brindes para os participantes que havia se destacado.
   No solo clássico júnior, Íris Cabral obteve o segundo lugar e Caio dos Santos, o terceiro. Eles continuam representando Piraí em eventos de dança, embora tenham se classificado, durante rigorosa seletiva, para a Escola de Dança Maria Olenewa, que forma o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Eles são levados diariamente em veículo da Prefeitura. A dupla Juliana Janini e Rafaela Rosa ficou em terceiro lugar no duo contemporâneo avançado.
   “Foi emocionante e muito gratificante para nós, não apenas pelo êxito obtido pelos três trabalhos apresentados pela nossa escola, mas pelos elogios que recebemos. A organizadora do Festival nos procurou para dizer que ficou fascinada pelas nossas apresentações. Nosso alunos foram muito elogiados e receberam brindes por suas participações, mesmo antes da divulgação do resultado final”, afirmou Ana Lúcia Braga,  que acompanhou os representantes piraienses durante o Festival.
   O Prefeito Arthur Henrique Gonçalves Ferreira (Tutuca) ficou muito contente com o resultado da Escola de Balé mantida pela Prefeitura e pediu ao secretário de Esporte e Lazer, Dimitrius Vidal Silva, que desse os parabéns aos bailarinos, à professora Ana Lúcia e a todas as pessoas que tem colaborado para o êxito do projeto, nascido há 13 anos e que nesse período vem comprovando o quanto tem sido útil.
   “Claro que todos nós, em nossas atividades, gostamos de vencer, obter resultados expressivos. Mas nossos projetos voltados para as crianças e adolescentes objetivam mais do que resultado. O mais importante é a contribuição que essas atividades têm para a formação sadia dos nossos jovens. E o resultado tem sido muito expressivos, tanto que tivemos dois alunos selecionados para a mais importante escola de dança do Rio de Janeiro, que podem vislumbrar um futuro na atividade que escolheram. Isso nos alegra ainda mais”, frisou o Prefeito Tutuca.
   A Escola de Balé da Prefeitura de Piraí foi criada há 13 anos, como parte do projeto Um Salto com Energia, que incluía também a ginástica de trampolim, outro projeto vitorioso, com resultados expressivos, inclusive internacionalmente. A escola de balé começou com 50 alunos, apenas em Piraí e as aulas eram dadas numa sala oferecida pelo CIEP Professora Margarida Thompson, na Casa Amarela. Hoje, são cerca de 200 alunos, em Piraí e Arrozal e com amplas possibilidades de chegar aos demais distritos.

Barra Mansa: Jonas faz corpo a corpo na Vista Alegre

Corpo a corpo na Vista Alegre I
 
  Jonas Marins, candidato a Deputado Federal pelo PCdoB, tirou dois dias para fazer sua campanha no bairro Vista Alegre, em Barra Mansa. Ontem e hoje, o candidato fez corpo a corpo no bairro, que é considerado por Jonas Marins como um importante reduto eleitoral.
   - A Vista Alegre junto com a Vila Nova formam uma das mais importantes regiões da cidade e, na eleição passada, tivemos uma votação expressiva aqui.
Na caminhada de hoje, Jonas foi acompanhado por militantes e simpatizantes, além da Presidente Estradual do PCdoB, Ana Rocha, e do Secretário Sindical Nacional do partido, João Batista.

Festival de Música de Piraí abre espaço na programação para as bandas regionais
 
A Prefeitura de Piraí confirmou a inclusão de mais atrações especiais na programação do 29º Festival de Música Popular do município (FEMUPI).

Geraldo Azevedo - Foto: Marucia Todorov
Moraes Moreira

   O festival será realizado de sexta a domingo (27 a 29 de agosto), no CIEP Professora Margarida Thompson, no bairro Casa Amarela, com ingresso gratuito. Após os shows especiais de Geraldo Azevedo e Moraes Moreira, haverá apresentações de bandas regionais e locais fechando a programação de cada dia.
A programação de sexta-feira começará às 20 horas, com apresentação das 15 músicas classificadas para a fase final do 29º FEMUPI. Logo a seguir sobe ao palco o cantor e compositor Geraldo Azevedo e, fechando a noite, haverá apresentação de Guerra e sua banda. No sábado, após a definição das três melhores músicas e do melhor intérprete do Festival, haverá show com Moraes Moreira e, sem seguida, com Joe Sany e Serginho Brothers.
  O domingo, sempre reservado ao Festival Escolar de Paródias, também terá atrações à parte. Após a escolha das melhores paródias, a programação prossegue com a apresentação de bandas locais, a partir das 20 horas.
  “Nossa intenção, com o aumento da programação, é oferecer mais atrações para quem vai ao Festival e abrir espaço também para a apresentação de grupos musicais da região e do município. Estamos também cumprindo a finalidade maior do FEMUPI, que é divulgar a música popular brasileira e dar oportunidade aos novos valores”, justificou a Secretária de Cultura de Piraí, Nágila Amory Tassara Ferreira.

Caminhada do Pezão - Norte e Noroeste Fluminense
  
 
  O vice-governador e candidato à reeleição na coligação "Juntos pelo Rio", Luiz Fernando Pezão (PMDB), fez caminhada em Cardoso Moreira, região do Norte Fluminense, nesta manhã, acompanhado do prefeito Gilson, do ex-prefeito Renato Jacinto, dos candidatos a deputados Christino Áureo, João Peixoto, Sabino, e do candidato ao Senado Federal, Lindberg Farias (PT).
Dia Nacional de Combate ao Fumo

Pinheiral se mobiliza nesta segunda-feira

  A Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Pinheiral promove nesta segunda-feira, dia 30, durante todo o dia, de 8 às 17 horas, ações em comemoração ao “Dia Nacional de Combate ao Fumo”, na Praça Luiz Gonzaga, no Centro. Em uma tenda, profissionais farão panfletagem e fornecerão informações sobre os malefícios do cigarro com o enfoque à saúde da mulher.
  A nova proposta do Programa de Tabagismo, da Secretaria de Saúde é facilitar o acesso dos interessados, com isso, os grupos serão realizados diretamente nos módulos do Programa de Saúde da Família (PSF), já que quanto mais próximo da residência, mais fácil o acesso e a adesão do fumante ao programa. 
  Atualmente, o programa acontece semanalmente e conta com um grupo de 20 pessoas participantes das sessões que acontecem na sede da Secretaria de Saúde. Nas sessões os fumantes recebem orientações preconizadas pelo Ministério da Saúde com intuito de que largarem o vício e parem de fumar.

Barra Mansa: "Cuidando da Cidade" no bairro Boa Sorte


A Prefeitura de Barra Mansa realiza na próxima segunda e terça-feira, dias 30 e 31, a partir das 7h30min, o programa “Cuidando da Cidade” nos bairros Boa Sorte e Apóstolo Paulo. O programa consiste na realização de vários serviços de manutenção geral como limpeza, capina, retirada de entulho, pintura de meio-fio, entre outros. Além disso, haverá o projeto “Empreendedor nos Bairros”, que leva a formalização para mais perto do empreendedor. O atendimento será de segunda a sexta-feira, de 30 de agosto a 03 de setembro, das 9 às 16 horas, na Escola Municipal Humberto Quinto Chiesse, na Rua Feres Nader, nº 48, Boa Sorte. Também serão realizadas palestras na Igreja do bairro nos dias 30 e 31 de agosto e 01 de setembro, às 17h30min. Haverá lanche e sorteio de brindes.

Angra: Destruição de 20 mil CDs e DVDs piratas 

Material foi apreendido nos últimos 2 anos

 A Prefeitura de Angra realizou nesta sexta-feira, dia 27, a destruição de cerca de 20 mil CDs e DVDs piratas. Eles foram apreendidos nos últimos dois anos pelos fiscais de Posturas da Secretaria de Fazenda, no Centro, Japuíba e, principalmente, na Verolme, em Jacuecanga.
  A destruição foi realizada no Ecoponto Pneu, no Balneário. A rua Coronel Otávio Brasil foi fechada para que os CDs e DVDs fossem colocados na pista e destruídos por um trator. A operação, que aconteceu durante a manhã, foi conjunta entre a secretarias de Fazenda e Meio Ambiente e as subsecretarias de Transportes e Trânsito e Serviços Públicos. O material destruído foi levado para o aterro sanitário do Ariró.

Engenheiros da UFRJ visitam obras em Angra dos Reis

Estudantes do curso de mestrado fazem visitas técnicas nas obras contra as chuvas

  Engenheiros civis que fazem mestrado na Coordenação dos Programas de Pós-graduação em Engenharia (Coppe) na UFRJ visitaram, na sexta-feira, 27, algumas das obras de contenção em andamento na cidade. Os pesquisadores foram ao bairro do Bonfim, Morros da Carioca e Glória II, locais atingidos pelas fortes chuvas do início do ano.
  O professor da universidade, Willy Lacerda, explicou o motivo: “É muito proveitoso, porque essas obras são exemplos práticos para que o engenheiro pesquisador complemente seu trabalho teórico. É uma experiência única”.
  No Morro da Carioca a equipe foi acompanhada pelo secretário de Meio Ambiente, Marco Aurélio Vargas, que deu informações técnicas sobre o trabalho de contenção. Ele também falou sobre as casas atingidas, demolições e como o terreno do morro está sendo trabalhado.
  Os engenheiros são alunos do curso de estabilidade de taludes, oferecido em nível de mestrado na UFRJ. O professor Willy informou que faz parte da grade curricular a realização dessas visitas. “Anualmente vimos até Angra dos Reis, acompanhando obras em andamento e indo a locais que já sofreram deslizamentos, inclusive os mais antigos, como na rodovia Rio-Santos”, afirmou.

Barra Mansa: Zé Renato anuncia novas obras no Getúlio Vargas e São Domingos

Melhorias terão investimentos de mais de R$ 600 mil

Foto: Paulo Dimas
  
    O prefeito de Barra Mansa, Zé Renato, deu uma boa notícia à população na manhã desta sexta-feira, dia 27. É que ele anunciou o início das obras de infraestrutura e asfaltamento de algumas ruas nos bairros Getúlio Vargas e São Domingos. As melhorias serão realizadas em 1.275 metros de via, num investimento de mais de R$ 600 mil. O prefeito agradeceu as comunidades por terem esperado e ressaltou a importância das parcerias para o município.
    - Sempre que vou ao Rio de Janeiro ou a Brasília volto com algo positivo. Tenho trabalhado bastante e corrido atrás para trazer mais recursos para o município. Mas, isso só é possível devido às parcerias com os governos Federal e Estadual, Câmara de Vereadores e a população. Estou muito feliz em poder voltar aos bairros para anunciar estas melhorias e dizer que o compromisso que assumi começa a ser cumprido. Quero até o fim do meu mandato voltar nos bairros para anunciar mais melhorias – ressalta Zé Renato.
            No bairro Getúlio Vargas, as obras de infraestrutura e asfaltamento serão na Rua E e trecho da Rua Belo Horizonte, numa extensão de 325 metros. As melhorias, orçadas em R$ 215 mil, estão previstas para ficarem prontas em 120 dias. Para a líder comunitária do bairro, Eterna Quintão, o anúncio destas obras foi uma ótima notícia para a comunidade. “Agradeço ao prefeito Zé Renato por atender à uma reivindicação antiga da comunidade. Os moradores estão muito satisfeitos com esta melhoria e com tantas outras que a administração anterior e a dele fizeram pelo bairro”, comenta ela.
    Já no bairro São Domingos, receberão as melhorias as ruas São Vicente de Paula e trecho da Antônio de Paiva Duque. As obras de infraestrutura e asfaltamento serão em 950 metros de via, num investimento de R$ 397 mil, com previsão para ficar pronta em 150 dias. O líder comunitário Pedro Paulo Lopes, o Pedrinho, agradeceu ao prefeito pela obra e relembrou a luta dos moradores pelas melhorias. “Estou muito emocionado, pois há 18 anos fazíamos uma reunião com os moradores para reivindicar iluminação pública para cá. A luta por melhorias foi grande, mas não desistimos. O governo municipal nunca esqueceu do bairro e recebemos alguns benefícios ao longo do tempo. Temos muito o que agradecer ao prefeito Zé Renato por estas obras”, comemora Pedrinho.
    Além do prefeito, participaram dos anúncios de obra os vereadores José Luiz Vanelli e Luiz Baptista de Barros; o diretor executivo da Susesp (Superintendência de  Obras e Serviços Públicos), Célio José Magalhães; o coordenador de Obras e Serviços Públicos da Susesp, José das Graças; o coordenador e o gerente de Obras da Susesp, Lindolfo Camargo, e José de Paula, respectivamente; o assessor parlamentar da Secretaria de Governo, José Amaral de Oliveira, o coordenador de Resíduos Sólidos (CRS) do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Jackson Rabelo, e o coordenador da Defesa Civil, Manoel Souza.

1ª Olimpíada da Melhor Idade é aberta em Volta Redonda

Alegria e descontração marcam festa de abertura na Ilha São João

Foto: Reprodução

O desfile alegre, a festa preparada pela Smel (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer) e o samba de raiz do cantor Dicró deram o tom da festa de abertura da 1ª Olimpíada da Melhor Idade, realizada na manhã desta sexta-feira (dia 27), mostrando mais uma vez que Volta Redonda é a cidade do esporte e da alegria de viver.
A 1ª Olimpíada da Melhor Idade tem a participação de cerca de 1,5 mil atletas que participam dos programas de atividade física coordenados pela Smel – nos diversos pólos e ginásios da cidade - e ainda participantes dos programas coordenados pela Smac (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer), que até domingo estarão competindo em 15 modalidades e estreitando ainda mais os laços de amizade entre as famílias. O evento envolve ainda o trabalho de uma equipe de aproximadamente 150 professores e estagiários.
O prefeito Antônio Francisco Neto, e os secretários municipais de Esporte e Lazer, Daniel de Carvalho; e de Ação Social, Munir Francisco, foram os principais anfitriões dos atletas e convidados. Outros integrantes do governo municipal, como os secretários municipais de Fazenda, José Carlos de Abreu, e de Administração, Carlos Macedo; o presidente da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), José Luiz de Sá; e a diretora de Esportes da Smel, Rejane Campos, também participaram da festa de abertura, que contou ainda com a presença do presidente da LDVR (Liga de Desportos de Volta Redonda), José das Graças Lima, e do vereador Toninho Orestes, representando a Câmara Municipal.
A festa de abertura teve ainda as participações da Banda Municipal e de grupo de dança da Smel
Após o desfile das equipes, o acendimento da pira olímpica foi feito pelo atleta Ademir da Costa e o juramento dos atletas ficou a cargo de Gercima de Souza, portadora da primeira matrícula do Parque Aquático Municipal, na Ilha São João.
O prefeito Antônio Francisco Neto agradeceu aos atletas e aos alunos dos cursos e programas da Melhor Idade a participação em mais uma promoção esportiva e social oferecida pela Prefeitura. “Vocês não imaginam a minha felicidade e ver estampado nos rostos de todos a satisfação de viver numa cidade que tem hoje um dos melhores índices de qualidade de vida do País, e isso graças a vocês”, apontou Neto. Após a cerimônia de abertura a festa continuou com o show de samba e muitas piadas feitas pelo cantor Dicró, que levantou a platéia.
A prova de que a 1ª Olimpíada da Melhor Idade já pode ser considerada um sucesso está no depoimento dos participantes, como Francisca Coelho, de 72 anos. “A convivência entre nós e a chance da gente poder compartilhar com outras famílias é motivo de alegria para todos nós. Isso aumenta a nossa vontade de viver”, apontou Francisca.
A disposição proporcionada pela atividade física também é um dos benefícios observados por quem participa da Olimpíada. “Me sinto mais jovem e mais disposto desde quando eu comecei a participar dos programas da melhor idade. O que o Neto faz para todos nós não há dinheiro que pague, mas Deus com certeza irá recompensá-lo”, afirmou Renato Oliveira, 69 anos.
        O resgate da autoestima é outro dos reflexos positivos trazido pela 1ª Olimpíada da Melhor Idade. É o que demonstra o depoimento de Antônio Venâncio, de 83 anos. “O mais importante de tudo isso é a gente se sentir útil e ser tratado com dignidade e respeito pelas autoridades da nossa cidade. Estou aqui porque sou um pessoa feliz e graças a Deus com saúde e muita vontade de viver”, disse ele.
As competições da 1ª Olimpíada da Melhor Idade estão sendo realizadas em todos os ginásios e localidades que abrigam os pólos da Melhor Idade.
Serão disputadas até domingo as seguintes modalidades: Peteca, Tênis de Mesa, Buraco, Dominó, Damas, Futebol, Atletismo, Natação, Câmbio, Futsal, Xadrez, dança, atividades artísticas e sociais, corte de cabelos, tratamento de beleza e o mais importante, a integração das famílias durante a competição. “Vencer faz parte de todas as competições, mas o convívio social e a integração das famílias se tornam mais importantes numa competição como esta”, disse o secretário de Esportes Daniel de Carvalho.
Secretaria promove capacitação neste sábado para enfermeiros de Pinheiral 


   A Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Pinheiral, promove amanhã, às 08 horas, uma capacitação com a temática “Cuidados com o recém-nascido”, ministrada pela médica Ronice Cristina Oliveira Alves, no Hospital Municipal – Maternidade Aurelino Gonçalves Barbosa. O público alvo são os enfermeiros e técnicos de enfermagem do Pronto Socorro e do Hospital Municipal.
  Esta é a quarta capacitação realizada em 2010 pela Secretaria de Saúde para profissionais atuantes nos módulos do Programa de Saúde da Família (PSF) e no complexo hospitalar. No mês passado a Secretaria promoveu uma capacitação com o tema “Pessoa Idosa: qualidade de vida, agravos e perspectivas” ministrada pelo médico, Jorge Brandão.
Já em junho a temática abordada na capacitação em parceria com o Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda foi à importância da captação de voluntários – visto o baixo número de doadores. A série de capacitações para os profissionais de enfermagem começou em maio com o “I Encontro de Profissionais da Enfermagem de Pinheiral”, em três dias de treinamentos teórico e prático, no Hospital Municipal Aurelino Gonçalves Barbosa.

Resende: Estudantes do colégio getúlio vargas representam resende no campeonato brasileiro de judô

Alunas fazem parte do projeto Judô Comunitário da Prefeitura

Foto: Divulgação

Alunas do Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria), as irmãs gêmeas Danielle e Gabrielle de Almeida Gonçalves, de 14 anos, representarão o Estado do Rio de Janeiro, neste fim de semana (dias 28 e 29 de agosto), no Campeonato Brasileiro de Judô. A competição acontece na cidade de Anápolis, em Goiás. Filhas da sub-comandante da Guarda Municipal de Resende, Elisângela de Almeida, as duas atletas fazem parte do projeto Judô Comunitário, que é realizado pela Prefeitura, no bairro Nova Liberdade, por meio de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com a FUNRESP (Fundação Resende Esportes).
O Campeonato Brasileiro de Judô será uma seletiva para a formação da equipe que vai representar a seleção brasileira nos torneios sul-americano e pan-americano. As duas estudantes de Resende, que viajaram nesta sexta-feira, dia 27, serão as únicas representantes do interior fluminense na competição nacional. No projeto Judô Comunitário da Nova Liberdade, Danielle e Gabrielle são treinadas pelo professor de Educação Física Derides da Costa Rosa.
- Para Resende, é motivo de muita honra ter duas estudantes da rede de ensino da Prefeitura elevando o nome da cidade numa disputa tão importante para o judô brasileiro. Ao mesmo tempo, a participação das alunas no campeonato nacional mostra o quanto estamos no caminho certo ao investir no esporte como um caminho fundamental para a formação dos nossos jovens enquanto atletas e cidadãos. Penso que cada morador de Resende, especialmente os desportistas, deve se sentir orgulhoso desta grande conquista para o nosso município – afirmou o prefeito José Rechuan (DEM).
As duas estudantes do Colégio Getúlio Vargas, que começaram a praticar o judô com apenas três anos de idade, retornam a Resende na próxima segunda-feira, dia 30, e imediatamente vão iniciar os treinamentos para as Olimpíadas Escolares do Brasil, que acontecem de 9 a 19 de setembro, em Fortaleza (CE).
Elisângela, a mãe das duas atletas, é faixa preta em karatê. Ela não tem dúvidas de que esse fato teve influência direta na escolha das filhas pelo esporte. Outro filho da sub-comandante da Guarda Municipal, Gustavo, irmão caçula de Danielle e Gabrielle, pratica judô desde os dois anos de idade – hoje, ele tem nove anos.
     A trajetória das duas irmãs apresenta diversos títulos importantes. Entre os títulos conquistados pela dupla estão os seguintes: campeã estadual, campeã estadual por equipe, vice-campeã brasileira, campeã e vice-campeã carioca, campeã Copa TBG, vice-campeã do XII Torneio Benemérito do Judô, terceiro lugar no Campeonato Brasileiro Nacional (Individual) e terceiro lugar no Campeonato Brasileiro Nacional por equipe. Estes dois últimos campeonatos foram disputados em 2008.
Há 12 anos, Gabrielle chegou a ser convocada para a Seleção Brasileira, que disputou o Campeonato Continental-México, mas não chegou a participar da competição por falta de patrocínio.

OSBM se apresenta sob a regência de Isaac Karabtchevsky na Mostra Internacional de Música de Olinda

Sinfônica de Barra Mansa será a orquestra residente e faz abertura do festival 

  
Uma semana inteira de muito trabalho e aprendizado para a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Essa é a expectativa da OSBM, que será, pelo segundo ano consecutivo, a orquestra residente da 7ª edição da Mostra Internacional de Música de Olinda – MIMO, um festival que mistura estilos em concertos espalhados por igrejas históricas de Olinda, Recife e João Pessoa, entre os dias 1 e 7 de setembro. Para abrir a programação de concertos, a OSBM se apresenta quinta-feira, dia 2 de setembro, às 20h30min, na Igreja da Sé, em Olinda/PE, sob a regência do renomado maestro Isaac Karabtchevsky. No repertório a belíssima Sinfonia nº5, de Tchaikovsky, especialidade do regente.
Para o prefeito Zé Renato, essa é mais uma oportunidade para a orquestra mostrar o trabalho realizado. “E essas oportunidades aparecem justamente pela competência e pela qualidade do trabalho realizado pela Orquestra, que encanta a todos que assistem às suas sempre belíssimos apresentações. E tenho certeza de que em Olinda não será diferente, um grande sucesso”, disse ele.
Marcados pela diversidade de timbres, desde as formações camerísticas até as orquestrais, do erudito ao popular, e do clássico ao contemporâneo, os concertos da MIMO acumulam a cada ano um número maior de grandes nomes da música mundial. Além disso da OSBM, a MIMO terá também outras orquestras como as Sinfônicas do Recife e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e trabalhos inovadores como o Duofel, Leo Gandelman e Novo Quinteto, Cristina Braga e Dado Villa-Lobos e Antonio Madureira e Sergio Ferraz, entre muitos outros nomes de prestígio. Entre os nomes internacionais destacam-se o pianista de jazz McCoy Tyner, o grupo de jazz francês Selmer #607 e o guitarrista Mike Stern.
Destaque da MIMO é a Etapa Educativa, onde estudantes de música enfrentam o desafio de apreender com mestres da música nacional e internacional. Isto se dá através de um extenso programa de cursos que abrange master classes, workshops, oficinas de formação de orquestra, curso de regência, Orquestra Sinfônica MIMO e o projeto MIMO para Iniciantes, que leva música às escolas da periferia de Olinda. Essa etapa conta com a coordenação didática da violinista Ana de Oliveira e do maestro e violonista Caio Cezar.
Nos workshops e master classes, artistas escalados para a Mostra ministram aulas. A Orquestra Sinfônica MIMO terá este ano como regente e diretor musical Guilherme Bernstein, convidado pelo festival por sua experiência no desenvolvimento do som dos jovens músicos da OSBM. Neste trabalho, Bernstein trabalhará o repertório do compositor residente, o compositor, pianista e arranjador mineiro Wagner Tiso.
O Curso de Regência é pilotado pelo experiente maestro Isaac Karabtchevsky e conta com a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa à disposição dos alunos durante 7 dias. Essa é uma oportunidade única para aprender com o maior nome da regência nacional e ainda ter a chance de se apresentar à frente da OSBM no concerto de encerramento do curso de regência no dia 7 de agost, também na Igreja da Sé, às 11h30. Neste concerto, a OSBM se apresenta sob a regência de 7 jovens maestros. Eles vão reger obras como o “Adágio”, de Samuel Barber, a Sinfonia nº 8 de Schubert e a Sinfonia nº 1 de Beethoven, apresentando ao grande público o resultado deste importante trabalho.
Em seis edições consecutivas, a MIMO já reuniu mais de 170 mil espectadores em quase 100 concertos realizados desde sua primeira edição.
- O honroso convite da Mimo 2010 à OSBM vem coroar um relacionamento profícuo entre as duas instituições, já que pelo 3º ano, nossa orquestra participará desse prestigioso festival e agora, realizando o concerto de abertura sob a regência de Isaac Karabtchevsky. O reconhecimento da OSBM e uma grande oportunidade para o processo de amadurecimento dos músicos da orquestra são os frutos principais da nossa participação na Mimo 2010 - ressaltou o superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Luiz Augusto Mury.
Mais informações no site www.mimo.art.br.
O projeto Música nas Escolas, desenvolvido pela prefeitura de Barra Mansa, atende, atualmente, todas as escolas da rede municipal de ensino: 22 mil crianças e adolescentes, em 72 escolas e recebe patrocínio das empresas Light, Votorantim Siderurgia, Saint-Gobain, White Martins e CCR NovaDutra. É certificado na Lei de Incentivo à Cultura – Federal (Lei Rouanet).

Quinze atletas de Barra Mansa vão disputar neste domingo (29) o “1° Torneio AKB de Kung Fu e Cultura Chinesa”.

A disputa será às 9 horas, no Ginásio Poliesportivo Gustavo Pereira, no bairro de Fátima, em Porto Real. 

Foto: Reprodução




     
Os atletas, que foram destaque na “Copa Resende Open de Kung Fu e Cultura Chinesa”, que aconteceu no último dia 8, em Resende, estão na expectativa para disputarem mais esta etapa do campeonato regional e trazer para casa mais medalhas. Nesta Copa, serão premiados os 1º, 2º e 3º lugares das categorias: Taolus de Mãos Livres e com Armas; Toi-Tchás; Formas por Equipe e Combates Kuoshu Ligth; Luta Clássica; Lei Tai e Sanshou (Luta Clássica contato Total). Também haverá apresentações de Dança do Leão e exibições de Kung Fu e outras modalidades.
  Depois deste domingo, os alunos de Barra Mansa vão participar, no dia 12 de setembro e nos meses de outubro e novembro, da competição que acontece em São Paulo, sendo estas etapas classificatórias para o Campeonato Brasileiro, que acontecerá em dezembro, na cidade paulista. Os campeões nacionais disputarão em 2011 os campeonatos Sul Americano, na Argentina, e o Mundial, em maio, em Perugia, na Itália. O ginásio poliesportivo fica na Rua São Francisco, s/nº, bairro de Fátima.

Prefeitura de Resende realiza feira de adoção de animais

Evento acontece neste sábado, no calçadão de Campos Elíseos

Foto: Márcio Fabbian
  
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado, dia 28, de 9 horas ao meio-dia, a Feira de Adoção de Animais, que acontece no calçadão da Avenida Albino de Almeida. O objetivo do evento é incentivar a adoção de cães que estão abrigados no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Recolhidos pelos agentes da unidade pelas ruas de Resende, os animais foram castrados, vacinados e registrados. A Feira contará com 20 cães.
- As pessoas interessadas na adoção dos animais podem ter a certeza de que eles são vacinados contra a raiva e esterilizados. Além disso, cada um dos cães possui um chip de identificação – informou a coordenadora de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Lúcia Albuquerque.
Os animais poderão ser adotados também nos dias úteis, na sede do CCZ, que funciona de segunda a sexta-feira, de 13 às 16 horas, no seguinte endereço: Rua Euridices Paulina de Almeida 300, no bairro Vila Vicentina, próximo à Escola Municipal Julio Verner. Os telefones da instituição são 3360-5186 ou 3360-9690.

VR: Aposentados e pensionistas ganham desconto no IPTU

Percentual chega a 50% do valor do imposto para aposentados, pensionistas ou pessoas portadoras de necessidades especiais.

Percentual chega a 50% para aposentados, pensionistas ou portadores de deficiência
        A Prefeitura de Volta Redonda vai oferecer até 50% de desconto no pagamento do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) dos imóveis de aposentados, pensionistas ou pessoas portadoras de necessidades especiais na cidade. Para ter direito ao beneficio, os contribuintes deverão preencher um cadastro no auditório do Furban (Fundo Comunitário Municipal), que fica ao lado da sede da prefeitura (Palácio 17 de Julho), no Aterrado, até o dia 30 de novembro deste ano. Segundo o diretor de Cadastro Imobiliário, Carlos Alberto Rocha, os atendimentos para concessão do desconto começarão na próxima quarta-feira (dia 1º) e serão válidos a partir do ano que vem. O horário de atendimento é de 12h às 17h30, de segunda a sexta-feira.
        “Todos aqueles que já recebem o benefício no IPTU de 2010 devem aguardar uma correspondência que será enviada pelo Departamento de Impostos Imobiliários, marcando a hora e local para fazer a sua inscrição”, disse Carlos Alberto.
        Os novos requerentes deverão apresentar, no momento do cadastramento, os seguintes documentos: requerimento assinado - pode ser retirado no local do cadastramento ou através do endereço www.portalvr.com/sifan/impressos/desconto_2011.pdf - carnê do IPTU de 2010 do referido imóvel, certidão de óbito do aposentado para a pensionista, documento atualizado que comprove o provento ou pensão (não será aceito extrato bancário) e CPF, CIC, carteira de identidade, comprovante de residência e, no caso de portador de necessidade especial, laudo médico. 
        As condições para a isenção são fixadas pelo Artigo 10 do Código Tributário Municipal, determinando que o desconto seja concedido sempre que o pedido seja apresentado no prazo estabelecido. Segundo o código, o contribuinte deve morar no imóvel e ser o proprietário. É necessário ainda que o imóvel esteja cadastrado em nome do beneficiado no Cadastro Imobiliário do Município. Além disso, o contribuinte na condição de requerente não pode ter receber proventos da aposentadoria ou pensão acima de 10 salários mínimos.