quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Feira de Arte da Educação será realizada neste sábado (27)


Evento reúne trabalhos de 18 unidades escolares e 5 entidades com turmas do EJA e do Programa Brasil Alfabetizado

A 5ª edição da Fejarte (Feira de Arte da Educação de Jovens e Adultos) organizada pela Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda (SME) será realizada neste sábado (27), das 8h às 17h, no Memorial Getúlio Vargas, na Vila Santa Cecília. A Fejarte é uma oportunidade para que a população conheça as ações que vêm sendo desenvolvidas em Volta Redonda para a melhoria da qualidade de vida nos âmbitos social, educacional, e profissional dos jovens, adultos e idosos assistidos .
A feira busca mostrar os trabalhos realizados nas 18 unidades escolares e nas cinco entidades parceiras que possuem turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e do Programa Brasil Alfabetizado. É também uma ação concreta para se promover a cidadania de aproximadamente 2.091 alunos, sendo estes 1.485 do Ensino Fundamental, 227 do Programa Brasil Alfabetizado, 79 do Proeja FIC (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, na formação inicial e continuada integrada com o ensino fundamental) e 300 do programa Projovem.
“Diversidade”, “Qualidade de Vida”, “Esporte”, “Biodiversidade”, “Cidadania”, “Trabalho”, “Meio Ambiente”, “Música” e “Cultura das Regiões Norte e Nordeste”, são alguns dos temas desenvolvidos ao longo do ano letivo de 2010 e que estarão expostos nos stands montados no local do evento. A programação da Fejarte este ano contará com várias atrações musicais, teatrais, oficinas, declamação de poemas e shows de dança apresentados pelos próprios alunos da EJA e coordenados pelas equipes educacionais.
BM: Mostra de Natal Artesanato e Culinária é inaugurada no CEAT


Trabalhos desenvolvidos pelos 55 alunos poderão ser visitados até sexta-feira, 26


A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou na tarde desta quarta-feira, dia 24, a Mostra de Natal, Artesanato e Culinária, com os trabalhos desenvolvidos nas oficinas do Ceat (Centro Educacional de Atendimento Especializado). A exposição segue nos dias 25 e 26 (quinta e sexta-feira) e a proposta da oficina é desenvolver as habilidades e potencialidades dos alunos buscando a autonomia, inclusão social e profissional dos mesmos. Atualmente, são atendidos no local 55 alunos com necessidades especiais em oficinas diversificadas, entre as quais se incluem: culinária, pano de prato, de plantas, customização, artes, pré-oficina e letramento.
O prefeito Zé Renato parabenizou os alunos por mais um ano de exposição e destacou a importância das oficinas oferecidas pelo Ceat. “É muito gratificante ver o belo trabalho desenvolvido por esses alunos e só temos que parabenizar a todos que contribuem com o projeto. Com certeza esses jovens são exemplo de dedicação e superação e isso nos deixa muito orgulhosos”, comentou o prefeito. Já a vereadora Sônia Coutinho, coordenadora do Ceat, destacou a satisfação em ver que o objetivo do Ceat, de promover a inclusão social, vem sendo alcançado com sucesso.
. “Essas oficinas existem para atender e preparar os portadores de necessidades especiais tanto para o mercado de trabalho, quanto para a vida. Prova disso é que muitos já demostraram seu potencial, estão trabalhando e garantindo a própria renda. Hoje, a oficina é auto-sustentável e o dinheiro do material que eles produzem é dividido com os alunos e para cobrir os gastos do projeto”, explicou Sônia, ao informar que a mostra pode ser vista das 9 às 17 horas. Os produtos feitos durante as aulas estão sendo comercializados durante a exposição.
Já a vice-prefeita Ruth Coutinho falou sobre a importância do Ceat, no sentido de combater o preconceito que, segundo ela, até pouco tempo existia contra portadores de necessidades especiais. “O Ceat veio para oferecer dignidade, desenvolvimento , inclusão e alternativa de renda para essas pessoas que, pelo que podemos perceber com essa exposição, possuem um grande potencial. As oficinas despertam as habilidades de cada um dos alunos e contribuem na sua valorização como ser humano. Os professores, alunos e a coordenação do centro estão de parabéns e nós desejamos muito sucesso a todos”, enfatizou a vice-prefeita.
Segundo a secretária de Educação, Silvia Victória, Barra Mansa é pioneira quando se trata de inclusão social de portadores de necessidades. “Além da inclusão social, o Ceat desenvolve a parte artística dos alunos e auxilia em casos de dificuldade escolar. Formamos uma parceria com o centro, pois sabemos que é um projeto sério. Afinal, há mais de 27 anos o município presta esse tipo de serviço à população”, salientou a secretária.
Prefeitura e Ministério da Saúde inauguram Samu


O prefeito Tuca Jordão e o coordenador geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, José Eduardo Passos, inauguraram na tarde de quarta-feira, dia 24, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na cidade. O serviço terá três ambulâncias, contando com motoristas, médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem. Foram investidos R$ 600 mil, com a contratação de 73 profissionais, sendo 14 médicos. O atendimento à população será 24 horas por dia, pelo telefone 192.
“A soma de esforços entre os governos federal, estadual e a prefeitura só traz ganhos para as cidades”, afirmou o prefeito. Ele lembrou que, na área de saúde, Angra dos Reis ainda oferecerá mais serviços para a população no próximo ano. “Teremos o maior hospital da Costa Verde, na Japuíba, em 2011”, disse. José Eduardo ressaltou a cooperação do Corpo de Bombeiros em Angra e formação da mão de obra. “Com o aperfeiçoamento dos profissionais – e aqui agradeço ao 10º Grupamento de Bombeiros Militar por isso – é que podemos atender à população com um serviço digno e de qualidade”, afirmou ele.
O comandante do Grupamento, coronel Jerri Andrade, também demonstrou a união das autoridades em Angra para beneficiar a sociedade. “O Corpo de Bombeiros está agradecido ao Ministério da Saúde, pela cessão das ambulâncias, e pelo empenho da prefeitura. A população de Angra só tem a ganhar com a implementação do Samu”, disse.
As ambulâncias são de dois tipos, denominadas Unidade de Suporte: básica (duas) e avançada (uma). A de suporte básico conta com um motorista e um técnico de enfermagem. A avançada tem uma equipe formada por motorista, enfermeiro e médico. Segundo o presidente da Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar), José Argolo, em todos os veículos será feita a estabilização do paciente. “O atendimento inicial é feito na própria ambulância, depois a pessoa é levada até a unidade de saúde própria para a continuação do serviço médico”, explicou.
Pesquisa sobre potencial da Região Leste é apresentada a comerciantes e comunidade


Dados revelaram potencialidades econômicas, sociais e de desenvolvimento do local


Cerca de cem pessoas, entre comerciantes e moradores, participaram na noite de terça-feira, dia 23, da apresentação dos resultados da pesquisa sobre o potencial econômico social e de desenvolvimento da Região Leste. O evento, promovido na Escola Municipal Joaquim Rodrigues Peixoto Júnior, localizado no bairro Boa Vista, foi uma iniciativa da Prefeitura de Barra Mansa, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Aciap (Associação Comercial, Industrial, Agro-pastoril e Prestadora de Serviços).
Segundo o presidente da Aciap-BM, José Francisco de Sousa Medeiros, o encontro com os comerciantes e a população foi muito positivo. De acordo com ele, o projeto de desenvolvimento da Região Leste foi idealizado pela Aciap e a pesquisa ficou por conta do Sebrae que fez o mapeamento da região e entrevistou 150 lojistas e 450 moradores – número que representa 1% da população total do local, que é de 40 mil habitantes.
- Foi uma apresentação muito proveitosa e que contou com um ótimo público de comerciantes, moradores, diretoria da Aciap e representantes do Sebrae. Conseguimos fazer mais uma palestra de sensibilização com os dados do projeto e, desse forma, envolver a população e os empresários da Região Leste. Mostramos que o projeto é deles e que eles é que têm que colher os benefícios da pesquisa – ressaltou o presidente, ao informar que o evento também contou com a participação do vereador José Abel, morador da Região Leste.
De acordo com gestora de projetos do Sebrae e coordenadora da pesquisa, Paola Tenchini, a entrevista foi realizada entre junho e julho com micro e pequenas empresas, comércio e serviços e a população. Já a tabulação foi feita nos meses de agosto e setembro. A pesquisa, de acordo com ela, é bem extensa, contendo mais de 400 páginas.
- Um fato interessante é que 51% das empresas estão no mercado há mais de cinco anos, o que reforça o poder econômico do local. Outro dado importante é que 54% dos estabelecimentos são legalizados e 46% ainda não tem legalização. Destas empresas, 66% não é informatizada e quando perguntamos o motivo, 26% disseram que não tinham capital para investir na informatização. Quando indagados sobre a região onde está localizado seu estabelecimento, 56% dos empresários avaliaram como excelente e bom - conta ela.
O prefeito Zé Renato destacou que a realização da pesquisa foi fundamental e que sua apresentação para os moradores foi uma grande oportunidade de demonstrar o potencial da Região Leste. “Ficamos felizes em saber que, além dos comerciantes e empresários, a população também teve acesso à pesquisa. A partir deste trabalho, os empresários têm um atrativo maior para investir na cidade e na Região Leste e quem ganha com isso é a população”, disse.
Diana perde a paciência e estapeia Melina em Passione


A submissão de Diana (Carolina Dieckmann) a Melina (Mayana Moura) está com os dias contados em Passione. Farta de aguentar chantagens, a mocinha enfrentará a rival nos próximos capítulos.


A notícia da gravidez de Diana logo chegará aos ouvidos de Melina, que procura a jornalista e faz novas ameaças:
- Se seguir com essa gravidez, eu entrego o Mauro. O seu filho vai visitar o pai na penitenciária!
Diana perde a linha e dá um tapa em Melina, que cai sentada no sofá. Ao tentar se levantar, a filha de Bete (Fernanda Montenegro) é agredida novamente. A jornalista afirma que nada a fará interromper a gravidez:
- Eu não vou tirar esse bebê, não vou! Entendeu, sua demente?
Melina não se altera e continua a chantagem:
- Você pode me bater, me xingar, mas no final das contas, você vai ter que tirar esse bebê. É o seu filho ou o Mauro.
A jornalista estapeia Melina diversas vezes, deixando-a assustada. A ira da estilista só aumenta quando Diana revela que continua namorando Mauro (Rodrigo Lombardi). Diana tripudia, dizendo:
- A gente tá junto sim! Você foi enganada esse tempo todo. O nosso amor é mais forte, Melina, muito mais forte que a sua inveja! Você pode fazer chantagem, ameaças, o que for, mas nunca vai poder mandar no nosso amor.
Finalmente a mocinha decidiu reagir, já não dava mais pra aguentar a passividade dela diante das maldades de Melina. Mas a morena não deixará barato tanta humilhação e começará a preparar sua vingança.
AngraPrev distribui 2 mil cartilhas


Objetivo é esclarecer dúvidas sobre aposentadorias e benefícios

O Instituto de Previdência Social do Município de Angra dos Reis (AngraPrev) ultrapassou nesta semana o número de 2 mil Cartilhas Previdenciárias entregues aos servidores municipais de Angra. A previsão do instituto é que até o final da próxima semana todos os quase 5 mil servidores ativos sejam contemplados. O objetivo da cartilha é possibilitar ao servidor um maior entendimento sobre os assuntos previdenciários, seus direitos e deveres.
A distribuição está sendo feita pelos bairros e começou pelo Centro. As cartilhas foram lançadas no I Seminário de Previdência Social, no dia 5 deste mês. Mais de 100 locais de trabalho foram visitados pela equipe do AngraPrev, incluindo escolas municipais, unidades de saúde e demais repartições.
– Essa foi a melhor forma que encontramos para informar nossos servidores sobre as questões previdenciárias – afirmou Carlos Renato Gonçalves, presidente do AngraPrev.
A cartilha é de fácil visualização e leitura e elucida dúvidas relacionadas ao tempo de contribuição necessária para aposentadoria, tipos de aposentadoria, regras, salário-família etc. Ela também está disponível na versão on-line, no site da Prefeitura de Angra (www.angra.rj.gov.br), através do link do AngraPrev.
Os servidores que não receberem suas cartilhas ou que ainda tiverem dúvidas podem entrar em contato com o AngraPrev pelo telefone 3365-5388, ou ir à sede do instituto, na rua Arcebispo dos Santos, Nº 32, Centro.
Estudantes do CAP participarão do Sarau – A Carreira das Letras


Evento, que acontecerá no próximo dia 26 de novembro, no Campus Volta Redonda, terá simultaneamente a exposição dos trabalhos do Ano Letivo de 2010.
A professora da Disciplina ‘Produção Textual’ do Colégio de Aplicação (CAP) do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), Marciléia Maurício, realizará no próximo dia 26 de novembro, às 9 horas e às 10h30min, o Sarau – A Carreira das Letras para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
O evento, que é aberto aos pais e familiares, acontecerá no Auditório I do Campus Volta Redonda.
A professora Marciléia Maurício declarou que o Sarau é uma forma de mostrar para os alunos o dinamismo no uso da escrita e da leitura. “A ideia apresentará aos nossos estudantes o quanto é valioso a escrita e suas conquistas”, afirmou a professora, lembrando que além do Sarau simultaneamente acontecerá uma exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos ao longo do Ano Letivo de 2010, no Hall do Acesso A.
O Sarau – A Carreira das Letras terá como convidados representantes da Coordenação do Projovem Urbano, da Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda e da Coordenadoria da Juventude de Volta Redonda. “A expectativa é despertar o gosto pela escrita e leitura, além de sua valorização”, destacou a professora Marciléia Maurício.
Franceses desistem de leilão do trem-bala


As empresas francesas de trens de alta velocidade vão desistir de participar do leilão do trem-bala do Brasil se ele for confirmado para a próxima segunda-feira (29). Alemães e espanhóis devem seguir o mesmo caminho.

Os grupos multinacionais estão sendo procurados desde a semana passada pela ANTT (Agência Nacional de Energia Elétrica) para formarem consórcios com empresas nacionais, mas ainda apostam num adiamento do leilão por parte do governo.
Com a desistência francesa, o governo fica ainda mais pressionado a tentar conseguir que pelo menos mais um consórcio entre na disputa.
Até agora, só o grupo sul-coreano, formado pela estatal operadora Korail e pela fabricante Rotem/Hyundai e que teria mais 20 empresas nacionais e estrangeiras, confirma que fará proposta.
A França foi o segundo país a deter a tecnologia, em 1981. Sua fabricante de equipamentos, a Alstom, é a que tem mais trens de alta velocidade em operação no mundo.
É investigada por suspeita de pagamento de propina por contratos no Brasil.
Os japoneses, pioneiros na tecnologia, também não devem entrar no negócio. Uma fonte do país classificou como "muito difícil" a participação no projeto que prevê ligar Campinas-SP-Rio se o leilão for na segunda.
Um grupo de 20 empreiteiras de São Paulo ligadas à Associação de Empreiteiras de Obras Públicas e que se apresentou como interessado desistirá se a data for mantida.
Para realizar o leilão da hidrelétrica de Belo Monte, o governo forjou um consórcio de última hora com a estatal da Eletrobras e subsidiárias garantindo 49% do projeto.
No caso do trem-bala, essa possibilidade é mais remota. Isso porque o edital exige que o consórcio tenha um fabricante e um operador desse tipo de trem.
Só oito países no mundo detêm a tecnologia de fabricação, em cerca de 15 empresas.
A operação também é restrita a empresas de poucos países no mundo.
O principal motivo da desistência é que as companhias francesas não conseguiram firmar parceria com as construtoras brasileiras.
Os japoneses estão com a mesma dificuldade. As grandes empreiteiras do país não estão se mostrando dispostas a entrar no grupo inicial do leilão. Querem, segundo uma fonte, ser contratadas depois do negócio com as condições que elas quiserem oferecer para fazer a obra.
Além da falta de parceiros nacionais para a construção, que responde por cerca de 2/ 3 dos custos estimados de R$ 33,1 bilhões, os estrangeiros não estão convencidos da viabilidade do projeto.
Empresários do setor ferroviário pediram o adiamento por seis meses do leilão.
Resende: Defesa civil reforça esquema de prontidão contra as chuvas


Balanço parcial aponta duas casas alagadas, mas sem desabrigados


Duas casas – uma no Surubi e a outra no Lavapés – foram alagadas pela forte chuva que caiu na noite desta terça-feira em Resende. A informação consta do balanço parcial divulgado pela Defesa Civil do Município no começo da tarde de hoje (quarta-feira). Segundo o diretor do órgão, coronel Marco Resende, não há moradores desabrigados e a água já foi retirada destes imóveis.
Em razão do grande volume de água verificado durante o temporal, a Secretaria Municipal de Obras programou para hoje o reforço da limpeza dos bueiros em algumas vias do Centro, de Campos Elíseos e da região do bairro Liberdade. A conservação dos bueiros já é feita de forma permanente ao longo do ano pela Prefeitura, mas devido à grande quantidade de lixo gerada pelo temporal de ontem, os operários encarregados do serviço estão retornando aos locais mais críticos visando realizar a desobstrução.
Segundo a Defesa Civil da Prefeitura, no final da tarde desta terça-feira, choveu no Município, no período de duas horas, o equivalente a quantidade de chuva para um dia inteiro, o que causou outros transtornos, entre eles a queda parcial de muro de contenção que estava sendo construído pela Prefeitura em um córrego próximo ao Asilo Nicolino Gulhot, no Parque Ipiranga, e o deslizamento de terras em barrancos na área da Vila Vicentina.
Por volta das 14 horas de hoje, operários da Defesa Civil foram deslocados para a Rua Prefeito Clodomiro Maia com o objetivo de reforçar a proteção em alguns barrancos onde há riscos de novos deslizamentos. A Rua Clodomiro Maia também se localiza na Vila Vicentina.
Marco Resende explica que o imóvel alagado no Surubi é uma casa de apenas dois cômodos, localizado às margens da Avenida Rodolfo Anecchino, próximo ao campo de futebol, que fica abaixo do nível da rua. No momento da chuva, não havia nenhuma pessoa na residência. Nas imediações deste local, a Prefeitura já vem realizando obras de canalização de um córrego visando reduzir os riscos de incidentes.
- Já estamos atuando de forma conjunta com as secretarias municipais de Obras e de Serviços Públicos no sentido de realizar imediatamente o reforço da limpeza dos bueiros nos pontos mais atingidos pelas chuvas. A retirada de lixo dos bueiros ocorre de forma permanente, existindo, inclusive, uma empresa contratada para cuidar especificamente desta questão, mas devido aos grandes volumes de chuvas, precisamos reforçar este serviço nas áreas mais afetadas. Isso porque o lixo trazido pela água da chuva, como folhas de árvores e terra, costuma cair nestas caixas – disse o diretor da Defesa Civil, acrescentando que entre os locais definidos para a realização desta ação emergencial nesta quarta-feira estavam as vias localizadas nas imediações do Terminal Rodoviário do Centro da cidade.
Diante da possibilidade de novas chuvas fortes, a Defesa Civil do Município reforçou o esquema de prontidão. As chamadas de emergência poderão ser feitas pelo telefone 199, a qualquer hora do dia ou da noite. Além disso, técnicos do órgão já estão retornando aos locais que durante o ano foram vistoriados pela Prefeitura e considerados pontos de risco, muitos deles localizados em bairros da área central do Município, como Vila Vicentina, Santo Amaro, Alto dos Passos, Surubi e região do Lavapés. Uma ação integrada entre todas as secretarias municipais também já está articulada para atender eventuais casos de emergência.
Além da canalização do córrego na região do Surubi, encontra-se em andamento também outra obra destinada a diminuir os riscos de transtornos na época das chuvas: a construção de uma galeria de águas pluviais no Loteamento Mirante das Agulhas, que se localiza na região da Grande Alegria. As duas obras totalizam investimentos de aproximadamente R$ 800 mil em recursos próprios da Prefeitura e deverão estar concluídas em no máximo 40 dias.
De acordo com o secretário municipal de Obras, engenheiro Rubens Almada, a necessidade da realização destes dois serviços de infra-estrutura existia há muitos anos, “mas só agora eles estão sendo executados graças ao comprometimento da atual administração do Município com as obras na área da infra-estrutura”.
- Estes serviços deveriam ter sido feitos há muito tempo, mas não foram realizados. Diante dos riscos à população no tempo das chuvas, iniciamos a execução das duas obras há alguns meses, e todo o esforço está sendo feito no sentido de que elas estejam finalizadas nas próximas semanas. Ou seja: dessa forma, em apenas dois anos de trabalho, a nossa administração entregará à população duas obras que já deveriam ter sido feitas em anos anteriores, visto os transtornos que a inexistência delas poderia causar aos moradores – frisou Almada.
Vazamento da prova do Enem é confirmado pela PF


A Polícia Federal divulgou na madrugada desta quarta-feira (24) que houve um vazamento da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), realizado em todo o país no dia 7 de novembro.


A constatação, divulgada por meio de nota no site oficial da PF, aponta para uma professora e o marido dela como acusados pelo vazamento de informações sobre a prova de redação.
Ambos foram indiciados e podem pegar até seis anos de prisão.
Segundo as investigações da polícia, realizadas durante dez dias em Juazeiro (BA), a 502 km de Salvador, uma professora da cidade de Remanso, também no interior baiano, teve acesso a um dos textos de apoio da redação duas horas antes do início das provas, e ligou para o marido em Petrolina, no interior de Pernambucano.
As informações repassadas por ela foram relatadas ao filho, que realizaria a prova na cidade pernambucana, e ele consultou um dos aplicadores.
A suspeita foi denunciada e comprovada pela PF.
Apesar da conclusão dos policiais federais, o MEC (Ministério da Educação) garantiu que o exame deste ano não será anulado e o cronograma para as novas provas será mantido para o dia 15 de dezembro, às 13h.
Apenas os prejudicados pelas falhas encontradas no caderno amarelo poderão participar.
Os nomes dos envolvidos no vazamento dos dados não foram divulgados pela corporação.
Quebra de sigilo telefônico teria confirmado vazamento.
Com base da denúncia de um dos professores que aplicava a prova em Petrolina, os policiais federais iniciaram as investigações em Juazeiro.
Mais de dez pessoas foram ouvidas, perícias foram feitas e, com base nesses dados, o sigilo telefônico dos envolvidos foi quebrado.
Com base nas gravações foi confirmado o vazamento, posteriormente confessado pelos envolvidos.
A professora que vazou a prova e repassou o título o tema da redação que ela havia visto: “O Trabalho e Escravidão”.
Porém, o tema efetivo da prova era “O Trabalho na Construção da Dignidade Humana”.
Em Petrolina, o marido recebeu a informação e o pesquisou na internet, antes de ligar para o filho e contar sobre o vazamento.
Já na sala onde a prova seria aplicada, o filho consultou um dos professores sobre como escrever sobre “trabalho e escravidão”.
Foi essa pergunta, relacionada a um dos temas presentes na prova de redação, que motivou a suspeita do aplicador e a denúncia de um possível vazamento.
O casal foi indiciado por violação de sigilo e podem pegar até seis anos de prisão. O inquérito da PF já foi encaminhado à Justiça Federal baiana.
A história do suposto vazamento já circulava entre educadores e estudantes de Petrolina na semana posterior ao exame.
Na última semana, o ministro da Educação, Fernando Haddad, declarou que a confirmação de um vazamento do Enem poderia motivar a anulação do exame, já cercado de problemas neste ano - falhas na encadernação, cabeçalho trocado e batalhas jurídicas.
O Enem já enfrentou um vazamento, em outubro do ano passado.
Funcionários que trabalhavam na gráfica responsável pela impressão das provas tentaram vender um dos cadernos à reportagem do jornal O Estado de S. Paulo e a outros veículos da imprensa por R$ 500 mil, mas acabaram identificados e presos.
Em virtude disso, o exame acabou cancelado.
Lula afirma que censura é crime, regulação da mídia não


Em entrevista coletiva a blogueiros nesta quarta-feira (24), no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que é crime ter censura no país, mas regular o setor midiático não.
Lula fez a afirmação ao falar sobre o Seminário Internacional sobre Convergência de Mídias Eletrônicas promovido este mês, em Brasília. Ele afirmou que durante os debates ficou claro que em diversos países há regulação da mídia e isso não resulta em censura.
Aos blogueiros, Lula também lembrou a Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) que ocorreu em dezembro e disse que “será inexorável colocar em prática parte das decisões da conferência”.
Lula ainda defendeu que haja controle sobre a participação de estrangeiros na propriedade dos meios de comunicação. “Temos que ter um certo controle da participação de estrangeiros sim, não podemos abrir mão do controle”, disse.
Dilma confirma nomes para equipe econômica


Por meio de nota, a assessoria de imprensa de Dilma Rousseff confirmou na tarde desta quarta-feira que Miriam Belchior será a nova ministra do Planejamento, Alexandre Tombini o novo presidente do Banco Central e que Guido Mantega continua a frente do Ministério da Fazenda.
"A presidente eleita determinou que a nova equipe assegure a continuidade da bem sucedida política econômica do Governo Lula - baseada no regime de metas de inflação, câmbio flutuante e responsabilidade fiscal - e promova os avanços que levarão o Brasil a vencer a pobreza e alcançar o patamar de nação plenamente desenvolvida", diz o texto distribuído aos jornalistas.
Até então, as informações haviam sido dadas apenas pelos órgãos de imprensa sem nenhuma confirmação da assessoria da presidenta eleita. Também na manhã desta quarta, o atual presidente do BC, Henrique Meirelles, confirmou que irá deixar o cargo.
Alexandre Tombini, gaúcho, de 46 anos, é formado em economia pela Universidade de Brasília (UnB) e Ph.D. na área pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. Ele é o atual diretor de Normas e Sistema Financeiro do Banco. Sua linha de pensamento é bem próxima do Ministro da Fazenda, Guido Mantega, diferentemente do atual presidente, Henrique Meirelles.
Tombini é funcionário de carreira e começous sua carreira na área política como coordenador de análise Internacional do Ministério do Planejamento e Fazenda em 1991. Antes do cargo que exerce hoje, o novo presidente do BC foi também Diretor de Assuntos Internacionais e de Estudos Especiais do Banco.
Já Miriam Belchior foi a coordenadora do Programa de Aceleração do Crescimento e havia sido cotada para assumir a Casa Civil após o escândalo que derrubou a ex-ministra Erenice Guerra. A nomeação de Belchior seria um exemplo do objetivo de Dilma de aumentar o número de ministras em seu governo.
Belchior tem 44 anos e é engenheira de alimentos pela Universidade de Campinas (Unicamp). Ela foi esposa do ex-prefeito de Santo André, Cleso Daniel, assassinado em 2002. No governo Lula, antes de coordenar o PAC, ela era responsável por intermediar negociaçãoes da Casa Civil para assuntos como saneamento, energia e infraestrutura.
Os novos nomes, no entanto, não devem alterar significativamente a política econômica. Segundo o professor de economia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Luiz Fernando de Paula, a indicação de Tombini e Belchior irá melhorar a integração entre Planejamento, Fazenda e Banco Central e levar mais investimentos para a área de infraestrutura.
"A Miriam Belchior tem sido na Casa Civil quem tem tocado o PAC que visa aumentar os investimentos públicos e privados em infraestrutura econômica e social, ou seja, rodovias, eletricidade, portos, habitação, saneamento, entre outros. Sua indicação sinaliza o comprometimento da Dilma em 'acelerar' o PAC", explicou o professor.
Para o economista, a presença de Tombini na diretoria do BC há mais de cinco anos indica poucas mudanças nas diretrizes econômicas do país.
"A vantagem é que o Tombini tem uma relação melhor com o Mantega e sua equipe, o que pode permitir uma maior coordenação entre a política do BC e do Ministerio da Fazenda", acrescentou.
Estão à venda ingressos para show de Amy Winehouse


Os ingressos para os shows que a cantora Amy Winehouse fará no Rio de Janeiro e Florianópolis começam a ser vendidos nesta terça-feira.


Os preços variam de R$ 100 a R$ 700, e podem ser comprados pelo site livepass.com.br e pelo call center 4003-1527. Ainda não foram divulgados os valores dos ingressos para os shows de Recife e São Paulo.
s vendas para a capital paulista devem começar no dia 30, segundo a assessoria de imprensa do evento. O local da apresentação, porém, ainda está indefinido. Inicialmente, a produção do evento divulgou a Arena Anhembi. Porém, o site oficial da cantora trazia a Chácara do Jóquei como local do show. Procurada pelo Estadão.com.br, a assessoria da empresa responsável pela vinda da cantora não confirmou a mudança.
Amy vai se apresentar em quatro cidades brasileiras. Em Florianópolis, o show será no dia 8, no Summer Soul Festival, na Pachá. Além da musa do rehab, sobem ao palco Janelle Monae e Mayer Hawthorne. No Rio, a apresentação está marcada para o dia 11, na HSBC Arena, com abertura de Janelle Monae.
Recife recebe Amy no dia 13, no Centro de Convenções de Pernambuco. A turnê da cantora inglesa no Brasil termina em São Paulo, no dia 15.