quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Acordo com MPF previa regularizar tratamento de resíduos na cidade

O ex-prefeito de Volta Redonda, Gothardo Neto, já foi citado na ação penal que o Ministério Público Federal está lhe movendo, conforme noticiado em nossa edição de ontem.

O processo agora está com o MPF, segundo informações da Justiça local.
O MPF em Volta Redonda denunciou à Justiça o ex-prefeito Gothardo Lopes Neto, que governou a cidade no período de 2005 a 2008, por descumprir, por duas vezes, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que obrigava a Prefeitura a implementar medidas emergenciais para tratar o chorume gerado no lixão local ou encaminhá-lo para uma estação de tratamento licenciada.
Com a denúncia, feita pelo procurador da República, Rodrigo da Costa Lines, o político responderá por descumprir obrigação de relevante interesse ambiental.
A juíza da 1ª Vara Federal de Volta Redonda, Carla Teresa Bonfadini de Sá, que acolheu a denúncia dando início ao processo penal, deu prazo de dez dias para que o ex-prefeito apresentasse sua defesa.
O ex-prefeito assinou o TAC no fim de 2005, mas deixou de adotar as medidas durante sua gestão. O acordo também obrigava a prefeitura a apresentar, em 120 dias, um projeto de adequação ambiental que seria submetido a aprovação do MPF, MP Estadual, Feema e Ibama. Porém, o projeto foi entregue fora do prazo e reprovado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
Há mais de 20 anos, a prefeitura de Volta Redonda instalou o depósito de lixo em terreno no entorno da Floresta da Cicuta, uma unidade de conservação federal.
Em 2003, constatou-se que o depósito vinha operando sem o licenciamento ambiental e que a área estava sendo intensamente degradada pela disposição desordenada e inadequada do lixo, com despejo diário de toneladas de chorume no rio Brandão, que banha a floresta.
Os Ministérios Públicos Federal e Estadual, então, ajuizaram ação civil pública contra o município e o Depósito de Papel São Gabriel (proprietária do terreno onde fica o depósito irregular) que tramita na 1ª Vara Federal de Volta Redonda (nº 2003.51.04.002.992-9).
No curso da ação, em novembro de 2005, foi assinado o TAC, por meio do qual a Prefeitura assumiu, entre outras coisas, a obrigação de implementar medidas urgentes no local.
O ex-prefeito, que atualmente disputa uma vaga de deputado estadual, procurado pela reportagem não respondeu aos contatos.
O ex-prefeito de Volta Redonda, Gothardo Neto, poderá ser condenado a uma pena que varia entre um e três anos e multa, além de receber, ainda, outra condenação que o tornará inelegível.
Deputado Jorge Babu é condenado a sete anos de prisão


O deputado estadual Jorge Babu (PTN-RJ) foi condenado a sete anos de prisão por formação de quadrilha armada.


Essa foi a segunda condenação do deputado no Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro ocorrida na última segunda-feira.
Babu já havia sido condenado a três anos de prisão e ao pagamento de dez dias-multa por concussão (exigir vantagem em razão do cargo) em outro processo que ele responde.
Além de Jorge Babu, funcionários de varas da Infância e da Juventude, Carlos José Dias, Carlos Eduardo Marinho dos Santos, Alfredo Carlos Candido de Oliveira e Davinilson Freitas dos Santos também foram condenados. O Tribunal de Justiça entretanto não divulgou as penas deles.
Segundo o Ministério Público, o grupo criminoso começou a agir na zona Oeste do Rio a partir de 2006. A promotoria afirma que o grupo fazia principalmente extorsão para vender "segurança" e "proteção".
A denúncia também diz que Babu seria um dos chefes da quadrilha dando apoio político ao grupo.
Na ação anterior, o deputado foi acusado de participar de um esquema para liberar, mediante o pagamento de propina, autorizações necessárias para promover bailes funk no Rio de Janeiro.
Na quinta-feira (16) passada, a Secretaria de Segurança do Estado do Rio já havia demitido o deputado do cargo de inspetor da Polícia Civil.
Segundo esclareceu o comunicado da Secretaria “O servidor foi demitido por ter cometido crimes de formação de quadrilha e concussão [obter vantagem com uso de cargo público]”
O Ministério Público do Rio já havia denunciado Babu à Justiça em 2006, acusando-o de cometer os dois crimes ao supostamente comandar negociações de alvarás do Juizado da Infância para festas, como bailes funk, voltadas a adolescentes.
Na época, Babu era vereador no Rio de Janeiro. Ele também foi acusado de participar de milícias (grupos criminosos que vendem “proteção” a comerciantes”).
Por conta dessas suspeitas, Babu também já havia sido expulso do PT no começo de 2009.
A reportagem, até o fechamento desta edição, não conseguiu falar com o deputado, porém, em outras oportunidades, Jorge Babu sempre negou as acusações.
Segundo integrantes do gabinete do deputado na Alerj, Babu estaria viajando e a campanha do candidato continuaria firme, sem qualquer problema.
Gabeira é punido por exibir vídeo onde Cabral chama menino de “otário”


TRE-RJ mantém punição a Gabeira por vídeo em que Cabral chama menino de 'otário'

O TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio) negou o recurso do candidato ao governo do Rio pelo PV, Fernando Gabeira, contra punição que recebeu por exibir um vídeo em que o governador e candidato à reeleição Sérgio Cabral (PMDB) chama um jovem de "otário", durante visita ao complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio.
O vídeo foi ao ar em 27 de agosto e a coligação que apoia Cabral recorreu. O juiz Luiz Roberto Ayoub decidiu tirar 1 minuto e 58 segundos do tempo de Gabeira no horário eleitoral gratuito.
Ao comparar as imagens veiculadas pelo candidato do PV com o vídeo sem cortes apresentado pelos advogados de Cabral, Ayoub concluiu que a gravação foi editada, o que é proibido.
"Os cortes descontextualizaram o fato", afirmou o juiz.
Segundo ele, caracterizou-se infração ao artigo 45 da lei 9.504, que proíbe a utilização pelas emissoras de rádio e TV de trucagens, montagem ou outro recurso que, de alguma forma, desvirtue a verdade dos fatos. A lei determina que a infração seja punida com a perda de tempo equivalente ao dobro do usado na prática do ilícito, no período do horário gratuito subsequente à decisão. A perda deve ser dobrada a cada reincidência. Na votação de ontem, a decisão de Ayoub foi mantida.
Já o PSOL foi autorizado a exibir novamente um vídeo, gravado em 2006, em que Cabral tece elogios ao então deputado estadual Álvaro Lins.
Lins foi preso pela Polícia Federal em maio de 2008, acusado de formação de quadrilha, corrupção ativa e lavagem de dinheiro. Em 12 de agosto daquele ano teve o mandato de deputado estadual cassado. Foi libertado em maio de 2009, por decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça).
"Ter, na Assembleia Legislativa, um deputado com a inteligência, com a vibração, a energia, o caráter de Álvaro Lins é fundamental para mim, como governador do Estado do Rio de Janeiro", diz Cabral no vídeo, que foi ao ar no programa do PSOL em 1º de setembro.
O PMDB recorreu e conseguiu que a Justiça Eleitoral proibisse a exibição das imagens e cancelasse a exibição de dois programas do candidato do PSOL ao governo do Estado, Jefferson Moura. Um dos programas deixou de ir ao ar.
Segundo o TRE-RJ, o partido não pediu a devolução do tempo perdido com a punição. Por isso, a medida não chegou a ser discutida pelo órgão.

Volta Redonda lança programa de arborização urbana ‘Ruas Verdes de Volta’

Realização de censo arbóreo vai definir os primeiros bairros a receber o plantio de novas mudas na cidade


Cerca de 60 pessoas participaram do lançamento da segunda etapa do Programa Municipal de Arborização Urbana “Ruas Verdes de Volta” – realizado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP) - nesta terça-feira (dia 21), no Auditório da Prefeitura de Volta Redonda. Entre os convidados estavam 30 alunos do 6º ano do Colégio Profª Delce Horta Delgado, acompanhados pela diretora adjunta da unidade Fátima Romão.
Os estudantes assistiram à uma palestra sobre arborização urbana e assistiram a um vídeo apresentado pelo educador ambiental da SMSP, Bruno Castro. “Espero que a semente plantada hoje dê frutos e que estes estudantes se tornem multiplicadores na escola e na comunidade”, disse Castro.
Também estiveram no evento o chefe de gabinete da SMSP, Vanderlei Silva, que pediu ajuda às crianças na fiscalização das mudas e do gradil que as protege contra a ação de vândalos; o assessor ambiental da secretaria, Silvio da Fonte Alves, coordenador do projeto; Maurílio Ovídio, da associação de moradores do Santa Cruz; a presidente da associação de moradores do Vista Verde, Cecília Gonçalves; a diretora da ESA, empresa que presta serviço de varrição nas ruas da cidade, Catiane Muniz; e a diretora de administração da SMSP, Raquel Cardoso.
Silvio Alves explicou que o “Ruas Verdes de Volta” começou no ano passado com o plantio de árvores nos principais centros comerciais de Volta Redonda. “Foram privilegiadas as avenidas com mais tráfego”, disse Alves. Agora, o serviço começa com a realização do censo arbóreo para definir os primeiros bairros a receber o “Ruas Verdes de Volta”.
O programa vai utilizar árvores de 30 espécies nativas da Mata Atlântica, de pequeno e médio porte, adequadas para o ambiente urbano. Entre as espécies que serão utilizadas estão aroeira mansa, cambuci, cerejeira do mato, ipê amarelo e quaresmeira, que são de pequeno porte; e aldrago, aleluia, babosa branca, camboatá e copaíba, de médio porte.
CENSO ARBÓREO – O inventário da situação atual das árvores da zona urbana da cidade vai gerar um diagnóstico qualitativo e quantitativo para elaboração de um plano de ações, a curto, médio e longo prazo, de revitalização da arborização urbana de Volta Redonda.
Desde o dia 9 de setembro a equipe da secretaria desenvolve ações pela arborização em alguns bairros da cidade. Alunos da Escola Municipal Wladir Telles, no Vila Rica, passaram por curso de arborização urbana, capacitação florestal e implantaram área verde na unidade. Também fizeram o curso de arborização urbana os alunos da Escola Municipal Lund Fernandes, no Santa Cruz.
Defesa da ficha limpa reúne 130 mil assinaturas

Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral pressionará ministros do STF com manifesto da sociedade em favor da lei, antes do julgamento de Joaquim Roriz


A mobilização em defesa da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10) multiplica-se e mais de 130 mil pessoas, temerosas com a possibilidade de uma derrota da nova Lei no Supremo Tribunal Federal (STF), assinaram uma carta-manifesto que foi entregue nesta terça-feira (20) aos ministros do Supremo.
O documento cobra respeito à legislação e alerta para os riscos de deferimento de recursos dos candidatos já barrados nas instâncias inferiores.
O receio é que o relaxamento enfraqueça a legitimidade da Lei e abra a janela para a eleição de candidatos enrolados com a Justiça.
Ao todo, 21 entidades de classe sinalizaram-se favoráveis ao cumprimento da Lei e entraram efetivamente na mobilização diante do risco dos ministros recuarem do entendimento que teve o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) evitando a aplicação da lei este ano.
O julgamento do recurso do ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, candidato ao mesmo cargo pelo PSC, ocorrido ontem (21), até o fechamento de nossa edição não havia terminado.
Ele marcará a posição que o STF terá com relação à Lei da Ficha Limpa.
O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que foi o responsável pela mobilização que levou à aprovação da lei, acredita que a pressão popular poderá sensibilizar os ministros do STF no julgamento.
O recolhimento das assinaturas que foram entregues começou na última semana por meio de grupos de e-mail e redes sociais como twitter, orkut e facebook, e superou as expectativas dos organizadores.
No texto assinado pelos apoiadores são destacados os méritos e as mudanças promovidas na corrida eleitoral deste ano em razão da nova Lei.
Ao todo, 247 candidaturas já foram barradas seguindo o texto aprovado pelo Congresso Nacional e promulgado pela Presidência da República.
Pela interpretação da Lei, o candidato se enquadra na Lei da Ficha Limpa por ter renunciado ao mandato de senador, em 2007. A defesa de Roriz, entretanto, afirma que o TSE não poderia ter se baseado na lei para negar o registro, uma vez a Ficha Limpa que não se aplicaria às eleições 2010 de acordo com o artigo 16 da Constituição Federal.
O indeferimento do seu registro de candidatura foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em agosto.
O candidato, então, entrou com uma reclamação no Supremo, que acabou negada inicialmente pelo ministro Carlos Ayres Britto. Entretanto, a defesa de Roriz apresentou um recurso extraordinário no tribunal eleitoral, pedindo a subida do seu processo. Na última quarta-feira (18), a ação chegou à corte suprema. O relator também será Carlos Ayres Britto.
Desde que Roriz foi barrado, políticos e advogados especulam como os dez ministros do Supremo votarão.
De certo, até agora, há a posição de quatro deles. Cármen Lúcia, Marco Aurélio Mello e Ricardo Lewandowski também integram o TSE e, portanto, já tiveram que se posicionar sobre a Ficha Limpa. Lewandowski, que preside o TSE, e Carmen Lúcia consideraram a lei constitucional e firmaram o entendimento de que ela já pode valer para estas eleições. Marco Aurélio Mello foi contra.
Outros ministros, como Celso de Mello, Carlos Ayres Britto, Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes não se manifestaram diretamente sobre a lei, mas são considerados votos certos para os dois lados. Barbosa e Ayres Britto, por terem negado liminares no Supremo para suspender condenações, são tidos como votos favoráveis à norma.
Já Celso de Mello e Mendes são, na teoria, contrários à ficha limpa por conta de seus aspectos constitucionais. Os votos do presidente do STF, Cezar Peluso, e de Ellen Gracie ainda são tratados como incógnitas.
Volta Redonda: Justiça Eleitoral atende eleitores no fim de semana



No último final de semana eleitores de Volta Redonda que procuraram os cartórios eleitorais da cidade para pedir a segunda via do título de eleitor, foram atendidos imediatamente.
Bastava apresentar um documento de identidade com foto, assinar um requerimento e o próprio título eleitoral, para sair do Cartório com o documento em mãos. Sem burocracia ou demora.
Antes mesmo que o jornalista do Correio de Notícias acabasse de fazer uma segunda pergunta à funcionária Rosana Aparecida de Sá, da 202º Zona Eleitoral de Volta Redonda, que, em companhia de Regina Coutinho, estavam de plantão nesse documingo, exatamente para saber o tempo que demoraria para receber a segunda via do documento, o seu título eleitoral já estava pronto lhe sendo entregue.
Até a próxima quinta-feira, 23 de setembro, que será o último dia, os eleitores poderão procurar os cartórios das cidades para pedir a segunda via do documento eleitoral.
Nestas eleições, segundo informações do TRE-RJ, o eleitor será obrigado a apresentar dois documentos para votar, o título de eleitor e um documento oficial com foto.
No caso de títulos perdidos ou extraviados, um novo documento poderá ser solicitado nos cartórios eleitorais por eleitores de toda a região.
Tudo sem demora ou burocracia alguma. Para isso, o eleitor deverá comparecer ao local portando documento oficial com foto.
Projeto Ballet Educação realiza apresentação no Teatro Gacemss


Participantes do projeto apresentaram espetáculo ‘Pedro e o Lobo’


O Projeto Ballet Educação se lança a mais um desafio através da união da dança, da música e do teatro, com a apresentação do espetáculo Pedro e o Lobo, nos dias 18 e 19 de setembro, às 19 horas, no Teatro Gacemss. Este é o quinto espetáculo do projeto, que teve início em 2005, e conta com cerca de 140 alunos, todos da Rede Municipal de Ensino.
Os alunos do Projeto Ballet Educação, da Secretaria Municipal de Educação (SME), estudam ballet clássico, francês e musicalização. Recentemente, três alunas do Projeto Ballet Educação foram indicadas para realizar uma prova final para seleção de novos alunos da Escola do Teatro Bolshoi em Joinville, SC.
“Pedro e o Lobo” é um espetáculo especial. É uma história infantil contada através da música. Foi composta por Sergei Prokofiev, em 1936, com o objetivo pedagógico de mostrar às crianças a sonoridade dos diferentes instrumentos. Cada personagem da história é representado por um instrumento diferente.
Para esse espetáculo, apresentado no fim de semana passado, contou com a participação de Sérgio Landim, bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ramiro de Marco, bailarino do Ballet Gacemss – ator e professor de teatro em várias escolas da região. O espetáculo foi organizado pelas professoras do projeto Ballet Educação Izabel Santos Leal, Melissa Lima e Cleide Marques.
Canoagem oceânica vai agitar Angra no domingo



Angra dos Reis vai sediar mais uma edição do Acoar Open Ocean Kayak. A competição de canoagem oceânica será disputa no domingo, 26, com concentração às 7h e largada às 8h30, na praia Grande. Segundo a Associação de Canoagem Oceânica de Angra dos Reis (Acoar), são esperados de 120 a 150 competidores. Serão dois percursos: de 50 km (etapa da Copa Brasil), com embarcações da classe I (oceânica) e outro de 18 km, com caiaques da classe II (turística). “Na verdade podemos dizer que é uma prova de maratona, só que disputada no mar”, afirmou o vice-presidente da Acoar, Marcelo Lopes.
As inscrições para o II Acoar Open Ocean Kayak estão abertas e terminam no dia 24. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (24) 9251-6723 ou através do correio eletrônico mlopes2mar@uol.com.br aos cuidados de Marcelo Lopes.
A Secretaria de Esportes e Lazer, em reunião preparatória, finalizou com outras instituições todos os detalhes para a realização do evento. “A sinalização para os competidores, nos percursos, é muito importante e checamos isso, entre outros detalhes, com todos”, disse o secretário Daniel Santiago.
A reunião foi feita pelo secretário de Esportes e Lazer, Daniel Santiago e pela subsecretária de Esportes e Lazer, Juliana Dayube. Foram debatidos e definidos todos os aspectos de logística da competição, em conjunto a Acoar e representantes do Colégio Naval, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar).
Jovens apresentarão musical na Praça da Porteira


Prefeitura apoia evento que será realizado pela Assembleia de Deus Nova Angra 1

No sábado, 25, os jovens da Assembleia de Deus Nova Angra 1 – Ministério Sul-Fluminense – realizarão um musical com dança, teatro e testemunhos na Praça José Pimenta, mais conhecida como Praça da Porteira, na Japuíba, às 19h.
O evento recebe apoio da Prefeitura de Angra, através da Fundação Cultural (Cultuar), e está em sua segunda edição – o primeiro foi em julho de 2009 – e leva o nome de “Grandes coisas estão por vir na praça”. O objetivo, segundo a organização, é levar, através da música, esperança, alegria, paz e amor aos usuários da praça e a toda a comunidade da Japuíba.
O musical, que será apresentado pelo coral jovem Melodia Celeste, está sendo preparado e ensaiado há cerca de três meses na igreja, que fica na Rua Maricá, nº 40, e é pastoreada pelo pastor Eli Viléla.
Segundo a líder dos jovens, a cantora Elaine Castro, a espera pelo evento na comunidade é grande, pois no ano passado os resultados foram muito positivos.
“Estaremos oferecendo o melhor para nosso Deus, e nosso intuito é levar uma mensagem de esperança e restauração às famílias do bairro”, explicou ela.
Serão apresentadas coreografias pelo Ministério de Dança Movidas por Ti, da AD Nova Angra 1, em parceria com o Ministério Movendo no Espírito, da sede da Assembleia de Deus Ministério Sul-Fluminense, além do Ministério de Louvor e Adoração O Novo de Deus, que fará a abertura do evento.
“As crianças também foram lembradas, pois apresentaremos uma peça voltada para elas, com palhaços. Será um evento para toda a família”, finalizou.
Quatis: Secretaria divulga balanço do torneio leiteiro


Além de Quatis, participaram produtores de diversas cidades vizinhas


A prefeitura de Quatis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e a EMATER, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural divulgou na tarde desta segunda-feira, 20, o balanço do V Torneio Leiteiro de Quatis, evento realizado no ultimo final de semana e que reuniu produtores de Quatis, São Joaquim, Resende, Fumaça, Barra Mansa, Amparo, Volta Redonda e Passa Três.
Segundo os organizadores, o V Torneio Leiteiro superou todas as expectativas e, mesmo com todas as dificuldades, pode ser considerado um sucesso. “Durante quatro dias, a população urbana pode acompanhar de perto a rotina dos produtores rurais”, disse o secretário de Desenvolvimento Rural, Gustavo Duque.
Dezenove animais participaram do torneio divididos nas categorias, melhor vaca e melhor novilha. Na categoria vaca, a grande vencedora foi Olívia, do produtor Sebastião Leme, da Vila da Fumaça (Resende), que recebeu da organização o prêmio de R$ 2.000,00 pela produção média de 54.97 Kg de leite do animal. Já na categoria novilha a vencedora foi a vaca Fragata, com 37,515 Kg de média, do produtor Marcelo Mendonça Faria Junqueira, de Quatis, que ganhou o prêmio de R$ 1.000,00.
Foram distribuídos brindes entre os participantes que ainda aproveitaram os shows regionais durante todos os dias da festa. ”O Torneio Leiteiro de Quatis é uma grande festa realizada no município. Aqui os produtores são muito bem recebidos e se sentem em casa”, finalizou Duque.
Família Rodrigues reúne-se em Encontro em Santa Izabel



 Aconteceu no último dia 4 de setembro, no sitio Candeeiro, no Distrito de Santa Izabel, na cidade de Valença, o 1º Encontro da Família Rodrigues.
O evento familiar reuniu mais de 300 pessoas e foi regado a um suculento churrasco, que transcorreu em plena harmonia e felicidade.
A Comissão organizadora do evento foi composta por José Campos Rodrigues, Ivana Rodrigues Barbosa, Rute Rodrigues Albuquerque, Sandra Rodrigues da Silva, Dely Pereira Gonçalves, José Rodrigues Seabra, Geraldo Hilário dos Santos, Rita Rodrigues da Silva, Luiz Inácio Rodrigues e Maria Rosa Campos.
O sucesso foi tanto que já ficou acertado a realização no ano que vem do 2º Encontro dessa grande família Rodrigues.
Caminhada no Rio para defender liberdade religiosa


Cerca de 5 mil pessoas participaram no domingo (19) da Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, que aconteceu na Praia de Copacabana, na zona sul do Rio, segundo estimativa da Polícia Militar.

Foi realizada na tarde do último domingo (19), na orla de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, a 3ª Caminhada Contra a Intolerância Religiosa, que reuniu fiéis de diversas religiões.
Representantes de várias religiões, como católicos, judeus, ciganos, seguidores do candomblé e umbandistas querem chamar a atenção para o “proselitismo” religioso.
De acordo com o interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (Ccir), organizadora do evento, Ivanir dos Santos, na tentativa de converter novos fiéis, algumas religiões têm ultrapassado o limite da liberdade de expressão, “perseguindo” e atacando determinados grupos religiosos.
“O limite é o proselitismo. Você expressar uma opinião é uma coisa. Fazer um proselitismo diário, estigmatizando e perseguindo um determinado segmento, não é liberdade de expressão”, afirmou Ivanir, destacando que as religiões de matriz africana têm sido o principal alvo de grupos neopentecostais.
Praticantes de Wicca, religião neopagã influenciada por crenças pré-cristãs, também denunciam a intolerância, durante a manifestação.
De acordo com a veterinária Shirley Ribeiro, de 32 anos, o preconceito contra as bruxas ainda é flagrante.
“Não podemos dizer que somos bruxas. Muitas pessoas, especialmente os cristãos, olham para a gente achando que fazemos coisas ruins”, afirmou.
A Comissão de Combate à Intolerância Religiosa pretende procurar a diretoria do Flamengo, nos próximos dias, para conversar sobre as declarações do atacante Val Baiano, consideradas desrespeitosas.
Na semana passada, ao comentar o jejum de gols do time, o jogador pediu ajuda das religiões, com exceção das de matriz africana: “Se macumba fosse do bem, seria boacumba”, declarou à época.
“Estamos esperando acabar a caminhada para tentar que o Flamengo tenha uma atitude (...)”, afirmou o babalaô.
“Vamos conversar com o Flamengo, buscamos sempre o diálogo. Se não tiver, o Ministério Público existe e está aí para cumprir o seu papel”, declarou o babalaô, lembrando que a intolerância religiosa é crime no país, tipificada pela Lei Caó.
A reportagem procurou entrar em contato com a assessoria de imprensa do Clube Regatas Flamengo, mas, apesar do contato as ligações não foram retornadas.
BM: Estrada Governador Chagas Freitas recebe asfaltamento


Prefeito vistoria obras na Colônia; serviços da primeira etapa devem ser concluídos até final do ano

Foto: Diego de Paula

O prefeito de Barra Mansa, Zé Renato, vistoriou as obras de asfaltamento da Estrada Governador Chagas Freitas, que estão em andamento, no bairro Colônia Santo Antônio. A estrada liga o bairro Bocaininha, passando pela Colônia, até o distrito de Rialto e a primeira etapa da obra prevê o recapeamento asfáltico dos primeiros 5 KM – no total, a estrada tem 11 quilômetros.
No momento, o local está recebendo o asfalto. Além disso, serão realizados também serviços de infraestrutura, alargamento da via, remoção de postes, entre outros. A previsão é que a primeira fase seja concluída até o final deste ano.
- Essa é uma grande reivindicação da comunidade da Colônia Santo Antônio, um compromisso que temos a alegria de começar a cumprir. Sabemos das dificuldades de quem precisa utilizar essa estrada, mas no final do ano quero voltar aqui para comemorar com os moradores essa obra tão esperada – disse o prefeito, ressaltando a parceria com o Governo do Estado. “Fizemos o pedido para a realização dessa obra e fomos atendidos. Essas parcerias são muito importantes para deixarmos nossa cidade cada vez melhor”, completou.
Zé Renato, inclusive, esteve na última semana no DER (Departamento de Estradas e Rodagens), reunido com o diretor de Obras no Interior do órgão, José Beraldo, quando solicitou agilidade no andamento das obras. Por conta disso, ficou definido que, na próxima semana, será aberta uma nova frente de trabalho, em que o recapeamento será feito a partir do final da Colônia até o bairro Bocaininha. Os trabalhos que já estão sendo realizados, são no sentido Bocaininha-Colônia. “Com essas duas frentes de trabalho, nosso objetivo é que o recapeamento seja concluído num tempo menor que o previsto, talvez dentro de 60 dias”, afirmou o prefeito.
A segunda etapa da obra prevê o asfaltamento dos 6 KM restantes, até o distrito de Rialto. No total, com as duas etapas, a obra terá um investimento de R$ 15 milhões e tem a previsão de ficar pronta até o início do segundo semestre do ano que vem.
Sábado (dia 25) é dia vacinação antirrábica animal


Cães e gatos a partir de três meses de idade devem ser vacinados em um dos 40 postos de vacinação em toda a cidade

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), promove neste sábado (dia 25), a campanha de vacinação antirrábica animal para cães e gatos acima de três meses de idade. A campanha acontecerá em 40 postos de vacinação, das 8h às 17h, e a expectativa é imunizar aproximadamente 25 mil animais, o que representa 80% da população de cães e gatos estimados para o município.
“O objetivo é promover a prevenção da raiva, considerada uma das mais graves zoonoses transmissíveis e com alto índice de mortalidade, próximo a 100%”, informou o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da SMS, o veterinário Rogério José da Silva, esclarecendo que 300 profissionais, entre funcionários do CCZ, agentes comunitários de saúde e voluntários, principalmente alunos dos cursos de biologia, veterinária e de técnicos do Colégio Agrícola de Pinheiral, participarão da campanha.
A vacinação dos animais domésticos, como cães e gatos, é muito importante, uma vez que eles são as principais fontes de infecção para o homem, por terem contato mais próximo com os seres humanos. A vacina protege os animais contra a raiva evitando que transmitam a doença aos seres humanos. “Em função dessa cobertura vacinal temos mantido a raiva sob controle, sem registro de casos em humanos e em cães e gatos no município”, explicou Rogério, ressaltando que a vacina utilizada na campanha é gratuita e distribuída pelo Ministério da Saúde (MS).
A raiva é uma zoonose transmitida pela saliva e secreções do animal infectado através da mordedura e, mais raramente, pela arranhadura e lambedura da pele lesada ou das mucosas. É uma doença infecciosa, caracterizada por sintomas de comprometimento do sistema nervoso central, que normalmente evolui para morte do doente.
A vacinação é uma das principais ações de controle da doença em áreas urbanas, responsável pela diminuição do número de casos de raiva canina e felina e, consequentemente, da raiva humana. “Diante disso é importante que todas as pessoas, neste sábado, levem o seu animal de estimação a um posto de vacinação mais próximo de sua casa”, disse Rogério, disponibilizando os telefones do CCZ (08000-251666 e 3339-4555) para mais informações à população.
Tênis de Mesa de Volta Redonda é prata no Nordeste


Letícia Groke ficou em segundo lugar no Infantil Feminino em evento em João Pessoa (PB),com a participação de mais de 230 atletas de todo o país

A 3ª Etapa da Copa Brasil Norte Nordeste de Tênis de Mesa, no Ginásio Esportivo Ronaldão, em João Pessoa (PB), terminou neste domingo (dia 19). O evento é organizado pela Confederação Brasileira (CBTM) e contou com a participação de mais de 230 atletas de todo o país.
No que é considerada uma das principais competições do Tênis de Mesa nacional, a atleta de Volta Redonda Letícia Groke ficou em segundo lugar na categoria Infantil Feminino. Letícia, de apenas 14 anos, vem se destacando cada vez mais nas competições em que participa. Treinando cinco vezes por semana no CT do Clube Náutico, sob as orientações do técnico Wellington Rodrigues, a atleta vem demonstrando grande evolução a cada competição. O próximo desafio da atleta e da equipe será o 41º Campeonato Brasileiro, que será realizado de 6 a 12 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ), evento que contará com a participação de mais de 600 atletas de todo o Brasil.
Wellington Rodrigues, Diretor Técnico da modalidade, avaliou como excelente a participação da atleta. “Estamos no caminho certo e os resultados são conseqüência do treinamento. Gostaria de agradecer ao apoio de todos que conhecem e acreditam em nosso trabalho em especial ao prefeito Neto e ao secretário de Esportes Daniel Carvalho”, disse Wellington.
Caped comemora Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência


Projetos para a área serão apresentados para toda a comunidade nesta terça-feira (dia 21), às 15 horas, no Auditório da Prefeitura


A Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), através do Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência (Caped), comemora nesta terça-feira (dia 21), o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, com a apresentação, para a comunidade, dos projetos que estão sendo implementados pelo Comitê Gestor para as Pessoas com Deficiência.
O evento, que contará com a participação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede), será realizado às 15 horas, no Auditório do Palácio 17 de Julho.
O Comitê Gestor para as Pessoas com Deficiência tem a representação de 12 secretarias municipais: Planejamento, Ação Comunitária, Esporte e Lazer, Educação, Saúde, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano, Serviço Autônomo de Água e Esgoto, Fundação Educacional de Volta Redonda, Fundo Comunitário de Volta Redonda, Coordenadoria da Juventude, Obras e Superintendência de Serviços Rodoviários.
Serão apresentados os projetos ligados a acessibilidade das vias públicas, adaptação das escolas, qualificação profissional, acessibilidade itinerante e a criação da Fábrica de Órtese e Prótese, entre outros.
‘Capacitando com Cidadania’ forma mais 60 alunos na Casa de Custódia de Volta Redonda



Cerimônia de formatura teve a presença do secretário estadual de Administração Penitenciária

Em uma cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira (dia 20), 60 detentos da Casa de Custódia de Volta Redonda (Cadeia Pública Franz de Castro Holzwarth) inauguraram uma nova fase em sua vida, ao receberem o certificado de conclusão dos cursos de capacitação do projeto “Capacitando com Cidadania”, realizado na unidade em uma parceria entre a Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Fundação Beatriz Gama (FBG), e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Os detentos participaram de um dos três cursos oferecidos – Construção Civil, Pintura de Parede e Informática – que tiveram a duração de cinco meses. Os professores dos cursos foram cedidos pela FBG.
A cerimônia de entrega dos certificados teve a presença do secretário estadual de Administração Penitenciária, Coronel PM Cesar Rubens Monteiro de Carvalho; do prefeito Antônio Francisco Neto; do presidente da FBG, Victor Hugo Gonçalves de Oliveira; do diretor da Casa de Custódia, João Carlos Olímpio; entre outras autoridades, além de representantes da OAB-VR (Ordem dos Advogados do Brasil), da Pastoral Carcerária, de movimentos sociais que realizam trabalhos junto aos custodiados, e do professor de basquete André Brazolin, que realiza um trabalho esportivo junto aos presos.
No mesmo dia também foi inaugurada a Academia de Ginástica Rômulo Borges Bittencourt – inspetor de Segurança e Administração Penitenciária na unidade, já falecido – que foi montada também através de uma parceria entre a Prefeitura e a Seap. A Prefeitura realizou a compra dos equipamentos da academia, a um custo de R$ 42 mil. A academia será utilizada pelos detentos e pelos funcionários da unidade.
O diretor da Casa de Custódia destacou a parceria com a Prefeitura, e lembrou que os cursos são uma chance dos detentos iniciarem uma nova vida. “Aos detentos, peço que aproveitem a oportunidade, que para muitos é uma primeira oportunidade. E temos que agradecer ao nosso grande parceiro, o prefeito Antônio Francisco Neto, e lembrar que se não fosse por essa parceria, esse projeto não aconteceria”, disse Olímpio, lembrando que a assumiu uma unidade em crise, mas que a Casa de Custódia é uma unidade “diferenciada”. “Aqui a sociedade participa e gosta de saber o que acontece na unidade, por isso nossa direção é baseada na transparência”, afirmou o diretor.
Neto também destacou a parceria que possibilitou o surgimento do projeto. “Queria cumprimentar e agradecer ao secretário Cesar por nos apoiar neste projeto, e dizer que é uma honra para o Poder Público municipal essa parceria. Fico feliz ainda por saber que dos 60 alunos do projeto, 27 já estão em liberdade”, disse o prefeito, que lembrou ainda a importância da instalação da academia na unidade. “Esse projeto (academia) é um compromisso que tínhamos assumido, e queremos fazer cada vez mais. A sociedade de Volta Redonda é parceria na tarefa de ressocializar estas pessoas. Secretário Cesar, são momentos como esse que nos dizem que estamos no caminho certo”.
O secretário de Administração Penitenciária ressaltou a homenagem feita ao funcionário da Seap no nome da academia, e lembrou ainda que os diretores de outras unidades prisionais foram convidados para participar da formatura, como forma deles conhecerem outras experiências realizadas em unidades prisionais. Carvalho também destacou a necessidade das famílias apoiarem os detentos quando eles saírem da unidade. “Parabenizo os familiares por essa conquista dos formandos. Não acreditamos que alguém se recupere sem o apoio da família. Os detentos devem fazer uso desse diploma para recuperar sua dignidade e o respeito perante a família e a sociedade”, disse o secretário, que ressaltou ainda a parceria entre a Seap e a Prefeitura.
Ao final da cerimônia, neto foi homenageado pela Seap com uma placa alusiva ao projeto. Os professores dos cursos – Mauro de Mesquita Santana (Construção Civil); Luciano de Assis Belleti (Pintura de Paredes); e Luiz Damião Gomes Teixeira (Informática), que também é custodiado da unidade – também receberam da secretaria placas comemorativas pela iniciativa.