sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Greve na Justiça vai continuar

Milhares de processos estão parados nos Cartórios das cidades da Região Sul Fluminense. De acordo com o Sindicato, casos mais urgentes estão sendo atendidos.


Desde a última quarta-feira (20), a Justiça do Estado do Rio de Janeiro enfrenta uma greve de seus serventuários.
De acordo com a assessoria do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Rio de Janeiro (SindJustiça/RJ), cerca de 70% da categoria já aderiu à greve.
A justiça vem funcionando precariamente na Região Sul Fluminense, onde somente casos urgentes relacionados a vara de família, da área criminal, como liberação de liminar de habeas corpus e trâmites relacionados à Fazenda Pública, como concessão de remédios por parte do Governo estão sendo atendidos.
Os grevistas alegam que a Justiça deu ganho de causa a eles em uma ação ajuizada em 1988, assegurando o direito ao recebimento do percentual de 70,5%, porém, o Tribunal anteriormente já havia reconhecido a dívida e efetuado o pagamento de parte desse percentual, restando, agora, 24%.
A Coordenação geral do Sindicato informa que a Administração do Tribunal de Justiça vem adotado medidas repressivas contra os Serventuários, visando intimidar o movimento, que, entretanto, vem acrescendo rapidamente em todo o Estado.
“Nem mesmo o aviso do corte de ponto, cassações das licenças sindicais e a remoção de colegas vão fazer com que a categoria recue”, disse a serventuária Izabel, que integra o comando de gereve do SindJustiça.
A assessoria do Tribunal esclarece que a greve não estaria calcada em reivindicações justas de toda a categoria, a partir do momento que o direito ao recebimento do percentual de 24% seria apenas dos Serventuários que integram a ação judicial e não de toda a categoria.
Para o serventuário Sandro, assessor do Sindicato, o comando de greve vem sustentando reivindicações justas e o objetivo do Tribunal, quando faz esse tipo de alegação, é dividir a categoria e jogá-la contra o Sind-Justiça.
“O Tribunal de Justiça reconheceu o direito dos serventuários em receber o percentual de 70,5%, tanto que anteriormente efetuou o pagamento de parte desse percentual a todos os servidores da Justiça no Estado”, disse Sandro, completando “O que se pretende agora, a par da isonomia existente, é permitir o recebimento do restante desse percentual, ou seja, os 24%”.
Na tarde da próxima terça-feira (26) o comando de greve estará se reunindo com os serventuários da Justiça em mais uma Assembléia, que deverá ser realizada em frente ao Fórum, no Centro da cidade do Rio de Janeiro, onde os rumos do movimento serão discutidos.
VR: Neto recebe novo comandante do 28º Batalhão da Polícia Militar

Coronel PM Antônio Jorge Gonçalves Moreira conhece projetos de segurança pública da Prefeitura de Volta Redonda, como o Ciosp


O prefeito Antônio Francisco Neto recebeu ontem, quinta-feira (20), em seu gabinete, o novo comandante do 28º Batalhão da Polícia Militar (BPM), coronel Antônio Jorge Gonçalves Moreira, o subcomandante, major Alexandre Silva Pimenta e o major Marcelo Brasil.
Neto deu as boas vindas ao comandante, se colocando à disposição da corporação e falou sobre os projetos de segurança desenvolvidos pelo município, como o Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), as cabines de segurança instaladas em pontos estratégicos da cidade e da nova cabine da Guarda Municipal que será inaugurada no bairro Retiro.
“Estamos à disposição do batalhão e prontos para ajudar em tudo que trouxer benefícios para nossa população em relação à segurança pública”, afirmou o prefeito, pedindo o apoio do comandante a um novo projeto que está sendo desenvolvido pelo governo municipal. “Queremos monitorar 81 pontos da cidade com equipamentos capazes de filmar as placas dos veículos que transitam pelo município, com o objetivo de verificar as condições desses automóveis, no que diz respeito a irregulares e roubos”, explicou.
O novo comandante do 28º BPM falou do trabalho de prevenção à criminalidade, segundo ele, a nova filosofia da polícia em relação à segurança pública. “Nosso objetivo é reduzir a criminalidade com foco no trabalho de prevenção”, afirmou o coronel Moreira, anunciando que a PM recebeu no dia de sua posse (14 de outubro), 35 novas viaturas. Deste total, 18 foram para Volta Redonda. “Vamos substituir 10 viaturas antigas e aumentar a frota com mais oito”, explicou.
Angra: Crianças da rede municipal assistirão a peça e ganharão livros

860 alunos assistirão a peça "Toda criança tem direitos" e ganhará o livro "Senhor pinguim e o mundo dos pinguins"

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, através no Núcleo Educacional de Programas e Projetos (Nepp), estabeleceu uma parceria com a Empresa Technip para levar apresentações teatrais gratuitas da peça "Toda criança tem direitos".
A peça é indicada para os alunos do pré-escolar ao 2º ano do Ensino Fundamental. Após as apresentações, cada aluno receberá um exemplar do livro "Senhor pinguim e o mundo dos pinguins", contemplando 860 alunos.
As apresentações acontecerão na E.M. Regina Célia Monteiro Pereira, Morro do Carmo, no dia 22 de outubro - em dois horários (manhã - 10h / tarde - 16h). Também participarão as escolas: E.M. de Educação de Surdos; E.M. Professor José Américo Lomeu Bastos; E.M. Maria Hercília de Castro Cardoso; E.M. Professor Antônio José Novaes Jordão.
Prefeitura de Resende entrega ambulância na Vargem Grande e anuncia nova escola para a comunidade

Distrito vai ganhar também serviço de ultrasson móvel


Ao entregar esta semana uma ambulância para a comunidade do distrito de Vargem Grande, na Zona Rural do Município, o prefeito José Rechuan (DEM) anunciou também a construção de uma escola na comunidade e a implantação do exame de ultrassonografia no posto de saúde do distrito. A ambulância, que foi entregue em atendimento a uma reivindicação da Associação de Moradores e Amigos da Vargem Grande, vai garantir o transporte de pacientes do local para as unidades médicas da área urbana no caso de emergências.
Durante o seu pronunciamento na cerimônia, Rechuan lembrou que quando assumiu a Prefeitura, em janeiro do ano passado, o posto do distrito não dispunha de médicos e medicamentos. Segundo ele, hoje a unidade conta com profissionais e remédios para atender a população, além de realizar exames de sangue. A implantação do sistema de ultrasson móvel representa agora a prioridade da administração municipal para os moradores da Vargem Grande.
Quanto à construção da nova escola, o prefeito informou que o estabelecimento vai atender alunos da classe infantil ao nono ano do ensino fundamental. O terreno de dois mil metros quadrados destinado à obra da nova escola se encontra na fase final de desapropriação e fica ao lado do posto de saúde. Atualmente, a Vargem Grande conta com a Escola Municipal Hetelvina Carneiro, que atende estudantes até o quinto ano.
No seu discurso, Rechuan frisou ainda que a Prefeitura preferiu esperar a realização da eleição do dia 03 de outubro para divulgar estas notícias aos moradores da comunidade.
- Com a melhoria dos serviços públicos na Vargem Grande, especialmente nas áreas da saúde e da educação, que são dois setores fundamentais para o bem-estar dos moradores, a Prefeitura chega cada vez mais perto do cidadão. Por outro lado, o fato de anunciar estas melhorias após o período eleitoral, é muito significativo: ele mostra que estamos realmente preocupados em garantir serviços de qualidade para a população – afirmou Rechuan.
Presente à cerimônia desta semana no distrito, o secretário municipal de Saúde, Daniel Brito, anunciou que todos os postos de saúde da zona rural do município serão reformados pela administração do prefeito José Rechuan, incluindo a unidade da Vargem Grande. Ele destacou a proposta do atual governo do Município em agregar o maior número possível de serviços nos postos de saúde das comunidades rurais, “garantindo com isso um atendimento perto da casa dos moradores, e evitando que eles precisem se deslocar até a área urbana em busca destes procedimentos”. A chegada do ultrasson móvel à Vargem Grande, cuja data de implantação ainda será anunciada, já representa uma destas melhorias.
Segundo o presidente da Associação de Moradores da Vargem Grande, Sebastião Reginaldo Gouvêa, o Naldo, que também participou da entrega da ambulância nesta semana, “sempre que uma pessoa necessitava de atendimento médico na área urbana de Resende, o jeito era apelar para algum morador da localidade que tivesse veículo particular”. A Central de Ambulância representava a outra alternativa, mas como o distrito fica distante do Centro da Cidade, “nem sempre os moradores conseguiam esperar”.
- Tínhamos uma ambulância na Vargem Grande, que parou de funcionar há alguns anos. Apelamos então à Prefeitura, e hoje este serviço está sendo retomado em nossa comunidade – afirmou o presidente, que recebeu a chave e os documentos da ambulância das mãos do prefeito.
A cerimônia de entrega da ambulância aconteceu na quadra poliesportiva do distrito, reunindo também, além do prefeito José Rechuan, do secretário Daniel Brito e de moradores, as seguintes autoridades municipais: secretários Marcial Correa (Serviços Públicos), Soraia Balieiro (Educação) e Marly Ceccoline Cortona (Assistência Social); superintendentes Bianca Pena (Eventos e Integração) e Roque Cerqueira (Transporte e Trânsito); Carlos Serra (procurador geral do Município) e Maria Virgínia de Mello Soares (presidente da Fundação CONFIAR – Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende).
Musica Diablo é principal atração do Freakshow neste domingo (24)

Banda tem Derrick Green, do Sepultura, como vocalista. Nitrominds e as locais Ricto Máfia e New Form também sobem ao palco


O Clube Comercial sedia neste domingo (dia 24), a partir das 17h, a 4ª edição do Freakshow. A principal atração do festival será a banda Musica Diablo, com o vocalista do grupo Sepultura, Derrick Green, e André NM, da banda Nitrominds, que também se apresenta no Freakshow. Além destas, as bandas locais Ricto Máfia e New Form também sobem ao palco.
A história da Musica Diablo, que surgiu em 2008, é mais ou menos conhecida: veteranos que tocam em bandas de hardcore decidiram se juntar para relembrar os velhos tempos da juventude, quando curtiam o thrash metal dos anos 80.
André NM (Nitrominds, guitarra), Ricardo Brigas (Siegrid Ingrid, baixo) e Marcão (Ação Direta, bateria) começaram a tocar como quem não queriam nada até surgir a idéia de chamar ninguém menos que Derrick Green, do Sepultura, para os vocais. Marcão teve que sair quando foi chamado para o Dead Fish – grupo de hardcore do Espírito Santo - e seu lugar ficou com Edu Nicolini (também do Nitrominds). Além dele, a banda ganhou reforço do guitarrista André Curci, do Threat, com passagem também pelo Korzus.
Com esta formação o grupo gravou o disco de estréia: “Música Diablo”, um apanhado de faixas matadoras que modernizam o thrash metal sem abandonar suas raízes. E este é o trabalho que deve ser apresentado em Volta Redonda neste domingo.
Outra atração do Freakshow, a Nitrominds está na estrada desde 1994 e tem oito CDs lançados. As bandas locais são: Ricto Máfia, formada pelo casal Ive Môco (guitarra/vocal) e Rafael Fralda (bateria) e New Form, que se firmou na cena hardcore estadual tocando ao lado de bandas como Confronto, DFC e I Shot Cyrus, de sucesso nacional.
Alunos vencem torneio intermunicipal de xadrez

Competição reuniu estudantes de Quatis, Barra mansa e Volta Redonda

O prefeito José Laerte d’Elias recebeu em seu gabinete na manhã desta quinta-feira, dia 21, quatro alunos da rede municipal de ensino, que participaram do Torneio Estudantil Intermunicipal de Xadrez. A competição foi realizada em Quatis, e contou com a participação de oito alunos do município.
Realizado graças a uma parceria entre as prefeituras das três cidades envolvidas, a competição foi entre 20 alunos. De Quatis, marcaram presença os estudantes matriculados no projeto Xadrez nas Escolas, promovido pela secretaria de Educação, que leva o esporte para as escolas da rede municipal de ensino.
“As aulas estão sendo dadas desde o começo do ano e o interesse dos alunos pela prática está aumentando. Junto com o aumento do interesse pelo xadrez, já foi possível perceber melhoria no rendimento dos alunos em sala de aula e na disciplina dos participantes”, disse a secretária de Educação, Aldjane Prata.
Na classificação geral do torneio, o município de Quatis foi representado pelo 2º e 3º lugares, premiados aos alunos Lucas Landim, da Escola Municipal Maria Helena Rafael de Elias e Felipe Ribeiro, do CIEP 492 Municipalizado Marciana Machado de Elias, sendo que este ganhou o primeiro lugar em sua categoria.
A 6ª e 11ª colocações também foram ocupadas por alunos de Quatis. Israel Lima e Beatriz Marques, respectivamente. Eles foram classificados em 2º e 1º lugares em suas categorias.
Para o prefeito, o resultado do torneio mostra que o programa de levar o xadrez aos alunos está dando certo. “Os resultados estão aí, nossos alunos ocuparam quatro posições na classificação final. E estes alunos já estão se destacando em sala de aula, com melhor desempenho e disciplina”, disse ele. “Sem falar no interesse pelas aulas, que resulta em maior assiduidade. É este o caminho da transformação de Quatis nunca Cidade Educadora”, acrescentou José Laerte.
Os alunos vencedores serão premiados no mês que vem pelo prefeito.
Decisão do Campeonato Estadual de Vôlei terá duas partidas

Gigantes de Aço já garantiram vaga nas finais; jogos serão disputados nos dias 26 e 28 de outubro


A decisão do Campeonato Estadual de Vôlei – do qual o time de Volta Redonda já é um dos finalistas – será realizada em duas partidas, com a possibilidade de um terceiro jogo se houver empate no número de vitórias.
As partidas serão realizadas nos dias 26 e 28 de outubro, sendo que a partida do dia 28 (próxima quinta-feira), que pode decidir o campeão estadual, será disputada em Volta Redonda, no Ginásio da Ilha São João, às 19h.
Os Gigantes de Aço, que lutam pelo tricampeonato estadual, garantiram a vaga nas finais após vencerem o Universo de São Gonçalo, em partida disputada no Ginásio da Ilha São João, na quarta-feira (dia 20). O time de Volta Redonda está invicto na competição.
O adversário dos Gigantes de Aço nas finais será definido na partida entre Botafogo e Funcab, que será disputada no dia 23 de outubro (sábado), às 15h.
Mostra da Educação Infantil é realizada em Barra Mansa

Evento reúne trabalhos confeccionados durante o ano todo em 53 escolas


A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Educação, realiza até esta sexta-feira, dia 22, a VIII Mostra da Educação Infantil com o tema “Histórias...e mais histórias...vamos criar!”. A Mostra reúne trabalhos das turmas de Pré I e II de 53 unidades escolares desde quarta-feira, dia 20. O evento pretende resgatar o interesse pelo lúdico, como contou o prefeito Zé Renato.
- A infância de antigamente era bem lúdica, as crianças acreditavam nos contos de fadas e histórias, por vezes inventadas pelos pais para despertar o interesse e como forma de passatempo dentro de casa. A Mostra pretende resgatar esse costume, despertar o interesse das crianças para que esse costume não acabe - destacou
Cerca de três mil crianças com idade de até 5 anos participam do evento.De acordo com Sílvia Victória, secretária de Educação, o objetivo da iniciativa é mostrar, através de um olhar sensível e reflexivo, o que é produzido pelas crianças nessa fase escolar. “As crianças trazem histórias, saberes e diversas formas de viver que às vezes nem os pais conhecem e atrelar isso ao conhecimento oferecido na escola é essencial. A gente pretende encantá-las para que essa experiência, que para muitas é a primeira, seja marcante e defina o gosto pelos contos e pela literatura”, explicou.
Na Escola Municipal Comendador Geraldo Ozório Rodrigues, na Vila Coringa, os trabalhos reúnem desenhos, apresentação teatral, fantoches entre outros. A diretora Elizabeth do Carmo Mello Otaviano ressaltou a importância da Mostra no desenvolvimento da criança. “Os alunos se sentem motivados e interagem de uma maneira surpreendente. Eles ficam orgulhosos em mostrar o que fizeram para os pais, para os funcionários das escolas e para os colegas”, explicou.
Sara de Freitas Fonseca, de 6 anos, contou como foi a experiência. “Eu gostei muito de fazer esses trabalhos porque ficou muito bonito e eu fiz junto com os meus amiguinhos. Desenhei sobre a história que mais gosto”, explicou.
Serra atribui a Lula 'clima de violência' na campanha

Para presidenciável tucano, Lula se jogou de corpo e alma na campanha 'ao invés de governar'


Em visita à cidade de Maringá, no Norte do Paraná, o presidenciável tucano José Serra atribuiu ao presidente Lula o que ele chamou de "clima de violência" na campanha. Serra se referia à agressão sofrida por ele ontem, no Rio de Janeiro, durante pancadaria entre cabos eleitorais tucanos e militantes petistas. “Infelizmente, a atitude do presidente da República de se jogar de corpo e alma no processo eleitoral, ao invés de governar o País, e ao mesmo tempo incitar a destruir adversários como ele tem feito, só contribui para esse clima de violência", disse o tucano.
Serra atribuiu a agressão sofrida ontem a gente treinada “no estilo fascista e no estilo nazista” e classificou as pessoas de tropa de choque que “não são militantes tradicionais, são gente de repressão”.
O tucano ainda procurou desqualificar as denúncias que envolvem seu nome, como o depoimento do jornalista Amaury Ribeiro Jr., que disse à Polícia Federal ter encomendado a quebra de sigilo de pessoas do PSDB porque tentava proteger Aécio Neves (PSDB-MG) de investigação comandada pelo deputado federal Marcelo Itagiba (PSDB-MG) a serviço de José Serra.
“É a maior campanha de mentiras que eu já vi. São profissionais da mentira e profissionais da violência. Foram várias situações de agressões e de intimidações e que ontem passaram da medida", disse o presidenciável tucano.
Em relação ao jornalista, Serra disse que Amaury "trabalhava para o PT contratado pelo Fernando Pimentel, ganhava do PT". Segundo o tucano, os dados sobre sigilo foram passados para a imprensa pela campanha do PT e Amaury estava tentando vender as informações. “Eles sabem fazer factóides. Foi uma ação da campanha do PT”, disse.
Sem nenhum sinal de ferimento ou curativo na cabeça, Serra chegou bem humorado à cidade paranaense, cantarolou a música "Maringá" e participou de reunião com prefeitos e lideranças locais ao lado do governador reeleito Beto Richa (PSDB) e do senador Álvaro Dias (PSDB-PR).
Bexigas de água e bandeira são arremessadas contra Dilma no PR

A candidita não foi atingida por nenhum dos objetos lançados contra ela


A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, foi alvo de objetos atirados por eleitores enquanto fazia uma caminhada pela área central de Curitiba nesta quinta-feira, 21, acompanhada por cerca de duas mil pessoas. Três bexigas cheias de água foram arremessadas de prédios comerciais na direção da petista, atingindo apenas militantes que a acompanhavam. Depois, durante uma carreata até a cidade de Piraquara, uma bandeira foi jogada na direção de Dilma. A candidata não foi atingida, mas o objeto passou por cima de sua cabeça.
Na manhã desta quinta, a petista cumpriu agenda de campanha em três cidades do Paraná. Primeiro, a caminhada pela área central de Curitiba. Depois, ela seguiu para Pinhais e fez uma carreata de aproximadamente oito quilômetros até Piraquara. De lá, seguiu para o aeroporto, onde no início da tarde embarcou para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Em Curitiba, Dilma recebeu um manifesto de apoio a sua candidatura de agentes culturais, estudantes e intelectuais paranaenses. Em sua passagem pelo Paraná, a candidata petista não falou com a imprensa.
Resende: Atividades no parque das águas comemoram dia da juventude
 
Organizado pela Prefeitura, evento começa às 9 horas

A Prefeitura, através da Superintendência Municipal de Relações Comunitárias, comemora neste sábado, 23, o Dia da Juventude. A programação do evento, que será aberta às 9 da manhã e vai até às 18 horas, prevê atividades esportivas, apresentação de skate, basquete de rua, recreação, grafite, shows artísticos e culturais, entre outros eventos.
Segundo a titular da Coordenadoria da Juventude, um dos órgãos ligados à Superintendência de Relações Comunitárias do Município, Fabíola Silva Lima, o evento no Parque das Águas atende uma reivindicação apresentada pelos jovens durante os encontros promovidos pela Prefeitura com este segmento da população.
- A Coordenadoria da Juventude foi reativada este ano e desde então temos realizados reuniões permanentes visando conhecer a realidade dos jovens na faixa etária de 15 a 29 anos. Neste mês de outubro, por exemplo, estivemos na Vila Vicentina. Em janeiro vamos estar no bairro Baixada da Olaria, e posteriormente em Engenheiro Passos. Os encontros têm como proposta ouvir os jovens, ouvindo deles, inclusive, sugestões para este segmento. A programação do Dia da Juventude foi elaborada com idéias debatidas nestas reuniões – disse Fabíola, acrescentando que a implantação do Conselho Municipal da Juventude representa agora uma das prioridades da Coordenadoria.
A programação do Dia da Juventude em Resende tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação, da Fundação CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e a Adolescência de Resende), da Superintendência Especial de Eventos e Integração, da FUNRESP (Fundação Resende Esportes), do Conselho do Prefeito Amigo da Criança e da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda. A Casa da Cultura promoverá durante o Dia da Juventude, no Parque das Águas, de 16 às 18 horas, o projeto “Aqui Tem Cultura” com o show da banda Gravizero.
Além do Projeto Aqui Tem Cultura, a programação prevê ainda um debate sobre temas atuais. Este debate terá a participação do ‘Papo de Responsa´, um grupo cultural do AfroReggae, que atua em parceria com a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. O grupo percorre empresas, eventos e entidades conversando com os jovens sobre assuntos inerentes à esta faixa etária, entre eles a prevenção contra a violência.
O evento tem ainda o apoio do Grupo de Escoteiros de Resende, das Organizações Não Governamentais Construindo Sonhos e Quilombo da Paz, da Pastoral da Juventude, da Iª Igreja Batista e do grupo cultural OKA.
CNBB: bispos têm direito de orientar fiéis sobre candidatos


O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Geraldo Lyrio Rocha, disse nesta quinta-feira (21) que, independentemente das polêmicas, os bispos têm o direito e o dever de orientar os fiéis sobre determinados candidatos que concorrem nas eleições de 2010.
O religioso disse que há uma compreensão inexata do conceito de um Estado laico e opinou não haver problema em determinados padres pedirem que os católicos não votem em um candidato específico, por exemplo, que se manifeste em defesa do aborto.
Líder nas pesquisas de intenção de votos no primeiro turno, a petista Dilma Rousseff teve integrantes de sua campanha atribuindo a não vitória no primeiro turno a supostos boatos de que a presidenciável era favorável à descriminalização do aborto.
"A Igreja se escultura a partir das dioceses, uma determinada porção de fieis que estão ali agrupados em torno de um pastor, que é o bispo. Acima do bispo, no governo da igreja, só existe uma autoridade, o papa. A CNBB não é um organismo para interferir nas dioceses ou se for o caso repreender. A CNBB não é uma instância colocada acima das dioceses. Na diocese, o bispo tem plena autonomia, ele tem o direito e até o dever de, de acordo com sua consciência, orientar seus fieis do modo que julga mais eficaz, mais eficiente", disse o religioso, minimizando a distribuição de panfletos anti-Dilma pelo bispo de Guarulhos (SP), Luiz Gonzaga Bergonzini.
O presidente da CNBB observou ainda que os bispos podem difundir critérios para que o eleitor cristão exerça o voto, desde que não se dirija à nação brasileira, e sim aos fieis de sua diocese.
"Ele Bergonzini está no pleno exercício de seus direitos como bispo diocesano de Guarulhos. Tanto é que ele não se dirigiu à nação brasileira, se dirigiu a seus diocesanos. O procedimento está absolutamente dentro da normalidade, de como as coisas se encaminham. Os bispos independentemente podem fazer suas escolhas. Falam em nome pessoal ou na qualidade de pastores de sua diocese', disse, avaliando que não houve racha pelo fato de setores da Igreja terem encampado uma cruzada anti-aborto, pregando voto contra Dilma Rousseff, e outros terem se mantido alheios à essa polêmica.
"Acho que a Igreja não saiu rachada coisa nenhuma. Teria havido um racha se naquilo que é fundamental as posições estivessem distanciadas. E isso não houve, ninguém está defendendo aborto. Mas num País como o nosso, em uma conferência com 450 bispos, é perfeitamente compreensível que alguém coloque uma acentuação maior em determinado tema. Não é porque eu discordei de você que temos que interpretar que houve um racha", observou.
"Mesmo que tenha havido uma acentuação maior aqui e ali, esses temas foram postos na pauta das eleições de 2010. O estranho seria se estivéssemos chegando ao final do segundo turno sem discutir assuntos dessa importância", completou Dom Geraldo.
De acordo com o presidente da CNBB, impedir que discussões sobre o aborto, por exemplo, tenham espaço durante o processo eleitoral equivaleria a se estabelecer uma "ditadura laica". "Estado laico não é Estado ateu ou anti-religioso ou arreligioso. De fato o Estado brasileiro é laico, mas a sociedade brasileira é profundamente religiosa. Não estou dizendo católica. Esse argumento de que o Estado é laico às vezes é mal utilizado. As religiões devem ter seu direito de expressar seu ponto de vista. Por que a Igreja não pode expressar seu ponto de vista acerca dessas questões? Um Estado laico deve garantir o direito de a Igreja Católica e de outras religiões. Se não, não vamos cair em um Estado laico, vamos cair em uma ditadura laica", disse.
A CNBB, que lançou nesta quinta o material da Campanha da Fraternidade 2011, negou que seu tema e lema - A criação geme em dores de parto e Fraternidade e a Vida no Planeta - tenham relação com as eleições brasileiras ou com as presidenciáveis Marina Silva (PV) e Dilma Rousseff (PT). "Atribuir isso seria demais porque agora é que estamos fazendo o lançamento. Não sou muito de coincidências, não. Faz parte de um processo, de uma dinâmica. É uma agenda que está na ordem do dia e as eleições coincidiram", disse o presidente da CNBB.

"Passione": Felícia e Totó têm noite de amor

Divulgação/Rede Globo
E o amor aparece mais uma vez nesse capítulo. Porém, de forma negativa. Logo quae entra em sua sala na Metalúrgica Gouveia, Mauro (Rodrigo Lombardi) dá de cara com uma coroa funerária, com uma faixa: “Infelizes para sempre”.
Furioso, o empresário não pensa duas vezes e vai direto para a sala de Melina (Mayana Moura). “Foi você, não foi? Não foi?”, questiona.
Irônica, a estilista pergunta se ele gostou do presente de casamento adiantado. Mauro fica irritado e joga a coroa na sala da ex.
Enquanto os dois discutem, Fred (Reynaldo Gianecchini) chega e também coloca a esposa na parede: “O que é isso, Melina?”.
Sílvio Abreu revela: haverá mais um assassinato em Passione

O autor Sílvio de Abreu parece ter gostado de acabar com os personagens de Passione.

Foto: Zé Paulo Cardeal/TV Globo
Além dos assassinatos de Eugênio (Mauro Mendonça) e Saulo (Werner Schünemann), e da morte acidental de Noronha (Rodrigo dos Santos), uma quarta pessoa será eliminada da trama.
O autor havia planejado apenas três mortes, mas mudou de ideia. Ele não conta detalhes, mas diz que será uma queima de arquivo, como pode ter ocorrido com Saulo.
Porém, bem antes disso, quem deixa a trama é Noronha. A cena irá ao ar no dia 1º de novembro.
Até janeiro, quando a novela chega ao fim, Sílvio de Abreu pode decidir matar mais gente. Mas dificilmente a novela baterá o recorde de assassinatos de A Próxima Vítima, que teve 12 personagens mortos no decorrer da trama.
BBB 11 terá casa de dois andares e o vencedor do programa ganhará R$ 1,5 milhão

Nova edição do reality manterá o quarto branco e a casa de vidro


Vem aí o Big Brother Brasil 11! E para a nova edição do reality show que estreia no dia 11 de janeiro, a Rede Globo já está com toda a estrutura montada. Com 15 participantes, a programa mais uma vez contará com o misterioso quarto branco e a casa de vidro em um shopping.
Outro recurso que virá da edição anterior, é a separação dos participantes em dois grupos. Um curtirá os luxos da casa principal e o outro sofrerá as privações de um puxadinho onde faltam camas e comida.
A novidade fica por conta da nova casa do Big Brother. Segundo o site do jornal Folha de São Paulo, ela terá dois andares.
O jogador que levar está edição do programa irá faturar R$ 1,5 milhão. O segundo lugar ganhará R$ 150 mil e o terceiro, $ 50 mil.