quarta-feira, 29 de setembro de 2010

COMUNICADO À IMPRENSA


Diante da informação veiculada em panfletos e emails de que a deputada federal Cida Diogo, durante seu mandato na Câmara dos Deputados, sempre votou contra a projetos ligados aos aposentados e pensionistas, a deputada vem a público esclarecer o seguinte:
“Toda a população sabe da seriedade e do compromisso da minha atuação parlamentar em defesa do interesse público. Com relação aos aposentados e pensionistas, sempre votei a favor dessa parcela da população que ajudou a construir a história de nosso país.
Nas duas votações relacionadas ao reajuste dos aposentados e pensionistas ocorridas neste ano, eu “contrariando a orientação da bancada do governo” votei sempre A FAVOR dos aposentados e pensionistas.
Com relação ao fator previdenciário, também votei A FAVOR do fim do fator previdenciário do cálculo dos benefícios de aposentadoria. Criado em 1999 no governo de Fernando Henrique Cardoso e muito criticado pelas associações de aposentados, o fator previdenciário leva em conta quatro elementos para o cálculo dos benefícios: alíquota de contribuição, idade do trabalhador ao se aposentar, tempo de contribuição à Previdência e expectativa de vida. Como a expectativa de vida muda a cada ano, o fator previdenciário acabou como um redutor do valor das aposentadorias. Por isso, fui contra a orientação da bancada do governo e votei pelo fim do fator previdenciário.
Encaminho abaixo documento da Câmara dos Deputados que comprova meus votos favoráveis às matérias citadas acima e ainda depoimento do sr. Ubirajara Vaz, presidente da Associação de Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda”.

Deputada Cida Diogo
Cida Diogo disse NÃO aos aposentados

Ao contrário do que vem sendo afirmado pela atual deputada federal e candidata a uma vaga como deputada estadual, em muitas votações realizadas na Câmara Federal o seu voto foi contrário aos interesses dos aposentados.


A fidelidade ao governo fez com muitos políticos sensíveis a uma posição acabassem por votar em outra totalmente diferente.
A candidata do PT a Assembléia Legislativa, atual deputada federal Cida Diogo vem afirmando aos quatro ventos, principalmente na sua propaganda eleitoral, que votou a favor dos aposentados, trazendo como prova, até mesmo, uma pretensa declaração do deputado Paulo Paim, grande articulador das mudanças em favor dos aposentados.
Realmente a deputada Cida Diogo votou, no ano de 2010, favoravelmente a vários projetos destinados a beneficiar os aposentados.
Entretanto, nos mais importantes, anteriormente a este ano, principalmente em 2008, e, porque não dizer, desde que chegou a Câmara Federal em 2006, por inúmeras vezes votou contra o Governo Federal e, portanto, contra os aposentados.
Até mesmo o companheiro de legislatura da deputada Cida Diogo, o também deputado federal Chico Alencar, em seu blog na Internet, publica uma relação, onde consta expresso o nome da deputada confirmando essa afirmação.
A Asaprev-RJ, uma associação de aposentados do Rio de Janeiro, está divulgando o nome de todos os deputados federais que votaram contra os aposentados e, nessa divulgação feita na capital do Estado, e pela Internet, o nome de Cida Diogo consta entre aqueles que votaram contra os aposentados.
A deputada Cida Diogo, por sua vez, em sua propaganda eleitoral vem se utilziando de farto material onde constam os projetos de interesse dos aposentados nos quais ela teria votado contra o Governo Federal e a favor dos aposentados, porém todos recentes, já neste ano eleitoral.
Até mesmo o depoimento do presidente da Associação dos Aposentados, Ubirajara Vaz, que afirma que a deputada sempre votara a favor dos aposentados, segundo informação colhida no Portal da Câmara dos Deputados, torna-se suspeito, por não condizer totalmente com a realidade dos fatos afirmados, ou seja, de que a deputada teria votado sempre a favor dos aposentados.
Não se nega, entretanto, que, em algumas votações, não todas, tenha a candidata Cida Diogo votado a favor, porém, naqueles projetos e Medidas Provisórias que mais beneficiariam os aposentados, o voto da parlamentar foi contrário aos interesses dos aposentados.
Volta-se a dizer, bastará uma rápida visita ao portal da Câmara Federal (www.camara.gov.br), e, em seguida, consultando o nome da deputada, chegar até a página onde consta a Medida Provisória 421, de 29 de fevereiro de 2008, para se verificar que em inúmeras votações, principalmente naquelas relativas as emendas 11, do deputado Paulo Paim, 12, do deputado Lobbe Neto, 13, do deputado Jairo Ataíde, 14, do deputado Eduardo Barbosa e 15, do deputado Fernando Coruja, ela teria votado NÃO aos aposentados.
A deputada Cida Diogo foi consultada pela reportagem, tendo enviado farto material explicativo e uma nota à imprensa, onde se constatou, entretanto, que os projetos mencionados, de interesse dos aposentados, nos quais ela teria votado contra o Governo Federal e a favor dos aposentados, se referia, apenas, ao ano de 2010, ou seja, a Medida Provisória nº 475/2009.
Cabe agora aos aposentados e a própria sociedade analisar os fatos e verificar se a propaganda efetivamente realizada pela deputada Cida Diogo, com respaldo do presidente da Associação dos Aposentados de Volta Redonda, porém, contestada pelos documentos existentes junto a Câmara dos Deputados, em Brasília, facilmente consultados pela Internet, ainda, respaldados pelas informações da Asaprev, que se trata de uma Associação de Aposentados da Previdência no Estado do Rio de Janeiro, e do deputado Chico Alencar, em seu site na Internet, estaria a corresponder a uma realidade verdadeira ou teria sido, apenas, mais uma aposta eleitoral da mesma.
Rechuan destaca importância do plano de ordem pública na conquista de novas viaturas

A pedido da Prefeitura, PM acaba de receber 30 novos veículos

Novas viaturas da PM chegaram esta semana
O prefeito José Rechuan (DEM) destacou hoje a importância da participação do Conselho Municipal de Ordem Pública, um dos segmentos do Plano de Ordem Pública da Prefeitura, na conquista das 30 novas viaturas que foram entregues ontem pela manhã ao Batalhão da Polícia Militar de Resende. Desde o ano passado, Rechuan vem encaminhado ao governador Sérgio Cabral (PMDB) os pleitos de melhorias no sistema de segurança pública, incluindo o aumento do número de policiais e o reforço na frota de veículos das polícias civil e militar, além do Corpo de Bombeiros.
Neste ano, o prefeito recebeu, em seu gabinete, representantes do Conselho Municipal de Ordem Pública, que lhe apresentaram o resultado de uma reunião da instituição realizada na FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro). Durante este encontro, as associações de moradores reforçaram o pedido visando reforçar o número de viaturas da PM.
Ligado à Superintendência de Ordem Pública da Prefeitura, o Conselho Municipal de Ordem Pública é composto por membros de 12 áreas populacionais da cidade, que representam as cerca de 60 comunidades do município. Em suas reuniões mensais, realizadas sempre no auditório da FIRJAN, o Conselho encaminha à Prefeitura reivindicações relacionadas à prevenção e combate à violência, como pedidos para a extensão do sistema de iluminação, corte de mato, melhorias das condições de trabalho das forças de segurança pública e ações sociais nas áreas de educação e saúde, entre pleitos de outros segmentos.
- A retomada das atividades do Plano Municipal de Ordem Pública, do qual o Conselho de Ordem Pública faz parte, representou uma das primeiras medidas da nossa administração no começo do ano passado. Isso porque entendemos que a participação da comunidade nas ações do serviço público, no caso específico, o setor da segurança, é de fundamental importância na definição e na realização das ações voltadas à prestação de bons serviços à comunidade. Por isso, respeitamos e valorizamos a contribuição importante que as comunidades representadas no Plano de Ordem Pública pode oferecer à Prefeitura – disse Rechuan.
Segundo Rechuan, a preocupação do Conselho de Ordem Pública com a necessidade de se aumentar o número de viaturas policiais em Resende “coincidiu com uma das propostas da Prefeitura desde o ano passado para melhorar o sistema de segurança pública na cidade”. O pleito visando o reforço na frota da 89ª Delegacia Legal, do 37º BPM (Batalhão da Polícia Militar) e do Corpo de Bombeiros foi encaminhado pelo prefeito ao governador. Além das 30 viaturas da PM, que chegaram esta semana ao município, o trabalho da administração municipal já tinha resultado recentemente em mais veículos para a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros.
As 12 áreas populacionais representadas no Conselho Municipal de Ordem Pública são coordenadas pelas associações de moradores das seguintes comunidades: Jardim Esperança, Fazenda da Barra II, Cidade Alegria, Jardim Alegria, Itapuca, Vila Julieta, Engenheiro Passos, Serrinha do Alambari, Novo Surubi, Vila Verde, Paraíso e Castelo Branco.
Diretores de universidades e escolas técnicas conhecem projetos da Prefeitura para Volta Redonda

Neto e secretários de Desenvolvimento Econômico e Educação apresentam projetos no Auditório da Prefeitura


Os grandes projetos de desenvolvimento de Volta Redonda que estão realizados e os que estão na agenda de planejamento do município, visando fortalecer a economia local e da região, foram mostrados em vídeo aos reitores, diretores e coordenadores das escolas públicas e privadas de ensino superior e técnico do município. O incentivo à elaboração de projetos acadêmicos diversos em 24 áreas públicas, por meio do projeto Inova VR, também foi assunto do encontro nesta segunda-feira (27) pela manhã, realizado no Auditório da Prefeitura.
A reunião teve a participação do prefeito Antônio Francisco Neto, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jessé de Holanda Cordeiro Junior, da secretária municipal de Educação, Therezinha Gonçalves, e de representantes das escolas de ensino superior como UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda); Fasf (Faculdade Sul Fluminense); UFF (Universidade Federal Fluminense); UBM (Centro Universitário de Barra Mansa); UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase); Colégio Macedo Soares; ICT (Instituo de Cultura Técnica) e Escola Técnica Pandiá Calógeras.
Neto destacou a presença e a colaboração de todos para apresentar soluções que poderão melhorar a qualidade de vida da população em Volta Redonda. “O poder público precisa da colaboração de todos vocês. Queremos trabalhar juntos”, afirmou o prefeito.
Grandes Projetos - O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo destacou os principais projetos do Invest VR, que busca incentivo para investimentos na cidade, com base nos critérios de crédito do ICMS do Fundo de Participação dos Municípios, a redução do ISS para 2%, redução do IPTU em 95% no prazo de 10 anos, isenções de taxas municipais e concessões de áreas públicas.
Jessé citou o Condomínio Industrial Roma, o Condomínio Contorno (na Rodovia do Contorno), o Condomínio do Aço, que juntos vão oferecer mais 2.641 vagas de emprego na cidade, a importância estratégica de uma parceria mais sólida com a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) que detém 11 mil empresas fornecedoras, com chances de trazer 10% deste montante para se instalar no município.
A utilização do Escritório Central, na Vila Santa Cecília, onde o Poder Público está oferecendo incentivos fiscais para a CSN investir no projeto de revitalização do espaço, hoje desativado (investimento na ordem de R$ 50 milhões); a construção do Hospital Regional do Médio Paraíba que vai empregar 1,8 mil pessoas, o Aeroporto Vale do Aço, a Nova Rodoviária intermunicipal, a reforma da Biblioteca Municipal; e a possibilidade da instalação de uma estação do TAV (Trem de Alta Velocidade) foram alguns dos projetos detalhados pelo secretário, que destacou a importância destes investimentos para o crescimento futuro da cidade.
Jessé mostrou ainda o projeto da nova rodoviária municipal, com área de alimentação, hotel de negócios com 100 quartos, centro de convenção para 200 pessoas e área de vendas. O secretário detalhou ainda a reforma da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, no Memorial Getúlio Vargas, na Vila Santa Cecília, e lembrou que a unidade ganhará elevador, recepção, 10 salas individuais, salas coletivas, duas salas de informática, com 20 computadores por sala, um mezanino, que terá ainda auditório com 100 lugares para exibição de filmes culturais, exposições, lançamentos de livros, palestras, totalizando um investimento de R$ 1,5 milhão na nova biblioteca.
Inova VR - O prêmio Inovação Científica 2010, criado pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), foi explicado aos educadores pela coordenadora de Ciência e Tecnologia da SMDET, Claudia Vera Nunes. Buscando novas idéias e inovações tecnológicas, este prêmio vai classificar os melhores projetos, dispositivos ou sistemas que apresentem soluções práticas para problemas em 24 áreas, que passam pelo Meio Ambiente, Saúde, Educação, Trânsito, Esporte e Turismo, Saneamento, Habitação, Políticas Especiais para Mulheres, Adolescentes, Juventude, Terceira Idade e Acessibilidade.
A inscrição dos projetos vai até 15 de outubro e os primeiros colocados por área temática, ganharão R$ 2,5 mil. O segundo colocado por área ganhará R$ 1,5 mil e ao terceiro lugar caberá R$ 1 mil. Os estudantes podem participar em grupos de cinco alunos, e cada escola pode concorrer com até cinco projetos. O secretário informou que os projetos serão avaliados por uma comissão de 20 professores das diversas áreas. Os formulários de inscrição podem ser obtidos no site da prefeitura - www.portalvr.com/inovavr. Os critérios são o maior número de pessoas beneficiadas, menor prazo de implantação, menor custo, projeto inédito, entre outros.
Capacitação de servidores - Segundo a SMDET, até o momento, as faculdades e universidades de ensino superior já realizaram 14 palestras de capacitação para os servidores municipais, beneficiando 600 funcionários. “Todos os servidores que participaram dos cursos de capacitação estão satisfeitos pelo certificado e ensinamento que adquiriram”, ressaltou Claudia Nunes.
O convite aos representantes de instituições de ensino mereceu o comentário do professor Marco Delgado, do curso de Administração de Empresa Junior, da UBM: “Antes eram as escolas que andavam atrás das empresas e do poder público. A prefeitura de Volta Redonda está fazendo o inverso ao procurar as instituições de ensino. Isto é muito bom porque mostra o interesse pela parceria do poder público com a educação de qualidade”, ressaltou.
Estiveram presentes ao encontro com o prefeito e os secretários André Ferreira (professor assistente da UFF); professor Dr. José Augusto Oliveira Huguenin (Instituto de Ciências Exatas/UFF); Osvaldir Denadai (Pró Reitor da UGB); Virginia Maria Nardeli e Maria Inês Coura Ribeiro (diretora e supervisora do Colégio Macedo Soares, respectivamente); Cláudia Ivo de Medeiros (diretora da ETPC); professor Austro Rocha (coordenador do ICT/FaSF); professor João Batista Guterres (ETPC) e Marco Delgado, professor da UBM.
Projeto Fotógrafo Cidadão estreia no Monte Castelo

O projeto Fotógrafo Cidadão, que tem como objetivo oferecer gratuitamente a jovens de 12 a 15 anos.
A união faz a força... E as novas oportunidades. É baseada nessa afirmação que a Associação Fotográfica e Cultural de Angra dos Reis (Afocar), em parceria com a Prefeitura de Angra – Secretaria de Ação Social –, deu início no sábado, dia 25 de setembro, ao projeto Fotógrafo Cidadão, que tem como objetivo oferecer gratuitamente a jovens de 12 a 15 anos os ensinamentos básicos da fotografia.
Às 10h, o Centro de Inteligência do Monte Castelo – local escolhido para abrigar as aulas do projeto – já estava lotado de alunos e familiares dos participantes, que escutaram com atenção as explicações do presidente da Afocar, Miguel Alves, e do gestor do projeto – e professor –, Fernando Carvalho, a respeito do curso que será ministrado a 40 jovens da citada comunidade e das Sapinhatubas 1 e 3.
A subsecretária de Parques e Jardins, Elisabeth Brito, e a secretária de Ação Social, Jane Veiga, também participaram da abertura do projeto. Jane falou sobre as perspectivas da ação. “Se der certo, nós vamos levar o projeto a outras comunidades”, afirmou a secretária, antes de deixar um pedido aos participantes. “Para o sucesso do curso, dependemos de vocês”.
O estudante Lucas Araújo, de 11 anos, morador da Sapinhatuba 2, era um dos mais empolgados em participar do “Fotógrafo Cidadão”. “ Esse curso vai ser muito bom, pois eu vou aprender a fotografar”, disse Lucas, que, assim como os outros inscritos no curso, terá a chance de lidar de forma teórica e prática com a fotografia, clicando momentos de seu cotidiano.
O projeto conta com o patrocínio da Eletrobras/Eletronuclear. As aulas serão realizadas inicialmente em quatro sábados, das 9h30 às 11h30. Segundo os organizadores do “Fotógrafo Cidadão”, a ideia é de que uma mostra seja realizada após o curso, com os trabalhos dos participantes do projeto sendo expostos no Centro da cidade.

Prefeitura inicia troca de lixeiras em Barra Mansa

Substituição começará pela região central e depois será estendida a outros bairros

Foto: Paulo Dimas
A Prefeitura de Barra Mansa, por meio do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), iniciou essa semana a troca de 500 lixeiras no município. A substituição está sendo realizada no centro da cidade. A troca foi iniciada pela Avenida 3 de outubro, seguindo até a Rua Ari Fontinelli, na Estamparia. Logo depois, a troca será realizada na Avenida Dario Aragão continuando até o final da Avenida Nestlé, no Jardim Boa Vista. A substituição abrangerá as ruas transversais e a parte baixa da cidade, no bairro Roberto Silveira, seguindo sentido Fórum e posteriormente ao bairro Ano Bom.
A instalação das lixeiras faz parte do programa “Cuidando da Cidade”, que desde a semana passada está sendo realizado no Centro, com serviços de manutenção e limpeza na área central e nas entradas do município. De acordo com o prefeito Zé Renato, é preciso que a população se conscientize a jogar o lixo no local adequado.
- Nós fazemos a troca das lixeiras constantemente no município e por isso contamos com a colaboração da população para a usarem corretamente e a conservarem. Iniciamos a instalação pela área central porque é onde há um maior fluxo de pessoas - disse.
édia R$ 100, sem contar a mão de obra. Por ser patrimônio público, se alguma pessoa for flagrada depredando o material pode ser presa por dano ao patrimônio público e deverá ressarcir o município pelos danos. O diretor-executivo do Saae, Renine Cesar de Oliveira, explicou que as substituições das lixeiras são feitas periodicamente de acordo com a demanda apresentada e que o principal motivo para a troca é o ato de vandalismo.
- Além do material que repomos periodicamente, nós estamos nos surpreendendo negativamente com o número de lixeiras que são destruídas por ato de vandalismo, danificadas e até mesmo furtadas. O recurso usado para esse fim poderia ser gasto em outras melhorias se não fosse o vandalismo – explicou o diretor, ressaltando que as lixeiras também serão instaladas em praças e quadras poliesportivas e explicando que o material recolhido em bom estado na área central será realocado nos bairros Vila Nova, Boa Sorte e Vila Maria.
UNIMED inaugura hoje hospital em Volta Redonda

Hospital Unimed Volta Redonda passa a ser o primeiro na região e teve investimentos que chegaram a R$ 25 milhões


A Unimed Volta Redonda estará inaugurando nesta quarta-feira, 28 de setembro, o seu hospital próprio.
Segundo a instituição, a unidade hospitalar, que terá 11 mil m² de área construída e pretende ser referência no sul fluminense, consumiu, entre infraestrutura e equipamentos, o investimento chega a R$ 25 milhões.
A princípio, a unidade, que será o primeiro hospital da Unimed na região, inicia suas atividades na primeira quinzena de outubro com 50% da capacidade de funcionamento.
No entanto, emergência e pronto-atendimento estarão em pleno atendimento já a partir de hoje, com os demais setores sendo consolidados gradualmente.
Trio elétrico que trazia Lindberg é preso

Fiscais da Justiça Eleitoral de Magé apreenderam na tarde desta segunda-feira (27) um trio elétrico que fazia carreata política na Avenida Roberto Silveira, em Piabetá.

Lindberg Faria, candidato ao Senado
A fiscalização da propaganda do município recebeu a denúncia de que o trânsito no local estava paralisado com a passagem da carreata, que trazia o candidato ao Senado Federal Lindberg Faria.
A operação aconteceu por determinação da juíza responsável pela fiscalização do município, Luciana Mocco Moreira Lima, e contou com a presença da chefe de cartório Joana Gotlib, três fiscais e dois policiais civis.
Segundo fiscais, o trio elétrico fazia propaganda política dos candidatos a presidente da República Dilma Roussef e ao Senado Jorge Picciani e Lindberg Faria.
De acordo com a legislação eleitoral, não é permitida a utilização de trios elétricos para a sonorização de propaganda política eleitoral, somente para comícios.
O caminhão foi apreendido e o candidato impedido de continuar a carreata pelo município.
Evento do Dia das Crianças

Secretaria de Esporte e Lazer acerta os detalhes para a festa

O Dia das Crianças promete muita diversão, com uma grande estrutura e muitos brinquedos.
A Secretaria de Esporte e Lazer realizou nesta terça-feira, dia 28, uma reunião com representantes de setores da Prefeitura de Angra, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar para discutir os detalhes do evento que irá celebrar o Dia das Crianças em Angra dos Reis. A festa está marcada para o dia 10 de outubro (domingo), das 9h às 17h, na praça Zumbi dos Palmares, no Centro. O Dia das Crianças promete muita diversão, com uma grande estrutura e muitos brinquedos. Haverá parede de escalada, guerra de cotonetes, castelo inflável, simuladores de asa-delta e de bungee jump, tobogã, surf machine, ponte do rio que cai, giroscópio etc. O evento também terá animadores para comandar as brincadeiras, oficinas de artes, DJ e muita música. Haverá sorteio de brindes, como bolas de futebol, basquete e vôlei, bicicletas, CDs, carrinhos de controle remoto, bonecas, jogos de dominó, damas, xadrez etc. Várias secretárias da prefeitura irão participar. A Secretaria de Meio Ambiente deverá falar sobre reciclagem e montar uma pequena exposição de materiais reutilizados, a Subsecretaria de Transportes e Trânsito vai levar seus programas de educação para o trânsito, algumas das oficinas de arte devem ficar por conta da Cultuar. – Além de levarmos diversão para as crianças, com esse evento estamos buscando a integração das secretarias da prefeitura. A organização é da Secretaria de Esporte, mas toda a prefeitura estará envolvida – disse o secretário de Esporte e Lazer, Daniel Santiago. – Haverá ainda a parte educacional. Queremos aproximar as crianças de profissionais como os bombeiros, policiais militares, agentes da Defesa Civil e mostrar a importância deles e o que eles fazem – completou.
Outro evento em comemoração ao Dia das Crianças será realizado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Angra dos Reis (Sicomércio) no dia 12 de outubro, na Japuíba, no Campo da Porteira, das 9h às 15h. O evento tem a parceria da Prefeitura de Angra e do Sesc Rio. Haverá várias atividades de recreação infantil, aplicação de flúor e escovação.
Campanha de Essiomar atinge mais de 40 municípios

Vice-prefeito de Angra percorre o estado e conquista apoio de algumas das mais importantes lideranças políticas fluminenses

Dornelles , Essiomar e Marcio Fortes
“Eu estava na Gambôa, no Centro do Rio, e eram tantas placas nas casas e bandeiras do Essiomar nas ruas que, quando ouvi o forró da campanha num carro de som, achei por um momento que eu estava em Angra”. O depoimento do artesão angrense Gustavo Matos, de 38 anos, mostra a dimensão que a campanha para deputado estadual de Essiomar Gomes tomou nos últimos dois meses. Não é apenas na Costa Verde e no Sul Fluminense, berço político do atual vice-prefeito de Angra, que a força de seu nome pode ser constatada. Mas também em mais de 40 municípios de todo o estado e em mais de 50 bairros da capital.
“Graças às parcerias que fizemos com algumas das maiores lideranças do estado, ao empenho de nossas equipes e ao reconhecimento pelo trabalho realizado ao longo desses anos, conquistamos apoio e confiança em todo o Rio de Janeiro. Isso nos motiva e nos dá mais responsabilidade de trabalhar na Alerj pelo desenvolvimento do estado”, comentou o candidato.
As parcerias citadas por Essiomar garantiram a ele apoio de políticos como o Senador Dornelles, que faz caminhada na manhã desta quarta-feira (29) no Centro de Angra; o ministro das Cidades, Márcio Fortes; o governador Sérgio Cabral e seu vice, Pezão - que esteve na cidade na semana passada e caminhou com Essiomar pelas ruas da cidade e de Paraty.
Além deles, também declararam apoio a Essiomar os prefeitos Luiz Carlos Ipê (Itatiaia), Luiz Anchite (Barra do Piraí), Carlinhos Pereira (Tanguá), Renan Vinícius (Vassouras) e o vice-prefeito de Paraty, Valdecir Ramiro, sem falar do atual prefeito de Angra, Tuca Jordão, do ex-prefeito, Fernando Jordão e de dezenas de vereadores de todas as cidades da Costa Verde e do Sul Fluminense.
Essiomar também conta com o apoio do candidato ao senado, Jorge Picciani – que esteve em Angra há cerca de 15 dias - e do ex-secretário de Transportes do estado, Julio Lopes. Sem falar de diversas lideranças políticas e comunitárias espalhadas por todo o estado.
“Temos um trabalho forte e consolidado em Vassouras, Barra do Piraí, Miguel Pereira, Volta Redonda, Barra Mansa, Rio Claro, Paraty, Mangaratiba e nossa campanha pode ser vista em mais de 30 outros municípios. Nosso site também teve até agora mais de 6 mil acessos de todas as partes do estado, o que mostra que nossa campanha cumpriu seu compromisso de ser democrática e de levar nossas propostas para todo o eleitorado fluminense”, afirmou Essiomar.
Senador Dornelles faz caminhada com Essiomar em Angra
Nesta quarta-feira (29), o senador Francisco Dornelles participa de uma caminhada pelas ruas da cidade em apoio a candidatura de Essiomar. A concentração será às 10 horas da manhã, no Cruzeiro (subida do Convento São Bernardino de Sena), no Centro de Angra.
"Todo mundo já sabe que Essiomar é o meu candidato a deputado estadual. Convido todos os moradores de Angra a participar conosco da caminhada da vitória", disse o senador por telefone.
Alexandre Serfiotis se reúne com Diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos

Presidente Renato Soares disse que Serfiotis será um aliado importante da categoria no Congresso Nacional


Com o intuito de estabelecer prioridades para os trabalhadores de sua categoria junto à Câmara de Deputados em Brasília, a Diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos da Região Sul Fluminense esteve reunida na manhã desta terça-feira, dia 28, com o candidato a deputado federal Alexandre Serfiotis (DEM). O encontro aconteceu no Bairro Estamparia, onde se localiza a sede de Barra Mansa do Sindicato. Na ocasião Serfiotis voltou a reforçar o que definiu como ‘grande mobilização regional em defesa dos candidatos compromissados com o Sul Fluminense’ e se prontificou a defender os interesses dos trabalhadores, aposentados e pensionistas no Congresso Nacional, em caso de vitória no próximo domingo, dia 3 de outubro.
– Estamos lutando pela melhoria salarial de nossos trabalhadores e também de nossos aposentados e pensionistas, redução da jornada de trabalho para que nossos companheiros fiquem mais tempos com suas famílias, o que também acaba refletindo na geração de mais postos de trabalho. Sabemos que a carga tributária precisa ser reduzida, mesmo que na forma de Leis de Incentivos Fiscais para que novas empresas cheguem ao Sul Fluminense. O Alexandre Serfiotis certamente será um importante aliado de nossa categoria, em Brasília – pontuou o Presidente do Sindicato, Renato Soares.
Soares também se mostrou preocupado com a questão de baixa oferta regional de cursos técnicos federais na Região. “Já temos casos de empresas multinacionais aqui da Região que estão precisando importar técnicos, porque não estão encontrando aqui no Sul Fluminense”, argumentou. Ele disse ainda que “a postura de Alexandre Serfiotis em favor da construção de uma ‘unidade regional’, buscando o desenvolvimento planejado de nossas cidades e com maior oferta de qualificação através de mais cursos técnicos federais para nossos jovens, foi um dos fatores que nos fizeram apoiar a candidatura dele”.
Alexandre Serfiotis, por sua vez, disse que “a atuação dos Sindicatos, Associações, Organizações Não Governamentais (Ongs), Igrejas, dentre outras, tem um papel de suma importância porque visam melhorias para a coletividade, porque representam a voz de centenas e até milhares de pessoas. Isto proporciona ao deputado federal uma tranqüilidade maior em saber que está defendendo algo justo. Ao mesmo tempo este é um fator motivador, porque ele sabe que ajudará, através de sua atuação parlamentar, a melhorar a vida de várias famílias”.
Angra realizará seminário de vendas e pós-vendas

A Prefeitura de Angra dos Reis, através da Secretaria de Atividades Econômicas, vai realizar no dia 5 de outubro o Seminário de Vendas e Pós-vendas, com o objetivo de aperfeiçoar o empreendedorismo e a qualidade de atendimento em todas as atividades que envolvam vendas na cidade. O evento começará às 13h, no Iate Clube Aquidabã, e será encerrado com um coquetel às 19h30. O secretário de Atividades Econômicas, Alexandre Tabet, explicou o foco do seminário: “Queremos melhorar ainda mais o atendimento na cidade, é um aspecto que sempre é lembrado e cobrado em Angra. A busca é pelo aprimoramento da qualidade”, disse.
A realização do seminário, segundo o secretário, também procura fomentar vários setores da economia local, fazendo com que o setor empresarial constate o potencial da região e aumente os investimentos na qualificação do atendimento e vendas de seus produtos e serviços. Estão programadas três palestras: a primeira, às 14h30, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com Maristela Dantas. Depois do intervalo, às 16h15 será a vez de Carlos Alberto da Cruz, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e por fim, às 18h, o especialista em vendas Ciro Bottini, com o tema “Show de Vendas”.
A palestra motivacional de Bottini vai abordar os seguintes temas: somos todos vendedores, planejamento em vendas, características do bom vendedor e foco na equipe, entre outros. Ele também vai informar como atingir metas e ressaltar o papel do vendedor no cenário econômico.
As inscrições devem ser feitas em uma ficha no final desta matéria e serem concluídas com a entrega, na entrada do clube, de 1 Kg de alimento não perecível. Será concedido aos participantes um certificado, que será entregue após contato dos organizadores, desde que haja a participação em todas as atividades programadas.
Programas sociais serão destacados no desfile de 29 de setembro

Mais de quatro mil pessoas vão se apresentar durante o evento

Foto: Marcio Fabbian
Mais de quatro mil pessoas participarão do desfile cívico em comemoração ao 209º aniversário de Resende promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação. O evento, marcado para às 9 horas, no Parque de Exposições, é um dos mais tradicionais acontecimentos durante as comemorações pelo aniversário do Município.
A apresentação dos programas sociais realizados pela Prefeitura, principalmente os projetos voltados à inclusão de crianças e adolescentes, será uma das atrações do evento, que contará com as presenças do prefeito José Rechuan (DEM), vereadores, secretários municipais, outras autoridades públicas e representantes de diversos segmentos organizados da sociedade.
Segundo a secretária de Educação Municipal, professora Soraia Balieiro, neste ano, desfilarão 1.600 crianças matriculadas em 26 instituições de ensino das redes municipal e estadual, sendo que 13 destas unidades são creches municipais.
A programação prevê ainda o desfile de pelotões das seguintes instituições: AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Grupo de Escoteiros de Resende, Polícia Militar, Clube dos Desbravadores Aventureiros de Resende, Grupo Senzala de Capoeira, Associação Resendense de Artes Marciais e Moto Clube de Resende. Também já confirmaram a participação no desfile as fanfarras do Colégio Getúlio Vargas (Cidade Alegria), Escola Noel de Carvalho (Nova Liberdade), a Corporação de Visconde de Mauá, a Banda de Porto Real e a Banda da AMAN.
Dos diversos programas e projetos sociais e esportivos coordenados pela Prefeitura, haverá a apresentação da Banda de Percussão Opinião, formada por integrantes da terceira idade; alunos do Segundo Turno (Criarte e AABB Comunidade); integrantes dos programas Gente Eficiente e da Fundação CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende), além de alunos da Escola de Musica Maestro Aniceto, que foi retomado este ano através da Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda.
Implantado também em 2010 pela administração do prefeito José Rechuan, o Programa Gente Eficiente estabelece uma série de atividades voltadas aos cidadãos portadores de deficiência, nas áreas de esporte, cultura e lazer.
Pronasci anuncia novos investimentos no interior

Entre melhorias, agilidade na aprovação de projetos e implantação de postos comunitários de segurança

Foto: Paulo Dimas
O Prefeito de Barra Mansa e presidente do Consórcio Intermunicipal de Segurança com Cidadania, Zé Renato, recebeu o coordenador Nacional do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), Ronaldo Teixeira, na manhã desta terça-feira, dia 28, em seu gabinete. Na ocasião, também estiveram presentes a deputada federal Cida Diogo, os prefeitos de Quatis e Vassouras, José Laerte e Renan Vinícius, respectivamente, e representantes dos municípios de Barra do Piraí, Itatiaia, Pinheiral, Porto Real, Resende, Rio Claro, Volta Redonda e Rio das Flores.
O prefeito Zé Renato destacou a importância da visita de Ronaldo Teixeira na busca pela melhoria do trabalho realizado pelo consórcio. “Nós, prefeitos e representantes de 13 municípios da região, nos unimos para buscarmos recursos necessários para a melhoria da segurança. Por isso agradecemos a presença do professor Ronaldo, que se dispôs a ouvir nossas reivindicações que são importantes para darmos continuidade ao trabalho que estamos realizando”, destacou.
Uma das reivindicações do consórcio de segurança - que é formado pelos municípios citados acima e ainda por Piraí e Valença – é o benefício da bolsa-formação para a Guarda Municipal, presente em oito desses municípios (Itatiaia, Resende, Porto Real, Quatis, Barra Mansa, Volta Redonda, Barra do Piraí e Valença). De acordo com Ronaldo Teixeira, a liberação dessa bolsa-formação poderá ser agilizada pois como foram criados os programas Bolsa-Copa, voltado para as cidades sedes da Copa do Mundo de Futebol e a Bolsa-Olimpíada destinada para o estado do Rio, parte da verba em formação aplicada na capital seria direcionada ao interior. Segundo ele, nesta época de eleição foi preciso desacelerar o processo de aprovação dos projetos devido às exigências da legislação para o período, mas garantiu que em novembro voltará a se reunir com os representantes do consórcio para acertar tais medidas e a liberação de projetos enviados pelo consórcio ao Pronasci.
Os cinco projetos que estão em análise no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv) do Pronasci são: Diagnóstico e Plano Regional de Segurança Pública; Protejo e Mulheres da Paz – duas linhas de trabalho inseridas no projeto de Integração do Jovem e da Família do Pronasci, o primeiro voltado para a proteção dos jovens em território vulnerável e o segundo capacita lideranças femininas para se aproximarem de jovens em situação de risco infracional ou criminal; Estratégias para Gabinetes de Gestão Integrada Municipal e Regional (GGIM e GGIR) e Modernização da GM. O gestor de Segurança Pública do Município, Jefferson Mamede, solicitou que o Pronasci avaliasse com mais rapidez os projetos enviados e Teixeira garantiu que os consórcios terão assistência total, pois é a orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e porque a segurança pública do país prevê novos projetos.
- Temos o compromisso de encerrar o mandato assistindo os consórcios do país, pois essa é uma orientação do presidente Lula. O mais significativo de tudo é que quando o presidente Lula lançou o Pronasci houve uma série de estranheza, sobretudo nas corporações. Mas em 2007, no estado do Rio de Janeiro, o secretário Beltrame aceitou e compreendeu nossa proposta de tratar a segurança segundo a tese da cidadania, o que foi uma superação. Com isso nasceram as UPP's (Unidades de Polícia Pacificadora) – destacou.
Ainda de acordo com Teixeira, a próxima fase do Programa de Aceleração do Crescimento (Pac 2) prevê a inserção do trabalho do Pronasci. Todas as cidades que fazem parte de consórcios receberão recursos para a criação de 2.883 Postos de Policiamento Comunitários (PPC's), orçados em R$ 555 mil cada um. Os postos são parecidos com as UPP's e serão implantados independente do município ter efetivo da Guarda Municipal. Esses postos vão contar com central de inteligência com dez câmeras, duas viaturas e duas motocicletas. O investimento será repassado ao município, que ficará responsável pelo gerenciamento do posto e inicialmente com apoio da Polícia Militar.
- Barra Mansa e as outras cidades que fazem parte do consórcio serão contempladas com um posto. Com isso evitamos que a criminalidade migre da capital para o interior – explicou Teixeira.
Ainda de acordo com o coordenador, haverá a possibilidade de implantar mais de um posto numa cidade. Para isso, será levado em consideração o índice de violência, de escolaridade, de desemprego, enfim, fatores que definam o desenvolvimento humano do município. A previsão é de que os postos comecem a ser instalados ainda este ano e que 40% deles já sejam criados em 2011.
Para finalizar, o coordenador do Pronasci convidou os representantes dos municípios no consórcio a prestarem atenção no edital do Plano de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, anunciado pelo presidente na última semana. O plano tem por objetivo ampliar os serviços de atendimento aos usuários de drogas, num investimento de R$ 140 milhões provenientes do Ministério da Saúde e da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). “Peço a vocês que convoquem comunidades terapêuticas, inclusive as religiosas para que participem desse processo de cadastro de projetos para que possamos intervir na questão da droga que influencia diretamente na segurança pública”, concluiu Ronaldo Teixeira.
De acordo com o prefeito Zé Renato, a reunião foi essencial para planejar novas medidas de trabalho. “Esse encontro foi muito produtivo, pois além da presença do coordenador do Pronasci, que é para nós reconhecimento do trabalho que o consórcio tem realizado, ele trouxe boas notícias para nossa região. Esperamos que com essa visita nossos projetos sejam aprovados e consigamos mais avanços na área da segurança para nossa região”, concluiu.
Fita: 76 mil ingressos vendidos

Expectativa é de que o número passe dos 90 mil. “Eu te amo”, peça de Arnaldo Jabor, terá sessão extra com 70% de desconto

A Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis (Fita) 2010 chegou ao seu terceiro dia nessa segunda-feira, 27 / Foto: Luis Fernando Lara
A Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis (Fita) 2010 chegou ao seu terceiro dia nessa segunda-feira, 27. E quem está acostumado a ver as segundas-feiras como um dia morno, avesso a grandes eventos e fora das agendas culturais deve ter se surpreendido com a noite de ontem. Os palcos Sesc e Transpetro ficaram praticamente lotados para as peças “Tomo suas mãos nas minhas” e “Conto de phadas”. A Fita é realizada pelo Jornal Maré e conta com o apoio da Prefeitura de Angra dos Reis, Sesc e Transpetro.
– A Fita é uma ideia e um sentimento que o povo de Angra abraçou. Em uma segunda-feira, para um espetáculo que não é fácil [referindo-se à Tomo suas mãos nas minhas], a fila está indo até o lado de fora, quase na estação de trem. Já é um sucesso, mais uma vez - Afirmou João Carlos Rabello, presidente do Jornal Mare e curador do evento. De acordo com ele, 76 mil ingressos já foram vendidos e a previsão é de que esse número passe de 90 mil.
Esta sétima edição da Fita está trazendo para Angra dos Reis, mais precisamente para a Praia do Anil, no Centro, onde a estrutura é montada, 55 peças para todos os gostos: comédias, dramas, clássicos, experimentais, infantis e tudo mais que não cabe em rótulos. Dez delas são estreias. Nos 23 dias de espetáculos – de 25 de setembro a 17 de outubro – passarão por Angra grandes atores como Paulo José, Osmar Prado, Lília Cabral, Marcos Caruso, Marjorie Estiano, Marcius Melhem, Deborah Secco, Eduardo Moscovis etc. A estrutura é grande, ocupando boa parte da Praia do Anil, contando com 1.200 profissionais, que trabalham desde na montagem da tenda até no som, passando pela iluminação, segurança, produção etc.
Neste ano a Fita montou uma escola preparatória de atores chamada Atelier da Fita. Cinquenta alunos moradores de Angra foram treinados por uma seleção de craques dos palcos. Os novos atores estão em peças profissionais da Fita, ao lado de atores e diretores consagrados.
Outra novidade, que chamou a atenção, é que enquanto o público espera o início das peças, circulando pelo saguão, pode ler algumas das principais capas já publicadas pelo Jornal Maré, expostas em um grande painel. Nelas, é possível relembrar ou conhecer um pouco da história de Angra nas últimas décadas. Fatos como visitas de presidentes, como a feita por Lula em 2006; o movimento Anistia Angra, de 1982, que reivindicava eleições para prefeito; as tragédias de 2002 e 2010; a morte de Ulysses Guimarães; as vitórias nas urnas dos últimos prefeitos; as procissões marítimas e as edições anteriores da Fita chamam a atenção do público.
A principal peça da noite trouxe mais uma vez para os palcos angrenses o recordista em participações na Fita: Roberto Bomtempo. Ao lado da atriz Míriam Freeland, o ator, que comemora com esse espetáculo seus 25 anos de carreira, conta a história de amor entre Anton Tchekhov e Olga Knipper, baseando-se nas correspondências dos dois: Olga, uma jovem atriz iniciante; Tchekhov, um escritor renomado mais velho e já doente de tuberculose. O texto é de Carol Rocamora, com tradução, adaptação e direção de Leila Hipólito. No fim da peça, a primeira-dama Alessandra Jordão, também subsecretária de Gestão e Projetos da prefeitura, foi convidada ao palco para presentear os atores com flores.
A peça é interpretada por atores angrenses e por isso o que não faltam são piadas sobre a cidade, seus bairros e suas personalidades, principalmente as políticas. Conto de phadas faz uma sátira de histórias infantis, misturando Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Gata Borralheira etc. Muito humor e irreverência marcam o texto de Iremar de Paula e a direção de Adren Alves. O elenco conta com Adren Alves, Maycon Renan, Alexandre Francisco, Fabrício Ozório, Denildo Miranda e Ricardo Klayn.
A personagem principal, “Tranca de Neve”, conduz a trama que faz o público gargalhar com trejeitos e frases pouco convencionais.Os ingressos podem ser comprados sem sair de casa, pela internet. Basta acessar e clicar no banner da Ticketronic. Também estão sendo vendidos nas lojas Mr. Cat (rua Coronel Carvalho, 352. Tel: 24-3365-0971), Angrakolor (Rua do Comércio, 201. Tel: 24-3367-1414), e Aloha (Shopping Pirata's. Tel: 24-3365-5824).
João Carlos Rabello anunciou na noite de ontem que a peça “Eu te amo”, uma das mais esperadas desta edição, ganhou uma sessão extra devido à grande procura. O espetáculo, encenado por André Gonçalves e Juliana Martis, com texto de Arnaldo Jabor, terá os ingressos para esta segunda sessão vendidos nos supermercados Rede Economia com 70% de desconto a partir desta quarta-feira, dia 29.
Agentes distribuem sacolas do recicla Quatis

População usará recipiente para depositar material reciclável

A prefeitura de Quatis, por meio da secretaria de Saúde, começa nesta sexta-feira, dia 01 de outubro, a distribuição de sacolas de lixo em todas as residências do município. Os responsáveis pela distribuição das sacolas serão os agentes de saúde, treinados para tirar as dúvidas da população sobre o assunto.
Distribuídas gratuitamente pela prefeitura, as sacolas conterão a marca do programa Recicla Quatis, e nelas serão depositados resíduos sólidos que podem ser reciclados, como papéis, embalagens longa vida, latinhas, metais, plásticos e vidros. A reunião dos produtos será feita por quinze dias e, ao final deste período, as sacolas serão recolhidas e substituídas.
“As pessoas sempre terão uma sacola em casa. As residências serão visitadas por funcionários da prefeitura, que recolherão as sacolas cheias e as substituirão por vazias, para que todo o processo de depósito de materiais recicláveis recomece”, explicou o biólogo da secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Alexandre Rocha.
Apenas resíduos sólidos recicláveis poderão ser colocados nas sacolas. Óleo de cozinha usado, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias que não forem mais utilizados, poderão ser entregues na sede da secretaria de Meio Ambiente, e o lixo úmido continuará sendo recolhido normalmente, pela coleta feita pelos caminhões.
O Recicla Quatis, implantado há quatro anos no município e suspenso um ano depois, será relançado no fim desta semana pelo prefeito José Laerte d’Elias. “É um programa que tem a preocupação de educar as pessoas quanto à importância de cada um cuidar do lixo que ele mesmo produz, e trazer ao município a cultura da reciclagem”, disse o prefeito.
“ Momento presente, momento sagrado” é tema de workshop musical zen no Centro Cultural Theophilo Massad, nos dias 5 e 6

No dia 7 tem Sarau à luz de vela com entrada franca

O músico terapeuta Daniel Namkhay vai apresentar o workshop musical zen"Momento presente, momento sagrado" nos dias 5 e 6 de outubro, terça e quarta-feira, das 18h às 22h, no Centro Cultural Theophilo Massad. O objetivo é integrar o ser humano com a natureza através da arte musical utilizando uma incrível coleção de 110 flautas nativas, tambores de barro, de couro e de bambu, calimbas, apitos, sementes da Amazônia, sinos do Tibete e de cristal de quartzo, entre outros instrumentos mágicos. Inscrições no local, no horário do evento.A prefeitura e a Fundação Cultural de Angra (Cultuar) apoiam o evento cedendo o espaço cultural para a realização do worshop, e o músico, em contrapartida, oferece á população, no dia 7, às 17h, no mesmo local, um sarau à luz de velas, com incensos e muita percussão. A entrada é franca, vale a pena conferir. Daniel apresentará músicas que transmitem paz, alegria e leveza, inspiradas em culturas primitivas.
Daniel Namkhay é terapeuta holístico, músico, compositor, escritor e autor de vários CDss de músicas nativas. Nasceu na Argentina, mas reside em Garopaba, no Sul do país. Pesquisa há 25 anos as culturas, os mitos, a espiritualidade e as músicas das tradições nativas da terra, em especial dos povos nativos das Américas e Ásia (Japão, China, Índia, Indonésia, Mongólia e Tibete) , de onde vem a maior parte dos seus mestres e professores. Viveu nos EUA, estudando a rica cultura dos povos nativos norte-americanos, suas músicas, suas flautas e seus tambores.