terça-feira, 7 de setembro de 2010

Antonio Cardoso visita Santo Agostinho e Vila Rica


Passagem do candidato pelos bairros vem contagiando população que se faz presente


O candidato a deputado estadual pelo PR, Antônio Cardoso, esteve visitando os bairros Santo Agostinho e Vila Rica, em Volta Redonda, onde foi bem recebido pela população, que festejou sua passagem pelos bairros.
Antônio Cardoso, não é um iniciante na política, pois além de ser o fundador, é também o Presidente do partido da Repúblics em Volta redonda, onde atua há mais de 25 anos. Responsável por algumas representações na ALERJ e na Câmara Federal, ocupou Secretaria Municipal em governos do atual Prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto.
Segundo suas próprias afirmações, nos 25 anos em que está na política, o partido sempre teve uma representação de peso em Volta Redonda, citando como exemplo o atual vereador Edson Quinto, que vem desempenhando um trabalho brilhante a frente de ações e serviços em beneficio do cidadão voltarredondense e pertence a legenda.
Cardoso durante a semana continuará com a sua caminhada pelos bairros da cidade e outras cidades do estado.
Edson Quinto consegue melhoria no transporte coletivo

Melhorias para os usuários de coletivos dos bairros Santa Rita do Zarur e Santa Cruz


A eleição que definiu os novos membros para gestão de 2010 a 2014, da Associação de Moradores do Bairro Santa Rita do Zarur, já trouxe benefícios em relação aos problemas enfrentados pelos usuários de transporte coletivo nos horários de pico.
Segundo informações prestadas pelo vereador Edson Quinto, morador do bairro e ciente das grandes necessidades da população daqueles bairros, por acompanhar os problemas vividos pela comunidade, uma das reivindicações desse grupo vencedor já foi solucionada.
Desde o dia 19 de agosto, o transporte coletivo para atender os passageiros do bairro Santa Rita do Zarur, no horário de pico, já começou a funcionar.
De acordo com Quinto, os ônibus vão passar a circular do ponto da Rodoviária até a Santa Rita do Zarur, nos horários de 16:30/17:30 e 18:30 horas, através da linha 310 e com isso quem saiu ganhando também foram os moradores do bairro Santa Cruz, que terão ônibus extras nos seguintes horários: 16:50/17:40 e 18:40 horas, com a partida iniciando na mesma parada.
Edson Quinto, emocionado, declarou sua grande satisfação com o ganho para os cidadãos, e afirmou continuar trabalhando pela melhoria da população de Volta redonda, esteja ela em que bairro for.
“Estamos garantindo o respeito que o passageiro merece. É comum que nesses horários, estudantes e trabalhadores usem o transporte coletivo para retornarem às suas casas com segurança, e o meu papel é garantir isso”, reafirmou o Vereador.
Campanha de Essiomar chega a 42 municípios


Só no Grande Rio são 27 bairros que estão com o candidato


O vice-prefeito de Angra dos Reis e candidato a deputado estadual Essiomar Gomes fez campanha durante todo o sábado (3) em vários bairros do Rio de Janeiro. A agenda foi iniciada por uma caminhada em Benfica, onde Essiomar visitou o Centro de Abastecimento do Estado Guanabara (Cadeg). Depois o candidato participou de confraternizações em Irajá e Tomaz Coelho.
Essiomar destaca a importância de estar presente em vários municípios e bairros do Grande Rio.
“Sou de Angra dos Reis e vou representar a minha cidade e a minha região na Alerj. Mas não podemos esquecer que o deputado estadual deve trabalhar por todo o Rio de Janeiro. Já percorri quase a metade deste estado e quase 30 bairros da cidade do Rio porque quero conhecer suas necessidades para fazer o melhor na Alerj”, destacou Essiomar.
Lene Araújo disse que confia em Essiomar pelo seu histórico de trabalho em Angra dos Reis. “Sabemos o que Essiomar fez e tem feito em Angra. Por isso, decidimos apoiá-lo aqui na comunidade Mandela. Confiamos em seu trabalho e temos certeza que ele será um excelente deputado estadual”, comentou Lene Araújo.

Quequé dedica final de semana para corpo a corpo


O candidato a deputado estadual, Luis Carlos Santiago, Quequé Santiago (PTdoB), aproveitou o final de semana para fazer corpo a corpo em bairros de Barra Mansa. Sábado ele esteve na Vila Orlandélia e domingo na Feira da Vila Nova.
Quequé aproveitou para encontrar amigos e eleitores e disse sentir que sua campanha vem crescendo a cada dia. “Estou sentindo uma aceitação muito boa em relação a minha candidatura e em relação ao nome do Garotinho (candidato a deputado federal pelo PR, Anthony Garotinho). Todos têm feito questão de destacar a importância do Garotinho para a região e dito que eu estando com ele, votam em mim”, conta, lembrando que o PTdoB faz parte da coligação A Força do Povo.
Ainda final de semana, entre outros compromissos, Quequé participou de uma reunião em Saudade, em que estiveram presentes cerca de 20 moradores.
STF dará palavra final sobre Ficha Limpa


As interpretações divergentes entre TREs e TSE obrigará o STF dar a palavra final a respeito da sua aplicação



A aprovação da Lei da Ficha Limpa levou muitos eleitores a pensar que personagens de grandes escândalos políticos ficariam de fora das eleições de outubro, principalmente depois que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu que a lei seria aplicada a políticos com condenações anteriores a lei.
Mas de acordo com especialistas ouvidos pela reportagem a votação dos casos envolvendo fichas-suja pode levar a um resultado não esperado, o da liberação da maioria dos ficha-sujas para disputar as eleições devido às diferentes interpretações de pontos polêmicos da lei entre os tribunais.
Segundo a Lei da Ficha Limpa, candidatos que forem condenados por colegiado, que forem processados por falta de decoro parlamentar, independente de sanção ou que tenham renunciado para evitar processo de cassação podem ser incluídos na lei, que também propõe aumentar o tempo de inelegibilidade de três para oito anos, mesmo em condenações anteriores a lei.
Há divergências dentro do próprio TSE. No julgamento do primeiro recurso feito ao órgão sobre um pedido de registro eleitoral negado com base na Lei da Ficha Limpa gerou diferentes interpretações. O relator, ministro Marcelo Ribeiro, surpreendeu os demais ao votar contra a vigência da lei para as eleições deste ano, no que foi acompanhado por outros ministros.
O julgamento acabou terminando com o entendimento de que a lei prevalece já para este ano eleitoral, o que, certamente, ocasionará um recurso para o STF, uma vez que a Constituição Federal estabelece que a lei tem que ter sido editada há mais de um ano.
Em Volta Redonda, há candidato enfrentando problemas com a Justiça Eleitoral. Segundo informações colhidas pela reportagem há notícias que a candidatura de um forte e conhecido concorrente a deputado federal já teria sido barrada pelo TSE, em decisão da Ministra Carmem Lucia, a mesma que mandou subir o processo da Oposição contra o atual prefeito Antonio Francisco Neto.

Brasil terá seu próprio foguete espacial em 2014, informa governo


Propulsor servirá para colocar em órbita pequenos satélites.

Daqui a quatro anos o Brasil será capaz de lançar seu próprio foguete para colocar um satélite em órbita, segundo informações da Agência Espacial Brasileira (AEB).
O propulsor será uma versão repaginada do VLS (Veículo Lançador de Satélite), da mesma família do foguete que explodiu em Alcântara (MA) em 2003, matando 21 pessoas.
“De 2003 para cá houve uma grande revisão do projeto do VLS”, conta o diretor de política espacial e investimentos estratégicos da AEB, Himilcon Carvalho.
O primeiro teste com o VLS-1, como é chamado o foguete, está previsto para 2012, informa Carvalho. Nessa fase, serão acionados apenas os dois primeiros estágios do propulsor, que ficam na parte inferior.
Em 2013 se prevê um voo com a carga total, mas ainda experimental. “Em 2014 vamos poder colocar um satélite em órbita”, afirma.
O cronograma está atrasado. No Programa Nacional de Atividades Espaciais, formulado em 2005, o lançamento oficial do VLS-1 estava previsto para 2007.
“Muitas vezes a gente se depara com dificuldades técnicas”, conta Carvalho. Uma delas, segundo ele, é a dificuldade de comprar componentes eletrônicos do exterior, já que essas peças também podem ser usadas com fins militares, e seu mercado é restrito.
Enquanto o VLS não fica pronto, o Brasil contrata serviços no exterior para lançar seus satélites. Hoje há três equipamentos brasileiros em órbita.
Dois deles – os SCD 1 e 2 – captam informações sobre dados ambientais (nível de rios, quantidade de chuvas) de centenas de estações espalhadas pelo Brasil.
Um satélite mais avançado, chamado CBERS-2B, tira fotos do planeta e ajuda o Brasil a monitorar o desmatamento da Amazônia.
O equipamento, fabricado em parceria com a China, já é o terceiro de uma família de cinco membros – mais dois devem ser lançados até 2014.
Na fila de desenvolvimento também estão outros satélites brasileiros: o Amazônia-1, que terá uma câmera com maior ângulo de visão do que o CBERS, e o Lattes, que irá analisar partículas nocivas que vêm do espaço e atingem a terra, além de descobrir fontes de raio-x no centro da via láctea.
“Tendo o Amazonia-1 e o CBERS conseguiremos fotografar o mundo todo em três dias”, informa o coordenador de Gestão Tecnológica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Marco Antonio Chamon.
Nenhum dos satélites previstos, contudo, poderá ser carregado pela versão do VLS que ficará pronta em 2014.
Eles são muito pesados para a capacidade do foguete, que provavelmente fará seu vôo de estreia com um equipamento menor, como o satélite universitário Itasat, que está sendo planejado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Ao contrário dos EUA e da Rússia, o Brasil não tem grandes pretensões de exploração espacial, como a confecção de naves espaciais ou a construção de máquinas que explorem outros planetas, informa Carvalho.
“O grande objetivo da política espacial [brasileira] é dominar a tecnologia espacial para a solução dos grandes problemas nacionais e em benefício da sociedade brasileira”, explica.
“Quando olhamos aquecimento global, poluição, desmatamento, vemos que há uma série de questões importantes que têm impacto direto sobre a sociedade brasileira.”
Por isso, todos os satélites que planejados ou em órbita olham para a terra, e não para as estrelas. A única exceção seria o Lattes, que analisará raios-x do espaço.
Da mesma forma, o Brasil também não planeja ter astronautas. Segundo Carvalho, os experimentos científicos nacionais que precisam ser feitos no espaço serão enviados por meio de missões de outros países.
Asteroides vão passar perto da Terra


Dois asteróides, um com aproximadamente 20 metros de diametro, e outro, com aproximadamente 14 metros de diametro, em órbitas independentes, vão passar a uma distância razoavel da terra, bem próximo da Lua, na madrugada de amanhã, quarta-feira (8), informou a Agência Espacial Americana (Nasa).
Ambos os asteróides, que não trazem perigo algum para a Terra, poderão ser observados perto da maior aproximação da Terra por astrônomos amadores, que possuam telescópios amadores de alcance médio.
Segundo a Nasa nenhum desses objetos tem qualquer chance de atingir a Terra. Um asteróide, denominado '2010 RX30' passará a uma distância de 0.6 distâncias lunares da Terra, que corresponde a cerca de 154.000 milhas, ou 248 mil km, no horário internacional às 2:51 PDT ou 05:51 am EDT. O outro asteróide, de tamanho menor, denominado “2010 RF12”, vai passar a uma distância de 0,2 distâncias lunares, cerca de 49.088 milhas ou 79.000 km, poucas horas depois de 2:12 PDT (5:12:00 EDT, segundo a NASA.
O telescópio Catalina Sky Survey, instalado perto de Tucson, no Estado americano de Arizona, descobriu os dois objetos na manhã do último domingo, 5 de setembro, durante uma fiscalização de rotina dos céus.
O Minor Planet Center, em Cambridge, Massachusetts, recebeu pela primeira vez as observações a respeito de ambos os asteróides na manhã de domingo, determinando sua orbita preliminar e concluindo que ambos os objetos passariam próximo da Terra, um com órbita fora da Lua e outro, entre a Lua e a Terra, cerca de três dias após a sua descoberta.
Mascote de Picciani estréia na Zona Oeste e faz sucesso. Nome será escolhido pelo site


O candidato Jorge Picciani (PMDB) ganhou mais um reforço na sua campanha por uma vaga ao Senado Federal. Na caminhada deste sábado, 4 de setembro, em Bangu, o mascote da campanha foi apresentado pela primeira vez ao público e passou pelo crivo das cerca de oito mil pessoas que acompanharam Picciani, o prefeito Eduardo Paes (PMDB), o ministro do Trabalho Carlos Lupi (PDT), o presidente da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, Jorge Felippe (PMDB), o vereador Jairinho (PSC), o candidato a deputado federal Leonardo Picciani (PMDB), os candidatos a deputado estadual Rafael Picciani (PMDB) e Renata Frisson, a Mulher Melão (PHS), pelas ruas da Zona Oeste.
Com a cabeça e os pés feitos a partir de uma mistura de borracha com espuma, uma camisa azul clara e uma calça azul escura (marca de Picciani em sua campanha), o boneco fez sucesso entre as crianças que acompanharam a caminhada. O mascote ainda não tem um nome definido, mas uma enquete no site oficial (www.jorgepicciani.com.br) vai definir o seu nome nos próximos dias. As opções são: “Jotapê”, “Jorginho” ou “Piccianinho”.
Na rua, muitas pessoas já adiantaram seus votos. A estudante Ana Marcela Cunha, 20 anos, gosta de Jorginho. “Como é engraçadinho e chama a atenção, é até mais fácil de gravar o número do Picciani. Eu o chamaria de Jorginho”, justificou a estudante.
Prefeitura intensifica manutenção de abrigos de ônibus em BM


Até o momento, já foram recuperados 70 locais


A Prefeitura de Barra Mansa intensificou há um mês a manutenção nos abrigos dos pontos de ônibus na cidade. Até o momento, já foram recuperados 70 locais. De acordo com dados municipais, a maior parte dos abrigos são danificados por atos de vandalismo. Para se ter uma idéia, em abril deste ano, 90% dos casos eram por depredação e o restante causados pelo tempo e fatores climáticos. Atualmente, existem espalhados pela cidade 269 abrigos. Até o fim do ano, a previsão é instalar mais 31 pontos, totalizando 300.
O prefeito de Barra Mansa, Zé Renato, comenta sobre a melhoria nos pontos de ônibus e ressalta a importância de preservar o patrimônio público. “Os novos abrigos oferecem mais conforto e qualidade para a população, que pode esperar o transporte público sentada, protegida da chuva ou do sol forte. Se a população não cuida e nem ajuda a preservar um patrimônio público, quem sofre é ela mesma que usufrui destes serviços. A Prefeitura faz a sua parte em implantar e manter os novos pontos e a população em se conscientizar e manter a conservação de um bem que é para seu próprio uso”, conta o prefeito.
Segundo o coordenador da Coortran (Coordenadoria de Trânsito e Transportes), Jorge Justo, a cidade vem implantando os novos pontos de ônibus há quatro anos, em parceria com o Sindpass (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros). “Os abrigos foram implantados visando padronizar as paradas de ônibus da cidade e, ao mesmo tempo, oferecer mais conforto para os cerca de 1 milhão e 100 mil usuários de transporte público do município. Desde que intensificamos os trabalhos, já recuperamos 70 locais contando a área central e a Avenida Presidente Kennedy até a Avenida Major José Bento. Nesta semana, as equipes estão recuperando os pontos de ônibus próximo ao Parque Centenário, no Centro”, explica Jorge Justo.
A equipe da Coortran trabalha durante todo o dia na recuperação e manutenção da pintura, bancos, vidros, cobertura e iluminação dos abrigos danificados. O custo para instalação de cada unidade é de R$ 4 mil e nos reparos, contando com a mão-de-obra e os materiais utilizados, conforme os serviços necessários, são gastos uma média de R$ 1 mil. O prefeito Zé Renato acrescenta: “este investimento poderia ser aplicado em novas instalações, mas tem que ser revertido para a recuperação dos abrigos que, em sua maioria, são depredados por ações de vandalismo. É importante que a população se conscientize esses atos contra os abrigos de ônibus”, ressalta ele. Tais ações são consideradas crimes contra o patrimônio público e precisam ser denunciadas. As denúncias podem ser feitas através do telefone gratuito da Guarda Municipal 153 e da Polícia Militar que é o 190.