sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Rio de Janeiro: cidade sob o CAOS
  
Policiais do Bope realizam operação na favela da Vila Cruzeiro, na zona norte do Rio de Janeiro, com a ajuda de veículos blindados da Marinha * Jadson Marques
 
Criminosos queimaram um carro no Elevado Paulo de Frontin, no Rio Comprido, zona norte do Rio. Quatro ônibus também foram incendiados * Marco Antonio Teixeira

Ônibus incendiado na rua Ferreira de Andrade, no Méier * Guilherme Pinto
O alvo da principal operação das forças de segurança é a favela Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, zona norte, um dos grandes redutos de criminosos da facção criminosa acusada de comandar os ataques a veículos e alvos polícias esta semana em vários pontos da cidade, informou a polícia.
Ao menos 10 veículos militares blindados da Marinha com metralhadoras, que nunca foram usados nos combates em favelas da cidade, transportam soldados do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) para o interior da favela.
Blindados do Bope, conhecidos como "caveirão", também foram utilizados.
Imagens aéreas de tevê mostraram dezenas de traficantes armados fugindo da Vila Cruzeiro à pé, de moto e de carro, por uma estrada de terra que leva para o Complexo do Alemão.
"O objetivo de hoje é assumir o território novamente que foi tomado pelo tráfico.
Estamos tomando esse local e retirando da sociedade essa situação de refém do tráfico", afirmou o coronel Álvaro Rodrigues, chefe do Estado-Maior da PM e comandante da operação.
Segundo o coronel, a operação com 350 homens não tem prazo para acabar.
Na quarta-feira, os "caveirões" tiveram dificuldades para entrar na favela devido a barricadas construídas pelos criminosos. Nesta quinta, outras barreiras, inclusive com fogo, foram erguidas nos caminhos para chegar à favela, e um carro foi incendiado no principal acesso da Avenida Brasil para o Complexo da Penha, impedindo momentaneamente a passagem de carros. As tropas, no entanto, já tinham passado.
"Nós não temos prazo para encerrar as operações. Vamos continuar com o apoio logístico e de veículos blindados para o transporte de tropas da polícia pelo tempo que for necessário", disse à Reuters o coronel Carlos Chagas, comandante do batalhão logístico da Marinha.
Segundo o coronel, os fuzileiros navais participam da ofensiva apenas na operação dos veículos blindados, que foram ocupados por homens do Bope.
As metralhadoras de alto calibre que estão no topo dos veículos não serão usadas, segundo a Marinha.
Ruas ficaram desertas e o comércio da região foi fechado por medo da violência.
Alguns moradores da Vila Cruzeiro acenavam com lençóis brancos pelas janelas de suas casas. Ao menos 20 escolas da zona norte tiveram as aulas suspensas por preocupação com a segurança de alunos e professores.
Universidades na zona norte também cancelaram as aulas.
Ao menos 58 veículos, entre carros, ônibus e vans, foram incendiados pelos criminosos desde domingo, quando foi deflagrada a onda de ataques a veículos e alvos policiais na cidade e região metropolitana.
Durante as ações desta quinta, mais veículos foram queimados em diversos pontos da cidade.
De acordo com a PM, morreram ao menos 30 suspeitos em confrontos com policiais em três dias de operações em favelas, com mais de mil homens envolvidos, em reação aos ataques.
Nesta quinta, a polícia permanece com ações em diversas comunidades controladas pelo crime organizado, além da Vila Cruzeiro.
Além dos suspeitos, durante uma incursão do Bope na Vila Cruzeiro na quarta, uma adolescente de 14 anos foi atingida por uma bala perdida dentro de casa e morreu no hospital.
Outros moradores também foram feridos por balas e levados para o principal hospital da região, segundo a Secretaria de Saúde do Estado.
Na operação desta quinta, ao menos cinco moradores da Vila Cruzeiro ficaram feridos e foram atendidos num hospital, segundo a secretaria.
Autoridades da área de segurança consideram que essas ações violentas são uma resposta à nova estratégia implementada na capital com as Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs), que provocaram a saída de chefes do tráfico de favelas onde esse tipo de policiamento foi instaurado.
Acuado e forçado a deixar algumas áreas da cidade, o crime organizado estaria reagindo.
A implantação das UPPs em 15 das centenas de favelas espalhadas pela cidade é considerada o maior avanço na área de segurança pública da capital fluminense nos últimos anos, e a medida foi inclusive citada pelo Comitê Olímpico Internacional como um exemplo de que a cidade será segura para a Olimpíada de 2016. O Rio também será palco central da Copa do Mundo de 2014.
Defesa Civil fiscaliza cargas e produtos perigosos


Operações de fiscalização ocorrerão na sexta-feira (26) e na próxima quarta-feira (1º de dezembro)

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Volta Redonda tem planejadas duas operações de fiscalização envolvendo veículos que transportam cargas e produtos perigosos, que contarão com o apoio da Guarda Municipal. A primeira será nesta sexta-feira (26), a partir das 8h, em frente à sede da Defesa Civil, próximo à Ilha São João, e a segunda será na próxima quarta-feira (dia 1º de dezembro), na Rua Santa Terezinha, no bairro Niterói, no conhecido “curvão”, que fica próximo ao Hospital Evangélico, entre 8h e 12h.
O objetivo da ação, de acordo com o coordenador da Defesa Civil, major Rodrigo Ibiapina, é mostrar às empresas transportadoras que o poder público está fiscalizando esse tipo de serviço. “Operações como essas servem para que os responsáveis realmente cumpram os procedimentos e as rotinas de segurança vigentes, evitando acidentes”, explicou.
A iniciativa da Defesa Civil ao propor esta operação levou em conta o fato de que em Volta Redonda trafegam diariamente pelo perímetro urbano – num trecho rodoviário de 18 quilômetros de extensão - cerca de 1,4 mil caminhões, dos quais 30% transportam algum tipo de material perigoso, dentre os quais cargas perigosas diversas e produtos químicos. “A operação, que se repetirá periodicamente, conta com o apoio da GMVR, que ficará responsável por fiscalizar os documentos do veículo e do condutor”, finalizou o coordenador.

VIII Momento Literário reúne cerca de dois mil alunos no primeiro dia de atividades


Evento segue até sexta, dia 26, no Ciep 54 da Vila Maria


A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Educação, promoveu durante todo o dia desta quinta-feira, dia 25, as atividades do VIII Momento Literário, realizado no Cipe 54, do bairro Vila Maria. No evento, além de professores, diretores, equipes pedagógicas, pais e comunidade, também estiveram presentes cerca de dois mil alunos, das 68 escolas da rede municipal. Na oportunidade, as unidades escolares se dividiram em cinco grupos e criaram cinco propostas, diferenciadas, para atender as crianças. Entre elas: ilustração, escrita, pintura e dramatização, todas baseadas em algum tipo de texto.
Presente no evento, a secretária de Educação, Sílvia Victória Coutinho, destacou que a cada ano vem aumento o número de participantes no Momento Literário. “Notamos uma participação maior, tanto das crianças, como também das famílias e da comunidade. Em cada edição eles demonstram um prazer ainda maior pela leitura e isso é muito importante para formação de cidadãos conscientes da importância do aprendizado”, comentou a secretária, ao informar que, neste ano, o Momento Literário abordou o tema: “Leitura para Todos: Em Todos os Cantos”.
O prefeito Zé Renato destacou que é com grande satisfação que o município promove o VIII Momento Literário que, durante todo do ano, por meio das “Salas de Leitura”, incentivou as crianças da rede municipal a se interessarem pela leitura, promovendo dessa forma a socialização desse grupo. “O Momento Literário e o projeto 'Sala de Leitura' são formas de valorizar a leitura, possibilitar o acesso a diversos gêneros literários, divulgar as ações e as produções literárias desenvolvidas durante o ano todo nas unidades escolares. É uma iniciativa muito importante de interação entre a comunidade, os professores, pais e alunos “, comentou o prefeito.
De acordo com a assessora das Salas de Leituras da Prefeitura, Elizabeth Gonçalves de Souza, o Momento Literário também tem por finalidade proporcionar aos alunos, professores, pais e comunidade a oportunidade de conhecerem o projeto desenvolvido pelas unidades escolares em torno do texto literário. Atualmente, o projeto Sala de Leitura, que existe há oito anos, é realizado em 45 unidades da rede municipal de ensino, voltado para alunos da Educação Infantil ao 5º ano.
“Várias atividades foram desenvolvidas e seguem até amanhã (sexta-feira), com os ilustradores e escritores Roger Mello, Bia Heltzen, Sônia Rosa e Daniel Mandarucú. Com eles, o público pôde produzir, ouvir, contar e recontar histórias, desenhar e ter um contato maior com a literatura através de livros, músicas e teatro”, comentou a assessora, a convidar a população para visitar o último dia de evento.
Pai da estudante Ana Júlia Carneiro da Silva, de 7 anos, o metalúrgico, João Eduardo da Silva, de 35 anos, aproveitou o dia de folga para acompanhar a filha no Momento Literário. Surpreso com o número de crianças e de atividades, ele comentou sobre o evento. “Não imaginei que fosse encontrar tantas crianças envolvidas com a leitura, ainda mais nessa época em que vivemos, quando tudo é feito no computador. Fiquei feliz em saber que minha filha gosta de livros e, a partir de agora, vou incentiva-la ainda mais”, disse o metalúrgico. Já a pequena Júlia, falou sobre o que mais gostou no Momento Literário. “Gostei muito de ficar lendo gibi e livros, no meio das almofadas, com as minhas amigas. No ano passado minha mãe me acompanhou e esse ano fiquei muito feliz por ter sido meu pai”, concluiu Ana Júlia.
Orquestra de Cordas de Volta Redonda inicia série de concertos de fim de ano


Orquestra do projeto Cidade da Música se apresenta neste domingo (28), às 10h30, no Cine 9 de Abril


A Orquestra de Cordas do projeto Volta Redonda Cidade da Música se apresenta neste domingo (28), às 10h30, no Cine 9 de Abril. No programa do concerto – que abre a programação de fim de ano da orquestra – estão peças de Handel, Elgar, Briten e Corelli, além de compositores eruditos brasileiros.
Segundo a maestrina Sarah Higino, que vai reger a apresentação de domingo e coordena, ao lado do maestro Nicolau Martins de Oliveira (fundador do projeto) o Volta Redonda Cidade da Música, este concerto terá participações especiais de um casal de bailarinos e uma harpista. “Nós teremos a participação muito especial dos bailarinos Lissiana Schlick e Rafael Mendes, que farão uma apresentação na música ‘Mourão’, do compositor brasileiro Guerra Peixe, e da harpista Vanja Ferreira, que vai tocar em três peças com a orquestra”, explicou Sarah.
A maestrina disse ainda que a apresentação de domingo no 9 de Abril terá a participação da Orquestra 2, com os alunos iniciantes, e a Orquestra 1, com os mais avançados. Sarah destacou que a série de concertos de fim de ano já está programada. “No dia 5 de dezembro, a Banda de Concerto e o Coro Infantojuvenil se apresentam às 16h na Igreja da Candelária, no Rio de Janeiro, na série de concertos do Projeto Candelária. Nos dias 18 e 19 teremos o tradicional Concerto Natalino, no Cine 9 de Abril, e no dia 22 de dezembro a apresentação será na Cidade dos Sonhos, no Natal dos Sonhos e da Solidariedade”, enumerou.
Angra E. C. tem novo comando


Jorge Eduardo é o novo presidente. Prefeito demonstrou todo apoio ao Tubarão Azul.

O vereador Jorge Eduardo Mascote é o novo presidente do Angra Esporte Clube. A cerimônia de posse foi realizada na terça-feira, dia 23, na sede do Clube São Bento. O prefeito de Angra, Tuca Jordão, foi um dos convidados de honra e recebeu muitos elogios pelo apoio que a prefeitura tem dado ao clube. O mandato do novo presidente é para o triênio 2011-2013 e o grande desafio é levar o Angra à primeira divisão do Campeonato Estadual. Também foram empossados os novos membros dos conselhos deliberativo e fiscal do clube.
Diversas autoridades municipais do legislativo e executivo estavam presentes, além de alguns dos principais veículos da imprensa local. Também participaram o então presidente do Angra, Jorge Fedrizzi, e o tenente-coronel do Colégio Naval Fábio Barreto.
Jorge Eduardo demonstrou disposição para trabalhar pelo clube e colocá-lo frente a frente aos grandes clubes do estado. Para isso, pediu o apoio da nova diretoria e também de toda a população de Angra dos Reis.
– O Angra tem que se abrir à comunidade, mas queremos pessoas que tenham paixão pelo time e Angra no coração – disse o novo presidente, que não poupou elogios ao prefeito e à sua gestão.
– A prefeitura tem sido muito importante nos últimos anos, e o Angra só não acabou por causa dela – afirmou.
Tuca Jordão fez questão de compartilhar o mérito com todos: – Não foi o Tuca que salvou o Angra, mas a vontade de toda uma cidade – ressaltou. Todos foram unânimes em afirmar que os problemas sofridos por Angra dos Reis neste ano se refletiram no clube. Mas, da mesma maneira que a cidade está se recuperando, o Angra também está.
O prefeito disse que vai continuar se empenhando pelo Angra, mas ressaltou a importância da busca por parcerias: – Vamos buscar parcerias com a Eletronuclear, Petrobras, Colégio Naval etc. Não adianta acharem que a prefeitura sozinha vai resolver tudo, com todos os problemas que ela já tem.
De acordo com Jorge Eduardo, a tabela do campeonato estadual do ano que vem sai na próxima segunda-feira, dia 29. A competição deverá começar no dia 12 de março. O Angra vai pôr à venda mil camisas para os torcedores e carnês antecipados para os jogos. Tudo para resgatar o prestígio do Tubarão Azul, como o clube é conhecido.
Dia Nacional do Doador de Sangue é lembrado em Barra Mansa
Campanha conseguiu conscientizar 300 servidores públicos


“Seja um doador, doe sangue pela vida” foi o tema da campanha realizada pela Prefeitura de Barra Mansa durante o mês de novembro em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, lembrado nesta quinta-feira, dia 25. A iniciativa foi promovida pela equipe de enfermagem e assistência social do Fundamp (Fundo de Assistência Médica Permanente dos Servidores Públicos Municipais de Barra Mansa) e o Hemonúcleo do município junto aos servidores públicos, como explica uma das enfermeiras do Fundamp responsáveis pela campanha, Priscila Miguel dos Santos Dotta.
- Desde o dia 03 de novembro uma equipe de funcionários do Fundamp percorreu os setores da autarquia, da Susesp (Superintendência de Obras e Serviços Públicos), do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e da Prefeitura de Barra Mansa para orientar e conscientizar os funcionários públicos sobre a importância da doação de sangue. Nesta campanha conseguimos cadastrar 300 pessoas. Alguns servidores já foram ao Hemonúcleo este mês e outros ainda vão comparecer. Nosso objetivo foi conscientizar o maior número de servidores para participar da campanha. Agora é esperar para que as pessoas que ainda não foram, apareçam para fazerem a doação – comenta Priscila.
O prefeito de Barra Mansa, Zé Renato, reforça a importância da ação e faz um convite para que a população participe da campanha. “Estou muito feliz pela iniciativa dos profissionais do Fundamp em mobilizar esta campanha junto ao Hemonúcleo. Ações como esta são fundamentais para que mais pessoas participem da iniciativa e ajudem o próximo. Quero convidar a população que ainda não doou para que compareça ao Hemonúcleo e participe. E às pessoas que já são doadoras, peço que fiquem atentas quanto a próxima data de doação”, conta o prefeito, que também agradeceu a participação dos servidores na ação.
Segundo o coordenador do Hemonúcleo, Flávio Marcos Simões Fagundes, esta campanha veio contribuir para que o estoque aumente neste período do ano, quando o número de doadores diminui. “Esta campanha incentivando a doação de sangue é ótima, porque conseguimos divulgar o trabalho e a necessidade dos doadores cadastrados manterem a frequência e os que ainda não doam, passarem a ajudar. Tivemos uma queda atípica de doadores nos meses de setembro e outubro e ficamos preocupados, porque o número costuma baixar entre dezembro e março – na época das festas de fim de ano, férias escolares e carnaval – e também no inverno. Nestes períodos, o estoque chega a cair de 30 a 40%”, comenta Flávio, acrescentando que 20 doadores por dia seria o número ideal para manter o estoque com tranquilidade.
Pela primeira vez no Hemonúcleo do município, a estudante e estagiária do setor de cadastro da Secretaria de Fazenda, Monique Müller Guimarães Vianna, de 21 anos, e o operador de produção, Diogo Cedeçari, de 19 anos, estavam muito felizes por ajudar o próximo. “A equipe do Fundamp esteve no meu setor de trabalho informando sobre a campanha e fiquei interessada em participar. Por conta da correria do dia-a-dia sempre adiei minha doação. Esta campanha me incentivou a parar um pouco e vir ajudar o próximo, pois um dia eu também posso precisar”, comenta Monique. “Meu colega de trabalho é doador de sangue há algum tempo e me convidou para vir doar. Sempre tive vontade de doar sangue, mas por falta de tempo não vinha. Estou feliz por poder ajudar quem realmente precisa”, conta Diogo.
Outra que aderiu à campanha e doou sangue na manhã desta quinta-feira (25/11) foi a vice-prefeita Ruth Coutinho, que já é doadora há alguns anos, mas devido aos compromissos do dia-a-dia não comparecia ao Hemonúcleo. “Vim fazer minha parte e contribuir com este ato de cidadania. Esta campanha é muito importante e uma forma da gente se doar e ajudar as pessoas. Agora pretendo continuar doando sangue com mais frequência”, conclui Rutinha.
Atualmente o Hemonúcleo do município atende a Santa Casa de Misericórdia, o Hospital da Mulher e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, em Barra Mansa, e o Hospital Flávio Leal, em Piraí. Mas, se o banco de sangue de outra cidade necessitar de algum tipo sanguíneo, o Hemonúcleo também contribui. O coordenador do Hemonúcleo, Flávio Simões, informou que a maior parte de doadores são do sexo masculino e que as mulheres continuam tendo receio de doar sangue. “Atualmente, 70% dos nossos doadores são homens. Existe muito mito sobre doação de sangue e as mulheres por medo acabam não doando”, acrescenta Flávio, ao informar que os tipos sanguíneos que estão em falta na unidade são o tipo B, fator RH positivo, e o tipo O, fator RH negativo.
Para doar sangue, a pessoa deve levar um documento de identidade, ter boa saúde, ter dormido bem na noite anterior, não estar em jejum e nem ter ingerido bebida alcoólica e alimentação gordurosa 12 horas antes da doação. A idade do doador é de 18 a 65 anos e ele precisa pesar no mínimo 50kg. Não pode doar sangue quem teve hepatite depois dos 10 anos de idade, gestantes e lactantes.
A doação dura em média 20 minutos e os candidatos passam por uma triagem antes de fazer a doação. Todo o material utilizado é descartável e oferece total segurança. Além disso, o doador tem direito a um dia de folga no trabalho. Os homens podem doar a cada três meses e mulheres a cada quatro meses. O Hemonúcleo de Barra Mansa fica no prédio anexo à Santa Casa de Misericórdia, na Rua Pinto Ribeiro, nº 205 A, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas. Telefone: (24) 3322-8430.