terça-feira, 5 de outubro de 2010

Flamengo confirma Luxemburgo como novo técnico


Treinador foi confirmado oficialmente no início da tarde desta terça-feira (5). Será a terceira passagem de Luxemburgo pelo clube da Gávea

Vanderlei Luxemburgo é o novo técnico do Flamengo. O site oficial do clube da Gávea confirmou, oficialmente, no início da tarde desta terça-feira (5). Será a terceira passagem do treinador pelo clube que também defendeu como jogador nos anos 70.
A contratação foi definida depois de uma reunião entre a presidente Patricia Amorim e os procuradores do treinador na manhã desta terça-feira. O novo comandante rubro-negro se apresenta ainda nesta tarde, às 15 horas, no Ninho do Urubu, em Vargem Grande, segundo o site oficial do clube.
O contrato tem duração de 27 meses e, junto com Luxemburgo, chegam ao clube também o preparador físico Antônio Melo e o auxiliar Antônio Lopes Júnior, filho do técnico Antônio Lopes. Os outros integrantes da grande comissão de Luxemburgo, como o cinegrafista Alexandre Ceolin e a nutricionista Patrícia Teixeira, continuam contratados pelo Atlético-MG, ex-clube do treinador.
A primeira passagem de Vanderlei como técnico do rubro-negro aconteceu em 1991, quando foi eliminado na Libertadores.
Em 1995, quando aceitou uma proposta milionária para deixar o Palmeiras e comandar o clube no ano do centenário, ele perdeu o título carioca para o Fluminense, de Renato Gaúcho. Duas passagens, muita confusão e nenhum título, apenas a Taça Guanabara de 1995.
Como jogador, Luxa defendeu as cores do Flamengo por sete temporadas (71 até 78). Mas o jogador teve dificuldades de se firmar na lateral esquerda, porque seu concorrente era Júnior, um dos maiores nomes da posição em todos os tempos.
Albertassi e Zoinho participam de Carreata

Políticos participaram ontem de uma carreata pelas ruas de Volta Redonda

Fotos: G.Santos











Uma carreata pelas ruas da cidade de Volta Redonda aconteceu ontem e reuniu os dois políticos mais votados da cidade, Edson Albertassi, reeleito deputado Estadual, e Jorge de Oliveira, mais conhecido como Zoinho, eleito para Deputado Federal.
A festa acabou na Praça Brasil, onde os dois políticos puderam ser abraçados por seus amigos e eleitores.
A Praça Brasil ficou pequena com o alvoroço que se criou com a chegada da carreata e dos dois políticos.
Albertassi e Zoinho são eleitos deputados

Com muitos fogos, bandeiras, gritos e cantorias de eleitores e amigos, o atual deputado estadual Edson Albertassi, reeleito neste domingo para Alerj, e o candidato a deputado federal Zoinho participaram de uma carreata por Volta Redonda para agradecer os eleitores.


Os dois candidatos da região mais votados nas eleições do último domingo participaram no final da tarde de ontem de uma carreata pelas principais ruas da cidade de Volta Redonda, no final da tarde de ontem (4).
Mais de cem carros se enfileraram pelas ruas da cidade seguindo a passagem dos candidatos mais votados para a Câmara Federal e Assembléia Legislativa até a Praça Brasil, onde se reuniram.
Jorge de Oliveira, o Zoinho, obteve 44.355 votos, enquanto Edson Albertassi obteve 83.254 votos elegendo-se para a próxima legislatura que começará no dia 1º de janeiro de 2011.
“O povo está nos levando para Brasília com uma responsabilidade muito grande”, disse Zoinho a reportagem, enquanto era abraçado por inúmeros populares alegres com a sua vitória “Agora vamos continuar trabalhando com a mesma seriedade de sempre, porém, com muito mais responsabilidades, sempre com os olhos votados para os interesses da população de nossa região e Estado”, completou.
O Deputado Estadual Edson Albertassi, que pouco conseguiu falar diante do grande assédio de amigos e simpatizantes que o cercavam e queriam tirar uma foto em sua companhia, disse que continuará a trabalhar com a mesma responsabilidade que sempre norteou o seu trabalho na Alerj até apresente data.
Aposentados repudiam posicionamento da Associação

Presidente da Associação dos Aposentados se desgasta com aposentados de Volta redonda e da Região

Ubirajara Vaz, presidente da Associação dos Aposentados de Volta Redonda
Inúmeros aposentados residentes em Volta Redonda e em cidades da Região repudiaram o posicionamento parcial adotado pelo presidente da Associação dos Aposentados de Volta Redonda, Ubirajara Vaz, ao afirmar que o atual deputado federal Deley, candidato derrotado à reeleição no domingo, sempre votara a favor dos aposentados.
Para os aposentados ouvidos pela reportagem a postura adotada pela Associação de Volta Redonda, contrariando inteiramente as informações públicas constantes na Câmara dos Deputados em Brasília, e também as informações de outras Associações de Aposentados, como a ASAPREV RJ – Associação dos Aposentados da Previdência Social no Estado do Rio, a FAAPERJ – Federação das Associações dos Aposentados no Rio de Janeiro, e a COBAP, Confederação Brasileira das Associações de Aposentados, que numa só voz afirmaram que o referido deputado tinha votado contra os interesses dos aposentados, quando, em 2008, o Congresso apreciou projeto do deputado Paulo Paim estendendo benefícios do salário mínimo a todos.
“O Ubirajara Vaz ao permitir que o Deley utilizasse sua imagem e suas palavras para dizer algo que não era verdadeiro traiu os aposentados”, afirmou um aposentado que preferiu não se identificar com receio de ser prejudicado quando for procurar a assistência médica da Associação dos Aposentados.
“Se o Deley e a Cida Diogo não tinham votado com os aposentados porque ele (Ubirajara) precisaria dizer que votaram? Essa eu não entendi”, afirmou João Roberto, aposentado da Previdência.
“A Associação foi criada para defender os interesses dos aposentados e não de grupos políticos como acabamos vendo nesta eleição”, disse o aposentado José.
Grupos de aposentados que se reúnem em praças pelas cidades de Volta Redonda, principalmente na Vila santa Cecília, foram unânimes em repudiarem o comprometimento assumido pelo presidente da Associação dos Aposentados, Ubirajara Vaz, perante candidatos que deixaram de atender o chamamento dos aposentados quando foi necessário.
“Os aposentados de Volta Redonda já deram uma resposta aos deputados nas urnas, em breve será a vez do presidente Ubirajara Vaz”, disse o aposentado João.
Resende: Relatório aponta várias ações na área do desenvolvimento econômico

Prefeitura destaca avanços nos setores da indústria, do comércio e do turismo

Projeto cercanias, realizado ano passado, pela Prefeitura
A Prefeitura apresentou nesta segunda-feira, dia 04, um balanço dos principais investimentos da atual administração no setor de desenvolvimento econômico. A ampliação da MC Lane do Brasil, empresa do ramo de logística, e a confirmação da instalação da Politex, do ramo de confecção, estão entre os resultados positivos alcançados pela Prefeitura, no período de janeiro do ano passado a setembro deste ano.
Na opinião do prefeito José Rechuan (DEM), “várias razões contribuíram para que o Município tornasse realidade ações importantes na área do desenvolvimento econômico, a começar pelo desmembramento da única pasta que coordenava o setor em duas secretarias municipais, sem que essa mudança representasse aumento de gastos para os cofres municipais. Com a reforma administrativa implantada pelo atual governo da cidade, foram implantadas a Secretaria Municipal de Indústria, Tecnologia e Serviços e a Secretaria Municipal de Turismo e Comércio.
- A partir desta iniciativa, cada uma das novas pastas criadas para incrementar o desenvolvimento econômico de Resende recebeu uma estrutura específica e qualificada, buscando o crescimento de nossa cidade, mas de uma forma ordenada e responsável, levando sempre em conta o crescimento econômico aliado à preservação da qualidade de vida da população de Resende – salientou o prefeito.
Rechuan destacou que, graças a uma parceria firmada com o SINE (Sistema Nacional de Emprego), Resende despontou como o segundo município do Sul Fluminense, na colocação de profissionais no mercado de trabalho, encaminhados através desta agência. Outras medidas ressaltadas pelo prefeito foram a implantação do Conselho Municipal do Comércio; a instalação em Resende de uma delegacia da JUCERJA (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro); e a inauguração do Centro Comercial de Capacitação, cujo objetivo é promover o treinamento de mão de obra local para empresas da região.
O relatório divulgado hoje pela Prefeitura incluiu ainda o lançamento do Projeto Cercanias, que desde o ano passado vêm promovendo o desenvolvimento integrado entre 15 municípios limítrofes dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, aproveitando as potencialidades específicas de cada um dos municípios representados neste consórcio; o trabalho em parceria com a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Resende), que culminou na realização da Feira de Ponta de Estoque, da FECONSTRUSUL (Feira de Materiais de Construção) e da EXAPICOR (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende); a capacitação de costureiras do Município no pólo de confecção da cidade paulista de Ibitinga; a retomada das atividades do Conselho Municipal de Turismo; a participação de Resende no Salão Nacional de Turismo; e a aprovação do Fundo Municipal de Turismo.
- As ações na área do desenvolvimento contemplam todas as vocações de Resende para o crescimento econômico: indústria, comércio e turismo. Isso sem contar o incremento que hoje se verifica no segmento agropecuário, que dispõe de uma secretaria própria para coordenar os trabalhos nos setor. É preciso destacar a atenção dispensada pela nossa administração ao comércio, cuja importância para a vida da cidade é fundamental, pois, assim como a indústria, o turismo e a agropecuária, ele oferta empregos e gera recursos financeiros para a realização de obras e serviços a favor do cidadão – concluiu o prefeito.
Projeto música na igreja acontece neste sábado em Resende

Orquestra de Petrópolis vai se apresentar na Igreja Matriz

Orquestra da universidade católica de petrópolis se apresenta em Resende neste sábado
Organizado pelo Centro Musiart, com patrocínio da MAN Latin America e apoio da Prefeitura de Resende, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, acontece neste sábado, dia 09, o projeto Música na Igreja, que apresentará no interior da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, a partir das 19 horas, um concerto com a orquestra e o coral da Universidade Católica de Petrópolis. A entrada é gratuita.
Regido desde 1989, pelo maestro resendense Antônio Carlos Gastão, o Coral da UCP foi idealizado durante um Encontro Universitário no Seminário Diocesano, ocorrido em fevereiro de 1976. Naquele mesmo ano aconteceu sua primeira apresentação pública. Desde então, o coral mantém uma agenda intensa, com uma média de 60 apresentações por ano. O coral dedica-se especialmente à Música Sacra, apresentando-se regularmente nas missas da Catedral São Pedro de Alcântara e da Capela da UCP, ambas em Petrópolis.
O reconhecimento de sua qualidade vem de longe, tendo mantido longas colaborações com importantes orquestras brasileiras, como a Orquestra Sinfônica Brasileira (com a qual participou de diversas edições do Projeto Aquarius) e, desde 1998, com a Orquestra Petrobras Sinfônica, com a qual atuou sob a regência de Armando Prazeres, José Guadalupe Flores, Roberto Duarte e Carlos Prazeres. Em julho deste ano, o Coral da UCP participou da gravação em CD da Sinfonia Brasília, de César Guerra-Peixe, sob a regência do conhecido maestro Isaac Karabtchevsky.
Entre os momentos de destaque da orquestra que vai se apresentar em Resende neste sábado estão o segundo lugar no Concurso Nacional de Corais do projeto Um Natal Bem Brasileiro, em 1997 (cujo prêmio foi a gravação de seu primeiro CD) e o convite, em abril de 2005, pela Direção Artística do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, para apresentar-se, juntamente com a Orquestra de Câmara da UCP, neste que é um dos mais prestigiosos palcos do país.
Nascido em Resende, o Maestro Antônio Carlos Leal Gastão iniciou no seu próprio município os seus estudos musicais. Graduado em Composição pelo Conservatório Brasileiro de Música, teve sua formação musical aperfeiçoada sob a orientação de diversos professores: estudou Composição com Geraldo Vespar e Guilherme Bauer, Regência com Gilberto Bittencourt e Carlos Alberto Figueiredo, Técnica Vocal com Eládio Pérez-González e Harmonia da Música Popular com Jan Guest.
Além de um curso de Especialização em Composição com Ronaldo Miranda, realizada pela UERJ em parceria com a Universidade de Música de Karlsruhe (Alemanha), participou também de Cursos e Seminários na área de Regência Coral e Orquestral, destacando-se aqueles realizados com os maestros Eph Ehly, Henry Leck, Alberto Grau, Jon Washburn, Martin Schmidt e Isaac Karabtchevsky. Na Universidade Católica de Petrópolis, dirige o Coral desde 1989 e a Orquestra desde sua fundação em 1997
Grande parte do repertório previsto para ser apresentado em Resende no próximo sábado será formada por obras musicais que falam sobre a história de Resende. Estas composições são as seguintes: “Os Puris”, “Os Bandeirantes”, “Nasce a Vila” e “Os imigrantes”. Estão previstas também duas composições de Heitor Villa-Lobos: “Canto do Pajé” e “Invocação em Defesa da Pátria”.
No entendimento do prefeito José Rechuan (DEM), a realização do Projeto Música na Igreja representa um acontecimento de grande importância no sentido de contribuir diretamente para o resgate do passado histórico da Praça Oliveira Botelho, na qual está localizada a Igreja Matriz de Resende. Segundo ele, “a Prefeitura apóia com muita satisfação a realização do evento, principalmente porque ele vai proporcionar à população a chance de assistir a um espetáculo cultural de grande qualidade”.
Projeto Wokshow apresenta o baixista Dudu Lima

Músico mineiro, considerado um dos melhores no instrumento, se apresenta nesta segunda-feira (dia 4)


O contrabaixista mineiro Dudu Lima, considerado um dos melhores instrumentistas brasileiros no momento, é a atração da edição desta segunda-feira do projeto Worshow, realizado pela Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), e oferece palestras, debates, oficinas e shows, sempre com grandes nomes da música instrumental. Após um bate-papo com os participantes da oficina, o músico se apresenta com o Dudu Lima Trio.
O Workshow é realizado no Teatro do Colégio João XXIII, no bairro Retiro. As inscrições para participar do projeto podem ser feitas no site da Prefeitura – www.portalvr.com – ou na sede da SMC, na Avenida Sávio gama, nº 642, Retiro.
O compositor, instrumentista e arranjador Dudu Lima é atualmente considerado um dos maiores instrumentistas brasileiros da atualidade. Ele já tem cinco CDs e 3 DVDs lançados no país, com excelente recepção da crítica. Em 2010, o músico segue em turnê nacional de lançamento do seu novo trabalho, o CD e DVD "Dudu Lima - Cordas Mineiras".
No repertório, o Dudu Lima Trio, com sua sonoridade inovadora, interpreta entre outras, as músicas: O Trenzinho do Caipira (Heitor Villa-Lobos), Brasileirinho (Waldir Azevedo), O Ronco da Cuíca (João Bosco/Aldir Blanc), Amor de Índio (Beto Guedes/Ronaldo Bastos) , Vento de Maio (Lô Borges/Marcio Borges), Clube da Esquina (Milton Nascimento/Lô Borges), em novos arranjos instrumentais, onde Dudu Lima usa o contrabaixo acústico e elétrico, como instrumento solista.
A direção e produção geral do trabalho é assinada por Ligya Alcantarino e Evandro Mansur (Gravatás Arte e Cultura) com lançamento nacional da Blues Time Records.
Angra: Fitinha bonecos encanta crianças da rede municipal

4.850 ingressos foram doados às crianças da rede municipal de ensino


Em uma emocionante história de um velho e bem-sucedido escritor, que relembra os tempos de sua infância, como um menino criativo, simpático, engraçado e sonhador, a Fitinha Bonecos 2010, onde peças infantis com bonecos são apresentadas durante da Festa Internacional de Teatro de Angra (Fita), levou 930 crianças de escolas municipais para o teatro para assistir a “O senhor dos sonhos”, na segunda-feira, 4, em três horários (10h, 14h e 16h30).
A peça foi apresentada no Palco Transpetro e encantou o público infantil, que ficou atento às viagens pela imaginação nos sonhos do menino Lucas. Os olhinhos das crianças brilhavam a cada peripécia do personagem, quem sempre chegava atrasado à escola e se esquecia de suas obrigações.
A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Luciane Rabha, acompanhou as escolas do primeiro horário (10h) e agradeceu ao curador João Carlos Rabello pela doação dos 4.850 ingressos a alunos da rede municipal de ensino, que até sexta-feira, 8, irão ao teatro.
“Levar uma criança a um teatro é dar prioridade à sua imaginação e ao conceito de cultura, envolvendo mais elementos do que, normalmente, ela teria possibilidade de ter acesso”, explicou a secretária Luciane Rabha.
Além das escolas municipais Almirante Tamandaré, Antônio Joaquim de Oliveira, Cel. João Pedro de Almeida, D. Pedro I, Francisco Xavier Botelho, João Carolino dos Remédios, Joaquina Maria Rosa dos Santos, Manoel Ramos, Marechal Dutra, Adelaide Figueira, a Associação Pestalozzi também marcou presença na horário da manhã. Já na parte da tarde, 11 escolas foram assistir à peça que veio de São Paulo para os palcos da Fita.
Vale ressaltar que a Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Educação, se encarregou de toda a logística dos ônibus e barcos para trazer as crianças, além de lanches.
Na terça-feira, 5, será a vez da peça “O patinho feio”, que levará mais 1.033 crianças ao mundo do teatro. Na quarta-feira, 6, serão as crianças das ilhas.
Prêmio Melhores do Ano 2010

Estão abertas até o dia 11 de outubro, as inscrições para o Prêmio Melhores do Ano 2010. A ação é o reconhecimento que a ACIAP Barra Mansa presta anualmente às empresas dos setores comercial, industrial, de agronegócios e de prestação de serviços sediadas na cidade. Este ano, o prêmio tem um grande diferencial: os concorrentes serão avaliados pelo Sebrae/RJ e pela Emater. Por meio de questionários elaborados por consultores dessas entidades, será possível avaliar as empresas concorrentes seguindo critérios técnicos. A CDL BM é uma das parceiras na promoção do evento. Todos os lojistas associados à CDL podem participar da premiação.
“É importante que os empresários tenham sensibilidade na hora de responder o questionário, que é a primeira ferramenta de avaliação. Nesse momento, será analisada a qualidade das respostas. Lembrando que a falta de resposta a uma pergunta não desclassifica a empresa, desde que seja justificada”, explicou Arivaldo Correa Mattos, diretor da ACIAP BM e presidente da comissão organizadora do evento. Ele ressalta que a participação no prêmio é a chance que o empresário tem de ver o seu trabalho reconhecido e ter o merecido destaque no meio empresarial e na sua comunidade.
“O questionário é um guia que pode auxiliar os empresários em questões importantes como a melhoria do desempenho de sua empresa. Este guia será de grande utilidade em ações futuras para seu negócio”, argumenta Arivaldo. Depois da análise dos questionários, as empresas selecionadas serão visitadas pelos consultores. Por último, as três finalistas de cada categoria participarão de um painel, no qual terão 40 minutos para apresentação, justificando porque merecem receber o prêmio. Farão parte da banca avaliadora os consultores do Sebrae, diretores da ACIAP e representantes da EMATER, Firjan, CDL e Sicomércio BM.
Os questionários já estão disponíveis para serem retirados na secretaria da ACIAP BM, junto com o regulamento. Todo o material também está disponível para download no site www.aciapbm.com.br. Para garantir igualdade de competição entre os participantes, os segmentos concorrentes ao prêmio serão subdivididos em duas categorias cada: pequenas e médias & grandes. “As micro e pequenas empresas vão concorrer somente entre elas. Já as médias e grandes concorrerão entre si”, destaca Arivaldo, ressaltando que todas as informações fornecidas pelas empresas nos questionários serão tratadas como estritamente confidenciais, com acesso apenas para a banca examinadora da categoria.
Subida de Marina e queda de Dilma resultou no 2º Turno

Eleitores de Marina devem decidir o segundo turno das eleições presidenciais


Dilma Rousseff (PT) manteve sua trajetória de perda de apoio nas últimas semanas. De franca favorita até meados de setembro, terá agora de enfrentar Serra no próximo dia 31 de outubro com reais chances de ser derrotada.
O resultado de domingo repete o padrão das eleições presidenciais desde 1994.
Desde então, os melhores colocados ou vencedores no primeiro turno tiveram pouco menos ou pouco mais de 50% dos votos válidos.
O resultado das urnas também seguiu e reforçou a tendência captada pelas últimas pesquisas eleitorais realizadas pelo Datafolha.
Elas começaram a sinalizar a partir de terça passada a probabilidade de haver uma nova rodada eleitoral.
As pesquisas captaram três tendências principais, confirmadas pelos resultados da votação de ontem: 1) O desembarque de parcela expressiva do eleitorado da candidatura Dilma, especialmente entre os eleitores da chamada nova classe C (com renda mensal entre R$ 1.020 e R$ 2.550) e entre os menos escolarizados; 2) Uma "onda verde" a favor de Marina nessa mesma classe C, com tendência de crescimento no Sul, Sudeste e Nordeste; e um apoio inédito do eleitorado feminino na reta final da campanha; 3) Um movimento de recuperação das intenções de voto de Serra em sua base eleitoral, São Paulo (maior colégio eleitoral do país, com 30,3 milhões de eleitores); e sua vitória no "arco do agronegócio", que compreende Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.
Entre esses fatores, pesaram mais a arrancada de Marina na reta final e a queda significativa de Dilma. Em dez dias, a candidata do PV cresceu 5,5 pontos percentuais, considerando os votos válidos, enquanto Dilma recuava 7 e Serra subia 1,7 ponto.
Assim, ganha relevância no segundo turno o espólio eleitoral da candidata do PV e seu posicionamento em favor ou não de PSDB ou PT.
Após a contagem dos votos, Marina quase conseguiu dobrar o total de sufrágios válidos que tinha projetados no início do ano em relação aos que efetivamente conquistou no primeiro turno.
Segundo projeção do Datafolha realizada na semana passada, 51% dos eleitores de Marina migrariam para a candidatura Serra em um eventual segundo turno.
Dilma receberia o apoio de 31%. Outros 15% dizem que votariam em branco ou anulariam o voto. E 3% responderam ainda não ter decidido o que fazer em uma eventual segunda rodada eleitoral.
Segundo projeções do Datafolha feitas antes da votação de ontem, Dilma teria 53% das intenções de voto no segundo turno. Serra, 39%.
Mantida a migração de votos de Marina no dia 31 de outubro para os dois candidatos projetada pelo Datafolha, do total de votos de Dilma, 8% viriam dos eleitores da candidata do PV. No caso de Serra, seriam 18%.
A imposição de um segundo turno para Dilma pelos eleitores começou a ganhar corpo a partir da segunda quinzena de setembro.
A então favorita nesta eleição passou a cair nas pesquisas por conta dos escândalos envolvendo a quebra de sigilos fiscais de tucanos e a queda de sua ex-braço direito na Casa Civil, Erenice Guerra.
Entre a eclosão dos escândalos e a véspera da eleição, Dilma perdeu seis pontos junto aos eleitores com renda familiar mensal entre dois e cinco salários mínimos.
Cerca de 36% dos eleitores pertencem a essa faixa de renda, que agrupa a nova classe C brasileira.
Ironicamente, o mesmo eleitorado que progrediu economicamente no governo Lula obrigará Dilma a se submeter a nova votação.

O Presidente Responde
Coluna semanal do Presidente Lula

Rondineli Gomes, 26 anos, fiscal de segurança de Cuiabá (MT) – Sobre a criminalidade que atualmente perdura nas periferias, o que o governo tem feito?
Presidente Lula – Nós estamos atuando fortemente nas regiões metropolitanas que apresentam altos índices de violência. O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), combina repressão ao crime com a prevenção. Nos locais em que a juventude se encontra em situação vulnerabilidade, o Pronasci implanta os Territórios de Paz, pacote com diversos projetos para reduzir a criminalidade. Destaco o Policiamento Comunitário, as Mulheres da Paz e o Protejo. Com o Policiamento Comunitário, os agentes fazem ronda ostensiva sempre na mesma região, estabelecendo com os moradores uma relação de proximidade e confiança. O Mulheres da Paz é integrado por lideranças comunitárias, que identificam os jovens mais vulneráveis ao crime e encaminham para os projetos sociais. Já aderiram ao Pronasci 25 estados e o Distrito Federal, 173 municípios e 4 consórcios (grupos de cidades). Ações promovidas por governos estaduais e municipais também podem receber recursos do Pronasci. As Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), iniciativa do governo do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a União, estão dando excelentes resultados e devem ser implantadas em outras regiões do país.

Ricardo Galiza, 37 anos, técnico em mecânica de Manaus (AM) – Sabemos que o Brasil é hoje um país em desenvolvimento. Isso se deu em um longo processo de evolução. O seu governo deixará algum estudo que aponte uma meta a ser alcançada, alguma previsão de quando o Brasil deixará de ser um país em desenvolvimento para ser uma nação desenvolvida?
Presidente Lula – Há dois anos, nós criamos a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), para promover pesquisas e estudos sobre o futuro do país. Em conjunto com outros ministérios e após consultas à sociedade, a SAE elaborou um plano que fixa metas para 2022, ano do bicentenário da independência. Mais informações sobre o plano estão no site da SAE: www.sae.gov.br/brasil2022. Mas nós já estamos trabalhando desde o primeiro dia de governo para tornar o nosso país próspero, igualitário e soberano. As medidas de estímulo à produção, ao consumo e ao emprego, com destaque para o PAC, representaram a retomada do papel do Estado como planejador e investidor. Para garantir a continuidade deste ciclo, nós montamos, em parceria com estados e municípios, o PAC 2, que terá, até 2014, investimentos de cerca de R$ 960 bilhões em energia, transportes e infraestrutura social e urbana. Ou seja, nós estamos deixando mais do que estudos, estamos deixando planejamento, projetos e recursos já garantidos para que quem me suceder possa implementá-los logo após a posse. Os resultados, hoje, já são extraordinários: reduzimos a pobreza a menos da metade, 37 milhões de brasileiros ingressaram na classe média e este ano nós superamos a Espanha e nos tornamos a oitava maior economia do mundo. Mantendo o ritmo atual de crescimento e distribuição de renda, ainda nesta década nós vamos erradicar totalmente a miséria e ocupar o posto de quinta maior economia do mundo.

Gilson Miranda de Oliveira, 35 anos, fonoaudiólogo de Terezina (PI) – Presidente, foi sancionada a lei que dá direito à realização do Teste da Orelhinha. Quanto tempo levará para ser implantado esse serviço tão essencial para os recém-nascidos de todo Brasil?
Presidente Lula – O Teste da Orelhinha é um método avançado e seguro de diagnóstico precoce de problemas de audição dos bebês. O exame é realizado em 5 a 10 minutos, não causa qualquer desconforto e sequer acorda a criança. Os problemas identificados podem ser tratados em até seis meses, facilitando a reabilitação da audição, um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento normal dos bebês. O Teste da Orelhinha já é um exame que consta da tabela de procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). Ou seja, mesmo sem a lei, o governo federal já garantia financiamento aos estados e municípios interessados em oferecer o serviço. Veja que, somente no ano passado, a rede pública realizou quase 270 mil Testes da Orelhinha. Sancionei a lei 12.303 em agosto, quando ficou determinada a obrigatoriedade do Teste. O próximo passo é a regulamentação do texto pelo Ministério da Saúde. Ou seja, serão fixados os prazos para que os hospitais e as maternidades do SUS se adequem aos padrões e normas para a realização do Teste e ofereçam o serviço.
Piraí festeja reeleição de Pezão e vaga de Gustavo Tutuca na Assembléia

Militantes foram para a rua comemorar até de madrugada


Piraí foi tomada pela festa, após encerrada a apuração do primeiro turno das eleições de domingo. Município de apenas 26 mil habitantes, detentor do título de melhor saúde e do 5º melhor índice de desenvolvimento do Estado, único a dar um notebook a cada aluno e professor das escolas da rede municipal, Piraí passou a associar a esses feitos o de possuir agora o vice-governador do Estado e um deputado estadual. Por isso, centenas de pessoas entraram a madrugada de domingo para segunda-feira festejando nas ruas, ao som do trio elétrico que embalou a campanha sas duas candidaturas.
A festa começou por volta das 22horas, tão logo foi confirmada a eleição do ex-Secretário de Governo e de Esporte e Lazer, Gustavo Tutuca (PSB), para a Assembléia Legislativa, resultado que já era esperado, assim como a reeleição do vice-governador Luiz Fernando Pezão, na chapa com Sérgio Cabral. Mas tanto o candidato como os coordenadores da campanha preferiram aguardar a totalização da contagem de votos. Gustavo Tutuca recebeu 44.015 votos, mais que o dobro da eleição passada e ficou com uma das seis vagas reservadas à coligação PSB/PMN.
“É um dia especialmente muito feliz para mim, mas faço questão de dividir esta alegria com a minha esposa, meus filhos, meus irmãos e meus país, que me motivaram o tempo todo, me deram forças e soubera suportar as minhas longas ausências. Mas trago comigo também a certeza de que a vitória não foi apenas minha, mas de todos aqueles que me acompanharam nesse dura jornada, da nossa militância e, principalmente, daqueles que confiaram e mim com seu voto”, afirmou Gustavo Tutuca, de cima do trio elétrico estacionada na Praça de Santana, a principal da cidade, ao lado de familiares e pessoal que o acompanhou durante toda a campanha.
Deputado mais votado em Barra do Piraí, Piraí, Mendes, Pinheiral e Rio Claro, entre os eleitos, Gustavo Tutuca historiou a dureza que foi a campanha, as viagens por mais de 50 municípios, de norte a sul do Estado, o corpo a corpo com eleitores realizado diariamente, desde abril, quando deixou a Secretaria de Governo de Piraí para se dedicar integralmente à campanha:
“Mas o esforço foi recompensado. Piraí volta a ter um deputado. Mas, como sempre costumo dizer, não adianta só Piraí se desenvolver, é preciso que os municípios vizinhos também se desenvolvam e por isso entro na Assembléia como um representante de toda a nossa região, para lutar pelos interesses também dos nossos vizinhos. Sei o quanto isso significa de responsabilidade, mas me sinto qualificado a enfrentar esse desafio”, disse Gustavo Tutuca.
Pai do candidato eleito, o Prefeito Arthur Henrique Tutuca, muito emocionado e ainda com olhos avermelhado pelo choro de alegria, também discursou. Agradeceu à população a confiança depositada em seu filho e garantiu que Gustavo Tutuca não será um deputado copa do mundo, que aparece a cada quatro anos nos municípios da região com muitas promessas
“Gustavo sabe a responsabilidade que passa carregar, mas tenho certeza de que cumprirá muito bem seu papel. Leva com ele a experiência de sucesso e seriedade que marcam as administrações de Piraí e não nos decepcionará”, afirmou o prefeito Tutruca, exortando em seguida a multidão a festejar: “Mas estamos aqui para festejar e é isso que devemos fazer agora”, completou.
Projeto música na igreja acontece neste sábado em Resende


Orquestra de Petrópolis vai se apresentar na Igreja Matriz
 

Organizado pelo Centro Musiart, com patrocínio da MAN Latin America e apoio da Prefeitura de Resende, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, acontece neste sábado, dia 09, o projeto Música na Igreja, que apresentará no interior da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, a partir das 19 horas, um concerto com a orquestra e o coral da Universidade Católica de Petrópolis. A entrada é gratuita.
Regido desde 1989, pelo maestro resendense Antônio Carlos Gastão, o Coral da UCP foi idealizado durante um Encontro Universitário no Seminário Diocesano, ocorrido em fevereiro de 1976. Naquele mesmo ano aconteceu sua primeira apresentação pública. Desde então, o coral mantém uma agenda intensa, com uma média de 60 apresentações por ano. O coral dedica-se especialmente à Música Sacra, apresentando-se regularmente nas missas da Catedral São Pedro de Alcântara e da Capela da UCP, ambas em Petrópolis.
O reconhecimento de sua qualidade vem de longe, tendo mantido longas colaborações com importantes orquestras brasileiras, como a Orquestra Sinfônica Brasileira (com a qual participou de diversas edições do Projeto Aquarius) e, desde 1998, com a Orquestra Petrobras Sinfônica, com a qual atuou sob a regência de Armando Prazeres, José Guadalupe Flores, Roberto Duarte e Carlos Prazeres. Em julho deste ano, o Coral da UCP participou da gravação em CD da Sinfonia Brasília, de César Guerra-Peixe, sob a regência do conhecido maestro Isaac Karabtchevsky.
Entre os momentos de destaque da orquestra que vai se apresentar em Resende neste sábado estão o segundo lugar no Concurso Nacional de Corais do projeto Um Natal Bem Brasileiro, em 1997 (cujo prêmio foi a gravação de seu primeiro CD) e o convite, em abril de 2005, pela Direção Artística do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, para apresentar-se, juntamente com a Orquestra de Câmara da UCP, neste que é um dos mais prestigiosos palcos do país.
Nascido em Resende, o Maestro Antônio Carlos Leal Gastão iniciou no seu próprio município os seus estudos musicais. Graduado em Composição pelo Conservatório Brasileiro de Música, teve sua formação musical aperfeiçoada sob a orientação de diversos professores: estudou Composição com Geraldo Vespar e Guilherme Bauer, Regência com Gilberto Bittencourt e Carlos Alberto Figueiredo, Técnica Vocal com Eládio Pérez-González e Harmonia da Música Popular com Jan Guest.
Além de um curso de Especialização em Composição com Ronaldo Miranda, realizada pela UERJ em parceria com a Universidade de Música de Karlsruhe (Alemanha), participou também de Cursos e Seminários na área de Regência Coral e Orquestral, destacando-se aqueles realizados com os maestros Eph Ehly, Henry Leck, Alberto Grau, Jon Washburn, Martin Schmidt e Isaac Karabtchevsky. Na Universidade Católica de Petrópolis, dirige o Coral desde 1989 e a Orquestra desde sua fundação em 1997.
Grande parte do repertório previsto para ser apresentado em Resende no próximo sábado será formada por obras musicais que falam sobre a história de Resende.
Estas composições são as seguintes: “Os Puris”, “Os Bandeirantes”, “Nasce a Vila” e “Os imigrantes”. Estão previstas também duas composições de Heitor Villa-Lobos: “Canto do Pajé” e “Invocação em Defesa da Pátria”.
No entendimento do prefeito José Rechuan (DEM), a realização do Projeto Música na Igreja representa um acontecimento de grande importância no sentido de contribuir diretamente para o resgate do passado histórico da Praça Oliveira Botelho, na qual está localizada a Igreja Matriz de Resende.
Segundo ele, “a Prefeitura apóia com muita satisfação a realização do evento, principalmente porque ele vai proporcionar à população a chance de assistir a um espetáculo cultural de grande qualidade”.

Mostra de artesanato no Cras da Nova Angra


Comunidade prestigiou o evento, que contou com apresentações das atividades desenvolvidas no local

 

Na quinta-feira, 30, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), da Nova Angra, realizou a I Mostra de Artesanato. O evento contou com a participação de toda a comunidade, que se reuniu para assistir a apresentações esportivas, como ginástica localizada, aeróbica, capoeira, pilates, step, taekwondo e conferir uma exposição dos trabalhos desenvolvidos nas oficinas de artesanato que são realizadas no local.
A secretária Jane Veiga prestigiou o evento e parabenizou o empenho das oficineiras, que procuram sempre novas técnicas para ensinar às usuárias do equipamento, como a latonagem, que utiliza latas de refrigerante e cerveja que pode sem boleadas com desenhos aplicados no vidro ou na madeira.
“Esse evento é uma forma de integrar os usuários e de fazê-los interagir com momentos agradáveis de lazer. Aqui não se faz apenas o atendimento psicossocial, mas desenvolvemos atividades esportivas e terapêuticas para toda a família“, falou a secretária.
O envolvimento das pessoas que frequentam o Cras é tão grande, que se tornam mais chegados do que familiares, como é o caso da dona de casa Heloísa da Silva Curcio, de 33 anos, que veio do Espírito Santo para o munícipio há cerca de 10 anos, na época em que o Cras da Nova Angra foi fundado.
“Foi a primeira família que me acolheu quando cheguei a Angra. Eu amo este lugar, pois quando passei por um momento difícil com meu esposo, que teve leucemia, eu fui cuidada pela equipe e acolhida com muito carinho. Minha filha, de 10 anos, frequenta aqui também e ama as atividades”, relatou a usuária.
LEIA

A EDIÇÃO DIGITAL DO

JORNAL CORREIO DE NOTÍCIAS


O Jornal que não tem medo da verdade

Aposentados repudiam posicionamento da Associação

Presidente da Associação dos Aposentados se desgasta com aposentados de Volta redonda e da Região

Inúmeros aposentados residentes em Volta Redonda e em cidades da Região repudiaram o posicionamento parcial adotado pelo presidente da Associação dos Aposentados de Volta Redonda, Ubirajara Vaz, ao afirmar que o atual deputado federal Deley, candidato derrotado à reeleição no domingo, sempre votara a favor dos aposentados.
Para os aposentados ouvidos pela reportagem a postura adotada pela Associação de Volta Redonda, contrariando inteiramente as informações públicas constantes na Câmara dos Deputados em Brasília, e também as informações de outras Associações de Aposentados, como a ASAPREV RJ – Associação dos Aposentados da Previdência Social no Estado do Rio, a FAAPERJ – Federação das Associações dos Aposentados no Rio de Janeiro, e a COBAP, Confederação Brasileira das Associações de Aposentados, que numa só voz afirmaram que o referido deputado tinha votado contra os interesses dos aposentados, quando, em 2008, o Congresso apreciou projeto do deputado Paulo Paim estendendo benefícios do salário mínimo a todos.
“O Ubirajara Vaz ao permitir que o Deley utilizasse sua imagem e suas palavras para dizer algo que não era verdadeiro traiu os aposentados”, afirmou um aposentado que preferiu não se identificar com receio de ser prejudicado quando for procurar a assistência médica da Associação dos Aposentados.
“Se o Deley e a Cida Diogo não tinham votado com os aposentados porque ele (Ubirajara) precisaria dizer que votaram? Essa eu não entendi”, afirmou João Roberto, aposentado da Previdência.
“A Associação foi criada para defender os interesses dos aposentados e não de grupos políticos como acabamos vendo nesta eleição”, disse o aposentado José.
Grupos de aposentados que se reúnem em praças pelas cidades de Volta Redonda, principalmente na Vila santa Cecília, foram unânimes em repudiarem o comprometimento assumido pelo presidente da Associação dos Aposentados, Ubirajara Vaz, perante candidatos que deixaram de atender o chamamento dos aposentados quando foi necessário.
“Os aposentados de Volta Redonda já deram uma resposta aos deputados nas urnas, em breve será a vez do presidente Ubirajara Vaz”, disse o aposentado João.