sexta-feira, 5 de novembro de 2010

RJ: Motel que professora e alunas frequentavam deve ser fechado

A professora de matemática Cristiane Teixeira Maciel Barreiras, de 33 anos, foi presa acusada de manter relações sexuais com uma aluna, X, de 13 anos.
Cristiane foi presa em flagrante na casa da mãe, em Realengo, logo após passar a noite com a menor, desaparecida desde segunda-feira.
A polícia tenta encontrar uma segunda aluna, Y, também de 13 anos, que teria sido outra vítima de Cristiane.
A professora e X. mantinham um relacionamento amoroso desde maio.


OPINIÃO

CONGRATERNIZAÇÃO

CPI da venda de sentenças judiciais vai ser concluída

Deputado Paulo Ramos afirmou que a CPI conseguiu elementos importantes que permitirão ao Ministério Público acabar com esse tipo de procedimento





Mais uma vez os deputados da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro resolveram adiar o encerramento da CPI da venda das sentenças judiciais, que está em tramitação naquela Casa legislativa.
Os integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), criada para investigar as denúncias de tráfico de influência e venda de sentenças judiciais, após realizar 16 reuniões ordinárias e uma extraordinária, onde foram ouvidas 25 pessoas, durante todo o primeiro semestre de 2010, entenderam ser necessário a prorrogação dos trabalhos.
Os deputados destacam já ter informações contundentes para concluir os trabalhos durante esse novo prazo, lamentando que a falta de depoimentos por parte de alguns políticos, que alegaram terem sido extorquidos, acabou por atrapalhar as investigações.
“Lamentavelmente, políticos com ou sem mandato, que pagaram ou não ao serem pressionados para uma mediação do nosso investigado, (o empresário e estudante de Direito) Eduardo Raschkovsky, se recusaram a prestar depoimento. Tivemos aqui a presença da ex-prefeita de Magé, Núbia Cozzolino, que, embora muito preocupada com as consequências do pode vir a enfrentar, foi importante. Principalmente as pessoas que têm responsabilidade política precisam vir até nós, para confirmar o que já sabemos através de relatos recebidos extraoficialmente”, ressaltou o presidente da comissão, deputado Paulo Ramos (PDT).
Aparentando nervosismo em seu depoimento, Núbia levou a Comissão à conclusão de que a ex-prefeita se submeteu à mediação de Raschkovsky para que ele influísse junto ao desembargador Alberto Motta Moraes, em um processo criminal que havia sobre ela e que teve Moraes como relator.
O desembargador Motta Moraes é o mesmo que votou a favor do prefeito Antonio Francisco Neto, no processo que analisou o Caso Marcelinho e pedia sua cassação por compra de votos no bairro Jardim Nova Primavera, tendo dado o voto de Minerva, desempatando o julgamento junto ao TRE-RJ.
Após ouvir uma declaração com várias pausas, frases incompletas e demonstrações de medo, o deputado Paulo Ramos disse que Núbia quase confessou o intermédio: de acordo com ela, o Ministério Público entrou com a denúncia em junho de 2008 e, apenas em setembro de 2009, o caso foi relatado e ela foi afastada.
“Ele recebeu a denúncia e me afastou, mas levou um ano e meio para fazer isso. Fiquei em casa nove meses com salário de prefeita e foro privilegiado, o que é uma imoralidade”, frisou a ex-chefe do Executivo de Magé, dizendo que renunciou ao cargo eletivo para poder se candidatar novamente.
Núbia ficou surpresa ao descobrir, pelos deputados, que o empresário ainda é estudante de Direito.
“Eu achava que ele trabalhava dentro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que trabalhava com o presidente do TRE na época”, afirmou. “Todo mundo sabe que ele atuava no Tribunal e que pessoas que tinham processo normalmente o procuravam e resolviam suas pendências jurídicas”, declarou.
Já Raschkovsky, ouvido após conseguir na Justiça o direito de depor como investigado, e não como testemunha (fato que o impediria de mentir ou omitir qualquer informação), disse à CPI que “blindagem política e venda de sentença são impossíveis”.
Acompanhado de um advogado, o empresário disse que o escritório L. Montenegro Advogados Associados, do qual é administrador – o negócio pertence a seu sogro –, nunca atuou dentro do TRE.
“Além disso, se alguém, algum dia, disser que pode fazer blindagem ou vender sentenças, é louco ou mentiroso”, afirmou Eduardo, enfatizando que, para tal medida, seria necessário ter um relacionamento estreito com juízes, desembargadores e membros do Ministério Público, dentre outros.
A CPI, que também ouviu o delegado Cláudio Ferraz, da Delegacia de Repressão aos Crimes Organizados; a mulher de Raschkovsky, Mônica Montenegro Raschkovsky, tabeliães e o presidente da Liga das Escolas de Samba (Liesa), Jorge Castanheira, iniciou seus trabalhos em decorrência de uma série de denúncias contra o empresário, dando conta de que ele, supostamente, utilizava suas relações com integrantes do Poder Judiciário para oferecer blindagens a políticos, empresários e tabeliães, em troca de vantagens financeiras.
Segundo essas denúncias, o empresário teria pedido a políticos quantias que variavam de R$ 200 mil a R$ 10 milhões para livrá-los do risco de impugnação ou cassação do mandato.
Para que informações pudessem chegar à CPI com a garantia de anonimato, a Alerj colocou em funcionamento um serviço de atendimento gratuito, através do número 0800, que não está mais em funcionamento, para receber informações sobre negociação ou venda de sentenças e que até o final do primeiro semestre havia recebido 278 ligações.

Projeto Workshow apresenta Pepeu Gomes

Músico, considerado um dos dez melhores guitarristas do mundo, se apresenta na segunda-feira (8)


            O guitarrista Pepeu Gomes, considerado pela revista americana “Guitar World” um dos dez melhores guitarristas do mundo e o maior da América Latina, é a atração da edição desta segunda-feira (8) do Worshow Oficina Cultural, realizado pela Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).
            O projeto oferece palestras, debates, oficinas e shows, sempre com grandes nomes da música instrumental. Após um bate-papo com os participantes da oficina, o músico apresenta um show.
            O Workshow é realizado no Teatro do Colégio João XXIII, no bairro Retiro, às 19 horas. As inscrições para participar do projeto podem ser feitas no site da Prefeitura Municipal de Volta Redonda – www.portalvr.com – ou na sede da SMC, na Avenida Sávio gama, nº 642, Retiro.
            Pedro Anibal de Oliveira Gomes, o Pepeu Gomes, aprendeu a tocar violão de ouvido, na infância, em Salvador, sua cidade natal.
            Aos 11 anos formou sua primeira banda, a “Los Gatos” e , em 1966, aos 14 anos, montou sua primeira banda profissional - “Os Minos” - com a qual gravou um compacto simples. Sua banda seguinte, a “The Leif’s”, acompanhou Gilberto Gil e Caetano Veloso no lendário show de despedida pré-exílio londrino dos compositores, em julho de 1969.
            Com Moraes Moreira, Paulinho Boca de Cantor, Galvão e Baby Consuelo formou, em 1970, os “Novos Baianos”, considerada até hoje uma das maiores bandas brasileiras. Em 1978, iniciou sua carreira solo, com o LP instrumental “Geração de Som”. No ano seguinte, no LP “Na Terra a mais de Mil”, estreou como cantor, além de tocar e fazer arranjos. Durante os anos 80, Pepeu se transformou em um ícone do rock brasileiro, com o lançamento de sucessivos hits.
            Em 1998, Pepeu comemorou 20 anos de carreira com um CD duplo que reuniu o melhor de sua obra instrumental. Em 1999, lançou seu 13º disco solo, “Meu Coração”, com vários de seus hits em versões acústica.
            Pepeu já apresentou-se seis vezes no Festival de Montreaux, tocou nos Rock in Rio I, II e III, no Free Jazz e já fez várias apresentações no exterior. Sua música mescla rock, MPB, baião, jazz, chorinho, pop, frevo, samba, maracatu e funk negro, entre outros ritmos. Uma rica mistura, que vai desde Jacob do Bandolim a Jimi Hendrix. Um alquimista de sons a serviço da moderna música brasileira.

Atletas de Volta Redonda disputam o Campeonato Mundial de Ginástica de Trampolim na França

Jovens participam do projeto Segundo Tempo, e vão representar o Brasil ao lado de outros atletas

                 Quatro atletas de Volta Redonda viajam no próximo dia 12 de novembro para a cidade de Metz, na França, para disputar o vigésimo Campeonato Mundial de Ginástica de Trampolim por Idade. Os jovens, que têm entre 13 e 16 anos, participam do projeto Segundo Tempo, realizado pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), em parceria com o Governo Federal. Na bagagem, muita disposição e a responsabilidade de representar o Brasil ao lado de outros atletas. Na delegação estão também os treinadores Thiago Anderson Almeida e Paula Sampaio. A competição será realizada entre os dias 17 e 20 de novembro. Do Estado do Rio de Janeiro, apenas duas cidades irão representar o Brasil no campeonato: Volta Redonda e Piraí.
                Entre os atletas estão: Renan Rodrigues Pires, 13 anos e Caique Freitas de Carvalho, 13 anos, campeões brasileiros na categoria infanto juvenil de ginástica de trampolim, no aparelho Tumbling; Allan Rodrigues Pires, 16 anos, que alcançou o segundo lugar na categoria juvenil; e a terceira colocada na categoria infantil, Thaisa dos Santos Ribeiro, todos no mesmo aparelho.
                Projeto Segundo Tempo - O Segundo Tempo é desenvolvido em Volta Redonda desde 1997, atendendo crianças e jovens de 7 a 17 anos, em 32 pólos. O programa mantém 225 profissionais contratados na área de Educação Física, entre professores, estagiários e monitores.  A iniciativa é realizada pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), em parceria com o Governo Federal. O objetivo é amenizar as situações de exclusão e risco social, ampliando a prática esportiva e valorizando o direito à cidadania.

Piraí comemora Dia Nacional da Cultura no sábado, com variada programação

            O Dia Nacional da Cultura (5 de novembro) será comemorado em Piraí com uma série de atividades, inteiramente grátis, realizadas, no próximo sábado, dia 6, das 9h às 16, na Praça da Preguiça. Além da tradicional Feira dos Artesãos do município, realizada sempre no primeiro sábado de cada mês, a programação inclui diversas manifestações culturais, tendo como destaque o 4° Canta Piraí, projeto da Secretaria Municipal de Cultura que via a dar espaços aos cantores e músicos do município.
            As comemorações, que têm o apoio do Ministério da Cultura e do Ponto de Cultura, serão abertas às 9h, pela Secretária de Cultura de Piraí, Nágila Tassara Ferreira, e se estenderá ao longo do dia, com apresentações de vários projetos culturais desenvolvidos pela Prefeitura, como a Escola de Balé, os Projetos Piraí em Cena (teatro) e Piraí, acordando sons, musicando cultura, o Coral da 3ª Idade, Tenda leitura (contadores de histórias) e grupos folclóricos de jongo e capoeira:
            “A variedade da programação tem o objetivo de mostrar a diversidade da cultura brasileira, forjada na formação multi-racial do nosso povo, e é isso que pretendemos mostrar com as comemorações do Dia Nacional da Cultura em Piraí, que terá vários tipos de manifestação cultura”, explicou Nágila Ferreira.
            O Dia Nacional da Cultura Brasileira foi instituído em 1970, pela Lei Federal n° 5.579, para celebrar o nascimento de Rui Barbosa, um dos mais importantes personagens da história do país. Jurista e jornalista, com brilhante carreira na política e na diplomacia, Rui Barbosa nasceu na Bahia, a 5 de novembro de 1849, e falecido em 1923.

Alunos do Volta Redonda Cidade da Música participam de master class com Alceu Reis

Violoncelista, um dos mais destacados instrumentistas brasileiros, dará aula avançada para integrantes da Orquestra de Cordas


   Os alunos de contrabaixo e violoncelo do projeto Volta Redonda Cidade da Música, participantes da Orquestra de Cordas de Volta Redonda, terão uma oportunidade única nesta sexta-feira (dia 12). O violoncelista Alceu Reis, considerado um dos maiores nomes do instrumento no Brasil, dará uma master class – aula de estudos avançados – para 20 participantes da Orquestra de Cordas, às 15h, na Escola Municipal Maria José Campos Costa, no bairro Volta Grande.
   A maestrina Sarah Higino, uma das coordenadoras do Volta Redonda Cidade da Música, junto com o idealizador do projeto, o maestro Nicolau Martins de Oliveira, destacou a importância da vinda do músico à cidade. “Alceu Reis é responsável por toda uma geração de grandes músicos eruditos do Rio de Janeiro, já que durante muitos anos foi professor da UniRio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Vários alunos dele estão atuando em orquestras por todo o País. Daí a importância dele ouvir os nossos alunos”, afirmou Sarah, lembrando que Alceu Reis ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Grammy latino de 2002, por um disco dedicado a Astor Piazzolla, gravado com o Quarteto Amazônia. Os participantes da master class são alunos de várias escolas da rede pública municipal, entre 13 e 17 anos. 
Atualmente Alceu Reis é violoncelista do Quarteto Raga, e também Primeiro Violoncelo da Orquestra Sinfônica Brasileira da Cidade do Rio de Janeiro (OSB).
   Além do Grammy latino, o músico também já recebeu diversas vezes o prêmio Sharp, o prêmio Carlos Gomes, prêmios dados pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), além de ganhar o reconhecimento de veículos de imprensa como o New York Times, Diapason, Le Monde de la Musique, entre outros.
   O músico ainda foi professor da UniRio por muitos anos, e seus alunos fazem parte das mais importantes orquestras nacionais e internacionais. Devido à importância que teve no cenário musical brasileiro ao longo dos últimos anos, Alceu Reis é verbete da Enciclopédia da Musica Brasileira da Publifolha.
   Desenvolvido em Volta Redonda pelo professor Nicolau Martins de Oliveira, seu idealizador, o projeto atende a cerca de 4 mil alunos da rede municipal e da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda). O projeto tem como objetivos despertar o interesse pela música, com ênfase à sensibilidade e à criatividade, e educar através de um processo de musicalização na escola.

Segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa começa na próxima semana

Expectativa é vacinar mais de 5 mil animais


            
          Os produtores rurais de Barra Mansa têm até o dia 30 de novembro, quando termina a segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa, para vacinar seus animais com idade a partir de 3 meses. Os pequenos produtores, que possuem um rebanho com até 50 animais, receberão a visita dos  técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Emater-Rio e Núcleo de Defesa Agropecuária do Estado. Já os médios e grandes produtores terão a responsabilidade de comprar a vacina, que pode ser encontrada nas cooperativas e em lojas revendedoras de produtos agropecuários cadastradas pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa) e vacinar o rebanho.
            A expectativa da Secretaria é percorrer até o fim do mês 174 pequenas propriedades e vacinar cerca de 5,4 mil animais, conforme explica o secretário de Desenvolvimento Rural, Cláudio Meirelles. “O trabalho vai ser iniciado com as pequenas propriedades localizadas nos distritos  e depois será feito na cidade. Nosso objetivo é atingir um índice de vacinação de 100%. Atualmente temos um total de 684 propriedades rurais no município, entre pequenas, médias e grandes. Nosso rebanho total é de mais de 28 mil animais. A Vacinação Contra Febre Aftosa é uma campanha nacional, sendo considerada hoje como segurança nacional, por isso a importância de vacinar o gado”, conta Meirelles.
            O prefeito de Barra Mansa, Zé Renato, reforçou a importância dos produtores manterem o gado vacinado. “É fundamental que os produtores procurem vacinar e manter os animais sadios. Se a doença não for prevenida, ela pode atacar o homem trazendo sérios problemas. Esta campanha nacional acontece em duas etapas, nos meses de maio e novembro, para evitar a ocorrência da doença no gado, prejudicando assim a exportação de carne. Os produtores podem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Rural para agendar a visita dos técnicos e obter mais informações”, conta o prefeito, acrescentando que com esta campanha a Prefeitura busca conscientizar os produtores de que a vacinação do animal traz um grande benefício para a saúde pública e para os negócios.
            De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Rural, Luiz Antônio Ferreira Lima, a vacina é de responsabilidade do produtor e pode ser encontrada nas cooperativas e em lojas revendedoras de produtos agropecuários cadastradas pela Seappa. Na Cooperativa de Leite Barra Mansa a dose da vacina custa R$1,46. “No ano passado, conseguimos vacinar 99% do rebanho do município. Na primeira etapa da campanha vacinamos 5.043 animais, atendendo a 188 produtores. Nesta segunda etapa nossa meta é vacinar mais de 5 mil animais. Esta campanha tem prevenido o surgimento da doença em Barra Mansa. Para se ter uma idéia, há 13 anos o Estado do Rio de Janeiro não registra casos da doença”, comenta Luiz Antônio, recomendando que os proprietários apliquem a vacina na parte da manhã ou no fim da tarde, quando o clima está mais brando.

            Doença – A febre aftosa é uma doença grave que ataca todos os animais com cascos fendidos (animais com duas unhas) como os bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos e outros. O animal contaminado apresenta lesões na boca e língua, baba constante, emagrecimento, lesões no casco, entre outros sintomas que comprometem a produção de carne e leite, assim como a proliferação da doença nos outros animais. De acordo com dados da Secretaria de Desenvolvimento Rural, o proprietário que não vacinar o rebanho pagará multa, que varia de acordo com o caso.

Projeto Gospel completa primeiro aniversário


Para comemorar, show na Ilha São João vai reunir, no sábado (20) André Valadão, Fernanda Brum e Novo Som


                 O Projeto Gospel completa um ano e para comemorar a Ilha São João será palco de grande show que vai reunir num só dia os músicos André Valadão, Fernanda Brum e Novo Som. Além deles, se apresentam cantores da região, o Ministério de Dança Profética e a Cia. Teatral Além da Arte. O megaevento será no dia 20 de novembro, a partir das 16 horas.
                ANDRÉ VALADÃO – O cantor fez parte do Ministério de Louvor Diante do Trono, liderado por sua irmã Ana Paula Valadão Bessa, a partir de 1998. Em sua carreira solo, iniciada em 2004, lançou oito álbuns, sendo quatro com músicas de sua autoria. André Valadão já recebeu o prêmio Troféu Talento em diversas categorias e também foi indicado ao Grammy Latino 2009 pelo álbum Fé.
               FERNANDA BRUM - Nascida no Rio de Janeiro, Fernanda teve contato com a música na infância, quando acompanhava o pai nos ensaios do coral da igreja. Em 1992, lança seu primeiro álbum, com o qual começa a sua carreira no cenário gospel.
                Após o lançamento deste disco, Fernanda é contratada para abrir um show da cantora Shirley Carvalhaes. Em 1995, lança seu segundo álbum, “Meu bem maior”, que vendeu mais de 100 mil cópias.
                Em 1996, Fernanda Brum é reconhecida como cantora revelação do meio gospel. Nessa época, Fernanda fez backing vocal em shows de Cristina Mel no antigo Imperator (Tijuca, rio de Janeiro). Depois disso, se firmou com uma das principais cantoras do cenário gospel brasileiro.
                NOVO SOM – O Novo Som é uma das poucas bandas gospel que surgiram nas igrejas evangélicas no início dos 80, e mantiveram carreira sólida, vencendo a proliferação de grupos no estilo. Sem pretensão alguma de emplacar no mercado fonográfico, gravou o primeiro vinil em 1988, e a partir daí não parou mais, até se tornar o maior representante do pop-gospel nacional.
                Agora, o Novo Som lança o 13º trabalho da carreira, "Vale a Pena Sonhar" – o terceiro pela gravadora MK Publicitá, que deve ser apresentado em Volta Redonda. O CD reafirma a qualidade da música evangélica.
                Em novembro de 2002, o Novo Som fez a primeira o primeiro show fora do Brasil, em Lowell (Boston) o que abriu as portas para, a partir de 2003, fazer turnês por várias cidades dos EUA.
                Novo Som é uma banda genuinamente carioca, tem mais de 19 anos de estrada, onze deles como uma banda profissional. Alex Gonzaga (voz), Geraldo Abdo (bateria) e Mito (teclado e vocal), são a formação principal da banda.

Piraí e PM encerram curso que ensina prevenção contra drogas a estudantes

A Secretaria de Educação de Piraí realizará no dia 9 de novembro a formartura de mais uma turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), projeto desenvolvido em parceria com a Polícia Militar do Estado do Rio, que visa a difundir ao máximo medidas preventivas contra o uso e tráfico de drogas. A solenidade será realizada partir das 9h, no CIEP Municipalizado Professora Margarida Thompson, no bairro Casa Amarela.
O PROERD consiste na realização de palestras e cursos que integrantes da Polícia Milirtar dão a alunos das escolas do município, voltadas também para a prevenção contra o uso de outras drogas lícitas, como álcool e cigarro, e também para a redução do índice de violência entre jovens e adolescentes. Segundo aprofessora Cláudia Maria, Coordenadora do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Piraí, a Polícia Militar, por ter atribuição constiutcional de prevenir crimes, atua também na prevenção às drgas, fundamentando suas ações no compromisso na responsabilidade compartilhada com a sociedade, conforme preconiza a Política Nacional sobre Drogas.
O Programa foi instituído pela Polícia Mulitar do Estado do Rio em 1992, após ao visita ao Brasil de policiais americanos integrantes do projeto Dare-Americ, que ministraram cursos e palestras. A partir daí, a PM fluminense criou o PROERD, que foi o primeiro centro de treinamento específico do país e o levou às escolas, tornando-se referência em cursos de formação para policiais  e sendo convidada para a capacitação em todos os estados brasileiros. 
Atualmente, o PROERD está disseminado nas escolas da rede pública de ensino do  Estado, caracterizando a parceria entre Comunidade– Polícia– Escola, por meio de  10 lições levadas aos pré-adolescentes, em sala de aula, por policiais.

Prefeitura de Porto Real inaugura Hospital Municipal Unidade terá capacidade de até 200 atendimentos diários

       A Prefeitura Municipal de Porto Real, através do Prefeito Jorge Serfiotis (DEM), inaugura nesta sexta feira, dia 5 de novembro, data comemorativa aos 14 anos de emancipação político-administrativa do município, a nova sede do Hospital Municipal São Francisco de Assis.


 A solenidade acontece a partir das 14h, na Rua Hilário Ettore, no centro de Porto Real, onde está localizado o Hospital.


            Com aproximadamente três mil metros quadrados de área construída, o Hospital Municipal São Francisco de Assis começou a ser erguido em 2008 com  recursos cem por cento municipal, o que representa um investimento em torno de R$ 10,5 milhões. A nova unidade já esta totalmente equipada e deverá iniciar suas atividades efetivamente na próxima segunda-feira, dia 8 de novembro, com atendimento de emergência 24 horas (inclusive odontológica), clínica médica, pediátrica, cirúrgica, ginecológica e ortopédica. O São Francisco de Assis conta ainda com laboratório de análises clinicas, imagenologia (Raio X e Ultra-Som), farmácia,  pronto-socorro adulto e infantil, setor de emergência, enfermarias adulta e pediátrica, centro cirúrgico e maternidade.


            – Através do hospital, resolveremos cerca de 90 por cento da demanda de saúde dos pacientes da rede pública de Porto Real, porque passaremos a fazer em nossa cidade todos os procedimentos de pequena e média complexidade – explicou Jorge Serfiotis.


            Quanto aos leitos, são 44 no total, divididos da seguinte forma: 26 de internação, seis Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), seis unidades de observação, três leitos de sala de urgência e três pós- anestésico. O hospital deverá atingir um número aproximado de 70 profissionais de saúde por plantão. Em relação ao custo mensal de manutenção do hospital, o Secretário de Saúde de Porto Real, Alexandre Serfiotis (DEM), informou que o SUS já credenciou o Hospital, mas o repasse mensal só deve começar a ser feito no segundo semestre de 2011. “O hospital vai ser inaugurado sem receber qualquer verba do SUS. Existe muita burocracia e o processo é bastante demorado. De qualquer forma, será o município o único provedor do Hospital”, revelou Alexandre, acrescentando que a manutenção mensal da nova unidade ficará em torno de R$ 800 mil – o que dá uma média de R$ 9,6 milhões por ano, referente às despesas com medicamentos, corpo clínico e realização de exames em geral.


            O Hospital Municipal São Francisco de Assis terá como Diretor Geral o Ex-Secretário de Saúde de Porto Real, o médico Renato Ibrahim. Clinico Geral, Ibrahim é especialista em gastoenterologia e endoscopia digestiva.
O prédio onde atualmente funciona o hospital São Francisco de Assis, que fica ao lado da nova sede, será desativado e reformulado, segundo informou Alexandre Serfiotis. Ele disse ainda que a intenção da prefeitura é transformar o local em uma clínica especializada na Saúde da Mulher. “O prédio já abrigou o Centro de Diagnóstico e a prefeitura até pensou em voltar com ele pra lá. É possível que ele volte pra lá, mas a ideia é transformar o local na Casa de Saúde da Mulher, com atendimento ginecológico e prevenção contra o câncer de mama e de colo do útero”, finalizou o Secretário.
Confira o que muda com a nova Lei do Inquilinato

A nova Lei do Inquilinato em vigor, alterada recentemente, apresenta modificações em relação aos inquilinos, fiadores e para o mercado imobiliário como um todo.



O dono do imóvel tem mais segurança contra inadimplências e haverá também, a partir de agora, um mandado de despejo único.
Confira na reportagem as outras mudanças que vão modificar as relações entre inquilino, fiador e o locador do imóvel.

O que muda para o inquilino

Residencial

·    É possível fazer contrato de aluguel sem garantia. Se o inquilino não pagar, o dono do imóvel pode entrar na Justiça e pedir uma liminar que determine a saída do inquilino em 15 dias.
·    No caso de ação de despejo, o processo só é interrompido se o inquilino quitar sua dívida em até 15 dias.
·    Haverá um mandado único de despejo e o locatário tem 30 dias para sair voluntariamente. Antes, eram necessários dois mandados e duas diligências.
·    O inquilino pode devolver o imóvel antes do fim do contrato, mas terá que pagar multa proporcional determinada pelo contrato. Já o locador não pode reaver o imóvel antes do fim do contrato (Essa regra que já existia).

Comercial

·    Ao final do prazo do contrato de locação, o proprietário pode retomar o imóvel, notificando o inquilino, que tem 30 dias para sair. O dono também pode pedir uma liminar determinando a saída em 30 dias.

O que muda para o fiador

·    Durante o prazo do contrato, o fiador pode pedir para deixar suas obrigações, se houver alteração no contrato, o que pode acontecer em caso de separação ou divórcio dos inquilinos ou alteração no valor do aluguel.
·    No final do prazo do contrato, se nenhuma das partes se manifestar, ele se torna contrato por prazo indeterminado. Nesse momento, o fiador também pode pedir para deixar suas obrigações. Ele deve avisar o dono do imóvel e o inquilino, mas continua como fiador por 120 dias.
·    No caso de saída do fiador, o dono do imóvel pode pedir uma nova garantia, que o inquilino tem 30 dias para apresentar. Se não houver apresentação, o contrato pode ser rompido e o inquilino despejado.
·    O dono do imóvel pode pedir um novo fiador, caso o antigo entre em recuperação judicial.

O que muda para o mercado imobiliário

·    Devem ser feitos mais contratos sem garantia, já que o dono do imóvel pode pedir uma liminar e despejar o inquilino em 15 dias (no caso de inadimplência).
·    Com as ações de despejo mais rápidas, a previsão é que o valor do aluguel caia, assim como o valor do seguro-fiança.


Resende: Profissionais da saúde são capacitados para atender dependentes químicos

Cerca de 200 servidores do setor vão participar de curso nesta sexta-feira


            Cerca de 200 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, entre técnicos de enfermagem, atendentes e recepcionistas das unidades de saúde do município, além dos agentes comunitários que atuam no Programa de Saúde da Família, iniciam nesta sexta-feira, dia 05, o curso de capacitação sobre prevenção contra as drogas iniciado em setembro pela Prefeitura em parceria com o Conselho Municipal de Avaliação do Prefeito Amigo da Criança. Este curso tem como objetivo treinar servidores de todos os órgãos municipais para identificar um usuário de droga e encaminhá-lo aos serviços que prestam assistência a dependentes químicos e seus familiares.

            De acordo com a coordenadora do Programa de Educação em Saúde da Prefeitura, Cristina Rosadas, as aulas acontecerão na Universidade Estácio de Sá, e os servidores vão ser divididos em quatro turmas, nos horários de 8 horas ao meio-dia e de 14 às 17 horas. Duas turmas iniciam as aulas sexta-feira, e outras duas começam nos mesmos horários, na segunda-feira, dia 08. Ainda há vagas. Os servidores interessados podem se inscrever diretamente na Secretaria Municipal de Saúde, que funciona no Centro Administrativo da Prefeitura.

            Desenvolvido pelo Conselho do Prefeito Amigo da Criança, o treinamento já capacitou funcionários das seguintes unidades: CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), NIAM (Núcleo Integral de Atendimento à Mulher), CCI (Centro de Convivência de Idosos), Fundação CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e a Adolescência de Resende), Conselho Tutelar, agentes sociais e recepcionistas.
            Segundo Maria José Barreto, agente de programas sócio-culturais da Prefeitura, e integrante do Conselho Prefeito Amigo da Criança, a intenção dos organizadores do treinamento é chegar ao final deste ano com 500 funcionários capacitados.
            - Essa iniciativa tem como proposta mudar o olhar sobre o dependente químico. Na verdade, ele é uma pessoa que necessita de ajuda. O Poder Público precisa participar desta luta a favor da vida, preparando seus funcionários para que, ao atender uma pessoa com este problema, eles saibam como orientá-lo a buscar auxílio tanto em serviços públicos, quanto nos serviços oferecidos por ONGs (Organizações Não Governamentais) e instituições privadas – destacou Maria José, salientando que os cursos vão até o dia 25 de novembro e que a partir de 2011 o tema será levado às escolas, através de concursos de redação e outras iniciativas.
            O prefeito José Rechuan (DEM) lembrou que as ações de prevenção contra as drogas começaram a ser desenvolvidas ainda no primeiro semestre do ano passado, quando a Prefeitura lançou a Campanha Viva Sem Drogas. Entre as ações realizadas dentro desta campanha estão o I Fórum Municipal de Drogas e a divulgação de entidades que oferecem tratamento para dependentes químicos no Município. Para Rechuan, “o treinamento de servidores municipais visando orientar as pessoas dependentes reforça ainda mais o trabalho da Prefeitura de prevenção e combate às drogas”.
Firjan: confiança do empresário em alta

Índice fecha 3º trimestre com 63,2 pontos e expectativas positivas em todas as regiões do estado

A confiança do empresário industrial do Rio fechou o terceiro trimestre do ano em alta, marcando 63,2 pontos em uma escala de 0 a 100. O bom momento econômico do País e a forte demanda no estado por conta dos investimentos em infraestrutura e do aquecimento do setor naval, de construção e do petróleo puxaram o resultado.
 O dado está no Índice de Confiança do Empresário Industrial Fluminense (ICEI-RJ), divulgado nesta quinta (4) pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro). A leitura é realizada a partir da marca de 50 pontos, que representa a estabilidade. Valores acima dessa referência denotam otimismo e abaixo refletem perspectivas negativas.
 O ICEI-RJ é formado pelas avaliações sobre as condições atuais dos negócios e sobre as expectativas, cada um deles considerando a economia brasileira, a economia do Estado do Rio e o próprio negócio.
 No indicador das condições atuais, os entrevistados marcaram 56,2 pontos para a economia brasileira, 57,5 para o estado e 57,8 para a própria empresa. Já nas expectativas, 61,2 para a economia brasileira, 64,4 para o estado e 67,7 para o próprio negócio.
Três vetores inspiram tanta confiança: investimentos em infraestrutura em andamento para atender às necessidades logísticas ligadas à Copa e às
Olimpíadas; demandas do setor naval, do imobiliário e da cadeia do petróleo, que aquecem os demais segmentos da indústria, especialmente Siderúrgica e Mecânica; e expansões da renda e do crédito que permitirão que as encomendas para esse Natal avancem expressivamente para as indústrias ligadas ao consumo.
Na análise por recorte geográfico, os resultados significativamente superiores aos 50 pontos revelaram manutenção do otimismo em todas as regiões fluminenses. Maiores geradoras de postos de trabalho no estado, Capital, Baixada I (Nova Iguaçu e região), Baixada II (Duque de Caxias e região) e Serrana apresentaram tom mais otimista, com valores acima da média estadual. Por outro lado, as regiões Sul, Leste, Centro-Norte, Noroeste e Norte, ainda que sob avaliação fortemente positiva, apontaram confiança menor do que a média do estado.
Lula avisa ministros que cargos serão decididos por Dilma


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu seus ministros nesta quinta-feira (4) para, entre outros assuntos, deixar claro que nenhum ministro ou partido tem lugar garantido no governo da presidente eleita Dilma Rousseff.
"O presidente disse claramente que nenhum ministro e nenhum partido tem vaga garantida nos seus ministérios. Ministério não é de nenhum ministro nem de nenhum partido", relatou o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, após o encontro.
De acordo com o ministro, Lula determinou que nenhum ministro tirasse férias até o dia o dia 31 de dezembro. O presidente irá retomar a agenda de inaugurações de obras de infraestrutura e transporte pelo País. Lula deve visitar o projeto de revitalização do rio São Francisco e unidades do programa Territórios da Cidadania, além de inaugurar escolas técnicas e universidades federais.
Outro ponto discutido durante a reunião foi o envio de projetos de lei, denominados de marcos regulatórios, para o Congresso Nacional. Lula quer discutir com a equipe de Dilma a conveniência de mandar neste momento. Padilha não quis detalhar quais serão as propostas, mas mineração e mídia são alguns dos assuntos que o presidente pretende tratar. O governo também quer aprovar, até o fim do ano, o projeto do pré-sal e as medidas provisórias que vencem em 2010.
"Ele reafirmou que quer que os ministros se dediquem às últimas medidas que possam ter divergências ainda. Nem todas as medidas ele vai anunciar em seu governo, quer discutir tanto com a equipe de transição da presidente eleita como com a própria eleita o envio ou não de algumas medidas daquelas possam ir ao Congresso Nacional. Por exemplo, os vários marcos regulatórios", respondeu o ministro.

Recorde de participação no Enem

Cerca de 4,5 milhões de estudantes vão realizar o exame deste ano

Com a proximidade da realização das provas do Enem, os alunos estão se preparando para passar pelos dois dias do teste. De acordo com o Ministério da Educação o número de inscritos no Exame Nacional do Ensino médio é 30 vezes maior do que era quando o teste começou a ser aplicado em 1998. Este ano cerca de 4,6 milhões de candidatos são esperados para fazer o exame, que será aplicado neste fim de semana, nos dias 6 e 7 de novembro. Mas como será que os estudantes estão se preparando para esta verdadeira Maratona que será o Enem 2010? Conversamos com 3 alunas do 3° ano do Colégio Estadual Campos Salles, que nos falaram como elas estão estudando para realizar esta prova tão importante na vida dos estudantes que desejam ingressar em uma universidade.
A aluna Neide Albuquerque está estudando para o exame a partir do material dado pela escola: “Eu estou estudando basicamente pelos simulados que a escola está dando. Eu tenho pesquisado na internet para tentar pegar provas antigas do Enem e tenho tentado refazer as questões para que possamos ir bem na prova”.
Já a estudante Meriane dos Santos está intensificando os estudos com aulas complementares: “Eu faço curso todos os sábados, em período integral, porque só a escola não dá conta de tanto conteúdo. Além disso, a gente que estuda em escola pública a gente sente dificuldade para entrar nas faculdades federais, por isso a gente precisa de um complemento para podermos fazer uma boa prova”.
Natália Rodrigues está focando os estudos na áreas de física e de redação, e também está apelando para grupos de estudo. “Eu participo de um projeto da Universidade Federal Fluminense, a UFF, que é um cursinho de física e de redação aos sábados. Além disso, eu tenho algumas provas do Enem em casa e estou tentando estudar assim”, afirmou a estudante.
As estudantes falaram também sobre a expectativa de fazer a prova nos novos moldes, que estão em vigor desde o ano passado. Serão 200 questões de múltipla escolha divididas em quatro áreas do conhecimento: ciências naturais e humanas, linguagens e matemática, além de uma redação.
“Estou com uma expectativa grande. Espero que a gente possa ser mais uma escola pública a fazer uma boa prova do Enem, e que a gente possa representar a escola bem na prova”, disse Neide Albuquerque.
Para Meriane este novo modelo está mais coerente com o que os alunos vivenciam dentro das escolas: “Eu acho que esse novo formato do enem está mais próximo do que a gente aprende no dia a dia da escola, então as matérias são bem parecidas e está no mesmo esquema das nossas aulas, e isso já dá uma confiança maior na hora de fazer o exame”.
A quantidade de questões e o tempo de execução do exame (cerca de cinco horas em cada dia) estão preocupando a estudante Natália Rodrigues:“Ainda estou bem apreensiva, pois são muitas questões. É muito cansativo. A gente fez o simulado e foi bem difícil para a gente”.