quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Avenida Amaral Peixoto é reaberta


Obras de revitalização são suspensas pelo IPPU, conforme combinado com os comerciantes da área


As obras de revitalização da Avenida Amaral Peixoto foram suspensas a partir desta terça-feira (dia 30), conforme havia sido combinado entre a Prefeitura Municipal de Volta Redonda e os comerciantes da área, para não atrapalhar as vendas de Natal no centro comercial. O tráfego está totalmente liberado na avenida.
Segundo informou o presidente do IPPU (Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano), Juvenil Alves Teixeira, a obra está dentro do cronograma, e os trabalhos devem ser retomados em janeiro. “O primeiro trecho da obra civil - que vai do trecho embaixo do Viaduto Heitor Leite Franco até a entrada do Viaduto Nossa Senhora das Graças – está pronto, só faltando agora cerca de 30% da parte civil das obras, no trecho que vai do início da avenida até o Viaduto Heitor Leite Franco. Este trecho será feito a partir de janeiro, e com certeza terminaremos tudo dentro do prazo programado”, apontou Juvenil, ressaltando que a paralisação programada foi decidida em conjunto com os comerciantes. “Ouvimos os pedidos dos comerciantes e, é claro, procuramos atender. Com bastante trabalho, conseguimos terminar essa primeira fase totalmente dentro do prazo estipulado”, lembrou.
A obra está orçada em R$ 8 milhões e está sendo feita em parceria entre a Prefeitura Municipal de Volta Redonda – por meio do IPPU – e a Light. A revitalização tem como principal objetivo renovar o mais tradicional centro comercial da cidade, com a construção de um shopping (no terreno da subestação da Light que fica na avenida) e a implantação de cabeamento subterrâneo, retirando-se todos os fios e cabos aéreos do local.
Um dos comerciantes da Avenida Amaral Peixoto, proprietário de um centro automotivo, Félix Gomes Pelayo, afirmou que houve uma preocupação muito grande da Prefeitura em ouvir os comerciantes da área. “Houve uma preocupação muito grande do Poder Público em ouvir os comerciantes. O Juvenil (presidente do IPPU) estava muito atento aos anseios dos comerciantes”, disse Pelayo, afirmando ainda que a obra vai transformar radicalmente a avenida. “Com a obra finalizada, tenho certeza que a Amaral Peixoto vai virar um cartão postal. Depois de tantos anos, a prefeitura não poderia ter feito melhor escolha para revitalizar algum ponto da cidade, a Amaral Peixoto merece”, pontuou.
Sobre as críticas que a obra chegou a receber, por causa dos transtornos gerados, Pelayo usou de uma comparação bem humorada para comentá-las. “Para uma mulher sair bonita, tem um processo que não é muito agradável: ela põe bobs no cabelo, fica com os pés para o alto no salão, e isso ninguém percebe. Depois que ela está linda, toda arrumada, são só elogios. É a mesmo coisa, as críticas são naturais e eram esperadas, mas o resultado da obra com certeza vai ser muito bom”, disse ele, lembrando que agora os comerciantes também devem fazer a parte deles: “Agora é preciso investir na qualificação dos funcionários, na melhoria das fachadas, porque a avenida com certeza vai ficar muito mais bonita”, apontou Pelayo.
Plantio de árvores no Balnéario


Mudas de ypê amarelo cascudo foram plantadas em calçada de via pública no bairro


Na terça-feira, 30, a Prefeitura de Angra, através da Subsecretaria de Parques e Jardins, realizou o replantio de árvores na calçada da Rua Sílvio de Castro Galindo, no Balneário, com a participação dos alunos do 4º e 5º ano de uma escola particular do bairro.
Foram plantadas oito mudas de ypê amarelo cascudo, que segundo a assistente de Implantação Rita de Cássia Freitas, da Subsecretaria de Parques e Jardins, é uma espécie de porte médio e que demora cerca de dois a três anos para ter crescer.
“Utilizamos mudas de porte maior, com altura de cerca de 1,50m, para termos mais sucesso no plantio em via pública. Elas serão monitoradas e crescerão com tutoria, que é o suporte de bambu para auxiliar no crescimento ereto da planta”, explicou Rita, que contou ainda que no local haviam espécies de pata de vaca plantadas, mas que foram retiradas porque cresceram tortas e atrapalhavam o trânsito na via.
As crianças que participaram da ação estavam atentas às explicações dadas pela assistente, que falou sobre a importância da arborização na cidade e da escolha da espécie. Segundo ela, é um tipo de árvore muito encontrada na Mata Atlântica, que cerca toda a cidade.
As mudas foram plantadas em espaços construídos pela Subsecretaria de Serviços Públicos, com o tamanho de 1 metro de largura por 80 centímetros de altura, que é o tamanho ideal para que não haja problemas com a passagem do pedestre.
VR: IPPU lança projeto ‘Caderno dos Bairros’ e guia de ruas


Primeira publicação contempla o bairro Aterrado, outros volumes serão lançados em 2011


O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU), da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, lançou o projeto Caderno dos Bairros nesta terça-feira (dia 30), no Auditório da PMVR. Também foi apresentado o mapa de ruas dos setores Centro Sul e Norte da cidade. Estiveram presentes na cerimônia de lançamento o presidente do IPPU, Juvenil Neves Teixeira, o secretário municipal de Planejamento, Lincoln Botelho da Cunha, e a coordenadora do projeto, Juliene de Paula.
Segundo a coordenadora do projeto, o Caderno dos Bairros reúne informações úteis de cada bairro da cidade, com mapas temáticos de fácil visualização, e tabelas com as informações estatísticas sobre cada local, transformando assim a informação técnica em linguagem acessível à população.
Os 52 bairros de Volta Redonda serão distribuídos em dez publicações, e o trabalho será iniciado com o bairro Aterrado, sede da Prefeitura e onde se concentra grande parte dos órgãos públicos municipais e estaduais. Os demais bairros serão desenvolvidos entre 2011 e 2012, com lançamento previsto para as comemorações do aniversário de Volta Redonda, no mês de julho.
“O caderno do Aterrado, que é a nossa primeira publicação, é um caderno piloto. Este trabalho surgiu em função da demanda que é identificada pelo IPPU, e então fizemos a pesquisa em campo para chegar a este resultado. Cidades como Belo Horizonte, Curitiba e Niterói já têm trabalhos semelhantes a este e fizemos adaptações para conceber o nosso Caderno de Bairros”, explicou Juliene.
O presidente do IPPU frisou que este primeiro caderno trouxe preciosas informações e teve a dedicação total da equipe do IPPU. “Este caderno tem fácil leitura e informações relevantes para auxiliar as pessoas que residem no Aterrado e as que precisam visitar e utilizar os serviços oferecidos no bairro”, ressaltou Juvenil.
Para Lincoln Botelho da Cunha, secretário de Planejamento, a composição das demais obras está aberta a participação da população e principalmente das diretorias das associações de moradores. “É um projeto que permite a contribuição de todos. Este trabalho realizado, em equipe, visa oferecer informação de qualidade para a população”, completou.
A cerimônia de lançamento do Caderno também foi prestigiada por inúmeros presidentes de associações de moradores, diretores de entidades assistenciais e órgãos públicos. O Caderno de Bairros do Aterrado e o Guia de Ruas estão disponíveis gratuitamente para a população na sede do IPPU, na Rua José Harmito de Sá, 25, Aterrado.
Segredo de Gerson não levanta audiência de “Passione”


Audiência de “Passione” não subiu com a revelação de um de seus maiores mistérios: o segredo de Gerson.


A audiência de “Passione”, novela da Globo, não subiu no dia da revelação de um de seus maiores mistérios: o segredo de Gerson.
O capítulo teve média de 38 pontos de ibope –cada ponto equivale a cerca de 60 mil residências na Grande São Paulo–, com 57% de share (participação no número de televisores ligados).
A média é inferior à da segunda-feira passada (22), quando a trama marcou 40 pontos, com 59% de share.
Também fica próxima da audiência da segunda anterior (15), quando “Passione” marcou os mesmo 38 pontos, com 56%.
O recorde da trama de Silvio de Abreu continua sendo a marca de 41 pontos de média com 60% de share alcançado em outubro com o assassinato do personagem Saulo (Werner Schunemann).
Disque Denúncia bate recorde com quase 13 mil ligações



Com o registro de quase 13 mil ligações este mês, o Disque Denúncia do Rio de Janeiro bateu seu recorde mensal. De acordo com Zeca Borges, superintendente do serviço, o índice estava, às 14h15, em 12.333 ligações e deve chegar próximo das 13 mil no fim do dia. Só nesta terça-feira, 417 denúncias foram registradas. O recorde anterior ocorreu em maio de 2005, na época da Chacina da Baixada, em Nova Iguaçu, com 12.238 denúncias registradas.
Nos últimos dias, por conta das operações das Polícias Civil e Militar e do Exército contra o crime organizado no Estado, foram registradas até as 14 horas de hoje 3.982 denúncias sobre traficantes e esconderijos de armas e drogas. O superintendente explicou que, por conta do grande número de ligações, folgas e férias de funcionários foram suspensas a fim de melhorar o atendimento.
Entre as denúncias feitas por moradores que auxiliaram os policiais durante a operação estão a prisão de três importantes chefes do tráfico Jacarezinho, apreensões de fuzis e prisão de um grupo de traficantes, entre eles o chefe do tráfico, na Cidade de Deus. "A população tem ajudado e tem sido bastante útil", disse Zeca.
Renato Aragão se emociona com festa pelos 50 anos de carreira


São 75 anos de idade e 50 de carreira em 2010 e Renato Aragão ganhou um especial na Rede Globo dirigido por Jayme Monjardim. Nesta segunda-feira, em Copacabana, o humorista recebu vários amigos em uma festa e se emocionou na homenagem. Durante a exibição de um clip sobre a sua vida, o eterno trapalhão Didi chorou várias vezes ao lado da filha caçula, Livian.
Renato Aragão revelou que nunca pensou que chegaria tão longe: “Vim fazer o meu trabalho. Sempre tive muitos sonhos na cabeça mas nunca pensei em chegar aos 50 anos de carreira. E penso em ficar mais alguns aninhos alegrando as crianças”, contou Didi, que já tem três roteiros prontos de filme, e provavelmente a companhia de Lívian, que quer seguir a carreira artística: “Não teve jeito, eu não queria”, contou Renato.
Jogo com fuga de traficantes da Vila Cruzeiro tem 50 mil acessos em 24h


Fuga na favela carioca vira tema de jogo na internet


O mini game fuga da Vila Cruzeiro, da agência baiana Pindorama, mal foi lançado na tarde de ontem e já foi jogado por cerca de 45 mil pessoas na rede social para games Kongregate, onde foi postado.
O jogo parodia os acontecimentos da semana passada no Rio de Janeiro, quando dezenas de traficantes fugiram da favela da Vila Cruzeiro após confrontos com a polícia.
Apesar disso, jogos que fazem versões bem-humoradas de acontecimentos do dia-a-dia não são novidade. Quem não se lembra do game da sapatada no ex-presidente americano George Bush, ou do mais recente envolvendo uma bolinha de papel jogada contra o candidato José Serra?
Para Lula, documentos vazados pelo WikiLeaks são ‘insignificantes’


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva considerou, nesta terça-feira, “insignificantes” os telegramas entre a embaixada americana em Brasília e Washington.


Os documentos confidenciais foram divulgados pelo site WikiLeaks.
De acordo com os documentos secretos, Washington considera o Ministério das Relações Exteriores do Brasil como um adversário, pois adotaria uma postura com “"inclinação antinorte-americana".
“Eu acho que coisas que eu vi do Brasil são tão insignificantes que não merecem ser levadas a sério", afirmou o presidente, após visitar as obras da Usina Hidrelétrica Estreito, no Maranhão.
Os telegramas ainda acusam Nelson Jobim, o ministro da Defesa, de ter falado mal do ex-secretário geral do Itamaraty, Samuel Pinheiro Guimarães, durante uma reunião com o ex-embaixador americano Clifford Sobel. Jobim seria visto como um aliado americano.
"Eu tenho certeza do comportamento do Jobim, tenho certeza do comportamento do Samuel, tenho certeza que os dois são amigos, e tenho certeza que um não falaria mal do outro", declarou Lula sobre as denúncias.
Outros documentos acusam o Brasil de combater o terrorismo sem fazer alardes. As forças de segurança do país anunciam prisões de supostos terroristas como se fossem traficantes de drogas ou sonegadores fiscais.
Programa Segundo Turno chega à marca de seis mil estudantes



Projeto foi implantado em 2009 pela Prefeitura


Implantado no ano de 2009 pela Prefeitura, o Programa Segundo Turno já é considerado uma das ações principais de inclusão social da atual administração municipal. O projeto – que é desenvolvido de forma integrada entre as secretarias e fundações do Município - chegou em 2010 à marca dos seis mil estudantes atendidos com atividades esportivas, culturais, artísticas e recreativas, além do reforço escolar.
O prefeito José Rechuan (DEM) comemora o número expressivo de estudantes beneficiados pelo projeto, o que no seu entendimento comprava o sucesso desta iniciativa da Prefeitura na formação cidadã dos alunos de Resende.
Já a secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, declarou que “o projeto vem despertando também a auto-estima e a descoberta de novos talentos entre os estudantes”, como foi o caso de Tálisson da Silva Farrias, de apenas 8 anos, aluno da Escola Marieta Salles (Baixada da Olaria). No mês passado, ele foi selecionado para estudar dança na Escola de Teatro Bolshoi do Brasil, em Joinville (Santa Catarina).
Através das ações coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação, o Programa Segundo Turno atende 4.702 alunos, sendo 2.611 matriculados em 15 escolas municipais e 11 inscritos nos pólos do projeto nas comunidades. Artesanato, teatro, capoeira, dança, música, desenho e pintura, contação de histórias, balé, dança de rua, jazz, dança contemporânea, aulas de espanhol, educação ambiental e reforço escolar estão entre as ações do projeto realizadas pela Secretaria de Educação.
As escolas nas quais estas atividades acontecem são as seguintes: Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria), Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi), Sagrado Coração (Lavapés), Júlio Verner (Vila Vicentina), Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos), Bairro Cabral (Cabral), Dona Mariúcha (Santo Amaro), Getúlio Vargas (Cidade Alegria), Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), Moacir Coelho da Silveira (Serrinha do Alambari), Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III), Abrahão Hermano Ribenboim (Cidade da Alegria) e Surubi (Surubi Velho).
Outro projeto integrado ao Programa Segundo Turno, através da Secretaria de Educação, é o Educação Integral, que amplia em três horas o horário de permanência dos alunos na escola com atividades esportivas e culturais, como Judô, Xadrez, Rádio Escolar, Hip-Hop, Capoeira, Teatro, Tênis de Mesa, Horta escolar, Jornal Escolar, futsal entre outras.
O Educação Integral beneficia 2.091 alunos das escolas Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi), Lídia Pires (Itapuca), Dona Mariúcha (Santo Amaro), Getúlio Vargas (Cidade da Alegria), Noel de Carvalho, Surubi (Surubi), Julio Verne (Vicentina), Bairro Cabral (Cabral), Esther Politi (Fazenda da Barra I) , Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III) e Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria).
Já através da Secretaria Municipal de Assistência Social, o Programa Segundo Turno contempla 260 alunos nas quatro unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) – estas unidades funcionam nos bairros Lavapés, Jardim Esperança, Toyota e Itapuca.
No caso dos 60 jovens de 15 a 17 anos que fazem parte das famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, as atividades do projeto possibilitam o desenvolvimento de habilidades gerais, tais como a capacitação e a orientação do jovem para sua escolha profissional, por meio do Pró-Jovem (Programa Nacional de Inclusão do Jovem). Os outros 200 estudantes participam das atividades lúdicas oferecidas pelas brinquedotecas.
Pela Fundação CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende), são atendidas, no Segundo Turno, 910 alunos com oficinas de jardinagem, marcenaria, capoeira, esporte, coral e oficina de folclore.
E entre as atividades oferecidas para 704 estudantes do programa através da FUNRESP (Fundação Resende Esportes) estão aulas de futsal, judô e iniciação esportiva. No próximo ano, a Prefeitura vai ampliar para mil alunos as atividades do Segundo Turno coordenadas pela FUNRESP. A ampliação acontecerá por meio da criação dos núcleos do Parque Paraíso, Parque Tobogã, Castelo Branco, Vargem Grande, Parque Saúde (Cidade Alegria), Baixada da Olaria, Loteamento Morada do Contorno e Vila Vicentina.
Polícia encontra túnel no Complexo do Alemão, no Rio


Policiais civis encontraram no início da tarde desta terça (30) um túnel da rede pluvial com 400 metros de comprimento no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro.


A escavação, com início na Rua Joaquim de Queiroz, em frente a uma creche, tem saída para à Rua Arapá. Moradores da comunidade informaram que traficantes teriam usado o túnel para fugir durante as operações policiais na região. Os agentes continuam no local à procura de armas e drogas.
A estratégia da polícia agora é lançar bombas de gás lacrimogêneo dentro das galerias pluviais no conjunto de favelas do Alemão para fazer com que bandidos que porventura ainda estejam escondidos sejam obrigados a sair.
"Vamos fazer isso para ver se ainda há pessoas no local. Não chegamos a confirmar se bandidos tenham fugido desta forma", informou o chefe do Estado Maior da PM, coronel Álvaro Rodrigues Garcia. Segundo ele, após a liberação do gás, a PM vai pedir o fechamento de todas as entradas das galerias pluviais. No início da manhã desta terça, foram apreendidas armas e drogas dentro de um caminhão da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), nas imediações do Complexo do Alemão. Os agentes abordaram o motorista do veículo, que disse ter sido obrigado por traficantes a retirar o material ilegal que estava na comunidade.
Segundo balanço parcial divulgado, até o meio-dia foram apreendidos dois fuzis, uma submetralhadora MT12 9 milímetros, uma espingarda calibre 12, uma carabina Puma calibre 38, uma espada, dois carregadores de pistola, um carregador de fuzil Ruger e um carregador de fuzil calibre 556.
Também foram apreendidos 638 quilos de maconha e 205 trouxinhas da droga, três quilos de cocaína e 4.391 papelotes, além de 260 ampolas de lança-perfume. Segundo balanço da PM, 103 veículos foram incendiados desde domingo.
Ações educativas marcam Dia Mundial de Luta Contra Aids em Volta Redonda

Tema da campanha este ano é ‘Somos Iguais, Preconceito Não’


Tendo em vista as ultimas pesquisas mostrarem que as.
O Dia Mundial de Luta contra a Aids - 1º de dezembro – que este ano tem como tema “Somos Iguais, Preconceito Não”, será marcado em Volta Redonda através de ações educativas promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na Praça da Prefeitura e nas Unidades de Saúde da Rede de Atenção Básica – UBS e UBSF. O objetivo da campanha é promover as iniciativas de combate ao preconceito e à discriminação das pessoas portadoras do vírus HIV, além de reforçar a necessidade da prática de sexo seguro, com o uso de preservativo.
As atividades na Praça da Prefeitura serão realizadas das 8h às 12h, com estande informativo, distribuição de material educativo e de preservativos. “Vamos contar também com a participação dos integrantes da Academia da Vida que irão contribuir com o evento através de apresentações artísticas”, disse a coordenadora do programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids) da SMS, a enfermeira Sandra Regina Coutinho Silva Reis, esclarecendo ainda que nas UBSs e UBSFs serão realizadas salas de espera, abordando as formas de transmissão e prevenção da Aids, com murais informativos, distribuição de material educativo e de preservativos, que também serão distribuídos pelas unidades da Rede de Urgência e Emergência. “Com essas ações iremos discutir e refletir sobre o preconceito contra as pessoas que vivem com o vírus HIV e que ainda é muito forte, mesmo entre aquelas que conhecem as formas de transmissão do vírus”, esclareceu Sandra.
O Dia Mundial de Luta contra a Aids foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) visando diminuir o estigma em relação à doença e estimular a promoção da solidariedade para com as pessoas vivendo com HIV/Aids em todos os continentes. No Brasil, a data foi estabelecida desde 1988.