quinta-feira, 28 de outubro de 2010


Universidades Públicas oferecem 4,5 mil vagas para graduação a distância

Até 7 de novembro as pessoas interessadas poderão se inscrever para um dos dez cursos do Cederj


As universidades públicas em parceria com o Governo do Estado estão com inscrições abertas para o Vestibular 2011.
São 4521 vagas para os seguintes cursos de graduação a distância: Administração, Tecnologia em Sistemas de Computação, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Química, Licenciatura em História e Licenciatura em Turismo.
Além disso, este vestibular contará com um novo curso: Administração Pública, voltado para aqueles que pretendem seguir carreira no setor público.
A pessoa pode optar por um dos polos regionais do Cederj que oferecem vagas para cursos neste vestibular. São eles: Angra dos Reis, Barra do Piraí, Belford Roxo, Bom Jesus do Itabapoana, Cantagalo, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Magé, Miguel Pereira, Natividade, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Piraí, Resende (Centro e FAT), Rio Bonito, Rio das Flores, Rio de Janeiro (Campo Grande e Maracanã), Santa Maria Madalena, São Fidelis, São Francisco de Itabapoana, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Três Rios e Volta Redonda.
Ao ser aprovado no vestibular do Cederj, o candidato será um estudante regularmente matriculado em uma das universidades parceiras: UENF, UERJ, UFF, UNIRIO, UFRJ e UFRRJ e realizará um dos 10 cursos de graduação com sistema de tutoria presencial nos polos regionais e a distância (por telefone, fax, internet), além de aulas práticas de laboratório, e, ao concluir a graduação, receberá um diploma igual ao dos alunos presenciais.
O Cederj é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia, e as universidades públicas presentes no Rio de Janeiro, UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ e UNIRIO.
As inscrições devem ser realizadas no site www.cederj.edu.br. Mais informações pelo site ou pelos telefones (21)2334-1728, (22)3861-4844, (24)2431-9982.

Smac realiza baile da Terceira Idade no Clube Umuarama, com o tema Anos 60

Evento encerrou comemorações pelo Dia Internacional do Idoso, comemorado na semana passada


Curtir um baile muito animado, para lembrar os tempos de juventude – inclusive nas roupas - e dançar a valer. Com esse espírito que cerca de 800 integrantes dos grupos de convivência da Terceira Idade da Smac (Secretaria Municipal de Ação Social) participaram do baile temático dos Anos 60, realizado nesta quarta-feira (dia 27) à tarde, no Clube Umuarama, na Vila Santa Cecília. O baile encerrou as atividades em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro. Por coincidência, nesta quarta-feira é comemorado o Dia Nacional do Idoso, instituído em 1999. 
Segundo a assessora da Smac Adriana Marins, o baile era um pedido antigo dos integrantes dos grupos de convivência. “O baile era um pedido deles há muito tempo, e foram eles que escolheram o tema (Anos 60). Nós pedimos para que eles viessem vestidos à caráter, e o baile ficou muito bonito”, apontou Adriana, que lembrou: “Todo dia é dia do idoso em Volta Redonda. Nós temos 50 grupos de convivência em todos os bairros da cidade, atendendo a cerca de 5 mil idosos”.    
A coordenadora dos grupos de convivência da Terceira Idade da Smac, Graça Lima, lembrou que o baile ajuda a resgatar a autoestima e as memórias dos idosos. “É um trabalho de resgate da memória dessas pessoas, e um trabalho que também é feito de forma contínua nos grupos de convivência”, explicou Graça, lembrando que a proposta, para o ano que vem, é trabalhar o folclore das diferentes regiões do Brasil. “Vamos dividir os grupos, e cada um vai trabalhar com uma região do País”, afirmou a coordenadora.  
E a proposta de reviver os Anos 60 agradou em cheio os participantes do baile. “Isso (o baile) é muito bom, excelente. A gente vive mais com alegria”, disse Sebastião Fortes, que freqüenta o grupo de convivência do bairro Três Poços. Marisa Zacarias, freqüentadora do grupo de convivência do Jardim Paraíba, também aprovou a idéia, mas com uma ressalva. “O baile está muito gostoso, muito animado. A única coisa que o pessoal está falando é que tem muita mulher, estão faltando os rapazes”, disse ela.

Revitalização arbórea é iniciada na Vila Santa Cecília

Jardim dos Inocentes vai receber 200 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica


            A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP), está dando continuidade ao projeto de revitalização arbórea no município, que prevê a substituição de árvores – sexagenárias e no final do seu ciclo de vida – em vários pontos do município. Nesta etapa do projeto, que foi iniciada nesta quarta-feira (dia 27), serão plantadas cerca de 200 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, no Jardim dos Inocentes, na Vila Santa Cecília. 
As mudas escolhidas para o plantio são de quaresmeiras; ipês amarelo, roxo e branco; oitizeiros; pitangueiras e palmeiras, todas nativas da Mata Atlântica. O plantio será feito nesta quarta-feira, quinta-feira (dia 28) e sexta-feira (dia 29), a partir das 14h, com a participação direta da população, com especial presença dos alunos das escolas do município. O projeto foi desenvolvido pelo Departamento de Parques e Jardins da SMSP.
Segundo informou a SMSP, as árvores que estão sendo substituídas eram inadequadas para as calçadas e se encontravam no final do ciclo vegetativo, apresentando acentuado grau de risco de quedas em vias públicas.
O assessor ambiental da SMSP, Sílvio da Fonte, informou que o programa de revitalização arbórea busca ainda a inclusão de espécies atrativas para a fauna regional, como também a recomposição paisagística e a melhoria da qualidade de vida da população, que passa a respirar um ar menos poluído com o plantio de novas mudas. Outros objetivos do programa de arborização arbórea são evitar acidentes com as pessoas nas vias públicas, evitar os riscos de acidentes ao patrimônio público e privado, ação imediata contra a poluição do ar, contra a poluição visual e sonora.

Gigantes de Aço vencem primeira partida das finais

Campeonato estadual de vôlei pode ser decidido na próxima quinta-feira (28), em Volta Redonda 


Em um jogo tenso e muito disputado, o time de vôlei de Volta Redonda – o Gigantes de Aço – bateu na noite desta terça-feira (dia 26) o Funcab, vencendo assim a primeira partida das finais do Campeonato Estadual de Vôlei. O jogo foi realizado em Niterói (RJ). O título pode ser decidido na segunda partida, que será realizada nesta quinta-feira (28), às 19h, na Ilha São João. Se houver empate no número de vitórias, uma terceira partida será realizada. O Gigantes de Aço, que está invicto na competição, luta pelo tricampeonato estadual. 
Os quatro sets foram de intensa disputa entre as duas equipes. No primeiro set, o Voltaço fechou em 25 a 21. Mas no segundo set a Funcab imprimiu um ritmo forte de jogo e fechou em 25 a 19. O Voltaço venceu o terceiro e quarto sets, com parciais de 25 a 21 e 25 a 23. Vivendo um grande momento no Gigantes, o oposto Leozão, de 24 anos, ex-Montes Claros, faz 18 pontos e foi o maior pontuador da primeira partida da final do carioca. 
O gerente de vôlei do Volta Redonda, Luiz Eduardo Pontes, o Dudu, comentou sobre a disputa acirrada. “Tivemos uma prova que não podemos vacilar em uma final. A equipe Funcab esteve muito focada e determinada e com isso dificultou um pouco o nosso jogo. Mas provamos que o nosso grupo é forte e temos condições de vencer em casa com a ajuda da nossa torcida. Vamos jogar melhor e quem sabe conquistar o tricampeonato carioca para o Voltaço”, disse Dudu.  

Angra: Ações e Cidadania na Praça do Porto

Em comemoração ao Dia do Servidor foram realizadas algumas homenagens

A Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Ação Social, realizou o projeto Ações e Cidadania, no dia 26 de outubro, na Praça do Porto, das 10h às 16 h.
O evento, que percorre todos os bairros do município é desenvolvido através deuma parceria com diversas secretarias municipais, como a Defesa Civil, Fundação de Saúde (Fusar), Meio Ambiente, entre outras, que realizam prestação de serviços à comunidade.
A secretária de Ação Social, Jane Veiga, esteve presente realizando a abertura do projeto, falando sobre a importância de o poder público estar junto ao povo.
“Ações e Cidadania é doar um pouco do nosso dia às comunidades. Esse será o penúltimo do ano e estamos fazendo o nosso melhor”, falou ela, convidando a todos para que no dia 23 estejam na Praça Codrato de Vilhena, onde será realizado o último Ações e Cidadania do ano. “Estaremos realizando uma exposição das fotos do projeto Fotógrafo Cidadão, que está sendo desenvolvido no Monte Castelo junto com a Afocar.
Na abertura do evento, também foram realizadas homenagens a sete servidores, já que na quinta-feira, 28, é comemorado o Dia do Servidor. Dentre eles, destacam-se a professora Maria do Carmo Assad, que há 45 anos é funcionária da Secretaria de Educação.
“Devo a todos os professores de minha vida o fato de estar à frente de uma pasta na prefeitura”, declarou a secretária, se referindo à professora homenageada, que já lhe deu aula.
A população prestigiou o evento, que contou com atendimentos e informações, além das oficinas de pintura em tecido, bolas decorativas, desenho e outras.
Também foram oferecidas diversas palestras no local, com temas diversos, como “Diga não ao cerol”, e diversos projetos desenvolvidos na Secretaria de Ação Social se apresentaram, como a capoeira.
Uma novidade foi a presentação de projetos, simultaneamente nas Praças do Carmo, Codrato de Vilhena e Matriz.

Angra: Cultuar comemora Dia da Cultura e da Ciência

Dia 5 de novembro é o Dia da Cultura e da Ciência. Para comemorar, a prefeitura através da Cultuar e de diversas secretarias, vai dar um grande e importante apoio para o projeto Consciência Ampla Cultural, que vai acontecer de 4 a 7 de novembro, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), apresentando uma intensa programação cultural gratuita para toda a população. O projeto, que atende crianças, jovens e adultos, retorna à cidade neste ano prometendo o mesmo sucesso de público das edições passadas.
Serão quatro dias de música, teatro, contação de histórias, debates com artistas, leitura, circo, dança, manifestações populares, oficinas de pintura e exibição de filmes premiados movimentando o espaço do CEA, no Balneário, das 10 às 21h.
O evento cultural tem como um dos principais objetivos incentivar o consumo consciente de energia mostrando formas de economia e fazendo os participantes do evento se conscientizarem sobre essa que é uma das necessidades do mundo moderno.
Artistas e escritores como Affonso Romano Sant'Anna, Danilo Caymmi, Martinho da Vila, Toni Garrido, Daniel Azulay, Bia Bedran e Elisa Lucinda estarão presentes ao evento. De Angra participarão diversos grupos como o Coral da Cidade, Glauter Barros, poetas e trovadores, companhias teatrais, Jongo do Bracuí, palhaço Pamonha, Experimental de Cultura Popular, A.Cássia, entre outros. Também será exibido um filme sobre o mestre de Folias, o saudoso Manoel Ramos.

Carro transparente é atração da Shell no Salão do Automóvel

Ao lado de grandes montadoras, a Shell vai apresentar no Salão do Automóvel um carro inusitado e totalmente fora dos padrões da indústria automotiva. 


A empresa levará um veículo transparente, que possui duas mil peças translúcidas. 
Produzido para estrelar a campanha da linha de lubrificantes Shell Helix, o carro com aparência de cristal poderá ser conferido no evento, que está acontecendo até o próximo dia 7 de novembro, em São Paulo. 
O automóvel foi construído artesanalmente em perspex — material semelhante ao acrílico —, através do qual é possível visualizar retrovisores, marcha, volante, portas e todos os outros componentes de um carro real. A ideia de criar esse modelo transparente foi permitir ao consumidor observar no comercial como o lubrificante Shell Helix age no interior do motor, garantindo a lubrificação dos componentes e a limpeza do motor.
O investimento da Shell foi de R$ 400 mil, em marketing e logística, para o Salão do Automóvel. No estande, será exibido o making of da campanha para os visitantes entenderem todo o trabalho de construção do carro, que exigiu 14 semanas para ficar pronto. Além disso, no espaço da empresa, o público poderá desfrutar de um jogo interativo.
Após exibição na Rússia, República Tcheca e Inglaterra, o carro transparente desembarca no Brasil.
“O país é estratégico para os negócios de lubrificantes da Shell. A vinda da nossa peça publicitária para perto do público é uma maneira de aumentar a identificação com a marca. Daqui, o veículo seguirá para a China, outro importante mercado para nós”, conta a gerente de marketing de Lubrificantes da Shell Brasil, Fernanda Andrade.
Trazer o carro transparente para São Paulo não foi tarefa fácil. O planejamento desta ação está sendo desenvolvido desde maio.
O veículo viajou cerca de 9.5 mil quilômetros da Inglaterra para o Brasil em um avião de carga especial para participar do evento.
O carro de 2 toneladas — a versão original do modelo não chega a 1,5 tonelada — será carregado dentro de um enorme case (4,88 m x 2,44 m x 2,44 m), que pesa metade da réplica feita pela Shell.
Para o transporte, o protótipo será preso com cintos na estrutura a fim de assegurar que ele não se mova durante o deslocamento.

Inaugurado o 26º Salão do Automóvel de São Paulo

Evento comemora 50 anos com a exposição de aproximadamente 450 veículos

 
Começou ontem em São Paulo, no Centro de Exposições do Anhembi, localizado na av. Olavo Fontoura nº 1.209, bairro Santana, na zona norte de São Paulo, a 26ª edição do Salão Internacional do Automóvel, onde estarão sendo expostos aproximadamente 450 veículos de 42 montadoras diferentes e reunirá os lançamentos que estão acontecendo e, ainda, irão acontecer no mundo automobilistico nos próximos meses.
Com a expectativa de receber quase um milhão de pessoas, numa área de aproximadamente 85 mil metros quadrados, o Salão Internacional do Automóvel, que este ano está completando 50 anos de realizações na capital paulista, foi inaugurado ontem (27) vai acontecer até o próximo dia 7 de novembro, passando a abrir suas portas para o público, no período de 28/10 a 6/11, sempre às 13h, com entrada até às 21h, e no último dia, 7 de novembro, funcionará das 11 às 19 horas, com entrada até as 17 horas.
Os ingressos são vendidos somente nas bilheterias do Anhembi e pelo site ao preço de R$ 40 (adulto) e R$ 30 (crianças de 5 a 12 anos de idade).
Uma das atrações do Salão este ano será a apresentação pela Shell do carro transparente, enquanto que outras montadoras deverão apresentar algum modelo movidos a hidrogênio, ou totalmente elétricos, porém, no seguimento a gasolina, alcool, diesel ou gas, é que se encontram as verdadeiras atrações.
Serviço
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
27/10 - das 14h às 22h (entrada até às 21h)
28/10 a 06/11 - das 13h às 22h (entrada até às 21h)
07/11 - das 11h às 19h (entrada até 17h)

Mitsubishi exibe lançamento no Salão

  Crossover ASX é lançado no Brasil durante o Salão do Automóvel

 
A Mitsubishi lança no Brasil durante o Salão do Automóvel de São Paulo as versões 4x2 e 4x4, do Crossover ASX.
O versátil modelo chega ao mercado brasileiro já em novembro e surge como trunfo para quem circula nas grandes metrópoles.
Para conquistar o consumidor, montadora aposta na combinação do design moderno do produto com novas tecnologias agregadas e a melhor relação entre peso e potência da categoria.

Geisy Arruda recebeu R$ 100 mil para ser capa da "Sexy"

 A turma de Geisy Arruda espalhou que a loira recebeu R$ 300 mil para ser a capa da revista "Sexy".
Mas o cachê da ex-roceira de "A Fazenda 3" foi outro: R$ 100 mil, segundo publicado na coluna Zapping.

Sul Fluminense ganha primeira empresa de locação de laser 

 Chega ao Sul Fluminense a primeira empresa especializada no aluguel de laser para tratamentos médicos e estéticos. 

Será lançada nesta quinta-feira (28), em Volta Redonda, a Vitalitá Laser. A empresa oferece para locação o equipamento mais inovador e versátil do mercado mundial: o Xeo Cutera.
Entre as principais características da máquina está a possibilidade de realizar vários procedimentos.
“A Plataforma Xeo oferece tecnologias capazes de realizar múltiplos procedimentos com diversas combinações de laser e luz intensa pulsada inteligente”, explica José Francisco Medeiros, diretor da empresa. O equipamento, importado dos Estados Unidos, possui sete ponteiras que atuam desde a camada mais superficial da pele (cicatrizes e manchas) até a camada mais profunda (fibras colágenas e elásticas).
“Viemos suprir a demanda das clínicas e hospitais da região, que antes alugavam as máquinas fora do estado. Com a facilidade da locação ‘mais perto de casa’, eles vão poder atender melhor e mais rápido os seus pacientes”, argumenta José Francisco.
Além da facilidade da logística, a empresa conta com benefícios que fazem toda a diferença na hora da locação.
“Nosso clientes contam com apoio técnico de um profissional de Enfermagem, que presta auxílio aos médicos na realização dos procedimentos”, destaca o diretor, citando ainda que a Vitalitá oferece workshops e treinamentos para os profissionais de saúde visando facilitar o manuseio da máquina.
Durante o evento de lançamento, que acontece no Dexter Hotel, será realizada uma aula demonstrativa do Xeo Cutera, com a dermatologista Mônica Felici.

Shell abre inscrições para Programa de Estágio
 O mercado de energia é um dos que oferece as maiores perspectivas a longo prazo no país e que conta com uma necessidade cada vez maior de mão de obra qualificada. 


Portanto, visando atender essa atual demanda do setor, a Shell Brasil anuncia a abertura das inscrições para o Programa Central de Estágio do segundo semestre.
A Shell pretende formar um banco de talentos com futuros profissionais e líderes para a empresa, principalmente para áreas de negócio em expansão, como exploração, produção e lubrificantes, onde há atualmente o maior número de vagas em aberto para estagiários.
Para ingressar no Programa o universitário deve ter previsão de formatura entre julho e dezembro de 2012 e se inscrever até o dia 31 de outubro pelo site, através do seguinte endereço: www.vagas.com.br/estagio_shell.
 Neste semestre, estão abertas vagas para os cursos de Administração, Comunicação, Contabilidade, Direito, Informática e Engenharias (Petróleo, Produção, Mecânica e Química).

Grupos do 'Música nas Escolas' mais uma vez se destacam em Campeonato Nacional

Banda Sinfônica foi Tetra Campeã e a Banda Marcial conquista o bicampeonato Nacional


O mês de outubro foi de conquistas para os grupos do Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa. Quatro equipes que participaram do XVIII Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras – CNBF foram as grandes vencedoras em suas categorias. O evento foi realizado em duas etapas: a primeira no Teatro Municipal de Mairinque (SP) no dia 17/10 e a segunda na cidade de Franca, também em São Paulo, no último domingo, dia 24. O prefeito Zé Renato destacou que o projeto é motivo de orgulho.
- Cada vez mais o ‘Música nas Escolas' nos enche de orgulho. Quando temos a oportunidade de receber estes troféus, ficamos muito felizes. Isso reforça nossa intenção de investir no projeto, pois este é um investimento que dá certo. E não falamos isso pelo troféu, mas pelo grande alcance social e musical que este projeto tem. Ganhar em diferentes categorias é um sinal que a formação que o projeto proporciona é completa – ressaltou.
A Banda Sinfônica Infanto-Juvenil se apresentou sob a regência de Isac Francis e conquistou o 1º lugar no campeonato no Teatro Municipal de Mairinque (SP). O grupo foi avaliado nos seguintes aspectos: técnico, interpretação, percussão e apresentação (performance). Já a Banda Sinfônica Sênior, que se apresentou sob a regência do maestro José Flávio Pereira, na mesma ocasião, conquistou o tetracampeonato e foi avaliada nos mesmos aspectos citados acima.
No Parque de Exposições Fernando Costa, na cidade de Franca, as bandas de Percussão e Marcial mostraram seus talentos e conquistaram o 1º lugar. A Banda de Percussão comemorou o primeiro título e a banda Marcial conquistou o bicampeonato. As duas bandas foram avaliadas nos quesitos técnico, interpretação, percussão, apresentação (performance), apresentação (cobertura, marcha, uniformidade e instrumental, garbo e alinhamento), baliza, corpo coreográfico e mor. A Banda Marcial se apresentou sob a regência do maestro Marim Meira e a Banda de Percussão foi regida pelo maestro Hércules Alves.
Os grupos do projeto já disputaram diversos campeonatos pelo país e são premiados em todos que participam. A banda marcial, por exemplo, em seis anos de atividades, já recebeu mais de 100 troféus, sendo premiada em todas as competições das quais participou.
Alunos em destaque - Os alunos Caíque Carlos e Leandro Amâncio, ambos de 15 anos, fazem parte do “Música nas Escolas” desde o início do projeto, em 2003, e este ano participaram de todas as conquistas do Projeto nos Campeonatos Nacional promovidos pela Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras - CNBF.
O Projeto - O projeto Música nas Escolas, desenvolvido pela prefeitura de Barra Mansa, através da Fundação de Cultura e da Secretaria de Educação, atende, atualmente, todas as escolas da rede municipal de ensino: 22 mil crianças e adolescentes, em 72 escolas e recebe patrocínio das empresas Light, Votorantim Siderurgia, Saint-Gobain, White Martins e CCR NovaDutra, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Ministério da Cultura) e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro (Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro).

Resende: Rechuan anuncia compra do cine vitória pela Prefeitura

Aquisição deste espaço no Centro Histórico era reivindicada há anos pelo segmento cultural

Fachada do cinema vitória
          Um dos mais importantes e antigos espaços culturais de Resende, o Cine Vitória, acaba de ser adquirido pela Prefeitura. A confirmação da notícia foi feita na manhã desta quarta-feira, dia 27 de outubro, pelo prefeito José Rechuan (DEM). Ele classificou a aquisição do Vitória como “a realização de um sonho antigo do segmento cultural do Município”, frisando também que, com a compra do espaço, a Prefeitura passará a ter um palco próprio para a realização de espetáculos culturais em todas as áreas, como cinema, shows, teatro e música.
        - Podemos dizer que esta notícia era aguardada há décadas pela população de Resende. Graças ao seu comprometimento com a história e a cultura da nossa cidade, a nossa administração torna realidade este antigo sonho. A cultura também faz parte das ações desenvolvidas pelo nosso governo com o objetivo de oferecer condições de uma vida mais saudável para o nosso povo. Por isso, desde o começo da nossa administração, não medimos esforços no sentido de divulgar essa notícia aos moradores de Resende. É o que estamos fazendo hoje – disse Rechuan.
        Com o objetivo de marcar a importância deste acontecimento para a vida cultural do Município, o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, André Whately, informou que será realizado no próximo dia 05 de novembro, a partir de 19 horas, um grande evento no Cine Vitória, denominado “O Cine Vitória é nosso”, cuja entrada será franca para o público. A data para a realização deste evento tem uma razão especial: no dia 05 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Cultura.
Entre as atividades programadas para a cerimônia estão a realização de um concerto musical da banda da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), a entrega do Prêmio Macedo Miranda aos destaques culturais do ano na cidade e a realização de uma homenagem ao ex-vereador Antônio Gastão, autor de uma lei municipal que impediu há alguns anos a venda do cinema para a implantação de igrejas ou seitas religiosas. Pela lei de Gastão, ficava proibido o funcionamento de duas ou mais igrejas num raio de 90 metros. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição fica em frente ao cinema.
Além disso, durante a solenidade do próximo dia 05 de novembro, haverá um reconhecimento ao SOS Cinema Vitória, movimento formado em décadas passadas por um grupo de lideranças culturais do Município voltado à preservação do espaço. Outras informações sobre a compra do cinema pela Prefeitura vão ser divulgadas no dia do evento.
Rechuan destacou também que a aquisição do Cinema Vitória coincide com o trabalho realizado pela Prefeitura desde o ano passado visando valorizar o passado histórico da Praça Oliveira Botelho, logradouro onde o espaço se localiza. Atualmente, a Prefeitura realiza nesta praça as obras de revitalização que fazem parte do Projeto Urbano Humano. E desde o ano passado, quando iniciou as conversações para a aquisição definitiva do cinema, a atual administração do município vem promovendo vários eventos populares no espaço, que era alugado ao Município.
 Entre os eventos promovidos, o prefeito destacou a realização do Festival de Teatro de Resende, o concurso que escolheu a Rainha e o Rei Momo do carnaval, a exposição de artistas plásticos sobre o período da cafeicultura na região e a programação alusiva às comemorações pelos 162 anos de elevação de Resende da categoria de vila para cidade (13 de julho).
Já o presidente da Casa da Cultura destacou que a aquisição do cinema acontece no mesmo momento em que a Prefeitura vem colocando em prática conquistas importantes para o segmento cultural. A transferência da Biblioteca Municipal para o casarão ao lado da Igreja do Rosário; a recuperação da fachada do Paço Municipal; a reabertura da Escola de Música, acompanhada pela ampliação do número de alunos, que passou de cem para 320; e o lançamento do Projeto Aqui Tem Cultura nos bairros foram algumas das ações citadas por André Whately.
- Não há dúvidas de que a aquisição do Vitória é um reforço e tanto que mostra a determinação da Prefeitura em valorizar a cultura enquanto uma área de importância primordial para o desenvolvimento de uma população. Há anos se falava na possibilidade de o cinema passar a pertencer ao patrimônio do Município, mas só agora, durante a administração do prefeito José Rechuan, este sonho se torna uma realidade – complementou o presidente da Casa da Cultura.

Vereador comemora construção de ponte na área rural


A prefeitura inaugura no próximo dia 6, sábado, a nova ponte sobre o Rio Pirapetinga, na estrada Boca do Rego, na zona rural de Resende.
O anúncio foi comemorado pelo vereador Gilmar Moreira (DEM), que participou de uma série de reuniões na prefeitura para alertar sobre a necessidade da obra.
A medida era reivindicada pela população há 6 anos, desde a queda da antiga ponte existente no local.
Segundo o parlamentar, a obra trará mais segurança e comodidade à comunidade rural. “É uma conquista importante para aquela região, uma vez que irá facilitar o trajeto das crianças até a escola e facilitar o escoamento da produção agrícola”, avaliou Gilmar.
Construída com recursos do município, a nova ponte é feita com vigas metálicas pré-montadas, tem 20 metros de extensão, 17 metros de largura e piso de madeira.
“Agradeço à prefeitura por ter se sensibilizado com o problema, e espero continuar contando com a ajuda do Executivo para melhorar a qualidade de vida da população rural de Resende”, completou o vereador.

Salário mínimo de 2011 começa a ser definido na próxima semana

O valor do salário mínimo que entrará em vigor a partir do próximo ano começará a ser definido a partir da próxima semana, 1º de novembro.

O relator-geral da proposta de Orçamento da União, o senador Gim Argello (PTB-DF), analisará se o mínimo será elevado de R$ 510 para R$ 538, conforme proposta do governo, ou para R$ 560, como querem as centrais sindicais.
Mas isso vai depender do relatório de receitas que chegará às mãos do relator nesta sexta-feira, 29, segundo informações da Agência Senado.
“Se couber, vamos elevar o salário mínimo para R$ 560”, declarou Argello.
A expectativa do senador é entregar o relatório preliminar em 5 de novembro, para que, a partir do dia 8, sejam feitas as emendas parlamentares do documento.
Ainda devem ser analisadas outras questões, como o reajuste dos salários dos servidores do Poder Judiciário, que pode gerar um gasto sobressalente de R$ 7 bilhões.
Prefeito de BM se reúne com o Coletivo Teatral Sala Preta

Encontro teve como objetivos avaliar o espetáculo “Nasce uma Cidade” e traçar novas propostas culturais

Foto: Valdinei Ferreira 
           O prefeito de Barra Mansa, Zé Renato, recebeu na terça-feira, dia 26, integrantes do “Coletivo Teatral Sala Preta” para avaliar a realização do espetáculo “Nasce uma Cidade”, apresentado no último dia 16, no município para comemorar o aniversário de 178 anos da cidade, comemorado no dia 03 de outubro. O prefeito Zé Renato elogiou o trabalho dos artistas e parabenizou pela produção.
          - O espetáculo foi maravilhoso e o público não previa a grandeza do trabalho. Nós estamos recebendo elogios até hoje. A história de Barra Mansa foi contada de forma lúdica e informativa. Temos a proposta de preparar o município cada vez mais para comportar eventos e grupos culturais, estamos buscando recursos para isso – destacou.
            O espetáculo foi realizado em parceria com outros grupos culturais de Barra Mansa e da região, totalizando a participação de mais de 400 artistas, que percorreram pontos históricos do município numa espécie de cortejo classificado pelos organizadores como um desfile cênico, apresentando a história utilizando os pontos turísticos e importantes de Barra Mansa.
            De acordo com o produtor do coletivo, Marcelo Bravo, a adesão à proposta foi uma surpresa. “Nós ficamos muito satisfeitos com esse resultado, porque não esperávamos a adesão do público, foi uma surpresa ver que as pessoas seguiram nosso cortejo durante as três horas de espetáculo. Foi um evento agregador. Juntamos diferentes linguagens  artísticas”, explicou.                             
            Durante a reunião, o grupo sugeriu a realização de outros espetáculos e marcou outras reuniões com o prefeito para apresentar novos projetos, inclusive um que envolve os bairros da cidade, descentralizando a produção cultural e levando a toda a cidade. O superintendente de Cultura do município, Luiz Augusto Mury, ressaltou a importância de tais parcerias.  
            - Nós já temos o projeto “Música nas Escolas” que é sucesso em Barra Mansa e leva o nome da cidade para o país e para o mundo. E em paralelo estamos realizando outros projetos que têm o objetivo de levar diferentes manifestações culturais a todo o município. Com certeza o 'Nasce uma Cidade' foi um marco para pensarmos novas formas de trabalho na cultura de Barra Mansa – concluiu.