sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Três Toyota Hilux passam a fazer parte da frota da Defesa Civil


Através de um convênio com a Eletronuclear, no mês de agosto, a Defesa Civil do município foi contemplada com três Toyota Hilux para compor a sua frota terrestre. Agora a instituição tem 20 viaturas operacionais.


A Defesa Civil de Angra é considerada a mais bem equipada do Estado do Rio. O secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares, acha fundamental o município ter uma Defesa Civil bem equipada e preparada para atender em caso de necessidade. Para se ter essa atuação exemplar e eficiente, a instituição conta com o apoio do governo municipal, e realiza parcerias com empresas, o que têm oferecido resultados positivos que melhoram o atendimento à população. Como se sabe, o principal objetivo da Defesa Civil é a preservação do nosso maior patrimônio, a vida.
Os três carros, na cor prata, estão sendo pintados em amarelo, a cor tradicional das viaturas da instituição, e ainda adesivados. Este trabalho, como a manutenção de toda a frota, é realizado pelos funcionários da Defesa Civil, da Coordenação de Manutenção e Transporte.
Os veículos 4x4 turbo, antes de serem entregues, foram adaptados para poder desempenhar as sua funções, com cabine, giroflex, guincho e outros acessórios que possibilitam um atendimento operacional mais eficaz, pois entram em lugares de difícil acesso.
Prefeitura anuncia linha de shows para a exapicor


Entrada será franca todos os dias


A Prefeitura apresentou na noite desta quarta-feira, dia 08, a programação da 43ª EXAPICOR (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende). A cerimônia aconteceu no auditório da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) e reuniu cerca de 150 pessoas, entre empresários, comerciantes, jornalistas, patrocinadores e todos os interessados em conhecer a programação e as novidades da festa. O evento vai comemorar os 209 anos do município, no período de 24 e 29 de setembro, no Parque de Exposições. A entrada será franca para o público todos os dias.
O prefeito José Rechuan (DEM) explicou que este ano o evento, que está sendo organizado através de uma parceria da Prefeitura com a CDL, foi programado para repetir o mesmo sucesso do ano passado. Para ele, a EXAPICOR, “além de ser a festa oficial do aniversário de Resende, representa um evento importante nas áreas cultural, econômica e turística da cidade”.
- Agradeço à CDL por ter acreditado na Prefeitura e entrado como nossa parceira na realização deste evento. Manifesto ainda os meus agradecimentos aos patrocinadores. Espero ainda que o trabalho de mãos dadas entre o poder público e a iniciativa privada proporcione uma festa à altura que o povo resendense merece - salientou Rechuan, lembrando que assim como no ano passado, o tema deste ano será EXAPICOR Família.
Uma das principais atrações da festa, a linha de shows será formada pelos seguintes artistas: Show gospel com o Irmão Lázaro (sexta-feira, dia 24); cantor Alexandre Pires (sábado, dia 25); Charlie Brown Júnior (domingo, dia 26); dupla Jorge e Matheus (segunda-feira, dia 27); grupo Exalta Samba (terça-feira, dia 28); Show católico com Padre Zezinho e apresentação do cantor Elymar Santos (ambos no dia 29, às 19 e 22 horas, respectivamente).
Durante a solenidade de apresentação da programação, realizada nesta quarta-feira, um vídeo produzido pela Banana Filmes apresentou aos convidados tudo o que a Comissão Organizadora da EXAPICOR – formada por representantes da Prefeitura e da CDL – preparou para os seis dias do evento mais esperado do ano. O presidente da comissão, Carlo Renke, destacou o esforço das duas instituições visando preservar a festa como um dos grandes acontecimentos do gênero no interior fluminense.
Já a presidente da CDL, Romana Diniz Lamin, destacou a satisfação pelo fato de a entidade participar da organização do evento, “o que demonstra a valorização do segmento comercial da cidade”. Segundo ela “o comércio é o setor que mais emprega no Brasil e um comércio forte ajudará na formação de uma Resende forte”.
Prefeitura de Quatis realiza mostra da cultura hip hop

Evento terá apresentação de dança e grafiteiros


A Prefeitura de Quatis, por meio da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo realiza nesta sexta-feira, dia 10, a 1ª Mostra da Cultura Hip Hop do município. O evento tem o objetivo promover a cultura musical entre os alunos de toda a rede municipal de ensino.
Segundo a professora Paula Leite, uma das organizadoras do evento, a mostra reunirá grafiteiros, que vão se apresentar durante a noite, e é claro muita dança. “Com esse evento pretendemos proporcionar aos nossos alunos um pouco mais de conhecimento sobre a história e a cultura do hip hop”, disse ela, lembrando que esta também é uma oportunidade de reunir os pais e comunidade em geral, numa completa interação com os alunos do CIEP e de outras escolas.
Ao todo, oito grupos irão participar da Mostra da Cultura Hip Hop, sendo dois convidados: o grupo Apocalipse, de Resende; e o grupo Jabbaclows, de Quatis. Os demais são grupos inscritos e formados por alunos das escolas municipais.
O Hip Hop é uma manifestação cultural originária dos Estados Unidos. No Brasil ela surgiu na década de 80 e hoje é representada por três elementos: o Rap, que é o ritmo; a expressão musical da cultura; o grafite, representando a arte plástica, expressa por desenhos coloridos; e a dança.
Para a diretora de cultura Regina Angélica levar cultura é uma maneira eficiente de educar. Para ela, a importância desta mostra não se restringe ao momento do encontro. “Esse tipo de evento só tem a acrescentar, já que, além da troca de experiência e socialização entre escolas diversas, a organização se preocupou em proporcionar a disseminação cultural de forma organizada e direcionada” explica Regina, destacando que o Hip Hop é uma cultura importada, mas já instalada no país e que sempre desperta o interesse de crianças e adolescentes.
A mostra acontece no CIEP 492 Municipalizado Marciana Machado de Elias, número 492, no bairro Nossa Senhora do Rosário, a partir das 18 horas e está aberto para toda a comunidade.

Prefeitura realiza reparo em reservatório de água


A Prefeitura de Quatis, por meio da secretaria de Obras, informa que nesta sexta-feira, dia 10, o serviço de abastecimento de água no município será paralisado para que os responsáveis pela manutenção possam realizar reparos na bomba que adiciona água tratada no reservatório da cidade.
Segundo o diretor do departamento de Água e Esgoto Renato Aurélio Canil, é necessário que se faça este reparo na bomba. “Houve uma deficiência no reservatório de distribuição, por esse motivo resolvemos fazer esta paralisação para que possamos corrigir o defeito”, explicou Renato.
A paralisação será realizada no período entre 7 horas da manhã e 1 hora da tarde.

Comissão Reestruturar começa pesquisas


A Comissão Reestruturar começou nesta quinta-feira, 9, a realizar pesquisas com os moradores atingidos pelas chuvas do início do ano. O objetivo é saber se eles desejam o reassentamento (nova moradia) ou receber indenização. O atendimento foi feito no Centro de Estudos Ambientais (CEA), das 9h às 16h. Foram recebidos, na parte da manhã, cerca de 30 moradores, e à tarde, quase 40.
“No caso de o cidadão escolher pela nova moradia (apartamento), nós fizemos uma ficha que será anexada ao cadastro dele”, explica a supervisora Silvaneira Santos. Os moradores foram atendidos em várias mesas colocadas no salão do CEA pelos integrantes da comissão. Quem optar pelo apartamento, pode ainda escolher o novo local de moradia, de acordo com os critérios da prefeitura. “Entre o Areal, Pousada da Glória e Japuíba, o interessado escolhe, mas depende do tempo em que ele residiu na comunidade de origem”, disse a assistente social Márcia Gonzaga, do Reestruturar.
O atendimento começou pelos moradores do Morro da Carioca que tiveram suas casas demolidas. Em seguida serão recebidos os proprietários de imóveis derrubados no Morro do Bulé.
De acordo com informações da Comissão Reestruturar, quem não se interessar pelo reassentamento continuará cadastrado para, no futuro, passar para a etapa da negociação da indenização. “Nesse caso, a pessoa deverá aguardar um contato da prefeitura para prosseguir na solução do problema”, explicou Márcia Gonzaga.

Roosevelt Brasil e Picciani caminham em Barra Mansa

Fernando Jordão também esteve no corpo a corpo


O ex-prefeito de Barra Mansa e candidato a Deputado Estadual, Roosevelt Brasil, caminhou, nesta quarta-feira, 08, com o candidato ao Senado Jorge Picciani e com o candidato a Deputado Federal Fernando Jordão, em Barra Mansa. O corpo a corpo iniciou na Avenida Domingos Mariano e seguiu pela Avenida Joaquim Leite.
– Nessas caminhadas recebemos muitos apoios. É bom mantermos o contato com os eleitores e saber o que desejam de seus candidatos. Precisamos de mais investimentos em saúde, geração de emprego e renda e ensino profissionalizante gratuito – declarou Roosevelt.
Enquanto caminhava pela cidade Picciani cumprimentou os eleitores e afirmou que vai continuar ajudando a trazer mais recursos para Barra Mansa.
– Na Alerj pude ajudar o prefeito Zé Renato com investimentos como a Bom Gosto. Agora como Senador e Roosevelt como deputado estadual poderemos trazer muito mais investimentos para a região – afirmou Picciani.

Em Itatiaia, uma grande festa pelo desenvolvimento de toda região


Essiomar, Júlio Lopes e Picciani lançam candidatura com apoio do prefeito Luís Carlos Ipê


Uma reunião com a presença de quase mil pessoas, na noite de quarta-feira (8), marcou o lançamento oficial em Itatiaia das candidaturas de Essiomar Gomes a deputado estadual, Júlio Lopes a deputado federal e Jorge Picciani a senador. Com o apoio do prefeito Luís Carlos Ipê, do presidente da Câmara Municipal vereador Antônio Delfino e do presidente municipal do PP Djalma Barbosa, os candidatos pediram o voto da população de Itatiaia.
O presidente municipal do PP disse que conhece Essiomar há 20 anos, desde que ele entrou no partido e acredita que ele seja o melhor representante na Alerj não só para Itatiaia, mas para todo o estado do Rio de Janeiro.
“Fiel ao PP, Essiomar também será na Alerj fiel aos seus eleitores. Ele é um homem íntegro e por isso será um representante legítimo que vai trabalhar pelo desenvolvimento dos municípios do estado do Rio”, disse Djalma.
O prefeito de Itatiaia, que também é do PP, disse que não há como não apoiar Essiomar. “Temos que apoiar quem realmente tem compromisso, tem projetos e tem condições de nos representar na Alerj pelo desenvolvimento”, declarou Ipê.
Como parceiro de partido, Júlio Lopes, vem declarando seu apoio a Essiomar em todas as cidades que lança sua candidatura. “Falar de Essiomar é fácil porque ele tem trabalho para mostrar. Ao longo de sua trajetória, Essiomar sempre esteve empenhado em buscar mais incentivos ao comércio, à geração de emprego e à capacitação profissional. Estamos juntos pelo Rio de Janeiro”, falou Júlio Lopes.
Jorge Picciani disse ter certeza que Essiomar está pronto para assumir sua cadeira na Alerj. “Não tenho dúvida que Essiomar será deputado estadual e será um excelente representante de todo o estado. Eu conheço Essiomar, confio Essiomar e peço voto para Essiomar porque será importante nossa união. Essiomar tem a confiança do governador Sérgio Cabral, tem a minha amizade e vamos fortalecer o Rio de Janeiro”, assegurou Picciani.
Já Essiomar, pediu voto para Picciani para que o Rio tenha mais um senador para lutar pelos royalties e pelo desenvolvimento do estado. “Precisamos ter mais um senador comprometido com o nosso estado. Ao lado de Francisco Dornelles, Jorge Picciani será nossa voz no senado. Ele é um parceiro do governador Sérgio Cabral. Isso é muito importante porque estamos falando de um grupo que deseja e trabalha para o fortalecimento do estado”, comentou Essiomar.
Entre os quase mil presentes, estiveram diversas lideranças políticas como vereadores, secretários, presidentes de associações de moradores e muitos outros apoiando Essiomar, Júlio Lopes e Picciani.

Filme “Nosso lar” registra a melhor bilheteria na estreia desde os anos 90


No primeiro fim de semana, título faturou R$ 6,2 milhões. Cerca de 580 mil pessoas assistiram ao filme em todo o país.


O filme ‘Nosso lar’, longa-metragem inspirado no livro homônimo de Chico Xavier, registrou a melhor estreia de um filme brasileiro desde o renascimento do cinema nacional nos anos 90.
Entre sexta-feira (3) e domingo (5), faturou R$ 6,2 milhões e foi visto por 580 mil pessoas. Em termos de bilheteria, já é a melhor estreia de filmes no cinema nacional.
Em termos de público, é a segunda melhor. Só perde para outro filme inspirado em Chico Xavier, justamente a biografia do medium, que estreou em abril.
“Nosso Lar” é uma adaptação do livro de mesmo nome psicografado por Chico Xavier em 1944.
Maior clássico da literatura espírita nacional, o romance - que acabou virando série - é contado sob o ponto de vista do espírito André Luiz, que, como um repórter, transmite suas impressões sobre o mundo espiritual pós-vida para o mediu Francisco Cândido Xavier.
O longa escrito e dirigido Wagner de Assis, baseado no livro homônimo psicografado por Chico Xavier, tem sessões extras durante toda a semana para atender ao grande número de pessoas interessadas em assisti-lo.
A Rede CineShow, que tem cinemas nas cidades de Volta Redonda, Barra Mansa e Resende, informa aos cinéfilos que quiserem assistir ao filme que a programação inclui sessões durante o dia todo, conforme horários a seguir:
Em Volta Redonda, as sessões serão na Sala 2, do SiderShopping, nos seguintes horários: 14:15h, 16:30h, 18:45 e 21h, de sábado a terça-feira e 16:10, 18:45 e 21h, na sexta, quarta e quinta-feira.
Em Barra Mansa as sessões acontecerão na Sala 1, do FIGORELLI SHOPPING, localizado na Av. Joaquim Leite, 577, 3º piso, Centro, nos seguintes horários: 14:15h, 16:30h, 18:45 e 21h, de sábado a terça-feira e 16:10, 18:45 e 21h, na sexta, quarta e quinta-feira.
Já em Resende as sessões serão realizadas na Sala 1, do RESENDE SHOPPING, localizado na Av. Saturnino Braga, 369 sala 214, Centro, nos seguintes horários: 14:15h, 16:30h, 18:45 e 21h, de sábado a terça-feira e 16:10, 18:45 e 21h, na sexta, quarta e quinta-feira.
Com um custo inicial de R$ 10 milhões - especula-se que a verba pode chegar a R$ 30 milhões, a superprodução narra a trajetória do médico André Luiz, interpretado pelo ator Renato Prieto, que, depois de morrer, acorda em outro plano e passa pelo umbral, na definição espírita, que seria o mesmo que o purgatório, para os católicos e uma espécie de limbo, para os evangélicos.
Na sequência, é resgatado por um grupo de tarefeiros espirituais e vai parar na cidade espiritual chamada “Nosso Lar”.
No filme a cidade foi criada em computação gráfica por uma equipe de 100 profissionais no Canadá, onde a pós-produção levou um ano para ser finalizada.
Apesar do clima futurista, em que os espíritos se locomovem por transporte aéreo, o filme é ambientado nos anos 40.
“Há uma cena em que um dos personagens diz que, em alguns anos, espíritos de engenheiros iriam reencarnar e criar tudo aquilo”, explica a produtora Iafa Britz.
Para dar um toque hollywoodiano, os idealizadores contrataram o diretor de fotografia Ueli Steiger, o mesmo de ‘O Dia Depois de Amanhã’, Philip Glass, que assina a trilha sonora de filmes como ‘O Sonho de Cassandra’, de Woody Allen, e a Orquestra Sinfônica Brasileira.
Assim como no longa espírita ‘Chico Xavier’, ‘Nosso Lar’ também teve suas histórias sobrenaturais no set. Rodrigo Santos, intérprete do enfermeiro e guardião Tobias, percebeu uma manifestação de outra esfera. “Quando fui rodar uma cena, havia uma borboleta perto de mim. A cada vez que o diretor dizia ‘ação’, ela voava. E a borboleta é uma das representações de Iansã (orixá dos ventos), que controla o mundo dos mortos”, revela o ator, que já foi espírita e hoje é adepto do candomblé. Além disso, no término das filmagens, o espírito do médico André Luiz mandou uma carta psicografada, dizendo que o filme foi “um acontecimento necessário na vida” de cada um da equipe.
Triangulo amoroso dará o tom em Araguaia


Estela (Cleo Pires), que amava Solano (Murilo Rosa), que amava Manuela (Milena Toscano).


Esse é o triângulo central da novela Araguaia, a próxima novela das seis. E se depender dos mocinhos da trama, a sintonia será imediata. Na pele do domador de cavalos, Murilo não podia estar mais feliz e à vontade.
“Está sendo um sonho fazer essa novela. Sou nascido em Brasília e conheço a região toda. Araguaia é um nome importante que remete ao Pantanal, é um nome forte. Nós ficamos 40 dias gravando por lá, conheci os índios e até nadei próximo a jacarés. Quando recebi a sinopse fiquei muito feliz. Esse é o terceiro trabalho que faço com o Negrão. O Solano é um típico herói romântico, mas com humor, ironia. Tem uma maldição que segue a família. A personagem da Cleo é encarregada dessa missão, mas eles vão se apaixonar. O problema é que ele vai se apaixonar também pela Manuela”.
Milena Toscano não conhecia o famoso rio que serve de cenário para a trama mas parece segura e à vontade no papel da veterinária.
“Além de ser a minha primeira protagonista é também a minha primeira vez no Araguaia, que ainda é um lugar muito selvagem. Quando vi a chamada na TV quase infartei por que é sinal de que está tudo virando verdade. Mas não estou preocupada com a cobrança ou com críticas por que isso é bom para o trabalho e eu estou bem assessorada pela direção do Marquinhos, então, acho que vai rolar bem”, conta a atriz.
Lima Duarte e Regina Duarte estarão juntos em Araguaia


A participação da atriz será bem rápida mas marcante para a trama de Araguaia.


A atriz irá dar vida à Antoninha, a matriarca da família de Solano (Murilo Rosa).
"A personagem é o passado daquela família. Ela está à beira da morte e muito fragilizada", conta Regina, antes de elogiar o trabalho com Marcos Schechtman.
"Quando ele me chamou, eu aceitei. Não queria nem saber o que era. Eu encarei o papel como um exercício de criação de tipo de uma mulher 10 anos mais velha do que eu. Você tem que se jogar. Foi um desafio. Eu tive que emagrecer dois quilos para a minha pele ficar mais flácida para o envelhecimento da personagem. Além disso, usei a peruca branca para compor a imagem de matriarca".
Antoninha é o grande amor não correspondido de Max, personagem de Lima de Duarte.
"O Max é um personagem que é louco de amor. Ele foi apaixonado por uma mulher, que é a Antonia, e essa mulher se apaixonou por outro. Ele cometeu alguns erros por causa desse amor não correspondido. A mulher não quis saber dele e ele enlouqueceu", conta o ator que explica ainda que seu personagem, um gaúcho, presta homenagem a um grande amigo seu. "Eu estou prestando uma homenagem a um amigo meu, já falecido, o gaúcho Barbosa Lessa. É um amigo que me ensinou muito sobre a psicologia gauchesca, sobre as palavras gaúchas, era um amigo muito querido".
Araguaia será a próxima novela da Globo


A novela Araguaia, do autor Walter Negrão, que deverá substituir Escrito nas Estrelas, na Rede Globo, tem estreia prevista para o próximo dia 27 de setembro, às l8h.


Da mesma forma que Escrito nas Estrelas, o novo folhetim também se passará nos dias atuais. No elenco da novela Araguaia, atores como Murilo Rosa, Milena Toscano, Thiago Fragoso e Cléo Pires estão confirmados e foram apresentados em festa realizada esta semana no Rio de janeiro.
Em Araguaia, será contada a história de uma pequena cidade construída à beira do Rio Araguaia (origem do nome da novela), e a luta de um jovem rapaz chamado Solano, um gaúcho, domador de cavalos, um herói romântico que vive de fazenda em fazenda, mas que retorna à região do Araguaia após a morte de sua avó.
Segundo a lenda contada, essa cidade era uma aldeia indígena antiga, por isso muitas coisas devem acontecer envolvendo os novos moradores desse lugar. Sendo assim, além de enfrentar forças ocultas tentando vencer uma maldição lançada por um xamã, o mocinho de Araguaia fará de tudo para conquistar um amor impossível e lutar pela justiça social.
Já a mocinha da novela Araguaia, Manuela, vivida pela atriz Milena Toscano, será uma menina de personalidade forte, determinada, com grande senso familiar e um temperamento quente, que farão dessa personagem uma mocinha bem diferentes das demais feita nos moldes antigos.
Apesar de ainda não ter nada confirmado, algumas cidades já foram cotadas para receberem o elenco de Araguaia, são elas: Santa Terezinha, São Felix do Araguaia ou Luciara.
O diretor geral cotado para a trama, Marcos Paulo, deverá definir o local exato das gravações juntamente com a sua equipe, que conta com dois grandes roteiristas da emissora, Jackie Vellego e Renato Modesto.
De acordo com Walter Negrão, a nova novela, mostrará um Araguaia rico, totalmente diferente, que mistura modernidade e tradição, além de mostrar o turismo e o ruralismo da região.
Volta Redonda do Rock promete sacudir a Ilha São João neste final de semana


Evento terá concurso de bandas locais e shows com Charlie Brown Jr.,Pitty e NX Zero


Será neste fim de semana, nos dias 10, 11 e 12 de setembro (sexta-feira, sábado e domingo), o Volta Redonda do Rock 5, na Ilha São João. E a nova edição do evento traz novidades em relação às anteriores. A primeira delas diz respeito às bandas convidadas, que foram escolhidas através de votação no site da prefeitura (www.portalvr.com). “Recebemos muitos pedidos para trazer esse ou aquele artistas. Diante disso, resolvemos democratizar ao máximo dando aos roqueiros a opção do voto sem nomes pré-determinados”, explicou o secretário municipal de Cultura, Moacir Carvalho de Castro Filho, o Moa.
Outra novidade é que o Volta Redonda do Rock 5 será uma oportunidade para as bandas locais mostrarem seu valor através de premiações, sendo que a primeira e segunda melhores colocadas irão ganhar a gravação de CD e DVD com mil cópias, e CD com mil cópias, respectivamente. Haverá ainda entrega de troféu destaque para os melhores vocalista, guitarrista, baixista, tecladista, baterista e apelo popular.
O festival terá início às 18 horas desta sexta-feira (dia 10), com apresentações das bandas Inabitual; Dancing Flame; ReVolt; MetalThorn; Dreemon; Mavericks; Mavas; Eat Meat At The Pork Shop; Zé Oito e Versos do Tempo. No palco principal haverá show de Charlie Brown Jr.
Os shows de sábado (dia 11) começarão às 16 horas, com as seguintes bandas: Judgement; DFront S.A.; Scream Loud; Eu Lutei Em Uma Guerra; Megaphony; Conto Dayoko; LPK; FK7; Blushy e Dispare. A noite será fechada com show da roqueira Pitty.
No domingo (dia 12), último dia do evento, se apresentarãoi as bandas locais D’Hanks; Insanecide; Chevi 89; Benvindo; Next 44; Ismagero; Miami Bros e A 1000 To. Para encerrar o Volta Redonda do Rock 5 haverá show com a banda NX Zero. A entrada para os shows do Volta Redonda do Rock 5 é 1 litro de leite em caixinha.
Mais um fim de semana de festas em Piraí


Cavalgada da Independência terá rodeios e show de Rio Negro e Solimões

Piraí está confirmando, mais uma vez, sua fama de cidade festeira. Depois do Festival de Música Popular (FEMUPI), no final de agosto, que trouxe Geraldo Azevedo e Moraes Moreira, e da Folk Festa, no feriadão da semana passada, com shows de Molejo e Fábio Júnior, agora é a vez da tradicional Cavalgada da Independência, um dos mais tradicionais eventos do gênero, que movimentará o distrito de Arrozal durante todo o próximo fim de semana (10 a 12 de setembro), com realização de vários shows, entre eles da dupla Rio Negro e Solimões, rodeios diariamente e a cavalgada, que reúne milhares de cavaleiros e amazonas da região, em percurso pela famosa Trilha da Independência, que era usada por Dom Pedro nas viagens a esta região.
A programação 21ª Cavalgada da Independência, inteiramente de graça, será aberta nesta sexta-feira, 10 de setembro, com a realização do desfile das candidatas ao concurso Rainha da Cavalgada, a partir das 19h. Em seguida, haverá apresentação da companhia de rodeio Marca 70 e, fechando a noite, baile-show com Os Danados.
No sábado, a movimentação começa também às 19h, na arena do rodeio, com a premiação da rainha, da princesa e da miss simpatia da Cavalgada. A seguir nova apresentação de rodeio e finalizando, a partir das 23h, baile-show com o grupo Pé Quente.
O ponto alto da programação acontece no domingo, com a realização da Cavalgada, que terá partida às 10h30, após execução do Hino Nacional, para percorrer a trilha da Independência. O percurso é estimado em uma hora e meia e após a chegada haverá premiação dos cavaleiros e amazonas com melhor traje típico e da charrete mais equipada. Logo em seguida, por volta das 13 horas, haverá baile-show com Os Canarinhos e Concurso de Cavalo Marchador. A final do rodeio será às 20h e logo a seguir o show da dupla Rio Negro e Solimões.
Os organizadores esperam mais de mil participantes na cavalgada, que a cada ano atrai cavaleiros e amazonas das mais variadas cidades de várias cidades da região. A Cavalgada da Independência é realizada pela Prefeitura de Piraí e do Clube do Cavalo de Arrozal, com patrocínio do Governo do Estado (Lei de Incentivo à Cultura) e da cerveja Skol.

Piraí Fest vem aí

Depois da Cavalgada da Independência, o calendário turístico da Prefeitura de Piraí prevê a 9ª edição do Piraí Fest, um dos maiores festivais culturais e gastronômicos do Estado, que será realizado de 14 a 17 de outubro, coincidindo com o aniversário do município.
A abertura, segundo informações do Secretário de Esporte e Lazer, Dimitrius Vidal, será no dia 14, com a tradicional Noite Gospel, no Parque de Eventos da cidade, onde serão realizados os shows do grupo Sorriso Maroto (dia 15) e Lulu Santos (dia 16), entre outros.
A programação do Piraí Fest será desenvolvida em outros quatro pólos. A Casa de Visitas da Light, em Ribeirão das Lajes, sediará os jantares especiais preparados pelos renomados chefs Tereza Paim e Thiago Castanho (no dia 14) e o português Vitor Sobral (no dia 15). Nas Praças da Preguiça, da Prefeitura e de Santana, no Centro da cidade, haverá degustação gastronômica de produtos típicos do município, como tilápia e macadâmia; concursos e aulas de culinária, também com a presença de chefs renomados, e shows de grupos Casuarina, Samba Urbano, Funk’n Lata, MPB-4, Orquestra Sinfônica e bandas regionais, além de mostras de arte, teatro e dança..
Lentidão da justiça pode salvar Antônio Francisco Neto


Prefeito de Volta Redonda se apóia na morosidade da Justiça brasileira para afirmar que se manterá no cargo até o fim

A decisão da ministra Carmem Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), proferida no último dia 18 de agosto, acolhendo os argumentos formulados pela Oposição, no agravo interposto contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), que impediu a subida do Recurso Especial, este contra a decisão da maioria do referido Tribunal, que entendera em manter a absolvição do prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, caiu como uma bomba no meio político da cidade.
Tanto o prefeito, como sua assessoria, não esperava pela decisão, e ao saberem da mesma através da reportagem, se surpreenderam.
“Que decisão é essa? Em que processo?”, indagou surpreso o eficiente Secretário de Comunicação da Prefeitura de Volta Redonda, Ricardo Balarini, que ao receber a informação de que se tratava do processo que pedia a cassação do prefeito, completou “Esse processo está arquivado”.
Realmente o processo estava arquivado, porém, a decisão da ministra Carmem Lucia, provocou sua movimentação e agora, o julgamento realizado pelo TRE-RJ, no qual a maioria dos seus desembargadores havia entendido em absolver o prefeito Antonio Francisco Neto da acusação de compra ilícita de votos, em conluio com o então vereador eleito, Marcelo Amorim, vai ser revisto.
Nesse mesmo processo, Marcelinho teve o seu mandato de vereador cassado, além de ter sido considerado inelegível pelo período de três anos pela Justiça Eleitoral, em razão da sua participação no episódio da “compra de votos”, ocorrida no bairro Nova Primavera, durante a realização da última eleição para vereadores na Cidade do Aço.
Se o prefeito Antonio Francisco Neto for cassado pelo TSE, uma nova eleição será realizada em Volta Redonda, nos mesmos moldes da que será realizada em Valença e Campos, onde os prefeitos também foram cassados pela Justiça Eleitoral.
A assessoria do prefeito Antonio Francisco Neto não quis se manifestar sobre a questão, somente afirmando que os recursos, quando cabíveis, serão interpostos, procurando demonstrar apenas a verdade do ocorrido.
Segundo um integrante da administração municipal, com acesso a assessoria do prefeito Antonio Francisco Neto, e que pediu para não ser identificado, a estratégia a ser adotada a partir de agora será a de atrasar ao máximo o conhecimento do processo por parte do TSE, evitando desse modo que o julgamento do mérito aconteça imediatamente.
Já o advogado da Oposição, José Renato Duarte, afirmou que logo depois das eleições irá ao TSE, em Brasília, em busca de uma agilização no julgamento do processo.
“Como estamos em período eleitoral e essa matéria tem preferência legal, o TSE, mesmo recebendo o Recurso especial, não irá julgá-lo agora. Por essa razão pretendo, logo após as eleições, ir a Brasília, onde procurarei agilizar a colocação do processo na pauta de julgamento”, afirmou o advogado.
A estratégia do prefeito Antonio Francisco Neto em ganhar tempo e se valer, principalmente, da reconhecida morosidade do Judiciário, situação que lhe permitiria, numa interpretação favorável, terminar o seu governo frente a Prefeitura de Volta Redonda, poderá não dar certo, caso o advogada da oposição consiga o seu intento de agilizar a colocação do processo em julgamento.
O advogado de Volta Redonda, Reginaldo Araújo, acostumado a lidar com processos eleitorais, consultado pela reportagem a respeito do assunto, afirmou que se verdadeira a estratégia do prefeito, ela, além de perigosa, seria complicada de ser colocada em prática, levando-se em consideração que o TSE está agilizando cada vez mais os julgamentos dos recursos que lá chegam e que já foi época em que processos permaneciam parados por muito tempo no tribunal.
Reginaldo esclareceu, ainda, que a interposição de recursos temerários, além de outras medidas que visem procrastinar o andamento do processo, é repudiada pelos Tribunais, tendo previsão legal para ser combatida com a penalização do infrator.
“Na verdade, a própria Justiça contribui para esse tipo de pensamento, pois ela é realmente lenta e será capaz de permitir que o atual prefeito termine seu mandato sem que o julgamento ocorra, ainda, sem que seja necessário movimentar qualquer recurso ou expediente para atrasar o andamento do feito”, afirmou Araújo.
“A própria Justiça por si só já atrasa o andamento do processo, sem que ninguém seja obrigado a mover uma palha para obtenção desse intento”, arrematou, concluindo “Onde já se viu um processo, onde se discute a prática do ilícito da compra de votos, demorar mais de dois anos para ser julgado?”.
O prefeito Antonio Francisco Neto venceu com maioria esmagadora dos votos, porém, uma simples fita de vídeo poderá ser o motivo da sua cassação, da mesma forma que fora o motivo da cassação do vereador eleito Marcelo Amorim.
Essa mesma fita, que registrou imagens do candidato a vereador Amorim “pedindo” votos em troca de terrenos, também registrou o então candidato a prefeito Antonio Neto “pedindo” votos para o vereador cassado, quando afirmou que se fossem eleitos o projeto de Marcelo Amorim, relativo aos terrenos no bairro Nova Primavera, seria implementado.
Marcelo foi cassado, Neto não, situação que poderá ser modificada agora com um novo julgamento do episódio pelos integrantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em data a ser definida.