quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Angra dos Reis: Servidores na briga pela classificação

Educação, Defesa Civil e Ação Social disputam duas vagas nas semifinais do futebol


Nesta terça-feira, dia 9, o Estádio Municipal foi palco de mais uma rodada do V Campeonato de Futebol dos Servidores Públicos. Os jogos foram válidos pela chave A. No primeiro, às 18h40, a Secretaria de Ação Social goleou a de Esporte e Lazer por 4 a 0. Em seguida, às 20h, a Defesa Civil venceu a Secretaria de Administração por 3 a 2 e agora divide a liderança do grupo com a Secretaria de Educação, que folgou na rodada.
Com os resultados, nada está definido na chave A e os semifinalistas serão conhecidos na próxima rodada, última antes das semifinais, nesta sexta-feira, dia 12. Educação e Defesa Civil lideram com sete pontos e têm mais chances de classificação. Administração e Ação Social estão empatadas em segundo lugar, com quatro pontos. Na lanterna e sem nenhum ponto ganho está a Secretaria de Esporte e Lazer, já eliminada.
Nesta sexta, no Estádio Municipal, Educação e Ação Social jogam às 18h40. Depois é a vez da Defesa Civil enfrentar a Secretaria de Esporte e Lazer, às 20h. A Ação Social precisa vencer a Educação por uma boa diferença para se classificar. Já a Administração, que folga nesta última rodada, não tem mais chances no campeonato.
Pela chave B, Fusar e o Saae conquistaram suas vagas na semana passada. O primeiro colocado da chave A vai enfrentar o Saae, que foi o segundo da B. Já o segundo da chave A, encara a Fusar, vencedora da chave B e que tem o artilheiro da competição: Richard, com cinco gols.
Resende: Serviço de ressonância móvel atenderá pacientes de resende a partir do dia 29

Moradores devem atualizar seus dados na Secretaria de Saúde


Resende recebe no próximo dia 29 de novembro o aparelho de ressonância móvel da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro. Através de uma parceria com a Prefeitura, via Secretaria Municipal de Saúde, o serviço ficará disponível no município por 40 dias, no Parque das Águas. A expectativa é de que 120 pacientes sejam atendidos na cidade com a realização do exame.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Brito, este número de pacientes corresponde à demanda de exames solicitados à Secretaria, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). Além disso, Daniel Brito ressalta que a Prefeitura irá economizar cerca de R$ 54 mil com a realização das ressonâncias por meio desta parceria com o Governo do Estado.
- A chegada desse equipamento em Resende trará um benefício muito grande à população do município. Em primeiro lugar, porque irá zerar a fila de espera de pacientes que aguardam pela realização do exame. Em segundo lugar, o funcionamento na cidade vai trazer uma economia aos cofres públicos, já que atualmente os exames são contratados pela Prefeitura junto à iniciativa privada – destacou Brito.
A Secretaria Municipal de Saúde, que funciona no Centro Administrativo da Prefeitura de Resende, entre 8 e 17 horas (segunda à sexta-feira), alerta os pacientes com pedidos já apresentados para esse tipo de diagnóstico por imagem para que compareçam à instituição visando atualizar seus dados. As informações atualizadas serão repassadas à Secretaria de Saúde do Estado, que vai agendar o exame. A ressonância é indicada para identificar alterações na parte óssea e muscular, como problemas de hérnia, de coluna, no joelho e em ligamentos, entre outros.
Assim como a Unidade de Tomografia Móvel, o serviço de Ressonância Móvel foi lançado pelo Governo do Estado com objetivo de atender aos moradores de cidades onde não há esse tipo de exame na rede pública de saúde ou nas quais o sistema atual existente não é capaz de suprir a demanda. Em Resende, a realização dos exames para pacientes do SUS é feita por unidades particulares contratadas pelo Município.
No ano passado, Resende foi o primeiro município do Estado do Rio de Janeiro a receber a Unidade de Tomografia Móvel, que atendeu na época mais de 200 pacientes do Município. O lançamento do serviço na cidade, no pátio da unidade do Corpo de Bombeiros, onde o tomógrafo ficou instalado, contou com as presenças do governador Sérgio Cabral e do vice-governador Luiz Fernando de Souza Pezão, ambos do PMDB; do secretário estadual de Saúde e de Defesa Civil, Sérgio Cortes; do prefeito José Rechuan (DEM) e do secretário municipal de Saúde, Daniel Brito.
Consciência negra: Prefeitura vai entregar certificado almirante negro joão cândido

Noite de samba, capoeira, jongo, dança e cerimônias religiosas: outras atividades marcadas


A Prefeitura realizará várias ações para marcar a Semana da Consciência Negra em Resende. As atividades, que serão desenvolvidas por meio da Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, começam neste sábado, dia 13 de novembro, e vão até o dia 20, com tema “Mais que a sua cor, mostre a sua raça”. O ponto alto da programação vai ser a homenagem a personalidades que contribuíram de alguma forma para o debate sobre as questões raciais, ou para a preservação da cultura negra.
De acordo com a coordenadora do órgão, Sônia Freitas, 14 pessoas serão homenageadas durante a solenidade, que será realizada no dia 17 de novembro (quarta-feira), às 19 horas, no plenário da Câmara Municipal. Elas receberão o Certificado Almirante Negro João Cândido. O nome da honraria é uma homenagem ao marinheiro conhecido como Almirante Negro, que liderou a Revolta da Chibata, em 1910, no Rio de Janeiro, contra os maus-tratos impostos aos marinheiros de baixas patentes, que eram punidos com chibatadas.
- Nessa solenidade iremos homenagear várias personalidades, como o senhor Manoel Aldão da Silva, pela sua história de luta em favor do negro. Ele já é falecido, mas sua família irá receber o certificado como um reconhecimento por seu trabalho e seu histórico ligado às questões negras. – explicou Sônia, salientando que, na mesma solenidade, a cantora Marina Padilha irá apresentar a canção “O Almirante Negro”, de Jorge Linhaça.
Ex-jogador do Resende Futebol Clube, Manoel Adão foi funcionário da Rede Ferroviária Federal e fundador do Bloco Carnavalesco Última Hora, que em décadas passadas era uma das grandes atrações do carnaval de rua em Resende.
Serão homenageados ainda na cerimônia a jongueira Estelina Ferreira; os mestres de capoeira Nilson Correa e Luiz Claudio de Freitas; o professor de capoeira, Uilian Henrique; os professores e militantes do movimento negro de Resende Giovanna da Silva Macedo, Adriana Angelina, Marcelo Césio Silva e Elon Viana; o juiz Especial Civil Roberto Henrique dos Reis, que na última terça-feira, 09, ministrou palestra sobre o Estatuto da Igualdade Racial, na AEDB (Associação Educacional Dom Bosco); a jornalista Juliana Souto, apresentadora do RJTV, noticiário da TV Rio Sul, por suas reportagens em favor da causa negra; a assessora da Pastoral Afro Fátima Vilma; e o superintendente de Relações Comunitárias da Prefeitura de Resende, Ubiratan de Oliveira, o Birinha; além de um outro homenageado cujo nome será divulgado antes da cerimônia.
Prefeitura de Quatis capacita pessoal de apoio para reciclagem

Objetivo e que merendeiras e serventes saibam como separar o lixo

A prefeitura de Quatis, por meio das secretarias de Educação e de Meio Ambiente, realiza nesta quarta e quinta-feira, dias 10 e 11, um curso de capacitação para o pessoal de apoio que atua nas escolas do município. Durante dois dias, 72 merendeiras e serventes aprenderão a separar o lixo produzido nos colégios.
“A ideia é que elas sirvam de exemplo no cotidiano dos alunos e ajam como agentes multiplicadores do Recicla Quatis”, disse a secretária de educação, Aldjane Prata, referindo-se ao programa relançado pelo prefeito José Laerte d’Elias há um mês, que tem como objetivo organizar, de forma diferenciada, resíduos sólidos que podem ser reaproveitados.
O grupo que receberá a capacitação será dividido em duas turmas. A primeira, que abrange trabalhadores das escolas municipais Julieta Pereira Sampaio, Maria Helena Rafael de Elias, Edméia Dulce de Barros Franco e Henry Nestlé, participará do curso nesta quarta, durante todo o dia.
Na quinta, a capacitação será oferecida às serventes e merendeiras da creche municipal e da creche comunitária, das escolas rurais e das escolas municipais Pessoa de Barros e CIEP 492 Municipalizado Marciana Machado de Elias.
“Essas pessoas estão nas escolas e, além de produzirem a merenda escolar, têm convivência com os alunos. A atuação delas dentro do Recicla Quatis é fundamental para a observância dos estudantes e a disseminação do ideal do programa”, explicou o secretário de Meio Ambiente do município, Alexandre Rocha.
Desde o relançamento do programa, já foram capacitados catadores de lixo seco, catadores de lixo úmido, agentes de saúde, que estão visitando as residências do município para distribuir os sacos nos quais o material reciclável será acondicionado e, nesta etapa, merendeiras e serventes.
Para o prefeito José Laerte d’Elias, que esteve presente à primeira parte dos trabalhos desta quarta-feira, o processo de capacitação é apenas uma das fases do programa. “É a parte mais importante, porque é aqui que todos vão aprender o funcionamento do Recicla Quatis e saber como proceder para o recolhimento do lixo e até como multiplicar a ideia do programa”, detalhou ele. “Depois da capacitação vem a prática, o dia a dia do Recicla, o recolhimento e a separação do lixo”, acrescentou José Laerte.

Pepeu Gomes esquenta Work Show
 Guitarrista deu show de técnica, musicalidade e simpatia


Um público extasiado assistiu na noite desta segunda-feira (dia 9) a apresentação do guitarrista Pepeu Gomes no projeto Work Show, realizado pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O Work Show une apresentações musicais e uma conversa dos artistas com os espectadores, em um formato diferenciado e participativo. As apresentações do Work Show são realizadas no Teatro Municipal Professor Jésus Moreira Maciel, no Colégio João XXIII.
O cantor e compositor Pepeu Gomes, considerado um dos melhores guitarristas do mundo, segundo a imprensa especializada, brindou o público de Volta Redonda com uma apresentação que uniu técnica e emoção, além de muita simpatia para responder às perguntas da plateia. No palco, Pepeu estava acompanhado de sua banda e do filho, Felipe Gomes, que começa a trilhar o mesmo caminho do pai na guitarra.
Na apresentação, Pepeu alternou execuções de músicas instrumentais com um bate-papo descontraído com a plateia, sempre ávida por informações e esclarecimentos do músico. Uma das revelações do artista, por exemplo, despertou risos no público. “Para seguir a carreira de músico, tive que fugir de casa. Depois, já com meu nome firmado no mercado, voltei e pedi desculpas para o meu pai. Graças a Deus ele aceitou!”, contou o guitarrista.
Outro ponto de destaque da conversa foi quando Pepeu lamentou a falta de espaços para artistas que fizeram história na música brasileira. “Temos gente de qualidade que não tem mais vez na mídia. Isso mostra a falta de compromisso com a qualidade, porque hoje coisas sem qualquer conteúdo têm prioridade por conta de pressões comerciais”, lamentou.
Ao fim do evento, ficou clara a satisfação do guitarrista com a iniciativa da Prefeitura de Volta Redonda. “Quero dar os parabéns à Prefeitura de Volta Redonda. Isso é fazer cultura de forma transparente e sincera. Sempre digo que a música deveria ser disciplina nas escolas. A população tem esse direito”, disse Pepeu Gomes. Para Cristiano Rosemberg, promotor de eventos da SMC e organizador do Work Show, a noite cumpriu seu objetivo. “Tivemos a presença de um público seleto e que entendeu a mensagem do projeto. Foi uma segunda-feira de gala”, definiu Rosemberg.


Primeira turma da Guarda Mirim se forma nesta quarta-feira (10)

Segunda turma do projeto inicia também nesta quarta-feira

        A primeira turma da Guarda Mirim de Volta Redonda, projeto realizado pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda, por meio da Guarda Municipal (GMVR), encerra o curso nesta quarta-feira (dia 10), quando será realizada uma cerimônia de formatura, às 18h, na quadra da sede da GMVR, na Ilha São João.  
        A cerimônia de formatura vai contar com a presença do prefeito Antônio Francisco Neto; do secretário municipal de Administração, Carlos Macedo; do comandante da GMVR, major Luiz Henrique Monteiro Barbosa, entre outras autoridades municipais, além dos alunos e pais de alunos. No mesmo dia será lançada a segunda turma de guardas mirins, que participará de um curso com carga horária de 280 horas (cerca de dois meses de duração).
        Os primeiros 50 estudantes que participaram do projeto foram escolhidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e estudam em 17 escolas de bairros diferentes de Volta Redonda. Todos estavam cursando, na época, o 7º ano do Ensino Fundamental da rede municipal, com idade média de 12 anos. O projeto foi criado através de uma parceria entre a Prefeitura de Volta Redonda e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, com o objetivo de prevenir a violência e a criminalidade.
        Após o sucesso alcançado com o primeiro projeto, muito elogiado pelos participantes e pelos pais e responsáveis, o comando da Guarda Municipal de Volta Redonda decidiu continuar com a Guarda Mirim, dando oportunidade aos inúmeros estudantes que entraram em contato com a GMVR, interessados em fazer parte do projeto. “Vamos continuar a passar para as crianças as noções de Planejamento familiar; primeiros socorros; Ética; Direitos Humanos e Cidadania; Prevenção ao uso de entorpecentes; Defesa do patrimônio; Prevenção da violência doméstica; Saúde pública; Educação no trânsito; Prevenção ao uso de drogas (lícitas); Oficina do esporte, entre outras disciplinas, para que se tornem multiplicadores nas suas escolas e famílias”, disse o comandante da GMVR, major Luiz Henrique Monteiro Barbosa.
        Os 50 novos alunos serão divididos em duas turmas – manhã e tarde - e foram escolhidos junto com a SMAC (Secretaria Municipal de Ação Comunitária), através dos Cras (Centro de Referência e Assistência Social). Esta nova turma foi formada exclusivamente por moradores do bairro Água Limpa, com crianças de idade entre 10 e 12 anos, todos estudando em escolas públicas. A nova turma inicia as suas atividades na quarta-feira, dia 10, das 8h às 11h, e das 14h às 17h. As aulas se encerram no dia 22 de dezembro e, logo após, haverá o encerramento com uma viagem cultural e histórica para Petrópolis.

39ª Feira da Primavera começa nesta sexta-feira (dia 12) na Ilha São João

Festa é considerada o maior evento solidário do interior do Estado


             A 39ª edição da Feira da Primavera – o maior evento solidário do interior do Estado do Rio de Janeiro - começa na próxima sexta-feira (dia 12), na Ilha São João, em Volta Redonda, e promete agitar o fim de semana da cidade. Na festa serão comercializadas comidas típicas nas barracas administradas pelas 16 entidades filantrópicas que fazem parte do Núcleo de Ação Comunitária (NAC).
            Haverá ainda um pavilhão cultural com shows de violão, poesias, exposição de fotografias e artes plásticas, Feira Ponta de Estoque, stands com diversos produtos, concursos da Rainha da Feira da Primavera e da barraca mais bonita e organizada e show com bandas da região.
            A abertura do evento será às 18 horas, na sexta-feira, 12, e contará com a presença do prefeito Antônio Francisco Neto. A Feira da Primavera também traz este ano três grandes shows com artistas e bandas de renome nacional. Na sexta-feira (dia 12) se apresenta o grupo Hori, banda do vocalista Fiuk, filho do cantor Fábio Junior. No sábado (dia 13), o show fica por conta do romântico cantor sertanejo Leonardo e para encerrar a festa, no domingo (dia 14), véspera de feriado, o cantor Diogo Nogueira promete agitar o evento com muito pagode.

Professora do UGB lança livro na Livraria Veredas

Evento acontecerá no próximo dia 12, às 19 horas, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda.

A Psicóloga, Viviane Andrade Pereira, que é professora do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), lançará no próximo dia 12 de novembro, o livro ‘Corpo ideal Peso Normal – Transformações na Subjetividade Feminina’ pela Editora Juruá.
 O lançamento acontecerá às 19 horas, na Livraria Veredas, localizada na Rua 14, nº 350, Pontual Shopping, 2º piso, Vila Santa Cecília, em Volta Redonda.
 Viviane Andrade Pereira é  Mestra em Psicologia Social pela UERJ; Psicóloga e Psicanalista. Atua na área de docência e no consultório. Além disso, é formada em Letras e Professora dos Ensinos Fundamental e Médio.
 Sinopse do livro:
 “Na adolescência, deparei-me com as primeiras revistas de dieta, geralmente acopladas a alguma revista feminina ou como edição extra. Não havia a profusão de revistas dedicadas à estética e à beleza como existe hoje. Comecei a entender o universo de dietas, calorias e exercícios físicos e a fórmula pareceu-me fácil: consumir menos do que se gastava. Apesar de não ter muitos quilos a perder, o emagrecimento vinha sempre acompanhado de elogios, somado à sensação de que, ao ter atingido a minha meta, seria possível também comandar a própria vida.
A construção de metas e o significado que o processo de emagrecimento tem, para além dos gramas perdidos, são um conjunto fascinante para compreender parte do que se concebe como “universo feminino”. Na atualidade, além das academias de ginástica, foram introduzidas técnicas mais diretivas, invasivas, de controle exclusivo de um outro de quem as mulheres parecem depender para atingir a felicidade.
Magreza e beleza parecem tornar-se categorias absolutas, desprovidas de qualquer sustentação temporal, significado histórico ou de apropriação singular. A leitura deste trabalho é um convite a mergulhar em um mundo onde o cuidado de si está no espelho da outra”.

Angra: Nova Escola Municipal Santos Dumont foi entregue à população com grande festa

Unidade  passa a ser a maior de Angra, atendendo a quase 2 mil alunos

A obra foi entregue à população pelo prefeito de Angra Tuca Jordão, acompanhado da primeira-dama e subsecretária de Gestão de Projetos, Alessandra Jordão e demais autoridades
A entrega da obra de reconstrução da Escola Municipal Santos Dumont, na noite de segunda-feira, 11, foi uma daquelas cerimônias marcadas pela emoção e com grande participação dos moradores. Mas isso já era de se esperar, pois a unidade escolar sempre foi uma referência para a Japuíba, onde foi construída em 1972. A antiga instalação, que atendia 390 alunos, foi demolida. No local foi erguido um prédio que passa a receber 1.890 crianças e adolescentes em três turnos. São 2.290,60 m² de área construída em dois pavimentos, que abrigam 21 salas de aula, cozinha, refeitório, salas de vídeo e de informática, pátios coberto e aberto, elevador, banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais e uma biblioteca, que recebeu o nome do ex-prefeito João Luiz Gibrail Rocha, presente à cerimônia.
Para a festa, a Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação preparou uma série de atividades. Antes da cerimônia, houve uma apresentação do grupo Quintal do Circo no pátio externo. Com a chegada das autoridades, no pátio interno, os alunos da escola fizeram a apresentação das músicas “Cuida de mim” e “Montanha”, que emocionaram a todos. Alunos da Escola Municipal Cacique Cunhambebe também se apresentaram com a banda Um Mundo Novo.
A obra foi entregue à população pelo prefeito de Angra Tuca Jordão, acompanhado da primeira-dama e subsecretária de Gestão de Projetos, Alessandra Jordão; do vice-prefeito Essiomar Gomes; da secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Luciane Rahba; da secretária de Obras, Habitação e Serviços Públicos, Elenize Cambeiro Santana; do secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares; da diretora da escola Roselaine Rabelo; dos ex-prefeitos Fernando Jordão e João Luiz Gibrail Rocha, este homenageado ao dar seu nome à biblioteca da unidade. Também estiveram presentes os vereadores José Antônio, Leandro Silva, Jorge Eduardo, Parente e Ricardo Dutra, além de todos os secretários municipais e presidentes das fundações e autarquia municipais.
A secretária Luciane lembrou que a Escola Municipal Santos Dumont foi a primeira unidade municipal a ser inaugurada em Angra, em 1972, e continua sendo pioneira.
“Estamos entregando hoje à população a maior, mais completa e mais bonita escola de Angra dos Reis. Agradeço a todos que trabalharam muito para que esse sonho fosse realizado e desejo que professores e alunos sejam muito felizes neste lugar, alcançando seus objetivos de crescer no conhecimento”, disse Luciane.
Para lembrar a trajetória da escola, uma retrospectiva foi apresentada em telão, prendendo a atenção de todos para os quase 40 anos de ensino. Para a diretora Rosilaine, a escola é uma extensão da casa dos alunos e dos professores e por isso deve ser um lugar agradável.
“A escola é um lugar de sabedoria, de respeito e de amizade. Aqui passamos boa parte do dia, sendo uma extensão da nossa casa. Acredito que vamos ser muito felizes neste novo lar, aprendendo juntos a cada dia. Vamos aproveitar este espaço tão desejado”, comentou Roselaine.
O vice-prefeito destacou a importância da educação para o Governo Municipal, sendo um dos pilares da política desenvolvida.
“Estamos investindo em educação porque é através dela que garantimos um futuro melhor para nossa cidade. Já entregamos duas escolas em horário integral: em Monsuaba e no Saco do Céu, na Ilha Grande. Agora, estamos realizando este sonho de entregar aos moradores da Japuíba esta escola tão desejada por todos nós”, destacou Essiomar.
Já o prefeito Tuca, emocionado, disse que estava feliz com a entrega da escola, mas garantiu que ainda vai proporcionar muitas outras alegrias aos moradores da Japuíba com as obras que serão realizadas.
“A alegria em entregar essa escola aos moradores de Angra é muito grande. Espero que todos os alunos cuidem desse espaço que é deles com muito carinho. Fizemos o melhor porque essas pessoas merecem isso. Porém, ressalto que meu coração só estará tranquilo quando eu entregar tudo que prometemos. Farei isso, entregando o Hospital da Japuíba, a dragagem do Rio Japuíba e asfalto em diversas ruas do bairro. É um orgulho poder fazer parte deste momento de Angra, em que entregamos uma escola para quase 2 mil alunos”, completou Tuca.

Saae-VR realiza manutenção nas redes pluviais da Vila Santa Cecília

Ruas 18 e 18 A estarão fechadas na manhã desta quarta-feira (dia 10), para realização de ‘teste de fumaça’

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR) realiza na quarta-feira (dia 10), nas ruas 18 A, 18 B, 31 e 27, na Vila Santa Cecília, um “teste de fumaça”, que tem como objetivo detectar ligações pluviais conectadas irregularmente nas redes de esgoto.
As ruas 18 e 18 A estarão fechadas a partir de 7h. As demais ruas não serão fechadas. De acordo com a direção do Saae-VR, ligações pluviais em redes de esgoto ocasionam o entupimento e rompimento das redes e ramais de esgoto, podendo até ocasionar o retorno dos dejetos para dentro das casas.
No caso da confirmação da ligação irregular, o morador será notificado pelo Saae-VR, que dará um prazo para a regularização da rede. O não cumprimento do pedido ocasionará no corte do abastecimento de água e a emissão de uma multa.

Angra: Cultuar vai movimentar Monsuaba com a lona de circo do projeto Cultura Itinerante

Shows musicais, espetáculos teatrais, dança e brincadeiras gratuitas para toda a população nos dias 20 e 21 de novembro


Todos os moradores de Monsuaba e bairros próximos estão convidados a participar de um fim de semana recheado de atrações culturais, nos dias 20 e 21 de novembro, com a programação do projeto Cultura Itinerante oferecida pela Fundação Cultural de Angra (Cultuar), em uma grande lona de circo que será montada no Campo de Futebol dos Bandeirantes, perto da quadra coberta.
Show musical, teatro, atividades recreativas para crianças, capoeira, exposição de artes plásticas e oficina de pandeiro vão movimentar a comunidade no sábado, das 14h às 22h30, e no domingo, das 10h às 14h.
O projeto foi criado para valorizar os artistas da cidade oferecendo oportunidades para que possam se apresentar em todos os cantos da cidade,inteiramente de graça, para que um número maior de pessoas tenha acesso à cultura perto de casa.
O Cultura Itinerante é um um projeto criado pela prefeitura e a Fundação Cultural de Angra (Cultuar). Recebe apoio financeiro do Governo do Estado do Rio, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Padec) e do Ministério da Cultura. Já foi realizado na comunidade do Parque Mambucaba e também será montado na Japuíba, Frade e no Centro.

Seminário em Volta Redonda discute Políticas Públicas de Igualdade Racial na região Sul Fluminense

Evento será realizado nesta quarta-feira (10), de 14h às 18h, no Auditório da PMVR


Um seminário vai que será realizado nesta quarta-feira (10), de 14h às 18h, no Auditório da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, vai avaliar as políticas públicas de promoção da igualdade racial na região Sul Fluminense. O seminário Balanço das Políticas Públicas para a Promoção da igualdade Racial no Vale do Paraíba Fluminense é um evento realizado pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), por meio do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da universidade, do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH), também da UFRJ, e o Observatório de Ouvidoria e Democracia Participativa, em parceria com a Prefeitura Municipal de Volta Redonda, por meio do Conselho Municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Racial.
O coordenador do Memorial Zumbi dos Palmares e presidente do Conselho Municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, Sérgio Gabriel, o Brí, disse que o momento será de avaliar o avanço político do Estatuto da Igualdade Racial nos municípios da região sul fluminense. “Queremos saber como está a situação atual, prevista na política nacional de igualdade racial”. O conselho municipal foi criado em 2007, conta com 20 cadeiras, 10 conselheiros representando a administração e 10 conselheiros para a sociedade civil. A sede é no Memorial Zumbi dos Palmares, na Vila Santa Cecília.
Segundo a coordenação do evento, ao longo dos últimos anos, os diversos níveis de governo têm feito esforços para promover o debate e políticas que atendam aos setores e grupos sociais até então excluídos, focando principalmente a comunidade negra. O objetivo do seminário é dar impulso aos projetos que estimulem a formação de gestores públicos para a promoção da igualdade racial na região Sul Fluminense, considerando as características de cada região e as diversas ações em âmbito nacional.
        A participação da UFRJ é considerada fundamental na formação dos novos gestores e fortalecimento do intercâmbio entre a universidade e outras instituições de ensino, com os governos estaduais e federais, os movimentos sociais e a sociedade civil: “Os coordenadores do seminário entendem que as propostas e políticas governamentais para os setores historicamente excluídos, merecem reflexões dentro da comunidade acadêmica, tendo como foco os seus alcances e as suas visibilidades para a sociedade civil como um todo”, explicou Sérgio Bri.
A abertura do evento, às 14h, será feita pelo prefeito Antônio Francisco Neto; a professora Marilea Venâncio Porfírio, diretora do NEPP-DH; e o professor Elidio Marques, coordenador de Ensino do núcleo. A coordenação geral do seminário que vai avaliar as políticas públicas previstas no Estatuto de Igualdade Racial (lei federal), é do professor Vantuil Pereira, coordenador de Extensão do Núcleo de Estudos e Direitos Humanos da UFRJ.
Está prevista ainda a participação do reitor e da vice-reitora da UFRJ, respectivamente Aloísio Teixeira e Sylvia Vargas Melo. O seminário de avaliação terá também a presença de João Carlos Nogueira, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR); Patrícia Magno, defensora pública em atuação no NEPP-DH, graduada em Direitos Humanos pelo Centro de Direitos Humanos da Universidade Del Chile. O advogado Sebastião de Oliveira representará outros municípios do Sul Fluminense. As inscrições serão feitas no local do evento.

Resende: Hemonúcleo realiza campanha de doação de sangue
 
Ação pretende reforçar estoques para o fim de ano


O HEMONÚCLEO (Núcleo de Hemoterapia de Resende) realiza, de 22 a 26 de novembro, a Semana do Doador de Sangue, que terá como objetivo incentivar a doação de sangue no município e comemorar o Dia Nacional do Doador (25 de novembro). Com uma carência de aproximadamente 60 bolsas de sangue por mês, a unidade pretende sensibilizar os doadores para aumentar o estoque nestas últimas semanas do ano.
Segundo o coordenador médico do Hemonúcleo, Paulo Marcos Farias, o mês de dezembro é considerado crítico devido às festas de fim de ano e ao período de férias, “o que faz o movimento de doadores cair de forma significativa e os estoques esvaziarem com mais rapidez”.
-  A probabilidade de acidentes de trânsito nessa época é maior por conta do aumento do número de veículos circulando pelas estradas. O Hospital de Emergência é classificada como a unidade de referência pela concessionária Nova Dutra, no trecho entre o distrito de Engenheiro Passos e a cidade de Quatis, o que torna a demanda muito maior do que comporta o estoque do Hemonúcleo. É por isso que essa campanha deve ser considerada muito importante – explica Paulo Marcos.
A Semana do Doador de Sangue acontecerá nas dependências do Hemonúcleo, ao lado do Hospital de Emergência, com atendimento das 7 horas às 10h45m e das 13 às 15 horas. Para doar sangue, é necessário que a pessoa tenha idade entre 18 e 65 anos e pese mais de 50 quilos, não sendo aconselhável o jejum antes da doação.
APOIO – A realização da Semana do Doador, o Hemonúcleo de Resende conta com o apoio de diversas empresas e instituições. São elas: Plamer/Samer, Unimed Resende, INB, Man Latin America, Novartis, Rotary Club, Secretaria de Saúde de Porto Real, Nutrisaúde, FHR (Fundação Hospitalar de Resende), Transportes Urbanos São Miguel, Lanchonete Rei dos Salgadinhos, Rodoshopping Graal Resende, CDL Resende (Câmara de Dirigentes Lojistas), Editora Patronato, Companhia Fluminense de Refrigerantes, Gráfica Riviera, Restaurante Celeiro, Servatis, Lions Clube, Casa dos Cereais (Porto Real), Supermercado Lulinha (Porto Real), Padaria Luso Brasileira, Royal Center, Supermercado Máximo, Padaria Sabor e Thomas Veículos.

Vale: eleição do Presidente do Conselho de Administração

A Vale informa que, conforme indicação da Valepar, acionista controlador da Vale, será submetido à aprovação do Conselho de Administração, por ocasião de sua próxima reunião a ser realizada no dia 25 de novembro de 2010, o nome de Ricardo José da Costa Flores para a Presidência do Conselho de Administração da Vale.
Ricardo Flores é atualmente presidente da Previ, o maior fundo de pensão da America Latina. Ricardo Flores, economista, exerceu os cargos de vice-presidente de Crédito, Controladoria e Risco Global, vice-presidente de Governo, diretor de Seguros, Previdência e Capitalização e diretor de Reestruturação de Ativos Operacionais do Banco do Brasil. Foi Presidente do Conselho de Administração do Banco Nossa Caixa e membro da Diretoria Executiva da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Atualmente é presidente do Conselho de Administração da Brasilcap Capitalização S.A., presidente da Federação Nacional de Capitalização (Fenacap), e vice-presidente da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg).
Ricardo Flores substituirá Sergio Rosa na Presidência do Conselho de Administração da Vale. Sergio Rosa, que ocupou a Presidência do Conselho desde maio de 2003, deu importante contribuição para o processo de consistente criação de valor para os acionistas da Vale nos últimos anos.

Cedae flagra posto de gasolina em inhaúma com lava-jato


Em operação denominada Gato Inflamado, policiais da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) e técnicos da Assessoria de Segurança Empresarial da Nova Cedae flagraram ligação clandestina de meia polegada de diâmetros em posto de combustíveis, sem bandeira, localizado em Inhaúma, Zona Norte. O estabelecimento fica na Estrada Adhemar Bebiano, 3.812.
O gato encontrado na tubulação regular da Cedae abastecia cisterna de 30 mil litros. Com 15 funcionários, o posto tem dois banheiros e mantém um serviço de lava-jato. A Cedae deixou intimação para que o responsável compareça à delegacia para prestar esclarecimentos e notificou o proprietário a apresentar em 15 dias o hidrômetro, não encontrado no local. Se o equipamento não aparecer no prazo estipulado, a empresa será multada.
O empenho da Cedae no combate às ligações clandestinas, que afetam diretamente os contribuintes que pagam pelo serviço, tem sido uma das prioridades da Cedae.  Nos últimos três anos, foram realizadas mais de 7 mil operações para coibir a prática criminosa.
Durante a campanha “Ser legal não custa nada”, os clientes com ligações irregulares poderão regularizar sua situação sem ter que pagar qualquer multa, desde que procurem uma das agências comerciais da Cedae. Os profissionais dessas unidades já estão prontos para regularizar de forma simples e rápida a situação do cliente. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 282 1195 ou pelo site www.cedae.com.br.

Cedae flagra posto de gasolina em inhaúma com lava-jato

Em operação denominada Gato Inflamado, policiais da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) e técnicos da Assessoria de Segurança Empresarial da Nova Cedae flagraram ligação clandestina de meia polegada de diâmetros em posto de combustíveis, sem bandeira, localizado em Inhaúma, Zona Norte. O estabelecimento fica na Estrada Adhemar Bebiano, 3.812.
O gato encontrado na tubulação regular da Cedae abastecia cisterna de 30 mil litros. Com 15 funcionários, o posto tem dois banheiros e mantém um serviço de lava-jato. A Cedae deixou intimação para que o responsável compareça à delegacia para prestar esclarecimentos e notificou o proprietário a apresentar em 15 dias o hidrômetro, não encontrado no local. Se o equipamento não aparecer no prazo estipulado, a empresa será multada.
O empenho da Cedae no combate às ligações clandestinas, que afetam diretamente os contribuintes que pagam pelo serviço, tem sido uma das prioridades da Cedae.  Nos últimos três anos, foram realizadas mais de 7 mil operações para coibir a prática criminosa.
Durante a campanha “Ser legal não custa nada”, os clientes com ligações irregulares poderão regularizar sua situação sem ter que pagar qualquer multa, desde que procurem uma das agências comerciais da Cedae. Os profissionais dessas unidades já estão prontos para regularizar de forma simples e rápida a situação do cliente. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 282 1195 ou pelo site www.cedae.com.br.
Quatis: Palestra fala sobre papel dos municípios na segurança

O tema foi explanado por diretor do Consórcio Intermunicipal de Segurança

O prefeito José Laerte d’Elias assistiu na manhã desta terça-feira, dia 9, no plenário da Câmara de Vereadores, a uma palestra sobre “O papel constitucional dos municípios e o atual cenário regional diante da Segurança Pública”, ministrada pelo diretor-executivo do Consórcio Intermunicipal de Segurança, Jefferson Mamede.
Dentre os presentes, vereadores, secretários municipais, guardas civis, representantes de cidades que compõem o consórcio e a presidente do Conselho Comunitário de Segurança Cida Prado, além do delegado da 100ª Delegacia de Polícia Civil de Porto Real e Quatis, Marcus Drucker.
A palestra mostrou, além do cenário atual da segurança pública regional, o dever e responsabilidade de órgão públicos e governamentais na solução dos problemas ligados à segurança nos municípios. De acordo com o palestrante, todas as cidades têm problemas nesta área e estes problemas têm que ser combatidos por todos e não só pelo poder público.
“Cabe, sim, à prefeitura e ao governo os investimentos, mas cabe a todas as pessoas atitudes que podem melhorar a segurança pública”, explicou. “Som alto fora do horário permitido, briga na rua, entulhos depositados na calçada que deveria estar desobstruída para a passagem de pedestres, tudo isso é desrespeito e colabora para que não haja segurança pública”, enumerou.
A segurança pública é, segundo ele, um processo que inclui prevenção ao crime, para que ele não ocorra, repressão ao crime, quando há índices que precisam recuar, e reinserção, que é a necessidade de investimentos na recuperação de egressos do sistema penitenciário, assim como sua reinserção à sociedade.
Para o prefeito, tornar o assunto público e presente na vida dos munícipes é reforçar a ideia de que administração e comunidade podem atuar juntas. “A prefeitura investe em educação, saúde, meio ambiente e segurança. As pessoas cuidam do seu lixo, do seu espaço, respeitam-se umas às outras. O resultado disso é a melhora na qualidade de vida dos cidadãos”, destacou José Laerte. “Com essa união, além de atingir o objetivo de baixar a criminalidade ao nível zero, o município ainda vai galgar mais um degrau na busca por se transformar numa Cidade Educadora”, completou.
Logo após a palestra, diretores do Consórcio Intermunicipal se reuniram para a Câmara Técnica de Segurança, uma reunião interna, para definir diretrizes da equipe.
O consórcio foi criado há um ano, é exigência do Governo Federal para que os municípios pleiteiem verbas da União para o segmento, e é a reunião dos governos de treze cidades: Quatis, Porto Real, Resende, Volta Redonda, Vassouras, Piraí, Rio Claro, Pinheiral, Barra do Piraí, Valença, Rio das Flores, Valença e Barra Mansa.
“O Consórcio foi criado para possibilitar a discussão de uma política de segurança pública regional junto à população. Entre os objetivos, há a intenção de reavaliar e esclarecer a função de cada órgão público de segurança nesses municípios”.

Angra dos Reis: Começou remoção de carros abandonados

A Subsecretaria de Transportes e Trânsito de Angra começou, na terça-feira dia 9, uma operação para remover das ruas carros abandonados e em mau estado de conservação.


A ação foi iniciada no Morro da Fortaleza, próximo ao Centro, onde um veículo sem rodas, com a estrutura já enferrujada, foi recolhido pelo reboque da subsecretaria. “Na cidade encontramos cerca de 40 automóveis nessa situação de abandono e mau estado”, disse o subsecretário Robson Andrade.
De acordo com levantamento feito pela subsecretaria, o tempo médio de abandono dos carros na cidade é de seis meses. Quando estão em locais permitidos para estacionamento, a prefeitura busca informações no Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ) e na Delegacia de Roubos e Furtos de Autos (DRFA). O motivo é que, em caso de envolvimento com algum tipo de crime, o veículo só pode ser retirado pela polícia. “É um trabalho que deve ser feito com cuidado, para se respeitar a legislação, e nós já o fizemos”, disse o subsecretário de Trânsito.
Segundo Robson Andrade, o Código de Trânsito Brasileiro não prevê a remoção de veículos abandonados. “Mas é importante destacar que uma das atribuições da prefeitura é com a ordem e limpeza urbanas”, afirmou ele. A outra vantagem, para toda a população, é a liberação de novas vagas na cidade.
O destino dos carros retirados das ruas é o Depósito Público Municipal. A Subsecretaria de Transportes e Trânsito ressalta que sempre que é possível localizar o proprietário, ele é informado da situação. Quando o estado de conservação é muito ruim, o automóvel é simplesmente removido.

Projeto proíbe cobrança extra por uso de TV e Geladeira em Hospital

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) votará, em primeira discussão, nesta quarta-feira (10), o projeto de lei que proíbe a cobrança por clínicas e hospitais particulares pelo uso de TV e geladeira em quartos e suítes.
A proposta, que foi apresentada pelo deputado Armando José (PSB), ainda estabelece uma multa de mil Ufirs em caso de descumprimento dessa norma.
“Quarto particular e suíte já inclui benefícios especiais, e, paga-se pelos mesmos, quer seja no aspecto particular ou por plano de saúde”, alega o parlamentar.

Prefeitura condenada por confundir alergia com abuso sexual

Prefeitura confunde alergia com abuso sexual, manda menor para abrigo e é condenada a indenizar pais.

O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou a Prefeitura de São José dos Campos, cidade localizada no Vale do Paraíba paulista, a indenizar em R$ 70 mil os pais acusados injustamente de abuso sexual contra a filha.
O caso envolveu a ação de integrantes do Conselho Tutelar, que confundiram alergia com estupro, separaram a menina da família e a mandaram para um abrigo de menores, sem que os acusados fossem ouvidos.
O equívoco sobre o suposto abuso aconteceu em março de 2000, quando a criança tinha quatro anos. O caso só foi solucionado agora, mais de dez anos depois, pelo Tribunal de Justiça. A prefeitura ainda pode recorrer aos tribunais superiores em Brasília.
A confusão só foi desfeita com a intervenção do Ministério Público, que decidiu ouvir os pais e o médico que cuidava da criança. Os primeiros negaram qualquer abuso. O segundo esclareceu que a menina sofria de alergia. O médico contou que havia um quadro de irritação vaginal e que ele mesmo havia informado a escola sobre a situação.
Diante das provas, o promotor de justiça pediu à Justiça que determinasse a devolução da menina a seus pais. Inconformada com a atitude do Conselho Tutelar, a família ingressou com ação de indenização. Pediu R$ 70 mil pelo dano moral sofrido com a separação temporária da criança e a sua internação em um abrigo.
A Justiça de São José dos Campos aceitou em parte o pedido da família e mandou a Prefeitura pagar indenização de R$ 30 mil. O caso foi parar no Tribunal de Justiça de São Paulo. A Prefeitura pediu sua absolvição, e os pais, o aumento da indenização.
A prefeitura alegou que o Conselho Tutelar agiu de acordo com a lei. Segundo a defesa do município, quando se trata de suposto abuso sexual contra criança, cometido pelo seu pai, é dever da autoridade retirar a criança do convívio familiar. O objetivo seria evitar danos e constrangimentos maiores à menina caso as denúncias fossem confirmadas.
“É melhor assumir os riscos do que ignorar a possibilidade da menor continuar sofrendo abusos, e, se a denúncia não restou comprovada, o Conselho Tutelar não pode ser condenado por cumprir seu dever legal”, sustentou a Procuradoria do Município.
O casal argumentou que a atitude dos conselheiros foi ilícita e que o valor da indenização deve ser aumentado pela dor e sofrimento experimentado por eles e pela criança.
O Tribunal condenou a forma como o Conselho Tutelar conduziu a investigação do suposto abuso sexual, que depois foi comprovado como inexistente. A câmara que julgou o recurso entendeu que o valor fixado pelo juiz de São José dos Campos foi muito baixo para compensar o sofrimento das vítimas do abuso e determinou que a indenização seria de R$ 70 mil.


Pagamento antecipado gera desconto

 
No Estado do Rio é lei, porém, quase ninguém tem conhecimento da sua existência.
A possibilidade de descontos em financiamentos e empréstimos por pagamento antecipado já é lei e, agora, terá que ser melhor divulgada em todo o Estado.
A determinação consta da Lei 5.834/10, de autoria do deputado Armando José (PSB), sancionada pelo governador Sérgio Cabral Filho e já publicada no Diário Oficial da última quinta-feira (4).
A divulgação da regra, que busca garantir o acesso da população ao beneficio que já tem 20 anos, será feita no local do financiamento, no contrato assinado e em todas as páginas dos carnês.
“A lei existente contempla o consumidor, mas não temos no Rio notícias de seu cumprimento. Tudo isso ocorre exatamente porque não existe interesse em esclarecer essa possibilidade ao cliente, o que esta nova norma pretende evitar”, afirmou o parlamentar.

Combate à tortura tem edital publicado hoje

O edital de eleição para a ocupação de seis vagas do Mecanismo Estadual para a Prevenção e Combate à Tortura do Rio de Janeiro, para os mandatos de 2011/2012 e 2011/2014, será publicado no Diário Oficial do Poder Legislativo desta quarta-feira (10), data em que os candidatos já poderão se inscrever.
O documento foi aprovado, na última segunda-feira (8), durante reunião do Comitê de Combate e Prevenção à Tortura, na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).
O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Alerj, deputado Marcelo Freixo (PSol), que também faz parte do comitê, intermediou a discussão.
“O Mecanismo terá o papel de fazer o monitoramento e as visitas aos locais de privação de liberdade, para a prevenção da tortura e de maus-tratos.
Já no ano de 2011 vamos conseguir garantir o funcionamento deste instrumento, com a garantia de orçamento para seu funcionamento, cumprindo a Lei 5.778/10”, afirmou o parlamentar, que é co-autor da norma, ao lado do presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB), e do deputado Luiz Paulo (PSDB).

Arquivos de Dilma Rousseff não foram liberados
 
Além dos questionamentos feitos ao projeto Memórias Reveladas, a Abraji e a Transparência Brasil criticam o bloqueio que Carlos Alberto Marques Soares, presidente do Superior Tribunal Militar (STM), impôs aos documentos dos processos envolvendo a presidente eleita Dilma Rousseff, que ficou presa durante a ditadura militar por cerca de três anos.
Em março, Soares ordenou que os arquivos que envolviam Dilma e outros candidatos fossem ser guardados no cofre do STM.
"Não quero uso político [do STM]. Não vou correr risco no período eleitoral", afirmou Soares à Folha de S. Paulo, em agosto deste ano.
O jornal, então, protocolou mandado de segurança para ter acesso aos autos do processo que envolviam Dilma Rousseff.
O julgamento chegou a ser iniciado, mas teve de ser suspenso devido a uma manobra jurídica feita AGU (Advocacia Geral da União), que pediu vista do processo.
“Não se pode questionar o uso de documentos públicos. Isso é censura”, afirma Weber Abramo.
Na ocasião, a ministra Carmen Lúcia, do STF (Supremo Tribunal Federal), classificou a medida de "censura prévia", mas não deu continuidade ao pedido, ao contrário mandou arquivar o pedido do jornal para que os arquivos fossem liberados, sob o argumento de que o Supremo deveria esperar terminar o julgamento no STM.

Abraji e Transparência Brasil se retiram de seminário do Arquivo Nacional e acusam órgão de censura
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a organização Transparência Brasil cancelaram a participação no seminário organizado pelo Memórias Reveladas - órgão subordinado ao Arquivo Nacional - para tratar do direito ao acesso a documentos públicos. 


As entidades argumentam que o órgão impede ou dificulta o acesso a documentos do período da ditadura militar.
O projeto Memórias Reveladas foi criado em 2009 por Dilma Rousseff, à época ministra-chefe da Casa Civil, para facilitar o acesso a esse tipo de documentação.
“A instituição [Arquivo Nacional] tem agido de forma incompatível com a própria motivação do seminário em questão”, afirmou Claudio Weber Abramo, diretor-executivo da Transparência Brasil, em carta enviada ao diretor-geral do Arquivo Nacional.
De acordo com os historiadores Jessie Jane e Carlos Fico, o Arquivo Nacional estava restringindo o acesso a documentos da ditadura militar sob a alegação de que jornalistas estariam fazendo uso indevido das informações, buscando dados de políticos envolvidos na campanha eleitoral.
Segundo Carlos Fico, o fato foi presenciado por uma orientanda sua na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), que não conseguiu obter acesso aos documentos que procurava.
Jane Vieira afirma também que o projeto se desvirtuou da sua ideia original e passou a burocratizar o acesso aos documentos.
O coordenador-geral do Memórias Reveladas e presidente do Arquivo Geral, Jaime Antunes da Silva, negou que haja censura ou uma política de restrição ao acesso dos documentos.
Segundo ele, o que houve no episódio da orientanda foi uma tentativa de agilizar o acesso aos dados que acabou sendo interpretada como uma restrição.
Para o jornalista Fernando Rodrigues, presidente da Abraji, colunista do UOL e da Folha de S. Paulo, a falta de transparência no acesso a informações públicas é um traço da cultura brasileira e reflete a incipiência da democracia no país.
“Vigora no Brasil a cultura da opacidade. Na dúvida [se pode divulgar um documento], o agente público decide não divulgar”, afirma.
“A democracia no Brasil é uma criança ainda. É natural que ocorram esses solavancos. Mas esse e outros defeitos ainda podem ser corrigidos”, concluiu.

Historiadora denunciou censura no Arquivo Nacional


A historiadora Jessie Jane Vieira de Sousa foi o estopim da crise, que está assolando o Arquivo Nacional, por impedir o acesso de documentos da época da ditadura.
Jessie e outro historiador, Carlos Fico, que ocupavam, respectivamente, os postos de presidente e vice-presidente do Comissão de Altos Estudos do Memórias Reveladas, na semana passada, pediram o desligamento da instituição.
Acabaram por ocasionar a retirada de entidades não governamentais do seminário do seminário que estaria sendo realizado (veja matéria nesta página).
Jessie Jane é professora do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) e  foi diretora do Instituto de janeiro de 2006 a janeiro de 2010. Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em História Social pela UFRJ.
Filha de um trabalhador mineiro, Jessie Jane se filiou à Ação Libertadora Nacional (ALN) em 1969. Na ALN conheceu Colombo e com ele viveu na clandestinidade até 1970. Ambos foram presos no dia 1º de julho de 1970, quando executavam a ação de seqüestro do Caravelle PP-PDX da Cruzeiro do Sul, no Rio de Janeiro.
Estava com 21 anos quando foi presa e barbaramente torturada. Permaneceu nove anos na penitenciária de Bangu (Presídio Talavera Bruce). Em 1972, obteve autorização judicial para se casar e em setembro de 1976, nasceu Leta, sua filha.
Depois que saiu da cadeia foi morar em Volta Redonda, onde trabalhou construindo arquivo do movimento operário. De 1999 a 2002, exerceu o posto de diretora do Arquivo Público do Rio de Janeiro, onde estão arquivados todos os documentos do antigo DOPS. Como pesquisadora, publicou oito artigos para periódicos, escreveu dois livros, além de dez textos para jornais e revistas e o mesmo número de trabalhos para congressos. Nessa entrevista, a professora Jessie Jane fala sobre a situação atual do país e da universidade brasileira.