segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Volta Redonda Unida pela Vida no Cras Dom Bosco

Trabalho de prevenção contra as drogas será realizado na terça-feira (dia 26), no bairro Dom Bosco

O projeto Volta Redonda Unida pela Vida, que desenvolve um trabalho de prevenção contra as drogas, vai realizar um encontro na próxima terça-feira (dia 26), das 8h às 11h30, na sede do Cras (Centro de Referência e Assistência Social) do bairro Dom Bosco, localizado na Rua Deodoro da Fonseca, nº 53.
O principal objetivo do trabalho de prevenção é proteger a juventude e buscar o fortalecimento da rede, socializando informações importantes, que são colocadas à disposição da comunidade envolvida em atividades sociais e educativas.
A coordenadora da Coordenadoria Municipal da Mulher e da comissão Volta Redonda Unida pela Vida, Glória Amorim, disse destacou a importância da participação no evento de todas as lideranças que trabalham na comunidade do bairro Dom Bosco.
Estão sendo convidadas lideranças das igrejas católicas, evangélicas, da associação de moradores dos bairros São Luiz, São Sebastião, Candelária, Pinto da Serra, e Dom Bosco, diretores de escolas municipais e particulares, membros das pastorais da juventude para o encontro no Cras do Dom Bosco. Representantes da prefeitura estarão também presentes a este encontro de interação social.
Esta é a quarta reunião do evento nos bairros. No lançamento da campanha, em abril deste ano, o prefeito Antonio Francisco Neto lembrou que não se pode perder o foco para conscientizar a população do perigo que as drogas representam à saúde pública. “Estamos atentos e unidos a favor da vida. Para isto queremos envolver toda a cidade nesta campanha”, destacou Neto.
800 alunos participarão das competições na próxima terça-feira

Na próxima terça-feira, 26, o Departamento de Esporte e Lazer, da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo fará a abertura do XII JEMUPINHO (Jogos Estudantis do Município de Pinheiral), às 08h, no Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira, no Centro.


Cerca de 800 mil alunos de 12 escolas da rede municipal, estadual e particular participam anualmente das competições esportivas integrando alunos de diferentes escolas do município.
As competições são divididas em três categorias (A, B, e C), de 6 a 11 anos, nas modalidades Atletismo, Corrida Rustiquinha e Jogos Coletivos. A primeira fase com disputas na categoria Atletismo acontecerá nos dias 26, 27 e 28/10, às 08h, no Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira. Segundo o diretor do Departamento de Esporte e Lazer, Paulo César Leite Franco, o professor Paulinho, no dia 29/10 será realizada a Corrida Rustiquinha, às 08h, com saída próxima a Secretaria de Obras (Premiação logo após a corrida).
Já nos dias 08,09,10/11 acontece outra etapa, os “Jogos Coletivos”, nas modalidades queimada, futsal, cabo de guerra e estafeta, a partir das 08h, no Ciep Dom Martinho Schueld (CIEP 291), no Centro. As finais serão disputadas no dia 11/11, de 08h às 11h, também no CIEP 291. O encerramento acontecerá no dia 12/11, às 09 horas, no Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira, no Centro.
Outras informações no Departamento de Esporte, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Semecel), pelo telefone (24) 3356-2170/ 8121-8100/ 9999-7534.
Resende: Guardas municipais participam de curso sobre direção defensiva

Iniciativa faz parte das ações de valorização do funcionalismo


Dando continuidade ao trabalho voltado à valorização do funcionalismo público, a Prefeitura promoveu esta semana mais um curso de capacitação para a Guarda Municipal. Desta vez, 30 agentes da corporação participaram do curso sobre direção defensiva, que foi ministrado em parceria com o SENAI-RJ (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Divididos em duas turmas de 15 guardas, os agentes tiveram uma carga horária de 20 horas.
Segundo o prefeito José Rechuan (DEM), a realização do curso comprovou mais uma vez a determinação da atual administração do Município em melhorar a qualidade dos serviços prestados aos moradores pela corporação.
- A valorização do funcionalismo vem sendo feita de forma permanente pela nossa administração desde o ano passado. No caso dos guardas municipais, já conseguimos colocar em prática diversas ações a favor da categoria, entre elas a compra de novos veículos e computadores, a realização de diversos cursos de qualificação e a aplicação da lei que garante o pagamento do adicional por risco de vida. Entendemos os investimentos na Guarda Municipal como um gesto que reconhece o papel importante da corporação na vida do nosso município – disse Rechuan.
Entre os tópicos abordados no curso estiveram legislação no trânsito, paradas em rodovias, sinalização, prevenção de acidentes e procedimentos para reduzir os riscos de colisões com objetos fixos, trens, bicicletas, motocicletas, animais e outros carros. O comandante da Guarda Municipal, Ismar Costa da Silva, explica que na realização deste curso a corporação priorizou os agentes responsáveis pela direção das viaturas utilizadas na vigilância dos prédios públicos e no controle do sistema viário da cidade.
Atualmente, a frota total da corporação é formada por nove carros, entre eles os três veículos zero quilômetro adquiridos pela Prefeitura dentro das ações desenvolvidas com o objetivo de melhorar as condições de trabalho da Guarda Municipal. Deste total, sete são utilizados na área urbana da cidade, um fica no Grupamento Ambiental da Serrinha do Alambari e o outro em Engenheiro Passos, que passou a contar com uma viatura a partir do primeiro semestre deste ano, por determinação do próprio prefeito.
Ismar reafirmou que em breve o batalhão da Guarda Municipal, atualmente localizado na Avenida Dorival Marcondes Godoy, na entrada da cidade, será transferido para uma nova sede, cujas instalações mais amplas vão melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados à população pelos agentes. O novo local ainda vai ser anunciado. A mudança foi destacada pelo prefeito José Rechuan durante o café da manhã da qual ele participou com os guardas municipais no começo deste mês, no refeitório do Centro Administrativo da Beira-Rio, dentro do Programa Bom Dia Prefeito.
- Com a implantação do Consórcio de Segurança Pública do Médio Paraíba, cuja criação este ano partiu de uma mobilização liderada pela Prefeitura de Resende, o Município poderá receber verbas federais via PRONASCI (Programa Nacional de Segurança com Cidadania) para investimentos no setor de segurança. Por meio desse projeto, poderemos ampliar os investimentos na Guarda Municipal em capacitação dos agentes e melhorias das condições de trabalho do efetivo. Podemos dizer que a nossa Guarda Municipal vem servindo de exemplo para corporações de outras cidades da região. Recentemente, por exemplo, um grupo de guardas municipais de Quatis recebeu dos nossos guardas uma capacitação para o trabalho de orientação no trânsito – disse o comandante Ismar.
Alunos de BM participam de Ecoturismo no Horto Florestal

Crianças com idade entre 2 e 4 anos conheceram fauna e flora

Foto: Paulo Dimas
Cerca de 25 alunos da creche Nova Esperança, no bairro Vila Maria, participaram na manhã desta sexta-feira, dia 22, do projeto Ecoturismo no Horto Florestal em Barra Mansa. O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, já atendeu quase 1.200 pessoas este ano. De acordo com o prefeito de Barra Mansa, Zé Renato, o projeto é muito importante e visa proporcionar à população um contato maior com a natureza.
- Com o programa de Ecoturismo os participantes têm a oportunidade de conhecer de perto a fauna e a flora da cidade e da região, além de aprimorarem o conhecimento sobre o meio ambiente e entrarem em contato com a natureza. Os alunos conhecem uma realidade diferente da que vivem na área urbana, principalmente no caso dessas crianças mais novas, sem dúvida para elas foi a primeira grande experiência com a natureza – comentou.
Durante toda a manhã os alunos conheceram o processo de produção de mudas, conforme explicou a gerente de Educação Ambiental, Rosana Gama de Andrade Oliveira. “Os estudantes conhecem os diversos tipos de sementes, suas formas de cultivo, os estágios de crescimento, o substrato necessário, a fase da estufa até a muda estar pronta para o plantio. Parte destas mudas são doadas para a população e a grande maioria é utilizada para o plantio em faixas marginais, margens de rios, vias, fazendas, entre outros locais visando o reflorestamento e a arborização dos locais. Com o Ecoturismo, os alunos aprendem na prática o que viram na teoria”, contou Rosana.
Com este projeto, a secretaria busca a prática do turismo ecológico de pequena escala, como explicou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marco Chiesse. “O projeto de Ecoturismo trata-se de um incentivo aos moradores de Barra Mansa para pensarem a conservação, bem como para minimizar o impacto ambiental, desenvolver a consciência e o respeito com as diversas formas de vida e conhecer a fauna e a flora locais”, destacou o secretário, ao informar que o projeto é voltado para as crianças, associações de moradores e outras instituições.
Essa semana, alunos da Escola Municipal Lions, no bairro Santa Inês, também participaram do Ecoturismo, desta vez no Parque Nacional do Itatiaia. Contando com essas duas última edições, Barra Mansa já realizou este ano 29 Ecoturismos e até o fim do ano estima-se que mais 13 serão realizados.
Além das tradicionais visitas no Horto Florestal, Mata da Invernada e Parque Nacional do Itatiaia, o projeto já levou crianças e adultos ao Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) do distrito de Floriano, aos Areais, à Casa Ecológica e à Associação dos Pequenos Produtores Rurais, ambas no distrito de Santa Rita de Cássia, à Fazenda Bom Sucesso, com o projeto Arurá (cultivo do jacaré de papo-amarelo), no distrito de Nossa Senhora do Amparo, entre outros locais.
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

Angra está entre os três melhores trabalhos do Estado do Rio, na categoria Memória

Joana Duarte Teodoro, aluna angrense, da E.M. Raul Pompeia, Monsuaba, Nascimento, foi selecionada para a fase estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, na categoria Memórias, entre 224 trabalhos
Joana, acompanhada por sua professora de Língua Portuguesa Alair da Cruz Teis, participará da semifinal com o texto “Memórias que o tempo não levou”, em Belo Horizonte, nos dias 10, 11 e 12 de novembro. Dessa avaliação sairão os 152 textos que irão à etapa nacional, previsto para 29 de novembro, em Brasília, onde serão anunciados os 20 vencedores.
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério de Educação da Fundação Itaú Social, com a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e da escrita. Para isso, realiza ações de formação de professores e promove um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Os professores se inscrevem e trabalham em sala de aula com sues alunos, assim, ambos participam.
Em 2010, ano de sua segunda edição, a olimpíada teve a participação de 141.332 professores e 59.803 escolas públicas de educação básica. “O lugar onde vivo” foi o tema que orientou os trabalhos de alunos e professores nas seguintes categorias: Poemas (5º e 6º anos); Memórias (7º e 8º anos); Crônica (9º e 1º ano do Ensino Médio) e Artigo de Opinião (2º e 3º anos do Ensino Médio).
Mamografia - importante arma contra o câncer!


Temido pelas mulheres, o câncer de mama assusta tanto pelos altos índices de incidência como pelos efeitos psicológicos, uma vez que afetam a percepção que a mulher tem de si ou da própria sexualidade.
As alterações ocorridas na vida da mulher moderna, como o fato de ter pouco ou nenhum filho, amamentar pouco, fazer uso de contraceptivo via oral, reposição hormonal durante a menopausa, além de ter uma alimentação rica em proteína animal ajudam para o crescimento de casos.
Segundo dados do Inca - Instituto Nacional do Câncer, nesse ano devem surgir cerca de 50 mil novos casos da doença no país e, aproximadamente 9 mil devem resultar em morte da paciente.
O número elevado de óbito ocorre porque, aproximadamente metade dos casos são detectados em estágio avançado.
De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Ivo Carelli, existe diferença entre os números atendidos nos setores públicos e particulares.
“Enquanto no setor particular 20% das mulheres sofrem da doença, os números nos serviços públicos são bem maiores, chegando a 51%,” afirma.
“O país não oferece informações suficientes sobre os benefícios de se fazer o exame regularmente, além da carência na área do diagnóstico por imagem”, ressalta o médico. Pesquisa divulgada pelo IBGE apontou que cerca de 50% das brasileiras com idade acima de 50 anos nunca fizeram uma mamografia na vida.
“O auto-exame é o terceiro aspecto a ser analisado, o mais importante mesmo é fazer a mamografia anualmente a partir dos 40 anos. Quanto mais cedo o câncer for detectado, maiores serão as probabilidades de cura”, explica.
A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que o primeiro exame seja feito aos 35 anos; que uma vez a cada dois anos ele seja repetido em mulheres acima de 40 anos e, a partir dos 50, ele deve ser realizado anualmente.
Sábado(23) foi comemorado o Dia Mundial contra o Câncer de Mama

Campanha Outubro Rosa – Mulher Consciente na Luta Contra o Câncer de Mama


O câncer de mama é uma doença que já provocou cerce de 7 milhões de morte no mundo, sendo cerca de 10 mil por ano apenas no Brasil, além disso, 25 milhões de mulheres no mundo inteiro receberão o diagnóstico de câncer de mama nos próximos 25 anos.
Em virtude disso, o mês de outubro deste ano, foi designado mundialmente para lutar contra essa terrível doença.
Em todo o mundo diversas atividades irão ocorrer para conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce e o tratamento da doença.
O alerta é importante, pois de acordo com a American Cancer Society em torno de 1,3 milhões de mulheres são diagnosticadas com câncer de mama anualmente, sendo que 465 mil morrem por causa dela.
Segundo ainda Dr. Maira Caleffi presidente da FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio a Saúde da Mama), os números de mulheres diagnosticadas irá triplicar em 2030, principalmente aquelas de países subdesenvolvidos.
No Brasil, segundo pesquisa Datafolha de abril de 2009 em parceria com a FEMAMA os resultados não foram nada positivos;uma vez que apenas 17% das entrevistadas procuraram algum especialista devido a suspeita da doença e que 6% citaram a ultra-sonografia e toque do médico como exame.
Tudo isso é fruto da falta de informação e pelas mulheres acharem que nunca correrão riscos. Outras causas vêm da pouca iniciativa de profissionais de saúde em favorecer a decisão das pacientes quanto à mamografia ou da ausência de recursos públicos.
Mais de 31% das mulheres nunca fez a mamografia, especialmente as que dependem do sistema publico de saúde, afirma a Dr. Maira Caleffi.
A fragilidade presente no sistema público de saúde fica evidente em uma pesquisa realizada pela BBECAM (Grupo Brasileiro de Estudos do Câncer de Mama ), onde a diferença entre o diagnóstico feito em hospitais públicos e privados é grande; 36% das mulheres atendidas nas unidades públicas, ao serem diagnosticadas, apresentam tumor em estágio avançando, contra apenas 16% das particulares.
Com todos esses dados alarmantes, é preciso realmente fazer um trabalho para conscientizar as mulheres.
Em virtude disso, surgiu a idéia do “Outubro Rosa – Mulher Consciente na Luta Conta o Câncer de Mama”.
O movimento que se iniciou mundialmente no dia 5 de outubro, traz diversos monumentos e principais pontos das cidades mais importantes do mundo, como Sidney (Austrália) e Rio de Janeiro (Rio de Janeiro) com iluminação cor-de-rosa (cor da campanha) para alertar as mulheres sobre a importância dos exames preventivos contra o câncer de mama.
O Brasil participa da campanha deste de 2008, e este ano além dos monumentos iluminados, outras ações serão realizadas nas principais cidades do país, como shows, palestras e oficinas.
Em Volta Redonda, a Associação Mãos Que Acolhe, presidida pela advogado Manoel Lourenço Barbosa Neto, aderiu a campanha e, em parceria com o Jornal Correio de Notícias, vai iniciar uma séria de atividades voltadas a divulgação da necessidade das mulheres fazerem um exame precoce contra a referida doença.