quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Funcionária da PMVR defende projeto educacional no Chile


Professora universitária, Simone Fernandes Gonçalves trabalha na Junta de Recursos Fiscais da Secretaria Municipal de Fazenda


A professora universitária Simone Fernandes Gonçalves, da UniRio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) e funcionária da Junta de Recursos Fiscais da Prefeitura Municipal de Volta Redonda há cerca de 13 anos, estará participando de 1 a 3 de dezembro de 2010, do Congresso Ibero-americano de Informática Educacional na cidade de Santiago, no Chile. Ela e mais dois professores universitários, Arnaldo Fonseca Borges (Faetec) e Salete Leone Ferreira (UniFoa) vão defender o artigo que virou uma tese: “Afetividade X Evasão na Educação à Distância”.
Simone é secretária da Junta de Recursos Fiscais da Secretaria Municipal de Fazenda - setor da pasta que julga os processos de autos de infração de empresas e contribuintes – e professora de Informática na Educação na modalidade de Ensino à Distância da UniRio. Ela explicou que a equipe de professores que viajará ao Chile fará a defesa do artigo no congresso, e depois o texto será publicado em uma das quatro publicações internacionais especializadas no assunto.
A professora ressaltou ainda a importância de defender uma tese relacionada à Educação à Distância. “O objetivo do artigo é demonstrar a importância da afetividade na atuação do professor na Educação à Distância, no Ensino Médio. Por causa do perfil do aluno no Ensino Médio na Educação à Distância, o uso da afetividade pelo professor torna-se mais preponderante, para que os alunos se sintam mais motivados, autônomos e com isso, determinados a concluir o curso”, apontou.
Simone acrescentou que a metodologia adotada na Educação à Distância requer do professor uma nova postura, que traga mais proximidade com o aluno, buscando alcançar mais eficácia no processo de ensino. “A conclusão é que geralmente o aluno do Ensino a Distância está despreparado porque acha que tudo será fácil, moleza. Quando entra, vê que terá de desenvolver um perfil, buscar o ensino, participar de um chat, de reunião na sala dos professores. Assim aprende a ter autonomia para buscar a informação, buscar a aprendizagem, fazer exercícios, cumprir tarefas ou terá nota baixa. Ninguém vai ficar no seu pé, mas ele terá de apresentar resultados, ganhando e fortalecendo a sua autonomia no aprender”, explicou a professora.
Há cerca de três anos Simone participou de um congresso educacional em Portugal, onde apresentou o artigo Metodologia para Capacitação de Professor, em cima de um trabalho feito no Ciep de Pinheiral, onde professores recuperaram computadores e aprenderam a usar a tecnologia como ferramenta nas salas de aulas, beneficiando os alunos em informações atualizadas e pesquisas.
O Congresso Ibero-americano de Informática Educativa (IE) 2010 é a união dos três eventos ibero-americanos mais importantes de Informática Educativa: o Congresso da Rede Ibero-Americana de Informática Educativa (RIBIE); o Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIEE) e o Taller Internacional de Software Educativo (TISE). O espírito do IE 2010 é reunir os grandes expoentes da Ibero-América e do mundo para formar um espaço de apresentação, intercâmbio e difusão de experiências sobre informática educativa.
Coordenadoria da Mulher leva Lei Maria da Penha aos bairros de Volta Redonda



Assuntos relacionados às mulheres – entre eles a violência doméstica – serão discutidos nos bairros da cidade


Durante todo o mês de novembro a população de Volta Redonda poderá contar com um instrumento a mais para combater a violência doméstica: o projeto da Coordenadoria da Mulher “Lei Maria da Penha nos bairros”. Segundo a responsável pela Coordenadoria da Mulher, Glória Amorim, o projeto será desenvolvido nos 30 Cras (Centros de Referência da Assistência Social), da Smac (Secretaria Municipal de Ação Comunitária). “Desde o início do mês esse projeto está sendo desenvolvido nos diversos bairros da cidade. Nosso objetivo é que todas as mulheres conheçam os seus direitos e deveres. Além disso, é muito importante que elas saibam onde e como procurar ajuda”, afirmou Glória.
Através dessa iniciativa a Coordenadoria da Mulher pretende discutir, nos bairros da cidade, assuntos relacionados à mulher, como as relações de gênero, violência contra a mulher, o serviço integrado de atendimento à mulher e a Lei Maria da Penha.
Entre os assuntos abordados nos encontros estão violência física, moral, patrimonial psicológica e sexual. “A violência contra a mulher é uma violação aos direitos humanos. Antes essa violência era punida apenas com o pagamento de cestas básicas e hoje o agressor pode ser preso”, ressaltou. Para que o projeto fosse implantado uma equipe composta por 20 profissionais passou por uma capacitação. Além disso, foram criadas 5 mil cartilhas sobre a lei, além de DVDs falando sobre a violência contra a mulher, confecção de folders e cartazes.
Conhecida como Lei Maria da Penha, a lei federal 11.340 foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva em 7 de agosto de 2006. A lei cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.
Dentre as várias mudanças promovidas pela lei está o aumento no rigor das punições das agressões contra a mulher quando ocorridas no âmbito doméstico ou familiar.
Formas mais conhecidas de violência – De acordo com Glória Amorim as formas mais conhecidas de violência são a psicológica (diminuição da autoestima, ameaça, constrangimento, manipulação, humilhação, entre outros); sexual (constrangimento por presenciar, manter ou participar de relação sexual não desejada, uso de força, etc.) e patrimonial ( retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais e bens e outros).
TurisAngra debate preparação da cidade para receber navios


A Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra) em reunião na sexta-feira, dia 12, debateu com os empresários do setor e comerciantes a organização da cidade para receber os navios turísticos na temporada 2010-2011.

“Sempre procuramos equilibrar as paradas desses navios na cidade”, destacou o presidente da TurisAngra, Marcus Venissius Barbosa. O vice-prefeito Essiomar Gomes disse que está havendo uma união de esforços, entre prefeitura e empresários “para a ampliação da oferta de produtos e serviços, tanto visando atender aos moradores como aos turistas”.
Segundo Marcus Venissius, em 2009 houve um desembarque de 220 mil turistas na cidade. “Os diversos segmentos do governo municipal também demonstram interesse em alavancar essa parte do turismo”, afirmou o presidente da TurisAngra. Por conta disso, estiveram na reunião representantes das secretarias de Esportes e Lazer, Fazenda, Atividades Econômicas e da Fundação de Cultura (Cultuar). A Associação Comercial e Empresarial de Angra (Acear) também participou do encontro.
Uma das medidas mencionadas na reunião seria a alteração do horário de funcionamento do comércio, inclusive nos finais de semana, para atender à demanda. A medida ainda depende de entendimentos com os funcionários. Já a Cultuar está programando, entre outras atrações, um evento de recepção aos turistas na Estação Santa Luzia, com personagens do folclore brasileiro. “Nossa ideia é que os visitantes sejam atraídos para acompanhar também a procissão de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade”, informou Fabrício Lopes, representante da Cultuar.
A TurisAngra, para dar continuidade aos trabalhos com os empresários, está programando uma palestra e um city tour pelo Centro Histórico de Angra dos Reis. As ações fazem parte do projeto Sensibilização Turística, que tem como objetivo demonstrar a importância do turismo. A critério do interessado, poderá assistir em qualquer um dos dias, sempre às 10h. O calendário é: 18/11, 22/11, 25/11 e 26/11. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3369-7708.
Angra: Servidores municipais ganham espaço de treinamento


Cerca de 6 mil funcionários serão beneficiados com a nova sede e uma equipe multidisciplinar de apoio


A Subsecretaria de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal da Prefeitura de Angra está de endereço novo. O setor, que é vinculado à Secretaria de Administração e funcionava no segundo andar de um prédio na rua Teixeira Brandão, agora possui uma sede ampla na rua Honório Lima, N° 127. A mudança atende a um antigo anseio do governo municipal e dos servidores. Muito mais que a simples troca de endereço de um setor da administração, a nova sede irá possibilitar que diversos projetos em benefício do servidor sejam implementados, no sentido de fomentar sua formação e capacitação profissional. A subsecretária de Treinamento, Rita Salomão, explica que no antigo local de trabalho faltava espaço para pôr em prática algumas ideias e projetos, como, por exemplo, aumentar a quantidade de cursos presenciais oferecidos aos servidores. Ela explica que a função principal do setor, que é a de promover o desenvolvimento profissional dos servidores, contribuindo para a eficácia do serviço público, será impulsionada com a nova estrutura, que além da sede conta com novos equipamentos. – Foi uma grande oportunidade nós encontrarmos esse espaço. A proposta é que este seja um espaço para o servidor, um local onde ele possa ser atendido, onde as pessoas possam trocar conhecimento e as secretarias tenham mais integração – disse Rita Salomão.A sede funciona em uma casa de dois andares com um anexo também de dois andares em um terreno de 335m2. Na entrada há um salão amplo onde serão oferecidos os cursos presenciais. De acordo com a subsecretária, ter um espaço próprio para o oferecimento de cursos irá facilitar o trabalho da Subsecretaria de Treinamento, além de ser bom para a prefeitura e para os servidores. A expectativa é de que o primeiro curso oferecido no local comece ainda neste ano. Além dos cursos presenciais, os cursos on-line serão ainda mais incentivados. Uma das salas da nova sede será equipada com computadores, para que os servidores possam fazer os cursos on-line oferecidos pelas diversas instituições com as quais a Prefeitura de Angra tem parceria, como a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) etc. – Só trabalhamos com instituições renomadas e de credibilidade. Os cursos on-line têm tido grande adesão por parte dos servidores e contam no processo de avaliação do PCCR [Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração]. Os servidores que não possuem acesso à internet ou um local adequado poderão utilizar esse espaço – explicou Rita, que também ressaltou a Lei de Incentivo à Escolaridade como outra iniciativa da prefeitura que tem contribuído para o aumento da qualificação dos servidores municipais. Outra sala será ocupada por uma biblioteca. A ideia, que ainda está sendo aprimorada, é oferecer aos funcionários da prefeitura uma biblioteca tradicional e uma on-line. – Vamos lançar uma campanha na prefeitura para doação de livros – antecipou a subsecretária. Rita Salomão ressaltou a importância da nova sede para a integração das diversas secretarias, e explicou como o local será utilizado nesse sentido.
- Haverá um espaço para reuniões de trabalho das secretarias. Elas poderão solicitá-lo sempre que precisarem – afirmou Rita, que disse, inclusive, que a Subsecretaria de Habitação já fez pedido para realizar uma atividade no local. A nova sede vai beneficiar diversos projetos da prefeitura. Um deles é o Prata da Casa, em que o servidor que possui um notório e amplo conhecimento em uma determinada área ministra aulas para seus colegas de trabalho. Uma forma de compartilhar o conhecimento. A sede será adaptada com rampas para a acessibilidade de cadeirantes. Os novos equipamentos vão começar a ser instalados e incluem computadores, projetor (data show), telão, TVs de LCD, equipamentos de som etc. A previsão é de que esse novo espaço do servidor passe a funcionar, em sua totalidade, até fevereiro do ano que vem. Além da Subsecretaria de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal, no local irá funcionar uma equipe multidisciplinar de apoio aos servidores, que é mais uma iniciativa da prefeitura visando o bem-estar de seus funcionários. A equipe é uma parceria entre a Secretaria de Administração, Fusar e AngraPrev e é formada por um psicólogo, um pedagogo e um assistente social, além de uma coordenadora. A equipe vai atuar no atendimento a funcionários que possuem algum tipo de dependência química, como a de álcool, drogas ou medicamentos. Também vai atender aqueles que estão readaptados, casos em que o profissional tem que deixar sua função de origem e assumir uma outra, para ajudá-los na busca por um padrão de eficiência. – Vamos Trabalhar com todos os profissionais que, por alguma razão, apresente queda de rendimento profissional e problemas no processo de avaliação. Ninguém tem baixo rendimento porque quer. Sabemos que um problema familiar ou o uso de algum medicamento podem afetar a vida profissional – explicou Rita.
'Light Futebol Show' anima domingo em Barra Mansa


Jogos dos Artistas acontece neste domingo, dia 21, no campo do Barra Mansa F.C.


No próximo domingo, dia 21, o campo do Barra Mansa Futebol Clube, em Barra Mansa, vai ser palco de um jogo inédito no município. É que a Light, em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Lazer, vai promover o “Light Futebol Show”. O jogo, que é aberto à comunidade e vai reunir diversos artistas da TV, será às 11h30min, no bairro Colônia Santo Antônio. A entrada é 1kg de alimento não perecível.
Segundo um dos membros da comissão técnica da Planet Globe – empresa organizadora do evento - Guaraci Valente, o Gaúcho, o objetivo do projeto é levar cultura e integração social às comunidades. “O projeto visa promover a integração social, bem como levar cultura, entretenimento e lazer para a população e incentivar ações de caridade. Todo o alimento arrecadado com o jogo será doado à Prefeitura que vai escolher a instituição que receberá os mantimentos”, comenta Gaúcho.
Outro membro da comissão técnica da Planet Globe, Cláudio Cunha, o Claudinho, explica sobre o projeto. “O projeto foi desenvolvido pela Light e funcionou durante cinco anos, de 1997 a 2002. Depois de algum tempo parado, o projeto retornou ano passado e continua um sucesso. Na etapa de 2010, o primeiro jogo foi realizado em setembro, em Nilópolis. O segundo jogo foi nesta quarta-feira, dia 17, na Cidade de Deus. Em Barra Mansa, será o terceiro jogo e, para encerrar o ano, o quarto e último jogo será em dezembro, na cidade de Três Rios”, explica ele.
O secretário de Juventude, Esporte e Lazer, João Luiz Cuntin de Rezende, o Jojô, comentou sobre o jogo na cidade. “Este jogo com os artistas, além de aproximar os ídolos da população, promove atividades esportivas e recreativas e contribui com alguma instituição. O projeto tem cunho social e melhora a qualidade de vida da população ao promover bem-estar”, comenta ele.
O prefeito Zé Renato ressaltou a importância do projeto e agradeceu aos organizadores por proporcionarem à população um momento de lazer e emoção. “Estou muito feliz por receber este projeto. É um momento em que a população poderá se divertir, conhecer os artistas e praticar um ato de generosidade. Os alimentos arrecadados serão doados às instituições de caridade do município. É importante que a população prestigie o evento. Tenho certeza que o jogo dos artistas será um sucesso assim como as outras edições”, comenta o prefeito.
A Planet Globe conta com a maior seleção de astros da TV, a SBA (Seleção Brasileira de Artistas), que é campeã do mundo e sul-americana na modalidade e já está se preparando para disputar a I Euro Copa de futebol de artistas, que será na Polônia, em 2012. A atuação da empresa vai além do futebol de campo, pois seus atletas podem ser convocados para participarem de eventos e competições nas seguintes modalidades: futebol de praia, futebol society, futsal, futevôlei, vôlei (quadra e praia), basquete, tênis, natação, surfe, lutas, skate, boliche, dança, ciclismo, entre outros. Em Barra Mansa, os artistas que vão jogar serão: Kadu Moliterno, Heitor Martinez, Ronny Kriwat, Bruno Gissoni, Guilherme Winter, Márcio Kieling, Thierry Figueira, Patrick de Oliveira, Gabriel Chadan, Iran Malfitano, Marco Antônio Gimenez, entre outros.
Rock in Rio anuncia Red Hot Chili Peppers, Capital Inicial e Snow Patrol


As bandas vão tocar em 24 de setembro de 2011, no chamado Dia Rock


A organização do Rock in Rio 2011 anunciou mais três atrações para o evento que acontecerá no Rio de Janeiro entre 23 de setembro em 2 de outubro. Red Hot Chili Peppers, Snow Patrol e Capital Inicial tocarão no segundo dia de apresentações, que está sendo chamado de Dia Rock. Este é o segundo anúncio de atrações internacionais - na semana passada, o Metallica foi confirmado no festival.
A banda californiana Red Hot Chili Peppers já tocou nos Rock in Rio 3 e 4 e no Rock in Rio Lisboa 2 e está apontada pela organização como o principal nome do dia. No festival de 2001, o grupo formado por Anthony Kiedis (vocal), Flea (baixo), Chad Smith (bateria) e Josh Klinghoffer (guitarra) fez a apresentação com o maior público da carreira, com 250 000 pessoas.
Os britânicos do Snow Patrol, que tocaram no mês passado em São Paulo, apresentaram-se no Rock in Rio 4 e no Rock in Rio Lisboa & Madrid. A banda deu a notícia na sua página oficial. “Snow Patrol acaba de confirmar que vai tocar no lendário Rock in Rio Festival, que retorna ano que vem para sua casa espiritual, o Brasil, pela primeira vez em 10 anos”, escreveu em destaque.
O Capital Inicial também usou o próprio site para noticiar o fato. “Agora que finalmente o festival voltou para o Brasil, depois de ter dado uma rodada pelo mundo espalhando essa marca forte do nosso país, estaremos lá, entre alguns dos melhores artistas do mundo, na nova Cidade do Rock, fazendo o que a gente sabe fazer melhor: representando o rock‘n roll brasileiro para todos vocês.” Os brasileiros só não tocaram no primeiro Rock in Rio, em 1985, e nos eventos na Europa.
Prefeitura de Resende realiza palestras nas escolas sobre normas de segurança no trânsito


Pais de alunos estão sendo informados sobre medidas para evitar acidentes


A Prefeitura de Resende iniciou nesta quarta-feira, dia 17, mais uma série de palestras para pais de alunos que estudam nas escolas da rede municipal de ensino. Os encontros fazem parte do “Projeto Caminho Seguro”, que foi implantado pelo Município através de uma parceria da Prefeitura com a Organização Não Governamental GRSP (Global Road Safety Partnership), sediada em Genebra, na Suíça.
Por meio destas palestras, duas secretarias municipais (Educação e Serviços Públicos), além da Superintendência de Transporte e Trânsito do Município, vêm reforçando as ações educativas voltadas à conscientização de motoristas e pedestres quanto aos cuidados que devem ser tomados no percurso entre escola e pedestre visando diminuir os riscos de acidentes. A realização das palestras nas escolas é coordenada pela Divisão de Educação para o Trânsito, uma das divisões ligadas à Superintendência de Transporte da Prefeitura.
Segundo a coordenadora da Divisão de Educação para o Trânsito, Maria Alzira Lamin, durante a realização destas palestras, estão sendo destacadas situações que tenham como objetivo garantir um trânsito com melhor qualidade e conforto para usurários, através do respeito à sinalização e o uso do cinto de segurança, entre outras medidas. As palestras são ministradas por uma equipe da Divisão, tendo como tema “Adotando comportamentos seguros”.
Para hoje, quarta-feira, dia 17, estavam previstas palestras na Escola Municipal Algodão Doce (Cidade Alegria). Na próxima semana, o projeto acontece novamente na Escola Algodão Doce (dia 24, quarta-feira), de 7 às 13 horas; Escola Municipal Clotilde de Souza Ferreira – Fazenda da Barra III (dia 25), às 13 horas; Escolas Municipais da Fazenda Santa Maria e Surubi (dia 26), às 9 e 13 horas, respectivamente.
- É importante salientar que as palestras fazem parte de uma avaliação Projeto Caminho Seguro, através do qual é analisado o grau de interesse e de participação das escolas, nas atividades voltadas para a queda do número de infrações no trânsito em nossa cidade – destacou Maria Alzira.
Ela informou ainda que 17 escolas da rede municipal estão inscritas no Programa. No final do ano, a unidade que alcançar o maior número de pontos nesta avaliação vai ser premiada com um selo especial de segurança emitido pela Prefeitura, cuja entrega acontecerá numa cerimônia especial para o começo de 2011.
Haddad compara erros do Enem com problemas em urnas eletrônicas


O ministro da Educação, Fernando Haddad, comparou nesta quarta-feira os erros no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aos problemas com urnas eletrônicas.


Ao participar de audiência pública na Comissão de Educação da Câmara, ele destacou que o processo eleitoral brasileiro é elogiado no mundo, apesar das falhas em algumas urnas. Segundo o ministro, o Enem é uma operação "muito mais complexa" do que as eleições.
- Eleições que são celebradas mundo afora, mas sempre há uma urna ou outra que não funciona no dia de domingo. Sempre há problemas tópicos e pontuais em uma operação que é celebrada como uma operação exitosa - disse o ministro.
Ele disse que as provas do último Enem serão reaplicadas em dezembro para um grupo restrito de participantes que receberam cadernos de questões com erros de impressão ou tiveram outros problemas registrados em ata pelos fiscais. A data será anunciada até o início da semana que vem. Na sexta-feira, o MEC terá reunião com a Fundação Cesgranrio e o Cespe (Centro de Seleção e Promoção de Eventos), que formam o consórcio responsável pela aplicação do exame.
No encontro, será definida a lista de participantes com direito a refazer o exame. Ele confirmou que uma parcela de candidatos do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Sergipe está nessa situação. Segundo Haddad, o prazo de divulgação dos resultados será mantido - até 15 de janeiro de 2011.
Ao defender a nova metodologia do Enem, adotada em 2009 e que permite a aplicação de provas distintas com o mesmo grau de dificuldade, o ministro admitiu que já houve quebra de isonomia em edições anteriores do Enem, quando o resultado do exame selecionava apenas bolsistas do ProUni (Programa Universidade para Todos). Segundo ele, porém, ninguém reclamou.
- O Enem era reaplicado e as provas não eram comparáveis entre si, sem que ninguém, àquela altura, reivindicasse a realização de um exame para todas as pessoas atingidas ou não atingidas pelo problema localizado - disse aos deputados. - Se alguém arguisse que aquilo feria o princípio da isonomia, nós não teríamos argumento.
Um dia depois de ouvir críticas em audiência pública na Comissão de Educação do Senado, aonde foi também prestar esclarecimentos sobre as falhas do Enem, Haddad foi aplaudido na Câmara e teve seu nome apoiado para continuar à frente do MEC no governo da presidente eleita Dilma Rousseff. A iniciativa partiu do deputado tucano Lobbe Neto (SP), após ouvir o líder do PT, Fernando Ferro (PE), elogiar Haddad. A deputada Maria do Rosário (PT-RS) pegou carona e também defendeu a continuidade do ministro, sendo seguida pelo presidente da Comissão de Educação, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR):
- Se a presidenta Dilma quiser fazer com que o conhecimento e a educação avancem ainda mais no nosso país, lhe convide para continuar à frente do ministério - disse Vanhoni, sendo aplaudido por deputados.
- A presidente eleita já tem muitos problemas, não vamos levar mais um para ela, vamos deixá-la à vontade - respondeu Haddad.
Indagado por jornalistas sobre a indicação dos deputados para permanecer no cargo, Haddad não quis comentar:
- Vocês têm que entender que qualquer resposta a essa pergunta é deselegante com a presidente, qualquer resposta é muito deselegante e eu não vou cometer essa indelicadeza.
Haddad defende nova prova do Enem a aluno prejudicado


A reaplicação parcial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não vai atrasar a divulgação dos resultados, disse hoje o ministro da Educação, Fernando Haddad.

Ele participa, nesta manhã, de audiência da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, um dia após ter falado em comissão do Senado.
O consórcio Cespe/Cesgranrio está preparado para corrigir 100 mil provas por dia, informou Haddad. No ano passado, lembrou, vítimas da enchente no Espírito Santo fizeram a prova depois da data original e, mesmo assim, tiveram o resultado divulgado com os demais. "Não estamos minimizando o problema", disse.
"O universo parece circunscrito e, portanto, factível para aplicar em dezembro um novo exame para esses estudantes, o que permitirá ao MEC (Ministério da Educação) divulgar o resultado no prazo combinado às universidades", afirmou o ministro. O MEC pretende divulgar os resultados até 15 de janeiro de 2011.
O ministro observou que a estimativa é de que 0,1% dos cerca de 3,3 milhões de alunos tenham sido prejudicados durante a aplicação do Enem. Esses casos serão conferidos a partir da checagem das atas das salas onde o exame foi feito. "É um trabalho de garimpagem, de sala por sala, e assim convocaremos (esses alunos) para a prova, sem prejuízo ao calendário universitário", garantiu Haddad.
Saúde quer sanções mais duras na lei do tabaco em 2011


Em Portugal, a lei em vigor desde Janeiro de 2007 permite a existência de espaços para fumadores em locais públicos (Foto: Manuel Roberto/arquivo)
 O consumo de cigarros continua a diminuir em Portugal - com excepção do tabaco de enrolar, que este ano cresceu quase 30 por cento -, mas a lei de prevenção do tabagismo deverá tornar-se mais exigente já em 2011, incluindo sanções mais duras para os prevaricadores.
Tribunal Militar libera à Folha acesso a processo de Dilma


Os ministros do Superior Tribunal Militar desautorizaram decisão do presidente da corte e liberaram ao jornal Folha de São Paulo o acesso aos autos do processo que levou a presidente eleita Dilma Rousseff (PT) à prisão, na ditadura (1964-85).


O jornal havia protocolado no tribunal mandado de segurança para ter respeitado o direito constitucional de poder acessar os documentos.
O presidente do STM, Carlos Alberto Soares, ao negar acesso, por duas vezes, alegou que queria evitar uso político dos documentos.
Em nova sessão marcada por discussões, dez ministros do tribunal votaram pela liberação do acesso. Para eles, trata-se de um "processo histórico", por isso o veto configurava censura e ia contra a liberdade de imprensa.
Somente o relator do mandado de segurança, Marcos Torres, votou contra. Segundo ele, o jornal, ao consultar os documentos, iria invadir a intimidade e a privacidade da presidente eleita.
A ministra Maria Elizabeth Rocha, que assessorou Dilma na Casa Civil, votou pela publicidade do processo, mas fez a ressalva de que todo e qualquer relato de tortura deveria ser mantido sob sigilo, para se preservar a intimidade dos envolvidos.
Esse argumento também foi rejeitado pelos demais ministros do tribunal. "Não existe liberdade de imprensa pela metade", disse o ministro Artur Vidigal de Oliveira.
Fernando Sérgio Galvão, que já tinha se posicionado contra o acesso ao processo, mudou de opinião, votando a favor do jornal.
O julgamento da ação havia sido suspenso duas vezes --a última, em 19 de outubro, após pedido da Advocacia-Geral da União para se manifestar.
Ontem, na retomada da sessão, a AGU argumentou que Dilma e todos os demais réus no processo, mais de 70, deveriam ser ouvidos antes da liberação dos papeis. Os ministros do STM, contudo, também rejeitaram o pedido.
Segundo informações do Tribunal a Folha poderá consultar o processo após a publicação da ata da sessão, o que deve ocorrer na próxima semana.
O vice-presidente do STM, William de Oliveira Barros, que presidiu a sessão (ele não votou), disse que, "a princípio", somente a Folha terá acesso aos autos, já que "foi ela quem pediu". Ele substitui o presidente da corte, Carlos Alberto Soares.
Taís Gasparian, advogada do jornal, comemorou a decisão, "uma vitória não só da Folha, mas de toda a sociedade". "O STM honrou com sua tradição liberal. É uma vitória um pouco óbvia, já que esse processo jamais poderia ficar sob sigilo."
Em agosto, a Folha revelou que o processo de Dilma foi trancado em um cofre do tribunal, em março, por decisão do presidente do STM.
Além de querer evitar uso político do processo, Soares disse que os documentos estavam deteriorados.
Arquivado desde 1970, o processo traz informações de Dilma e outros militantes que atuaram na VAR-Palmares, organização da esquerda armada. Presa no início de 1970, ela foi condenada por subversão, torturada e solta no final de 1972.
O jornal Correio de Notícias interessado em conhecer o conteúdo e as informações constante do referido processo já contratou escritório de advocacia especializado para ingressar com um pedido de vista do processo junto ao STM e ter acesso aos autos.
Japão confirma partículas de asteroide em mostra tiradas da sonda Hayabusa


A agência de exploração espacial japonesa (Jaxa) anunciou nesta terça-feira "ter onfirmado a presença de 1.500 partículas de asteroide" em amostras tiradas pela sonda Hayabusa, após memorável epopeia interestelar.

Foto:Toshifumi Kitamura/AFP
É a primeira vez que matérias tiradas diretamente de um corpo celeste que não seja a Lua são trazidas à Terra, segundo a Jaxa.
"Após a análise de poeiras presentes na coleta, pudemos constatar que quase todas eram extraterrestres e chegamos à conclusão de que se tratava de partículas provenientes do asteroide Itokawa", explicou a Jaxa em comunicado.
"É uma notícia memorável", alegrou-se o ministro japonês da Ciência e Tecnologia, Yoshiaki Takagi, durante entrevista em Tóquio.
"Tivemos muita sorte", reagiu por sua vez, Junichiro Kawaguchi, diretor do projeto.
As 1.500 partículas em questão são todas de tamanho inferior a 10 mícrons, o que exige tecnologias especiais para análises mais avançadas, explicou a agência.
"Esperamos que, prosseguindo o estudo das poeiras de Itokawa, possamos aportar nova contribuição à compreensão da origem do sistema solar", concluiu a agência japonesa.
A cápsula com o conteúdo das partículas foi recuperada em junho passado no deserto australiano, após ter sido largada pela sonda Hayabusa, durante o retorno.
A sonda desintegrou-se na atmosfera, concluindo, assim, viagem de sete anos e seis bilhões de quilômetros percorridos no espaço.
"Ao final de anos de trabalho e paciência, podemos dizer que conseguimos trazer mostras de asteroide para a Terra pela primeira vez", entusiasmou-se o professor Paul Abell da agência espacial americana (Nasa), da equipe que participou da recuperação da cápsula.
A sonda Hayabusa entrou em contato com o asteroide Itokawa em setembro de 2005.
Em seguida, a sonda foi obrigada a superar inúmeros problemas técnicos, entre eles a gravidade fraca presente na superfície do pequeno asteróide, o que levou os cientistas japoneses a imaginar um sistema de coleta engenhoso mas aleatório. Um equipamento deveria recolher a poeira projetada no impacto com a superfície do asteroide.
Dificuldades de telecomunicações com a sonda, avarias nos motores, baterias e outros equipamentos forçaram os técnicos a adiar por três anos sua volta, com a viagem se transformando em verdadeira odisseia.