sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Paper4Web:
Surge uma nova rede social
A Internet muda a cada instante e o internauta não se cansa em descobrir novas e novas situações.

Agora vemos que o “boom” das redes sociais está longe de acabar e, aquele projeto inicialmente idealizado para atender o meio acadêmico, o Paper4Web, com a mesma velocidade das transformações ocasionadas pela grande rede, acaba de completar um ano de existência, se consolidando como a primeira rede social de documentos eletrônicos do País.

Apresentando um conteúdo qualificado, composto por jornais, revistas, livros e papers de diversos segmentos, o Paper4Web se consolida com a principal rede de relacionamentos dos Publisher’s, na Internet.

Devido a facilidade de publicação e compartilhamento online, jornais e revistas de todo o território nacional aderiram rapidamente a proposta do Paper4Web como forma não somente de divulgação de sua imagem junto aos internautas, como uma forma de distribuir rapidamente a publicação na Internet, passando a fazer parte deste novo conceito de rede social.

Segundo informações do diretor da Virtual Paper, detentora do site Tiago Moisés Stello, o conteúdo do site Paper4Web hoje é composto por mais de 76 mil páginas de documentos, que geram conhecimento e negócios na rede dos internautas.

“Para se ter uma idéia da velocidade com que isso acontece, são mais de 5 milhões de visualizações em apenas um ano. Esse dado quantitativo é extraído através de uma ferramenta de BI (Business Inteligence) que monitora em tempo real as estatísticas de acesso geradas pelo próprio sistema”, disse Tiago.

Para fazer parte dessa rede, o usuário acessa o endereço http://www.paper4web.com , realiza um cadastro e envia o documento, que pode se de qualquer tipo, desde uma folha de papel com um simples desenho ou sinal, até um livro. Em instantes a publicação está disponível no formato VirtualPaper, que permite folhear o documento na tela do computador, com sofisticados recursos de navegação e pesquisa.

O Jornal Correio de Notícias desde o início acreditou no sucesso e nas facilidades oferecidas pela equipe do Paper4Web, iniciando, assim, a postagem e publicação de suas edições no mundo virtual da Internet.

Agora diariamente o leitor do jornal tem acesso a edição digital do Jornal na Internet, graças aos mecanismos oferecidos por essa nova Publishers Social Media.

Para diretora do Jornal Correio de Notícias, Margareth de Lena Costa, foi um ano de trabalho, lutas e vitórias compartilhadas com a equipe do Paper4web.

”Nós do Jornal Correio de Notícias nos sentimos seguros e gratificados por sabermos que o pessoal do Paper4Web está trabalhando cada vez mais para que a nossa imagem junto ao internauta fique ainda melhor”, afirmou Margareth “Desde que fizemos a nossa primeira postagem, o pessoal da Paper4Web, através de um trabalho sério e de primeira qualidade, tem nos oferecido o melhor suporte técnico, procurando, sempre, solucionar os problemas que aparecem e, o mais importante, sugerir melhorias e aprimoramentos, que fazem com que nossas edições continuem visíveis e destacadas para o nosso público na Internet”, concluiu.

SMMA adota estratégia para combater vandalismo

Participação da comunidade no plantio é incentivada para evitar depredações


Um dos maiores problemas que os projetos de arborização da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP) encontram são a depredação de mudas recém-plantadas e das estruturas que as protegem. O vandalismo atrasa o processo de arborização, já que é necessário replantar todas as mudas destruídas ou arrancadas.
Para tentar mudar esse cenário, os técnicos da SMSP adotaram uma nova estratégia em relação a essas atividades de plantio de árvores na cidade. A SMSP passou a envolver os moradores da comunidade que recebe o benefício – por meio das associações de moradores e escolas, por exemplo – o que tem trazido bons resultados, segundo o assessor ambiental da SMSP, Sílvio da Fonte Alves. “Estamos fazendo o trabalho ambiental junto com as escolas e associações de moradores, como a FAM (Federação de Associação de Moradores), visando a comunidade, que também passa a ser responsável pelo plantio e se sente também dona das plantas. Estamos chamando a comunidade para participar, o que é uma mudança histórica de atitude”, apontou Alves.
Segundo ele, anteriormente, não havia interação com os usuários dos locais que receberiam as plantas. “Antes, passava-se em frente à escola para fazer o plantio de mudas e não se entrava. Passava-se em frente à associação do bairro e não se entrava. A mentalidade atual é o contrário, é buscar, interagir com a comunidade nos projetos de educação ambiental”, enfatizou. O mais recente plantio de árvores foi feito na Vila Santa Cecília, com a participação de estudantes de uma escola do bairro, com a substituição das árvores que chegaram ao final do ciclo de vida. Cerca de 200 mudas foram usadas nas ruas 27, 31, 18-A , 18-B, e no Jardim dos Inocentes.
É importante lembrar que destruir ou danificar, por qualquer meio, as plantas de ornamentação que estão nos canteiros e logradouros públicos ou propriedades privadas, é crime ambiental previsto nos artigos 49 e 63 do Código Municipal de Meio Ambiente (Lei 4.438/2008). A pena de detenção prevista é de 3 meses a 1 ano, porque toda vegetação de porte arbóreo localizada dentro dos limites territoriais do município, constitui-se como bem de interesse comum, de domínio público ou privado.
VIVEIRO CENTRAL – O engenheiro florestal Evandro da Silva Batista, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) aponta que a arborização da cidade traz uma melhor qualidade de vida para a população. “As árvores amenizam o clima, retém as partículas sólidas em suspensão, renovando o oxigênio. Os plantios são feitos seguindo o calendário agrícola, nas épocas de chuvas. As podas são feitas geralmente em épocas de seca”, ressaltou Batista, lembrando que para cada árvore removida - no final do seu ciclo de vida, por volta de 60 anos - outras três são plantadas para fazer a substituição
Segundo informações da SMMA, o Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá – que com 211 hectares é a maior área verde do município, remanescente da Mata Atlântica - tem um viveiro central de produção e doação de mudas utilizadas nos projetos de arborização na cidade, e para distribuição aos moradores e entidades que valorizam o verde e o meio ambiente.
O Parque Natural vem cumprindo o seu objetivo e sua função social com a comunidade, protegendo a biodiversidade, promovendo a pesquisa científica e contribuindo com o avanço ambiental, recebe visitas orientadas de estudantes pelos projetos SOS Queimadas, Ingazinho e Ingá Maduro, auxiliando na conscientização dos jovens dentro dos projetos de educação ambiental.
Programa da PM contra drogas forma mais 162 alunos em Piraí

PROERD mobiliza mais de 2 mil crianças e adolescentes no Sul Fluminense


O Programa Educacional de Resistências às Drogas (PROERD), desenvolvido em todo o Estado do Rio pela Polícia Militar, formou mais 162 alunos do 5° ano das escolas da rede da Prefeitura de Piraí. A solenidade de formatura foi realizada no dia 9 de novembro, no CIEP Municipalizado Professora Margarida Thompson, no bairro Casa Amarela, com a participação da comunidade escolar do município e representantes da PM.
Criado em 1992, o PROERD é realizado em escolas da rede pública, como parte do projeto que busca ampliar a parceria entre comunidade e a Polícia Militar, ao mesmo tempo em que busca conter o avanço do consumo e tráfico de drogas lícitas e ilícitas. Durante todo esse tempo, o programa tem se mostrado muito importante, segundo o subcomandante do 10º BPM, major Marcelo Quinhões, para ajudar a orientar os jovens sobre as graves conseqüências do uso de drogas, tanto para a saúde, quanto para o convívio social.
“Se investirmos bem em prevenção vamos precisar utilizar menos repressão”, alertou o major Marcelo Quinhões, ressaltando que atividades como o PROERD são fundamentais para estreitar a relações entre prefeituras, escolas, comunidade e a Polícia Militar.
“Essa proximidade é fundamental para potencializar o trabalho de prevenção e repressão ao crime, criando uma sociedade mais segura e com confiança na sua polícia”, acrescentou o major.
Instrutor do Programa, o sargento Sandro Lobato explicou que o curso, além de descrever os malefícios do uso de drogas ilícitas, tem como finalidade, também, alertar sobre o abuso no consumo de outras drogas consideradas lícitas, como medicamentos, álcool e cigarro.
“Além de orientar as crianças sobre o mal que as drogas podem trazer para suas vidas, queremos que elas aprendam a dizer não às diversas ofertas de drogas que podem surgir. Dizer não é o que faz a diferença”, enfatiza o sargento Lobato.
Também instrutor do PROERD, o sargento Sérgio Henrique explica que o programa é realizado pelo 10º BPM em outros cinco municípios, atendendo a mais de 2.000 crianças do Sul Fluminense no momento.
O efeito tem sido bastante positivo, como comprova o garoto Jorge Luiz Alexandrino Júnior, 10 anos e aluno do 5° ano do ensino fundamental no CIEP Margariga Thompson.
“Aprendi a dizer não! Porque as drogas só trazem problemas, fazem mal para a saúde da gente e podem fazer com que a gente faça muita coisa errada”, afirma Jorge Luiz.
Seus pais, Jorge Luiz Alexandrino e Adriana Santos Alexandrino, endossam as palavras do filho e dizem que deveria haver curso, também, para os pais.
“O Curso é muito bom, mas acho que era importante haver algum tipo de orientação, também, para os pais. Muitos pais não sabem como tratar o assunto dentro de casa, outros preferem nem falar disso. Esse tipo de situação é muito complicada, por isso acho que os pais deveriam aprender como falar sobre o assunto com seus filhos”, disse Adriana Santos Alexandrino.
PMVR realiza seminário de Capacitação do Conselho Gestor de Unidades de Saúde

Objetivo é capacitar 350 conselheiros das 42 unidades da Rede de Atenção Básica de Saúde em Volta Redonda

Cerca de 200 conselheiros participaram hoje, dia 11, do 1° Seminário de Capacitação do Conselho Gestor de Unidades de Saúde. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Conselho Municipal de Saúde de Volta Redonda, vai até amanhã, dia 12. Com o tema “Conselho Gestor da Unidade de Saúde praticando a Gestão Participativa e o Controle Social”, o evento está sendo realizado no Teatro Jesus Moreira Maciel, no Colégio João XXIII, na Avenida Antonio de Almeida, nº 1.023, no bairro Retiro.
O objetivo do seminário é capacitar os 350 conselheiros dos Conselhos Gestores implantados nas 42 Unidades da Rede de Atenção Básica de Saúde do município - UBS (Unidade Básica de Saúde) e UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) - para o exercício pleno de suas funções na gestão participativa do Sistema Único de Saúde (SUS). Os temas abordados no decorrer do seminário irão enfocar o fortalecimento do controle social e o Pacto da Saúde.
De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Elias José da Silva as atividades de hoje foram destinadas aos conselheiros das Unidades do Distrito Sanitário Norte. O segundo dia será destinado aos conselheiros do Distrito Sanitário Sul. “Nosso objetivo é de capacitar todos os conselheiros para que, realmente, atuem no controle social. Com isso o Conselho Municipal pode atuar em outras questões”.
Para o membro do Conselho Nacional de Saúde e representante da Rede Nacional de Saúde da população negra, Arnaldo Marcolino da Silva Filho, essa iniciativa da gestão publica em organizar esse evento representa um sinal da preocupação com a população. “A realização de eventos com esse é uma grande oportunidade para que todos se tornem cidadãos mais conscientes e conheçam seu papel. Quem ganha com isso é a cidade, que fica menos violenta, mais limpa e solidária. É uma pena que nem todos os municípios possuam um poder público como o de Volta Redonda”.
Já o defensor publico, João Helvécio de Carvalho, acredita que a realização desse evento é fundamental para mostrar a capacidade de mobilização e organização da população. “Para que haja incremento de políticas públicas sérias é preciso ouvir as pessoas.
Cidadania é Aqui será realizado na Casa de Custódia

Evento será realizado nesta sexta-feira (dia 12), de 9h às 15h; atendimento será dirigido a custodiados e funcionários


A Prefeitura de Volta Redonda, por meio do Banco da Cidadania, promove nesta sexta-feira (12), o projeto Cidadania é Aqui na Casa de Custódia de Volta Redonda, no bairro Roma I. O evento, que vai oferecer atendimento em diversas áreas para detentos e funcionários da unidade prisional, será realizado de 9h às 15h.
O Cidadania é Aqui oferece atendimento nas áreas de saúde, nutrição, fisioterapia, enfermagem, aferição de pressão e glicemia, corte de cabelo, atendimento jurídico, além de atividades de lazer e um show com voz e violão. No evento na Casa de Custódia haverá a distribuição de pipoca e picolés.

Atletas de VR vão disputar Mundial de Trampolim na França

Jovens partem para a viagem internacional nesta quinta-feira (11), às 17 horas, do Aeroporto Tom Jobim


Os quatro atletas de Volta Redonda que vão disputar o 20º Campeonato Mundial de Ginástica de Trampolim por Idade, que será realizado em Metz, na França, viajam nesta quinta-feira (11). Os atletas partiram para a viagem às 13h30, na Praça Sávio Gama (Praça da Prefeitura), no Aterrado, e pegam o vôo para França às 17 horas, no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio.
Na praça, os jovens estavam acompanhados pelos pais, que mesclavam emoção e apreensão pelos filhos menores estarem viajando para tão longe e com a responsabilidade de representar o Brasil na competição. No entanto, os treinadores Thiago Anderson Almeida e Paula Sampaio tranquilizavam as famílias e apressavam os atletas, que não escondiam alegria e ansiedade.
Os jovens, que têm entre 13 e 16 anos, participam do projeto Segundo Tempo, realizado pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), em parceria com o Governo Federal. A competição será realizada entre os dias 17 e 20 de novembro. Do Estado do Rio de Janeiro, apenas duas cidades irão representar o Brasil no campeonato: Volta Redonda e Piraí.
Entre os atletas estão: Renan Rodrigues Pires, 13 anos e Caique Freitas de Carvalho, 13 anos, campeões brasileiros na categoria infanto juvenil de ginástica de trampolim, no aparelho Tumbling; Allan Rodrigues Pires, 16 anos, que alcançou o segundo lugar na categoria juvenil; e a terceira colocada na categoria infantil, Thaisa dos Santos Ribeiro, todos no mesmo aparelho. Thaisa desfalcou a equipe, mas só na Praça Sávio Gama. A Kombi da prefeitura pegou a menina no caminho para o aeroporto.
Emoção domina Encontro de Veteranos do Hospital de Piraí

Cerca de 300 pessoas, a maioria delas funcionários, participaram do 5º Encontro dos Veteranos do Hospital Flávio Leal, de Piraí, realizado na sede da Agremiação Esportiva Piraiense, no dia 6 de novembro. O evento, que teve como lema “A Lembrança Guardada é uma Eterna Recordação”, foi recheado de momentos emocionantes, proporcionados pelo reencontro de antigos servidores e dirigentes do hospital, pela apresentação do Coral Renascer, do projeto 3ª idade da Prefeitura, e pela apresentação de data-show contando parte da história do HFL.
A abertura do Encontro foi feita pela atual diretoria da associaçãos dos veteranos, que tem na presidência o médico Fernando Arantes Leal, filho do ex-diretorr que dá nome ao hospital e também ex-funcionário durante longos anos; o médico Nelson Gama Filho como secretário, e as enfermeiras Ângela Maria Calino Seraphini, tesoureira, e Elecy Maria de Oliveira Riberio, ex-presidenta e atual diretora social. Compuseram a mesa ainda o ex-prefeito, ex-senador e ex-presidente do HFL, Nilo Teixeira Campos, e o médico e atual Vice-prefeito Luiz Antonio Neves, que representou o Prefeito Arthur Henrique
O presidente da associação, Dr. Fernando Leal, bastante emocionado, agradeceu a presença de todos os presentes e também àqueles que colaboraram, direta ou indiretamente, para o sucesso do Encontro. O ex-prefeito Nilo Teixeira Campos relembrou a história do Hospital e o que representou e representa o HFL na vida de cada morador do município, desde os tempos em que havia apenas o prédio centenário, hoje tombado, e que abriga apenas a parte da administração.
“Tive a honra de ter participado um pouco da vida do Hospital, como ex-secretário e como sucessor de Flávio Leal na presidência.”, afirmou Nilo Tiexeira Campos salientando quefoi sua a sugestão para que o hospital recebesse o nome atual.
O ex-prefeito destacou ainda a importância da criação da associação de veteranos como meio de articulação entre passado e presente do hospital, para que se perpetue a história maravilhosa do HFL, hoje uma referência.
Médico e funcionário do HFL ha 21 anos, o vice-prefeito Luiz Antônio Neves afirmou que o Prefeito Tutruca, impossibilitado de comparecer ao Encontro, por causa de compromissoa nteriores, pedira a ele que reafirmasse o apoio da Prefeitura a toda iniciativa que vise a perpetuar a história do hospital e a realçar sua importãncia na vida dos moradores. Emocionado, destacou o papel e o empenho da ex-enfermeira Elecy Ribeiro para que a associação hoje se tornasse uma realidade.
Pesquisa sobre potencial da Região Leste é apresentada durante café da manhã

Dados revelaram potencialidades econômicas, sociais e de desenvolvimento


Na manhã desta quinta-feira, dia 11, a Aciap (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços), em parceria com a Prefeitura de Barra Mansa e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), apresentou, durante o “Café com Idéias”, uma pesquisa sobre as potencialidades econômicas, sociais e de desenvolvimento da Região Leste. O resultado do trabalho foi exposto a diversos representantes de variados segmentos da sociedade. Já hoje à noite, às 19 horas, o trabalho será apresentado aos comerciantes e moradores da Região Leste. A apresentação será na Escola Municipal Joaquim Rodrigues Peixoto Júnior, que fica na Rua João Xavier Itaboraí, nº 25, bairro Boa Vista II.
Segundo o presidente da Aciap-BM, José Francisco de Sousa Medeiros, o encontro visa reunir vários segmentos da sociedade para trocar idéias e conhecer o potencial da Região Leste. “O objetivo do 'Café com Idéias' é reunir os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e o setor privado para debater questões em conjunto e criar novas oportunidades. O projeto de desenvolvimento da Região Leste foi idealizado pela Aciap e a pesquisa ficou por conta do Sebrae que fez o mapeamento da região e entrevistou 150 lojistas e 400 moradores – número que representa 1% da população total do local que é de 40 mil habitantes”, comenta José Francisco, informando que a pesquisa abre um leque de oportunidades.
De acordo com gestora de projetos do Sebrae e coordenadora da pesquisa, Paola Tenchini, a entrevista foi realizada entre junho e julho com micro e pequenas empresas, comércio e serviços e a população. Já a tabulação foi feita nos meses de agosto e setembro. A pesquisa, de acordo com ela, é bem extensa, contendo mais de 400 páginas.
- Um fato interessante é que 51% das empresas estão no mercado há mais de cinco anos, o que reforça o poder econômico do local. Outro dado importante é que 54% dos estabelecimentos são legalizados e 46% ainda não tem legalização. Destas empresas, 66% não é informatizada e quando perguntamos o motivo, 26% disseram que não tinham capital para investir na informatização. Quando indagados sobre a região onde está localizado seu estabelecimento, 56% dos empresários avaliaram como excelente e bom - conta ela.
Detalhando um pouco mais a pesquisa, o Sebrae mostrou que considerando que um comércio diversificado contribui para que os moradores não saiam do bairro para fazer suas compras, os segmentos que a região poderia ter para alavancar o comércio local – segundo os entrevistados – seriam casas lotéricas com 44%, seguido de 23% de agências bancárias e 8% diversificação do comércio. Já na pesquisa com a população foi apontado que 86% dos que responderam residem em casa própria. Dos 14% que não residem em casa própria, a maioria justificou como o principal motivo a falta de condições financeiras. Quanto à renda familiar, 43,5% tem de 2 até 4 salários mínimos.
Para o prefeito Zé Renato, o trabalho, que foi muito bem elaborado, é fundamental, pois a Região Leste passa a ganhar com mais melhorias. “A partir deste trabalho, os empresários têm um atrativo maior para investir na cidade. Temos realizado muitas melhorias no local como a canalização do Córrego Secades, a construção de 165 unidades habitacionais no bairro Paraíso de Cima, entre outras melhorias na infraestrutura, somando R$ 10 milhões em investimentos. Com isso, conseguimos melhorar o consumo na região que tem um potencial fantástico”, ressalta o prefeito, parabenizando a Aciap e o Sebrae pela pesquisa.
O vereador José Abel agradeceu e comentou a importância da pesquisa para os moradores da Região Leste. “Estou muito feliz com os resultados apresentados. Poucas vezes me senti tão feliz como agora. Agradeço ao governo municipal que vem realizando várias melhorias na região e implantando projetos de esportes para as crianças e adolescentes. A Região Leste é um lugar muito tranquilo e vai crescer muito mais. Quero ressaltar que há mais de 10 anos, a população reivindica uma agência bancária no local e a pesquisa mostrou esta necessidade. Outro pedido dos moradores é a melhoria nos serviços de transporte”, conclui o vereador. Além do prefeito Zé Renato e do vereador José Abel, estava presente na apresentação a deputada estadual Inês Pandeló, além de outras autoridades.
Curso para árbitros em Resende será ministrado por juízes da federação de futebol

Aulas começam nesta sexta-feira, dia 12, às 19 horas


Cerca de 30 pessoas deverão participar do curso para formação e reciclagem de árbitros de futebol que começa nesta sexta-feira, dia 12, e vai até o próximo dia 27. Promovido pela Liga Desportiva de Resende, o curso tem o apoio da Prefeitura, por meio da FUNRESP (Fundação Resende Esporte), e da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. Entre os instrutores das aulas estarão o diretor da escola de árbitros da Federação, Carlos Elias Pimentel, que durante vários anos atuou em jogos profissionais do Campeonato Estadual e do Campeonato Brasileiro; Aristeu Leonardo Tavares e Marcelo Duarte, ambos do quadro da entidade.
As aulas vão ser ministradas nos dias 12, 13, 19, 20, 26 e 27 de novembro, no Hotel Castel Plaza, que se localiza na Avenida Marechal Castelo Branco, no Bairro Comercial. Nos dias 12, 19 e 26 o curso acontecerá de 19 às 22 horas. Já nos dias 13, 20 e 27 as aulas serão realizadas em dois horários: de 9 horas ao meio-dia e de 14 às 17 horas. As inscrições poderão ser feitas até momentos antes da primeira aula. Não há taxa de inscrição.
Segundo o presidente da FUNRESP, Vagner Barcellos, a programação prevê vários temas para o aprendizado dos alunos, entre eles regras do jogo de futebol; árbitro assistente; interpretação das regras do jogo; posicionamento do juiz e dos assistentes no campo de futebol; e avaliação teórica.
A organização do curso espera a participação dos 19 árbitros que atualmente fazem parte do quadro de juízes da Liga Desportiva de Resende, e atuam nos campeonatos amadores da cidade. Além disso, é também esperado o comparecimento de árbitros de outros municípios da região, professores de Educação Física e desportistas que pretendem trabalhar como árbitro. No final do curso, os juízes vão receber um certificado da Federação, habilitando-os como profissionais.
2° Fórum de Cultura é realizado em Barra Mansa

Evento pretende ouvir a comunidade e traçar novas medidas para o setor


A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação de Cultura e o Conselho Municipal de Cultura, realiza neste sábado, dia 13, o 2° Fórum Municipal de Cultura de Barra Mansa. O evento será realizado no auditório do Colégio Municipal Washington Luiz, das 8h30min às 11 horas. Para a ocasião, os organizadores convidam representantes de organizações culturais, artistas e promotores culturais para traçarem novas metas no setor, como conta o prefeito Zé Renato.
- Essa é a segunda vez que realizamos o Fórum de Cultura no município e reconhecemos a importância de ouvir o que os representantes do setor têm a questionar, sugerir e promover junto com a Prefeitura. Por isso estamos convidando os envolvidos com a cultura e a população em geral que queira ajudar a construir um novo conceito de cultura, preservando os acertos e modificando o que precisa ser melhorado – explicou.
O evento tem como objetivos mobilizar os agentes e organizações culturais no sentido de se cadastrarem junto à Fundação de Cultura, conhecer o andamento do processo de inclusão de Barra Mansa nos sistemas Estadual e Nacional de Cultura e refletir sobre as vocações culturais, no sentido de projetar o Plano Municipal de Cultura (PMC) do município.
O presidente do Conselho e Superintendente da Fundação, Luiz Augusto Mury, considera importante a realização do fórum para que seja mantido o contato periódico com a comunidade cultural. “Nós possibilitamos que todos os envolvidos com cultura, os recursos, valores e as manifestações de caráter cultural tornem-se visíveis e sejam considerados no Plano Municipal, que projetará o caminho para a cultura em Barra Mansa”, disse.
O primeiro Fórum, realizado em setembro de 2009, contou com a presença de 60 pessoas e elegeu os representantes da sociedade civil junto ao Conselho Municipal de Cultura, além de refletir sobre os diversos aspectos culturais do município, como explica o gerente de Cultura, Vicente Paulo de Melo. “Trabalhar junto à comunidade cultural é uma nova e auspiciosa experiência. Proporcionar maior assertiva ao desenvolvimento desse setor. Na verdade estamos nos antecipando ao por em prática, desde o ano passado, alguns dos procedimentos previstos pelo Sistema Nacional de Cultura (SNC)”, concluiu.
O Colégio Municipal Washington Luiz, onde acontecerá o Fórum, fica localizado na Rua Antônio D'Almeida, nº 21, no bairro Saudade.

Angra: Defesa Civil faz nove vistorias emergenciais durante as chuvas

O acumulado foi de 120mm de chuva durante 14 horas


Durante as 14 horas de chuvas (de quarta-feira, 10, a quinta-feira, 11) a equipe da Defesa Civil municipal realizou nove vistorias emergenciais em Angra dos Reis. Nesse tempo choveu, das 18h35 às 8h, 120mm, o volume aproximado da média de um mês de chuva registrado durante o ano, que é de 180mm. O acumulado foi maior das 18h35 à 0h: 105mm. A Defesa Civil ficou no período em estado de alerta.
Houve deslizamentos no Morro da Cruz (a terra desceu e atingiu um muro de uma casa já interditada em janeiro deste ano), e no Balneário, por prevenção, a equipe do plantão removeu uma família de sua casa. No Morro da Constância e na Fortaleza também houve escorregamentos, a Defesa Civil avaliou a situação como sendo de risco médio. Na Rodovia Mário Covas houve deslizamentos de terra e de pequenos blocos de rochas na altura do Camorim e da Mombaça, deixando a estrada parcialmente interditada. O Dnit foi acionado ao local pela Defesa Civil. O trânsito já está normalizado.
Alagamentos ocorreram em dois bairros, na Santa Rita II e no Bracuí. Nesse último, a Defesa Civil removeu quatro moradores instalando-os em casa de familiares, até que o nível da água voltasse ao normal. Não houve desabrigado e ninguém se feriu.
Desde o começo de novembro, por determinação do secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares, a Defesa Civil está em estado de atenção devido ao período de chuvas. O esquema de trabalho é alterado, mantendo-se assim até o final do verão, março de 2011. Todos os funcionários ficam de prontidão, e preparados para atuar imediatamente aos chamados de emergência 24 horas por dia.

Prefeitura vai repassar R$ 8 mil por mês ao asilo Nicolino Gulhot

Rechuan: “Convênio comprova trabalho em parceria com segmentos organizados da sociedade”


Fundado no dia 15 de fevereiro de 1941, o Asilo Nicolino Gulhot, onde vivem atualmente 27 idosos, 20 dos quais de Resende, será beneficiado com recursos financeiros liberados pela Prefeitura. Nos próximos dias, o prefeito José Rechuan (DEM) e a secretária municipal de Assistência Social, Marly Ceccoline Cortona, vão assinar um convênio que permitirá à Prefeitura repassar uma verba mensal de R$ 8 mil à instituição. As conversações que resultaram na formalização desta parceria contaram com o apoio da primeira dama do Município, Ana Paula Rechuan.
Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Marly Ceccoline Cortona, através do convênio, a Prefeitura assumirá parte dos gastos que a instituição tem com os idosos de Resende atendidos pelo asilo, o que representará uma verba de R$ 400,00 todo mês por cada interno do Município. Ela disse que “o convênio começou a ser debatido há alguns meses, dentro da proposta do prefeito José Rechuan (DEM) em trabalhar de mãos dadas com instituições e segmentos organizados da sociedade”. Numa das primeiras conversas, o prefeito solicitou à direção do asilo que encaminhasse à administração municipal uma proposta de convênio.
- Não temos dúvidas de que este convênio será muito significativo para que o Asilo Nicolino Gulhot continue realizando este trabalho de grande alcance social, em benefício dos idosos de Resende. Sabemos das dificuldades enfrentadas pelos dirigentes da instituição para manter este trabalho, motivo pelo qual a administração municipal não vem medindo esforços para ajudar no que for possível - salientou Marly Cortona.
A secretária de Assistência Social destacou a importância da participação da primeira dama Ana Paula Rechuan nas ações destinadas a melhorar as condições de atendimento dos idosos por parte do Asilo Nicolino Gulhot. No ano passado, Marly e Ana Paula fizeram parte do movimento que arrecadou alimentos não perecíveis para os internos da instituição, cuja entrega aos dirigentes da entidade dos donativos arrecadados, as duas participaram.
Para o prefeito José Rechuan (DEM), o convênio que permitirá ao Município a transferência de recursos ao asilo deixa claro o quanto a administração municipal está determinada a formalizar parcerias na área social. Ele lembrou algumas parcerias desenvolvidas pela Prefeitura com instituições que prestam serviços à população, entre elas a Santa Casa e a Associação Pestalozzi de Resende.
- A parceria entre a Prefeitura e o Asilo Nicolino Gulhot mostra ainda nossa intenção de atender o maior número possível de pessoas com as ações sociais desenvolvidas pelo Poder Público. Há quase 70 anos, a entidade vem prestando um serviço importante em nosso município. A nossa administração reconhece de forma concreta este serviço – disse o prefeito.
A história do Asilo Nicolino Gulhot teve início com o testamento deixado por Maria Romana Gulhot. Viúva e sem herdeiros, ela lavrou uma escritura pública no Cartório do 1º Ofício de Resende determinando que o imóvel da sua propriedade, na Rua Tufick Simão, no Centro, fosse transformado em um asilo para a velhice desamparada. O asilo funcionou neste endereço até o ano passado, quando foi transferido para sua atual sede, no Parque Ipiranga.
Prefeitura de Volta Redonda realiza Semana do Empreendedor Individual

Evento acontece entre os dias 15 e 19 de novembro no Sebrae VR


A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) e em parceria com o Sebrae, está promovendo a Semana do Empreendedor Individual, que vai orientar aqueles que desejam formalizar o seu empreendimento.
A Semana do Empreendedor Individual será realizada entre os dias 15 e 19 de novembro, com atendimento das 9h às 18h, no Sebrae de Volta Redonda, na Rua Edson Passos, nº 93, loja A, no bairro Aterrado.
O evento é totalmente gratuito, e orientadores especializados da SMDET e do Sebrae estarão no local para ajudar os empreendedores individuais na legalização de suas atividades. Maiores informações podem ser obtidas na Central de Relacionamento do Sebrae, através do telefone 0800 570 0800.