quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Alunas do projeto Ballet Educação são aprovadas para participar de teste na Escola Bolshoi do Brasil

Três alunas de Volta Redonda vão participar de seleção realizada no mês de outubro, em Joinville (SC)

  
Três alunas do projeto Ballet da Educação, da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Volta Redonda, foram pré-selecionadas e terão a oportunidade de participar do teste de seleção da Escola de Teatro Bolshoi do Brasil, que acontecerá no mês de outubro, em Joinville. O Balé Bolshoi, originário da Rússia, é referência mundial em balé clássico, e é considerada uma das melhores escolas de balé do mundo, agora, com filiais em diversos países. 
Das alunas selecionadas em Volta Redonda, duas delas - Isabela Lemos e Ramona Moraes - estudam na Escola Municipal Miguel Couto. A terceira, Sthefany Ramos, estuda na Escola Municipal Professora Antonietta Motta Bastos. As três alunas participam do Ballet Educação há cerca de dois anos. A seleção aconteceu no último domingo (dia 29), em Resende, e contou com a participação de 87 crianças do Sul Fluminense com idade entre nove e 11 anos.
Segundo a coordenadora do projeto Balé Educação, Isabel Santos Leal, a seleção dessas crianças trouxe reconhecimento para os talentos que existem no Sul Fluminense e também para os trabalhos realizados pelas prefeituras da região. “Poucas prefeituras têm iniciativas como a de Volta Redonda, então é muito importante esse reconhecimento, até mesmo como incentivo para que outros municípios incentivem a dança”.
Ballet Educação – O Projeto Ballet Educação, da Secretaria Municipal de Educação de   Volta Redonda, foi criado em 2005 com alunos da rede municipal  de ensino.  Atualmente o Projeto Ballet Educação conta com 160 alunos,  que além de aprenderem as técnicas da dança clássica, estudam francês,  musicalização e dança contemporânea.
Grupo de bailarinas do Dançarte representa Angra no 5°  Carnaval de Culturas do Mundo, no Rio de Janeiro


Ontem, 29, foi o último dia do 5° Carnaval das Culturas, evento que acontece anualmente em Berlim (Alemanha) e pelo segundo ano consecutivo no Rio de Janeiro, em Copacabana. O grupo Dançarte foi o único representante de Angra no evento, apresentando-se com 11 bailarinos na Praia de Copacabana, sob a coordenação da coreógrafa Fernanda Calil e com o apoio da Fundação Cultural de Angra (Cultuar).
O grupo, muito aplaudido, foi convidado pelos organizadores do evento, pelo segundo ano consecutivo, devido ao sucesso obtido durante a apresentação do ano passado.
O Dançarte é um grupo de dança moderna da cidade que desenvolve um projeto social no bairro da Nova Angra atendendo gratuitamente a 22 dançarinos. A coordenadora do grupo, Fernanda Calil, que é bailarina e professora de arte fala com entusiasmo do projeto, que tem como objetivo motivar o gosto de dança nas periferias da cidade e resgatar a autoestima de jovens moças e rapazes, criando oportunidades de acesso à dança, muitas vezes restrita aos centros urbanos.
_ Estamos muito felizes com nossos projetos, e eu como professora e todos os alunos, que trocaram informações com outros bailarinos do Rio e assistiram a diversos espetáculos de dança, música e teatro. Atualmente, participamos de todos os eventos da Setorial de Dança do Conselho Municipal de Cultura e estamos recebendo total apoio da Cultuar para representar Angra em eventos fora do município. São estímulos como esse, que nossa cultura necessita- afirma Fernanda.
Assembleia Pública dos Direitos da Criança e do Adolescente

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realizou a primeira assembleia do ano

A Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Ação Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou a primeira Assembleia Pública dos Direitos da Criança e do Adolescente (APDCA), na sexta-feira, 27, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), onde foram eleitas as sete entidades, que passarão a compor o conselho.
A APDCA é órgão consultivo do CMDCA e tem por função sugerir as políticas a serem adotadas pelo conselho, assim como auxiliar na implantação das mesmas. Ela é composta de um representante de cada entidade não governamental que mantenha programas de atendimento à criança e ao adolescente ou que tenha por objetivo a defesa e proteção dos seus direitos, especificamente, ou ainda ao cidadão de modo geral.
Durante a APDCA, a secretária de Ação Social Jane Veiga apresentou as 10 entidades que concorreram: Associação Pestalozzi de Angra dos Reis, Centro Educacional Boa Vista, Associação Cooperativista de Moradores e Amigos da Gamboa, Associação Beneficente Cristã, Brigada Mirim Ecológica da Ilha Grande, Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais, Associação Nelson TaeKwondo, Centro de Integração Social Porção Cristã, Fundação Espírita Bezerra de Menezes e Abadá Capoeira.
O presidente do CMDCA, Severino Bispo, falou que a realização da APDCA é uma conquista para o conselho, e que as entidades que ganhassem a eleição, participassem ainda mais das reuniões e cumprissem o seu papel no conselho.
Os eleitos como titulares foram: Associação Pestalozzi de Angra dos Reis (10 votos); Associação Nelson TaeKwondo (10); Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (9); Associação Abadá Capoeira de Angra dos Reis (8); Centro de Integração Social Porção Cristã (7); Brigada Mirim Ecológica da Ilha Grande (6); e Fundação Espírita Bezerra de Menezes (6). Como suplentes ficaram: Associação Beneficente Cristã (5 votos); Centro Educacional Boa Vista (5); e Associação Cooperativista de Moradores e Amigos da Gamboa (3).
Quatis ganha posto de atendimento da light

Posto fica na sede da prefeitura, no Centro da cidade


O prefeito José Laerte d’Elias participou na manhã desta terça-feira, dia 31, da cerimônia de inauguração do Posto de Atendimento da Light. Além dele, estiveram presentes autoridades do município, o superintendente de Relações Institucionais e o gerente de Clientes e Poderes Públicos da empresa, Eduardo Camilo e Fernando Coutinho, respectivamente.
O novo posto conta com equipamentos de informática que vão fornecer ao cliente todo tipo de serviço. “Uma unidade de atendimento representa mais comodidade à população. Os moradores de Quatis não terão mais que se deslocar à cidade de Barra Mansa para obter atendimento, porque o posto aqui oferece todo tipo de serviço”, disse o superintendente de Relações Institucionais da Light, Eduardo Camilo.
Entre os serviços disponíveis, estão a transferência de titularidade, abertura de contrato, segunda via de fatura e regularização de ligação, além de atualização cadastral. Na nova unidade comercial, o atendimento será feito por dois funcionários de uma empresa terceirizada que presta serviço a 23 das 39 agências da Light no estado do Rio de Janeiro.
Outra operação, que visa bom atendimento e agilidade, é a Agência Virtual, um programa de computador que possibilita ao cliente o acesso ao sistema sem a companhia do funcionário. “Focar a qualidade da energia e a satisfação do cliente são alguns de nossos objetivos”, explicou o coordenador de Atendimento e Gerência da Light no Interior, Carlos Augusto Silveira Santos, destacando que, para a satisfação plena dos clientes, o acesso ao posto está garantido a todas as pessoas. “A rampa de acesso garante que deficientes físicos não terão dificuldades para chegar ao interior do posto”.
Os clientes também terão à disposição um telefone de emergência, instalado no prédio da Guarda Civil Municipal, que permite contato direto com a Central de Atendimento da empresa, no Rio de Janeiro.
A instalação do Posto de Atendimento no município, foi solicitada pelo prefeito José Laerte d’Elias no ano passado e agora é realidade. “Este posto é uma conquista do município, possibilitada pela boa relação que há entre a administração municipal e a direção da Light”, disse o prefeito. “O maior beneficiado com a vinda deste novo espaço é o cidadão quatiense, que vai resolver todas as questões sem sair da cidade”, finalizou ele.
O novo Posto de Atendimento da Ligth está instalado à rua Faustino Pinheiro, n° 205, no Centro da cidade, anexo ao prédio da prefeitura. O atendimento é feito de segunda a sexta, das 8 e meia da manhã às 4 e meia da tarde.

Campanha de vacinação antirrábica foi adiada

 
Uma nova data será divulgada após o resulto de análise da vacina
                       
            Seguindo recomendação da secretaria de Estado de Saúde, o início da vacinação antirrábica foi adiado pela Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar). Segundo a coordenadoria de Zoonoses da fundação, a nova fórmula da vacina distribuída pelo ministério da Saúde, apresentou algumas contra-indicações em cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. A vacinação será realizada após o resultado de análise que está sendo feita com a nova vacina.
Voluntários do Nudec visitam instalações da Central Nuclear


Os voluntários do Núcleo de Defesa Civil – Nudec do Parque Mambucaba visitaram no sábado, 28, as instalações da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, Angra 2. A visita faz parte de um programa de capacitação de voluntários da Defesa Civil em parceria com a Eletronuclear. O objetivo é o de esclarecer as frequentes dúvidas da população em relação a segurança, funcionamento e impacto das usinas nucleares no município. 
O funcionário da Eletronuclear Antônio Luís recepcionou os 15 voluntários no Centro de Informações, onde foi apresentado um vídeo institucional e também foram passadas algumas orientações a respeito da visita. Após as devidas instruções, os voluntários foram encaminhados para as instalações da usina Angra 2, onde puderam fazer perguntas e também esclarecer algumas curiosidades. 
A Eletronuclear ofereceu um almoço aos voluntários no restaurante da Hospedagem I, em Praia Brava. Em seguida foram conhecer o Laboratório de Monitoração Ambiental, na Vila Residencial do Parque Mambucaba. O laboratório realiza periodicamente análises de materiais biológicos como areia da praia, pasto, água do mar, leite e amostras de filtros de ar, com o intuito de verificar possíveis alterações causadas pelo o funcionamento das usinas.  Cabe ressaltar que esse trabalho é realizado anteriormente ao período de instalação da central nuclear no município, para que hoje fosse viável fazer um comparativo com a atual situação da fauna e da flora angrenses.
Durante a visita, os voluntários puderam conhecer algumas das diversas normas de segurança utilizadas pela Eletronuclear, e também como funciona o processo de desligamento das usinas em caso de uma anormalidade no sistema operacional. Esta parceria entre Defesa Civil e a Eletronuclear foi de extrema importância para todos os voluntários, que viram essa oportunidade como forma de adquirir conhecimentos e poder disseminá-los a toda a comunidade, uma vez que, eles são agentes de divulgação das ações de defesa civil e outras informações pertinentes à preservação da vida.
Hoje as usinas Angra 1 e Angra 2 produzem juntas 2.007 mW por hora, fornecendo 50%  da energia consumida no Estado do Rio de Janeiro. A usina Angra 3 já está em fase de construção e contará com a tecnologia alemã, tendo seu sistema operacional inteiramente digital. Ela terá um custo de aproximadamente R$10 bilhões e produzirá 1.450 mW por hora.

Professores da rede municipal recebem capacitação contra o desperdício de energia elétrica

Prefeitura realiza curso em parceria com a AMPLA


Uma parceria entre a Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Educação e a Ampla, empresa concessionária do sistema de energia elétrica do Município, está proporcionando a 14 professores da rede municipal de ensino a participação no curso de capacitação do projeto “PROCEL nas Escolas”.
 A capacitação, que tem como tema “A Natureza da Paisagem – Energia”, começou nesta quarta-feira, dia 31 de agosto, e vai até quinta-feira, 01º de setembro, de 8 às 12 horas, na UAB (Universidade Aberta do Brasil). O objetivo da iniciativa é capacitar os profissionais de ensino sobre a importância das medidas contra o desperdício de energia elétrica. A UAB se localiza na Rua Padre Marques 61, próximo à Casa da Cultura (antiga sede da Prefeitura).
Participam da capacitação professores das seguintes escolas municipais: Noel de Carvalho (Nova Liberdade), Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III), Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), Surubi (Bairro Surubi), Sagrado Coração (Lavapés), Luiz Pistarini (Bulhões), Adelaide Lopes Salgado (Capelinha) e Francisco de Souza Aguiar (Bagagem).
Segundo o coordenador de Ciências Biológicas da Secretaria Municipal de Educação, Túlio Heringer, através desta capacitação, os professores vão se tornar agentes multiplicadores juntos aos estudantes, pais de alunos e a comunidade escolar a respeito do uso consciente de energia elétrica. Cada escola participante receberá o material didático, composto de 570 livros, mais DVD, álbum seriado e jogos educativos.
- O projeto atenderá aproximadamente 2400 alunos do Ensino Fundamental do primeiro ao nono ano, por meio de uma palestra sobre meio ambiente e energia elétrica. O projeto prevê ainda uma atividade cultural para 90 alunos por escola, em datas que posteriormente vão ser agendadas com a direção destas unidades escolares – esclarece Túlio.
O PROCEL é um programa do Governo Federal, criado em 1985,  que desenvolve projetos de conservação de energia focados na mudança de hábitos e na eficiência energética. Estes instrumentos permitem maiores benefícios à população e diminui os impactos ambientais.            No primeiro semestre deste ano, através também de uma parceria da Prefeitura com a AMPLA, a Secretaria Municipal de Educação promoveu, no Parque das Águas, uma exposição visando conscientizar os estudantes do Município sobre a importância de evitar o desperdício na utilização da energia elétrica.
Conversa franca com o político: Gustavo Tutuca



O Jornal Correio de Notícias está apresentando, diariamente, uma série de entrevistas com políticos da região.
Esses políticos estão se candidatando a eleição ou reeleição, quer para deputado estadual, quer para federal, senado ou governador do Estado.
Não deixe de ler e acompanhar essa série de entrevistas.
Nosso entrevistado de hoje é o Gustavo Tutuca, candidato a Deputado Estadual. Vamos à entrevista:


Fale-nos a seu respeito: qual a sua formação educacional, de sua família, se é casado, com quem, quantos filhos tem, ou se é solteiro. Quanto tempo reside em Piraí. Antes de ser político o que fazia?

 Meu nome é Gustavo Reis Ferreira, mas sou mais conhecido como Gustavo Tutuca. Tenho 31 anos, sou formado em Análise de Sistemas, com pós-graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Sou casado, com Aline, e tenho dois filhos – Vitória e Arthur. Meu pai, Arthur Henrique Gonçalves Ferreira, Tutuca, está em seu terceiro mandato como Prefeito de Piraí, depois de ter sido vereador, deputado estadual e vice-presidente do Detran. Minha mãe, Vânia, é professora, tendo exercido o cargo de Secretária de Esporte e Lazer de Piraí, na gestão de Luiz Fernando Pezão.
Fui professor da FAETEC e o ingresso na política acabou sendo conseqüência natural da experiência vivida em casa. Exerci os cargos de Secretário de Esporte e Lazer e de Governo de Piraí, este último acumulado com o de coordenador-geral do projeto Piraí Educação Digital, que tornou possível a Piraí ser o primeiro município no mundo a distribuir notebook a todos os alunos e professores das escolas da rede de ensino da Prefeitura. Coordenei também o projeto Tarifa Legal, que dão direito a todo morador de Piraí a pagar apenas R$ 1,00 em cada percurso de ônibus dentro do município. Fui também Supervisor Regional do Governo do Estado.

Como político foi eleito alguma vez? É político há quanto tempo?
Esta é minha segunda campanha política. Na primeira, em 2006, fui candidato a deputado estadual. Embora lançado à última hora, fiquei como suplente, como 24 mil votos, sendo, no entanto, o mais votado em Piraí, Rio Claro, Pinheiral e o terceiro em Barra do Piraí, cidades com as quais sempre tive estreito relacionamento, desde os tempos de menino.

O que o Sr. acha da Lei do Ficha Limpa e sua aplicação para o pleito atual?
A Lei da Ficha Limpa é uma das maiores conquistas da população em termos eleitorais. Nascida do anseio popular, tornou-se lei graças à pressão do povo, que está encontrando resposta a sua vontade nas decisões dos tribunais. Será o grande diferencial nestas e nas próximas eleições, por moralizar e valorizar a representação popular. O Congresso soube ouvir o povo e a aprovou a tempo.

O STF tem concedido liminares para impedir sua aplicação imediata. O Sr. acha que esse posicionamento vai atrapalhar as eleições?
A existência da lei, por si só, já é imensa conquista e tenho certeza de que o Judiciário está contribuindo para o seu fortalecimento. No entanto, o juiz decide conforme os autos e atento ao direito das partes. Liminar é um resguardo de direito e, no julgamento do mérito, pode ser cassada. Não temos razão alguma para duvidar que o STF, como guardião da justiça, não caminhará ao lado da lei, da moralidade da vida pública.

O que o Sr. defende nesse assunto?
A Lei da Ficha Limpa é uma conquista não apenas do povo, mas para a própria representação política. Se o candidato a um cargo público precisa ter ficha limpa por que não o representante do povo? A nova lei possibilita ao eleitor escolha mais consciente.

Qual a sua posição sobre o financiamento de campanha? Ele deve acontecer com verbas públicas ou, como está acontecendo, oriundas de doações de particulares?
Acho que o sistema atual de financiamento de campanha deve ser mantido, embora com aperfeiçoamentos, para evitar favorecimentos, o caixa 2 e que seja cada vez mais transparente.

E sobre a identificação do doador, o Sr. acha que esse procedimento não inibe as doações?
Não acredito que a identificação do doador vá criar constrangimentos para quem doa. As pessoas que decidem doar o fazem com plena consciência do seu ato e porque acreditam no projeto do político que ela escolheu.

O Sr. acha que as doações volumosas de empresas acabam por atrapalhar o processo eleitoral e se tornar até mesmo um fator de corrupção nas eleições?
O processo de financiamento de campanha está ficando cada vez mais transparente e será um fator de inibição a atitudes mal-intencionadas. A internet está dando uma enorme contribuição ao processo político, possibilitando que o eleitor acompanhe as doações e também o comportamento do político a quem deu seu apioio.


As grandes doações feitas por empresas não podem ser um fator de desigualdade para aqueles candidatos "nanicos" que não tem acesso a essas empresas?
Claro que pode, mas acho que as empresas, principalmente as grandes corporações industriais, tenderão a manter o procedimento atual. As grandes empresas,  geralmente, doam a mais de um candidato, como ocorre na campanha presidencial.

O Sr. acha que se o financiamento pelo setor privado for proibido as doações irregulares, na surdina, através de um possível "caixa dois", vão continuar ocorrendo?
Claro que sempre haverá uma possibilidade de burla, mas a contabilidade de campanha agora está muito mais difícil de ser mascarada. É quase impossível acabar com a corrupção, mas a tendência é que, pelo menos em termos eleitorais, a situação fique mais clara.
 
O fato de a Justiça Eleitoral ter estabelecido uma prestação de contas mensal atrapalhou os candidatos?
Para os políticos sérios, éticos, não atrapalha em nada. Vai dificultar para quem estiver mal-intencionado. A transparência é uma tendência irreversível na vida pública, seja na administração, seja na eleição.

O Sr. Acha que sua candidatura pode contribuir para o progresso da região e do Estado do Rio?
Claro que sim. Se não fosse assim não teria razão de entrar numa campanha que exige entrega absoluta, afastamento da família, dos amigos. O político tem que fazer do bem público, da melhoria de vida da população seu compromisso principal.

Como o Sr. vê o progresso na região?  Os deputados atuais têm contribuído de alguma forma para que isso tenha ocorrido?
Os deputados atuais têm feito esforço nesse sentido, defendendo os interesses de suas cidades, suas regiões. Mas vejo espaço para novas idéias, novos projetos, novas lideranças, comprometidas com um novo tempo. Temos uma população mais atenta, mais participante, mais exigente, que deseja um novo político, com novas práticas voltadas para o interesse comum. Nossa região precisa de uma nova visão estratégica, que transforme os municípios em parceiros complementares na luta pelo desenvolvimento e não competidores pela oportunidade industrial.”

Como o Sr. vê a questão da reforma política?
A reforma política é uma das necessidades mais urgentes do país, tanto quanto a reforma tributária. A reforma política será decisiva que o país avance em outras reformas importante, avançe no aperfeiçoamento da democracia e da representação política. É preciso que haja mais valorização dos partidos e que se reduza o número deles. Com o fim das chamadas legendas de aluguel e o fim do personalismo, entrará em cena o debate em torno de projetos políticos, idéias, dos programas partidários, to esquecidos hoje.

Ela deve acontecer nessa próxima legislatura?
Quando mais rápido acontecer, melhor. Mas para isso é necessário que o povo eleja políticos comprometidos com a reforma, que não sai do papel e adormece há anos nos escaninhos das casas legislativas.

O Sr. acha exagerado o número de partidos existentes atualmente?
Sim. O elevado número presta um desserviço à democracia e à representação política.

O excesso de partidos prejudica a qualidade de uma eleição?
Sim prejudica, além de confundir o eleitor, tendo em vista que não se valoriza o programa partidário, que deveria ser o grande balizador da campanha eleitoral.

Todo mundo sabe que a pré-campanha existe e que os candidatos e os Partidos se utilizam desse mecanismo para se promoverem, porém a Justiça Eleitoral proíbe e diz que não existe. O Sr. acha que a pré-campanha deveria ser regulamentada?
Sim, a regulamentação da pré-campanha é importante e deve ser um dos temas da reforma política. Ma entendo que a pré-campanha deve se desenvolver dentro dos partidos, entre os filiados, valorizando o debate de projetos, de ideais.

Por que o Sr. quer ser deputado estadual?
Quero ser deputado estadual para ter oportunidade de desenvolver um projeto político que fortaleça prioritariamente nossa região, gerando oportunidades de emprego e melhor renda para os jovens e adultos, via inclusão digital e capacitação profissional.

De que forma que o Sr. está tratando o seu programa? O que ele tem que poderá beneficiar a população da região Sul Fluminense e do Estado como um todo?
Quando optei por ingressar no PSB, foi por causa de um projeto político. O partido considera a educação, o desenvolvimento tecnológico a melhor opção para mudar o país, mudar para melhor a vida das pessoas. O Brasil está crescendo, já somos a oitava economia do mundo e o presidente Lula garante que estaremos entre as cinco em pouco tempo, E o Sul Fluminense é a região de maior perspectiva de crescimento no Brasil. Mas percebemos hoje, aqui e no país, o prejuízo causado pelo gargalho decorrente da falta de qualificação profissional, com prejuízos para crescimento maior ainda para a nossa região, o Estado e o país. Portanto, é via educação que vamos chegar lá. Qualquer projeto de desenvolvimento passa pela melhor qualificação dos nossos jovens e adultos.


Na sua atuação política existe algum programa ou experiência que, por contribuir com o desenvolvimento de sua cidade, lhe deixa satisfeito?  
Piraí é, hoje, referência em várias áreas, mas destaco três principais. O município oferece a segunda melhor saúde do Estado, é o único no mundo a distribuir notebooks a todos os alunos e professores das escolas da Prefeitura e lançou este ano o projeto de passagem a R$ 1,00, que só existia em Campos e Cabo Frio. Se Piraí conseguiu, os outros municípios da região também podem conseguir. Até porque a expansão desses projetos é importante para o desenvolvimento de toda a região e do Estado, pelo que representam de melhoria de qualidade de vida da população.

Temos visto candidatos que apresentam um programa, disputam uma eleição por um Partido e depois mudam inteiramente o seu comportamento quando eleitos. O Sr. está comprometido com a implementação do programa que tem anunciado aos eleitores?
Estou comprometido, antes de mais nada, com o programa do PSB, o meu partido, no qual estão consagrados todos os projetos da na minha plataforma de campanha. Piraí se desenvolveu muito nos últimos 20 anos, tornou-se referência e atraiu empresas, porque proporciona educação de qualidade, comprovada nos índices do IDEB; tem uma rede de saúde citada como exemplo de gestão pelo Tribunal de Contas e investiu na inclusão digital, na agilidade da comunicação. Os empresários quando chegam em Piraí percebem que seus empregados e a família têm escola boa e gratuita, dispõem de  assistência médica de alto nível e não sofrem com insegurança, certamente seu rendimento profissional será melhor. Podemos e queremos levar isso para toda região.

Qual o motivo que leva o Sr. a se candidatar a uma vaga de deputado nas próximas eleições?
É pôr em prática o programa político que tracei com o apoio do meu partido, visando ao bem-estar da população e ao desenvolvimento socioeconômico de nossa região, e levar a experiência vivida em Piraí e como Supervisor Regional a todo o Estado.

Cite alguma das suas realizações na vida política da região Sul Fluminense?
Orgulho-me de ter participado de projetos que são referência inclusive internacional, como o nosso projeto de um computador por aluno e a expansão do acesso à internet em banda larga a todo território de Piraí, premiado pela Unesco e que fez de Piraí a cidade no Brasil a receber o prêmio Top Seven Intelligent Communities (As 7 cidades mais inteligentes do mundo). Fico feliz em ter contribuído para que a saúde em nosso município seja citada como exemplo e receba constantemente missões até do exterior para ver o que se faz ali e também de ter contribuído para a democratização do acesso ao transporte, via implantação do projeto passagem a 1 real. 
Jonas faz corpo a corpo no bairro Monte Cristo


Jonas Marins, candidato a deputado federal pelo PCdoB, fez, hoje (30), corpo a corpo nos bairros Monte Cristo, Jardim América e Vila Independência. Durante a caminhada, moradores saiam de suas casas para cumprimentar Jonas Marins e declarar sua intenção de voto. "É impressionante o carinho com que as comunidades recebem a candidatura. Independente do resultado final, este contato com o povo é muito reconfortante", diz Jonas.
O funcionário público aposentado, Sebastião Lopes, enalteceu o trabalho que Jonas sempre fez pelo funcionalismo público. "Ele fez muito por nossa categoria e, com certeza, fará muito por nossa cidade", afirma o aposentado. 
Jonas e Noel fazem campanha em Resende


O candidato a deputado federal Jonas Marins (PCdoB) realizou, sábado (28), corpo a corpo em Resende acompanhado pelo candidato a deputado estadual Noel de Carvalho (PMDB). A caminhada pelas principais ruas do centro de Resende foi marcada, principalmente, pelo carinho com que a população tratou Noel de Carvalho.
Para Jonas Marins, fazer uma "dobradinha" com Noel de Carvalho em Resende é um privilégio. "Quem conhece a história política de Noel de Carvalho, e o povo de Resende a conhece muito bem, sabe de sua dedicação em melhorar a qualidade de vida dos moradores da cidade. Em Brasília, estarei sempre apoiando as iniciativas de Noel de Carvalho, pois sei de sua seriedade e responsabilidade como deputado estadual", diz Jonas Marins.
No domingo, a campanha de Jonas Marins foi em Itatiaia.
Última edição impressa do "JB" circula ontem


A última edição impressa do "Jornal do Brasil", um dos mais antigos diários do país, circulou ontem. A partir de amanhã, o jornal terá apenas uma versão on-line.
Criado em abril de 1891 pelo escritor Rodolfo Dantas, o "JB" ajudou a definir os rumos da imprensa brasileira.
Por sua Redação passaram jornalistas como Janio de Freitas, Marcos Sá Corrêa e Zózimo Barroso do Amaral, além de escritores que assinavam colunas regulares, a exemplo de Manuel Bandeira, Clarice Lispector e Carlos Drummond de Andrade.
O jornal vivia há décadas em crise financeira, com dívidas trabalhistas crescentes e queda na circulação.
Atualmente, na gestão do empresário Nelson Tanure, que arrendou o uso da marca por 60 anos, tinha dificuldade para manter seu custo operacional (cerca de R$ 3 milhões por mês) diante da queda na circulação e de um passivo estimado em R$ 100 milhões em dívidas.
Tanure já tinha feito outras incursões pela mídia. Em 2002, comprou os direitos de publicação da revista "Forbes", no Brasil, que um ano depois rompeu o contrato.
Em 2003, arrendou o jornal econômico "Gazeta Mercantil", que também tinha grande passivo e deixou de funcionar no ano passado.
Em 2008, o "Jornal do Brasil" tinha uma tiragem média de 95 mil exemplares diários. Este ano, caiu para 20 mil.
Tanure não quis comentar o fim da circulação.
Para a versão digital, o jornal pretende manter uma equipe de 150 jornalistas e profissionais da área comercial e administrativa.
Em comunicado a seus leitores, o jornal diz que se tornará o primeiro veículo 100% digital do país. A versão on-line para assinantes custará R$ 9,90 mensais.
Ontem, ao meio-dia, no centro do Rio de Janeiro, o Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro fez um ato contra o fim da versão impressa, com a participação de ex-funcionários do "JB".
O jornal nasceu como um veículo monarquista em pleno regime republicano. Chegou a ser empastelado no primeiro ano por sua cobertura favorável a D. Pedro 2º.
Nessa época, tinha em seus quadros nomes como Joaquim Nabuco e Rui Barbosa. Em 1959, realizou uma revolucionária reforma gráfica e editorial.
Além da diagramação mais limpa e moderna, passou a trazer um noticiário claro e objetivo.
Corbama aposta em jovens atletas


O Clube Corbama (Corredores de Barra Mansa) está apostando nos jovens atletas do 
clube e os resultados já estão aparecendo.

Após o anuncio das olimpíadas no Brasil o clube Corbama começou a intensificar suas atenções aos jovens atletas.
A idéia é preparar melhor os atletas, visando permitir que os mesmo venham a se classificar nas seletivas, e, assim, possam disputar medalhas nas Olimpíadas de 2016, que serão realizadas no Brasil.
Segundo um dos coordenadores do projeto, Elias da Corbama, já começaram a aparecer os resultados.
Nas últimas competições o Clube Corbama teve seus atletas entre os melhores da região. 
A atleta Viviane Amorim está entre as 15 melhores do país na Meia Maratona, e Magno Alves, entre os 50 melhores maratonistas, na Maratona do Rio.
Na Corrida de Duque de Caxias, realizada na AMAN, em Resende, teve dobradinha da Corbama no pódio com Viviane Amorim, em primeiro lugar e Suellen Albuquerque, em segundo lugar.
O mesmo resultado se repetiu na Corrida de Porto Real, com Viviane em primeiro e Suellen em segundo.
Outro resultado que surpreendeu, foi o atleta Daivison de Paula, que tem apenas 16 anos de idade, e se colocou em 5º lugar na classificação geral e já é promessa de futuro para representar Barra Mansa nos próximos eventos. Segundo Elias da Corbama, um dos responsáveis pelo projeto, o trabalho vai prosseguir.
“Estamos preparando novos garotos para representar nossa região na maior competição esportiva realizada no Brasil”, declarou Elias. 
Crianças do Varjão extravasam alegria com a construção do parque infantil iluminado

Parque infantil do Varjão faz a alegria da criançada


            A criançada do Varjão está em festa, vivendo uma alegria contagiante, para felicidade de suas famílias. O motivo? Além de outras obras importantes que estão sendo realizadas no bairro – como implantação de quebra-molas, retirada de postes irregulares e pavimentação e calçamento de várias ruas, a Prefeitura de Piraí acaba de entregar à população um parque infantil. O entusiasmo das crianças e dos pais era tanto, que  elas nem esperaram a inauguração oficial para experimentar o novo brinquedo mágico, que poderá ser usado inclusive à noite, porque toda a área foi iluminada.
“Ficou ótimo o parquinho, estou muito feliz. Vou passar minhas férias toda aqui”,, comemorou Lucas Almeida Marques, de 11 anos, um dos que já experimentaram alguns brinquedos do parque infantil.
A menina Graziela de Oliveira Teodoro, de 9 anos, também festejou a entrea do parque infantil, o primeiro do bairro, que era uma reivindicação da população.
“Brincava só em casa, mas agora vou poder vim direto pra cá, porque moro pertinho. Não vou perder um dia sequer.”
Essa é a mesma decisão já tomada pelo garoto Marcos Antônio Nogueira da Silva, de 8 anos,  cujos olhos brilhavam enquanto admirava os brinquedos instalados no parque.
“Agora, todo dia quando sair da escola vou  brincar no parquinho. Era tudo que a gente queria”, exultava Marcos Antônio..

 Alegria e segurança

O Prefeito Arthur Henrique Gonçalves Ferreira (Tutuca) ficou também muito contente ao tomar conhecimento da felicidade que o parque infantil proporcionou às crianças do Varjão e, em razão disso, consentiu que elas já o usassem, mesmo antes da inauguração oficial:
“É impossível ficar insensível quando a gente vê uma criança feliz. Desde o início da construção do parque, a criançada exibia uma felicidade contagiante. Impedi-las de usar os brinquedos e fazê-las esperar uma inauguração oficial seria uma grande frustração para elas. A alegria delas, o sorriso maravilhoso que estampavam em seus rostos falam mais alto. O ato oficial é menos importante que manter a alegria delas”, justificou o Prefeito Tutuca.

Não só as crianças se mostraram felizes com a implantação do parque infantil. O presidente da Associação de Moradores do Varjão, Flávio Ribeiro, destacou também a importância da iluminação de toda área, que poderá ser utilizada pelas famílias, a partir de agora, inclusive à noite.
“A luminação da área foi importante, porque dará mais tranqüilidade e segurança não só à criançada, que poderá usar o parquinho à noite, mas também aos adultos. Aquela área, por falta de iluminação, não era muito procurada à noite. Agora, tenho certeza de que, em pouco tempo, será um ponto muito procurado pelas famílias também, porque ficou mais tranquilo transitar por ali”, garantiu Flávio Ribeiro...

 Outras obras no bairro

O presidente da Associação dos Moradores agradeceu também a construção dos quebra-molas, outra reivindicação da população, porque imporá limite de velocidade, proporcionando mais segurança, já que, sem eles muitos motoristas e pilotos de motos abusavam, expondo os moradores a risco de acidente:
“Os quebra-molas também já estavam, também, entre as preocupações mais imediatas da população e finalmente foram construídos, para felicidade da maioria dos moradores, que se queixavam de abusos. Eles vão  ajudar muito, já que os motoristas terão que reduzir a velocidade. Assim, a possibilidade de acidentes é bem menor”, acrescentou Flávio.
Ele fez questão de enviar agradecimento ao Prefeito Tutuca pelos melhoramentos que estão sendo feitos no bairro, entre eles as obras de infraestrutura urbana, como calçamento, mas aproveitou a oportunidade para mais um pedido: a instalação de um destacamento policial no bairro. Flávio explicou que já existe até um abaixo-assinado da população reivindicando policiamento mais efetivo para o bairro:
“Além do abaixo-assinado, conseguimos também sensibiliz um morador, o senhor Felipe, que já pôs à disposição uma parte de uma grande área que ele possui para a construção de um destacamento policial. Temos certeza de que contaremos, mais uma vez, com a boa vontade das autoridades”, afirmou o presidente da Associação de Moradores do Varjão.
Hoje CNBB realiza em Volta Redonda e região consulta popular


Entre os dias 1º e 7 de Setembro, em todo território nacional, estará sendo realizado uma consulta popular sobre o limite de propriedade da terra, onde a população estará sendo consultada com a formulação de duas perguntas: a primeira diz “você concorda que as grandes propriedades de terra no Brasil devem ter um limite máximo de tamanho?” e a segunda, “Você concorda que o limite das grandes propriedades de terra no Brasil possibilita aumentar a produção de alimentos e melhorar as condições de vida no campo e na cidade?”
Em Volta Redonda serão espalhadas 70 urnas, entre escolas, igrejas, passagem superior da CSN, FERP e outros locais, com lançamento marcado para 1º de Setembro, na Vila Santa Cecília, em frente a farmácia Certa.
Ainda em Volta Redonda o movimento está planejando realizar um debate sobre o tema, que acontecerá no auditório do UGB/FERP, localizado no bairro Aterrado, a partir das 19:00, com a presença de Guilherme Gonzaga (pedagogo e Coordenador Regional do MST), Adelson Vidal Alves (Historiador) e do voltaredondense Lincoln Botelho (Arquiteto e Urbanista).
A consulta popular está sendo lançada pela CNBB, em cooperação com o Fórum Nacional pela Reforma Agrária e, ainda, vários movimentos sociais.
TSE manda subir processo contra prefeito Neto

Recurso no processo que pede a cassação do prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, por “compra de votos”, é acolhido pela Ministra Carmem Lucia, do Tribunal Superior Eleitoral,  que determina que o processo com a denúncia integral vá ao seu conhecimento em Brasília.


A Ministra Carmem Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em decisão fundamentada proferida no último dia 18 de agosto, e ainda não publicada no Diário Oficial, acolheu os argumentos feitos pela Oposição, no agravo interposto contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), que impediu a subida de outro recurso, este ajuizado contra a decisão da maioria do referido Tribunal e que absolvera o prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto da acusação de participar do episódio da “compra de votos” juntamente com o vereador cassado, Marcelo Amorim.
Na decisão, a ministra Carmem Lucia, afirmou que não seria prudente a imediata aplicação das Súmulas do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça, sem uma detida análise das razões do recurso especial a ser feita pelo TSE.
Disse ainda que as razões do agravo seriam suficientes para tirar a firmeza dos fundamentos da decisão agravada, evidenciando que o recurso especial inadmitido não pretendida o reexame de provas e fatos, mas a possível redefinição jurídica da controvérsia, dentro dos limites permitidos pela lei.
“O voto vencedor que julgou a ação de investigação judicial eleitoral é enfático ao caracterizar a captação ilícita de votos praticada por Marcelo dos Santos Amorim, cuja atuação junto aos eleitores de um determinado bairro da cidade seria de conhecimento declarado pelo próprio Agravado (prefeito Neto), então candidato a prefeito, suposto amigo e padrinho político de Marcelo Amorim”, afirmou a Ministra Carmem Lucia em sua decisão.
“Ademais, a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral admite a prática de captação ilícita de sufrágio por interposta pessoa”, concluiu.
A ministra sustentou, ainda, na decisão que determina a subida do recurso, que as decisões do TSE admitia não ser imperioso que a ação ilícita tenha sido praticada diretamente pelo candidato beneficiado e que, no caso retratado verificava-se que todas as hipóteses relatadas pelas testemunhas apresentavam como ponto em comum o fato de que a suposta compra de voto teria sido praticada por interposta pessoa.
“Nestes casos”, esclareceu a Ministra, “é indispensável a prova de que ele tenha participado de qualquer forma ou com ele consentido: ‘3. Para a caracterização da infração ao art. 41-A da Lei das Eleições, é desnecessário que o ato de compra de votos tenha sido praticado diretamente pelo candidato, mostrando-se suficiente que, evidenciado o benefício, haja participado de qualquer forma ou com ele consentido. Nesse sentido: Acórdão nº 21.264’. (REspe 21.792/MG, Rel. Min. Caputo Bastos, publicado em 21.10.2005)" (REspe n. 36335, Rel. Min. Felix Fischer, DJe 18.2.2010)”, decidiu a Ministra.
  
CONHEÇA O CASO

Durante a realização das eleições para vereador e prefeito, ocorridas em Volta Redonda, em 2008, candidatos integrantes da oposição, entre eles Zoinho, Cida Diogo, Washington Granato e Dodora, denunciaram que o candidato a prefeito, Antonio Francisco Neto, com o auxilio do candidato a vereador, Marcelo Marcelo Amorim, estariam oferecendo ao moradores do Loteamento Nova Primavera, caso fossem eleitos, lotes que seriam adquiridos pelos candidatos naquela localidade.
Em Volta Redonda o juiz eleitoral, José Roberto Compasso, entendeu que realmente tinha ocorrido a “compra de votos”, e, dessa forma, julgou procedente a denuncia cassando o mandato do vereador Marcelino, que a essa altura já tinha sido eleito e com relação ao candidato Antonio Francisco Neto, também eleito, a sentença absolvia-o.
A oposição eleitoral recorreu ao TRE-RJ pedindo um novo julgamento. A promotora Silvana Battini, num parecer de mais de quatorze páginas, afirmou o prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, não só tinha conhecimento que o vereador Marcelinho estava negociando a entrega de casas, como se comprometera, através de pronunciamento feito num comício, que ele cumpriria integralmente as promessas que estavam sendo feitas, desde que fosse eleito e o vereador também.
Nesse parecer a representante do Ministério Público discordou das razões invocadas pelo juiz José Roberto Compasso, na sentença que absolveu Neto, afirmando que as provas dos autos eram contundentes contra os dois envolvidos, chegando a transcrever a reprodução das promessas feitas num dos comícios ao presente.
O processo eleitoral foi julgado então pelo TRE-RJ, que, num placar de 3 a 2, manteve a absolvição do prefeito Antonio Francisco Neto e a cassação do vereador Marcelo Amorim.
O juiz eleitoral, José Roberto Compasso, logo depois que proferiu a sentença absolvendo o prefeito Neto e contra Marcelinho, foi transferido pelo Tribunal de Justiça da cidade Volta Redonda, estando trabalhando, atualmente, na cidade do Rio de Janeiro.
A oposição hoje, na verdade, está composta apenas de Jorge de Oliveira, o Zoinho, e de Dodora, ele, atual candidato a deputado federal pelo Partido da República, e ela, não concorrendo, apenas na direção do CEPE.
Tanto Cida Diogo, como Washington Granato, na verdade, abandonaram as fileiras da oposição e hoje estão sendo apoiados pelo candidato ao senado Jorge Picciani, que é do PMDB, o mesmo partido de Neto.
Marcelo Amorim foi cassado, Antonio Francisco Neto não, porém, essa situação poderá ser modificada com a realização de um novo julgamento do episódio, caso a Ministra Carmem Lucia venha acolher as razões do recurso interposto e determine a realização de um novo julgamento pelos integrantes do Tribunal Regional Eleitoral  (TRE-RJ) em data a ser definida.
Alunos de agente operacional da Defesa Civil são premiados em campeonato de skate

Ana Carolina se destaca e assina contrato de um ano


No último fim de semana, 28 e 29, aconteceu na pista de skate da Praia da Chácara o 1º Encontro de Skate de Angra, realizado pela Associação de Skate de Angra (ASA), com o apoio da prefeitura. E no evento, que reuniu mais de 50 skatistas, incluindo os de Angra e de outros municípios, estava um atleta da Defesa Civil, Maykon Oliveira. Há 10 anos adepto dos esportes, o agente operacional dessa vez não competiu, mas levou para a pista seus aprendizes da modalidade esportiva, que faturaram três premiações: Derick, em 4º lugar, Ana Carolina, em 3º  (competindo com meninos) e Tainã, em 2º lugar.
Essas premiações são fruto de um projeto do agente operacional Maykon, de 27, há seis anos na Defesa Civil, que resolveu conciliar duas atividades: fazer o que gosta e disseminar a prática do skate, levando diversão e esporte a crianças a partir de três anos.
Maykon idealizou um projeto social que pode ser concretizado a partir da construção, pela prefeitura, de uma pista de skate na Praça Juca Mariano, no Frade. Desde setembro de 2009 o atleta reserva quatro horas de seu sábado para ministrar aulas dinâmicas e interativas a 30 crianças, entre 3 e 13 anos. 
Durante o curso, os futuros skatistas recebem aulas de equilíbrio, posicionamento, manobras e instruções de inglês, necessárias ao esporte, além de se informarem sobre a história do skate, personalidades e atualidades, e ainda aprendem a fazer o uso adequado do equipamento de segurança. Contudo, segundo Maycon, ninguém faz nada sozinho. Rafael Junio, seu irmão e voluntário da Defesa Civil, atua apoiando o projeto, inicialmente incentivado pela ONG Carlos Borges, localizada no Frade. A ONG cede uma sala para aulas teóricas e alguns equipamentos, como skate, capacete, joelheiras e cotoveleiras.  Rafael também é atleta amador.
Segundo o idealizador do projeto, após um ano trabalhando sem apoio, está tentando acertar com a marca Local, do Rio de Janeiro, e concretizando o projeto: Skate por Diversão.  
“É um trabalho lindo”, disse ele, que após ver três de seus alunos no podium, sentiu uma imensa satisfação.  
Após o evento, a Tour Ellas Skateboard fechou com Ana Carolina, uma das alunas de Maykon, contrato de um ano. Trata-se de um grupo de meninas treinadas para participarem de campeonatos, e o mais importante: os projetos que utilizam a arte como instrumento de recuperação da cidadania estão ajudando a salvar a vida de milhares de jovens em todo o mundo.  A arte facilita a comunicação e dá novo sentido à vida das crianças. Saiba mais sobre a Tour Ellas Skateboard. http://triboskate.globo.com/whatsup.php?id=3382
A competição do 1º Encontro de Skate de Angra foi dividida em três categorias: iniciante, mirim e amadores, para homens e mulheres. O evento ainda contou com a apresentação de skatistas profissionais trazidos pela Central Única de Favelas (Cufa), que também apoiou o evento e ofereceu a premiação: material de skate, troféus e medalhas.  

Volta Redonda sedia Encontro Intergovernamental de Igualdade Racial

Ministro da integração Racial, Elói Ferreira de Araújo participa de encontro no auditório da Prefeitura



O Encontro Intergovernamental de Igualdade Racial foi realizado nesta terça-feira (dia 31) em Volta Redonda, com a presença do ministro da Integração Racial, Eloi Ferreira de Araújo, da superintendente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Estado do Rio de Janeiro, Zezé Mota, e representantes de municípios do Sul Fluminense.
O encontro foi realizado no Auditório da PMVR, no Palácio 17 de Julho, no Aterrado, a partir das 11h30. Antes da abertura do encontro, o ministro se reuniu com representantes das prefeituras da região no gabinete do prefeito Antônio Francisco Neto. A vice-prefeita de Barra Mansa, Ruth Coutinho, representantes da prefeitura de Pinheiral; as secretárias municipais de Saúde, Suely Pinto, e Educação, Therezinha Gonçalves, a Tetê; o comandante do 28º Batalhão de Polícia Militar, coronel Licínio Fróes, entre outras autoridades, além de representantes da sociedade civil, participaram da reunião no gabinete do prefeito Neto.      
No encontro realizado no Auditório da PMVR – onde compareceram cerca de 100 pessoas – o ministro ressaltou a importância de que as prefeituras promovam políticas públicas para a efetiva implementação do Estatuto da Igualdade Racial - a lei 12.288 - que entra em vigor no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. “Esse encontro coloca na ordem do dia o que há de principal para a população negra, que é a apropriação do Estatuto da Igualdade Racial, que não é um ponto final, reconhece e estabelece diretrizes para ações afirmativas em relação á essa questão”, afirmou Araújo, que destacou ainda o envolvimento do prefeito Neto na questão. “Obrigado pela acolhida, e Vossa Excelência (Neto) confirma o compromisso de um gestor público, que além de administrar uma cidade, está à frente de debates e ações para a implementação da lei 12.288”, salientou o ministro.     
Neto agradeceu a visita do ministro, e afirmou que toda a região Sul Fluminense deve se comprometer na implementação efetiva do Estatuto da Igualdade Racial. “É uma honra muito grande receber o ministro em nossa cidade. É importante que a nossa região avance junto em relação a esse projeto (Estatuto da Igualdade Racial)”, disse Neto, acrescentando que Volta Redonda será “sempre parceria” para a implementação dos projetos do Ministério da Igualdade Racial. “Mais uma vez estamos afirmando o compromisso de fazer da nossa cidade e região referência para projetos do ministério”, apontou o prefeito.