sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Ministério Público Eleitoral ajuíza nova ação contra Albertassi

Nova ação foi distribuída perante o TRE-RJ contra o atual deputado Estadual e candidato a reeleição Edson Albertassi

O Ministério Público Eleitoral ajuizou perante o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), uma ação de investigação judicial eleitoral contra o atual deputado estadual e candidato a reeleição, Edson Albertassi e mais quatro políticos, entre eles, Jorge Picciani, atual presidente da Alerj e candidato ao Senado, Alessandro Alves Calazans, André Gustavo Pereira Correa da Silva e João Pedro Campos de Andrade Figueira, todos candidatos a reeleição ao cargo atualmente ocupados de deputado estadual.
Segundo o Ministério Público os acusados estariam se valendo de propaganda eleitoral irregular, dês que utilizando para distribuição publicidade de programa social “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal.
Ainda segundo o MPE, a fiscalização teria apreendido cerca de 3.400 panfletos com a publicidade questionada, os quais estariam sendo distribuídos em pleno período eleitoral pelos acusados, destacando, ainda, que o conteúdo desse material estaria disponível no site da ALERJ.
Postulou então o Ministério Público a cassação do registro eleitoral dos candidatos e uma liminar para fazer cessar a distribuição daqueles panfletos, como da propaganda atinente ao programa social.
O relator da ação, juiz Luiz Umpierre de Mello Serra, analisando a denúncia, entendeu por indeferir o pedido de liminar, porém, determinou a intimação dos acusados para que no prazo de cinco dias se defendessem, apresentando defesa escrita.
O deputado estadual Edson Albertassi, ouvido pela reportagem afirmou sua surpresa com o ocorrido, por não estaria se valendo daqueles panfletos para se promover.
"Vejo com espanto e tristeza. Espanto, porque ao longo dos meus três mandatos de Deputado Estadual nunca permiti este tipo de ação. E tristeza, porque não fui sequer convidado a prestar esclarecimentos ao MPE. Só no Brasil funciona deste jeito, o Ministério Público que tem por obrigação constitucional de ser o guardião da lei, comete crime de calúnia e difamação a qualquer pessoa, não dando a mínima oportunidade de defesa. É por atitudes como esta, que cada vez mais as pessoas de bem se afastam da vida pública, dando lugar a milicianos, assistencialistas e pessoas sem um mínimo de interesse coletivo. É lamentável.", afirmou o Deputado Edson Albertassi.
Encontro promovido pelo PHS vai tratar das eleições

O PHS estará reunido, em Volta Redonda, nesta sexta-feira, 24 de setembro

Nesta sexta-feira o Partido Humanista Social - PHS estará realizando no Salão Nobre da Câmara Municipal de Volta Redonda, localizada na Avenida Lucas Evangelista, bairro Aterrado, um encontro que terá como tema, entre outros assuntos que serão tratados na oportunidade, as eleições 2012.
O Encontro, marcado para se iniciar às 10h, contará com a presença de representantes do IPHS (Instituto de Formação do Partido), com representantes do Diretório Regional, Diretório Nacional e também representantes de várias Executivas Municipais do Estado do Rio de Janeiro, dentre elas a Comitiva do PHS em Volta Redonda, Sergio Boechat, Giovani Miguez e Renato Barozzi e servirá para começar a discussão das "Estratégias Eleitorais para 2012".
Segundo o coodenador político do Partido, em Volta Redonda, o advogado Sérgio Boechat, "estas reuniões estão acontecendo a cada 15 dias, desde o dia 6 de agosto, em Petrópolis e estão sendo muito importantes para o fortalecimento do PHS".
Guarda Mirim participa da Semana Nacional do Trânsito

Tenda ‘Abraço da Vida’ já atendeu a mais de 800 pessoas em cinco dias


A Semana Nacional do Trânsito, que este ano tem como tema a importância do uso da cadeirinha e do cinto de segurança, teve início em Volta Redonda no último sábado (dia 18), com o projeto ‘Abraço da Vida’, uma parceria entre a Guarda Municipal, a Suser (Superintendência dos Serviços Rodoviários) e a Secretaria Municipal de Educação (SME). A Guarda Mirim está participando do projeto através de uma tenda que está indo aos locais de maior circulação da cidade e onde são desenvolvidas atividades como palestras e vídeos sobre o tema da campanha; como usar de maneira correta os dispositivos de segurança nas crianças de até 10 anos, com um banco automotivo com as cadeirinhas e o cinto de segurança de três pontas, para demonstração e aprendizado; entrega de panfleto sobre o assunto e distribuição de brindes para quem participar. De sábado até as 11h desta quinta-feira (dia 23), já tinham assistido às palestras 839 pessoas, entre crianças e adultos.
A Guarda Municipal também envolveu a Patrulha Escolar no projeto, com a distribuição de panfletos educativos nas portas das escolas públicas e particulares, nos horários de entrada e saída dos alunos. “A intenção da Guarda Municipal não é punir e sim, além de educar, esclarecer as dúvidas dos pais e responsáveis sobre o uso correto dos dispositivos de segurança e do cinto de segurança nas crianças de até 10 anos de idade. Aliás, estamos fazendo campanha voltada para esse tema desde junho deste ano”, esclareceu o comandante da GMVR, major Luiz Henrique Monteiro Barbosa.
Quatis recebe visita de supervisores do estado

Representantes são da secretaria Estadual de Assistência Social

A prefeitura de Quatis, por meio da secretaria de Assistência Social, recebeu nesta quarta-feira, dia 22, a visita de agentes supervisores da secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos. A visita foi feita para supervisionar a aplicação do piso básico de transição, de equipamentos utilizados e as dependências da secretaria.
“Esta é também uma possibilidade de a prefeitura estabelecer contado direto com os representantes do Estado, fator que está além do objetivo principal da visita dos supervisores”, explicou a diretora do Departamento de Assistência Social, Roberta Oliveira.
As representantes visitaram os Centros de Referência de Assistência Social de São Joaquim, Santana e Centro, e o prédio onde funciona a sede da secretaria. A visita destinou-se à supervisão de setores onde o piso é aplicado, como o projeto Feliz Idade e a brinquedoteca, dedicada à crianças de zero a 6 anos de idade, localizada nos espaços do CRAS. O piso é usado principalmente para projetos dedicados a crianças e idosos.
A supervisão do Estado acontece em uma hora em que o município está consolidando a política pública de Assistência Social, baseada na seguridade social e nos direitos humanos. Para o secretário Hélio Ricardo, a vinda dos representantes do Estado está servindo também para avaliação das ações executadas nesse período.
“O resultado desta visita será divulgado pela secretaria Estadual de Assistência Social. Este momento é importante porque, durante um ano e oito meses, por determinação do prefeito José Laerte, foram feitos investimentos na implantação de novos equipamentos, com recursos do governo do Estado e do próprio município”, disse ele. “Esta visita veio mostrar à população que a Assistência Social na nossa cidade está recebendo a atenção que merece”, finalizou Hélio Ricardo.
Atleta de Barra Mansa Vai Participar daMaratona de Berlim Alemanha no Dia 26/09

A atleta Cacilda Castro Couto do Clube Corbama vai representar Barra Mansa na Maratona de Berlim na Alemanha, Cacilda vem sendo exemplo para muitos que hoje escolhe o atletismo como forma de aprioramento físico. A mais ou menos 02 anos Cacilda se engressou no Clube Corbama e já participou de várias corridas importantes nacionais e se preparou para essa maratona em Berlim, era um sonho que será realizado e um prazer enorme representar Barra Mansa, cidade onde moro e trabalho, diz Cacilda.O presidente de honra do Clube, Elias da Corbama, ressaltou essa participação importante de um atletaem uma das maiores maratonas do mundo. A Drª Cacilda é muito esforçada, além de exercer sua função como médica, é conselheira para os mais jovens, incentivadora do esporte como forma de prevenção contra muitas doenças ligadas ao sedentarismo, conheçe melhor os limites do corpo e sei que vai representar muito bem a nossa cidade de Barra Mansa.

Fiscalização faz limpeza em Volta Redonda

Placas irregulares foram recolhidas por toda a cidade


A Justiça Eleitoral e a sua Lei 9.504/97 são, diariamente, desafiadas e pisoteadas por alguns candidatos às eleições deste ano em Volta Redonda.
A prova disso esta nas ruas, onde o desrespeito a lei e normas eleitorais são cometidos aos diariamente por alguns desses candidatos.
Os candidatos Deley, Jorge Picciani, Jair Nogueira, Nelson Gonçalves e Julio Lopes são os campeões em desrespeito a legislação eleitoral, quando se trata da colocação de propaganda nas ruas da cidade.
Com recursos e pessoal limitados, o TRE-RJ realmente não tem condições de fiscalizar e coibir todos os desrespeitos as normas eleitorais que estão sendo cometidos diariamente pela cidade por alguns candidatos.
Entretanto, na noite dessa última quarta-feira (22), a Fiscalização da Justiça Eleitoral, promoveu uma verdadeira limpeza nas ruas de Volta Redonda, quando recolheu todas as placas que foram encontradas irregularmente.
A operação de combate a poluição visual e desrepeito a legislação eleitoral, que recolheu mais de trinta placas de vários candidatos, ocorreu por todos os bairros da cidade, tendo se iniciado por volta das 19h e terminado por volta das 2 h da manhã, sendo comandada pelo Coordenador Eleitoral André Ricardo, com a participação de mais dez agentes da fiscalização do TRE em Volta Redonda.
"Lula - O filho do Brasil" foi escolhido para concorrer à indicação ao Oscar

Filme vai disputar com outros 95 países por vaga na categoria estrangeira. Indicados serão divulgados no dia 25 de janeiro


O longa-metragem "Lula - O filho do Brasil", de Fábio Barreto, foi escolhido na manhã desta quinta-feira, 23, para representar o Brasil na disputa por uma das cinco vagas no Oscar na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira.
A cinebiografia foi escolhida por uma comissão formada por membros indicados pelo Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Agência Nacional de Cinema do Brasil e Academia Brasileira de Cinema.
O longa-metragem agora vai concorrer com produções de mais 95 países por uma vaga na categoria de melhor filme em língua estrangeira.
Os nomes, que serão selecionados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, serão divulgados no dia 25 de janeiro.
A cerimônia do oscar acontece no dia 27 de fevereiro de 2011.
Licitações de Agências Franqueadas vai continuar


Correios faz esclarecimento sobre a licitação das agências franqueadas


Os Correios informa que a licitação para implantação das agências franqueadas continua normalmente e que em nenhum momento houve decisão de contratar qualquer agência sem licitação.
Segundo os Correios atualmente, já existem 171 contratos assinados, todos licitados. A expectativa da ECT é que cerca de 400 agências de correios franqueadas (ACFs), de um total de 1.415, estejam contratadas até 10 de novembro, quando as atuais franquias terão seus contratos encerrados por determinação legal e judicial.
A ECT está confiante que a recente aprovação do edital, do novo contrato de franquia postal e de todos os procedimentos licitatórios já realizados, pelo Tribunal de Contas de União (TCU), que após analisar exaustivamente o processo não encontrou nenhuma irregularidade, irá contribuir para a derrubada do restante das liminares responsáveis pela suspensão de licitações em todo o Brasil.
Paralelamente, caso seja necessário e com o objetivo de minimizar possíveis efeitos do encerramento dos contratos das atuais franquias por determinação legal e judicial, os Correios já iniciaram as ações para aplicação do plano de contingência da rede de atendimento.
Os Correios esclarecem que como já citado em entrevista coletiva pelo presidente David José de Matos, o edital de licitação das agências franqueadas é estritamente técnico e foi exaustivamente analisado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que não encontrou nenhuma irregularidade ou falha e rechaçou, na plenitude, mediante julgamento, todas as denúncias e representações contra o seu conteúdo.
Angra vai respirar e transpirar teatro durante 23 dias

A Fita, grande festa do teatro brasileiro, começa no sábado, 25 ,e só termina dia 17 de outubro


A cidade de Angra já se prepara para realizar mais uma Festa Internacional de Teatro (Fita), a sétima edição de um evento mais que premiado e consagrado pelo público, realizado na Praia do Anil. No início do ano a Fita ganhou o prêmio de Cultura do Governo do Estado na categoria Teatro, demonstrando a grandiosidade do evento, que traz os melhores e mais variados espetáculos em cartaz em todo o Brasi (adulto e infantil), como também estreias aguardadas em nível nacional.
A Fita vai distribuir 5 mil ingressos para crianças das escolas públicas assistirem a espetáculos infantis (Fitinha), sessão especial “Coruja” , espetáculo internacional e 11 estreias.
As ruas da cidade estão todas enfeitadas com galhardetes divulgando os 56 espetáculos, os pontos de venda de ingressos estão movimentadíssimos e pacotes de turismo estão sendo fechados. Tudo isso para atender a grande festa, de 25 de setembro a 17 de outubro, que vai apresentar 56 espetáculos em grandes tendas, oferecendo 2 mil lugares, em dois palcos ( um para 1.500 pessoas- palco principal Sesc - e outro para 500 pessoas – palco intimista Transpetro).
A estimativa dos organizadores é de que cerca de 100 mil vão assistir aos espetáculos durante 23 dias, em uma estrutura impecável que está pronta, com banheiros confortáveis e praça de alimentação.
Todo o evento está recebendo apoio integral da prefeitura, através das fundações Cultural (Cultuar) e de Turismo (TurisAngra), atendendo solicitação do prefeito Tuca Jordão, grande admirador da megarrealização, pela importância que ela representa para toda a cidade. O curador é o idealizador do evento, João Carlos Rabelo. O Sesc e a Transpetro também são grandes patrocinadores.
Para o presidente da Cultuar, Roberto Peixoto, “a Fita é um dos mais importantes eventos de Angra, porque cria oportunidades para artistas locais conhecerem o que de melhor está se fazendo na área teatral em grandes capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo, dá visibilidade à cultura que é produzida em Angra.
_ A Fita divulga Angra para todo o Brasil e internacionalmente, possibilita a troca de informações entre produtores de cultura do interior e os dos grandes centros, possibilita também que artistas de Angra façam cursos de formação com vários diretores de teatro renomados; movimenta culturalmente toda a nossa cidade e municípios vizinhos; cria oportunidades para que milhares de crianças das escolas da rede pública de Angra possam assistir a espetáculos teatrais gratuitamente na Fitinha; incentiva a população a participar, oferecendo ingressos acessíveis, variando de R$2,50 a R$50,00. Enfim, são 23 dias onde todos nós, município, população, artistas, turistas e a arte, somos valorizados, ficamos felizes, a cidade ganha um grande presente que produz frutos muito bons. Angra vai respirar e transpirar arte da maior qualidade e convidamos todos a participar – diz Roberto Peixoto.
Grandes nomes do teatro brasileiro estarão presentes na Fita, como Paulo José, Osmar Prado,Hamilton Vaz Pereira, Marcos Caruso, Lília Cabral, Paulo Betti, André Gonçalves, Juliana Martins. Deborah Secco, Du Moscovis, Bianca Byington, Flávio Marinho, Luciana Braga, Miriam Freeland, Carla Faour, Marjorie Estiano, Marcius Melhem, Juliana Martins e Solange Couto, entre outros.
Este ano a Fita , além de manter a distribuição de ingressos para escolas públicas, apresentou como novidade uma oficina de atores para artistas de Angra, realizadas na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, e duas produções patrocinadas pelo festival, que vão estrear na Fita com oito atores angrenses que participaram do curso. Os espetáculos são “Gimba” e “Zé Vagão da Roda Fina”.
No total foram oferecidas 50 vagas, em um curso que qualificou atores locais que tiveram a oportunidade de terem aulas de dança, canto, interpretação e conviver com um time de professores de primeiro escalão. Foram dois meses de curso. Ano que vem a Fita pretende intensificar ainda mais o curso e dividir as turmas em três: os mais qualificados, os iniciantes e mais um módulo para quem fez este ano, segundo informações de Rabello. Mais quatro espetáculos de atores de Angra também estarão na Fita, são eles: “Contos de Phadas, Sucesso aqui vou eu”, “O Flautista de Hamelim” e “História de uma moça preguiçosa”.
Espetáculos grandiosos como ''Os Saltimbancos', 'Corte seco', 'Avenida Q', 'As Pontes de Madison', 'Colapso', entre outros , estarão movimentando o evento, que também apresenta Teatro de Bonecos das melhores companhias do Brasil, além de diversas peças infantis (Fitinha). Dentre as apresentações em destaque na Fita está a pré-estreia do espetáculo 'Eu te amo', de Arnaldo Jabor, que tem os cineastas Lírio Ferreira e Rosane Svartmann estreando como diretores de teatro.
Integrantes do movimento cultural que fizeram carteirinha de cadastro irão poder assistir a todos os espetáculos por preços simbólicos. Estudantes, professores e idosos também estão recebendo descontos especiais.
Vantagem de Dilma começa a cair

José Serra volta a subir e Dilma começa a cai. Vantagem diminuiu 5 pontos, diz Datafolha.


Nova pesquisa presidencial Datafolha divulgada nesta quarta mostra que a diferença entre a candidata do PT, Dilma Rousseff, para os demais adversários somados caiu cinco pontos percentuais (de 12 para 7 pontos) com relação ao levantamento anterior, realizado nos dias 13, 14 e 15.
A petista agora aparece com 49% (tinha 51% há uma semana), contra 42% de todos os outros postulantes (que apareciam com 39%). José Serra (PSDB) está em segundo, com 28% (tinha 27% na semana passada), enquanto Marina Silva oscilou positivamente dois pontos percentuais e passou de 11% para 13%.
É o primeiro levantamento do instituto após as revelações de tráfico de influência e a consequente crise que culminou com a demissão da sucessora de Dilma na Casa Civil, Erenice Guerra --52% dos entrevistados disseram ter tomado conhecimento do caso, mas apenas 13% julgam-se bem informados sobre o episódio.
As movimentações estão dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Segundo o Datafolha, pesquisa a ser feita na próxima semana deverá mostrar se trata-se de uma tendência ou apenas um registro do momento em que o levantamento foi realizado.
Dilma caiu principalmente nos segmentos dos que possuem renda familiar mensal entre 5 e 10 salários mínimos (10 pontos), nível superior de escolaridade (três pontos) e têm entre 35 e 44 anos (quatro pontos).
O crescimento de Marina Silva se deu entre os mais escolarizados (onde a verde cresceu quatro pontos) e os que têm renda de 5 a 10 salários mínimos, faixa em que a candidata do PV saltou de 16% para 24% (Serra subiu de 28% para 34%).
Considerados apenas os votos válidos (excluindo-se, portanto, brancos e nulos), a candidata petista, que figurava com 57% no levantamento anterior, lidera a corrida presidencial com 54% das intenções de voto. José Serra (PSDB) está com 31% (tinha 30%), e Marina Silva (PV), chegou a 14%.
Quanto menor a diferença entre o líder das intenções de voto e os demais candidatos, maior a probabilidade de um segundo turno (para ser eleito numa única rodada de votação, um candidato precisa de 50% mais um dos votos válidos ou superar a soma de seus rivais).
Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Zé Maria (PSTU), Eymael (PSDC), Rui Pimenta (PCO), Ivan Pinheiro (PCB) e Levy Fidélix (PRTB) não atingiram 1% (porém foram mencionados e, juntos, equivalem a essa parcela da votação).
O Datafolha também perguntou aos eleitores como eles se comportariam num eventual segundo turno entre Dilma e Serra. A petista receberia 55% (dois pontos a menos que no levantamento da semana passada), enquanto o tucano ficaria com 38%, três pontos percentuais a mais do que exibia na semana passada.
A pesquisa, contratada pela Folha e pela Rede Globo, foi realizada nos dias 21 e 22, em 444 municípios de todo o país, com 12.294 eleitores. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 31.330/2010.
Smac promove curso de administração do lar

Capacitação começa em outubro, em todos os Cras de Volta Redonda

A Prefeitura Municipal de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), em parceria com a Fundação Evangélica Regional de Assistência Social (Feras), realizará a partir de outubro o primeiro curso de capacitação para Administração do Lar. A capacitação vem de encontro à demanda de famílias que necessitam de um profissional doméstico com habilidade e conhecimento profissional de suas funções e, ao mesmo tempo, de pessoas que não possuem ainda uma capacitação profissional e sentem vontade de trabalhar em casas de família, com serviços domésticos. A oficina prepara os alunos de modo global, pois o cronograma prevê a valorização do profissional e a capacitação para o trabalho, oferecendo aulas de Direitos e Deveres; Legislação; Assédio Moral e Assédio Sexual; Documentos; Ética e convívio Social; Etiqueta social e profissional; Administração; Ordem Doméstica; Arrumação e Limpeza; Roupas; Economia Doméstica; Finanças; Organização Funcional; Educação Alimentar; Uso de Eletrodomésticos; Primeiros Socorros; Puericultura e Acidentes Domésticos. Ao todo, o curso tem 64 horas/aula, divididas em módulos de 4 horas. As inscrições estão sendo realizadas em todos os Centros de Referência da Assistência Social (Cras), onde as aulas serão ministradas. O curso é totalmente gratuito, e todos os participantes receberão apostilas. Podem se inscrever pessoas de ambos os sexos, maiores de 16 anos. Todos os inscritos com 75% ou mais de freqüência receberão o Certificado de Conclusão.
TSE julgou mais da metade dos recursos eleitorais

56% dos recursos sobre registro de candidatura já foram julgados pelos Ministros do TSE


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já decidiu 56% dos recursos sobre registro de candidatura, o que representa 994 processos analisados. Até o início da noite desta quarta-feira (22) o tribunal contabiliza 1.763 recursos que chegaram à Corte questionando decisões dos Tribunais Regionais Eleitorais que negaram registros a candidatos nas Eleições 2010. O total de decisões envolve aquelas tomadas pelo plenário da Corte Eleitoral, bem como as deliberações individuais dos ministros, conhecidas como monocráticas.
A maioria dos processos que chegam ao TSE e, em consequência, das decisões tomadas, versam sobre questões de quitação eleitoral, filiação partidária ou defeitos nos pedidos de registro de candidatura e não sobre a aplicação da Lei da Ficha Limpa. Desse total (1.763), 171 processos questionam a aplicação da Lei Complementar 135/2010, conhecida como Lei da Ficha Limpa.
Os processos chegam por meio de Recurso Ordinário (RO) ou Recurso Especial Eleitoral (Respe). No caso do RO, ele é cabível quando o assunto tratado no recurso trata de inelegibilidade. Já o Respe deve tratar de condições de elegibilidade.
O prazo para recorrer ao TSE é de três dias a contar da publicação da decisão do TRE que rejeitou a candidatura ou manteve um candidato elegível. Em geral, os TREs negam registros aos candidatos a partir de impugnações feitas pelo Ministério Público, por partidos políticos, por candidatos adversários, entre outros.
Após a chegada ao TSE, os recursos são autuados e apresentados no mesmo dia ao presidente da Corte, que também na mesma data o distribuirá a um relator e mandará abrir vista ao Ministério Público Eleitoral pelo prazo de dois dias. Ao final deste prazo, com ou sem parecer do MPE, os autos do processo serão enviados ao ministro relator, que os apresentará para julgamento em três dias, independentemente de publicação de pauta.
Na sessão de julgamento no TSE, lido o relatório pelo ministro relator, será facultada a palavra às partes do processo e ao Ministério Público pelo prazo de dez minutos. No caso de pedido de vista dos autos por algum ministro, o julgamento deverá ser retomado na próxima sessão.
Conforme a Resolução 23.221/2010, ao ser proclamado o resultado do julgamento do recurso, o Tribunal lavrará o acórdão, que conterá o direito, os fatos e as circunstâncias, com base nos fundamentos do voto do relator ou do primeiro voto vencedor. Encerrada a sessão, será lido e publicado o acórdão, passando a correr a partir dessa data o prazo de três dias para a proposição de recurso contra a decisão tomada pelo plenário do TSE.
No caso de admitido pela Presidência do TSE o recurso extraordinário para o Supremo Tribunal Federal (STF), o recorrido será notificado para apresentar suas alegações no prazo de três dias.
Quatis participa da semana do trânsito

Município adere, pela primeira vez, o Dia Mundial sem Carro

A prefeitura de Quatis por meio do Demutran, o Departamento Municipal de Trânsito, ligado à secretaria de Planejamento, está promovendo, desde o dia 18 de setembro, a Semana Nacional do Trânsito. Com o objetivo de conscientizar os cidadãos sobre a importância da obediência às leis de trânsito, a programação prevê atividades educacionais livres, abertas a toda a população do município.
“A campanha de educação no trânsito é feita o ano todo, com o apoio da Guarda Municipal. Essa semana foi uma data escolhida pelo Detran, para uma mobilização nacional para um trabalho visando ao respeito às leis nas vias”, explicou a diretora do Departamento de Trânsito, Rosana Alves.
Uma das atividades mais importantes da Semana foi realizada nesta quarta-feira, dia 22. Por meio da secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Quatis participou da campanha do Dia Mundial sem Carro, uma mobilização internacional que acontece todos os anos. A proposta, de incentivar a população com panfletagem, também trabalhou atividades educativas que explicavam o tema “sustentabilidade”, e pediu à população que deixasse os automóveis em casa e fizessem uso de meios de transporte menos poluentes como bicicletas ou coletivos, durante toda a quarta-feira.
De acordo com o secretário Rural, Gustavo Duque, a meta, de divulgar a data e sensibilizar a população para o controle de emissão de gases poluentes, foi atingida. “É cada vez mais necessário nos atentarmos para a situação de risco ambiental em que o mundo se encontra e o Dia Mundial sem Carro é a oportunidade de todos estarem voltados para a mesma causa”, disse ele. “Quatis, enquanto Cidade Educadora está comprometida, também, a transmitir aos munícipes idéias de sustentabilidade, formando, assim, cada vez mais cidadãos comprometidos com o meio em que vivem,” completou o secretário.
Durante toda a semana, os alunos do CIEP 492 Municipalizado Marciana Machado de Elias, assistiram a palestras sobre educação para o trânsito, que deram instruções a eles como pedestres e futuros motoristas. Além de estudantes, todos os motoristas da prefeitura de Quatis também receberam instruções e palestras, com o objetivo de aperfeiçoar cada vez mais o trabalho exercido por eles.
Nesta quinta e sexta-feira, dias 23 e 24, no Centro da cidade, componentes da Guarda Municipal, farão abordagens a motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. “Essa atividade tem o intuito de atentar a todos para o respeito a normas simples, que frequentemente são violadas, como o uso do cinto de segurança e o desrespeito à faixa de pedestres, por exemplo,” destacou Rosana.
O prefeito José Laerte d’Elias, que participou de todas as atividades, explicou que um trânsito eficiente, com motoristas e pedestres respeitando as leis, é meta do seu governo. “Uma cidade que busca ser exemplar, tem que ter cidadãos conscientes da necessidade do respeito à sinalização, às regras que o trânsito nos impõe”, disse ele. “Nosso município está começando a implantar essas leis, por isso é tão importante uma abordagem ao motorista, uma palestra ao aluno”, finalizou o prefeito.
Campanha de Essiomar ganha impulso na reta final

Essiomar Gomes, Fernando Jordão e Pezão fazem corpo-a-corpo em Angra dos Reis, Paraty e Mangaratiba


O vice-prefeito de Angra e candidato a deputado estadual, Essiomar Gomes, acompanhou na quarta-feira (22) a agenda do vice-governador e candidato à reeleição Pezão.
Logo no início da manhã, acompanhados do vice-prefeito Valdecir Ramiro, eles caminharam pelas ruas de Paraty.
Depois, Essiomar e Pezão seguiram para Angra, onde caminharam pelo Centro com o prefeito Tuca Jordão e o candidato a deputado federal Fernando Jordão.
Uma multidão agitando bandeiras e cantando “Eu quero ver, eu quero ver... Agora é 11611, agora é 11611, estadual é Essiomar” tomou conta de toda a Rua do Comércio, por onde os candidatos caminharam e conversaram com os comerciantes. Ao lado de Pezão, Essiomar recebeu o carinho dos eleitores e apoios como o prefeito Tuca Jordão e de sua esposa Alessandra Jordão.
Pezão disse que não tem dúvida que Essiomar será um excelente deputado para Angra e todo o estado do Rio de Janeiro.
“Tenho percorrido todos os municípios do nosso estado e vejo a campanha de Essiomar muito forte. Isso é resultado do trabalho que ele vem fazendo aqui em Angra e poderá fazer em todo o Rio. Tenho certeza que o prefeito Tuca vai governar ainda melhor Angra dos Reis com Essiomar, na Alerj, lutando por verbas para o município”, garantiu Pezão.
Já Essiomar, destacou a importância do Rio de Janeiro ter um time unido pelo desenvolvimento do Estado.
“Temos uma oportunidade única de ter em várias esferas do poder público, pessoas que falam a mesma língua e lutam unidos por este estado. O Rio só tem a ganhar com Sergio Cabral e Pezão no Governo do Estado e com Picciani no Senado. Aliados a eles, eu e Fernando Jordão poderemos ser os deputados estadual e federal que vão trabalhar por Angra e toda região Sul Fluminense. Não podemos deixar essa oportunidade de ter um time como este”, declarou Essiomar.
A agenda de Essiomar e Pezão continuou, à tarde, com caminhada por Mangaratiba, acompanhados do prefeito Arão e do vice-prefeito Marcelo Tenório.
À noite, Essiomar deu continuidade a seus compromissos em Angra com reunião com lideranças políticas no Parque Mambucaba.
Ontem (23), Essiomar visitou as ilhas de Angra dos Reis durante todo o dia. À noite, o candidato a deputado estadual se reúniu com lideranças políticas na Vila Velha.
Inscrições para cursos de ladrilheira e pintora para mulheres terminam nesta sexta-feira (dia 24)

Cursos são oferecidos pela Coordenadoria da Mulher,
em parceria com a Fevre

        A Coordenadoria da Mulher encerra nesta sexta-feira (dia 24) as inscrições para os cursos de ladrilheira (15 vagas) e pintora de parede (5 vagas), voltado exclusivamente para mulheres.  As interessadas devem se inscrever de 8h às 18h, na Coordenadoria da Mulher, na Rua 552, nº 46, no bairro Jardim Paraíba. Deve ser apresentado Xerox da identidade, certidão de nascimento e foto 3 x 4.  As mulheres devem ter idade acima de 18 anos e terem concluído a 4ª série do Ensino Fundamental.
        As aulas teóricas serão realizadas na sede do Senai, no bairro Barreira Cravo, e as aulas práticas serão ministradas no Centro de Qualificação Profissional, no bairro Aero Clube, a partir de segunda-feira (dia 27). Todo o curso é gratuito. Mais informações pelo telefone 3339 9519.