quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Acusado de abusos, médico é condenado a 278 anos de prisão

O médico Roger Abdelmassih foi condenado na tarde desta terça-feira a 278 anos de prisão. Acusado de ter abusado de pacientes de sua clínica de reprodução, ele pretende recorrer da decisão. A sentença foi proferida pela juíza Kenarik Boujikian Felippe.


O advogado José Luis Oliveira Lima, que defende Abdelmassih, diz que respeita a decisão da magistrada "mas entendo que ela desprezou as provas favoráveis que existem no processo, como os 170 depoimentos prestados em seu favor de meu cliente feitos por ex-pacientes por seus maridos".
Oliveira Lima diz ainda que o médico sempre negou todas as acusações. Ele pretende recorrer ao Tribunal de Justiça de São Paulo para reverter a decisão.
Apesar de ter sido condenado a 278 anos de prisão, pela lei brasileira, o tempo máximo de detenção é de 30 anos.
O médico Roger Abdelmassih, um dos mais famosos especialistas em reprodução assistida do país, foi preso no dia 17 de agosto de 2009 --mas permanece solto devido a um habeas corpus. Ele teve a prisão preventiva decretada pela Justiça após cerca de 60 mulheres afirmarem ter sofrido crimes sexuais durante consultas.
O caso foi denunciado pela primeira vez ao Ministério Público em abril de 2008, por uma ex-funcionária do médico. Depois, diversas pacientes com idades entre 30 e 40 anos bem-sucedidas profissionalmente disseram ter sido molestadas quando estavam na clínica.
As mulheres dizem ter sido surpreendidas por investidas do médico quando estavam sozinhas --sem o marido e sem enfermeira presente (os casos teriam ocorrido durante a entrevista médica ou nos quartos particulares de recuperação). Três afirmam ter sido molestadas após sedação.
Em agosto de 2008, Abdelmassih foi intimado pelo Ministério Público a depor, mas não compareceu. Mesmo assim, o órgão ofereceu denúncia à Justiça, recusada porque a juíza Kenarik Boujikian entendeu que a investigação é atribuição exclusiva da polícia.
Um inquérito foi aberto pela polícia, mas desapareceu do Departamento de Inquéritos Policiais em novembro de 2008. Ele foi encontrado um mês depois, possibilitando o reinício das investigações.
Em junho do ano passado, Abdelmassih foi indiciado pela polícia. Na época, a defesa de Abdelmassih afirmou que ele teve seu direito de defesa cerceado e que a Polícia Civil descumpriu a determinação do Supremo.
Segundo um dos advogados do médico, Adriano Vanni, na época, a polícia antecipou o depoimento sem maiores explicações, antes que a defesa pudesse ter acesso às acusações.
Em agosto de 2009, o Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) abriu 51 processos éticos contra o médico. Os conselheiros do órgão avaliaram que as denúncias eram pertinentes e decidiram pela abertura dos processos. A pena máxima é a cassação do diploma.
Formalmente, Abdelmassih foi acusado de estupro contra 39 ex-pacientes, mas como algumas relataram mais de um crime, há 56 acusações contra ele. Desde que foi acusado pela primeira vez, Abdelmassih negou por diversas vezes ter praticado crimes sexuais contra ex-pacientes. O médico afirma que vem sendo atacado há aproximadamente dois anos por um "movimento de ressentimentos vingativos".
Abdelmassih também já chegou a afirmar que as mulheres que o acusam podem ter sofrido alucinações provocadas pelo anestésico propofol, usado durante o tratamento de fertilização in vitro. De acordo com ele, as pacientes podem "acordar e imaginar coisas".
Segundo sua defesa, o médico nunca fica sozinho com suas pacientes na clínica, estando sempre acompanhado por uma enfermeira.
Abertura do VIII Momento Literário de Barra Mansa acontece nesta quarta-feira


Evento contará com a participação do escritor e ilustrador Roger Mello


Com o tema: “Leitura para Todos: Em Todos os Cantos”, terá início nesta quarta-feira, dia 24, o VIII Momento Literário, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação. O evento acontece às 18h30min, no Colégio Paulo Basílio, na Vila Nova, e terá a participação do escritor e ilustrador Roger Mello, indicado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. O Momento Literário é a culminância de ações desenvolvidas nas escolas durante o ano letivo em torno da promoção da leitura, e são esperados para o lançamento da oitava edição do projeto cerca de 600 profissionais da área de educação.
O prefeito Zé Renato destacou que é com grande satisfação que o município promove o VIII Momento Literário que, durante todo do ano, por meio das “Salas de Leitura”, incentivou as crianças da rede municipal a se interessarem pela leitura, promovendo dessa forma a socialização desse grupo.
- O Momento Literário e o projeto “Sala de Leitura” são formas de valorizar a leitura, possibilitar o acesso a diversos gêneros literários, divulgar as ações e as produções literárias desenvolvidas durante o ano todo nas unidades escolares e em outros espaços públicos. É uma iniciativa muito importante de interação entre a comunidade, os professores, pais e alunos – comentou o prefeito.
Segundo a secretária de Educação, Sílvia Victória Coutinho, o projeto de leitura é uma das ações da Secretaria que auxilia no desenvolvimento intelectual e sócio-cultural de todos. “A leitura empolga a gente, as salas de leitura são ambientes agradáveis e coloridos para atrair as crianças. Neste processo, a família tem um papel importante e por isso promovemos ações de incentivo à leitura para integrar a comunidade, os alunos, professores, pais e toda família”, comentou a secretária,
De acordo com a assessora das Salas de Leituras da Prefeitura, Elizabeth Gonçalves de Souza, o Momento Literário terá continuidade nos dias 25 e 26, (quinta e sexta-feira), com atividades diferenciadas no Ciep 54, da Vila Maria. Na oportunidade, será proporcionado aos alunos, professores, pais e comunidade a oportunidade de conhecerem o projeto desenvolvido pelas unidades escolares em torno do texto literário. “Quem passar pelo Momento Literário poderá se encantar com o projeto e participar das atividades a serem desenvolvidas pelos autores e ilustradores que estarão no nosso município. O público poderá produzir, ouvir, contar e recontar histórias, desenhar e ter um contato maior com a literatura através de livros, músicas e teatro”, adianta a assessora.
O projeto Sala de Leitura existe há oito anos e é realizado em 45 unidades da rede municipal de ensino, voltado para alunos da Educação Infantil ao 5º ano. Os alunos que participam do projeto são atendidos durante 50 minutos, uma vez por semana.
ROGER MELLO - Escritor e ilustrador brasiliense, nasceu em 1965. Recebeu o prêmio suíço Espace-enfants em 2002 e no mesmo ano foi vencedor do prêmio Jabuti nas categorias literatura infanto-juvenil e ilustração com Meninos do Mangue. Com vários trabalhos premiados, tornou-se hors-concours dos prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Por sua obra como ilustrador, foi indicado para a edição de 2010 do prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infanto-juvenil.
"Passione": Mauro e Diana reatam namoro


O plano de reaproximar Diana (Carolina Dieckmann) e Mauro (Rodrigo Lombardi) de Cris (Gabriela Carneiro da Cunha) e Laura (Adriana Prado) dá certo no capítulo desta terça-feira (23) em “Passione”.


A dupla resolve armar um encontro entre os pombinhos em um sítio isolado. O plano é convidar para que os dois vão ao sítio.
Diana aceita ir para o local com Cris, mas chegando lá, a amiga da jornalista diz que precisa ir ao mecânico para resolver um problema no carro. Mauro também aceita o convite de Laura, e quando eles chegam ao local, a assessora de imprensa diz que ela precisa ir ao supermercado.
Ao entrarem na casa, Mauro e Diana dão de cara um com o outro. Os dois percebem que o encontro foi uma grande armação, e Diana tenta ir embora, mas o presidente da Metalúrgica Gouveia não deixa.
Mauro diz que tem certeza de que o amor de Diana por ele ainda não acabou. A jornalista se declara e eles se beijam.
O casal tem uma linda noite de amor, e Diana conta da chantagem de Melina (Mayana Moura) no dia do casamento deles.
“Isso não vai ficar assim. Se a Melina acha que pode jogar baixo desse jeito, está muito enganada, e vou acabar com essa história! Não tenho medo da Melina”, dispara Mauro, furioso.
Prefeitura realiza Primeiro Encontro de Diversidade Musical em Porto Real


Banda Municipal será elevada à Banda Sinfônica no próximo ano


A Prefeitura de Porto Real realiza a partir das 19h desta quarta-feira, 24, no Clube Municipal Centro Real, localizado no Bairro Jardim Real, o 1º Encontro de Diversidade Musical do município, alusivo ao Dia do Musico, comemorado no último dia 22. O evento, que terá a entrada gratuita, é promovido pela Secretaria de Ação Social, que desenvolve o Programa Banda Musical no município. Estarão presentes 10 grupos musicais da região, dentre eles, a Banda Municipal de Porto Real, desenvolvida através do Programa e que deverá ser elevada à condição de Banda Sinfônica Municipal no próximo ano.
Os demais grupos musicais que se apresentarão no evento pertencem às cidades de Resende, Quatis e Barra Mansa. Serão três corais, dois grupos evangélicos, uma fanfarra, um trio de jazz, um quarteto de palhetas e um quinteto de metais.
– O encontro é de suma importância, porque promove a produção cultural, os artistas regionais e ajuda a despertar em muitas pessoas o gosto pela cultura, de forma geral, além de suscitar o real significado da musica e da produção artística em nossa sociedade – destacou o prefeito Jorge Serfiotis.
Ao falar sobre a importância do encontro, o maestro da Banda Municipal de Porto Real, Flavio Silva disse que “o encontro certamente terá um reflexo muito positivo tanto nos músicos, quanto na comunidade”. Ele revelou ainda que a Banda de Porto Real, atualmente com 72 músicos, deverá ser elevada à condição de Banda Sinfônica em 2011. “Falta acrescentarmos alguns instrumentos de palheta dupla, como o fagote, oboé e o corne inglês. Os integrantes da banda já possuem conhecimento teórico destes instrumentos, de forma que teremos apenas que trabalhar a parte de adaptação”.
O Programa Musical de Porto Real está aberto a novos alunos, de todas as faixas etárias. Os interessados deverão procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) localizado no Bairro Jardim Real, entre 8 e 17h, de segunda a sexta-feira. O Programa, que atualmente possui oito alunos, fornece gratuitamente aprendizado de trompete, saxofone, clarinete, tuba, bombardine e percussão em geral (bateria, bumbo e tímpano, dentre outros). Para os interessados em solicitar uma apresentação da Banda Municipal de Porto Real, o telefone de contato da Secretaria Municipal de Ação Social é (24) 3353.1779.
Prefeitura de Resende amplia atendimento a estudantes portadores de deficiência


Número de alunos atendidos passou de 300 para 410


Entre janeiro do ano passado e outubro deste ano, a Prefeitura ampliou o número de estudantes com deficiência em idade escolar atendidos nas escolas municipais. O número de alunos beneficiados passou de aproximadamente 300 para 410 neste período. Além disso, a atual administração implantou salas de recursos especiais em mais quatro unidades de ensino do Município. No ano passado, o serviço chegou às escolas Sagrado Coração (Lavapés) e Jorge Miguel Jaime (Toyota). Já neste ano, as escolas Júlio Verner (Vila Vicentina II) e Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III) receberam uma sala de recursos, cada.
O balanço sobre as ações desenvolvidas pela administração do prefeito José Rechuan (DEM) no ensino para estudantes portadores de deficiência foi destacado na manhã desta terça-feira, dia 23, pela secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro. Segundo ela, diversas ações foram implementadas durante o ano letivo de 2010, visando proporcionar a inclusão de um maior número de alunos com deficiência nas escolas municipais.
Uma das ações implementadas foi a criação do CEMAE (Centro Municipal de Atendimento ao Educando), que atende não só a crianças de Resende como também estudantes residentes nas cidades de Porto Real, Quatis e Itatiaia. Através de uma equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Educação, que atuam em parceria com profissionais de outras duas secretarias municipais (Saúde e Assistência Social), o CEMAE proporciona atendimento multiprofissional aos alunos da rede municipal de ensino, oferecendo-lhes apoio pedagógico e atividades na área da educação especial.
A educação especial em Resende é oferecida nas seguintes instituições de ensino: CEDEVIR (Centro Educacional Municipal de Atendimento aos Deficientes Visuais de Resende); Escola Municipal de Educação Especial Rompendo o Silêncio, destinada exclusivamente ao atendimento dos estudantes portadores de deficiência auditiva, entre a educação infantil e o nono ano do ensino fundamental; a Escola Eduard Michelin (Associação Pestalozzi de Resende), responsável pelo atendimento a portadores de deficiência intelectual; e o AEE (Atendimento Educacional Especializado), oferecido através de 18 salas de recursos distribuídas em 13 escolas municipais. Em menos de dois anos, a administração do prefeito José Rechuan implantou mais quatro salas de recursos especiais, elevando para 18 o número destas salas existentes na rede municipal.
As salas de recursos especiais oferecem atendimento pedagógico especializado, atendendo a um grupo de alunos incluídos em classes regulares e funcionam em dois turnos, beneficiando o aluno no horário oposto em que está matriculado nas classes regulares.
As 13 unidades escolares que contam com salas de recursos são as escolas Getúlio Vargas, Agodão Doce e Abrahão Hermano Ribenboim, as três localizadas na Cidade da Alegria; Dona Mariúcha (Santo Amaro), Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos), Maria Dulce Chaves (Novo Surubi), Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria), Noel de Carvalho (Nova Liberdade), Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), Visconde de Mauá, Doutor Jorge Miguel Jaime (Toyota) e na Sagrado Coração (Lavapés).
Segundo a professora Terezinha Saloto, coordenadora do CEMAE, outro passo importante da atual administração em benefício da inclusão de pessoas com deficiência foi a realização de Curso de Libras para professores da rede municipal e a realização da Semana da Pessoa com Deficiência, que aconteceu no mês de agosto deste ano, no auditório da AEDB (Associação Educacional Dom Bosco).
- Durante essa semana, tivemos palestras e ações importantes voltadas para profissionais da educação, pais e responsáveis por alunos da rede municipal portadores de deficiência, além de apresentações de corais de escolas públicas e atividades de esporte e lazer, visando principalmente estimular o debate sobre a importância da inclusão social para essa parcela importante da população - disse Terezinha.
A coordenadora lembrou que a palestra de maior destaque realizada durante a semana da pessoa com deficiência foi a do professor, escritor e conferencista internacional Jairo de Paula, que reuniu cerca de mil educadores das escolas municipais, no Teatro da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras).
Mantega volta a se reunir com Dilma no Torto


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, se reúne pela terceira vez em cinco dias com a presidente eleita, Dilma Rousseff


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, se reúne pela terceira vez em cinco dias com a presidente eleita, Dilma Rousseff. Ele chegou às 11h40 na Granja do Torto, residência de Dilma no período de transição.
O ministro, que é cotado para permanecer no cargo no novo governo, também se encontrou com a presidente eleita nesta segunda (23) e na última quarta-feira (18). As duas reuniões ocorreram na Granja do Torto e duraram mais de duas horas.
Guido Mantega acompanhou Dilma na primeira viagem ao exterior que ela fez depois da eleição. Eles embarcaram juntos para Seul, capital da Coreia do Sul, no dia 8 de novembro, para participar da reunião do G-20. Os dois acompanharam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na reunião de cúpula do grupo, formado pelos 20 países com as maiores economias do mundo.
Mantega assumiu o ministério em 2006 após a queda de Antonio Palocci, hoje um dos coordenadores da equipe de transição de Dilma. O atual ministro da Fazenda foi também presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no governo Lula. Mantega foi assessor econômico de Lula de 1993 a 2002.
Presidente Lula faz a primeira solda do etanolduto

Novo sistema de transporte de etanol tirará 1,5 mil caminhões por dia das rodovias


O presidente Lula esteve em Ribeirão Preto, nesta terça-feira (23) para fazer a solda inaugural do primeiro trecho do etanolduto, entre Ribeirão Preto e Paulínia. A cerimônia teve a participação do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, dos ministros da Agricultura, Wagner Rossi, e da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Soares Dulci, e da prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera.
Em seu discurso, o presidente Lula deixou o etanolduto de lado para criticar o mercado internacional que impõe sobretaxas aos produtos brasileiros, entre eles o etanol, e preferiu falar sobre o Compromisso Nacional assumido entre governo, indústria e trabalhadores para melhorar as condições do emprego nos canaviais. “Consegui vender a ideia de que a humanização do trabalho nos canaviais era importante para colocar o etanol lá fora”, disse.
O presidente fez um balanço de seu governo, destacando as conquistas no setor de crédito, educação, energia e os investimentos no setor sucroalcooleiro. “Votando em mim ou não, os usineiros têm que olhar para mim e dizer que fui o presidente que mais cuidei deles”, afirmou.
Lula finalizou deixando a porta aberta para o governo Dilma. “Com a Dilma, o Brasil vai mostrar que as mulheres querem e podem definitivamente governar esse país”, concluiu.
Nova prova do Enem para 2,8 mil prejudicados será em 15 de dezembro


Número de alunos na nova edição pode aumentar, já que continua o trabalho de análise das 116 mil atas das salas de prova; estudantes serão comunicados por e-mail, telefone e torpedo.


A nova prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes prejudicados pelos erros de impressão do último exame será aplicada no dia 15 de dezembro, uma quarta-feira, às 13h. As provas serão de ciências da natureza e humanas, totalizando 90 questões.
No primeiro dia de aplicação do Enem, dia 6 de novembro, 21 mil cadernos de prova amarelos apresentaram erro de montagem e não continham todas as 90 questões. Até o momento, o Ministério da Educação (MEC) identificou 2.817 estudantes que terão direito a participar dessa nova prova, menos de 0,1% do total. Eles receberam cadernos com defeito e não puderam trocá-los por outro.
O levantamento está sendo feito a partir das atas das salas de prova. Esse documento é usado pelos fiscais para relatar qualquer problema ocorrido durante a aplicação do Enem. O número de alunos que participarão da nova edição pode aumentar, já que continua o trabalho de análise das 116 mil atas.
De acordo com o MEC, os alunos serão comunicados do novo exame por e-mail, telefone e torpedo (SMS). Também vão receber um novo cartão de confirmação com as informações sobre os locais de prova. Os candidatos receberão ainda uma declaração de comparecimento para justificar eventual ausência no trabalho ou escola, já que a prova será durante a semana.
Além do problema nos cadernos amarelos, a folha em que os candidatos marcam as respostas também apresentou um erro de impressão. As questões de 1 a 45 eram de ciências da natureza e as de 46 a 90, de ciências humanas, mas estavam identificadas de forma invertida. O erro ocorreu em todos os cartões distribuídos aos 3,3 milhões de participantes. O MEC ofereceu aos alunos que marcaram as respostas ao contrário a possibilidade de solicitar a correção invertida do gabarito.
Policiais fecham ruas após nove ataques no Rio


Polícia Militar reagiu após os nove ataques criminosos, nas últimas 48 horas, no Rio e Grande Rio


Após os nove ataques criminosos no Rio e Grande Rio, nas últimas 48 horas, a Polícia Militar anunciou na manhã desta terça-feira (23) que colocará todos homens nas ruas para reforçar o policiamento. Segundo a polícia, folgas vão ser reduzidas e até o ano que vem o governo promete contratar 7 mil novos policiais.
“Hoje os policias trabalham na operação que chamamos de ‘fecha quartel’. Vão todos os policiais para rua”, afirmou o Relações Públicas da PM, coronel Lima Castro, ressaltando ainda que a polícia está fazendo blitzes para apreender materiais incendiários e chegar a suspeitos responsáveis pelos ataques.
“Fizemos várias reuniões e decidimos antecipar as medidas que adotaríamos para o final do ano, diminuindo as escalas, reforçando o nosso policiamento na rua. Vamos ter o Batalhão de Choque operando nas vias especiais, as novas motocicletas para serem distribuídas, sobretudo nos batalhões das regiões metropolitanas”, completou.
Segundo ele, além das implantações das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), a polícia vem organizando ações para prender criminosos que fugiram dessas localidades e estão em outras favelas da cidade. “Mas a polícia não pode mais trabalhar sem dados, sem informações, porque é um risco muito grande na comunidade. Estamos fazendo operações cirúrgicas, pontuais, para não colocar pessoas em risco”, disse Lima Castro.
Até o fim de dezembro, de acordo com a polícia, mais 250 motocicletas vão circular pela cidade. Nesta segunda-feira, 140 veículos foram distribuídos para os batalhões: “Irão intensificar o policiamento nestas áreas que estão sendo alvo desses criminosos”, disse o comandante-geral da PM, Mário Sérgio Duarte.
Os primeiros ataques começaram há quase dois meses. No início, as autoridades chegaram a negar a possibilidade dos crimes para não amedrontar a população. Em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, no fim de setembro, foram três carros roubados e um homem feito refém.
Diante dos ataques, a PM passou a usar, desde o dia 8 de setembro, um helicóptero para ajudar no patrulhamento. Além disso, 19 batalhões tiveram mudanças de comandante. Ainda em setembro, um ataque acabou com um motorista baleado. Mais uma vez foi anunciado reforço no policiamento.
Robert Pattinson e Kristen Stewart semi-nus em set de 'Amanhecer'

As filmagens aconteceram em Paraty, litoral sul fluminense, e na Lapa.


Nos aguardados capítulos finais de 'A Saga Crepúsculo', a felicidade dos recém-casados Bella Swan (Kristen Stewart) e Edward Cullen (Robert Pattinson) é interrompida quando uma série de traições e desgraças ameaça destruir o mundo deles.
Após seu casamento, Bella e Edward viajam para o Rio de Janeiro para sua lua-de-mel, onde finalmente cedem à paixão. Bella descobre que está grávida e, durante um parto quase fatal, Edward finalmente realiza seu desejo de tornar-se imortal. Mas a chegada da filha, Renesmee, coloca em movimento uma perigosa cadeia de eventos que encurrala os Cullen e seus aliados contra os Volturi, o conselho de líderes vampiros, , preparando o palco para uma batalha sangrenta.
O lançamento de 'A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte I' aconhece em 11 de novembro de 2011 no Brasil, uma semana antes da estreia norte-americana.
'A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte II' estreia em 16 de novembro de 2012.
Bill Condon será o diretor. Ele tem no currículo filmes de prestígio como 'Kinsey - Vamos Falar de Sexo' e 'Dreamgirls - Em Busca de Um Sonho'.
Catherine Hardwicke ('Aos Treze') dirigiu 'Crepúsculo', Chris Weitz ('A Bússola de Ouro) comandou 'Lua Nova' e David Slade ('30 Dias de Noite') tomou conta de 'Eclipse'.