quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Edson Albertassi responderá a processo crime

TRE-RJ determina abertura de processo crime contra o deputado estadual Edson Albertassi

O desembargador federal Raldênio Bonifácio Costa, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro acolheu denúncia do Ministério Público Estadual e determinou a abertura de ação penal contra o Deputado Edson Albertassi, pela prática de crime eleitoral, na captação ilícita de votos.
O Inquérito Policial recebeu o nº 11/05, e já vinha tramitando há alguns meses, onde o Ministério Público apurava a captação ilícita de votos por parte do atual deputado estadual e candidato a reeleição, Edson Albertassi, QUANDO DA ENTREGA EM Volta Redonda do cheque cidadão, que aconteceu nas dependências do Batalhão de Polícia Militar no bairro Niterói, em Volta Redonda.
Ainda no inquérito policial o deputado Edson Albertassi prestou depoimento quando afirmou que teria participado como Deputado Estadual da articulação para a vinda do "Projeto do Cheque Cidadão" para a cidade de Volta Redonda, Barra Mansa, Pinheiral e Barra do Pirai, esclarecendo que não estivera presente no interior do 28º Batalhão em 17/09/2002 e só parou alguns minutos em frente à calçada do batalhão, para conversar com algumas pessoas que ali estavam.
Albertassi dissera ainda que em momento algum participou da
orientação das pessoas que se dirigiam ao interior do batalhão a fim de pegar o cheque cidadão e que se adentrou alguns passos no interior do Batalhão, foi para cumprimentar o comandante, negando, assim, a prática do crime eleitoral denunciado pelo Ministério Público.
O Desembargador Raldenio, entretanto, acolheu a denúncia do Ministério público e determinou que o deputado Albertassi fosse chamado para, no prazo de dez (10) dias responder ao processo crime que estava sendo instaurado naquela oportunidade.
O desembargador esclareceu, entretanto, que a partir da apresentação da defesa apreciaria a necessidade de se marcar uma audiência para julgamento daquela ação penal, caso não entendesse em absolver sumariamente o deputado Albertassi.
A reportagem procurou entrar em contato com o deputado Edson Albertassi, porém, até o fechamento desta edição nem ele, nem sua assessoria haviam retornado as ligações.
Correio de Notícias está nas bancas de Volta Redonda

O Jornal Correio de Notícias continua sendo vendido nas bancas de jornais e revistas de Volta Redonda, pelo maior grupo distribuidor da cidade.


A rescisão do contrato de distribuição das edições do Jornal Correio de Notícias com a distribuidora Vitória, em Volta Redonda, que possuía um reduzido número de pontos de distribuição na cidade, não vai afetar o acesso dos leitores as edições do jornal, que continuarão sendo distribuídas, diariamente, pelas Distribuidoras A Revendedora e Cultura & Cia (bancas cinzas), que mantém o maior número de bancas espalhadas por toda a cidade. .
As bancas de jornais das Distribuidoras A Revendedora e Cultura & Cia (bancas cinzas) estão espalhadas por todos os bairros da cidade de Volta Redonda, e o leitor não terá dificuldades em encontrar nas centenas de pontos dessa distribuidora o jornal Correio de Notícias.
Para se ter idéia, somente na Vila Santa Cecília, a Distribuidora Cultura & Cia (bancas cinzas), mantém mais de dez bancas de venda de jornais e revistas, localizadas nos principais pontos comerciais desse bairro, o mesmo acontecendo em outros locais da cidade.
A Revendedora e a Cultura e Cia, através de sua rede de pontos instalados na cidade, continuam inovando no atendimento ao público da cidade de Volta Redonda, através de um trabalho sério e inovador, que não se limita, apenas, a venda e distribuição de jornais e revistas, mas no oferecimento de outras opções de serviços a população, como a possibilidade de se fazer on line uma recarga de créditos telefônicos e não, apenas, adquirir o cartão.
Segundo o sócio-diretor da Revendedora e da rede Cultura e Cia, Ricardo Maciel Raimundo, a excelência no atendimento ao público sempre foi o foco da empresa, trabalho que continuará sendo aprimorado.
Portanto, o leitor de Volta Redonda não terá dificuldades em encontrar as edições do Jornal Correio de Notícias, que continuará disponível no maior número de bancas de jornais da cidade, como já vinha ocorrendo.
Prazo para obter Título Eleitoral acaba dia 30 de setembro

Ainda dá tempo do eleitor que está sem título comparecer a uma Cartório Eleitoral de sua cidade e pedir uma segunda via, ou a reimpressão de outro documento.


O prazo dado pelo TSE termina quinta-feira, 30 de setembro.
Nestas eleições, segundo informações do TRE-RJ, o eleitor será obrigado a apresentar dois documentos para votar, o título de eleitor e um documento oficial com foto.
Assim, quem não estiver na posse de seu título não poderá votar. Neste último dia, os eleitores poderão procurar os cartórios das cidades em que residem para pedir a segunda via do documento eleitoral.
No caso de títulos perdidos ou extraviados, um novo documento poderá ser solicitado nos cartórios eleitorais por eleitores de toda a região.
Tudo sem demora ou burocracia alguma. Para isso, o eleitor deverá comparecer ao local portando documento oficial com foto.
CBV confirma equipes para Superliga Nacional

Volta Redonda vai representar o Rio de Janeiro no campeonato

A CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) confirmou na tarde desta quarta-feira (dia 22) as equipes que irão disputar, a partir do próximo mês, a Superliga Nacional de Vôlei, considerada a maior competição do gênero na América Latina.
Na categoria Masculino o Rio de Janeiro mais uma vez terá apenas Volta Redonda como representante. Apesar do título da Liga Nacional, conquistado recentemente com ajuda do time da Cidade do Aço, Niterói não consta na lista das 14 equipes que vão disputar a competição.
Na categoria Feminino serão 12 equipes: Pinheiros/Mackenzie (SP), Sollys/Osasco (SP), Vôlei Futuro (SP), São Caetano (SP), São Bernardo (SP) Unilever (MG), Praia Clube (MG), Minas Tênis Clube (MG), Mackenzie (MG), Brusque (SC), São José (SC) e Macaé/Sports (RJ). O Rio de Janeiro será representado somente pela equipe de Macaé.
Promotoria denuncia Tiririca à Justiça por falsidade ideológica

O Ministério Público de São Paulo denunciou à Justiça o candidato Francisco Everardo Oliveira Silva (PR), o palhaço Tiririca, por falsidade ideológica.


Em entrevista concedida à revista "Veja", o humorista afirmou que declarou ao TSE não possuir nenhum bem, pois teria colocado todo o seu patrimônio em nome de terceiros, depois de responder a processos trabalhistas de sua ex-mulher.
O promotor eleitoral Maurício Antonio Ribeiro Lopes pediu a quebra dos sigilos fiscal e bancário de Tiririca, assim como cópias de processos contra ele que tramitam em segredo de Justiça no Ceará.
Pela mesma entrevista e pelo mesmo motivo, a Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo - órgão do Ministério Público Federal - encaminhou ofício à Justiça Eleitoral no último dia 10 para adoção das medidas cabíveis contra possível crime eleitoral cometido por Tiririca.
Tiririca é candidato a deputado federal em São Paulo. Entre suas propostas, pretende atender o povo do nordeste, que segundo ele, é muito discriminado.
Também quer criar incentivos para artistas de circo. Na educação, quer incluir nas escolas atividades como artesanato, canto e costura.
Ele tem forte ligação com sua mãe, que incentiva a sua candidatura. Foi ela quem lhe deu o apelido pelo qual se tornou conhecido.
Embora diga no horário eleitoral gratuito que, se eleito, pretende ajudar "inclusive" sua família, Tiririca já foi destaque de páginas policiais em um caso violência doméstica. Em 1998, o palhaço foi levado de camburão à 6º Delegacia Seccional de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, acusado de agredir a tapas Rogéria Mariano da Silva, sua mulher. Mais tarde, ela retirou a queixa.
Nadadores angrenses se destacam no Rio


Udmilla lidera competição com 14 medalhas de ouro em 16 provas


Nadadores dos polos esportivos da prefeitura, que contam com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer, vêm obtendo destaque em várias competições no estado. No último fim de semana, Udmilla de Oliveira brilhou mais uma vez, na quarta rodada do Circuito Estadual de Natação Vinculado, que foi realizada no Botafogo, no Rio. No sábado, dia 18, ela ganhou os 50m nado livre, com o tempo de 35"87, e os 50m borboleta, com 42"40. No domingo, dia 19, ganhou os 50m costas, com 46"08, e ficou em 2º lugar nos 50m peito, com 50"78.
Com esses resultados, Udmilla, que é a única atleta a representar Angra na competição, lidera o circuito na categoria petiz II. Em 16 provas, ela acumula 14 medalhas de ouro e uma de prata, além de uma desclassificação. Udmilla compete com nadadores do Fluminense, Vasco da Gama, vila olímpica da Maré , Escola de Natação Tubarão, Aquacenter, Nado livre e Djan Madruga. Faltam ainda duas rodadas para o fim e a próxima será nos dias 16 e 17 de outubro.
Udmilla volta à piscina neste sábado, dia 25. Ela e mais 80 nadadores do Programa de Esporte para Crianças (PEC), Programa de Ação Corporal (PAC), Clube Campestre de Mambucaba e Clube Náutico de Praia Brava estarão no Circuito de Natação Náutico Campestre. Serão disputadas provas de crawl e peito nas categorias mirim, petiz, juvenil, júnior, sênior e absoluto.
Além de Udmilla, outros nadadores angrenses que se destacaram no fim de semana foram Diego Mamédio e Matheus Costa Ferreira, do PEC, e Bruno Freitas, do PAC. Matheus e Bruno participaram no sábado, dia 19, do Rei do Mar, na praia de Copacabana. Matheus ficou em oitavo em sua categoria (15 a 17 anos) e 166º geral, com 38m11s; Bruno foi o quarto colocado da categoria (20 a 24 anos) e 88º geral, com 34m21s. A competição consistia em 1.000m de nado, seguido por uma corrida de 100m, e novamente mais 1.000m de natação. Diego Mamédio competiu no biatlon, que foi uma preliminar do Rei do Mar.
Rechuan anuncia mais viaturas para a polícia militar

Projeto para construção de casas populares é aprovado em Brasília


O prefeito José Rechuan (DEM), anunciou na manhã desta quarta-feira, dia 22, mais duas melhorias importantes para a cidade de Resende. Ele informou que, na próxima segunda-feira, 27, o Município receberá 30 novas viaturas para compor a atual frota do 37º Batalhão da Polícia Militar, instituição responsável pelo policiamento ostensivo em Resende e Itatiaia. Desde o ano passado, Rechuan vem reivindicando ao Governo do Estado o aumento de veículos destinados à Polícia Civil e à PM visando melhorar o sistema de vigilância ostensiva do Município. Numa das audiências realizadas com o governador Sérgio Cabral (PMDB) em 2009, o prefeito destacou a importância do atendimento desta reivindicação.
De acordo com o prefeito, dos 30 novos carros da PM, 20 vão ser da marca Gol e dez blazers. Os veículos deverão ser entregues à população durante a 43ª EXAPICOR (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende). O trabalho da Prefeitura pela melhoria da frota das forças de segurança da cidade já tinha resultado, no ano passado, na chegada de mais viaturas para a 89ª Delegacia de Polícia Legal (Resende) e o Corpo de Bombeiros do Município. E no começo deste mês, a Prefeitura adquiriu quatro veículos zero quilômetro para a Guarda Municipal, que é responsável pela vigilância dos prédios públicos, pelo controle do trânsito e pela vigilância do patrimônio ambiental de Resende.
- Na área de segurança, a Prefeitura vem conquistando ações importantes a favor dos moradores de Resende. E o Governo do Estado tem sido um parceiro fundamental da nossa administração no sentido de garantir a tranqüilidade das pessoas que vivem, trabalham e estudam em nosso município – disse Rechuan.
A outra boa notícia divulgada hoje pelo prefeito diz respeito à aprovação do projeto que prevê a construção de 600 casas populares em Resende, numa área localizada próximo ao bairro Parque Minas Gerais, na região da Fazenda da Barra. Desde a manhã de ontem, 21, Rechuan se encontra em Brasília buscando mais obras e serviços para Resende.
- A vinda das viaturas policiais tem um grande significado tanto para Resende, quanto para Itatiaia. Afinal, a questão da segurança pública é uma das prioridades de nosso governo e, o mais importante: não contempla só a cidade, mas também a região. Quanto à construção de casas populares, no primeiro ano do nosso governo já entregamos moradias no Paraíso e no Jardim Aliança. E vamos estender nosso projeto habitacional para outros bairros da cidade - salientou o prefeito, lembrando que para alcançar estas duas conquistas, “a Prefeitura contou também com o apoio da Câmara de Vereadores”, salientou.
Cederj abre inscrições para II Semana da Ciência e Tecnologia

Evento terá palestras, cursos e exposição de trabalhos científicos

As inscrições para a II Semana da Ciência e Tecnologia - Desenvolvimento Sustentável e Biodiversidade, que será realizada no período de 4 a 9 de outubro, no Cederj (Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro), podem ser feitas até o dia 2 de outubro, na secretaria do Cederj, no Estádio da Cidadania.
Às segundas-feiras, as inscrições podem ser feitas das 17 às 21h30, e de terça a sexta-feira, das 13 às 21h30. No sábado o horário das inscrições é de 8 às 15 horas. O evento contará com palestras, minicursos e exposições de trabalhos científicos.
Educação - No mesmo período também estarão abertas as inscrições para o I Encontro de Educação e Alfabetização Científica das Licenciaturas do Cederj, que será realizado no dia 9 de outubro. Neste encontro serão realizadas palestras, seminários, Mesas Redondas e Cine Ciência.
Ciclo de palestras marca Dia Mundial da Doença de Alzheimer em BM

Evento reuniu familiares, cuidadores e pacientes portadores da doença

Foto: Roze Martins
O Dia Mundial da Doença do Alzheimer, celebrado nesta terça-feira, dia 21, foi comemorado em Barra Mansa com um ciclo de palestras de conscientização e informação sobre a doença. O evento foi promovido pela Prefeitura, em parceria com a Secretaria de Saúde e o Centro do Idoso e reuniu, além da equipe multidisciplinar do centro, familiares, cuidadores e os pacientes que são assistidos pelo Centro de Atendimento ao Paciente com Doença de Alzheimer que, no município, atende cerca de 510 pessoas.
As palestras foram realizadas das 7 horas ao meio-dia e, de acordo com a coordenadora do Centro do Idoso, Ana Maria de Paula Calderoni, a participação do público superou as expectativas dos organizadores. “Graças a Deus foi um evento muito produtivo. Muitas pessoas participaram, se informaram e tiraram dúvidas com os nossos profissionais sobre o que é, como é feito o diagnóstico e como funciona o tratamento do Alzheimer”, disse a coordenadora, ao ressaltar que as palestras também tiveram por finalidade informar às famílias menos favorecidas com relação ao acompanhamento gratuito oferecido no centro.
O prefeito de Barra Mansa, Zé Renato, parabenizou o Centro do Idoso pela iniciativa e destacou que a população do município pode se considerar privilegiada pelo tratamento oferecido aos portadores de Alzheimer. “Em todo o estado do Rio, Barra Mansa é uma das quatro cidades que possuem o Centro de Atendimento ao Paciente com Alzheimer. Sabemos que é uma doença que sensibiliza toda a família da pessoa doente, mas ficamos muito satisfeitos em ver o trabalho que a equipe do Centro do Idoso vem desenvolvendo junto a essas pessoas, que merecem toda a atenção do nosso governo”, comentou o prefeito, ao informar que cerca de 400 pacientes já recebem os medicamentos para Alzheimer, custeados pelo Governo do Estado
De acordo com o médico neurologista Elder Machado Sarmento, que ministrou a palestra “Doença de Alzheimer: O que é?”, uma das informações mais importantes destacadas no evento é que o diagnóstico do Alzheimer é clínico, porém, não se baseia apenas na perda de memória. “É uma doença progressiva, que precisa de um tratamento multiprofissional e que tem aumentado muito porque a população está vivendo mais. Seus sintomas principais são a perda de memória e alteração de comportamento e, na maioria dos casos, é diagnosticada em pacientes com idades acima de 65 anos”, explicou o neurologista.
Também foram ministradas palestras com os seguintes temas: “Envelhecimento Saudável”, pela médica geriatra Renata Fernandes de Souza; “Assistência da Enfermagem aos Portadores de Demência”, com os enfermeiros Juliana dos Santos Russi e Wilson da Costa Nogueira; e “Como se Comportar?”, da psicóloga Maria Terezinha da Carvalho Tupinanbá. Além das palestras, a data foi lembrada com uma comemoração festiva no Centro do Idoso, voltada para os pacientes e seus cuidadores.
Cuidadora de uma portadora de Alzheimer, a autônoma Joana Dar´c Batista Coutinho, de 39 anos, elogiou a iniciativa do Centro do Idoso em organizar o ciclo de palestras informativas sobre a doença. “As palestras foram muito boas e informativas. Ajudo meu sogro a cuidar da minha sogra, de 81 anos, e tive a oportunidade de me informar e tirar dúvidas sobre muitas coisas que enfrentamentos no dia-a-dia. O diagnóstico na minha sogra foi feito há anos, mas temos a consciência de que a doença não tem cura e que vamos ter que estar preparados para enfrentar muitas dificuldades”, avaliou Joana.
O Centro de Atendimento ao Paciente com Doença de Alzheimer foi implantado no Centro do Idoso há cerca de três anos e, no local, o diagnóstico da doença é concluído por meio de um protocolo, no qual são avaliados seus principais sintomas, tais como alterações comportamentais, repetições, dificuldades para lidar com tarefas complexas e planejamento, perda da habilidade espacial e de organização e grau de esquecimento do paciente, que também é submetido a exames clínicos, laboratoriais e de de imagem. O Alzheimer é predominante na faixa etária do idoso e, em casos raros, também afeta pessoas com menos idade. É uma doença que pode ter fundo hereditário, no entanto, que ainda não teve definida sua causa específica
O Dia Mundial de Alzheimer foi criado em 21 de setembro de 1994, durante um Congresso Internacional em Edimburgo, na Escócia. A doença recebeu este nome porque foi Alois Alzheimer, um psiquiatra alemão, quem em 1906 descreveu pela primeira vez os sintomas e as características neuropatológicas do Alzheimer.
Apesar dos 102 anos da sua descrição, a doença continua misteriosa, no entanto, segundo estimativas, a doença é responsável por 50% dos casos de demência na população idosa e atinge cerca de 5% da população brasileira com idade igual ou superior a 65 anos. Um levantamento do Ministério da Saúde apontou que o Alzheimer matou seis vezes mais brasileiros na última década - em 1999 foram cerca de 1.300, já em 2008, o número pulou para quase oito mil.
STF suspende o julgamento da Lei da Ficha Limpa

Hoje deve acontecer o prosseguimento do julgamento, caso o Ministro Dias Toffoli apresente seu voto.


O julgamento do recurso do atual candidato ao governo do Distrito Federal, Joaquim Roriz, foi suspenso ontem após o ministro Cezar Peluso questionar os demais ministros se não haveria, no caso, inconstitucionalidade formal da Lei Complementar 135/2010.
Diante desse questionamento o ministro Dias Toffoli pediu vista do Recurso Extraordinário 630147, onde Joaquim Roriz questiona o indeferimento, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de seu registro de candidato ao governo do Distrito Federal, com base na chamada Lei da Ficha Limpa.
O ministro Toffoli ficou de trazer seu voto na sessão plenária de hoje, quinta-feira (23).
O debate sobre a constitucionalidade formal foi suscitado pelo presidente da Corte logo após o relator, ministro Carlos Ayres Britto, votar pelo desprovimento do Recurso.
De acordo com o Ministro Peluso, o texto da LC 135/2010 foi alterado pelo Senado e não retornou à Câmara. Passou-se do tempo "tenham sido condenado" para "que forem condenados", disse o presidente.
Para ele, não se trata de emenda de mera redação, e por isso o texto deveria ter voltado para a Câmara. O ministro diz entender que teria havido violação ao devido processo constitucional legislativo, previsto no artigo 65 da Carta.
Responsável por afastar das eleições deste ano os candidatos com folha corrida na Justiça, a Lei da Ficha Limpa começou ontem a ser julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Resultado de um projeto de iniciativa popular, aprovada por todos os senadores e pela maioria dos deputados, a lei tem o apoio de 85% dos eleitores, conforme pesquisa da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) divulgada esta semana.
Mesmo com esse histórico, a lei pode ser derrubada ou passar a valer apenas para as próximas eleições, em 2012.
Ministério Público quer paralisar obra de gasoduto

Segundo o MPF a construção de gasoduto pela Petrobrás no entorno da Floresta da Cicuta está irregular


O Ministério Público Federal (MPF) em Volta Redonda (RJ) recomendou ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) que suspendesse a licença da Petrobras para a obra do gasoduto Rio de Janeiro-Belo Horizonte (Gasbel II) até a empresa pagar a compensação ambiental e obter o aval do Instituto Chico Mendes (ICMBio), que administra a Floresta da Cicuta, área de relevante interesse ecológico que foi afetada pela obra.
O Ibama deveria cumprir a recomendação em até 30 dias, durante os quais o órgão deve informar os municípios que serão contemplados com o valor da compensação (calculado pelos danos ambientais reparáveis nas construções em áreas de conservação ambiental). Nesse caso, a Petrobrás já deveria ter feito o depósito antes da emissão da licença prévia do Ibama. Em dez dias, o órgão também deve pedir à Petrobrás a aprovação do ICMBio.
"Com a recomendação, o Ministério Público Federal busca a solução amigável quanto às irregularidades constatadas, mas será proposta uma ação civil pública contra o Ibama e a Petrobras, caso não haja acordo", afirma o procurador da República Rodrigo da Costa Lines.
O MPF foi alertado para a falta de pagamento pelo ICMBio – o Ibama sequer decidiu que municípios beneficiados.
Além disso, a recomendação observa que a licença só poderia ser dada com a aprovação de todos os gestores das unidades de conservação atingidas pela obra.
Como o ICMBio não aprovou a construção do gasoduto, a obra não poderia ser liberada.
Até o fechamento desta edição a Petrobrás não havia respondido os contatos da reportagem.
Acidente mostra falha de siderúrgica na prevenção de riscos ambientais


O Ministério Público Federal (MPF) em Volta Redonda (RJ) recomendou à Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) que analise o nível de contaminação do solo e das águas subterrâneas de sua usina, em razão do vazamento de óleo ocorrido no mês de agosto.


Na época, resíduos tóxicos atingiram o rio Paraíba do Sul, que abastece mais de 12 milhões de pessoas nos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Após analisar os laudos de vistoria, o MPF concluiu que a CSN precisa de uma completa reformulação da sua política de prevenção a riscos ambientais.
Na recomendação, o procurador da República Rodrigo da Costa Lines cobra que a CSN contrate um estudo de uma auditoria ambiental independente para apurar as condições das tubulações da usina e reformule seu plano de emergência em caso de acidente ambiental.
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) ficou responsável pela aprovação do plano e deverá ser imediatamente comunicado de eventuais vazamentos de material químico nos rios.
Segundo o Inea, a CSN não comunicou logo os vazamentos ocorridos em agosto, situação que acabou sendo informada por “terceiros”, e alegou ignorar suas causas por ter uma “malha hídrica muito extensa e antiga”.
Na época o Instituto aplicou à CSN uma multa de R$ 5 milhões pelos dois vazamentos e multa diária durante a violação dos padrões permitidos.
A CSN procurada pela reportagem não respondeu ao contato até o fechamento desta edição.
Secretaria de Educação prepara concurso público


Edital deve sair até o final de novembro; previsão é que provas sejam realizadas em dezembro de 2011

A Secretaria Municipal de Educação (SME) está começando os preparativos para a realização de um concurso público para a contratação de professores, com previsão para realização das provas em dezembro de 2011. De acordo com a secretária municipal de Educação, Therezinha Gonçalves, a Tetê, está sendo verificado o número de vagas necessárias e o regime de trabalho (celetistas ou estatutários). “O prefeito (Antônio Francisco) Neto já autorizou a realização de um concurso para a SME e a Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda). Agora está sendo feito um levantamento do número de vagas e um estudo do regime de trabalho. A previsão é que o edital seja publicado até o final de novembro”, disse Tetê.
Uma comissão de trabalho está sendo organizada pela SME, Secretaria Municipal de Administração (SMA) e a Fevre para a realização do concurso.
Tetê afirmou que o principal objetivo da realização do concurso público é formar um quadro estável de profissionais na rede municipal de ensino. “Era uma preocupação do governo municipal ter um quadro estável de professores dentro das escolas, para criar um vínculo entre a comunidade e a escola e que os professores possam ser capacitados continuamente”, disse a secretária, apontando ainda que o concurso é uma oportunidade para quem deseja trabalhar na rede municipal de ensino.
Alexandre Serfiotis realiza corpo a corpo na Região das Barras em Resende


Candidato voltou a defender planejamento para desenvolvimento sustentável da Região


Em corpo a corpo realizado na manhã desta quarta-feira, dia 22, no Bairro Fazenda da Barra III, na localidade conhecida como Região das Barras, às margens da Rodovia Presidente Dutra, em Resende, o candidato a deputado federal Alexandre Serfiotis (DEM) voltou a defender a necessidade de um planejamento conjunto entre as cidades do Sul Fluminense, visando o desenvolvimento sustentável e o equilíbrio entre as cidades da Região. Serfiois voltou ao tema, porque a Região das Barras, que integra os arredores do Pólo Industrial de Resende, em diversas ocasiões ao longo dos últimos anos, sofreu intensamente as conseqüências de problemas ocorridos dentro de indústrias daquela localidade, como, por exemplo, o vazamento de gases.
No final do mês passado, em reunião com o Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, Renato Soares Ramos, uma das lideranças regionais que já declararam publicamente apoio a sua candidatura, Alexandre Serfiotis frisou a necessidade da Região não cair na “armadilha de crescermos a qualquer custo. Não podemos nos ‘embebedar’ por todo e qualquer tipo de investimentos em nossa região sem ponderarmos os impactos sociais e ambientais que eles podem nos causar”.
Acompanhado desta vez pelo vereador de Resende Silvio da Fonseca, o Tivo (PTdo B) e pelo Ex-Presidente da Associação de Moradores da Fazenda da Barra II, Ataír Medeiros, ambos moradores da Região das Barras e colaboradores de sua candidatura, Alexandre Serfiotis também defendeu a necessidade da construção de passarelas para as comunidades existentes às margens de rodovias: “As rodovias e as indústrias são necessárias para geração de emprego e renda para nossas famílias, aumento da arrecadação de nossos municípios e para o escoamento de nossa produção, dentre outros. Mas elas não podem ser um ‘corpo estranho’ entre nós, porque toda vez que elas representarem alguma ameaça à nossa comunidade, precisamos combater esta ameaça”, finalizou.

Na TV, Serra pede votos para Aécio, e Lula para Hélio Costa


Depois de semanas sem dar o ar de sua presença, o presidenciável tucano José Serra apareceu no programa eleitoral gratuito de TV do candidato ao Senado e ex-governador Aécio Neves (PSDB). Na peça publicitária, ele afirma que, eleito presidente da República, irá "honrar compromissos que assumiu com Aécio e (Antonio) Anastasia (candidato ao governo pelo PSDB) para Minas Gerais". Em um rápido depoimento, afirmou que é preciso investir em estradas, na saúde e na educação no Estado.
Já no horário reservado ao candidato a governador Hélio Costa (PMDB), quem comandou a cena foi o presidente Lula. Sentados em um sofá, os dois batem papo sobre o cenário político em Minas. Também estão presentes Fernando Pimentel (PT), candidato ao Senado, e Patrus Ananias (PT), vice de Costa. "Eu acho, Hélio, que temos que mostrar as diferenças das ações do meu governo das ações de governos anteriores para Minas Gerais", alfinetou.
Lula voltou a tocar na questão dos investimentos na saúde. "Muitos estados não cumprem os 12% em saúde pública". O tema virou motivo de rusgas entre o presidente e o ex-governador Aécio. Em comícios no Estado, Lula chegou a afirmar que Minas não aplica os investimentos no SUS.
O presidente apelou para a "mineiridade" da presidenciável Dilma Rousseff (PT) para pedir votos aos eleitores do Estado. "Faz tempos que Minas não chega à presidência. Agora vai chegar uma mineira nascida em Belo Horizonte". Falando como se Dilma já estivesse eleita, ele ainda pediu o voto em Hélio Costa para garantir a afinidade entre os governos do Estado e federal. Já o programa do governador Antonio Anastasia contou com o reforço do ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PSB), amigo pessoal de Aécio Neves. Ciro exalta o "jeito novo de governar" dos dois tucanos. No depoimento, o socialista disse que não iria se "aventurar" a pedir que os mineiros votem em Anastasia. "As questões de Minas são decididas em Minas", disse, com ares de forasteiro assumido.
A estratégia foi, como têm feito Aécio e Anastasia, zombar da campanha de Hélio Costa, que tem o apoio "externo" do presidente Lula e de Dilma Rousseff. Em várias ocasiões, para tentar barrar o efeito do apoio de Lula na disputa mineira, Aécio afirmou que a presença dele na campanha se tratava de "intervenção externa".
Em comício na cidade mineira de Juiz de Fora, na semana passada, o presidente rebateu a insinuação, sugerindo, sem citar nomes, que Aécio e Anastasia acham que Minas é uma espécie de "quintal" de sua propriedade, onde quem manda são eles. Além da campanha de Hélio Costa, Lula voltou a pedir votos na TV para o candidato ao Senado Fernando Pimentel, que aparece em terceiro lugar nas pesquisas no Estado, atrás de Aécio e Itamar Franco (PPS). O reforço de Lula é considerado estratégico para o petista, que cresceu nas pesquisas, mas não conseguiu ultrapassar Itamar desde o início da campanha.
O ex-presidente, aliás, voltou a usar de forma mais incisiva na TV sua relação com a criação do Plano Real. No programa, depoimentos falam de Itamar como o político que "abriu caminho para o desenvolvimento do Brasil de hoje" e relembram o período de inflação descontrolada, que precedeu o programa econômico.
União é condenada a indenizar vigilante


União terá que indenizar vigilante de banco preso por barrar entrada de PF em agência bancária

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região, por decisão da sua 6ª Turma Especializada, condenou a União a pagar cerca de 10 mil reais em danos morais a um vigilante de uma agência do HSBC em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro.
Ele fora preso por desacato porque, cumprindo ordem do gerente da agência, impediu que um policial federal armado entrasse no banco.
Segundo o relator do processo, desembargador federal Guilherme Couto, a Advocacia Geral da União (AGU) deverá exigir que o agente da PF que prendeu o vigilante devolva aos cofres públicos o valor referente à condenação.
A medida, afirmou o magistrado, atenderá a posição do Supremo Tribunal Federal (STF). “A própria União está vinculada à súmula nº 11 do Supremo, e assim a AGU deve adotar as providências, após o trânsito em julgado desta decisão, para que o agente venha a ressarcir o erário pelo valor da condenação”.
De acordo com o processo, ao ter sua entrada bloqueada, o policial federal passou a impedir a entrada dos demais clientes e criou tumulto na entrada da agência. Quando, algum tempo depois, sua passagem foi liberada pelo gerente, o policial pediu apoio de outros agentes, por telefone. Quase no horário de fechamento da agência, diante de outros clientes do banco, o vigilante foi algemado e levado no carro da polícia para a delegacia de Polícia Federal em Niterói, na qual foi mantido preso por mais de uma hora e meia.
Ainda de acordo com o processo, o vigilante foi processado por desacato, mas essa ação criminal foi trancada por falta de justa causa.
Em sua defesa, a União sustentou que o agente da PF agiu no regular exercício do direito e que o uso de algemas é razoável por garantir a segurança de todos os envolvidos. Além disso, alegou que não é qualquer problema ou contratempo que gera direito a indenização por danos morais.
Já o desembargador Guilherme Couto ponderou que não há prova nos autos de que o vigilante tenha desacatado a autoridade. Para ele, os fatos não trouxeram mero dissabor ou aborrecimento corriqueiro.
“Não há como negar, assim, que houve prática humilhante e constrangedora, não tanto apenas pela algema, mas sim por todo o conjunto da obra, na qual o vigilante parece ter sido vítima de truculência. E tudo ocorreu no local de trabalho”, lembrou.