quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A BOA SAÚDE começa pela BOCA: Pinheiral investe em laboratório próprio de prótese dentária


A Secretaria Municipal de Saúde com recursos próprios promoveu uma iniciativa que beneficiou 932 pacientes com a implantação de prótese dentária gratuita há dois anos.


Atualmente, com uma demanda de 600 pacientes, a Secretaria está tomando medidas para estender os benefícios à comunidade, como a implantação de um laboratório de prótese, junto ao complexo Hospitalar.
- Um laboratório de prótese próprio já foi credenciado junto ao Ministério da Saúde. Com o laboratório essa demanda poderá ser suprida-, disse o secretário de Saúde de Pinheiral, Ednardo Barbosa, destacando que inicialmente o laboratório está atendendo a demanda solicitada pelos odontólogos.
Segundo o coordenador de Saúde Bucal, Jair Gomes, no município as equipes de Saúde Bucal fazem o acompanhamento sistemático de todas as faixas etárias, priorizando o atendimento as gestantes, bebês, crianças, idosos, pacientes hipertensos e diabéticos. Dessa forma, visitas domiciliares são direcionadas prioritariamente à captação de gestantes, bebês, pacientes hipertensos e diabéticos, além de usuários com dificuldade de vincular a unidade ao atendimento odontológico.
Em outra vertente, do Programa de Saúde Bucal está o atendimento especializado para pacientes especiais. Segundo o coordenador, em Pinheiral, a odontologia tem realizado um movimento maior no entendimento e na prática clínica oferecida aos portadores de necessidades especiais, que têm uma necessidade aumentada para o cuidado preventivo odontológico, na prevenção de cárie e doenças periodontais.
- O atendimento ambulatorial deve ser sempre realizado em conjunto com a família e por profissional capacitado. A maioria destes pacientes não apresenta plena capacidade de realizar seus cuidados bucais, necessitando de ajuda. A participação de familiares ou responsáveis nestes cuidados é fundamental para o sucesso do tratamento odontológico e para a promoção da saúde bucal do paciente-, destacou.
Com cronogramas específicos, as atividades educativas nas comunidades e nas escolas também estão presentes na rotina da equipe de Saúde Bucal seja com ações na unidade, como a Sala de Espera e a Hora da Mamãe ou nas escolas. A cada seis meses 1.373 crianças do primeiro segmento do Ensino Fundamental da rede municipal participam da escovação supervisionada com doação de escova e aplicação de flúor. De acordo Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB/SUS), da Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro a setembro deste ano, a ação coletiva de escovação dental supervisionada ultrapassou dos 20 mil atendimentos.
- O planejamento em Saúde Bucal de Pinheiral está seguindo as diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal e a Política Nacional de Atenção Básica direcionando as atividades para os grupos prioritários. A atual gestão está comprometida com as propostas visando à integridade, o vínculo e o acesso da população. Nosso objetivo maior é promover saúde de boa qualidade com acesso significativo, e principalmente acolhimento humanizado-, disse.
Entre as nove metas elaboradas para 2011 pela equipe de odontologia está a cobertura de 100% de Saúde Bucal no PSF, ampliação das equipes e do cronograma de atividades educativas com atividades de prevenção direcionadas, criação de horário específico para atendimento do trabalhador, implantação da fluoretação da água de abastecimento em parceria com a Cedae, tendo em vista, que a ação pode reduzir em 40% o índice de cáries.
Etapa angrense do Festival Dente de Leite


Time da Japuíba se classifica para representar Angra na grande final, em Vassouras


O Festival Dente de Leite de Futsal agitou Angra dos Reis no feriado de segunda-feira, dia 15. Crianças de até dez anos vindas de várias localidades do município e de Paraty participaram. Foram 380 jogadores, divididos em 38 times, que representaram bairros, clubes e escolinhas de futebol. Os Intocáveis, equipe da Japuíba, foram os campeões e vão representar Angra na próxima fase do evento, que será na Universidade Severino Sombra, em Vassouras, faltando ainda definir a data – 28 de novembro ou 5 de dezembro. O Festival Dente de Leite de Futsal é realizado pela TV Rio Sul, com o apoio das prefeituras. A etapa angrense foi organizada pela Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Angra.
Foram mais de 12 horas de jogos, disputados nas duas quadras do Ceav. O evento começou às 9h e terminou quase às 22h. O futebol era dos pequenos, mas a disputa foi de gente grande. Da parte dos jogadores, muita raça e vontade de vencer, com muitas demonstrações de talento. Da parte das torcidas, formadas por pais, parentes e amigos, muita vibração e barulho. No quesito empolgação, a arquibancada lotada fazia lembrar as dos grandes estádios. Os técnicos, agitados, passando instruções para seus pupilos, lembravam os dos grandes clubes.
Os jogos foram disputados em dois tempos de 10 minutos cada. Em uma das semifinais, o Cepe da Petrobras venceu o Aquidabã nos pênaltis, após empatar em 3 a 3 no tempo regulamentar. Na outra semifinal, Os Intocáveis derrotaram o Caravelas, do Morro do Peres, por 3 a 2. Na grande final, Os Intocáveis golearam o Cepe por 4 a 0 e se sagraram campeões. Os três primeiros colocados receberam troféus e medalhas.
Angra: IV Feira Literária


Escola Municipal Tânia Rita homenageia Machado de Assis e Luiz Perequê

A Escola Municipal Tânia Rita, no Belém, realiza nesta quarta-feira, às 16h, a sua IV Feira de Literatura (Felit). O tema deste ano é “África que está em nós”, que vai destacar a grande influência da cultura africana na produção literária de nosso país. Os homenageados do ano são os escritores Machado de Assis e Luiz Perequê, que confirmou presença no evento. A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Luciane Rabha, também vai participar.
A orientadora pedagógica Lucilaine Maria da Silva Reis explica que os homenageados foram escolhidos por serem brasileiros afrodescendentes que deixaram legados importantes em suas obras.
– Machado de Assis é o escritor mais importante do Brasil e Luiz Perequê faz um trabalho local muito bonito – disse Lucilaine.
A Felit costuma ser realizada em setembro ou outubro, mas em razão do tema, a data deste ano foi escolhida para que sua realização fique próxima do Dia da Consciência Negra, dia 20 de novembro.
Além de ressaltar raízes africanas e escritores afrodescendentes, o evento também tem por finalidade levantar a autoestima da comunidade.
– O bairro vive uma situação complicada por causa da violência e os alunos sofrem com esse problema. Queremos também mostrar para eles que a vida pode ser mais bela do que tudo isso – ressaltou a orientadora.
A Escola Tânia Rita tem cerca de 1.600 estudantes. Os alunos prepararam uma grande festa. Eles vão cantar músicas de Luiz Perequê, expor cartazes e painéis sobre o tema etc.
Gigantes de Aço ganha reforço para Superliga


Caldeira, novo jogador do Volta Redonda, estréia neste sábado (20) na Ilha São João, contra o Montes Claros


Os torcedores da equipe de vôlei do Volta Redonda tem motivos de sobra para comparecer em bom número neste sábado (dia 20), a partir das 19h, no Ginásio da Ilha São João. Entre eles, está a estreia do ponteiro Caldeira, que atuava no Olympiacos da Grécia, e após uma semana de preparação estará à disposição do técnico Alessandro Fadul. Caldeira, que atuou em competições importantes na Europa, chega para o lugar de Ezinho, que após assinar contrato e disputar o Campeonato Estadual resolveu retornar para o Minas Tênis Clube.
Outro bom motivo para reforçar a torcida dos Gigantes de Aço é que o Montes Claros, adversário da partida deste sábado, lidera a Superliga, com duas vitórias em dois jogos, e deverá ser um adversários dos mais difíceis na competição.
Mais uma motivação para os torcedores comparecerem ao Ginásio da Ilha São João é o caráter beneficente da partida. Os ingressos que estarão à disposição do público serão distribuídos em troca de um quilo de alimento não perecível ou uma caixa de leite longa vida. O total arrecadado será distribuído para as entidades cadastradas na Prefeitura Municipal de Volta Redonda, que farão o repasse as famílias necessitadas.
A preparação equipe da Cidade do Aço está intensa, com treinamentos diários na Ilha São João e na Academia do Clube Náutico Recreativo Santa Cecília. A presença da torcida no sábado é importante, pois o time estreou vencendo o Soya/Blumenau, mas foi derrotado pelo Cimed, atual tetracampeão da Superliga. “Temos chance de vencer o Montes Claros e vamos batalhar por este resultado. Espero uma grande festa da torcida em nosso primeiro jogo em casa nesta Superliga”, convocou o gerente de vôlei, Luiz Eduardo Pontes, o Dudu, afirmando que o objetivo é tentar ficar entre os oito melhores times do Brasil na Superliga.
‘Jogue limpo com sua cidade: jogue lixo no lixo’ Campanha visita penúltima escola nesta quarta-feira



A campanha “Jogue Limpo com sua cidade: jogue lixo no lixo” promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente nas escolas da rede municipal terá amanhã, 17, a penúltima exibição às 8h30min. na E. E. M. Manoel Teixeira Campos Jr., no São Jorge. A campanha realizada em 10 escolas da rede municipal com a ação direta de técnicos da Secretaria está envolvendo mais de mil alunos da rede municipal de Pinheiral.
A campanha conta com atividades educativas como a exibição de vídeo, dinâmicas pedagógicas e jogos ecológicos. Segundo o vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente, João Batista Teixeira Filho, o Joãozinho do Banerj, a ação promove desperta os alunos para o tema preservação do meio ambiente, além de destacar a importância em se manter a limpeza nas ruas do município. Iniciada no dia 01 de outubro a campanha terminará no próximo dia 24 de novembro com atividades no Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira, no Centro.
- A campanha “Jogue Limpo com sua cidade: jogue lixo no lixo” já passou ainda em outras unidades beneficiando os aluno da E. M. Paulo Freire, E. M. Maria do Carmo F. Ferreira, E. E. M. Coronel Laudelino A. da Silva, E. M. Miguel Barbosa, E. M. Três Poços, E. M. Rosa C. Guedes e E. M. Prof. Domingas A. Ferreira e da E. E. M. Alzira Vargas A. Peixoto -, relembrou.
Cerca de dois mil alunos já foram atendidos no Centro de Referência em Educação Ambiental "Casa Verde" inaugurado pelo atual Governo Municipal de Pinheiral em convênio com a Petrobras. No local são desenvolvidas atividades visando a conscientização e preservação do Meio Ambiente, por meio de palestras, dinâmicas, entre outras ações.
Adolescentes de BM participam da oficina 'Despertar para a moda'


Curso foi oferecido a 20 alunos da rede municipal de Ensino


Um grupo de adolescentes da Rede Municipal de Ensino participou de uma atividade diferente, nesta terça-feira, dia 16. Por meio de uma parceria com o Senai-Moda e o Sindvestsul (Sindicato das Indústrias do Vestuário do Sul do Estado do Rio de Janeiro), a Prefeitura de Barra Mansa ofereceu a oficina de criação "Despertar para a Moda", que teve por objetivo a customização de roupas e reuniu 20 adolescentes, com idades entre 15 e 18 anos, no Centro de Cultura Estação das Artes, no Centro.
O projeto “Despertar para a Moda” é desenvolvido pelo Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) há um ano e visa mostrar aos jovens um mercado que vem crescendo, no entanto, que demanda mão-de-obra especializada, conforme explica o estilista do Senai-Moda, Saint Clair dos Santos. O curso foi realizado em dois períodos, sendo a primeira turma das 8 às 12 horas e a segunda, das 13 às 17 horas.
- Essa é a primeira vez que o curso é aberto a alunos da rede pública. O 'Despertar para a Moda' incentiva os adolescentes a se interessarem pelas profissões que envolvem os bastidores da moda como, por exemplo, costureira, modelista, pilotista e bordadeira. O retorno das duas oficinas foi ótimo e os jovens souberam aproveitar muito bem, criando muitas novidades com as camisetas – comentou comenta Saint Clair.
O prefeito Zé Renato destacou que a iniciativa é muito importante por oferecer aos jovens oportunidade de aprender um novo ofício. “O mercado precisa de profissionais da moda e nós temos jovens cheios de energia, ansiosos por conhecimento e por um espaço neste mercado competitivo. Às vezes, as pessoas querem trabalhar e encontram dificuldade em conseguir emprego e este curso abre um leque de oportunidades”, comentou o prefeito.
Aluna do 9º ano do Ensino Fundamental, a adolescente Thais Aparecida Souza de Pina, de 16 anos, falou da experiência de participar da oficina. “Foi ótimo. Aprendi a gostar de costurar com a minha avó e já customizei várias roupas minhas. A oficina me ensinou a fazer várias coisas novas e já estou ansiosa para colocar em prática”, disse Thais. Único adolescente a participar do evento, o estudante Ramon Gustavo de Paulo Francisco, de 15 anos, que cursa o 9º ano, também elogiou a oficina. “Achei muito interessante porque nos ensinou a criar o nosso próprio estilo. A partir de agora vou poder mudar várias roupas que tenho e não uso mais”, salientou Ramon.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luís Antônio Nogueira Feris, o curso reforçou a importância de qualificar a mão-de-obra do município. “Com este curso buscamos contribuir com a capacitação dos jovens do município na customização de roupas. A medida visa incentivá-los a buscarem novas qualificações e aprofundarem suas habilidades para o ingresso profissional na diversificada cadeia produtiva da moda. Uma vez que o mercado está em expansão e precisa de profissionais qualificados”, comenta o secretário.
Lula deseja sorte para Dilma e diz que seu governo passou rápido


Em tom de despedida, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desejou hoje sorte para a sua sucessora, Dilma Rousseff, e afirmou que seu governo passou muito rápido.


As declarações de Lula, que ficou oito anos no cargo, foram dadas na coluna semanal O Presidente Responde.
"Em menos de dois meses estarei passando o bastão da política de crescimento econômico com inclusão social e democracia política para a nossa companheira Dilma Rousseff, a quem desejo todo o sucesso do mundo", disse o presidente.
Ao longo da coluna, que é publicada às terças-feiras por jornais interessados em veicular o material, Lula lembrou de algumas conquistas do seu governo e citou como exemplo a implementação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Além disso, ressaltou que é preciso encontrar uma nova fonte para financiar a saúde, pois o setor carece de maiores investimentos.
Ao ser questionado por um leitor se imaginava chegar à Presidência da República no período em que foi eleito presidente do sindicato dos metalúrgicos de São Bernardo do Campo (1975), Lula declarou que naquele tempo só pensava em formas de melhorar as condições salariais e de trabalho da categoria, o que já era uma dificuldade pelo fato de o país viver uma ditadura.
"Aos poucos, fomos percebendo que a atuação dos trabalhadores não podia se limitar ao campo sindical, econômico. As grandes mudanças, que poderiam garantir nossa liberdade de ação, só podiam ser realizadas no campo político. Foi então que decidimos criar um partido, mas o objetivo eram as conquistas democráticas e trabalhistas", afirmou o presidente sobre a criação do PT.
Em seguida, argumentou que, com o tempo, passou a enxergar a possibilidade de um dia vir a comandar o país como presidente da República. Lula foi eleito em 2002 depois de três disputas consecutivas ao Palácio do Planalto.
Palocci se reúne hoje com equipe de transição


O ex-ministro Antonio Palocci deixou no início da tarde a Granja do Torto. Ele deve ir para o Centro Cultural do Banco do Brasil, onde está instalado o governo de transição. Os quatro coordenadores do governo de transição deverão se reunir daqui a pouco no CCBB. A reunião será entre o vice-presidente eleito, Michel Temer (PMDB-SP); o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra; o secretário-geral do PT, José Eduardo Cardozo, além de Palocci. Dilma Rousseff deverá permanecer durante todo o dia de hoje na Granja do Torto, onde reside desde segunda-feira.
O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, também deixou a Granja do Torto no início da tarde, onde se reuniu com Dilma. O ministro fez um balanço sobre o andamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento na área de transportes (rodovias e ferrovias). "Foi uma reunião para atualizar a presidente sobre o PAC na área dos transportes", resumiu Helena Chagas, coordenadora da equipe de comunicação do governo de transição. Segundo ela, a presidente eleita deverá se reunir nos próximos dias com outros envolvidos com obras do PAC para receber informações setoriais sobre o andamento das obras.
Guarda municipal realiza mais uma apreensão de palmito em Resende


Em menos de dez dias, cerca de 300 peças foram apreendidas no Município


Cerca de 145 peças extraídas ilegalmente foram apreendidas em Resende pela Guarda Municipal nesta segunda-feira, dia 15 de novembro. O material foi encontrado na Estrada Vargem Grande-Capelinha durante uma operação especial da corporação visando reprimir o corte irregular de palmito nas áreas de proteção ambiental do Município. Na semana passada, outras 173 peças tinham sido apreendidas pelos agentes do Grupamento de Proteção Ambiental da Serrinha do Alambari, elevando para 318 o número de peças de palmitos apreendidas pela Guarda Municipal em menos de dez dias na cidade.
Durante a operação desta segunda-feira, quatro homens foram detidos e levados para 89ª Delegacia de Polícia Legal (Resende), onde prestaram depoimento. São eles: Dionísio Gonçalves de Freitas, Ednaldo Nunes de Souza, Moacir Camargo de Freitas e Dirceu Rodrigues Pereira. Eles informaram às autoridades policiais que o material extraído seria entregue a um morador da cidade paulista de Lorena, mas não revelaram o nome da pessoa que encomendou o corte dos palmitos. No local, os guardas municipais apreenderam ainda três facões.
O comandante da Guarda Municipal reafirmou que a vigilância será intensificada em Resende com o objetivo de garantir a preservação do meio ambiente no Município. Na semana passada, Ismar anunciara que o trabalho seria realizado na estrada da Vargem Grande, “pois os agentes tinham sido informados sobre a atuação dos cortadores de palmito nesta localidade”. Os quatro homens detidos nesta segunda-feira vão responder em liberdade ao processo por danos ao meio ambiente e à fauna.
- É importante destacar que as ações voltadas para a repressão ao corte ilegal de palmitos fazem parte do trabalho realizado pela Prefeitura dentro do Plano Municipal de Ordem Pública. Continuaremos atentos a esta questão, pois a preservação das riquezas ambientais do Município também é fundamental no sentido de garantir a qualidade de vida da nossa população – disse Ismar.
MEC determina 'pente-fino' sobre ocorrências no Enem


O Ministério da Educação (MEC) determinou a realização de uma operação "pente-fino" sobre as ocorrências registradas nas atas de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em um processo que vai ajudar a definir quais estudantes terão direito a uma nova prova.


A informação foi dada hoje pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. Mais cedo, ele compareceu à audiência da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal.
"A orientação dada ao consórcio Cespe/ Cesgranrio é que todas as ocorrências passem por um pente-fino. Todas as ocorrências. Se houver registro em ata que faltou cartão para substituir o cartão entregue ao aluno ou alguma ocorrência dessa natureza, enfim tudo que for possível apurar objetivamente será considerado", disse Haddad.
Questionado se apenas a prova de sábado seria reaplicada a um número restrito de estudantes, Haddad respondeu que "possivelmente sim, mas não necessariamente". "Vamos verificar se houve algum prejuízo por alguma outra ocorrência de alguém que no domingo tenha tido alguma dificuldade", afirmou.
Não é possível abrir a possibilidade de refazer o exame para todos os alunos, observou Haddad, já que isso "fere o edital". "Trata-se de uma apuração objetiva e de uma convocação direcionada para aqueles que foram prejudicados", ressaltou. Esses alunos serão imediatamente notificados por celular, e-mail e pelos Correios, disse o ministro.
Ao comentar falhas nesta edição do Enem - como a encadernação equivocada de parte das provas do caderno amarelo e o cabeçalho errado em todas as avaliações de sábado -, Haddad admitiu que foram dois erros distintos. "Um aparentemente de responsabilidade do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e outro de responsabilidade da gráfica", comentou. Perguntado se cabeçalho trocado seria mais grave que o erro de impressão, disse: "Não sei responder neste momento. Aparentemente o do caderno é maior", afirmou Haddad.
5ª JORNIC do UGB premia hoje trabalhos com menção honrosa


Já se encontra no site do UGB, no link da 5ª JORNIC – Jornada de Iniciação Científica do Centro Universitário Geraldo Di Biase, a lista dos trabalhos premiados nas 05 áreas do conhecimento estipuladas pelo Edital e nas modalidades Comunicação Oral e Pôster.
Na edição deste ano foram inscritos em torno de 180 trabalhos e 120 aprovados. A participação significativa dos alunos foi o ponto alto da 5ª JORNIC, evidenciando uma preocupação crescente da Instituição em incentivar o desenvolvimento de uma postura científica e pesquisadora na formação acadêmica.
De acordo com a Coordenadora da 5ª JORNIC, professora Elisa Alcântara, houve trabalhos de ótima qualidade e ficou difícil a seleção. Os critérios de premiação foram os estabelecidos pelo Edital, com ênfase maior na utilização de uma metodologia de pesquisa bem definida e fundamentada e a relevância do tema da pesquisa.
A entrega do Certificado de Menção Honrosa aos autores e co-autores dos 11 trabalhos premiados será realizada hoje, dia 16 de novembro, às 19 horas, no Auditório I do Campus Volta Redonda. Os alunos podem comparecer para prestigiar o evento em homenagem aos seus colegas.
Penúltimo 'Harry Potter' é o mais sombrio e fiel ao livro


Após seis filmes e nove anos de espera, os fãs de Harry Potter poderão conferir o começo do fim da saga em Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1.


Agora, fora dos muros de Hogwarts e sem a guarda de Alvo Dumbledore, Harry (Daniel Radcliffe), junto com seus amigos, Rony Weasley (Rupert Grint) e Hermione Granger (Emma Watson), vai em busca das horcruxes de Voldemort - pedaços da alma do vilão das trevas alojados em objetos valiosos.
Apesar dos 146 minutos de filme, as cenas de ação mais eletrizantes deixam o espectador entretido na maior parte do tempo e, salvo alguns momentos, não chegam a cansar. Mais sombrio e com mais combates, a sétima parte da série é mais aterrorizante e fiel ao livro de J.K Rowling, em comparação às suas antecessoras.
Mesmo com os cuidados do roteirista Steve Kloves e do diretor David Yates em fazer uma correspondência quase matemática com a história original, os mais atentos sentirão falta de alguns detalhes, como o fato de Harry não estar disfarçado durante o casamento de Gui Weasley e Fleur Delacour, a ausência da capa de invisibilidade e, talvez, o mais importante: a superficialidade com que é tratada a biografia de Dumbledore. A luta do ex-diretor de Hogwarts com Grindelwald e alguns pormenores da família do poderoso bruxo foram deixados de lado na versão das telonas.
Amadurecidos, os três personagens centrais são mais complexos e foram melhor interpretados por Daniel Radcliffe e Emma Watson, em comparação aos outros filmes. Mas o destaque vai para Rupert Grint. Ainda responsável pelas piadas previsíveis e por deixar as cenas menos tensas, o Rony Weasley do sétimo filme sente ciúmes e raiva. Grint se saiu bem quando lhe foi exigida maior dramaticidade, principalmente na cena em que briga com Harry Potter e vai embora, deixando seu melhor amigo para trás com Hermione Granger.
O diretor também explorou cenas de suspense e sustos, comuns em thrillers de terror. Algumas delas fizeram com que os espectadores - até os mais adultos - pulassem de suas cadeiras no cinema. Há mais efeitos especiais neste novo filme do que nos outros, mas eles não chegam a poluir e sobrepor-se nem à história, nem à belíssima fotografia. Quando Hermione lê o conto dos três irmãos, que revela o que são as relíquias da morte, os efeitos gráficos utilizados são de muito bom gosto e se encaixam de maneira satisfatória na narrativa.
Talvez, o maior deslize de Yates foi ter se prolongado um pouco além do necessário nas cenas em que Harry e Hermione estiveram sozinhos. Apesar de, no livro, essa ser uma parte da história com ausência de conflitos, na versão cinematográfica, a passagem com falta de ação se tornou um pouco mais cansativa do que poderia ter sido.
O momento em que a história é cortada foi bem escolhido. Não permitiu que na primeira parte nada acontecesse e conseguiu deixar um suspense para julho de 2011, quando chega aos cinemas a segunda e derradeira parte. Aos que só acompanharam a história através das telonas, um aviso: todas as resoluções foram deixadas para o ano que vem.
O maniqueísmo excessivo da série de livros é bem marcado: quem é mal, é muito mal. Aparece em lugares escuros, com figurino horripilante e é debochado a todo o instante - destaques ao sanguinário Voldemort (Ralph Fiennes) e a obcecada Belatriz Lestrange (Helena Bonham Carter). Assim como em histórias infantis, quem é bom, é bom até demais. Não mata e é sempre complacente. Até aí, nada diferente do que a história de Harry Potter proporciona. No que lhe é exigido, o blockbuster atende e até supera as expectativas.
Quatro meninas disputam final do Menina Fantástica neste domingo

Elas serão avaliadas em um desfile ao vivo exibido a partir das 20h45


A trajetória das quatro finalistas do concurso Menina Fantástica chega ao fim neste domingo (14). As jovens Alice Souto, Ariádini Furtado, Tayna Carvalho e Vanessa Pooder desbancaram mais de 1,5 milhão de meninas inscritas para essa edição.
Durante cinco meses elas participaram de todas as fases eliminatórias do concurso e, nas últimas cinco semanas, conviveram com outras oito finalistas em uma casa em São Paulo. Por lá, enfrentaram uma verdadeira maratona da moda, com workshops e provas que assemelham a vida de uma profissional.
Neste domingo, as quatro finalistas serão avaliadas pelo júri formado pelo estilista Alexandre Herchcovitch, o fotógrafo André Schiriló, o hair stylist Celso Kamura e a modelo Izabel Goulart, em um desfile ao vivo exibido no Fantástico. O programa vai ao ar na Rede Globo a partir das 20h45 (horário de Brasília), logo após o Domingão do Faustão.