sábado, 4 de setembro de 2010

Essiomar participa de jantar com dezenas de pastores de Angra

Encontro promovido para Fernando Jordão contou com a presença do prefeito Tuca Jordão

Dezenas de pastores e lideranças evangélicas se reuniram na noite de quarta-feira (1º de setembro), no Instituto Serenar. O candidato a deputado estadual Essiomar, que participou do encontro promovido para o candidato a deputado federal Fernando Jordão, ressaltou a importância de Angra ter nas esferas municipal, estadual e federal políticos que falem a mesma linguagem.“
Eu, Fernando e Tuca estamos juntos nesta batalha para buscar melhorias para Angra dos Reis. O município sonha em ter um representante estadual e federal que sejam parceiros do prefeito para que se fortaleça. Agora, a cidade tem essa oportunidade de me eleger para deputado estadual e Fernando para deputado federal. Nós dois não vamos medir esforços para ajudar a nossa cidade”, ressaltou Essiomar.
O prefeito de Angra Tuca Jordão ratificou seu apoio a Essiomar e disse que o município precisa muito de pessoas sérias na política. “Tenho certeza que o município só tem a ganhar com Essiomar na Alerj e Fernando em Brasília. Estou com eles e não abro!”, destacou Tuca.
Diversos pastores declaram apoio a Essiomar e Fernando durante o encontro. Para o Pastor Pedro Lucena, um dos organizadores da reunião, não há como deixar de apoiar Essiomar e Fernando. “Temos obrigação de colocar Essiomar e Fernando nos representando na Alerj e no Congresso. É o que temos que fazer para nossa cidade crescer cada vez mais. Que Deus abençoe e conduza esses dois homens nessa trajetória política”, disse Pastor Pedro Lucena.
Pastor Toninho também destacou o trabalho de Essiomar e Fernando e a retidão dos dois na vida pública. “Essiomar e Fernando são pessoas íntegras e já provaram isso com o trabalho que vêm fazendo aqui dentro de Angra. Chegou a hora deles também trabalharem por Angra na Alerj e no Congresso. Oro a Deus pelos dois’, comentou Pastor Toninho. Entre os presentes que também declararam apoio a Essiomar estavam o Pastor Silas e o Pastor Santos Camargo.
Fernando Jordãofalou mais uma vez que Essiomar será o deputado estadual de Angra porque vem trabalhando para isso. “Essiomar é um batalhador e não me canso de dizer isso porque é a verdade. A qualquer hora que alguém precise de Essiomar ele atende e assim também será na Alerj, onde ele vai trabalhar como nunca por essa cidade que tanto amamos. Ao unirmos forças estamos fortalecendo o nosso município”, disse Fernando Jordão.
Barra Mansa:
Vacinação contra Brucelose Bovina será lançada durante Torneio

Segunda etapa da campanha tem como meta vacinar cerca de 1,2 mil animais até outubro


Será lançada neste domingo, dia 5, durante o encerramento do XXII Torneio Leiteiro do distrito de Nossa Senhora do Amparo, a segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra Brucelose Bovina, voltada para fêmeas com idades entre 3 e 8 meses. A abertura da campanha será às 11 horas, no espaço onde acontece a premiação do torneio, e a expectativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural é de que 1,2 mil animais, dos cerca de 225 propriedades rurais da cidade sejam imunizados até o dia 30 de outubro, prazo previsto para o término da campanha.
A campanha de vacinação é promovida todo ano em duas etapas, nos meses de março e setembro, em parceria com a Emater-Rio, o Núcleo de Defesa Agropecuária da Seappa (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento) e as Cooperativas Agropecuárias de Barra Mansa e do distrito de Nossa Senhora do Amparo. O prefeito de Barra Mansa, Zé Renato, comenta sobre a importância dos produtores vacinarem seu rebanho, levando em consideração que essa é a melhor maneira de prevenirem a brucelose.
- É importante que os produtores mantenham o gado vacinado e dentro das normas sanitárias do Ministério da Agricultura. Com esta campanha, a Prefeitura visa contribuir para melhorar o padrão de qualidade do leite produzido e do rebanho do município que, hoje, é de cerca de 32 mil animais. A vacinação é importante porque reduz a prevalência da doença que, se não for evitada, pode oferecer sérios prejuízos para o produtor, que corre o risco de sua produção de leite e de carne reduzida – ressalta o prefeito.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Cláudio Meirelles, falou sobre o lançamento da campanha durante o torneio, onde estarão reunidas 30 matrizes leiteiras para disputa do concurso. “Será uma ótima oportunidade de conscientizar os produtores sobre a importância e necessidade de vacinarem seus animais. É uma atitude simples, mas que pode evitar muitos prejuízos tanto para os produtores, quanto para a qualidade dos rebanhos”, disse o secretário.
Já o coordenador de Desenvolvimento Rural, Luís Antônio Ferreira Lima, explicou sobre os procedimentos que produtor rural deve tomar, no caso de suspeita da doença nos animais. “O produtor deve procurar observar sempre seu rebanho e, caso perceba alguma alteração deve procurar o médico veterinário e comunicar à gerência de Defesa Agropecuária da Prefeitura ou ao Núcleo de Defesa Agropecuária do município. Os produtores que não estiverem cadastrados e quiserem receber a visita dos técnicos, ou aqueles que ainda não vacinaram seus animais, devem entrar em contato com a Secretaria que funciona no Parque da Cidade, de segunda a sexta-feira, de 7 às 17 horas, ou pelo telefone (24) 3324-0920”, informou Ferreira Lima.
Brucelose - É uma doença infectocontagiosa, caracterizada como zoonose, que é causada por bactérias do gênero Brucella e ataca principalmente animais de casco fendido, como bovinos, suínos, bubalinos, caprinos e ovinos. Entre os sintomas mais comuns, no macho, estão artrites, orquites (inflamações dos testículos que acabam provocando sub-fertilidade e até esterilidade). No caso das fêmeas, ocorrem artrites, mamites, metrites (inflamação do útero), corrimento vaginal, retenção de placenta, aborto, complicações pós-parto e sub-fertilidade.
Entre os animais, a transmissão da doença se dá pela ingestão de pastos contaminados pelo corrimento vaginal, restos de placenta, fetos abortados e sêmen de touros infectados. No homem, a contaminação se dá através de ingestão de carne, leite cru ou mal fervido e outros produtos fabricados com leite não pasteurizado. A doença causa no ser humano febre, dor de cabeça, nevralgias, dores articulares e suores, além de infertilidade. Alguns sintomas podem ser confundidos com outras doenças, sendo o tratamento difícil, caro e nem sempre com bons resultados.
Mantega despolitiza vazamento: 'não há sistemas invioláveis'

Ministro afirmou que contraventores sempre encontram algum meio de driblarem a segurança do sistema


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, tentou despolitizar a quebra do sigilo fiscal de pessoas ligadas ao PSDB. De acordo com ele, o episódio não envolveu apenas pessoas ligadas a partidos políticos. Mantega deixou claro que está descartada a possibilidade de exoneração do secretário da Receita, Otacílio Cartaxo. "Eu não cogito substituir o secretário Cartaxo", disse ele, em entrevista coletiva realizada em São Paulo, na sede da Caixa Econômica Federal (CEF).
O ministro afirmou que não só a Receita está trabalhando exaustivamente para apurar os fatos, mas também a Corregedoria, que é um órgão independente. "Ninguém está encarando essa questão com mais seriedade do que nós, mas não há sistemas invioláveis. Até poucos dias se comprava disquetes em São Paulo com informação da Receita e eu já dei orientações para que a Receita mude o sistema de segurança sempre que houver vazamentos, porque os contraventores sempre acham uma forma de quebrar a segurança do sistema."
Documentos da Receita revelam que a corregedoria do órgão trabalhava desde o dia 20 de agosto em linha de investigação que apontava violação de dados sigilosos de Verônica Serra, filha do presidenciável José Serra, e de mais 4 tucanos.
A suspeita de motivação política foi "confinada" até que os integrantes do governo unificassem um discurso público em direção contrária para despolitizar o episódio e blindar a candidatura presidencial de Dilma Rousseff (PT)
Durante a apuração do caso, a cúpula da Receita Federal descartaram qualquer conotação política na quebra do sigilo. "Nós não identificamos qualquer ilação político-partidária", ressaltou em coletiva dada há uma semana, o corregedor-geral da Receita, Antonio Carlos Costa D"Avila. Seu discurso depois foi reforçado pelo secretário Otacílio Cartaxo.
Nesta quinta-feira, o Estado mostrou que o comando da Receita suspeitou de fraude na violação de sigilo da filha de Serra, mas abafaram o caso para evitarem impacto político. O governo já sabia que a procuração usada para violar os dados de Verônica poderia ser falsa.
Marina Silva pede por segundo turno com Dilma



A candidata à Presidência pelo PV, Marina Silva, sugeriu em entrevista concedida ao jornal SBT Brasil um segundo turno entre ela e a candidata Dilma Rousseff (PT), deixando de lado o concorrente José Serra (PSDB). A verde avaliou ainda que nem seu partido e nem os demais têm estrutura para governar o País sozinho.
"Nenhum partido tem estrutura para governar o País. O PT ganhou e é um partido com mais de 1 milhão de filiados e ficou refém do PMDB. O PSDB também ficou durante oito anos com o PMDB e com os democratas", afirmou.
Marina disse novamente que vem propondo um novo alinhamento em sua candidatura e voltou a afirmar que quer governar com os partidos maiores (PT e PSDB) e também, com "os partidos de tradição democrática de esquerda". "Do jeito que está não dá para ficar, oposição por oposição, situação por situação e nada vai mudar."
A verde, que ocupa o terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, mais uma vez fez pediu aos eleitores que permitam que as eleições cheguem ao segundo turno, e se possível, com a disputa entre ela e Dilma.
"Se a sociedade quer uma presidente mulher pela primeira vez na história do Brasil, que ela deixe que tenhamos o mesmo tempo para a disputa. Não podemos deixar acabar no primeiro turno."
Questionada sobre o casamento gay, assunto que a candidata já demonstrou objeção outras vezes, Marina reafirmou ser contra, mas disse ser defensora dos direitos civis entre os homossexuais. "Sobre o casamento religioso eu tenho sim uma opinião contrária, mas acho que se um casal tem união estável ele deve ter os mesmos direitos."
A candidata também afirmou ser contra a criminalização dos movimentos sociais, mas defendeu qualquer tipo de extrapolação das regras democráticas. "Isso não nos dá direito de usar qualquer forma de violência, nem aqueles que são a favor da reforma agrária, nem aqueles que são contra."
Receita - Marina Silva voltou a cobrar esclarecimento do ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre os casos de quebra de sigilo fiscal de pessoas ligadas ao PSDB. Apesar disso, a candidata não quis fazer declarações quando questionada se o caso teria motivações políticas.
"Desde o início da minha campanha disse que não faria acusações a ninguém. Quero esperar as investigações que espero que sejam transparentes e rigorosas. O ministro da Fazenda deve esclarecimentos para a sociedade brasileira que está se sentindo vulnerável", disse Marina, ao defender que não se tenha um "vale-tudo" no momento de campanha eleitoral.
Cesar Maia e Alexandre Serfiotis fazem campanha no Calçadão de Resende


Candidatos contaram com o Apoio do Prefeito Rechuan


O candidato ao Senado Federal, Ex-Prefeito do Rio Cesar Maia e o candidato a Deputado Federal Alexandre Serfiotis (ambos do Democratas) fizeram campanha na manhã desta sexta-feira, dia 3, em Resende. Acompanhados do Prefeito da cidade, José Rechuan Junior, do mesmo partido, os candidatos realizaram um corpo a corpo de aproximadamente duas horas, no calçadão do Bairro Campos, principal centro comercial do município.
Cesar Maia chegou ao Aeroporto Municipal de Resende pontualmente às 10 h, conforme previsto na agenda, sendo recepcionado por Rechuan. Ainda no local, o candidato concedeu uma entrevista aos jornalistas. “O corpo a corpo é a momento mais importante de uma campanha eleitoral. É quando o eleitor tem a oportunidade de cobrar diretamente o candidato e expressar seu desejo de melhorias para região onde vive”, disse Cesar Maia.
Ele ainda avaliou os possíveis impactos eleitorais do escândalo da quebra de sigilo fiscal de contribuintes da Receita Federal, dentre eles, Verônica Serra, filha do candidato tucano à Presidência da República José Serra: “Acho que as próximas pesquisas deverão mostrar uma queda da Dilma. Como a Marina não tem qualquer envolvimento com este episódio, ela deverá crescer nas intenções de voto e isso poderá até levar a eleição presidencial para um segundo turno, o que beneficia o Serra”, comentou.
Já no Calçadão de Campos Elíseos, Cesar Maia se encontrou com Alexandre Serfiotis e elogiou o desempenho do candidato na região. Ele disse que “a presença de Alexandre Serfiotis em Brasília é muito importante para ajudar na regulação da Emenda 29 que prevê mais recursos federais na Saúde, porque ele tem envolvimento e experiência comprovada neste setor”.
A assessoria de Cesar Maia informou que o candidato iria para uma reunião aberta em um hotel de Penedo. Na parte da tarde, o candidato encerraria sua agenda na região, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. Alexandre Serfiotis também realiza corpo a corpo em Volta Redonda, na tarde desta sexta-feira. O candidato estará no Bairro Vila Rica.
Em 60 dias começa desassoreamento do rio Japuíba



A Prefeitura de Angra dos Reis, através da Secretaria de Meio Ambiente, vai realizar o desassoreamento do rio Japuíba, em uma ação prevista para começar daqui a 60 dias na foz. “A vontade do governo é começar antes das chuvas de janeiro”, afirmou o secretário Marco Aurélio Vargas. O objetivo é permitir o fluxo normal da água quando houver chuva forte na região e evitar alagamentos.
A obra já foi autorizada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e encontra-se em processo de licitação. O valor total é de R$ 300 mil, com previsão para durar seis meses. “O principal já foi feito: a proteção das margens do rio, com o objetivo de proporcionar maior estabilidade às construções do local”, disse o secretário.
O processo de desassoreamento vai consistir na retirada de 17 mil metros cúbicos de material depositado no fundo da foz do rio, em uma área com 300 m de comprimento por 17 m de largura. A Secretaria de Meio Ambiente informou que existe um projeto que prevê local adequado para colocação desse material.
Mas a prefeitura tem mais projetos para o rio Japuíba. Em paralelo à ação de desassoreamento, há o projeto para a dragagem. “Temos um estudo completo da bacia hidrográfica da região para fazer a dragagem, ao longo de todo o percurso do rio”, informou Marco Aurélio Vargas.
Barra Mansa traça cronograma para implantação do estacionamento rotativo


Previsão é de que novo modelo seja iniciado no dia 23 de setembro


A Prefeitura de Barra Mansa, por meio do setor de Gestão de Segurança Pública, participou de uma reunião promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas, na sede da entidade na última quinta-feira, dia 02. O encontro reuniu o gestor de Segurança Pública Jefferson Mamede, o presidente da Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista) de Barra Mansa, Magno Andrade, a presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Juliana Lanes Rolim, e outros membros da diretoria das entidades para traçar um cronograma de atividades para a implantação do novo modelo do estacionamento rotativo no município.
No novo modelo, os tíquetes poderão ser adquiridos em lojas no comércio local e a fiscalização será feita por guardas municipais. Os valores não mudarão, continuando da seguinte forma: R$ 0,25 (1 a 15 min), R$ 0,50 (16 a 30 min) e R$ 1 (1 hora). Jefferson Mamede contou como foi a reunião “Nós fomos convidados pelas entidades para tentarmos resolver a questão do estacionamento rotativo e por isso traçamos um cronograma de ação. Vamos entrar em contato com os comerciantes na próxima semana para iniciar o processo”, destacou.
O cronograma prevê quatro fases: entre os dias 8 e 10 de setembro será realizado o comunicado oficial aos estabelecimento que ficam próximos às áreas onde há estacionamento rotativo para que manifestem a intenção de aderir ao novo modelo. Entre os dias 13 e 18 será o prazo para os comerciantes entregarem as cartas de adesão. Nesse primeiro momento, cem estabelecimentos serão cadastrados. Na terceira etapa, nos dias 20 e 21, será realizado um treinamento com os lojistas e no dia 22 de setembro terá início o novo estacionamento rotativo.
Trânsito será modificado para desfile cívico nos dias 5 e 7

A Coordenadoria de Transporte e Trânsito, da Secretaria de Obras, da Prefeitura Municipal de Pinheiral informa que o trânsito para veículos sofrerá modificações em função da solenidade do desfile cívico de 7 de Setembro - que este ano acontecerá nos dias 05 e 07/09.
No domingo (05/09) e na terça-feira (07/09), de 07 às 13 horas, os carros que trafegam sentido Centro, pela Rua Bulhões de Carvalho, deverão dobrar à direita na Rua Jerônimo Chaves Peixoto (antiga Rua 13 de Maio) e seguir pela Rua Helena Corrêa de Miranda.
A Coordenadoria de Transporte e Trânsito informa ainda que a passagem de nível próxima à Praça Brasil e à Rua José Breves (Terminal Rodoviário) estarão interditadas juntamente com as ruas Luis Antônio Garcia da Silveira, Eduardo Pompéia e parte da José Gomes da Silva Júnior, todas no centro da cidade, próximas à Rua Nini Cambraia – onde acontece o desfile cívico.
Coleta seletiva já atinge 100 toneladas por mês em Volta Redonda

Programa iniciado em março em todos os bairros da cidade beneficia duas cooperativas de catadores


O lixo, considerado em muitos municípios como um estorvo, tem sido uma solução para a inclusão social de várias famílias, além da preservação ambiental, em Volta Redonda. Com a implantação do programa de Coleta Seletiva no município, em março, já são recolhidas mensalmente em todos os bairros de Volta Redonda 100 toneladas de material reciclável.
O coordenador do programa de Coleta Seletiva, o assessor ambiental da SMSP (Secretaria Municipal de Serviços Públicos) Sílvio da Fonte Alves, afirmou que os resultados do programa vêm aumentando dia a dia. “Nada começa funcionando 100%. Mas a coleta seletiva melhorou muito, a evolução vem sendo gradativa e a adesão da população e a qualidade do material coletado têm aumentado muito”, apontou.
De acordo com Alves, as 100 toneladas de material reciclável coletadas por mês são divididas em três partes: um terço é destinado ao projeto Reciclar VR, outro terço para a cooperativa Folha Verde, e o terço restante tem o resultado da venda destinado para a compra das sacolas utilizadas no programa.
As sacolas podem ser obtidas no caminhão de coleta, nas associações de moradores dos bairros, ou ainda pela Linha Verde (08000 240 445). Durante a coleta, as sacolas recolhidas cheias são substituídas por sacolas vazias.
Atualmente a coleta seletiva é feita em todos os bairros de Volta Redonda, em dias e horários alternados. A agenda com o horário, dia e bairros atendidos pode ser obtida no site da prefeitura – www.portalvr.com.br.
A Coleta Seletiva funciona com quatro caminhões, dois de dia e dois à noite. Sílvio explicou ainda que a Prefeitura lançou um programa de Educação Ambiental, em parceria com a UniFoa (Centro Universitário de Volta Redonda), com uma série de palestras realizadas em escolas e empresas da cidade. As palestras podem ser agendadas pela Linha Verde (08000 240 445).
O coordenador do programa afirmou que a melhora no volume e qualidade da coleta seletiva se deve principalmente aos programas educacionais. “A melhoria da participação na coleta com certeza está vinculada aos programas de Educação Ambiental”, disse ele, apontando que alguns bairros tem tido melhores resultados que outros. “Em uns bairros o resultado é excepcional, em outros nem tanto, Mas estamos trabalhando em todos por igual”, disse.
Alves afirmou também que o objetivo é estruturar o programa ainda mais. “Volta Redonda tem potencial muito grande para desenvolver a coleta seletiva. Temos que estruturar ainda melhor a coleta, é um desafio constante”, apontou ele. Alves afirmou que novas cooperativas também podem ser criadas. “Ainda existem muitos catadores autônomos, e está acontecendo um problema: eles já sabem o dia e a hora da coleta, e estão passando nos bairros antes dos caminhões e recolhendo o material separado pelos moradores. O melhor era que eles se juntassem e fizessem novas cooperativas, o que melhoraria muito o trabalho e a renda deles”, ressaltou.
Neto anuncia reajuste na bolsa aprendizagem dos jovens da Fundação Beatriz Gama


Jovens que participam do Programa Social Educando Adolescente Assistido passarão a receber R$ 200 de bolsa aprendizagem

Jovens do programa ´Educando Adolescente Assistido` passarão a receber R$ 200
O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, se reuniu nesta sexta-feira (dia 3), na parte da manhã com cerca de 80 adolescentes da Fundação Beatriz Gama (FBG) no Auditório da Prefeitura, onde deu uma notícia surpresa para os adolescentes que participam do projeto social Programa Social Educando Adolescente Assistido, da entidade, para ingressarem no mercado de trabalho. Neto anunciou o aumento do valor da bolsa aprendizagem de R$ 130 para R$ 200. Um novo encontro com os adolescentes da FBG será realizado na parte da tarde.
O anúncio do prefeito é mais um incentivo para os cerca de 292 adolescentes que são atendidos pela entidade municipal com a concessão do incentivo da bolsa. “O reajuste é um passo importante para o incentivo a vocês, adolescentes, que fazem parte deste projeto social da Fundação Beatriz Gama. Mas vamos exigir uma contrapartida na freqüência de todos, que estaremos acompanhando. Não pode haver mais do que 10% de faltas não justificadas. Temos um orgulho muito grande desse projeto que está auxiliando a quase 300 jovens”, enfatizou Neto.
O prefeito também colocou à disposição dos adolescentes da FBG aulas de reforço escolar. Após o anúncio, o prefeito abriu o diálogo para receber perguntas dos jovens e ao final foi aplaudido pelos adolescentes do programa social da FBG.
O presidente da Fundação, Vitor Hugo Gonçalves, lembrou aos adolescentes que a bolsa aprendizagem não caracteriza salário, nem emprego, porque os jovens que atuam nas praças, zoológico, secretarias e autarquias municipais estão sendo treinados para quando chegaram ao mercado de trabalho, aos 18 anos de idade, possam desempenhar suas funções profissionais de maneira tranqüila, madura, responsável, conforme o objetivo do Programa Social Educando Adolescente Assistido.
O diretor social da FBG, Paulo Guerra, destacou na sua exposição, com base em um vídeo, que o projeto social com uma carga horária máxima de 4 horas por dia, visa a capacitação, oferecendo condições ao adolescente para quando chegar ao mercado de trabalho com 18 anos, esteja pronto para exercer uma atividade profissional. “O projeto social é mais um instrumento para aprender do que para trabalhar. Este prioriza a pontualidade, a assiduidade, responsabilidade, higiene pessoal e a convivência social. Existem critérios para entrar no programa que são as necessidades do adolescente, as necessidades da família e o adolescente tem que saber administrar o recurso financeiro que recebe. O programa existe em função da escola”, disse Guerra, citando a importância da freqüência escolar.
A gerente da divisão profissionalizante da FBG, Eugenia Cristina Rezende de Castro, disse que os adolescentes recebem um cartão de transporte com o número de passagens suficiente para não faltarem aos compromissos escolares e nas atividades que assumiram.
A direção da FBG confirmou com os estudantes a participação no desfile cívico na próxima terça-feira, 7 de Setembro, no bairro Aterrado. O objetivo é mostrar à população os programas que são desenvolvidos pela entidade, em prol dos adolescentes e seus familiares.
Coordenadoria da Mulher leva a Lei Maria da Penha aos bairros de Volta Redonda

Assuntos relacionados às mulheres – entre eles a violência doméstica – serão discutidos nos bairros

Com o objetivo de levar ao conhecimento da população a Lei Maria da Penha, a Coordenadoria da Mulher está criando o projeto “Lei Maria da Penha nos bairros”. Através dessa iniciativa o órgão pretende discutir, em diversos bairros da cidade, assuntos relacionados à mulher, como as relações de gênero, violência contra a mulher, o serviço integrado de atendimento à mulher e a recente Lei Maria da Penha.
Segundo a responsável pela Coordenadoria da Mulher, Glória Amorim, durante os encontros serão abordados assuntos como violência física, moral, patrimonial psicológica e sexual. “A violência contra a mulher é uma violação aos direitos humanos. Antes essa violência era punida apenas com o pagamento de cestas básicas e hoje o agressor pode ser preso”.
A previsão é que o projeto comece a funcionar no próximo mês. Uma equipe composta por 20 profissionais está passando por uma capacitação que deverá ser concluída no final deste mês.
O que é a lei - Conhecida como Lei Maria da Penha, a lei 11.340 foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva em 7 de agosto de 2006. A lei cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.
Dentre as várias mudanças promovidas pela lei está o aumento no rigor das punições das agressões contra a mulher quando ocorridas no âmbito doméstico ou familiar.
Formas mais conhecidas de violência – De acordo com Glória Amorim as formas mais conhecidas de violência são a psicológica (diminuição da autoestima, ameaça, constrangimento, manipulação, humilhação, entre outros); sexual (constrangimento por presenciar, manter ou participar de relação sexual não desejada, uso de força, etc.) e patrimonial ( retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais e bens e outros).
PMBM - Nota - Show Beneficente

Nesta terça-feira, dia 07, das 12 às 22 horas, a Associação de Moradores do bairro Vila Coringa (Amovic) vai promover um show beneficente no espaço do Restaurante Recanto do Batata II, no bairro Saudade. O evento será em prol do grupo Magia do Forró, que teve seus instrumentos musicais e veículo incendiados. O show conta com o apoio da Prefeitura de Barra Mansa, do Restaurante Recanto do Batata II, do Centro Empresarial Olfir Rogêdo e do Timóteo Sonorização e Eventos. Haverá muita música com diversos artistas regionais como Jô e Samuel, Peter e Alan, Cheiro de Relva, Os Milionários, Os Danados, Houston Country, Emanoel e Fabiano, Batuqueiros do Vale, Alan e Rodrigo, Tempero do Forró, Amantes do Forró, Agarra do Forró, Bailão de Dois, Paulo Cesar e Amorim, Francys e Santos e Magia do Forró.
O ingresso está sendo vendido a R$ 8,00 no Posto Nações Unidas, no bairro Ano Bom. O convite será trocado no dia do evento por uma cartela para o Festival de Prêmios, que vai acontecer às 14 horas. A classificação para o evento é de 18 anos. O Restaurante Recanto do Batata II fica no Centro Empresarial Olfir Rogêdo, na Avenida Homero Leite, nº 206. Saudade.

PMBM - Nota - Festa Ágape


Nesta segunda e terça-feira, dias 06 e 07, a Igreja Batista Independente do bairro São Carlos, na Região Leste, vai promover a 7ª Festa Ágape com dois dias de muito louvor e alegria. Parte do calendário oficial do município, a festa conta com apoio da Prefeitura de Barra Mansa. No evento, haverá barracas típicas e muita música gospel com os ministérios Ágape, Pai da Tenda e outros da região. Na segunda, dia 06, a festa começa às 13 horas e vai até às 22h30min. Já na terça-feira, dia 07, o evento será a partir das 9 horas. A expectativa é reunir mais de 900 pessoas na festa que acontece na praça da Rua João Xavier Itaboraí, próximo à Escola Municipal Joaquim Rodrigues Peixoto Júnior, no bairro Boa Vista II.
NOTA - PONTO FACULTATIVO


O Prefeito José Laerte d’Elias decretou nesta sexta-feira, dia 3, ponto facultativo nas repartições públicas municipais na próxima segunda-feira, dia 6 de outubro, em virtude do feriado da Independência, comemorado no dia 7.
A disposição não se estende, porém, aos serviços considerados essenciais.
O expediente nas repartições públicas municipais será retomado na quarta-feira, dia 8.
Defesa Civil realiza a Clínica de Remo


Evento acontece neste fim de semana, no Parque Aquático

No sábado e domingo (dias 4 e 5), das 7h às 11h, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (CMDC) promove, na piscina olímpica do Parque Aquático, na Ilha São João, uma Clínica de Remo, com a utilização de três embarcações do tipo “canoe” simples. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, major Rodrigo Ibiapina, o público poderá ter uma mostra do esporte. “O público vai conhecer a mais nova modalidade esportiva de Volta Redonda e poder praticar os movimentos em um simulador e nos próprios barcos a remo”, explicou Ibiapina.
As informações básicas sobre o esporte, bem como sobre a futura Escola Municipal de Remo, serão passadas aos participantes. A Clínica de Remo é uma parceria entre a CMDC e as secretarias de Esporte e Lazer (Smel) e de Meio Ambiente (SMMA).
Festival de teatro em Resende: Rechuan reafirma compromisso com valorização do centro histórico


Evento no Cinema Vitória prossegue neste sábado com mais 2 peças



Ao abrir oficialmente a décima edição do Festival de Teatro de Resende na noite desta quinta-feira, 02, o prefeito José Rechuan (DEM) reafirmou a valorização do Centro Histórico de Resende, especialmente a Praça Oliveira Botelho, como uma das propostas principais do seu governo. Ele parabenizou a mesa diretora da Câmara Municipal, cuja nova sede será construída no terreno onde durante muitos anos funcionou o Jornal A Lira; destacou a importância das obras de revitalização da Praça Oliveira Botelho e manifestou sua expectativa de que, durante a realização do Festival de Teatro de 2011, o Cinema Vitória já pertença à Prefeitura.
- As conversações entre a nossa administração e o proprietário do prédio do Cinema Vitória já estão bem adiantadas. Esperamos que num futuro bem próximo possamos anunciar o cinema como um patrimônio não da Prefeitura, mas de cada um dos moradores de Resende – disse Rechuan, acrescentando “o Festival de Teatro se consolida cada vez mais como um dos grandes acontecimentos do gênero na região Sul Fluminense”.
Já o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, instituição responsável pela organização do festival, André Whately, destacou a importância do apoio de várias secretárias e departamentos municipais “para que a edição deste ano se transformasse numa realidade”. Ele agradeceu ainda aos funcionários da Casa da Cultura “pelo trabalho dedicado e eficiente na realização do festival”. Segundo André Whately, “esta ação integrada da Prefeitura do evento comprovou novamente que a cultura realmente é uma das prioridades da administração do prefeito José Rechuan”.
A encenação no Cinema Vitória das peças adultas e infantis selecionadas para o festival serão realizadas até segunda-feira. As peças adultas começam às 20h30m. Já as apresentações infantis acontecem a partir das 10 horas.