quinta-feira, 11 de novembro de 2010


Primeira turma do Curso Aprender a Empreender se forma nesta quarta-feira (10)

Cerimônia será realizada no Clube Comercial a partir das 18 horas

                Os 135 alunos do curso Aprender a Empreender  - realizado  através de uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria de Ação Comunitária (Smac) - receberão nessa quarta-feira (10), seus certificados de conclusão. O evento será realizado no Clube Comercial a partir das 18 horas.
                As aulas aconteceram em diversos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e tiveram presença maciça dos alunos em todas as aulas. Os professores são profissionais contratados pelo Sebrae com  vasta experiência para lidar com pessoas que, em sua maioria, viram pela primeira vez o mundo dos negócios, mas já tinham desejo de ter o seu próprio empreendimento ou incrementá-lo. Todos os alunos que participaram deste curso já passaram por alguma oficina dos Cras ou da Fundação Beatriz Gama.
                Neste curso, eles desenvolveram conhecimentos, habilidades e atitudes sobre empreendedorismo, mercado e finanças para a gestão de pequenos negócios. A intenção é oferecer uma oportunidade de criar seu próprio negócio aos atuais e ex-alunos (a partir do ano passado) das oficinas dos Cras ou da Fundação Beatriz Gama (FBG) que se encontram fora do mercado de trabalho.
                Entre os temas abordados durantes as aulas estão: estrutura e pesquisa de mercado, fluxo de caixa e diagnóstico sobre a situação financeira. Cada aluno que receber o certificado de conclusão do curso poderá pleitear o Microcrédito. Os alunos terminam esse curso com uma ferramenta poderosa nas mãos: um plano de negócios que inclui a descrição do negócio, a análise do mercado, um plano de marketing, um plano empresarial, um plano financeiro, balanço patrimonial, a estrutura da empresa e outros tópicos importantes.
                De acordo com o secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, a realização desse curso faz parte das ações da administração municipal para trazer novas empresas para a cidade e gerar novos empregos. “Este é o pontapé inicial para uma nova visão empresarial”, disse Munir, destacando que a prefeitura criou, através da parceria com o Sebrae e instituições financeiras, um programa de micro crédito para facilitar a abertura de negócios próprios. “Estamos fazendo uma pesquisa para buscar a instituição financeira que ofereça mais vantagem para quem concluir o curso e quiser abrir a sua empresa”, afirmou o secretário.

Navio de Cruzeiro será rebocado para Califórnia


O navio de cruzeiro com cerca de 4.500 pessoas a bordo, que sofreu um incêndio no Pacífico mexicano, será rebocado para San Diego, na Califórnia, informaram as autoridades.
"Decidimos que os passageiros do Carnival Splendor desembarcarão no porto de San Diego, Califórnia, e não no porto (mexicano) de Ensenada, como estava previsto", revelou a Secretaria de Turismo do estado da Baixa Califórnia.
Um incêndio na sala de máquinas deixou o navio à deriva diante da costa do México, a cerca de 300 km ao sul de San Diego.
As chamas tomaram uma sala de máquinas por volta das 6h local de segunda-feira (12h de Brasília), e o incêndio foi extinto sem deixar feridos.
A embarcação de 113 mil toneladas, que começou suas operações em julho de 2008, partiu no domingo de Long Beach (sudoeste de Los Angeles, Califórnia) para realizar um cruzeiro de sete dias pela Riviera mexicana.

Atores de "Harry Potter" ganham a liberdade

Com o fim da saga “Harry Potter”, seus trêss principais atores começam a pensar no futuro e se preparar para novos desafios

 
Um novo corte de cabelo para Emma Watson, um papel em um filme de terror para Daniel Radcliffe e uma tatuagem para Rupert Grint compõem a lista de desejos do trio de protagonistas da saga Harry Potter que, após 10 anos, começa a se libertar de seus personagens, e que revelou, em entrevista coletiva, esta terça-feira, em Londres, seus desejos mais imediatos.
"Uma tatuagem seria genial!, respondeu, às gargalhadas Rupert Grint, de 22 anos, ao ser questionado o que gostaria de fazer agora que estará livre de Rony Weasley, o ruivo que interpretou no cinema durante mais de 10 anos.
"Talvez tatue a cara de Dan", disse, olhando para Daniel Radcliffe, de 21 anos, intérprete do herói Harry Potter.
Com Emma Watson, de 20, intérprete de Hermione Granger, o trio acabou de concluir os dois últimos filmes da saga, que chegam este mês e no próximo verão boreal aos cinemas. "Harry Potter e as Relíquias da Morte" fará sua estréia mundial na próxima quinta-feira, em Londres.
Os três não eram nem adolescentes quando começou a série. Durante mais de 10 anos e oito filmes, sua vida ficou colada à do jovem bruxo, o que pode ser angustiante para jovens com sede de liberdade.
"Começo uma nova fase da minha vida", disse, entusiasmada, Emma Watson, que se apresentou na entrevista com os cabelos bem curtos e mechas loiras, uma imagem muito diferente da de Hermione.
"É tão libertador cortar o cabelo", desabafou a jovem, que agora estuda nos Estados Unidos para recuperar "um pouco de anonimato".
Como seus dois colegas, ela está multimilionária, mas "nunca" ficará sem fazer nada. "Ficaria louca. Sou uma trabalhadora", admitiu.
Além de dar continuidade à bem sucedida carreira de modelo, Emma pretende continuar atuando.
"Espero ser uma boa atriz. Os dois últimos filmes me deram confiança na minha interpretação", continuou.
Daniel Radcliffe também disse ter boas expectativas. Bem longe do mocinho Harry Potter, ele atua em "Woman in Black", filme de terror com estréia prevista para 2011.
Mas sabe que levará o bruxo para onde quer que vá.
"Tenho que trabalhar duas vezes mais para me separar do personagem", admitiu.

Brasil e Japão decidem vaga na final do Voleibol mundial

O Japão, rival do Brasil na semifinal do Mundial feminino de vôlei, mostra no campeonato um estilo oriental “evoluído”, com jogadas fortes também de ataque.


O estilo dos times asiáticos no voleibol feminino é muito conhecido: jogadoras baixas e velozes, que têm um excelente sistema defensivo, mas pecam no ataque.
Essa é a análise da seleção brasileira, que vai enfrentar as japonesas no sábado, às 7h (de Brasília).
Na outra semifinal, a Rússia, atual campeã, vai encarar os Estados Unidos. As partidas serão realizadas em Tóquio.
“O Japão melhorou muito, principalmente nos ataques de fundo e no bloqueio. As ponteiras Ebata e Kimura são jogadoras que estão marcando 20 pontos por jogo. O time japonês melhorou a qualidade do saque, do bloqueio e do contra-ataque. Vai ser um jogo difícil”, disse o técnico da seleção brasileira, José Roberto Guimarães.
No Mundial, o Japão fez uma campanha excelente. A equipe venceu sete dos nove jogos que disputou. As únicas derrotas foram para a arquirrival China e para a atual campeã do mundo Rússia.
Na temporada, as japonesas conseguiram uma surpreendente vitória sobre o Brasil na fase final do Grand Prix.
O resultado foi fundamental para o país não ter conquistado o título, que ficou com os Estados Unidos.
“O Japão vai ser um jogo mais complicado para a gente porque a gente quase nunca pega times asiáticos para jogar. Quase sempre jogamos contra a mulherada alta. Eles defendem muito, a gente vai ter que ter muita paciência. Eles são muito habilidosos, então vai ser paciência e concentração”, disse a ponteira Natália, maior pontuadora do Brasil no Mundial ao lado da oposto Sheilla.
E a seleção japonesa tem um incentivo a mais contra o Brasil. Além de jogar em casa, ao lado de uma torcida fanática e barulhenta, o Japão comemora o fato de voltar a ficar entre os quatro primeiros colocados do Mundial depois de 28 anos.
E o Japão ainda quer mais. Entre 1960 e 1978 foi ao pódio seis vezes, com três títulos e três vice-campeonatos. Agora tem um time forte para tentar ao menos voltar a disputar uma final.
“Perdemos para eles no Grand Prix em um jogo que eu não joguei bem. Eles têm um grupo de ótimas jogadoras e estão bastante confiantes”, disse Sheilla. “A gente tem sempre dificuldade de jogar contra as japonesas. É um time muito veloz e elas são muito boas
tecnicamente. Um minuto de descuido pode ser fatal”, completou Zé Roberto.

PR quer ampliar espaço nos ministérios do governo Dilma

Dilma quer que um terço dos ministérios seja ocupado por mulheres


Depois de se reunir com o presidente do PT, José Eduardo Dutra, na manhã desta quarta-feira, o presidente do PR, Alfredo Nascimento, disse que o partido quer ampliar seu espaço no governo Dilma Rousseff .
Segundo Nascimento, o Ministério dos Transportes, ocupado atualmente pelo PR, é equivalente a uma bancada de 23 deputados e três senadores, que foi ampliada na eleição deste ano.
"Estamos no governo desde o início e queremos continuar no governo. Fica a cargo do governo, estabelecer o espaço. Mas o espaço que temos hoje é equivalente a uma bancada de 23 deputados e três senadores. Hoje a bancada é um pouco maior", disse Nascimento.
O critério é político, seguindo a representação dos partidos. Não tem como inventar a roda
O partido reforçou sua preferência por manter o Ministério do Transporte, indicando o nome de Nascimento, que foi ministro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas saiu para disputar o governo do Amazonas.
Ele foi derrotado por Omar Aziz (PMN), candidato do ex-governador Eduardo Braga (PMDB). Nascimento negou a possibilidade de trocar Transportes por Agricultura. O PR elegeu 41 deputados.
"Partido não faz troca. Quem faz troca é o governo. Não somos dessa área (Agricultura)", disse Nascimento.
Acompanharam Nascimento os senadores João Ribeiro (PR-TO) e Magno Malta (PR-ES), os deputados Luciano Castro (PR-RR) e Sandro Mabel (PR-GO), além de Valdemar Costa Neto (PR-SP).
Dutra disse na terça-feira, depois de reunir com PCdoB, PTC, PP e PDT, que a decisão sobre o espaço de cada aliado no governo será de Dilma e ela não aceitará imposição de nomes para o ministério.
Também na terça-feira, PT, PTB e PCdoB reivindicaram pastas no governo Dilma .
"O critério é político, seguindo a representação dos partidos. Não tem como inventar a roda. Mas qualquer definição passa pela presidente. Não haverá nomeação de ministro por partido", disse Dutra.
O presidente do PT se reuniu ainda com o PRB e o PTN.
Em meio à briga dos partidos políticos por vagas no ministérios, Dilma Rousseff já deu sinais à sua equipe de transição de que quer um terço das pastas nas mãos de representantes do sexo feminino .
A presidente eleita pretende ter mulheres em 11 das atuais 34 pastas.
A presidente eleita chegou nesta quarta-feira à Coréia do Sul, onde acompanha o presidente Lula na reunião do G20 .
Com a viagem, Dilma deve aproveitar para discutir com Lula os nomes para seu ministério.
Obras do estádio do Corinthians começam em 2011, diz jornal

As obras para a construção do estádio do Corinthians só começaram em 2011, devido aos trabalhos de terraplanagem e a burocracia

 
As obras para a construção do estádio do Corinthians só começaram em 2011, segundo noticia divulgada pelo jornal O Estado de São Paulo.
Os trabalhos de terraplanagem estão sendo feitos na área onde fica o Centro de Treinamento do clube.
Oito tratores já estão trabalhando a todo vapor no local.
Porém, o clube precisa esperar os trâmites burocráticos e o fim da terraplanagem para dar início à construção da arena que abrirá a Copa do Mundo de 2014.
De acordo com o jornal, após a liberação da construção, a obra levará de 24 a 30 meses para ficar pronta.
Se o prazo mínimo for cumprido, jogos da Copa das Confederações, em junho de 2013 podem ser disputados no estádio paulista.
O Corinthians aposta na experiência da Odebrecht no ramo para tornar o projeto mais acelerado.
O estádio corintiano será construído em um terreno de aproximadamente 198 mil metros quadrados, com área de convivência e estacionamento para 2200 carros.

Caixa Econômica e BC farão intervenção “branca” no PanAmericano

A Caixa Econômica Federal anuncia amanhã, em uma ação conjunta com o Banco Central, uma espécie de intervenção "branca" no PanAmericano, segundo a Folha apurou.
O banco informou hoje que receberá do Grupo Silvio Santos aporte de R$ 2,5 bilhões, após a constatação de "inconsistências contábeis que não permitem que as demonstrações financeiras reflitam a real situação patrimonial da entidade".
A Caixa comprou 35,54% do capital social do PanAmericano em novembro de 2009, em uma operação de R$ 739,2 milhões. A negociação foi aprovada pelo Banco Central em julho deste ano, no último passo para a finalização da operação.
Com 49% do capital votante e 20,69% das ações preferenciais, a Caixa tem o direito de indicar igual número de membros para o Conselho de Administração do banco que a holding Silvio Santos, sócia majoritária da instituição financeira. Pelo acordo de acionistas, a presidência do Conselho seria alternada anualmente com a indicação da CaixaPar (Caixa Participações) e do grupo pertencente ao apresentador de TV.
Além desses direitos, a Caixa deverá colocar funcionários em cargos executivos na direção do Panamericano, segundo informações de pessoas próximas à operação.
De acordo com comunicado do banco ao mercado, o aporte de R$ 2,5 bi será feito mediante crédito na conta "Depósito de Acionista", e obtido mediante operação financeira contratada com o FGC (Fundo Garantidor de Créditos).
O FGC, por definição, presta garantia de crédito em duas hipóteses: "decretação da intervenção, liquidação extrajudicial ou falência da associada"; ou "reconhecimento, pelo Banco Central do Brasil, do estado de insolvência da associada".
Criado em 1995, o FGC é um órgão independente do governo. As receitas do fundo vêm dos bancos, que são obrigados a contribuir com um percentual mensal do total das contas garantidas. Todas as instituições financeiras e associações de poupança e empréstimo são associadas obrigatoriamente ao FGC.
O banco afirmou ainda que a quantia está "integralmente garantida por bens do patrimônio empresarial do Grupo [SS]" para "estabelecer o pleno equilíbrio patrimonial" e ressalta: "sem qualquer alteração no capital social ou no patrimônio líquido da instituição.
"O aporte destina-se a restabelecer o pleno equilíbrio patrimonial e ampliar a liquidez operacional da instituição, de modo a preservar o atual nível de capitalização, em virtude de terem sido constatadas inconsistências contábeis que não permitem que as demonstrações financeiras reflitam a real situação patrimonial da entidade. Assim, os ajustes que estão sendo realizados nesta data não resultarão em perda patrimonial, vez que estão sendo cobertos integralmente pelo citado aporte", informou o banco.
O PanAmericano destacou ainda que "a decisão reflete o compromisso do controlador com a higidez da instituição, sua responsabilidade com o mercado e com a preservação dos interesses dos seus clientes, depositantes, fornecedores e colaboradores, além de preservar a integridade da atual participação dos demais acionistas".
Também nesta quarta-feira, o banco informou que o conselho de administração elegeu uma nova diretoria. Celso Antunes da Costa é o novo diretor superintendente do banco. Em 2009, ele assumiu a diretoria de gestão da integração da Nossa Caixa com o Banco do Brasil. Costa já participou de outros quatro processos de integração, como ex-diretor do Banco Real.

Liberdade de imprensa prevalece sobre privacidade

Ministro do STF diz que a imprensa tem a liberdade, mas não sabe bem o que fazer com ela. 


Em um seminário realizado em Campinas, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, defendeu a liberdade de imprensa e disse que o julgamento que derrubou a Lei de Imprensa, em abril de 2009, foi um divisor de águas que, depois de um momento de grandeza, permitiu decisões que causaram perplexidade.
O ministro se referia a casos de jornais que há mais de uma ano estão sob censura.
Segundo Britto, o Brasil vive um período de entressafra, já que, sem as leis que limitavam as produções artísticas, intelectuais e jornalísticas, a “imprensa passou a se incomodar com a leveza de não ter nada nos ombros”.
Para ele, a qualidade do humor caiu após a decisão do Supremo de derrubar partes da Lei Eleitoral.
“A imprensa tem a liberdade, mas não sabe bem o que fazer com ela.”
Para ele, com o fim da Lei de Imprensa, os veículos passaram a sofrer censura judicial.
“O Supremo consagrou plenamente a liberdade de imprensa. E como resposta ao STF, juízes que se sentiram diminuídos exerceram censura à imprensa”, apontou o ministro em evento sobre o assunto no último sábado (6), em Campinas (SP).
Para ele, há “juízes que confundem autoridade com autoritarismo”.
O extremo oposto também foi alvo de crítica de Britto.
“Há juízes que se confundem com jornalistas e jogam para o grande público”, disse.
No julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 130, a maioria dos ministros entendeu que a Lei 5.250/1967 (Lei de Imprensa) não foi recepcionada pela Constituição de 1988.
Em setembro, o Supremo voltou a julgar uma ação que tinha relação direta com a liberdade de imprensa, a restrição prevista na Lei Eleitoral (Lei 9.504/1997) quanto ao humorismo nas eleições.
A norma proibia o uso de trucagem, montagem e recursos de áudio e vídeo para ridicularizar candidatos. Também vedava o direito de emissoras opinarem sobre candidatos, partidos ou coligações. Na corte, prevaleceu o entendimento de que é inadmissível a censura legal prévia. E os casos de abuso devem ser julgados e punidos pela Justiça.
Relator das duas ações que tratavam da liberdade de expressão do Supremo, Britto destacou também que a Constituição Federal tem apreço pela liberdade de imprensa, “tanto que abriu um capítulo para isso”.
Segundo ele, os dispositivos constitucionais que tratam da intimidade, imagem e personalidade e da liberdade de imprensa têm que conviver. “Não há contradição ou contraposição.”
Para os casos aonde os dois princípios constitucionais vão de encontro, Britto diz que as relações de imprensa devem prevalecer. Do contrário, a liberdade seria “esganada”.
Ele explica que a Constituição prevê que, caso o bloco que cuida da vida privada seja ferido, a solução se dará no plano da consequência, com ações judiciais que cobrem pelos danos morais.
Para Britto, “quem tem o maior poder são os juízes, que dão a última palavra, porém nenhum tribunal ou juiz deve se antecipar em relação ao que deve falar um jornalista”.
O Judiciário só deve interferir, ele disse, se for para garantir a plenitude da liberdade de imprensa.
“A censura prévia é a prisão preventiva do pensamento”, afirmou, em uma das costumeiras máximas.

Censura ao Jornal Estado de São Paulo foi comentada

Com a queda das regulamentações especiais, dúvidas legais ficaram sem resposta, como a forma de concessão de direito de resposta, quais propagandas podem ser veiculadas ou em que casos cabe indenização por ofensa.
Segundo Britto, esses assuntos poderiam ser alvo de uma legislação, por não dizerem respeito à liberdade de imprensa, mas serem temas “reflexamente de imprensa”.
Outra questão que ainda não foi respondida pela Justiça de forma definitiva é o tratamento a ser dado a processos sob segredo de Justiça.
Há mais de um ano, o jornal O Estado de S. Paulo está proibido de publicar o conteúdo da Operação Boi Barrica, da Polícia Federal, na qual o filho do senador José Sarney, o empresário Fernando Sarney, foi investigado.
O jornal Diário do Grande ABC também foi proibido de publicar informações sobre o atual prefeito de Santo André (SP), Luiz Marinho.
Para o ministro César Asfor Rocha, do Superior Tribunal de Justiça, que também falou no evento, a regra é que os processos sejam públicos, mas que o Judiciário decreta segredo de Justiça quando pretende preservar, por norma constitucional, um menor de idade, por exemplo.
“Mas isso não faz com que o caso seja imune à liberdade de expressão e de imprensa.”
Segundo o ministro, a liberdade imposta pelo STF tem que ser preservada, porém, “deve se compatibilizar também com outros direitos fundamentais que estão na Constituição”.
Ele concorda que questões periféricas podem ser regulamentadas.
O debate aconteceu no Seminário Mídia e Justiça promovido pela Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) em Campinas, no The Royal Palm Plaza Hotel.
Além de Britto, a ministra Cármen Lúcia do Supremo Tribunal Federal e os ministros Asfor Rocha, Massami Ueda, Jorge Mussi e Hamilton Carvalhido também marcaram presença nos debates.

VR: Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia toma posse

Cerimônia de posse foi realizada nesta quarta-feira (10), no auditório da PMVR


                Com a presença do prefeito Antônio Francisco Neto, os 11 membros do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia tomaram posse nesta quarta-feira (10), às 10 horas, em cerimônia realizada no auditório da Prefeitura Municipal de Volta Redonda.  O conselho é composto por representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDET), Empresa de Processamentos de Dados (EPD), Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre) e da sociedade civil, com representantes da UFF (Universidade Federal Fluminense), Sindicato dos Metalúrgicos, CSN e da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia.
                O prefeito agradeceu a presença dos conselheiros e falou da expectativa de que novos projetos sejam apresentados, para que saiam do papel e possam beneficiar a população de Volta Redonda. Neto lembrou do programa Inova VR, da SMDET, que teve 33 projetos aprovados para realização. O programa distribuiu prêmios de R$ 1,5 mil para os melhores classificados.
“Eu gostaria que fossem 330 projetos. O poder público está acreditando no trabalho de vocês, para que possamos vencer as dificuldades, tirar os projetos do papel e agilizar as coisas. Eu cobro muito porque precisamos atender ao público melhor. Então quero agradecer de coração esta participação do conselho para o bem da cidade”, afirmou Neto, enfatizando que o município avançou muito no investimento em fibra ótica para informatizar a rede pública de Saúde e Educação.
                Segundo informou o secretário de Desenvolvimento e membro do conselho, Jessé de Holanda Cordeiro Júnior, as reuniões do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia serão bimestrais e eles trabalharão com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica em Volta Redonda.  Além dos membros do conselho, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo participou da solenidade que elegeu o presidente e o vice-presidente do conselho, por aclamação.
 O diretor da EPD e técnico em processamento de dados, Gilberto Viana Ferreira, 42 anos, professor de pós graduação em Informática, com capacitação de rede sem fios feita em Israel, é o presidente, ficando como vice o professor da UFF André Ferreira. O conselho também aprovou o seu Regimento Interno. O orçamento inicial será de R$ 150 mil para investir nos projetos de tecnologia.
O presidente do conselho, Gilberto Ferreira, disse que até março de 2011 todos os prédios públicos de Volta Redonda, em todos os bairros, estarão conectados na rede de fibra ótica. “Nós fizemos os postos de Saúde, as escolas municipais, estamos finalizando na última etapa as creches. São cerca de 130 quilômetros de cabos de fibra ótica, que chegou a todos os bairros, do Roma I ao Açude. O próximo passo é interagir o uso pelo poder público e privado dessa rede avançada de tecnologia”, explicou.