terça-feira, 28 de setembro de 2010

Conheça Dilma Roussef... ou Estela, Patrícia, Luiza, Wanda.

O primeiro é o nome oficial de batismo. Os demais foram usados pela ex-ministra-chefe da Casa Civil e atual candidata à Presidência da República, Dilma Roussef, quando era guerrilheira no anos 60 e 70, e só atendia por um desses codinomes.


Mais de 40 anos depois, a mineira de Belo Horizonte vê seu nome de batismo, Dilma Vana Rousseff, sair dos arquivos do Dops (Departamento de Ordem Política e Social) para figurar entre os favoritos para presidir o Brasil.
Filha do advogado búlgaro Pedro Rousseff com a dona de casa carioca Dilma Jane Silva, a ex-ministra teve uma infância e juventude confortável em Minas Gerais até que, em 1965, ela foi matriculada no Colégio Estadual Central, uma escola pública com um forte movimento estudantil contrário ao golpe militar eclodido no ano anterior. Foi quando a vida tranquila de Dilma começou mudar.
Em dois anos, ela já participava do Polop, ou Política Operária, um braço do antigo PCB que se dividiu quando precisou decidir que tipo de resistência eles queriam exercer contra os militares. Dilma foi uma das militantes que preferiram a resistência armada: nascia a Colina, ou Comando de Libertação Nacional.
Foi nessa mesma época que ela conheceu, namorou e casou com Cláudio Galeno Linhares, também da guerrilha.
Mas os perigos de ter optado pela resistência armada começaram a ficar mais freqüentes na vida de Dilma em 1969, quando a polícia começou a cercar os militantes da Colina. Em janeiro daquele ano, os guerrilheiros se reuniram para tentar decidir como iriam escapar da perseguição, mas acabaram surpreendidos pela polícia no meio da reunião. A reação foi desastrosa. Empunhando uma metralhadora, os esquerdistas deixaram dois policiais mortos e outro ferido.
Depois do apuro, Dilma foi para a organização no Rio de Janeiro. Sua função era transportar armas e dinheiro. Já seu marido foi deslocado para o Polop em Porto Alegre, o que tornou a separação dos dois inevitável. Durante uma das reuniões da guerrilha, ela conheceu e se casou com o advogado gaúcho Carlos Franklin Paixão de Araújo, com quem viveu por 30 anos.
Ainda em 1969, a Colina se fundiu com a VPR (Vanguarda Popular Revolucionária), de Carlos Lamarca, dando origem à VAR Palmares (Vanguarda Armada Revolucionária Palmares).
Depois de participar de várias aventuras com a organização, Dilma acabou presa em 1970 em um bar na rua Augusta quando já atuava pela guerrilha em São Paulo. Condenada a seis anos de prisão, teria sofrido 22 dias de tortura e solta dois anos e um mês depois de presa. Os direitos políticos da futura presidenciável ficaram cassados por 18 anos.
Ao sair da cadeia, em 1972, ela foi para Porto Alegre reconstruir sua vida. Aos poucos, retomou suas atividades políticas, mas dessa vez dentro da legalidade, em vertentes ligadas ao MDB. Mas sua carreira política começou mesmo em meados da década de 80 como assessora da bancada do PDT na Assembleia Legislativa gaúcha, partido que ela ajudou a fundar.
Já no final daquela década, ela foi alçada à função de secretária da Fazenda de Porto Alegre (1986-1988). Ela começou a década de 90 presidindo a Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul (1991-1993) e sendo Secretária Estadual de Energia, Minas e Comunicação (1993 a 1994). Em 1999, ela voltou ao posto com a eleição do governador Olívio Dutra (PT).
Com a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência, em 2002, Dilma foi chamada pelo engenheiro nuclear Luiz Pinguelli Rosa para fazer parte da equipe que iria elaborar o programa de energia do governo. Quando todos achavam que Lula escolheria o líder do grupo para comandar o ministério, Dilma foi a escolhida.
Seu desempenho à frente da pasta empolgou tanto o presidente que ela acabou indicada por Lula para assumir a chefia da Casa Civil quando o então ministro José Dirceu perdeu o cargo em junho de 2005 sob a suspeita de liderar um esquema de corrupção conhecido como mensalão.
Caindo cada vez mais nas graças de Lula, o nome de Dilma apareceu facilmente no topo da lista do presidente para sucedê-lo. è dela a responsabilidade de elaboração e execução do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), principal bandeira de investimentos do governo. Após desempenhar bem o papel, passou a ser chamada de "mãe" do programa e se consolidar como futura sucessora do presidente petista.
Depois de superar as reticências dentro do próprio PT e já se consolidando como um nome viável, foi surpreendida, em abril de 2009, com a notícia de que tinha um linfoma, um câncer no sistema linfático.
Uma série de tratamentos depois, como quimioterapia e radioterapia, Dilma recebeu alta em setembro do mesmo ano, não sem antes perder os cabelos e precisar usar uma peruca por sete meses.
Curada, segundo declarações oficiais, foi aclamada candidata oficial do PT para concorrer ao Palácio do Planalto no último Congresso Nacional do partido, em fevereiro último.
Dilma é formada em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e tem uma única filha, Paula Rousseff Araújo, que teve com Carlos Araújo, com quem viveu até o ano 2000. Paula espera o primeiro neto da ex-ministra.
Mulheres de Volta Redonda ganham curso de construção civil

Projeto ‘Mulheres Mão a Obra’ vai formar ladrilheiras, pintoras e eletricistas prediais


O prefeito Antônio Francisco Neto lançou nesta segunda-feira (27), o projeto Mulheres: Mão a Obra, que vai disponibilizar 75 vagas para mulheres na área da Construção Civil, com cursos de pintura de parede, elétrica predial e ladrilheira. O lançamento do projeto aconteceu no Centro de Qualificação Profissional Aristides de Souza Moreira, no bairro Aero Clube. A iniciativa, realizada pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda, através da Coordenadoria da Mulher e da Secretaria municipal de Ação Comunitária (Smac), tem como parceiros a Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda) e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).
Neto ressaltou o apoio de todas as entidades envolvidas no projeto, ressaltando a importância da mulher em áreas como a da construção civil. “Tenho certeza que no final do curso vocês estarão empregadas. O mercado de trabalho necessita deste tipo de mão-de-obra”, afirmou. O evento reuniu cerca de 100 pessoas, e contou com a participação do secretário de Ação Comunitária, Munir Francisco; do presidente da Fevre, José Luiz de Sá; da coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Glória Amorim; do presidente do Sinduscom, Mauro Campos; do coordenador do Centro de Qualificação Profissional, Pedro Márcio Tavares; da presidente da FAM, Fátima Martins e de representantes do Senai e do governo municipal de Itatiaia.
O presidente da Fevre agradeceu a participação de todos e elogiou as mulheres que se inscreveram nos cursos.”Tenho certeza que vocês farão um brilhante trabalho, pois são detalhistas e sensíveis”, afirmou. O secretário de Ação Comunitária, Munir Francisco, disse que este é um projeto antigo do governo municipal. “Ficamos muito felizes em atender o desejo das nossas mulheres”, disse Munir, lembrando que Volta Redonda tem avançado muito na questão do emprego.
Segundo a responsável pela Coordenadoria da Mulher, Glória Amorim, o curso é uma forma de dar autonomia às mulheres, preparando-as para o mercado de trabalho. “A realização de cursos voltados para a construção civil é uma reivindicação de mulheres de vários bairros onde realizamos nossas atividades. Nosso objetivo é de dar autonomia para que elas possam se preparar para o mercado de trabalho”.
As aulas serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 14 às 17 horas, e terão a duração de 2 meses. O projeto tem como prioridade atender mulheres com idade superior a 18 anos, com ensino fundamental, em situação de risco ou vulnerabilidade social.
Chris Vieira faz caminhada e corpo e corpo em Barra Mansa

Na reta final da campanha eleitoral, o candidato a deputado federal, Chris Vieira, fez caminhada e corpo a corpo pelas ruas do bairro Vila Nova, em Barra Mansa.


Na parte da tarde, o candidato panfletou na porta da Escola Estadual Iracema Leite Nader, onde aproveitou a oportunidade para conversar com vários estudantes e assumiu o compromisso de, caso seja eleito, trabalhar para trazer um Centro de Vocação Tecnológica (CVT) e uma Universidade Pública para Barra Mansa.
Segundo o candidato, os estudantes reclamaram da falta de programas de inclusão digital gratuito em Barra Mansa.
Imprima sua “cola”, são 19 números na urna

No dia 3 de outubro, eleitor terá de clicar em 19 números na urna.


Portanto, imprima sua “cola” para guardar os números dos seis candidatos escolhidos para serem votados nesta eleição.
Cada eleitor precisará escolher em quem votar para seis cargos: presidente da República, governador, dois senadores, além de deputado estadual e federal.
Se você já fez o mais difícil, que é escolher em quem votar, não se esqueça de anotar o número dos candidatos.
Pensando nisso, o Correio de Notícias já deixou pronta uma “colinha” para que você possa preencher os números dos seus escolhidos.
Ao todo, são 19 números que deverão ser digitados na urna eletrônica. A “cola” não só agiliza na hora de votar como também evita a digitação errada que pode anular o voto ou favorecer um outro candidato.
Além da cola, é preciso que o eleitor lembre a ordem de votação. O primeiro a ser escolhido é o deputado estadual, cujo número tem cinco dígitos.
Na sequência, é hora de votar para deputado federal, quando são pedidos mais quatro dígitos.
Em seguida, é hora de escolher dois senadores, sendo que para cada um é preciso digitar três números diferentes.
O quinto voto é para governador, que pede dois dígitos.
E, por último, mas não menos importante, o eleitor deve escolher o candidato a presidente, também com dois dígitos.
E não se esqueça de que, neste ano, além do título de eleitor, é preciso levar um documento oficial com foto: carteira de identidade, carteira de trabalho ou de habilitação, o certificado de reservista ou mesmo o passaporte, caso contrário não poderá votar.
Importante: Não adianta levar certidões de nascimento ou casamento pois, segundo a Justiça Eleitoral, não serão aceitas.

“Voto Nulo” não anula eleição

A cada nova eleição no Brasil, uma mesma pergunta volta a ser feita pelos eleitores: se mais da metade do eleitorado anular seu voto, as eleições são canceladas?

Na campanha deste ano, essa pergunta vem repercutindo também no Twitter, que só no @MovVotoNulo2010 juntou 17.346 pessoas defendendo a anulação dos votos para cancelar as eleições.
Mas, de acordo com especialistas ouvidos pela reportagem, não há nada nas leis brasileiras que diga isso.
O advogado especialista em direito eleitoral José Renato Duarte afirma que o voto nulo não é levado em consideração, as mesma forma que o voto em branco, ambos não são considerados na contagem final.
A Constituição Federal, que se trata da lei mais importante do país e tem vigor sobre todas as demais, estabelece que o candidato a presidente precisa ter mais de 50% dos votos válidos, o que tira dessa conta os brancos e nulos.
Se, por exemplo, 70% dos votos acabarem anulados, a Justiça Eleitoral só leva em conta os outros 30%. Assim, basta que um dos candidatos alcance mais de 15% dos votos para terminar com a faixa no peito.
Mas a maior confusão é sobre o Código Eleitoral, que, no artigo 224, diz que "se a nulidade atingir mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias".
Segundo o advogado Duarte, na verdade, essa "nulidade" não tem nada a ver com voto nulo, mas com o cancelamento da eleição pela Justiça Eleitoral por outras razões.
O advogado Reginaldo Araújo, outro especialista em direito eleitoral, diz que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) precisa encontrar outro motivo, “relacionado a algum tipo de vicio intransponível, caracterizando, assim, uma fraude eleitoral, para que possa cancelar a eleição”.
Um dos exemplos é o uso de documento falso para votar ou o desaparecimento de urnas.
Para os advogados consultados essa hipótese é muito difícil de acontecer com mais de 50% dos votos válidos.
Por outro lados, os advogados consultados pela reportagem também afirmaram que, ao contrário do que muitos pensam, os votos brancos são entregues de bandeja ao candidato mais votado.
“A confusão se dá em razão do voto em branco ser descartado. Assim, o candidato que estiver liderando a apuração acaba levando uma vantagem porque leva a eleição quem tiver o maior número de votos válidos”, esclareceu Araújo, finalizando “Ao contrário do voto em branco ou nulo, o voto efetuado, apenas, na legenda, registrado no número do partido, serve para beneficiar todos os seus candidatos em disputa”.
Nosso Lar: quase 2,5 milhões já assistiram ao filme

A exibição de "Nosso lar", o filme espírita da temporada, pelos cinemas brasileiros, tem sido arrebatadora.


Com os resultados do último fim de semana, a terceira desde o lançamento, a produção ultrapassou a marca predefinida, chegando perto de 2,5 milhões de ingressos vendidos e se tornando, em pouco tempo, a segunda maior bilheteria de filme brasileiro do ano (só perde, por enquanto, para "Chico Xavier", com seus 3,4 milhões).
Para se ter uma ideia do que isso significa, basta lembrar que, em duas semanas, o filme conquistou o mesmo número de espectadores de "A origem", um dos maiores sucessos do segundo semestre, que está há seis semanas em cartaz.
Neste último final de semana, entre sexta-feira e domingo, Nosso Lar permaneceu à frente, com mais de 400 mil espectadores.
A superprodução narra a trajetória do médico André Luiz (Renato Prieto), que, depois de morrer, acorda em outro plano e passa pelo umbral, uma espécie de limbo ou purgatório. Na sequência, é resgatado e vai parar na cidade espiritual chamada Nosso Lar.
Ano filme a cidade foi criada em computação gráfica por uma equipe de 100 profissionais no Canadá, onde a pós-produção levou um ano para ser finalizada.
Apesar do clima futurista, em que os espíritos se locomovem por transporte aéreo, o filme é ambientado nos anos 40.
O filme continua sendo exibido nos cinemas da região.
Mudança de estação e temperatura atrai para atividades aquáticas

No período de primavera-verão, aumenta a procura pelos esportes


A chegada da primavera, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, trará uma estação mais quente, o que aumenta a procura pelas atividades físicas, principalmente as aquáticas. Por isso, a Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, está atualizando o cadastro dos alunos do Centro de Lazer Feliz da Vida e fazendo novas inscrições para natação e hidroginástica. Segundo o prefeito Zé Renato, os idosos devem aproveitar a época para se motivarem à prática de exercício físico.
- Esperamos que os idosos se animem com o aumento de temperatura e que iniciem e se dediquem a práticas esportivas. É importante que eles atualizem o exame médico e os dados no Centro de Lazer para que façam os exercícios em segurança – destacou.
Ao todo, são disponibilizadas 60 vagas para cada uma das 16 turmas semanais. Segundo o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, João Luiz Cuntin de Rezende, diversos são os benefícios gerados pela prática dos exercícios aquáticos. “Qualquer exercício acompanhado por profissional e feito corretamente traz inúmeros benefícios para a saúde. No caso das atividades aquáticas, elas aumentam a capacidade respiratória, aumentam a amplitude articular, ou seja, proporcionam maior flexibilidade, diminuem a freqüência cardíaca e o coração passa a bombear o sangue com menos esforço, aumentam a agilidade, percepção, esquema corporal, velocidade de reação. Há também o aumento da força e resistência e a melhora do equilíbrio”, explicou.
Para fazer a inscrição, o idoso deve levar xerox da carteira de identidade, do CPF, comprovante de residência, duas fotos 3x4 e atestado médico que comprove estar apto para a atividade física e apto para a utilização da piscina. Atualmente, estão inscritas cerca de 1.800 pessoas no Centro de Lazer e com a chegada do calor, estima-se que 60% dos freqüentadores vão preferir as atividades aquáticas. De acordo com a coordenadora das atividades do Centro de Lazer, Fabiana Zine, as atividades são importantes não só pela melhora do condicionamento físico, mas também psicológico.
- As atividades físicas estão melhorando os aspectos fisicopsicosociais, ou seja, no geral, melhoram o convívio social, a autoestima, e a realização das atividades diárias – disse.
A coordenadora orienta ainda na escolha de roupas, acessórios e hábitos durante qualquer prática de exercícios. “Evite fazer exercícios físicos sob o sol forte; tome água moderadamente antes, durante e depois da atividade física; use roupas leves, claras e ventiladas; não faça exercícios em jejum, mas evite comer demais antes da atividade física e use sapatos confortáveis e macios”, concluiu.
O Centro de Lazer oferece ainda Academias da Terceira Idade, artesanato, tênis, jogos, culinária, biblioteca digital, ginástica, taichichuan, dança de salão, dança criativa, eventos sociais, culturais e educativos, entre outras atividades.
Vale paga amanhã debentures

Vale paga remuneração semestral de Debêntures Participativas

A empresa Vale do Rio Doce estará efetuando amanhã (29), o pagamento de remuneração das debêntures participativas no valor de R$ 0,021438930 por debênture, totalizando a importância de R$ 8.330.290,38, a todos os detentores desses títulos com posição em custódia no Módulo Nacional de Debêntures (SND) e no Banco Bradesco S.A.
Ainda segundo a empresa, o pagamento será efetuado no dia 1º de outubro através da CETIP S.A. - Balcão Organizado de Ativos e Derivativos e do Banco Bradesco S.A., havendo incidência de imposto de renda na fonte sobre o montante a ser pago, na modalidade de renda fixa, oportunidade em que será aplicada a alíquota relativa à situação individual do beneficiário, com exceção daquele que comprovar, de modo inequívoco, o seu direito à dispensa de retenção na forma da lei.
MPE ajuíza ação contra Domingos Brazão

Segundo o Ministério Público Eleitoral o candidato estaria utilizando a entidade assistencialista vinculada a sua pessoa com fins eleitoreiros e oferecendo diversos serviços gratuitos à população.


O deputado estadual candidato à reeleição Domingos Inácio Brazão foi denunciado pela Procuradoria Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (PRE) por abuso de poder econômico, captação ilícita de sufrágio e conduta vedada.
As penas para essas irregularidades são multa, cassação do registro ou diploma e inelegibilidade para esta eleição e pelos próximos oito anos.
A ação de investigação eleitoral foi ajuizada pela procuradora regional eleitoral substituta Mônica Campos de Ré a partir de uma denúncia anônima sobre o “Centro de Ação Social Domingos Brazão”.
A entidade assistencialista vinculada ao candidato oferece diversos serviços gratuitos à população e estaria sendo usada com fins eleitoreiros.
A sede do centro social, atualmente com o nome “Centro de Ação Social Gente Solidária”, está localizada na Taquara, em Jacarepaguá.
O lugar é mantido pela “Associação de Defesa da Cidadania Ação Social Domingos Brazão”, à qual foi concedido o título de “utilidade pública”, cujo projeto de lei foi apresentado perante a Alerj pelo Deputado Estadual Adilsom Moreira Theodoro, o Dica.
A instituição usufrui os benefícios decorrentes desses atos, que lhes permitem o recebimento de doações de pessoas jurídicas, bens apreendidos pela Receita Federal e acesso a subvenções e auxílios da União, além da isenção da cota patronal ao INSS e de outras contribuições sociais.
Segundo o Ministério Público Eleitoral a captação dessas benesses violaria a Lei 9.504, que estabelece essa proibição.
“É vedado, a partido e candidato, receber direta ou indiretamente doação em dinheiro ou estimável em dinheiro, inclusive por meio de publicidade de qualquer espécie, procedente de órgão da administração pública direta e indireta ou fundação mantida com recursos provenientes do Poder Público”, esclareceu a Promotoria Eleitoral com base na lei.
Em diligência determinada pela Justiça a equipe de busca e apreensão recolheu todos os materiais distribuídos na entidade, as fichas de inscrição já preenchidas e documentação anexa, cadernos de registro dos beneficiários dos serviços, medicamentos, receitas médicas, eventuais impressos aptos a caracterizar propaganda eleitoral, mesmo subliminar, e outros engenhos característicos de propaganda eleitoral, tais como, placas e banners.
Ainda segundo autorização judicial obtida as atividades desenvolvidas pelo centro social foram cessadas e o imóvel foi lacrado.
No local, quando das diligências, foram encontradas ainda listas com nomes de favorecidos pelo atendimento médico-assistencial e comparecimento aos cursos que são oferecidos no local, além da carta de pedido de bolsa de estudos em universidade, acompanhadas de cópias de documentos, inclusive de títulos de eleitor.
De acordo com o MPE a página eletrônica do político também divulgava os diversos serviços prestados pela sede e as outras duas unidades do centro social, sempre destacando que as atividades são gratuitas.
Na denúncia apresentada a Justiça Eleitoral foram anexadas fotos do edifício onde se localiza a instituição, em que estavam afixadas placas com os dizeres: “Ação Social Domingos Brazão. Ação de um homem pelo social. Atendimento gratuito”.
Ainda de acordo com o Ministério Público, dias depois da fiscalização ter sido realizada as placas foram substituídas por outras com a seguinte identificação: “Ação Social Gente Solidária. Projeto Gente Solidária. Atendimento Gratuito 2445-3839”.
O candidato, apesar dos inúmeros contatos, procurado pela reportagem não foi localizado para se manifestar a respeito.
Artistas nas ruas de Barra Mansa


O evento se destinou a realizar um ensaio aberto de espetáculo em celebração ao aniversário da cidade e os moradores que foram às ruas de Barra Mansa no último domingo (26), puderam encontrar dezenas de artistas e técnicos ensaiando as primeiras cenas do espetáculo itinerante “Nasce uma Cidade”, que vai celebrar o aniversário de 178 anos de Barra Mansa.
Na tarde do domingo, cerca de 70 pessoas se reuniram para realizar um ensaio aberto do espetáculo que irá acontecer da Praça das Nações Unidas até o Palácio Guapi.
O espetáculo, realizado com recursos do Prêmio Areté - Apoio a Eventos Culturais em Rede, do Ministério da Cultura, e idealizado pelo Coletivo Teatral Sala Preta, conta a história do município desde a ocupação dos índios Puris e Araris, até a sua constituição como cidade.
Quem quiser acompanhar o resultado deste trabalho é só marcar presença em frente à Praça das Nações Unidas, às 15h, no dia 16 de outubro, quando acontecerá o espetáculo.
Mais informações sobre o espetáculo podem ser obtidas pelo site http://www.salapreta.com.br/.
Veículos foram multados em desacordo com normas de trânsito

O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF/RJ) enviou recomendação à Policia Rodoviária Federal (PRF) para anular todas as multas aplicadas às caminhonetes que trafegaram com velocidades de 80 a 110 km/h no trecho fluminense da Via Dutra entre 1º de dezembro de 2008 e 24 de novembro de 2009.


As multas contrariavam as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Segundo o Conselho, as caminhonetes deveriam ter sido classificadas como “veículos leves”, e não como "demais veículos”, cujos limites de velocidade são menores.
O procurador da República Sérgio Luiz Pinel Dias, que atua no MPF em São João de Meriti, recomenda que, além da anulação das multas, a PRF abra o procedimento administrativo para a devolução de todas as multas pagas.
A PRF terá um mês para informar ao MPF sobre as providências adotadas.
A recomendação é um instrumento usado pelo MPF para defender direitos coletivos sem precisar de uma mediação na Justiça.
Tiririca: Querem acabar comigo... mas isso eu não vou deixar!

Promotor pede ao TRE para checar se Tiririca sabe ler agestado


O promotor Maurício Antônio Ribeiro Lopes, da 1º Zona Eleitoral de São Paulo, entrou com duas representações, uma na Procuradoria Regional Eleitoral e outra na Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, para averiguar se o candidato a deputado federal Tiririca (PR) sabe ler e escrever, como exige a lei.
Reportagem publicada na revista Época desta semana revela indícios de que Francisco Everaldo Oliveira Silva, o Tiririca, não sabe ler nem escrever.
Segundo a reportagem, a caligrafia do candidato nos autógrafos distribuídos aos eleitores é diferente da apresentada na declaração entregue ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) em que atesta que não é analfabeto.
O promotor utilizou a reportagem como base para suas representações. "Fiquei escandalizado com a notícia de que o candidato pode ser analfabeto, isso é inaceitável", afirma.
Lopes acredita que o PR sabe da condição de Tiririca, mas esconde a situação do eleitorado.
Nas duas representações é pedido que Tiririca seja submetido, com máxima urgência, a um teste para comprovar que sabe ler e escrever.
O promotor sugere que o candidato seja obrigado a ler um trecho da Constituição Federal e escrever outro, por meio de ditado.
Caso seja constatado que Tiririca é analfabeto, sua candidatura é cassada.
Se isso ocorrer antes da eleição, os votos computados a ele serão anulados. Porém, se ocorrer depois da eleição, os votos dele serão computados na sua coligação.
A legislação eleitoral exige que os candidatos apresentem comprovante de escolaridade.
Na ausência de um documento, pode ser apresentada uma declaração de próprio punho. A lei prevê que a exigência de alfabetização do candidato pode ser aferida por meio de uma avaliação individual e reservada, caso haja necessidade.
A assessoria de imprensa do TRE-SP confirmou o recebimento da representação e informou que o pedido será analisado na próxima segunda-feira, dia 27.
Edital para eleição de Comitê de Prevenção à Tortura é publicado

O edital de eleição do Comitê Estadual para a Prevenção e Combate à Tortura do Rio foi publicado pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) no Diário Oficial da última sexta-feira (24).

O presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Marcelo Freixo (PSol), destacou que os mecanismos criados pela lei são muito eficazes
As inscrições já estão abertas e terminam no dia 15 de outubro. O edital atende à Lei 5.778/10, de autoria dos deputados Marcelo Freixo (PSol), Jorge Picciani (PMDB) e Luiz
Paulo (PSDB), que cria o comitê e o Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura no Rio.
“A tortura é algo que ainda precisa ser vencida no Brasil e o Rio, lamentavelmente, convive com ela nos locais onde as pessoas são privadas de liberdade. A criação deste comitê será muito importante”, ressalta Freixo, que é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Alerj.
Serão abertas cinco vagas para entidades representativas da sociedade civil, para o biênio 2011/2012. A primeira assembleia de eleição será coordenada pela presidência da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Alerj, e a divulgação da lista de deferimento ou indeferimento dos pedidos de inscrição será no dia 22 de outubro, mesmo dia em que se inicia o prazo para abertura de recursos, que termina no dia 26.
A assembleia de eleição será realizada no dia 5 de novembro, e a publicação das entidades que integrarão o comitê sairá três dias depois.
Poderão concorrer entidades que, cumulativamente, atuem na luta pelos Direitos Humanos há, no mínimo, dois anos, contados da data de publicação do edital, e que possuam atividades reconhecidas na área, com impacto estadual, nacional ou internacional, comprovadas mediante publicações, pesquisas, premiações, ou mediante a apresentação de três cartas de entidades e/ou redes nacionais que atestem a aptidão da entidade na área de defesa, garantia, ou promoção dos direitos humanos.
De acordo com a lei, o comitê, de atuação política, será composto pelo secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, pelo presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Alerj e por representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública. Também participarão membros dos conselhos estaduais da Comunidade do Estado do Rio de Janeiro e de Direitos Humanos; de Defesa da Criança e do Adolescente; da Ordem dos Advogados do Brasil, dos Conselhos de Psicologia e de Assistência Social do estado, além de cinco representantes da sociedade civil, somando 15 membros que terão mandatos de dois anos, sendo permitida a recondução.
Ao comitê caberá subsidiar a execução do Plano Nacional de Prevenção e Combate à Tortura no Estado; acompanhar projetos de cooperação técnica sobre o tema; recomendar a elaboração de estudos, pesquisas, campanhas e políticas relacionadas ao combate à tortura e subsidiar com informações o trabalho do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura no Rio.
Roosevelt Brasil percorre bairros

Vila Rica em Volta Redonda e São Sebastião, Colônia, São Francisco, Boa Vista e Santa Izabel, em Barra Mansa foram os escolhidos.


O ex-prefeito de Barra Mansa e candidato a Deputado Estadual, Roosevelt Brasil, aproveitou o final de semana para fazer corpo a corpo nos bairros.
Na sexta-feira (24) os bairros escolhidos foram, Vila Rica, em Volta Redonda, e São Sebastião, em Barra Mansa, onde, acompanhado de lideranças políticas e comunitárias, percorreu as ruas dos bairros e pode conversar com eleitores.
"O que mais gosto de fazer é caminhar pelas cidades e conversar com eleitores. Dessa forma consigo me apresentar e ouvir as necessidades da população", ressaltou Roosevelt.
No final de semana a agenda do candidato continuou agitada com uma caminhada que aconteceu na manhã de sábado (25), no bairro Santa Izabel, e a tarde no bairro Boa Vista, em Barra Mansa.
Ontem pela manhã (27), Roosevelt realizou uma caminhada pelo bairro Colônia Santo Antônio, onde contou com apoio de lideranças e de uma grande equipe.
"Nossa campanha demonstra o que somos. Gostamos da alegria e da descontração. Tenho muito respeito pela população que sempre me apoiou. O arrastão representa essa espontaneidade que encontramos na rua", destacou Roosevelt.
O Arrastão do Bem, como é conhecido, tem como característica a descontração. Um caminhão de som vai a frente animando e contagiando os moradores do bairro, que são convidados a aparecerem nas janelas ou chegarem até os portões para falarem com Roosevelt. Atrás vem o pelotão de bandeiras, sombrinhas rosas e vuvuzelas para completar a festa.
Para completar o dia, o Arrastão do Bem esteve a tarde no bairro São Francisco, também em Barra Mansa. A caminhada e os compromissos eleitorais, segundo assessoria do candidato, continuam até a próxima sexta-feira (1º).
"Esta é a última semana e estamos aproveitando bem. Nesse período eleitoral acredito que consegui apresentar minhas propostas para a população, como os investimentos em ensino profissionalizante e universitário gratuito, em saúde e em geração de emprego e renda", acrescentou.
Entre as principais propostas de Roosevelt estão a geração de novos empregos, com a atração de empresas, investimentos em ensino profissionalizante e universitário gratuito, diminuição da carga tributária e mais investimentos na saúde, com construção de mais hospitais.
Fiat lança o novo Siena Sporting

Após o Punto e o Idea, chegou a vez do Siena ganhar a roupagem Sporting.


Revelado pela Fiat nesta sexta-feira (24), o sedã compacto ganhou acessórios diferenciados e, fugindo um pouco da rotina dos “esportivos na aparência”, o Siena Sporting também recebeu alterações mecânicas. Equipado com um motor 1,6-litro de até 117 cv (com etanol), o Siena Sporting está mais baixo e com o câmbio mais curto. Novo topo de linha, o modelo parte de R$ 46.610 na versão manual e R$ 48.980 na automatizada.
Externamente as mudanças foram aplicadas de ponta a ponta na carroceria. Na frente, faróis com máscara negra e saias nos para-choques dão um ar mais agressivo ao pacato compacto. A lateral recebeu retrovisores em prata fosco e um adesivo “Sporting” nas portas traseiras. As rodas de 15 polegadas de liga-leve com novo desenho fazem sua estreia no Siena. Na traseira o porta-malas recebeu um pequeno aerofólio.
No interior tanto o volante (de couro) quanto o freio de mão receberam costura com fios prata. Bancos, painel de instrumentos e tapetes também são diferenciados em relações às outras versões. De série o Siena Sporting é equipado com direção hidráulica, ar-condicionado, travas e vidros elétricos dianteiros.
A fábrica afirma que mecanicamente foram feitas modificações no diferencial do Sporting com transmissão manual, que foi encurtado. Essa mudança afeta a relação de todas as marchas do modelo. Já a suspensão foi rebaixada em 0,5 cm. Contudo, a Fiat não divulgou a diferença de desempenho da nova versão em relação à Essence 1,6.