segunda-feira, 20 de setembro de 2010

TRE-RJ apreende carro de som do candidato Antonio Cardoso


O TRE- RJ (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio de Janeiro apreendeu um carro de som d candidato Antonio Cardoso, em Angra dos Reis.


O objetivo da ação, segundo os fiscais do TRE-RJ era impedir os abusos que estavam sendo cometidos pelo carros de som do candidato.
Carros com som em alto volume próximos à delegacia de polícia, escolas e hospitais estão sendo levados para depósitos públicos municipais.
De acordo com a legislação eleitoral, é proibida a utilização de alto-falantes ou amplificadores de som a menos de 200 metros de órgãos públicos.
Segundo o TRE, a maior parte das irregularidades com carros de som é encontrada no centro da cidade, próximo ao hospital municipal ou a locais em que esse tipo de propaganda é proibido.
O candidato Antonio Cardoso não foi encontrado pela reportagem para comentar a apreensão.
Piraí e Ministério das Cidades promove curso de geotecnologia


Representantes de 20 municípios da Região Metropolitana e do Médio Paraíba confirmaram presença no Curso SIGCidades, do Programa Nacional de Capacitação das Cidades, que a Prefeitura de Piraí promove, de 20 a 24 de setembro, em parceria com o Ministério das Cidades. O curso tem como objetivo proporcionar treinamento a servidores na aplicação de geotecnologias, visando a fortalecer a capacidade técnica e institucional dos municípios nas áreas de planejamento, serviços urbanos e gestão territorial.
O curso será ministrado das 9 às 18h, na Casa do Futuro (Rua Bulhões de Carvalho, 253. Bairro casa Amarela), por professores do Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a coordenação da professora Cristiane Nunes Francisco. Cada município poderá enviar até dois representantes.
O Sistema de Informação Geográfica (SIG) é considerado fundamental na gestão municipal moderna, em virtude das políticas públicas instituídas por organismos federais, que estimulam, entre outras ações, ordenamento territorial pelo poder municipal. Em função disso, a presença de servidores capacitados na manipulação do SIG é considerado fator indispensável para o município alcançar bons resultados no planejamento territorial.
Neto participa de café da manhã com empresários


Prefeito falou sobre projetos para Volta Redonda no ‘Café da manhã empresarial’, promovido pela Aciap-VR


O prefeito Antônio Francisco Neto participou na manhã desta sexta-feira do projeto “Café da Manhã Empresarial”, promovido pela Aciap-VR (Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Volta Redonda), na sede da entidade, no bairro Aterrado.
No encontro, que reuniu cerca de 150 empresários, Neto destacou os principais projetos do Governo Municipal em andamento, principalmente aqueles que trarão benefícios para o desenvolvimento econômico de Volta Redonda, como o Condomínio Industrial, que está sendo construído no Complexo Roma; o Aeroporto Regional, que será erguido na divisa com o município de Piraí; e a Rodovia do Contorno, que também deve abrir novas áreas para a instalação de empresas às suas margens.
Na sua apresentação, que durou cerca de vinte minutos, Neto falou ainda sobre os avanços alcançados pela cidade nas áreas de Saúde e Educação, e mostrou um vídeo institucional da cidade, onde todos os projetos são mostrados. “Este tipo de vento é muito importante, porque aproxima a Administração Municipal do empresariado, todos unidos para fazer nossa cidade avançar cada vez mais”, ressaltou o prefeito, que estava acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jessé de Holanda Cordeiro Júnior.
Comissão fará protesto contra Val Baiano


A fase de Val Baiano, do Flamengo, não é nada boa mesmo.


Em protesto contra uma declaração recente do atacante, a Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), que foi fundada por umbandistas e candomblecistas, fará ato de repúdio contra o jogador na 3ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, no próximo domingo, às 11h, no Posto Seis, em Copacabana.
Após a caminhada, os membros ainda pedirão audiência com o Ministro dos Esportes, Orlando Silva.
O objetivo é fazer com que os atletas tenham cautela com suas declarações que incitam ao ódio e ao preconceito, destaca a assessoria de imprensa do movimento.
Ao falar sobre o mau momento dos atacantes do Flamengo no Campeonato Brasileiro, Val Baiano deu a seguinte declaração na semana passada:
“Confio em Deus. Acho importante rezar e orar. Só não gosto de macumba. Se fosse do bem, seria boacumba. Quem sabe jogar água benta nas traves da Gávea. ...”, disse o jogador.
Deputado é demitido da Polícia do Rio


 

Candidato a reeleição de deputado estadual, Jorge Babu, é demitido da Polícia no Rio de Janeiro, sob a acusação de por formação de quadrilha.
 

 
A Secretaria de Segurança do Rio demitiu na última quinta-feira (16) do cargo de inspetor da Polícia Civil, o atual deputado estadual e candidato à reeleição Jorge Babu, que concorre pelo PTN.
"O servidor foi demitido por ter cometido crimes de formação de quadrilha e concussão [obter vantagem com uso de cargo público]", esclareceu comunicado da Secretaria de Segurança do Estado do Rio.
O Ministério Público do Rio já havia denunciado Babu à Justiça em 2006, acusando-o de cometer os dois crimes ao supostamente comandar negociações de alvarás do Juizado da Infância para festas, como bailes funk, voltadas a adolescentes.
Na época, Babu era vereador no Rio de Janeiro. Ele também foi acusado de participar de milícias (grupos criminosos que vendem "proteção" a comerciantes").
Por canta dessas suspeitas, Babu foi expulso do PT no começo de 2009.
Segundo integrantes do gabinete do deputado na Alerj, Babu estaria viajando e a campanha do candidato continuaria firme, sem qualquer problema.
A reportagem, até o fechamento desta edição, não conseguiu falar com o deputado, apesar de ter feito contato com o mesmo, porém Jorge Babu sempre negou as acusações.
Alunos da rede municipal de educação ganham festival de música


Premiação aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro

O 1º lugar do concurso foi conquistado pela E.M. Cacique Cunhambebe, com a música “Um mundo novo”, do aluno Luiz Felipe da Silva Morais
Os alunos da rede municipal de ensino do município de Angra dos Reis participaram de um festival de música, realizado no dia 26 de agosto, no Cine Teatro de Praia Brava, promovido pelo Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida, em parceria com a Eletronuclear, com o tema “Caminhando juntos na construção da cidadania”.
O 1º lugar do concurso foi conquistado pela E.M. Cacique Cunhambebe, com a música “Um mundo novo”, do aluno Luiz Felipe da Silva Morais. Os demais participantes, também alunos da escola, foram os intérpretes Luiz Felipe e Débora da Silva Morais e os músicos Levy Lucas dos Santos Muniz, Jonathan da Silva Rodriques e Mikael Fito Abreu Cerqueira, tendo como colaboradores Francielly Teixeira e o instrutor musical do Projeto Música nas Escolas do Núcleo de Programas e Projetos da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o maestro Izaías de Castro.
A música campeã também foi apresentada no evento de premiação do festival, que aconteceu no dia 13 de setembro, no Centro Cultural do Brasil, no Rio de Janeiro.
Parabéns para você!

O diretor do Jornal Correio de Notícias, Saulo dos santos Neto, comemorou ontem, 17 de setembro, mais uma primavera.
A equipe do Jornal deseja a ele muitas e muitas felicidades, e que o bondoso Deus Pai dê a sua vida, muita paz e harmonia.

“Nosso Lar” é sucesso absoluto de público e bilheteria


O filme "Nosso Lar", que tem atores como Werner Schumermann, Ana Rosa e Paulo Goulart no elenco, é sucesso absoluto de bilheteria.


Segundo informações extraoficiais apresentadas pela Fox, o longa atingiu a marca de 2 milhões de espectadores nesta última quarta-feira (15).
Só na primeira semana, o longa, que é inspirado no livro de Chico Xavier, já tinha levado 1,3 milhões de pessoas ao cinema, um recorde para o cinema brasileiro.
O filme vem sendo exibido nos cinemas da região.
A Rede CineShow, que tem cinemas nas cidades de Volta Redonda, Barra Mansa e Resende, informa aos cinéfilos que quiserem assistir ao filme que a programação inclui sessões durante o dia todo, conforme horários a seguir:
Em Volta Redonda, as sessões serão na Sala 2, do SIDER SHOPPING, nos seguintes horários: 14:15h, 16:30h, 18:45 e 21h, de sábado a terça-feira e 16:10, 18:45 e 21h, na sexta, quarta e quinta-feira.
Em Barra Mansa as sessões acontecerão na Sala 1, do FIGORELLI SHOPPING, localizado na Av. Joaquim Leite, 577, 3º piso, Centro, nos seguintes horários: 14:15h, 16:30h, 18:45 e 21h, de sábado a terça-feira e 16:10, 18:45 e 21h, na sexta, quarta e quinta-feira.
Já em Resende as sessões serão realizadas na Sala 1, do RESENDE SHOPPING, localizado na Av. Saturnino Braga, 369 sala 214, Centro, nos seguintes horários: 14:15h, 16:30h, 18:45 e 21h, de sábado a terça-feira e 16:10, 18:45 e 21h, na sexta, quarta e quinta-feira.
Maior clássico da literatura espírita nacional, o romance - que acabou virando série - é contado sob o ponto de vista do espírito André Luiz, que, como um repórter, transmite suas impressões sobre o mundo espiritual pós-vida para o mediu Francisco Cândido Xavier.
O longa escrito e dirigido Wagner de Assis, baseado no livro homônimo psicografado por Chico Xavier, tem sessões extras durante toda a semana para atender ao grande número de pessoas interessadas em assisti-lo.
Com um custo inicial de R$ 10 milhões - especula-se que a verba pode chegar a R$ 30 milhões, a superprodução narra a trajetória do médico André Luiz, interpretado pelo ator Renato Prieto, que, depois de morrer, acorda em outro plano e passa pelo umbral, na definição espírita, que seria o mesmo que o purgatório, para os católicos e uma espécie de limbo, para os evangélicos.
Na sequência, é resgatado por um grupo de tarefeiros espirituais e vai parar na cidade espiritual chamada “Nosso Lar”.
No filme a cidade foi criada em computação gráfica por uma equipe de 100 profissionais no Canadá, onde a pós-produção levou um ano para ser finalizada.
Apesar do clima futurista, em que os espíritos se locomovem por transporte aéreo, o filme é ambientado nos anos 40.
“Há uma cena em que um dos personagens diz que, em alguns anos, espíritos de engenheiros iriam reencarnar e criar tudo aquilo”, explica a produtora Iafa Britz.
Para dar um toque hollywoodiano, os idealizadores contrataram o diretor de fotografia Ueli Steiger, o mesmo de ‘O Dia Depois de Amanhã’, Philip Glass, que assina a trilha sonora de filmes como ‘O Sonho de Cassandra’, de Woody Allen, e a Orquestra Sinfônica Brasileira.
Assim como no longa espírita ‘Chico Xavier’, ‘Nosso Lar’ também teve suas histórias sobrenaturais no set. Rodrigo Santos, intérprete do enfermeiro e guardião Tobias, percebeu uma manifestação de outra esfera. “Quando fui rodar uma cena, havia uma borboleta perto de mim. A cada vez que o diretor dizia ‘ação’, ela voava. E a borboleta é uma das representações de Iansã (orixá dos ventos), que controla o mundo dos mortos”, revela o ator, que já foi espírita e hoje é adepto do candomblé. Além disso, no término das filmagens, o espírito do médico André Luiz mandou uma carta psicografada, dizendo que o filme foi “um acontecimento necessário na vida” de cada um da equipe.
“Chico Xavier” e “Nosso Lar” disputam indicação para o Oscar


Os dois filmes brasileiros estão entre os candidatos a concorrer a uma indicação para o Oscar


O Ministério da Cultura divulgou nesta quarta-feira o nome dos 23 filmes que concorrem à indicação do país, para tentar o prêmio de melhor filme estrangeiro do Oscar.
O nome da produção brasileira escolhida será anunciado por uma comissão especial de seleção no próximo dia 23 de setembro.
Os cinco filmes estrangeiros selecionados para concorrer ao prêmio da Academia americana de cinema serão anunciados em 25 de janeiro do próximo ano e a cerimônia de premiação será no 27 de fevereiro de 2011.
"A comissão de seleção que irá escolher o filme brasileiro é composta por membros indicados pelo gabinete do Ministério da Cultura (MinC), pela secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC), pela Agência Nacional de Cinema do Brasil (Ancine) e pela sociedade civil organizada, representada pela Academia Brasileira de Cinema (CBC)", informou o Ministério em seu site na Internet.
Washington Granato afirma que continua na campanha


Na reta final da campanha, o candidato a deputado federal Washington Granato afirma seguir confiante


O atual candidato a deputado federal e ex-presidente da Câmara Municipal de Volta Redonda, Washington Granato, em contato com o jornal, afirmou que segue confiante em sua campanha pela região.
“Sabemos das dificuldades desta eleição, mas estamos confiantes que o eleitor vai depositar seu voto de confiança nos candidatos da região”, afirmou Granato, enfatizando que nessa reta final continuará com seus compromissos de campanha de manhã, tarde e noite, pelos municípios da região, como Barra Mansa, Angra dos Reis, Quatis, entre outros. “Continuaremos fazendo uma campanha, com poucos recursos, mas que tem agregado muitos valores”, revelou Granato, explicando que os boatos que correm a seu respeito, em que poderia se tornar inelegível, não são verídicos. “Esse são artifícios usados com intuito de manchar minha candidatura. O termômetro que indica o crescimento da minha campanha é real, constatado dia a dia junto à população e isso tem incomodado”, afirmou Granato.
Há 15 dias para as eleições, o candidato a deputado federal pelo PMDB, Washington Granato, segundo informações que prestou tem passado por todo o Sul Fluminense conversando com os eleitores e ouvindo suas reivindicações por onde passa.
Essa semana, Granato esteve fazendo corpo a corpo pelos bairros Vila Elmira, São Luis, Santo Agostinho, além de encontros com lideranças em toda a região, onde tem sentido o apoio dos eleitores.
“A última avaliação que tivemos, na segunda-feira, no Rio de Janeiro, no PMDB, mostrou que existe em Volta Redonda, 35% de eleitores que ainda estão sem candidato a Deputado Federal. Temos a esperança de obter uma fatia desses indecisos para brigar por uma vaga no congresso”, salientou Granato, que amanhã fará uma caminhada com o candidato a Deputado Estadual, Rafael Picciani (PMDB), pela cidade de Volta Redonda, na parte da manhã, ainda sem local definido.
Em suas andanças pelos bairros das cidades da região, Granato tem aproveitado para conversar com os eleitores. Nessas conversas um dos temas recorrentes tem sido a falta de segurança em toda a região.
“A segurança está se tornando uma insegurança na região. E as cidades mais atacadas são Barra Mansa, Volta Redonda e Resende, que estão sofrendo cada dia mais com o crescimento da violência. Os municípios precisam fomentar os Conselhos de Seguranças, buscando mecanismos para conter esse avanço”, destacou Granato.
O candidato ressaltou que é preciso mudanças, para que a situação não se torne insustentável, salientando que na Câmara Federal vai buscar leis que combatam a violência.
“Como, por exemplo, a criação de barreiras policiais nos municípios, para impedir que as drogas continuem entrando nas cidades, como o crack, que tem tomado conta de nossa juventude. Além disso, buscar mecanismos que possam ser usados pelos Conselhos de Segurança dos municípios, avaliando assim a real necessidade de cada cidade. Uma polícia inteligente, informativa, onde possa haver uma troca de informações entre elas, fomentando assim os instrumentos para combater a violência e principalmente, o narcotráfico, impedindo assim que mais jovens sejam aliciados por esses meliantes”, frisou Washington.
Granato, entretanto, não prestou qualquer esclarecimento a respeito dos motivos que teria levado o Ministério Público de Volta Redonda a iniciar uma investigação contra a sua pessoa, conforme noticiado na edição de quinta-feira do Jornal Correio de Notícias.
Voltaço enfrenta o Tigres de olho na liderança do grupo


Após a goleada por 4 a 0 sobre o Fênix, na última rodada, o Voltaço se prepara para encarar outro desafio pela Copa Rio. Desta vez o Tricolor de Aço receberá o Tigres neste sábado, dia 18, às 15 horas, no Estádio Raulino de Oliveira.


Válida pela segunda rodada do returno, a partida marca o equilíbrio entre as equipes do Grupo B. Dependendo de uma combinação de resultados, uma vitória sobre a Fera da Baixada pode até dar a liderança para o Voltaço.
Para o volante Bruno Barra, que marcou gols nos últimos dois jogos, será importante aproveitar a vantagem de jogar no Estádio da Cidadania.
“É um jogo chave para nossas pretensões na Copa Rio. Enfrentaremos nossos adversários diretos na briga pela classificação dentro de casa e não podemos deixar escapar esses pontos”, disse o jogador.
Os ingressos para a partida entre Volta Redonda e Tigres serão comercializados neste sábado, a partir das 13h30m, no setor branco do Estádio Raulino de Oliveira. Os valores são de R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia).
Fórum Intersetorial de Assistência Social e Direitos Humanos é realizado em BM


Evento abordou as mudanças na Lei 12.101

Foto: Paulo Dimas
A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Promoção Social , com apoio da Casa dos Conselhos e do Conselho Municipal de Assistência Social, realizou na manhã desta sexta-feira, dia 17, o II Fórum Intersetorial de Assistência Social e Direitos Humanos. O evento foi realizado no auditório do Colégio Verbo Divino e teve por finalidade esclarecer as modificações da Lei 12.101, de 27 novembro de 2009, que transfere a responsabilidade da concessão e renovação dos Certificados de Entidade Beneficente de Assistência Social para os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Saúde e da Educação.
Compuseram a mesa principal do evento, que contou com a participação de cerca de 70 pessoas, a vice-prefeita Ruth Coutinho, a secretária de Promoção Social, Emiliana Melchior Carvalho, a vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Alexsandra Maria Hudson Beltrão Rosa, e o presidente do Conselho do Idoso, Carlos Roberto Santos, que ministrou a palestra de abertura do Fórum. De acordo com o presidente, o fórum foi uma oportunidade de formalização da rede vinculada ao SUAS (Sistema Único de Assistência Social), que é composta por diferentes entidades da sociedade civil organizada que prestam assistência no município.
“Esclarecemos, neste evento, o novo modelo de certificação das entidades beneficentes de assistência social, para obtenção da isenção das contribuições para a seguridade social', comentou Carlos Roberto. De acordo coma secretária de Promoção Social, Emiliana Melchior Carvalho, é de grande importância o esclarecimento dessa nova lei, considerando-se a sua grande contribuição para busca de uma sociedade mais justa. “É sempre bom nos mantermos informados, quando nos referimos ao exercício da nossa função. Quero agradecer a todos que se sensibilizaram e compareceram neste Fórum e destacar que assistência social não é só atendimento, mas tem um trabalho que deve ser feito com sentimento e coração”, frisou a secretária.
A vice-prefeita Ruth Coutinho agradeceu a oportunidade de poder participar de discussões sobre políticas públicas de assistência social. “O Fórum coloca em prática a justiça social. Parabenizo a todos que hoje, nesta manhã, estão aqui para obter informações para esclarecer essa lei que, com certeza, vai melhorar a assistência social no nosso município”, disse a vice-prefeita.
Exapicor será aberta pelo prefeito na próxima sexta-feira


Prefeitura divulga programação oficial do evento

Shows com artistas nacionais e regionais; exposição de animais, torneios leiteiros e rodeios no segmento agropecuário; estandes de empresas do município e da região; atividades culturais, cívicas, recreativas e esportivas, entre outras atrações, fazem parte da programação oficial da 43ª EXAPICOR (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende).
O prefeito José Rechuan (DEM) abre oficialmente o evento na próxima sexta-feira, dia 24 de setembro, às 20 horas, no Parque de Exposições. Desde 1967, a EXAPICOR é promovida pela Prefeitura em comemoração ao aniversário da cidade.

Saae de Barra Mansa recebe visita de representantes de SP


Equipe do Saae da cidade de Cruzeiro conheceu projetos e serviços da autarquia

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae) recebeu na última semana a visita de representantes do Saae de Cruzeiro, estado de São Paulo. Na oportunidade foram demonstrados aos visitantes os diversos trabalhos que estão em desenvolvimento pelo Saae de Barra Mansa e os projetos de melhorias.
No departamento de Recursos Humanos, os visitantes conheceram o trabalho de regularização da situação de antigos funcionários e de modernização na área, inclusive o ponto eletrônico. Os visitantes também conheceram o setor de planejamento da autarquia, que é o setor de projetos em andamento, principalmente dos que envolvem os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com as construções das ETES e ETAS.
No departamento Jurídico, as equipes de Cruzeiro e de Barra Mansa fizeram um intercâmbio de experiências sobre a atuação das autarquias na área jurídica e prestação de contas junto ao Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento. Na área de Telemetria, os visitantes conheceram projetos pilotos que têm o objetivo de informatizar a leitura do hidrômetro para que possa ser acompanhada “Online” tanto pela autarquia, quanto pelo usuário.
Outro ponto forte do encontro foi a demonstração do funcionamento da Ouvidoria que tem desenvolvido um trabalho conjunto com a Prefeitura Municipal de Barra Mansa, proporcionando ao usuário a possibilidade de atendimento mais rápido e objetivo de suas necessidades. A ouvidoria recebe reclamações e solicitações através do telefone 08007019140 da Prefeitura e por meio do e-mail, comunicação@saaebm.rj.gov.br.
O diretor executivo da autarquia, engenheiro Renine César de Oliveira, destacou a importância da visita. “É muito positivo saber que nosso trabalho está servindo como referência para outras cidades e até mesmo para outros estados. Ficamos satisfeitos com o reconhecimento”, concluiu.
Dia da Árvore é lembrado em BM


Diversas atividades durante a semana marcarão a data


Em comemoração ao Dia da Árvore (21/09), a Prefeitura de Barra Mansa vai promover uma série de atividades durante a próxima semana. De segunda a sexta-feira, dias 20 a 24, acontecerão palestras, passeios ecológicos, plantios de mudas de árvores nativas e frutíferas da Mata Atlântica, reunião da Agenda 21, exposição de trabalhos ambientais na Praça da Matriz, entre outras ações desenvolvidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
O prefeito de Barra Mansa, Zé Renato, lembrou da importância do meio ambiente para a manutenção da vida e falou sobre o evento. “Buscamos alertar a população sobre a necessidade de investir em ações de conscientização e a importância de cuidar da natureza. Muitas pessoas já têm a consciência de que o meio ambiente é essencial para a manutenção da nossa vida, mas não podemos deixar de incentivar, orientar e promover ações neste sentido. Quando cuidamos do ambiente, cuidamos de nós mesmos”, ressalta o prefeito.
Na terça-feira, dia 21, as atividades começam cedo. Na parte da manhã, cerca de 60 guardas municipais participarão de uma palestra sobre o Código Florestal e a FMP (Faixa Marginal de Proteção) com uma representante da ICM Bio / Educa Mata Atlântica. A palestra será às 9 horas, no Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), no Centro. Ainda no mesmo dia, das 9 às 16 horas, um estande vai estar na Praça da Matriz, no Centro, com mostras de diferentes tipos de sementes e do processo de produção de mudas, entre outros itens do Horto Florestal.
Na parte da tarde, das 12 às 17 horas, cerca de 40 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Doutor Elvino Alves Ferreira, no bairro Vila Ursulino, farão um passeio em Itatiaia. Eles vão visitar o Museu do Parque Nacional de Itatiaia e conhecer a história do local, bem como sua fauna e flora. Também à tarde, às 14 horas, no Palácio Barão de Guapi, no Centro, haverá reunião da Agenda 21 para discutir sobre “As Florestas do Estado do Rio de Janeiro”, “Plano de Ação para Conservação da Mata Atlântica” e “A Importância do Horto Municipal nos Projetos Ambientais do Município”. Além disso, durante todo o dia cada unidade escolar fará um plantio de mudas de árvores frutíferas e de espécies nativas da Mata Atlântica.
Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marco Chiesse, além das ações no Dia da Árvore, outras atividades serão realizadas durante a semana. “Buscamos montar um cronograma em que todos pudessem participar, desde os alunos até a população. Tudo isso para lembrar a árvore e a natureza que são importantes em nossa vida. Temos que reflorestar, cuidar, educar para que as pessoas preservem o meio ambiente, evitem as queimadas, as degradações ambientais e promovam uma melhor qualidade do nosso ar e da nossa vida”, conta Marco.
Ainda dentro da programa da semana, na quarta-feira, dia 22, das 8 às 12 horas, cerca de 40 alunos da Escola Municipal Júlio Branco, no bairro Cotiara, conhecerão a Mata da Invernada parte do projeto “Ecoturismo”. Na sexta-feira, dia 24, os alunos da Escola Municipal Eulália Gouvêa Pereira, no bairro Vila Independência, terão uma palestra ambiental. Ainda parte do projeto “Ecoturismo”, dia 28, das 8 às 12 horas, cerca de 40 alunos do Colégio Municipal Dr. Maurício Amaral, no bairro Vila Coringa, vão visitar o Museu do Parque Nacional de Itatiaia. No dia 29, das 7 às 11 horas, é a vez dos alunos da Escola Doméstica Cecília Monteiro de Barros, do bairro Centro, visitarem o Horto Florestal. E, no dia 30, das 7 às 12 horas, os alunos da Escola Municipal Prefeito Leonísio Sócrates Batista, do bairro Roberto Silveira, visitarão o Parque Nacional de Itatiaia.
Lei de eleição direta nas escolas é sancionada por Neto


Medida foi publicada esta semana; diretores gerais e adjuntos serão escolhidos diretamente por alunos, professores e comunidade

O Volta Redonda em Destaque - publicação oficial da Prefeitura de Volta Redonda – publicou esta semana (edição 940, de 16/09/2010) a sanção do prefeito Antônio Francisco Neto à Lei Municipal 4.721, que trata da gestão democrática do Ensino Público no Município de Volta Redonda, com a realização de eleição direta nas escolas municipais para a escolha dos diretores, com a participação de alunos, pais e comunidade. O mandato será de 3 anos, com direito a reeleição para novos mandatos.
A equipe diretiva da escola é composta por um diretor geral e pelo diretor adjunto, respeitando-se as normas estabelecidas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e pela Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), relativas à estrutura administrativa de cada unidade escolar. O Conselho Comunitário Escolar participará da gestão escolar na condição jurídica de associação civil sem fins lucrativos, de duração indeterminada, sendo regida por seu estatuto nos termos da legislação vigente.
Processo eleitoral – A lei determina que a escolha do diretor geral e diretor adjunto será por voto secreto, sendo proibido o voto por representação. São eleitores os professores, auxiliares de educação, supervisores educacionais, orientadores educacionais e funcionários públicos com funções administrativas, lotados e em exercício na unidade escolar, os alunos matriculados na unidade escolar com idade mínima de 16 anos de idade, e um dos responsáveis por alunos menores de 16 anos identificados na ficha de matrícula. Cada eleitor terá direito a um voto.
O quorum mínimo para que o pleito seja referendado será de 50%( cinqüenta por cento) do universo dos eleitores previstos no inciso I (funcionários lotados nas escolas, professores, supervisores), 30% (trinta por cento) dos eleitores previstos nos incisos II e III (alunos e um dos responsáveis). Os profissionais com dupla matrícula terão o direito a voto nas duas matrículas. Se concorrer apenas uma chapa, exigirá além do quorum previsto, o voto favorável da maioria absoluta do total de votos em cada urna (50 X número de votos da chapa na urna A,B, etc.). Não tendo quorum suficiente, caberá à SME ou Fevre indicar a futura direção.
Os professores que atuam nas séries finais da EJA (Ensino de Jovens e Adultos), do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, lotados na mesma matrícula em mais de uma Unidade Escolar, nelas terão direito a voto, desde que não estejam em regime de substituição. Os professores com dupla regência e os especialistas com dupla jornada ou contrato aditivo terão direito a voto apenas na Unidade Escolar em que se encontram lotados. É facultativo o voto dos analfabetos e idosos.
Campanha eleitoral – Não será permitida a propaganda de caráter político-partidário, distribuição de brindes ou camisetas, remuneração ou compensação financeira de qualquer natureza, configuração de ameaças, coerção ou cerceamento de liberdade, publicidade dentro das salas de aulas.
Poderão se inscrever para concorrer às funções de diretor geral e diretor adjunto, os professores, supervisores e orientadores educacionais da rede municipal de ensino, concursados, e os que forem admitidos com a data anterior à promulgação da Constituição de 1988, que comprovem 5 anos de magistério público ou 3 anos de regência de turma, estar em exercício na unidade escolar ou dela não estar afastado por mais de 2 anos,
Conselho Comunitário – Caberá ao Conselho Comunitário Escolar convocar e dirigir a Assembléia Geral que elegerá a comissão eleitoral, cuja atribuição será a de coordenar todo o processo de eleição. A assembléia geral deverá ser convocada até 30 dias antes da data fixada para a eleição da equipe diretiva. A comissão eleitoral será composta de um representante por turno de todos os segmentos da comunidade escolar.
Terá representação de professores/supervisores e orientadores educacionais, funcionários, pais ou responsáveis, alunos com idade mínima de 16 anos, representantes do Conselho Comunitário Escolar. A inscrição de chapas será feita até 10 dias antes do pleito, indicando no ato três fiscais para acompanhar o processo eleitoral. O prazo para a interposição de recurso junto à comissão eleitoral será de 24 horas após a divulgação do pleito.
A destituição do diretor geral ou do diretor adjunto poderá ocorrer motivada pelas seguintes situações: Falta de idoneidade moral, falta de assiduidade, desídia no cumprimento das atribuições, inobservância do programa de gestão apresentado, infração funcional, falta de ética profissional e outras que causem prejuízo ou transtorno ao funcionamento da escola e à qualidade do ensino. A destituição em qualquer dos casos somente ocorrerá após sindicância em que seja assegurado amplo direito de defesa.
Audi vai estar presente no Salão do Automóvel de São Paulo


Entre os modelos que apresentará estará o recente lançamento, o Audi RS5, que atinge 100 km/h em 4,6 segundos.


Após ter faltado ao Salão do Automóvel de São Paulo de 2008, a Audi do Brasil volta com tudo ao evento em 2010. Além do A1, A8, R8 Spyder e outros 6 modelos da marca alemã, a Audi apresentará aos brasileiros o RS5.
O veiculo, que foi lançado no Salão de Genebra, é a versão mais potente do cupê A5.
O Audi RS5 deve começar a ser vendido na Europa a partir de abril por 77,7 mil euros e deve ser importado para o Brasil ainda este ano.
A versão mais esportiva do cupê A5 é equipada com um motor V8 4.2 FSI de 450 cavalos de potência com câmbio automático com 7 velocidades e tração integral, conjunto que o leva de 0 a 100km/h em 4,6 segundos. Mas a velocidade máxima está limitada a 250 km/h.
Mas como o motor fica escondido sob o capô, o único jeito de identificar um Audi RS5 é pelos adereços visuais que o deixa com ares mais esportivos, como spoiler dianteiro e traseiro, saias laterais, sistema de escapes com dupla saída, além do defletor que se levanta ao ultrapassar os 120 km/h e pelas rodas esportivasde 19 polegadas num cromado bem brilhante.
O cupê esportivo é surpreendentemente econômico e muito eficiente: o veículo percorre 9,2 km com 1 litro de combustível.
Outro destaque é o diferencial central da tração quattro, aliado ao câmbio Stronic de sete marchas. Desenvolvidos pela quattro GmbH, os modelos da linha RS compõem a família mais dinâmica da Audi.
O V8 de alta rotação que equipa o RS 5 desloca 4.163 centímetros cúbicos. Assim como quase todos os motores Audi a gasolina, este também é dotado de injeção direta de combustível, conhecida pela sigla FSI (injeção estratificada de combustível).
Esta mesma tecnologia impulsionou o Audi R8 em quatro vitórias na tradicional corrida 24 Horas de Le Mans, operando com 120 bar de pressão.
Entre os seus esportivos mais velozes, a Audi já está comercializando no mercado brasileiro os modelos R8 V10 e RS6.
O Salão de São Paulo acontecerá entre os dias 27 de outubro e 7 de novembro.