sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Estudantes da rede municipal são premiados em concurso sobre segurança no trânsito


Cerimônia acontece nesta sexta-feira, às 9h30m


Em parceria com a empresa CCR Nova Dutra, a Prefeitura de Resende promove nesta sexta-feira, dia 19, a entrega dos prêmios aos alunos da rede municipal de ensino que venceram o concurso Arte na Estrada, uma das atividades do Programa Estrada da Cidadania. A cerimônia de entrega dos prêmios acontece às 9h30m, no plenário da Câmara Municipal. O Programa Estrada da Cidadania é realizado também através de uma parceria da administração municipal com a Nova Dutra visando oferecer informações sobre segurança no trânsito e cidadania para alunos das séries iniciais das escolas do Município.
O programa conta com o apoio de duas secretarias municipais (Educação e Serviços Públicos), além da Superintendência de Transporte e Trânsito da Prefeitura, por meio da Divisão de Educação para o Trânsito. Considerado uma ação extracurricular oferecida aos estudantes da rede municipal, o prêmio Arte na Estrada “visa estimular o exercício de manifestações artísticas e lúdicas com os alunos, levando-se em conta temas sobre educação no trânsito trabalhados nas escolas ao longo do ano”. No caso dos alunos premiados nesta etapa do concurso Arte na Escola, eles fizeram desenhos relacionados às normas de segurança nas vias públicas para motoristas e pedestres.
O superintendente de Transporte e Trânsito da Prefeitura, Roque Cerqueira, disse que o concurso em 2010 contou com a participação de 29 escolas municipais, e premiou um aluno do quarto ano de cada unidade de ensino. Os vencedores vão receber um kit personalizado do Programa Estrada para a Cidadania composto por uma mochila, um boné e uma camiseta.
- Entendemos que esta parceria do município com a concessionária CCR Nova Dutra tem colaborado para a formação cidadã das nossas crianças. E esta formação faz parte das ações desenvolvidas pela administração do prefeito José Rechuan para os estudantes da rede municipal, que recebem, além do aprendizado convencional, os ensinamentos necessários à vida em sociedade. Investindo nas campanhas educativas voltadas ao trânsito, estamos mostrando aos estudantes a importância do respeito às leis como forma de promover um convívio saudável no trânsito – disse o superintendente, acrescentando que as ações de educação no trânsito destinadas aos alunos da rede municipal vêm sendo feitas desde o começo do ano passado pela Prefeitura.
TJ-RJ nega liberdade a acusada por morte de Joanna


O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) negou ontem o pedido de revogação da prisão preventiva da médica Sarita Fernandes Pereira, ex-chefe da pediatria do Hospital Rio Mar, na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio.
Ela é acusada, junto com o estudante de Medicina Alex Sandro da Cunha Souza, por homicídio doloso pela morte de Joanna Marins, de cinco anos.
A menina morreu em agosto. Segundo laudo do Instituto Médico Legal (IML), ela teve meningite viral após ficar um mês em coma.
O estudante, que se passava por médico, atendeu e liberou a criança desacordada. O atendimento foi feito sem acompanhamento profissional.
Quando Joanna foi internada, Sarita era médica plantonista responsável pelo atendimento de emergência pediátrica da paciente.
O Ministério Público acusa a ex-chefe da pediatria do hospital de se beneficiar financeiramente ao substituir médicos por estudantes e embolsar a diferença da remuneração.
A promotoria aponta ainda que ela falsificava documentos e credenciais para os universitários. Souza está foragido.
A polícia investiga se a menina, que estava sob a guarda do pai, foi vítima de maus tratos. Ela chegou na unidade sofrendo convulsões e com hematomas no corpo. O pai de Joanna, André Rodrigues Marins, está preso.
Hong Kong tem primeiro caso de gripe aviária em sete anos


As autoridades de saúde de Hong Kong confirmaram nesta quinta-feira o primeiro caso de gripe aviária no território em sete anos, detectado em uma mulher de 59 anos, que visitou recentemente a China.
O governo de Hong Kong elevou a "sério" o nível de alerta sobre a gripe aviária, o que significa que há um "risco elevado" de se contrair a doença na região, disse um porta-voz do ministério da Saúde.
A paciente, internada com pneumonia e cujos exames revelaram a presença do vírus H5, uma variante da gripe aviária, está em estado grave.
O vírus H5N1 é transmitido geralmente do animal para o homem, mas cientistas acreditam que uma mutação pode provocar a transmissão entre humanos.

O Enem 2010 foi marcado por disputa judicial


No dia 8 de novembro, a juíza Karla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara Federal do Ceará, acatou argumento do MPF (Ministério Público Federal) e determinou a imediata suspensão do Enem 2010 em todo o Brasil.


A Justiça entendeu que o erro de impressão das provas levou prejuízo aos candidatos.
Estudantes identificaram problemas nos cadernos de provas e nos gabaritos do Enem, que foi aplicado nos dias 6 e 7 de novembro.
Nos cadernos amarelos, havia questões repetidas e faltantes. Já nas folhas de resposta, os cabeçalhos dos testes de ciências da natureza e ciências humanas vieram trocados.
Depois da suspensão em 1ª instância, o MEC e o Inep questionaram a amplitude da decisão, ao que a juíza esclareceu que todo o processo deveria ficar suspenso.
Isso incluía a divulgação do gabarito no final da terça-feira e a abertura de sistema de reclamação sobre o preenchimento dos gabaritos, previsto para a quarta (10).
Mesmo com essa decisão, o procurador da República no Ceará, Oscar Costa Filho, pediu a anulação do Enem.
"A prova tem que ser nula, independentemente de qualquer coisa", afirmou o procurador, que defende uma apuração criteriosa das responsabilidades pelas falhas.
A DPU (Defensoria Pública da União) do Ceará se juntou ao MPF (Ministério Público Federal) do Estado no pedido de anulação do Enem.
No dia 11 de novembro a AGU protocolou o recurso contra a suspensão do Enem. Nesta sexta-feira (12), o TRF da 5ª Região cassou a liminar que suspendia o Enem.
A decisão foi tomada pelo desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria, presidente do TRF da 5ª Região, sediado na capital pernambucana.
Candidato que se sentir prejudicado poderá fazer Enem novamente, diz Justiça; AGU vai recorrer


A Justiça Federal no Ceará concedeu na quarta-feira (17) liminar que autoriza quem se sentiu prejudicado no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 a fazê-lo novamente. Estão abrigados pela decisão os prejudicados pelo erro na folha de respostas e os que pegaram o caderno de prova amarelo.
Para obter o benefício, o candidato terá que fazer a solicitação no site do Enem.
A decisão também determina a prorrogação do prazo para pedir a correção invertida do gabarito até as 23h59 de 26 de novembro.
Inicialmente, o prazo terminaria nesta sexta-feira (19). De acordo com a decisão, os que tiveram problemas com a prova amarela poderão fazer reclamações no sistema.
O MEC (Ministério da Educação), em nota, disse que a AGU (Advocacia Geral da União) vai recorrer da decisão, por entender que as medidas já tomadas são "justas".
"A AGU entende que as providências adotadas pelo Ministério da Educação no sentido de permitir aos alunos eventualmente prejudicados que requeiram a correção invertida, através de requerimento eletrônico disponível no site do Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais], e a possibilidade de nova prova para quem não teve o caderno de questões amarelo com defeitos de impressão substituído pelos fiscais, é a medida mais justa para assegurar o direito aos alunos prejudicados, sem prejuízo daqueles que fizeram a prova regularmente, ou da apuração de outras ocorrências registradas em ata", afirma o ministério.

Susan Boyle consegue marca inédita ao ficar entre mais vendidos com disco "The Gift"


A cantora Susan Boyle se transformou na primeira artista mulher a ficar, pela segunda vez em menos de um ano, em primeiro lugar entre os mais vendidos no Reino Unido e nos Estados Unidos, informou nesta quarta-feira (17) a gravadora da artista.


Susan, que ganhou fama graças a um concurso de televisão, conseguiu, no domingo passado, que seu novo álbum, "The Gift", ficasse em número um da lista de sucessos britânicos, fato que repetiu nesta quarta-feira (17) nos EUA. Só The Monkees, em 1967, e The Beatles, em 1969, conseguiram atingir essa marca.
A artista escocesa afirmou que chegar ao topo das listas nos dois países é uma experiência "incrível e completamente inesperada", que a fez viver o "momento mais feliz" de sua vida.
A cantora de 49 anos, que antes de ficar famosa mundialmente investia boa parte de seu tempo como voluntária em uma igreja, ficou conhecida depois de interpretar o tema "I Dreamed a Dream", do musical "Os Miseráveis", no programa de televisão "Britain's got talent", do qual foi finalista.
Após o concurso, Susan gravou um disco com o título da canção que a levou à fama, vendeu mais de dez milhões de cópias no mundo todo e bateu o recorde de reservas da loja virtual Amazon.
O presidente da Columbia Records, Steve Barnett, declarou que "a arrasadora resposta ao novo disco de Susan é um exemplo de seu talento único. Com suas canções é capaz de comover os corações de admiradores de todo o mundo e eles mantêm seu apoio fiel", disse.
Itália empata com Romênia em 'amistoso' marcado por insultos racistas



O duelo entre Itália e Romênia disputado nesta quarta-feira, na cidade de Klagenfurt, na Áustria, não acabou sendo amistoso, principalmente para Mario Balotelli. O atacante, nascido na Itália, mas com ascendência ganense, acabou sendo vaiado por cerca de 100 torcedores italianos toda vez que tocava na bola. Ao final da partida, a seleção do técnico Cesare Prandelli conseguiu um empate e saiu de campo com 1 a 1 no placar.
O mesmo aconteceu com o argentino naturalizado italiano Cristian Ledesma, que fez sua primeira partida com a camisa da Itália e não foi perdoado pelos aficionados presentes na Hypo Group Arena. Por opção de Prandelli, o meio-campista foi substituído no intervalo da partida. Já Mario Balotelli seguiu sendo vaiado na etapa final por mais 15 minutos e então foi substituído por Quagliarella, que marcou o gol do empate da Itália.
Com uma atuação abaixo do esperado, a Itália não teve nenhuma criatividade no meio de campo e acabou sendo dominada pela Romênia no primeiro tempo. Aos 34min, Rapa tentou finalizar de dentro da área e a bola acabou desviando na defesa italiana, indo nos pés de Marica; o atacante, sozinho, chutou forte, no alto, e superou o goleiro Emiliano Viviano.
Mario Balotelli, em sua segunda partida com a camisa da Azurra (estreou em amistoso contra a Costa do Marfim, em agosto), foi o único que ofereceu algum perigo ao gol romeno. Em jogada individual, o atacante passou por dois zagueiros e, da entrada da área, acertou um forte chute de direita; Costel Pantilimon, bem posicionado, caiu para fazer a defesa, na única boa chance da Itália, já nos acréscimos do primeiro tempo.
No intervalo, o técnico Cesare Prandelli, ex-técnico da Fiorentina e que visa uma reformulação na seleção italiana, promoveu as entradas dos experientes Pirlo, De Rossi e Gilardino. O atacante, aliás, marcou logo no começo da segunda etapa, mas foi pego em impedimento pelo assistente. A Itália melhorou um pouco com as mudanças e pelo menos conseguiu chegar ao empate através de Quagliarella, de cabeça, após cobrança de escanteio.
Alemanha poupa titulares, testa novatos e empata sem gols com a Suécia


A jovem seleção alemã que brilhou na Copa do Mundo da África do Sul, no meio do ano, deu lugar nesta quarta-feira a uma ainda equipe ainda mais renovada no estádio Nya Ullevi, em Gotemburgo.


Repleta de jogadores que faziam sua primeira partida com a camisa da Alemanha, a equipe de Joachim Löw ficou apenas no 0 a 0 com a Suécia em amistoso internacional.
Enquanto os donos da casa, que ficaram de fora da última Copa do Mundo, pouparam Ibrahimovic, seu principal astro, os alemães deram descanso a quase todos os seus titulares. Em comparação com a equipe que venceu o Cazaquistão, há pouco mais de dois meses, pelas Eliminatórias da Euro, apenas Khedira foi mantido nos onze iniciais.
Como forma de premiar e testar os destaques do Campeonato Alemão até aqui, três jogadores do Borussia Dortmund, líder da Bundesliga, começaram o jogo como titulares: Hummels, Schmelzer e Grobkreutz. Do Maiz, a maior surpresa da temporada, veio o meia Holtby.
Com um time sem nenhum entrosamento, a Alemanha sofreu muito para criar jogadas ofensivas em todo o primeiro tempo. Líder invicta do seu grupo nas Eliminatórias da Euro a renovada seleção alemã nem de longe lembrava a equipe que foi terceira colocada no último Mundial.
Sem seu principal jogador, a Suécia também ameaçava pouco e até os 30min nenhum dos dois goleiros precisou mostrar serviço. A primeira defesa do jogo foi de Isaksson, que pegou desvio perigoso de Mário Gomez.
O jogo seguiu morno no segundo tempo, com a Alemanha um pouco melhor, mas sem conseguir traduzir em chances a maior posse de bola e a maior vontade de atacar. Nem as entradas de Beck, Kross e Cacau, jogadores mais conhecidos da torcida, mudou o panorama da partida. Na melhor chance de modificar o placar, Cacau e Kross tabelaram e o jogador do Bayern chutou forte da intermediária. Isaksson espalmou, deu rebote, mas se recuperou a tempo de se antecipar ao rebote do brasileiro.