sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Mãe de santo é condenada a 10 anos de prisão

A mãe de santo Jacira das Graças Moreira foi condenada a dez anos de prisão, em regime fechado, por ter causado um incêndio que resultou na morte de três pessoas e feriu outras dez.

O crime ocorreu na noite do dia 7 de setembro de 1999, em um centro espiritualista de Campinho, na Zona Norte do Rio.
A decisão é da 8ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). A mãe de santo pode recorrer da decisão no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Alegando estar incorporada por uma entidade, a mãe de santo determinou que os participantes da cerimônia jogassem garrafas de álcool numa panela com fogo.
Aqueles que não quiseram obedecê-la tiveram as garrafas retiradas das mãos e lançadas às chamas pela própria Jacira.
O ritual, que tinha o objetivo de evitar a morte de um filho de santo, resultou num incêndio de grandes proporções.
De acordo com a sentença, a mãe de santo alegou que estava incorporada pela entidade “Padilha”, e que, por esta razão, determinou que os participantes da cerimônia da qual ela fazia parte, jogassem garrafas de álcool numa panela com fogo.
Ainda de acordo com a sentença, as pessoas que não quiseram obedecê-la tiveram as garrafas retiradas das mãos e jogadas ao fogo pela própria mãe de santo. O ritual – que, segundo a sentença, tinha o objetivo de evitar a morte de um filho de santo – resultou num incêndio de grandes proporções.
Para a desembargadora e relatora do processo, Suely Lopes, apesar de a mãe de santo ter colocado a culpa na entidade, a consequência do fato foi muito grave.
"Apesar da tentativa da ora apelante em colocar a culpa na entidade “Padilha”, a prova carreada aos autos não deixa dúvidas quanto à prática dos crimes a ela imputados, e não há que se falar em absolvição", disse a desembargadora.
"Da mesma forma incabível a desclassificação do delito para a forma culposa. Como se depreende da prova testemunhal, a ora apelante pediu aos frequentadores do centro que levassem as garrafas de álcool, determinando durante a sessão que jogassem seus conteúdos no fogo, e como se recusassem, ela própria arrancou as garrafas de suas mãos e lançou-as às chamas", concluiu.
A mãe de santo já havia sido condenada pela 2ª Vara Criminal de Madureira em novembro de 2009.

Justiça anula licitação de franquias


Correios vão ter que refazer a licitação para renovação de contratos de todas as agências de franqueadas


A Justiça Federal de Brasília determinou que os Correios republiquem o edital de licitação de agências franqueadas.
Com essa decisão, todo o processo licitatório terá que ser retomado do zero e não deverá haver tempo hábil para que os novos contratos sejam assinados até 10 de novembro.
Nesta data estarão vencendo as concessões de quase 1.500 agências franqueadas em todo o Brasil, o que pode provocar um "apagão postal".
As franquias respondem por 40% do faturamento dos Correios e movimentam anualmente mais de R$ 4 bilhões.
A decisão de republicação do edital foi tomada pelo Juízo da 4ª Vara Federal de Brasília em favor de uma ação conjunta de todos os franqueados, representados pela Associação Brasileira de Franquias Postais.
A Abrapost já havia ingressado com outras medidas judiciais objetivando impedir que seus associados fossem obrigados a participar das licitações que seriam realizadas pelos Correios, objetivando a renovação dos contratos de franquias até então existentes, porém, não conseguiu até o momento nenhuma decisão favorável.
Os Correios, quando promove a abertura de uma Agência Franqueada, além da licitação pública que tem que realizar, inclusive com a indicação dos locais onde pretende instalar a agência, cidade e outras exigências legais, também se torna obrigado a firmar um contrato por prazo determinado e, com isso, a cada renovação uma nova licitação há de ser realizada, situação que não vinha ocorrendo há mais de quinze anos.

Smac abre inscrições para seleção de de monitores bolsistas


Selecionados participarão do programa Telecentros.BR, parceria com o Governo Federal

A Prefeitura Municipal de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), em parceria com o Colegiado de Ministérios da Comunicação, da Ciência e Tecnologia e do Ministério do Planejamento, lança o Edital para Seleção de 50 (Cinqüenta) Monitores Bolsistas para atuação no Programa Telecentros.BR. As inscrições terminam no dia 15 de outubro.
A seleção faz parte do programa que irá trazer para Volta Redonda vinte e cinco kits completos que incluem computadores, acesso à Internet banda larga, mobiliário e bolsistas monitores para os Cras (Centro de Referência em Assistência Social)
Em Volta Redonda, os Cras.Net abrirão as portas para a comunidade em que estão inseridos, levando acesso à informação, novas tecnologias, navegação livre e assistida, auxílio nos trabalhos escolares, colaboração na construção de currículos, pesquisas acadêmicas e muitos outros benefícios.
O município foi uma das 63 cidades do Brasil a terem seu projeto Cras.Net de implantação de telecentros aprovado. Ao todo, mais de mil cidades apresentaram projetos. Já a partir de setembro, os Cras passarão a receber estes equipamentos, e 50 jovens, com idades que variam entre 16 e 29 anos, farão um curso de formação e capacitação de monitores, oferecido pela Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital.
O curso é gratuito, dura doze meses e será realizado on line. Os futuros monitores, bolsistas do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), receberão bolsa de R$ 241 mensais. Além da bolsa, o candidato que conseguir a vaga certamente dará um grande salto na valorização de seu currículo, fato que pode influenciar muito na construção de sua carreira.

Guarda Mirim participa da Semana Nacional do Trânsito


Agentes mirins participarão de demonstração do uso de cinto de segurança e cadeirinha, nas tendas do ‘Abraço da Vida’


A Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro, contará com a participação ativa dos 40 guardas mirins de Volta Redonda, atuando em diversos pontos da cidade, divididos nos turnos da manhã e tarde. Em uma tenda itinerante, que será montada sempre em locais de grande circulação, as pessoas receberão informações – com o uso de bonecos para as demonstrações - sobre o uso correto das cadeirinhas e dos equipamentos de segurança. Haverá, ainda, um banco automotivo com as cadeirinhas e o cinto de segurança de três pontos, para demonstração e aprendizado.
Isso porque o tema da Semana Nacional de Trânsito deste ano, em nível nacional, é “Cadeirinha e o Cinto de Segurança”. Na tenda itinerante “Abraço da Vida”, que simboliza a importância do cinto de segurança e da cadeirinha, serão passados também vídeos educativos de diversas situações envolvendo a utilização dos dispositivos de segurança, além da entrega de panfletos explicativos sobre a lei. Aqueles que assistirem às exibições ganharão uma bolsa ecológica.
GUARDA MIRIM - O projeto Guarda Mirim foi criado em 2009, em uma parceria entre a Prefeitura de Volta Redonda e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça. A Guarda Mirim é composta de 50 alunos do 7º ano da Rede Municipal de Ensino, até 13 anos.
Durante três dias na semana as 50 crianças têm aulas na sede da Guarda Municipal, na Ilha São João, completando 280 horas/aula, aprendendo sobre assuntos diversos. Além disso, faz parte da grade curricular visitas a vários locais, como o Zoológico, a Fundação Beatriz Gama e a Fazenda Santa Cecília do Ingá.

Mambuarte na Vila Histórica de Mambucaba


Música, teatro, oficinas de pandeiro e capoeira vão movimentar o evento de 17 a 18

A grande pedida cultural do fim de semana em Angra é o projeto Mambuarte, na Vila Histórica de Mambucaba, promovido pela associação de moradores da comunidade com apoio da Fundação Cultural de Angra (Cultuar). O projeto, que esbanja programação cultural, nasceu em 1996 e vem se firmando no cenário artístico da cidade como mais uma importante forma de expressão cultural da comunidade.
O projeto, que acontecerá nas tardes e noites de sexta-feira, sábado e domingo, apresentará música, exposição de artesanato, teatro e dança. Um dos pontos mais ricos do evento é o da apresentação do grupo local de jongo (expressão de dança da cultura afro-brasileira).
A Cultuar apoia o evento com estrutura de palco e som e com atrações variadas como as bandas Quarteto Panamá (chorinho), Switch Brother (rock), Forró Sereno, Unixote Forró, Delta Blues e Inspirasamba. O palco também será movimentado pela voz e violão de Marcus Russoni, Almir Lima e Nízio Lopes. Boas novidades oferecidas pelo Mambuarte , neste ano, serão as oficinas de pandeiro, capoeira e de maculelê; e apresentação de frevo e maracatu.

Mambuarte na Vila Histórica de Mambucaba


Música, teatro, oficinas de pandeiro e capoeira vão movimentar o evento de 17 a 18

A grande pedida cultural do fim de semana em Angra é o projeto Mambuarte, na Vila Histórica de Mambucaba, promovido pela associação de moradores da comunidade com apoio da Fundação Cultural de Angra (Cultuar). O projeto, que esbanja programação cultural, nasceu em 1996 e vem se firmando no cenário artístico da cidade como mais uma importante forma de expressão cultural da comunidade.
O projeto, que acontecerá nas tardes e noites de sexta-feira, sábado e domingo, apresentará música, exposição de artesanato, teatro e dança. Um dos pontos mais ricos do evento é o da apresentação do grupo local de jongo (expressão de dança da cultura afro-brasileira).
A Cultuar apoia o evento com estrutura de palco e som e com atrações variadas como as bandas Quarteto Panamá (chorinho), Switch Brother (rock), Forró Sereno, Unixote Forró, Delta Blues e Inspirasamba. O palco também será movimentado pela voz e violão de Marcus Russoni, Almir Lima e Nízio Lopes. Boas novidades oferecidas pelo Mambuarte , neste ano, serão as oficinas de pandeiro, capoeira e de maculelê; e apresentação de frevo e maracatu.

Coleta Seletiva reforça projetos de reciclagem


Aumento do volume coletado para 100 toneladas beneficia cooperativas de catadores


Os resultados da Coleta Seletiva em Volta Redonda – projeto da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP) - onde já estão sendo coletadas 100 toneladas de material reciclável por mês, está ajudando as cooperativas de catadores da cidade, entre elas o projeto Reciclar VR, da Secretaria Municipal de Ação Social (Smac), que atualmente atende a 70 famílias. Antes da coleta seletiva, o Reciclar VR recebia cerca de 25 toneladas de material por mês, enquanto recebe agora 60 toneladas.

De acordo com a Diretora do Departamento de Proteção Especial da Smac, Denise Alves de Carvalho, o projeto Reciclar VR, foi lançado em 2001 para abrigar a Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos. “Inicialmente eram apenas dez catadores e hoje contamos com 70 pessoas que realizam o serviço de separação, triagem e prensagem do material. Desse total, 60 são cooperados e 10 autônomos”.

O Reciclar VR realiza também um projeto de conscientização nas escolas da rede municipal de ensino: o Aprendendo a Reciclar. O projeto é desenvolvido em 24 escolas municipais, que fazem a seleção dos resíduos recicláveis (papel, pet e latas de alumínio), que serão depois recolhidos pela cooperativa de catadores, responsável pela comercialização do material.

Para viabilizar o projeto, cada escola recebeu sacolas que facilitam o trabalho de captação do material recolhido pelos alunos para reciclagem.

MELHORIAS NA SEDE – Para atender o aumento da demanda, a sede do Reciclar VR está recebendo várias melhorias. A primeira delas foi a construção de um muro de contenção próximo ao local onde o material é armazenado. Com as chuvas do início do ano, houve um pequeno deslizamento de terra, e muito material foi perdido. A construção do muro resolve este problema.

Já o pátio onde fica armazenado o material que será reciclado está sendo ampliado em mais 260 metros, o que irá garantir que o material não sofra danos causados pela chuva ou sol. Além disso, será construído no local um silo que facilitará a separação do material e a realização do trabalho. As duas obras estão orçadas em R$ 42 mil.

Outro benefício é a compra de um triturador de papel que, além de gerar uma vaga de trabalho, servirá para agilizar este tipo de serviço.

Chamada Escolar 2010 encerra nesta sexta-feira (dia 17)


Convocação é para creches, pré-escola, ensino fundamental, jovens e adultos

A Secretaria Municipal de Educação (SME) está concluindo a Chamada Escolar 2010. Esta sexta-feira (dia 17) é o último dia para os pais comparecerem à escola mais próxima da sua residência para atender à Chamada Escolar. A convocação acontece para as creches municipais, pré-escola, 1º ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições devem ser feitas na unidade mais próxima pelo pai ou responsável legal pelo aluno.
As vagas das creches serão preenchidas por crianças nascidas entre 1º de julho de 2006 a 30 de novembro de 2009. Para a pré-escola, devem se inscrever os menores nascidos entre 1º de julho de 2004 a 30 de junho de 2006. O 1º ano do Fundamental (antiga classe de alfabetização) é destinado a crianças nascidas até 30 de junho de 2004.
A SME lembra ainda que valerá para a inscrição, o endereço da casa ou do local de trabalho. Os documentos necessários são: original de certidão de nascimento do candidato, comprovantes de renda, residência, local de trabalho, e para as inscrições para a creche deve ser levada também a comprovação do trabalho do responsável.
CRITÉRIOS DE VAGAS - Os critérios para a classificação para as creches são os seguintes: prioridade para crianças residentes em Volta Redonda; candidatos mais velhos; mãe que trabalha; renda familiar e número de dependentes. Para a Pré-escola e escola de ensino fundamental são quatro itens para a classificação dos alunos: prioridade para os residentes na cidade; idade (mais velho); renda familiar; e número de dependentes do candidato.
A SME ressalta ainda que no caso da inscrição ser feita em mais de uma escola, uma delas será cancelada. Mais informações poderão ser buscadas nas escolas mais próximas das residências, na sede da Secretaria Municipal de Educação, ou pelos telefones 3339-9191 e 3356-7000.
Jovens e Adultos – A Chamada Escolar 2011, da Educação de Jovens e Adultos(EJA) para o Ensino Fundamental, equivalente do 1º ao 9º ano, poderá ser feita pelo aluno com idade superior a 18 anos ou pelo responsável legal para alunos menores, com idade mínima de 15 anos. O processo de inscrição termina também nesta sexta-feira, 17 de setembro. A inscrição gratuita deverá ser feita na escola mais próxima da residência.
O aluno deverá apresentar no ato da inscrição a original da certidão de nascimento ou carteira de identidade, comprovante de residência e a declaração ou comprovante de trabalho. Para ser classificado, os critérios são os seguintes: aluno mais idoso, aluno que esteja trabalhando, e aluno que esteja por mais tempo afastado do processo educativo.
Mais um curso de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira é concluído em Volta Redonda


Objetivo é ampliar conhecimentos dos professores do ensino fundamental para trabalhar a cultura Africana e Afro-Brasileira

A Prefeitura Municipal de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), encerra nesta sexta-feira (dia 17) o terceiro curso História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, que tem como principal objetivo ampliar os conhecimentos dos professores do ensino fundamental para trabalhar a cultura Africana e Afro-Brasileira na Rede Municipal de Ensino. O evento, que acontece às 19 horas no Auditório da SME, reunirá cerca de 40 professores que participaram da iniciativa. Até agora cem profissionais da educação já participaram do curso.
De acordo com os organizadores a capacitação atende a uma exigência da Lei 11645/08, do Governo Federal, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e indígena.
O curso, que teve duração de 6 meses (120 horas) foi organizado pelo Departamento Pedagógico, sob a coordenação do professor Amauri Mendes Pereira, doutor pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), contou também com a participação de outros professores com reconhecido trabalho na temática em questão.
Durante o evento haverá apresentações culturais da Educação Infantil com teatro sobre o livro “Menina Bonita do Laço de Fita”, de Ana Maria Machado; dança dos anos iniciais do Ensino Fundamental – Anos Iniciais – da Escola Municipal João Haasis e dois momentos com escolas dos Anos Finais com os grupos Abadá Capoeira e Bloco de Concreto, que no Projeto Sábado na Escola trabalham parte da cultura afro-brasileira.

Confira o que determina a lei sancionada no Congresso Nacional:

Art. 1º - O art. 26-A da Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com a seguinte redação:
Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
§ 1º - O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.
§ 2º - Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.
PMBM - Mostra Conhecimento e Interação: Ecologia Humana


O Colégio Estadual Luiz Gonzaga de Mattos, no bairro Santa Rosa, vai promover nesta sexta-feira, dia 17, das 9 às 14 horas, a Mostra Conhecimento e Interação: Ecologia Humana. O evento conta com apoio da Prefeitura de Barra Mansa e vai reunir 420 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Além de conversas informais sobre meio ambiente, os professores, familiares e a comunidade poderão apreciar a exposição de vários trabalhos interativos desenvolvidos pelos alunos em cartazes, maquetes e apresentações. A mostra acontece há mais de 10 anos e a cada edição com um tema diferente. De acordo com a diretora da unidade, Cátia Pires, o objetivo é integrar os alunos entre si e a comunidade. “Buscamos promover a mobilização dos alunos em relação ao conhecimento e favorecer a cidadania deles. Promovemos o evento há bastante tempo e sempre é um sucesso”, conta ela.

Prefeitura abre exposição 'Reciclar-te' na Fazenda da Posse


Mostra vai de 18 de setembro a 17 de outubro


A Prefeitura de Barra Mansa, em parceria com o Centro de Cultura Fazenda da Posse e o Sesi (Serviço Social da Indústria), abre nesta sexta-feira, dia 17, às 20 horas, a exposição “Reciclar-te”, com apresentação do grupo Drum Latas, do Projeto Música nas Escolas. A mostra pode ser vista de sábado, dia 18, até o dia 17 de outubro, na Fazenda da Posse. A exposição é do artista mineiro William Monachesi, que traz 20 peças confeccionadas com material reciclado.
A coordenadora da Fazenda da Posse, Carla Giovana Silva de Castro Rolim, explica sobre a exposição que traz diversos trabalhos do artista nascido em Juiz de Fora (MG), mas que mora em Volta Redonda há 51 anos. “O William é um artista multimídia. Ele trabalha com cores, formas, idéias e imagens ligadas ao meio ambiente. Depois de criada, as peças são digitalizadas e ganham outra forma. O artista trabalha a peça no computador até que ela perca seu referente e se transforme numa nova imagem, com formas abstratas”, comenta Carla, informando que o artista já expôs coletivamente na Fazenda da Posse, sendo esta a segunda vez que ele tem uma exposição individual.
De acordo com William, a exposição é composta por desenhos, pinturas, instalações entre outros itens que retratam o cuidado com o meio ambiente. “Reciclar é preciso. Reciclar as artes, as idéias, as atitudes e dentro deste foco montei meu trabalho. A exposição é composta por fotografia, escultura, instalação, pintura, colagem e desenhos confeccionados com material reciclado. Dentre os materiais utilizados estão madeira de demolição, papelão, tintas que sobraram de obras, envelopes, papéis de carta e elementos eletrônicos comprados em um brechó”, conta o artista.
Para realizar a mostra, o artista contou com a parceria da Cooperativa de Catadores de Recicláveis de Volta Redonda que doou os materiais necessários para a confecção das peças. William Monachesi também trouxe para exposição um painel com produtos recicláveis que retratam a história da construção da casa ecológica no distrito de Santa Rita de Cássia feita por um casal de biólogos. Além disso, uma pintura digital do artista que vai estar na exposição será exposta no museu do grupo Fluxus, em Forth Worth, no estado do Texas, nos Estados Unidos. A obra vai estar em forma de arquivo digital permanentemente nos computadores de bordo do ônibus espacial da NASA. O ônibus será lançado ao espaço em novembro, em uma penúltima viagem dentro da Missão STS 133.
O prefeito de Barra Mansa, Zé Renato, comenta sobre a exposição e faz um convite à população para que conheça um pouco mais do trabalho do artista. “A necessidade da preservação ambiental é primordial. Quando temos uma exposição que integra a arte com questões ambientais é muito importante que as pessoas conheçam de perto este trabalho”, conta o prefeito.
Encontros com a Arte - Além da exposição, haverá o projeto “Encontros com a Arte”, que vai promover uma mesa redonda para os professores no sábado, dia 25 de setembro, às 9 horas, no Centro de Cultura. Já o “Encontros com a Arte”, voltado para os alunos, acontece toda quarta e quinta-feira, das 13 às 17 horas, com visitas orientadas e atividades no laboratório de arte. As escolas, grupos e instituições que se interessarem em participar do projeto devem agendar a visita com antecedência pelo telefone (24) 3322-3855 ou pelo e-mail fazendadaposse@uol.com.br. O Centro fica na Avenida Dário Aragão, n°02, Centro, e funciona de quarta-feira a domingo, de 11 às 17 horas, exceto feriados.
Quequé Santiago continua crescendo na internet


O candidato a deputado estadual pela coligação A Força do Povo, Luis Carlos Santiago, Quequé Santiago (PTdoB), continua crescendo na enquete realizada pelo site http://tvoto.virtualnet.com.br/, que funciona em parceria com o twitter.


Quequé subiu seis posições em cerca de uma semana e hoje ocupa a 26ª posição geral na enquete. Quando o assunto são os candidatos da região Sul Fluminense, o resultado é ainda melhor: o candidato está na primeira colocação. “A internet e as redes sociais têm sido ferramentas muito importantes nestas eleições. Desde o início da campanha estamos atentos a isto e utilizando essas redes para divulgar nossa campanha e apresentar nossas propostas. Estou muito feliz e orgulhoso por ser o candidato mais votado da região nesta enquete promovida pelo site tvoto e por estar crescendo a cada dia”, declara o candidato a deputado estadual.
Quequé conta que o resultado da enquete vem de encontro ao que vem observando nas ruas. “Estamos atentos a importância e a visibilidade da internet, mas nossa prioridade ainda é o corpo a corpo. É fundamental este contato com a população e nessas conversas estamos sentindo que nossa campanha vem crescendo. Estamos conquistando cada vez mais apoios e eleitores”, analisa.
Para votar no candidato a deputado estadual QUEQUÉ SANTIAGO - 70888, basta acessar o site http://tvoto.virtualnet.com.br e clicar na opção VOTAR AGORA. Para confirmar seu voto é necessário ter uma conta no twitter.
* De acordo com o artigo 21, da Resolução TSE 23.190/2009, a enquete do eleitorado tem caráter de mero levantamento de opiniões, não se caracterizando como uma pesquisa eleitoral.

Smac realiza Cras Itinerante no bairro Retiro


A Prefeitura Municipal de Volta Redonda, através da Secretaria de Ação Comunitária (Smac) promove nesta sexta-feira (17), das 8 às 16 horas, na Praça Tiradentes, do bairro Retiro, a Ação Integrada do Cras (Centro de Referência em Assistência Social) Itinerante.
O evento tem como objetivo atender à demanda socioassistencial solicitada pelos moradores do bairro. Na ocasião, a comunidade receberá os serviços prestados no Cras, como atendimento socioassistencial, informações sobre Bolsa Família, Brinquedoteca, corte de cabelo, entre outros serviços.

Lideranças de Santo Cristo, no Rio, apoiam Essiomar


Candidato foi recebido pelos moradores com muito entusiasmo


Em suas visita ao bairro Santo Cristo, no Rio de Janeiro, na noite de quarta-feira (15), o vice-prefeito de Angra e candidato a deputado estadual Essiomar Gomes foi recebido com entusiasmo pelos moradores e por diversas lideranças locais.
Essiomar falou aos eleitores da importância de ter serenidade numa campanha eleitoral. "A eleição só está ganha quando termina a apuração. Agradeço o grande apoio que venho recebendo neste bairro e em vários outros do Rio de Janeiro, mas peço que todos continuem pedindo votos. Cada eleitor que confia em mim, deve falar aos vizinhos, amigos e familiares dos projetos que vamos levar para Alerj. Cada voto é importante para nossa vitória. Vamos continuar trabalhando até as eleições", comentou Essiomar.
A agenda do candidato seguiu ainda na noite de quarta com reunião com moradores da Comunidade de Peito Roxo, em Pedra de Guaratiba. Quinta-feira (16), Essiomar vai a Paraty encontrar com o vice-governador e candidato à reeleição Pezão.
Depois os dois seguem para Angra, onde farão corpo a corpo no Centro, ratificando que a campanha de Essiomar ganha força a cada dia que passa em todo o estado do Rio de Janeiro, sem nenhum tipo de impedimento tendo seu registro definitivo no TSE totalmente legítimo.

Candidato cumpre promessa e visitará 91º município do Estado


No próximo dia 18 de setembro o vice-governador e candidato à reeleição Luiz Fernando Pezão terá completado 91 municípios visitados e apresentado à população as propostas de uma nova fase administrativa dele e do governador Sérgio Cabral para os próximos quatro anos de governança do Estado do Rio de Janeiro.


Em todas as cidades do Interior, Baixada, Região do Lagos e Metropolitana por onde passou, Pezão contou com o trabalho do ex-assessor especial do governador, o jornalista Edilson Silva, que é o responsável pela coordenação e execução de toda a agenda de campanha nessas regiões.
Para finalizar as caminhadas matinais e vespertinas de campanha, Edilson programou o município de Nova Friburgo, na Região Serrana, para que Pezão conclua suas andanças e também para que possa cumprir com a promessa feita de “estar visitando os 91 municípios do estado, distantes da capital fluminense”. A agenda de campanha cumprida por Pezão teve início no dia 5 de agosto, na cidade de Resende, no Sul Fluminense, e sempre contou com a participação dos candidatos a deputado federal e estadual, bem como com os candidatos ao Senado pela coligação “Juntos pelo Rio”, Lindberg Farias e Jorge Picciani.
De acordo com Edilson Silva, estava predeterminado que os candidatos à reeleição ao governo do Rio, Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão estariam juntos nessa caminhada. No entanto, um acidente sofrido pelo governador acabou sendo determinante para que o Pezão fizesse as visitas sem a presença do governador. “Tínhamos tudo acertado, mas o acidente inviabilizou. Não que o governador quisesse, mas por determinações médicas. Ví no semblante de Cabral que seriam dias de certa tristeza por não estar perto das pessoas que acreditam na sua administração e que lhe deram o dever de colocar o Rio de Janeiro no local em que se encontra hoje no cenário nacional e, por que não dizer, mundial”, argumentou o coordenador.
Entretanto, Edilson afirma que o governador Sérgio Cabral tem em Pezão a certeza de que os municípios do Interior do Estado, bem como da Capital, Baixada e região Metropolitana estavam sendo atendidos em suas demandas e anseios. “O governador sempre disse e diz que o Estado do Rio de Janeiro é governado por ele, mas que Pezão é o ‘craque’ que todo governador de Estado gostaria de ter em seu staff”, comentou.
A disposição como o candidato a vice-governador na chapa de Sérgio Cabral se entregava nas caminhadas também foi destacada pelo coordenador. Segundo Edilson, Pezão sempre dizia que “o dia que começava naquele instante estava sendo um dos melhores da vida dele”.
- Parecia um garoto que acabara de ganhar o primeiro elogio de um professor pelo que havia feito em prol de um colega de classe ou mesmo, de um vizinho ao reconhecer seu trabalho para o engrandecimento da comunidade. Ele é mesmo um verdadeiro craque – reafirmou Edilson Silva.
Nesta sexte-feira, o candidato dará prosseguimento às visitas aos municípios de Areal, São José do Vale do Rio Preto, Teresópolis e Petrópolis. No sábado, o vice-governador Pezão, acompanhado de deputados federais e estaduais, bem como dos candidatos ao Senado, estarão realizando a última caminhada da campanha pela reeleição, às 9h30min, na cidade de Nova Friburgo.
Como a campanha continua em ritmo acelerado e as eleições estão próximas, Edilson explicou ainda que o vice-governador Pezão está em plena forma para trilhar por mais um longo período sua caminhada para levar as propostas de continuidade administrativa para o Estado. Ele finaliza revelando que a experiência dos últimos dias tem sido “um novo aprendizado” em sua carreira político-administrativa.

Seminário de Educação e Tecnologia reúne 700 educadores e pesquisadores em Piraí


MEC, BID e universidades do Rio, SP, RS e Minas participam do encontro


Com a participação de cerca de 700 educadores e pesquisadores educacionais de vários Estados e de mais de 30 municípios fluminenses, foi aberto nesta quinta-feira, 16 de setembro, em Piraí, pelo Prefeito Arthur Henrique Gonçalves Ferreira (Tutuca), o 1º Seminário Educação e Tecnologia – Inovação na Educação no Contexto de Um Computador por Aluno. O Seminário, que prossegue nesta sexta-feira, tem por objetivo promover a discussão e reflexão a respeito na entrada dos notebooks em sala de aula, fato em que Piraí é pioneiro, por ter sido o primeiro município, no mundo, a distribuir laptops a todos os alunos e professores da rede de ensino mantida pela Prefeitura.
Organizado em parceria com o Ministério da Educação e o Banco Interamericano de Desencolvimento (BID), o encontro está sendo realizado nas dependências do CIEP municipalizado Professora Margarida Thompson, no bairro Casa Amarela, com participação de representantes das Universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Federal Fluminensen (UFF), Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Unicamp, PUC-SP, PUC-MG, UERJ é tecnicos da Sequoia Foundaiton (EUA), Intel e Metasys, parceiras d no Projeto Piraí Digital.
O Prefeito Tutuca destacou o fato de Piraí ser um dos poucos municípios do país que investe mais de 30% do orçamento na educação e salientou a importância do Seminário no desdobramento do projeto um computador por aluno, que servirá de experiência para outras cidades. Ele fez questão de frisar que, se Piraí é hoje uma referência em educação, isso se deve ao trabalho e dedicação dos profissionais do setor e não apenas ao computador, que é só uma ferramenta a mais no aprendizado.
“Embora sejamos referência também em educação, além da saúde, não temos a pretensão de achar que somos melhores que ninguém. Pelo contrário, os projetos inovadores de Piraí representam constante desafio e por isso promovemos este seminário, para discutir e ouvir o que renomados pesquisadores têm a nos dizer, a nos ensinar e para que possamos relatar o que se passa aqui. Este encontro é uma troca de experiência e tenho certeza de que contribuirá para que a educação em nosso país evolua cada vez mais”, destacou o Prefeito, lembrando que Piraí tem duas de suas escolas – Lajes e Presidente Castelo Branco, de Santanésia – entre as melhores do estado, na avaliação do Ideb (índice do MEC que mede a qualidade da educação).
“Nosso Ideb é superior à media nacional e, portanto, é satisfatório. Mas queremos que ele melhore mais ainda. Por isso, vamos continuar investindo o máximo que pudermos na educação”, acrescentou Tutuca.
A programação do primeiro dia do Seminário teve palestras, mesas-redondas e oficinas que se desenrolaram das 10h às 18 horas. A Secretária de educação de Piraí, Ângela Maria Farjado Reis, e o Secretário de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Franklin Coelho, também coordenador do Projeto Piraí Digital, falaram sobre a experiência de Piraí. O tema da palestra foi Piraí: Educação Na Era Digital. A segunda palestra do dia – Avaliando a Avaliação - foi preferida pelo professor Marcos da Fonseca Eli, da UFRJ.
A primeira mesa-redonda – Experiências Educacionais do Projeto UCA (Fase 1) – reuniu os pesquisadores Maria Helena Cautiero Horta Jardim (UFRJ) e Léa Fagundes (UFRGS), que integram o Grupo de Trabalho Nacional do Projeto UCA (Um Computador por Aluno) e são coordenadoras do projeto em seus respectivos estados. O mediador foi o professor Simão Pedro (PUC-MG), também do GT-UCA Nacional e mineiro.
A mesa-redonda sobre Experiências Educacionais do Projeto UCA prosseguiu à tarde, com as professoras Irene Karaguilla Ficheman (USP) e Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida (PUC-SP), tendo como mediadora a professora Maria Helena Cautiero, que também é coordenadora pedagógica do Projeto Piraí Digital.
Nesta sexta-feira, os participantes ouvirão palestra sobre Os Desafios da Tecnologia na Educação, com o Secretário de Educação a Distância do MEC, Carlos Bielschowski, e poderão participar da mesa-redonda Um Computador por Aluno: Projetos e Práticas de Inrtegração Curricular, que reunirá os professores Fernando Almeida (PUC-SP), José Armando Valente (Unicamp) e Maria Elizabeth Bianconcini (PUC-SP), sob mediação da professora Cláudia Rabello Motta (UFRJ).
Durante os dois dias, foram realizadas também várias oficinas ligadas a tecnologia aplicada na educaçlão, entre elas WEB 2.0, Roboótica Educativa, Realidade Virtual na Educação, Web e Redes Sociais na Educação, tecnologia e Plataforma de Apoio ao Ensino e Aprednizagem e Ambiente UCA, entre outras.

VR: Projeto Ballet Educação
encena Pedro e o Lobo


Espetáculo será realizado nos dias 18 e 19 de setembro, no Teatro Gacemss

O projeto Ballet Educação, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) se lança a mais um desafio através da união da dança, da música e do teatro. Os integrantes do projeto, que conta com cerca de 140 alunos da rede municipal de ensino, encenarão o espetáculo Pedro e o Lobo, nos dias 18 e 19 de setembro de 2010, às 19 horas no Teatro Gacemss, na Vila Santa Cecília. A entrada é franca. Este é o quinto espetáculo do projeto, que teve início em 2005.
Os alunos do projeto Ballet Educação têm aulas de ballet clássico, francês e musicalização. Recentemente, três alunas do projeto foram indicadas para realizar uma prova final para seleção de novos alunos da Escola do Teatro Bolshoi em Joinville (SC).
Pedro e o Lobo é um espetáculo especial, uma história infantil contada através da música. A peça foi composta pelo russo Sergei Prokofiev, em 1936, com o objetivo pedagógico de mostrar às crianças a sonoridade dos diferentes instrumentos. Cada personagem da história é representado por um instrumento diferente.
A encenação do espetáculo conta com a participação de Sérgio Landim, bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e Ramiro de Marco, bailarino do Ballet Gacemss – ator e professor de teatro em várias escolas de nossa região. A coordenação do espetáculo é das professoras do Ballet Educação Izabel Santos Leal, Melissa Lima e Cleide Marques.



Está aberta a Semana da Juventude


Pesquisa com jovens angrenses terá seu resultado anunciado na quarta-feira

A Coordenadoria da Juventude da Prefeitura de Angra dos Reis inaugurou com uma palestra nesta quinta-feira, dia 16, a Semana da Juventude no município. A palestra foi realizada no Colégio Estadual Nazira Salomão para alunos daquela escola e de outras do Centro da cidade. A Semana da Juventude vai até quarta-feira, 22, Dia Nacional da Juventude, e será encerrada com um evento na Praça do Porto, que terá shows de artistas locais e da MC Bruninha.
A palestra foi ministrada pelo subsecretário de Defesa Civil, Lucas da Costa, que apresentou sua instituição para os alunos e também deu orientações para o combate à dengue. O subsecretário falou sobre as ações da Defesa Civil, com foco nas tragédias ocorridas neste ano e na questão das ocupações irregulares. Também falou sobre programas da instituição, como o Amigo da Criança; Guardiões de Rios; Sua Vida, Seu Maior Patrimônio; e Cinturão Verde. Este último, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, visa a evitar construções em áreas não edificantes.
A ocasião também serviu como uma prestação de contas da Coordenadoria da Juventude para o seu público-alvo. O coordenador Zélio Nascimento falou sobre as diversas ações que foram realizadas pelo setor desde sua criação, em maio deste ano: Casa da Juventude do Parque Mambuca, palestras socioeducativas em diversas escolas, Semana Antidrogas, Juventude na Praça, Feira do Estudante etc.
Zélio também anunciou novos projetos, como a inauguração da segunda Casa da Juventude, em novembro, que irá funcionar nos fundos do Ceav. Também foi anunciada para o dia 22, no encerramento da Semana da Juventude, a entrega da pesquisa que a coordenadoria vem fazendo com os jovens angrenses, de 14 a 29 anos, desde o mês passado e que foi encerrada nesta quinta.
– A pesquisa é para que o jovem possa expressar o que ele quer para a cidade, o que ele acha que está dando certo, o que precisa melhorar e o que a cidade tem para lhe oferecer. Nessa pesquisa colocamos uma pergunta que é “Se você fosse o prefeito de Angra dos Reis, o que você faria?”. Pelo que vimos, muitos estão preocupados com questões como saúde, saneamento e meio ambiente. É uma pesquisa que mostra que o jovem de Angra dos Reis está interessado pela vida de nossa cidade – disse o coordenador.
Zélio falou também sobre o Conselho Municipal da Juventude, que deverá ser criado em breve. O projeto de lei passou pela coordenadoria, que fez algumas alterações e proposições, e agora está na Câmara aguardando votação.
Quatis: Secretaria promove curso de capacitação


Objetivo do curso é passar noções de primeiros socorros a Guardas Municipais


Guardas-Civis Municipais e funcionários do DEMUTRAN, o Departamento Municipal de Trânsito, órgãos ligados à Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Quatis concluem amanhã, quinta-feira, 17, o curso de Capacitação de Primeiros Socorros, em parceria com o 23º Grupamento de Bombeiro de Resende.
Segundo o secretário de Planejamento Jairo Carvalho, inicialmente, o curso foi aberto somente para estes dos órgãos pelo fato de seus membros possuírem um envolvimento direto com a população. “É muito importante que eles tenham esse aprendizado, aproveitem o máximo possível e adquirem todo o conhecimento que for passado”, disse ele.
O curso possui três etapas distintas. A primeira foi realizada dia 15, quando foram ministradas palestras que deram aos participantes as noções de como lidar com gás (GLP) e como agir no combate a incêndio florestal, além do uso correto dos extintores de incêndio e a melhor maneira de utilização das três classes de extintores, que o CO2, o Pó Químico e Água. Na segunda etapa, 16/09, os participantes estão recebendo, na teoria e na prática, noções de abordagem de primeiros socorros, como por exemplo, os procedimentos a serem tomados numa possível fratura, queimadura e a qual a forma correta de transportar uma vítima. No encerramento do curso, previsto para sexta-feira, dia 17, os participantes colocarão em prática tudo o que foi aprendido durante o curso.
De acordo com o secretario, esse é o primeiro de muitos outros cursos que poderão ser realizados pela secretaria. “Os primeiros alunos são os facilitadores. A idéia é de que no futuro eles se transformem em multiplicadores. A intenção é que futuramente o curso seja estendido a todos os colaboradores da Prefeitura e também à população”, completou Jairo.
Porsche vai apresentar no Salão do Automóvel o novo 911 GT2 RS


SUV híbrido e versão superesportiva exaltam as vocações da Porsche: tecnologia, eficiência e desempenho do Cayenne S Hybrid e 911 GT2 RS


A Stuttgart Sportcar, importador oficial Porsche, já definiu as principais atrações do estante da marca alemã no Salão Internacional do Automóvel, que acontecerá de 27 de outubro a 7 de novembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
Os modelos Cayenne S Hybrid e o esportivo 911 GT2 RS serão as estrelas do estande, tradicionalmente um dos mais procurados pelo público.
Além deles, estarão presentes pelo menos uma versão dos demais modelos da marca (Boxster, Cayman e Panamera).
Modelo mais vendido da Porsche no Brasil e no mundo, o Cayenne foi profundamente modificado na versão 2011. A chegada da versão híbrida faz parte do conceito "Porsche Intelligent Performance" (Desempenho Inteligente Porsche"), que enfatiza o histórico de eficiência energética dos carros da marca, sem prejuízo do desempenho e da esportividade.
A propulsão do Cayenne S Hybrid é provida pela combinação de dois motores: um V6 a combustão, com 2.995 cm³ e 333 cv de potência, e um elétrico sincrônico (funciona a intervalos regulares) alimentado por uma bateria de 288 V, que desenvolve 47 cv. A potência conjunta de 380 cv permite desempenho espetacular, ao mesmo tempo em que o sistema híbrido permite, em determinadas circunstâncias, a desconexão completa do motor a combustão do trem propulsor. Nesse caso, o motor a combustão volta a atuar tão logo o motorista aperte o pedal do acelerador.
O Porsche 911 GT2 RS é o carro de rua mais rápido e potente já construído pela Porsche. Seu motor biturbo de 6 cilindros em linha com 3,6 litros desenvolve nada menos que 620 cv e torna o carro capaz de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos (de 0 a 200 km/h, são 9,8 segundos). A velocidade máxima é de 330 km/h. Segundo a filosofia de eficiência energética, o novo 911 GT2 RS desenvolve 90 cv a mais que seu antecessor (o 911 GT2 lançado em 2008), mas com consumo de combustível e emissões reduzidos em cerca de 5%.