quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Festa da Juventude na Praça do Porto

MC Bruninha é atração principal. Show de MC Tathi Kiss foi cancelado

Os jovens angrense têm um encontro marcado com várias atrações musicais nesta quarta-feira, dia 6, na Praça do Porto. É a Festa da Juventude, que encerra as atividades da Semana da Juventude em Angra dos Reis. O evento é organizado pela prefeitura, através da Coordenadoria da Juventude.
A festa começa às 16h com apresentações de música e teatro de artistas locais. A atração principal é a cantora MC Bruninha, que deve tocar depois das 20h. O show da MC Tathi Kiss, que também faria parte do evento, foi cancelado.
Durante o evento será feita a entrega da pesquisa que a coordenadoria fez com os jovens angrenses, de 14 a 29 anos, entre os meses de agosto e setembro.
– A pesquisa é para que o jovem possa expressar o que ele quer para a cidade: o que ele acha que está dando certo, o que precisa melhorar e o que a cidade tem para lhe oferecer. Nessa pesquisa colocamos uma pergunta que é “Se você fosse o prefeito de Angra dos Reis, o que você faria?”. Pelo que vimos, muitos estão preocupados com questões como saúde, saneamento e meio ambiente. É uma pesquisa que mostra que o jovem de Angra dos Reis está interessado pela vida de nossa cidade – disse Zélio Nascimento, coordenador municipal da Juventude.
Cultuar traz Ana Botafogo para Angra dos Reis 

Setorial de Dança realizou uma mostra na Praça Codrato de Vilhena com apresentação de diversos grupos da cidade


A prefeitura e a Fundação Cultural de Angra (Cultuar) estão trazendo a primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ana Botafogo, para abrilhantar o I Festival Nacional de Dança Angra em Movimento,que acontecerá no Ceav, dias 9, 10 e 11, a partir das 18h, no Ceav. Ana Botafofogo se apresentará no dia 11, encerrando o evento.
O evento, realizado pela Setorial do Conselho Municipal de Cultura com apoio cultural da Cultuar, contará com 33 grupos de diversas partes do Brasil e sete de Angra. Como ato preparatório do festival a Setorial de Dança realizou uma Mostra de Dança, na Praça Codrato de Vilhena, no dia 2 , com a participação de diversos grupos da cidade.
O festival será abrilhantado pela Escola Municipal de Dança Maria Olinewa, também do municipal do Rio. Workshops de dança moderna, street dance, jazz e balé clássico serão oferecidos durante todos os dias do festival e a inscrição pode ser feita nos dias dos eventos no Ceav, a partir das 14h. A oficina de jazz será ministrada pelo coreógrafo Washington Cardoso; a de dança moderna por Regina Sauer; de street, André Almeida e a de balé clássico, Jolles Salles.
De Angra estarão no festival os grupos Angra Free Dance, Patrícia Daniel Balé, Dançarte Angra, Escola de Dança Tia Cris, Companhia Arena, Centro Educacional Filadélfia e Grupo Elisama, todos selecionados durante o I Festival Municipal.
O festival contará com a participação grupos da cidade do Rio de Janeiro, Vitória (ES), São Paulo, Minas Gerais e o restante do Estado do do Rio (Petrópolis, Barra Mansa, Nilópolis, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Barra Mansa, Parati, Volta Redonda, Saquarema, Cabo Frio, Campos e outros mais).
No sábado, a apresentação especial de abertura do festival e encerramento será feita pelo Circuito Jolles Salles, de São Paulo. No domingo, o Projeto Sintonia de Dança em Cena Circuito de Balé e Orquestra fará a abertura, e na segunda será a vez da Escola Estadual de Danças Maria Olinewa.
Os grupos concorrerão a troféus de 1º, 2º e 3º lugares e de menção honrosa. A critério da comissão julgadora, também poderão ser premiados a melhor bailarina, o melhor bailarino e a revelação do festival.
Torneio de xadrez reúne alunos em Barra Mansa

Competição é formada por crianças que participam do projeto “Xadrez nas Escolas”


A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realiza na manhã desta quinta-feira, dia 7, na Escola Municipal Vereador Paulo Basílio de Oliveira, no bairro Vila Nova, o Campeonato de Xadrez da Rede Municipal de Ensino. São esperados cerca de 300 alunos que fazem parte do Projeto ”Xadrez nas Escolas”. Segundo o prefeito Zé Renato, o município tem investido em opções de lazer que sejam aliadas ao conhecimento e o desenvolvimento humano dos alunos.
- Nós queremos proporcionar um ensino de qualidade não só pelas matérias curriculares, mas também por essas atividades extras que contribuem no desenvolvimento humano e social dessas crianças – disse.
O projeto “Xadrez nas Escolas” completou cinco anos em 2010 e é realizado em 12 escolas, atendendo cerca de três mil alunos. A faixa etária do projeto é de crianças e adolescentes com idades entre 6 e 16 anos, estudantes de escolas da rede municipal. Mas nas Escolas Doméstica Cecília Monteiro de Barros e Municipal Henrique Zamith existe um projeto piloto de implantação do xadrez para as crianças de 4 a 6 anos.
O campeonato foi dividido em seis categorias. No período da manhã, serão as categorias “A” (4 a 6 anos), “B” ( 6 a 8 anos) e “C” (8 a 10 anos) e na parte da tarde, “D” (10 a 12 anos), “E” (12 a 14 anos) e “F” (14 a 16 anos). Todos os alunos participarão em horário de contraturno, ou seja, quem estuda de manhã participa à tarde e vice-versa. Os vencedores receberão troféus e medalhas.
De acordo com o assessor de Educação Física da SME, Ricardo Rosas, o objetivo do evento é popularizar o jogo e mostrar que além da contribuição educacional relatada por pais e educadores, o xadrez quer aproximar as pessoas e minimizar diferenças. “Esse projeto de xadrez tem nos encantado muito, é o projeto que nos dá mais respostas positivas. O esporte tem se tornado uma febre nas escolas e esperamos que esse número de participantes aumente ainda mais porque os pais e professores estão notando como o desempenho do aluno tem melhorado e isso vai contribuiur na vida adulta dele também e na sociabilização – disse o assessor, lembrando que alguns alunos são tão dedicados que ganham até dos instrutores.
Os participantes contam com quatro aulas de xadrez por semana e além desse treinamento, o projeto tem levado o xadrez gigante, com peças que medem cerca de 50 centímetros, a todas as escolas da rede municipal, às quintas-feiras, com a finalidade de popularizar o esporte e despertar interesse em outros alunos.
São Benedito, o Santo Negro de alma iluminada

Ontem se comemorou o dia de São Benedito, um santo tão querido dos pretos-velhos, pode-se dizer, que é o patrono dessa linha na Umbanda e também o único santo negro venerado pela Igreja Católica e pela Umbanda.

Algumas versões dizem que São Benedito nasceu na Sicília, sul da Itália, em 1524, no seio de uma família pobre e era descendente de escravos oriundos da Etiópia.
Outras versões dizem que ele era um escravo capturado no norte da África, o que era muito comum no sul da Itália nessa época. Neste caso, ele seria de origem moura, e não etíope.
De qualquer modo, todos contam que ele tinha o apelido de “mouro” pela cor de sua pele.
Foi pastor de ovelhas e lavrador. Aos 18 anos de idade já havia decidido consagrar-se ao serviço de Deus e aos 21 um monge dos irmãos eremitas de São Francisco de Assis o chamou para viver entre eles.
Fez votos de pobreza, obediência e castidade e, coerentemente, caminhava descalço pelas ruas e dormia no chão sem cobertas.
Era muito procurado pelo povo, que desejava ouvir seus conselhos e pedir-lhe orações.
Cumprindo seu voto de obediência, depois de 17 anos entre os eremitas, foi designado para ser cozinheiro no Convento dos Capuchinhos.
Sua piedade, sabedoria e santidade levaram seus irmãos de comunidade a elegê-lo Superior do Mosteiro, apesar de analfabeto e leigo, pois não havia sido ordenado sacerdote.
Seus irmãos o consideravam iluminado pelo Espírito Santo, pois fazia muitas profecias.
Ao terminar o tempo determinado como Superior, reassumiu com muita humildade mas com alegria suas atividades na cozinha do convento.
Sempre preocupado com os mais pobres do que ele, aqueles que não tinham nem o alimento diário, retirava alguns mantimentos do Convento, escondia-os dentro de suas roupas e os levava para os famintos que enchiam as ruelas das cidades.
Conta a tradição que, em uma dessas saídas, o novo Superior do Convento o surpreendeu e perguntou: “Que escondes aí, embaixo de teu manto, irmão Benedito?”
E o santo humildemente respondeu: “Rosas, meu senhor!” e, abrindo o manto, de fato apareceram rosas de grande beleza e não os alimentos de que suspeitava o Superior.
São Benedito morreu aos 65 anos, no dia 4 de abril de 1589, em Palermo, na Itália.
Reverenciado e amado no Brasil inteiro, é um dos santos mais populares do país, principalmente entre a população de origem africana, que o associa aos padecimentos do negro brasileiro.
CAP abre atividades da Semana da Criança

Programação, que segue até a próxima sexta-feira, dia 08, envolverá estudantes da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental.


Foi aberta na tarde desta segunda-feira, dia 04 de outubro, a Semana da Criança do Colégio de Aplicação (CAP) do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), em comemoração ao Dia da Criança, celebrado no próximo dia 12 de outubro, feriado.
Os estudantes da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino fundamental com suas respectivas professoras, Bruna Fontes, Daniela Maria Mendonça, Isabelle Celina Dias Souza, Elizabete Ernesto, Aline Neves de Oliveira e Maria Auxiliadora Gomes Coelho, participaram da atividade ‘Contador de Historia’, às 14 horas, no Auditório I do Campus Volta Redonda.
O escritor Itamar Vidal de Souza apresentou dois livros de sua autoria: ‘Histórias que Ensinam e Fabulas’, selecionado para mostrar aos estudantes enquanto contava a história de uma criança que não gostava de estudar e só tira nota baixa, mas quando decide prestar mais atenção nos ensinamentos da professora em sala e começa a melhorar as notas nos testes, chegando a ganhar prêmio de melhor aluno da turma.
A Coordenadora Pedagógica do CAP, professora Denise Baratieri Valente, afirmou que a atividade foi a primeira a ser oferecida da programação da Semana da Criança. “A programação segue até a próxima sexta-feira, dia 08 de outubro, com várias atividades, entre elas, visita ao Corpo de Bombeiro e Gincana para os nossos alunos da Educação infantil até o Ensino Fundamental”, explicou.
Prefeitura intensifica campanha contra Brucelose Bovina

Segunda etapa vai até o dia 30 de outubro

Foto: Paulo Dimas
A Prefeitura de Barra Mansa vai intensificar, a partir desta semana até o fim do mês, a segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra Brucelose Bovina. Desde a segunda quinzena do mês de setembro, duas equipes da Secretaria de Desenvolvimento Rural estão percorrendo as propriedades rurais do município. Até o momento, eles já visitaram 82 propriedades e vacinaram 366 animais. Para intensificar a visita nas propriedades, a secretaria vai duplicar a equipe de trabalho para que vacinem 1,2 mil fêmeas com idades entre 3 e 8 meses, das cerca de 225 propriedades rurais da cidade até o dia 30 de outubro, prazo previsto para o término da campanha.
De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Rural, Luís Antônio Ferreira Lima, a expectativa é vacinar todo o rebanho de fêmeas de 3 a 8 meses de idade do município, mas ele acredita que se a secretaria alcançar 80% deste número já será um bom resultado. “Os grandes produtores rurais da cidade mantém seu gado vacinado contra a brucelose e outras doenças. Eles têm um veterinário que cuida dos animais e controlam o cartão de vacina. Por isso, se atingirmos esta porcentagem vamos ter vacinado um bom número de animais. Em todas as campanhas temos alcançado bons resultados. Para se ter uma idéia, em 2009, nas duas etapas realizadas, atendemos a 263 propriedades, vacinamos 2.632 animais e beneficiando 196 produtores. Já na primeira etapa da campanha deste ano, vacinamos 1.179 animais.
A campanha de vacinação é promovida todo ano em duas etapas, nos meses de março e setembro, em parceria com a Emater-Rio, o Núcleo de Defesa Agropecuária da Seappa (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento) e as Cooperativas Agropecuárias de Barra Mansa e do distrito de Nossa Senhora do Amparo. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Cláudio Meirelles, o objetivo da campanha é ter o rebanho imunizado contra a brucelose e melhorar sua qualidade. “Há mais de 10 anos vimos conscientizando os produtores e imunizando o rebanho contra brucelose. Além de contribuir para a erradicação da doença na região, temos um gado vacinado e melhoramos a produção leiteira. A vacinação é uma forma de prevenção e, por isso, a campanha se faz importante. Nosso objetivo é erradicar a doença”, comenta Meirelles.
O prefeito de Barra Mansa, Zé Renato, comenta sobre a importância da campanha. “É importante que os produtores mantenham o gado vacinado e dentro das normas sanitárias do Ministério da Agricultura. Com esta campanha, a Prefeitura visa contribuir para melhorar o padrão de qualidade do leite produzido e do rebanho do município que, hoje, é de cerca de 32 mil animais. A vacinação é importante porque reduz a prevalência da doença, a qual traz sérios prejuízos para o produtor, que tem sua produção de leite e de carne reduzida. A melhor maneira de evitar isso é realizar a prevenção”, ressalta ele.
Doença - No caso de suspeita da doença nos animais, o produtor deverá procurar o médico veterinário e comunicar à gerência de Defesa Agropecuária da Prefeitura ou ao Núcleo de Defesa Agropecuária do município. Os produtores que não estiverem cadastrados e quiserem receber a visita dos técnicos ou aqueles que ainda não vacinaram seus animais devem entrar em contato com a Secretaria, que fica no Parque da Cidade, de segunda a sexta-feira, de 7 às 17 horas, ou pelo telefone (24) 3324-0920.Brucelose - É uma doença infectocontagiosa, caracterizada como zoonose, que é causada por bactérias do gênero Brucella e ataca principalmente animais de casco fendido, como bovinos, suínos, bubalinos, caprinos e ovinos. Entre os sintomas mais comuns, no macho, estão artrites, orquites (inflamações dos testículos que acabam provocando sub-fertilidade e até esterilidade). No caso das fêmeas, ocorrem artrites, mamites, metrites (inflamação do útero), corrimento vaginal, retenção de placenta, aborto, complicações pós-parto e sub-fertilidade.
Entre os animais, a transmissão da doença se dá pela ingestão de pastos contaminados pelo corrimento vaginal, restos de placenta, fetos abortados e sêmen de touros infectados. No homem, a contaminação se dá através de ingestão de carne, leite cru ou mal fervido e outros produtos fabricados com leite não pasteurizado. A doença causa no ser humano febre, dor de cabeça, nevralgias, dores articulares e suores, além de infertilidade. Alguns sintomas podem ser confundidos com outras doenças, sendo o tratamento difícil, caro e nem sempre com bons resultados.
PT estuda tirar aborto de seu programa

Objetivo da retirada é evitar que a candidata Dilma Rousseff continue caindo entre religiosos

Acuado pela perda de votos de evangélicos, católicos e integrantes de outras religiões cristãs na reta final do primeiro turno, o PT ensaia deixar de lado a defesa programática da descriminalização do aborto e já planeja retirar a proposta do programa do partido, aprovado em congresso.
A medida deve ser discutida em reunião da Executiva do PT, como forma de responder aos rumores contra a candidata à Presidência, Dilma Rousseff, apontados como o principal motivo para o crescimento de Marina Silva (PV), contrária à legalização do aborto, e a consequente ida da disputa presidencial ao segundo turno.
O primeiro contra-ataque partiu do secretário de Comunicação do PT, André Vargas.
"O Brasil verdadeiramente cristão não votará em quem introduziu a pílula do dia seguinte, que na prática estimula milhões de abortos: Serra", disse em seu Twitter.
A pílula do dia seguinte é um dos métodos contraceptivos criticado pela Igreja Católica e distribuída pelo Ministério de Saúde.
Diferentemente do que Vargas sugere, sua adoção foi decidida antes de o tucano José Serra, rival de Dilma no segundo turno, ser titular da pasta.
O secretário de Comunicação do PT defende ainda o isolamento da ala do partido pró-legalização. "Agora é hora de envolver mais dirigentes na campanha. Foi um erro ser pautado internamente por algumas feministas. Eu e outros fomos contra".
Um dos coordenadores da campanha de Dilma, José Eduardo Cardoso, reconhece que a resolução do PT, pró-descriminalização do aborto, não é unânime no partido e não é a posição de Dilma.
Antes de ser candidata, Dilma defendia abertamente a descriminalização da prática, o fez, por exemplo, em sabatina na Folha em 2007 e em entrevista em 2009 à revista "Marie Claire".
Depois, ao longo da campanha, disse que pessoalmente era contra a proposta. Hoje, diz que repassará a discussão ao Congresso.
O tema se tornou tão incômodo que ontem, ao "Jornal Nacional", Dilma o citou mesmo sem ter sido questionada (ela teve um minuto e meio para "dar uma mensagem aos eleitores").
"Eu tenho uma proposta de valores. Um princípio nosso de valorizar a vida em todas as suas dimensões".
A senadora eleita Gleisi Hoffmann (PT-PR) afirmou que a defesa da descriminalização do aborto pode até ser defendida por algumas alas do partido, mas pode "custar a Presidência da República".
Já o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), puxador de votos evangélicos, disse que chegou a perder votos porque defendia Dilma, que "erroneamente" era associada a afirmações anticristãs.
Além do PT, o PMDB também defende uma ação para combater a associação de Dilma ao tema aborto, que virou onda de e-mails e comentários em meios religiosos.
Os peemedebistas querem que a candidata divulgue, enfim, um programa de governo deixando claro ser contra a legalização.
Ontem, Dilma reconheceu que a campanha percebeu muito tarde a onda associando seu nome ao tema do aborto e a uma fala, que ela não disse, de que nem Jesus Cristo tiraria dela a vitória.
Sobre a presença do presidente Lula na campanha, Dilma não precisou seu papel.
"O presidente Lula a gente não pode falar em dose, ele não é o remédio é solução", disse.
Investigação da Receita desmente petista que acessou dados de Eduardo Jorge

"Os indícios encontrados não remetem a um acesso equivocado, mas sim a uma consulta direcionada", diz o relatório sobre as investigações.

A investigação conduzida pela Corregedoria da Receita Federal a respeito da quebra de sigilo fiscal do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, na agência de Formiga (MG) desmente a versão apresentada pelo servidor Gilberto Souza Amarante, responsável pelos acessos indevidos. De acordo com o documento, obtido pelo jornal O Estado de S. Paulo, o acesso não foi equivocado, como alegou Amarante, mas sim intencional.
O servidor é filiado ao PT desde 2001. Amarante acessou dados sigilosos do dirigente tucano por dez vezes em menos de um minuto. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele é um dos 276 filiados do PT que votam na cidade de Arcos, vizinha ao município de Formiga.
Em sua versão sobre o episódio, o servidor alega que acessou os dados de EJ por engano. “Há vários casos de homônimos com esse nome, Eduardo Jorge. A nossa base é nacional”, justificou Amarante em entrevista concedida em setembro. Ele assegurou não ter havido qualquer motivação política no acesso e garantiu não ter acessado “qualquer dado fiscal, somente uma base cadastral”, com informações de nome e telefone do contribuinte, conforme faz há 17 anos.
Os dados obtidos pela Receita, porém, provam o contrário. "Os indícios encontrados não remetem a um acesso equivocado, mas sim a uma consulta direcionada", diz o relatório sobre as investigações. Por essa razão, o órgão abriu um processo disciplinar contra o funcionário.
A investigação descobriu que Amarante chegou a acessar informações sobre as empresas em nome do tucano, tendo visitado pelo menos 10 páginas cadastrais de Eduardo Jorge. "Disso se conclui inicialmente que Gilberto Souza Amarante realizou pesquisa direcionada ao CPF ou ao nome de Eduardo Jorge Caldas Pereira", afirma o relatório.
O documento aponta ainda que ficou "caracterizada a plausibilidade das denúncias, bem como por não se comprovar, nessa fase da investigação, motivação funcional para realização de tais acessos". O domicílio fiscal do vice-presidente do PSDB é no Rio de Janeiro e ele não possui negócios em Formiga. De acordo com a corregedoria, não há qualquer documento na agência de Formiga que justifique a abertura dos dados do tucano. A invasão foi descoberta por meio de uma "Apuração Especial". A Receita solicitou ao Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) uma relação de todas consultas envolvendo o CPF de Eduardo Jorge no período entre 2 de janeiro e 19 de junho de 2009.
A Corregedoria, portanto, decidiu investigar o período que antecedeu a violação do sigilo fiscal de Verônica Serra, filha do candidato tucano à Presidência, em 30 de setembro de 2009. Mais tarde, seriam violados os sigilos de do economista Luiz Carlos Mendonça de Barros, de Gregorio Marin Preciado (empresário casado com uma prima de Serra), do ex-diretor do Banco do Brasil Ricardo Sérgio (no governo FHC) e de Eduardo Jorge.
A Revista VEJA revelou, em maio deste ano, que o pré-comitê de campanha de Dilma Rousseff havia tentado montar um grupo para investigar a vida dos adversários, incluindo José Serra, seus familiares e amigos.
O grupo de arapongas estava de posse de um documento que continha as informações fiscais de Verônica dos mesmos personagens que tiveram seu sigilo invadido na agência da Receita Federal em Mauá.
As investigações agora confirmaram as suspeitas de violação do sigilo de várias pessoas ligadas a Serra.
Ministério Público ajuíza ação contra Fernando Jordão

Ação de improbidade foi ajuizada pelo MP Estadual contra o ex-Prefeito de Angra dos Reis

O ex-prefeito de Angra dos Reis e candidato derrotado a deputado federal nas últimas eleições, Fernando Antônio Ceciliano Jordão, deverá responder na Justiça a uma ação de improbidade administrativa.
O Ministério Público de Angra dos Reis ajuizou, na última terça-feira (28), uma ação contra o ex-Prefeito de Angra dos Reis, acusando-o de ter agido com ilegalidade na contratação temporária de pessoal pela Prefeitura do Município, entre os anos de 2002 e 2008.
Segundo a denúncia, o MP teria apurado que o ex-Prefeito, durante os seus dois mandatos consecutivos, lançou mão de centenas de contratações temporárias para provimento de cargos na Prefeitura, violando o mandamento constitucional que determina que a investidura em cargo ou emprego público deve ser precedida de concurso", afirmou a Promotora Ana Carolina Moreira Barreto.
As irregularidades já haviam sido constatadas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), em 2002, dando origem a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), através do qual o Município de Angra comprometeu-se a regularizar a situação até o dia 2 de janeiro de 2003, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 300.
Como o TAC foi descumprido, o MPT ajuizou ação de execução da multa, ainda em tramitação na justiça de Angra dos Reis.
O valor da multa totalizava a cifra de R$ 255.300,00 em 20 de julho de 2005, data da propositura da execução.
A Prefeitura de Angra dos reis, entretanto, ajuizou embargos, que não foram acolhidos pelo Juízo Trabalhista, de modo que o processo continuará a tramitar até que o Município pague o valor da multa, explicou a Promotora.
A ação de improbidade também se fundamenta no fato de que o ex-Prefeito, após finalmente realizar, em 2004 e 2005, concursos públicos, deixou de dar posse aos aprovados e continuou a manter, nos quadros do Município, pessoal contratado por prazo determinado.
Em 2005, o Ministério Público em Angra dos Reis já havia proposto uma ação civil pública para que a Justiça anulasse as contratações temporárias e obrigasse o Município a dar posse aos aprovados nos concursos realizados, ação que foi julgada procedente, com sentença confirmada pelo Tribunal do Estado do Rio de Janeiro, sendo que os recursos interpostos para o Superior Tribunal de Justiça e para o Supremo Tribunal Federal não foram admitidos.
Além disso, uma inspeção realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), na Prefeitura de Angra dos Reis, em maio de 2006, também constatou a continuidade das contratações por prazo determinado, fora das hipóteses restritas permitidas pela Constituição Federal.
Na ação de improbidade proposta agora, o MP pede que o ex-Prefeito restitua aos cofres do Município o valor que tiver que ser arcado pelo Município, quando for efetivamente executada a multa pedida pelo MPT à Justiça Trabalhista, além das penas previstas pelo ato de improbidade administrativa, tais como suspensão dos direitos políticos, multa civil e perda da função pública.
O ex-prefeito de Angra dos reis, Fernando Jordão, não foi localizado pela reportagem para se manifestar a respeito do assunto.
Prefeitura aumenta frota de máquinas e caminhões para retirada de entulho das ruas

Trabalho de limpeza mobiliza 60 operários nas vias públicas


A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, acaba de contratar duas máquinas retro-escavadeiras e quatro caminhões para a realização de serviços de limpeza e retirada de entulhos em todo o município. O titular da pasta, Marcial Correa, esclareceu que, nos últimos quatro meses, este serviço funcionou em caráter de emergência devido ao andamento do processo que culminou recentemente na contratação dos novos equipamentos destinados à realização destes serviços.
- O contrato anterior terminou e tivemos que realizar uma nova licitação, mas os serviços vinham sendo realizados em caráter emergencial, priorizando os bairros que tinham uma necessidade maior de atendimento – salientou o secretário, informando que o novo contrato tem validade pelos próximos 12 meses.
Atualmente, as máquinas e os caminhões estão atuando no Jardim Esperança, na região da Fazenda da Barra; na Cidade da Alegria e no Surubi. Segundo o secretário, o serviço consiste na retirada de entulhos, mato, galhos e tudo que possa obstruir as vias públicas, canais ou córregos. Os bairros São Caetano, Cabral e Paraíso foram os primeiros a receber o serviço.
As próximas localidades a serem atendidas serão os bairros Elite e Vila Santa Isabel, mas Marcial Correa explicou que a Secretaria irá elaborar um calendário, priorizando os bairros com maior necessidade de limpeza, para atender toda a cidade. A previsão é de quem num prazo de dois meses todo o Município já tenha passado pelo serviço de limpeza e coleta de entulho.Sessenta homens trabalham desde a noite do último domingo, 03, na varrição das ruas de todo o município para a retirada de material de campanha, que foi jogado nas vias públicas durante o processo eleitoral. A previsão é de que este serviço esteja concluído até o final desta semana.