segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Por que 18 de outubro é o "Dia dos Médicos"?


O dia 18 de outubro foi escolhido como "dia dos médicos" por ser o dia consagrado pela Igreja a São Lucas.
Como se sabe, Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. Seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica; os dois que o precederam foram escritos pelos apóstolos Mateus e Marcos.
Lucas não conviveu pessoalmente com Jesus e por isso a sua narrativa é baseada em depoimentos de pessoas que testemunharam a vida e a morte de Jesus.
Além do evangelho, é autor do "Ato dos Apóstolos", que complementa o evangelho.
Segundo a tradição, São. Lucas era médico, além de pintor, músico e historiador, e teria estudado medicina em Antióquia.
Possuindo maior cultura que os outros evangelistas, seu evangelho utiliza uma linguagem mais aprimorada que a dos outros evangelistas, o que revela seu perfeito domínio do idioma grego.
São Lucas não era hebreu e sim gentio, como era chamado todo aquele que não professava a religião judaica.
Não há dados precisos sobre a vida de S. Lucas. Segundo a tradição era natural de Antióquia, cidade situada em território hoje pertencente à Síria e que, na época, era um dos mais importantes centros da civilização helênica na Ásia Menor.
Viveu no século I d.C., desconhecendo-se a data do seu nascimento, assim como de sua morte.
Há incerteza, igualmente, sobre as circunstâncias de sua morte; segundo alguns teria sido martirizado, vítima da perseguição dos romanos ao cristianismo; segundo outros morreu de morte natural em idade avançada.
Tampouco se sabe ao certo onde foi sepultado e onde repousam seus restos mortais. Na versão mais provável e aceita pela Igreja Católica, seus despojos encontram-se em Pádua, na Itália, onde há um jazigo com o seu nome, que é visitado pelos peregrinos.
Não há provas documentais, porém há provas indiretas de sua condição de médico. A principal delas nos foi legada por São Paulo, na epístola aos colossenses, quando se refere a "Lucas, o amado médico" (4.14).
Foi grande amigo de São Paulo e, juntos, difundiram os ensinamentos de Jesus entre os gentios.
Outra prova indireta da sua condição de médico consiste na terminologia empregada por Lucas em seus escritos.
Em certas passagens, utiliza palavras que indicam sua familiaridade com a linguagem médica de seu tempo.
Este fato tem sido objeto de estudos críticos comparativos entre os textos evangélicos de Mateus, Marcos e Lucas, e é apontado como relevante na comprovação de que Lucas era realmente médico.
Dentre estes estudos, gostaríamos de citar o de Dircks, que contém um glossário das palavras de interesse médico encontradas no Novo Testamento.
A vida de São Lucas, como evangelista e como médico, foi tema de um romance histórico muito difundido, intitulado "Médico de homens e de almas", de autoria da escritora Taylor Caldwell.
Embora se trate de uma obra de ficção, a mesma muito tem contribuído para a consagração da personalidade e da obra de Sao Lucas.
A escolha de São Lucas como patrono dos médicos nos países que professam o cristianismo é bem antiga.
Eurico Branco Ribeiro, renomado professor de cirurgia e fundador do Sanatório S. Lucas, em São Paulo, é autor de uma obra fundamental sobre São Lucas, em quatro volumes, totalizando 685 páginas, fruto de investigações pessoais e rica fonte de informações sobre o patrono dos médicos.
Nessa obra, intitulada "Médico, pintor e santo", o autor refere que, já em 1463, a Universidade de Pádua iniciava o ano letivo em 18 de outubro, em homenagem a São Lucas, proclamado patrono do "Colégio dos filósofos e dos médicos".
A escolha de São Lucas como patrono dos médicos e do dia 18 de outubro como "dia dos médicos", é comum a muitos países, dentre os quais Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos.
No Brasil acha-se definitivamente consagrado o dia 18 de outubro como "dia dos médicos".
Barra do Piraí: Judocas visitam gabinete do Prefeito


Alunos da academia Roney Reis de Judô visitaram o gabinete do Prefeito Zé Luis, esta semana. Acompanhados pelo Sansei e pelo professor de Educação Física Paulo Henrique, os visitantes apresentaram a proposta de levar a toda a cidade aulas de Judô para alunos de escolas municipais em projeto no estilo do Projeto Palmmas, desenvolvido pelo Instituto de Educação Nossa Senhora Medianeira. A proposta foi aceita pelo prefeito que declarou apoiar o esporte e estar ciente da necessidade de núcleos esportivos na cidade.
O Projeto Palmmas é uma iniciativa do Medianeira, onde alunos das escolas Miguel Vasconcellos, Maia Vinagre e Álvaro Rocha, participam de atividades extra curriculares com o objetivo de auxiliar na construção de novos cidadãos. Existente desde 2005 o projeto oferece gratuitamente aulas de Artes, Dança, Vôlei, Futsal, Informática, Música e Judô para as crianças, o objetivo do professor Roney Reis é levar o Judô a um numero maior de alunos de Barra do Piraí.
Estiveram ainda no gabinete os judocas Adriano Costa Cerqueira Ramos, 12 anos, Vanessa do Espírito Santos, 14 anos, David do Espírito Santos, 17, Daniel da Silva Barroso, 12 Lyncon de Souza da Silva, 13, que agradeceram o apoio da prefeitura municipal de Barra do Piraí, a realização da 1ª Copa Barra do Piraí de Judô, que acontece neste domingo, 17 de outubro, no Ginásio Municipal Dr. Jacy Abudd.
Garotinho reclama de petista e descarta “apoio clandestino” do PR no 2º turno

Segundo políticos ligados ao Partido ele deverá apoiar formalmente José Serra, caso a candidata do PT mantenha o descaso para com Garotinho o segundo deputado federal mais votado no Brasil, depois, apenas, de Tiririca, que também é do PR


O deputado federal eleito Anthony Garotinho afirmou na tarde da última quinta-feira que o Partido da república não quer dar "apoio clandestino" a nenhum candidato, demonstrando "insatisfação" pelo tratamento dado pela petista Dilma Rousseff (PT) ao partido no Rio.
A reunião realizada na quinta-feira (14) terminou sem definição sobre qual candidato seria apoiado no segundo turno.
Garotinho, contudo, descartou ficar neutro no segundo turno. A decisão deveria ter sido tomada ontem, em novo encontro que o PR realizou num hotel na capital do Rio, porém, até o fechamento desta edição nada havia sido decidido a respeito.
"Durante o primeiro turno nosso candidato [Fernando Peregrino] sequer teve pronunciamento da candidata para o horário eleitoral. Nós não fomos convidados para as atividades da candidata no Estado. Somos uma força política do Estado e queremos ser tratado dessa maneira", disse Garotinho.
O ex-governador do Rio foi o segundo candidato à Câmara dos Deputados mais votado no país, atrás apenas do correligionário Tiririca (PR-SP).
Garotinho disse ter recebido a ligação de José Eduardo Dutra, presidente do PT, do ex-governador Marcello Alencar (PSDB), do senador Sérgio Guerra (PSDB) e do deputado Rodrigo Maia (DEM), tendo, também, conversado por duas vezes com Dilma ao telefone.
Voltaço anuncia novo treinador

Márcio Bittencourt assume em novembro com a missão de preparar o Tricolor de Aço para o Estadual 2011


A diretoria do Volta Redonda Futebol Clube anunciou oficialmente nesta sexta-feira, dia 15, a contratação do treinador Márcio Bittencourt. O novo comandante, que completará 46 anos na próxima terça-feira, irá assumir o cargo em novembro, com a missão de preparar o Tricolor de Aço para o Campeonato Estadual de 2011. O último clube treinado por Bittencourt foi o Ipatinga, durante a Série B do Campeonato Brasileiro deste ano.
O presidente do Voltaço, Rogério Loureiro, comentou sobre a nova contratação.
“É um nome respeitado no futebol brasileiro e esperamos que faça um excelente trabalho no Volta Redonda. Daremos todas as condições possíveis para o Márcio Bitterncourt trabalhar e buscaremos, junto dele, fazer um planejamento adequado e montar um elenco competitivo para o Estadual.”, afirmou o presidente.
Junto com o técnico, também comporão a comissão técnica o auxiliar Nenê e o preparador físico Moreira. Elson Roberto, atual treinador do Voltaço, permanecerá na comissão como auxiliar técnico.
Márcio Bittencourt começou a carreira de treinador no Corinthians, em 2005. De lá pra cá, acumulou passagens por clubes como Brasiliense, Fortaleza, Santa Cruz, Náutico, Ponte Preta e Ipatinga. Como treinador do Juventus-SP, em 2007, conquistou o título da Copa Federação Paulista de Futebol.
Como jogador, atuou como volante e passou grande parte da carreira vestindo a camisa do Corinthians, com quem foi campeão do Campeonato Paulista, em 1988, e do Campeonato Brasileiro, em 1990. Disputou a Copa América de 1991 pela Seleção Brasileira. Já em 1992, Bittencourt e Elson Roberto estiveram juntos no Internacional, quando foram campeões da Copa do Brasil.
Resende: Fanfarra do colégio getúlio vargas é campeã estadual

Evento reúne corporações de várias cidades do Estado


A Fanfarra do Colégio Municipal Getúlio Vargas (REFAMA), consagrou-se vencedora da categoria Fanfarra Marcial Senior na Copa Carioca de Bandas e Fanfarras do Estado do Rio. A disputa aconteceu no ultimo domingo, dia 10, no CIEP Augusto de Carvalho (Cidade da Alegria), tendo reunido 18 corporações musicais de todo o estado do Rio de Janeiro. A fanfarra conquistou ainda os prêmios de melhor Baliza, com a estudante Tainá Reis, o de melhor linha de frente e o terceiro lugar na classificação geral.
Formada por 120 alunos do Colégio Municipal Getúlio Vargas, desde sua fundação em 1995, a REFAMA participa ativamente da vida cultural do município. Ela já conquistou vários títulos de campeã em diversos concursos, como no dia 20 de julho deste ano, quando venceu o III Concurso de Bandas e Fanfarras da Cidade Ferraz Vasconcelos (SP), nas categorias Simples Senior, baliza, Linha de Frente da fanfarra. Subordinada à Prefeitura, a fanfarra tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda.
- Mais uma vez, em menos de quatro meses, a fanfarra do Colégio Getúlio Vargas eleva o nome de Resende. Enquanto administrador público, me sinto honrado com o trabalho dos integrantes da corporação. Através da dedicação e do amor deles à fanfarra, e ao nosso município, estamos colocando em prática uma ação de inclusão social de grande importância. Parabenizo a cada integrante, na certeza de que a vitória numa das categorias do concurso estadual mostra o quanto estamos no caminho certo ao estimular e apoiar esta iniciativa – disse o prefeito José Rechuan (DEM).
Já a secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, lembra que “os objetivos da fanfarra são promover o intercâmbio social entre os integrantes, estreitar os laços de amizade entre a escola e o estudante, incentivar o aprimoramento técnico musical, a desenvoltura coreográfica, bem como difundir o desenvolvimento cívico e a autodisciplina, indispensáveis à qualificação integral do cidadão”.
Vale abre inscrições para Programa de Trainee

Estão abertas, até 15 de novembro, as inscrições para o Programa de Trainee em Gestão da Vale. Estão previstas 40 vagas para candidatos de qualquer nacionalidade, sendo que no míniomo 20 vagas estarão destinadas para brasileiros. O curso será dividido em duas turmas e o início das aulas está previsto para o primeiro semestre de 2011. O objetivo do programa é atrair e desenvolver jovens talentos com perfil de liderança e capacitar esses profissionais para implantar o novo modelo de gestão e produção da Vale nas diferentes áreas operacionais da empresa. Os trainees terão formação teórica e prática e, ao final do treinamento, a intenção é que se tornem supervisores - primeiro nível de gestão da Vale - em uma das áreas onde poderão ser alocados. As inscrições devem ser feitas pelo site www.vale.com/oportunidades.
Os candidatos precisam ser fluentes na língua inglesa, já que as aulas são ministradas nesse idioma; mobilidade global, inclusive para áreas remotas; e graduação concluída nos últimos três anos (julho de 2007 a julho de 2010) nos cursos de Engenharia, Geologia, Administração ou Economia. Durante o período de treinamento, os profissionais receberão salário de R$ 4.600,00, além de assistência médica, seguro de vida e vale refeição.
O Programa de Trainee da Vale tem a duração de cerca de 18 meses, divididos em etapas teóricas e práticas. Na primeira fase, os selecionados terão dois meses de formação teórica em Belo Horizonte (MG), onde farão um curso sobre mineração, aprenderão sobre a cadeia produtiva da empresa, visitarão unidades da Vale e participarão de treinamentos voltados para liderança e gestão. A segunda etapa se divide em dois ciclos de seis meses de treinamento em um projeto da empresa. Nos últimos quatro meses de programa, o trainee será alocado no projeto em que ele deverá ficar de forma permanente após o término do programa.
"Os trainees recebem uma atenção especial dos gestores e da empresa e têm diversas oportunidades para desenvolver sua carreira na área de gestão" explica a economista Carla Ioshiura, 24 anos, da turma de trainees de 2010. "A participação no Programa de Trainee da Vale nos proporcionou maior conhecimento de nós mesmos e nos muniu com ferramentas para que possamos assumir posições de liderança na empresa", completa.
Também participante da turma de 2010, a engenheira biomédica Mariana Ventura, 24 anos, dá uma sugestão para quem quiser começar 2011 como trainee da Vale: "O candidato tem que estar disposto a se dedicar, a conhecer novas culturas e realidades e a adquirir conhecimentos. Se você tem essa disposição, seja bem vindo!", aconselha Mariana.
Cursos do Senai no Telecentro Comunitário

260 vagas foram abertas de diversos cursos em parceira com o SENAI

A Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com o Seviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai – RJ), iniciará novas turmas do Projeto Educamais, dos cursos: Aprenda a clicar, Inglês básico, Espanhol básico, Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), e Atualização em Língua Portuguesa, no Telecentro Comunitário João Moreira do Carmo, situado na Rua Prefeito João Gregório Galindo, 2.920, Morro da Cruz.
As aulas serão iniciadas no dia 25, e serão ao todo 260 vagas distribuídas entre os cursos. As inscrições foram feitas no período entre 4 a 7 de outubro, no próprio Telecentro, e foi aberta a toda comunidade.
CORBAMA 25 ANOS - Revelando atletas e formando cidadão

O Clube Corbama (Clube dos Corredores de Barra Mansa) estará completando hoje, sexta-feira (15), 25 anos de existência, colecionando vitórias, revelando atletas e formando cidadãos através do esporte.
Ao longo desses 25 anos de existência o Clube Corbama já participou de diversas corridas e maratonas a nível nacional e internacional, tendo revelado atletas, ex-maratonista olímpico e ganhadores de várias maratonas e corridas nacionais e internacionais.
Atualmente o Clube Corbama está sob a direção de Jairo Alves, e seu presidente de honra, vereador Elias da Corbama, que junto com sua diretoria está trabalhando sério para levar o conceito do Clube a toda população de Barra Mansa, mostrando que praticar esporte é bom para saúde e melhor para população.
“Sempre dediquei parte da minha vida para que o Clube Corbama esteja sempre representando Barra Mansa, cidade que eu amo de coração e o meu sonho é ver um atleta de Barra Mansa brilhando nas olimpíadas no Brasil”, disse Elias.
Prefeito de Quatis participa do encerramento da semana da criança

Foram três dias de muita festa e diversão para as crianças do município

Foto: Mary de Paula
O prefeito de Quatis, José Laerte d’Elias participou na tarde desta sexta-feira, dia 15, das atividades que marcaram o encerramento da Semana da Criança no município. O evento foi realizado de forma conjunta entre as secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e Direitos Humanos e a de Esportes e Lazer.
Segundo o secretario de Esportes Carlos Vagner foram três dias de muita diversão dedicada exclusivamente às crianças do município e dos distritos de São Joaquim e Falcão e que prefeitura montou uma estrutura toda voltada ao público infantil. “As atividades foram preparadas de forma com que às crianças pudessem aproveitar o máximo possível de seu dia, pois as secretarias se uniram para proporcionar este momento de alegria a elas”, disse o secretário,
As atividades da Semana da Criança tiveram inicio na quarta-feira, dia 13, na comunidade Quilombola de Santana. Na quinta-feira, dia 14, as atividades ocorreram no distrito de São Joaquim.
O fechamento da Semana da Criança foi dividido em dois momentos nesta sexta-feira, dia 15. Na parte da manhã as atividades ocorreram no distrito de Falcão, enquanto na parte da tarde as atividades foram concentradas e encerradas no centro de Quatis.
Durantes estes três dias as crianças puderam participar de jogos esportivos, peças teatrais, fantoches, eventos culturais, cama elástica, danças, e muitas outras brincadeiras, além da distribuição de pipoca e algodão doce.
Para o prefeito José Laerte d’Elias este é um momento em que todos podem participar até mesmo os adultos. “Gostaríamos de fazer este tipo de festa todos os dias, pois as crianças do no nosso município merece. Parabenizo a todas as secretarias envolvidas e principalmente as crianças pelo seu dia”, finalizou o prefeito.