sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Mudanças no trânsito na Vila Santa Cecília serão permanentes

Objetivo das modificações é eliminar conflitos no tráfego no Centro Comercial da Vila


O diretor-presidente da Suser (Superintendência de Serviços Rodoviários de Volta Redonda), Paulo Barenco, afirmou que as mudanças realizadas no trânsito da Vila Santa Cecília serão permanentes. “As modificações realizadas no trânsito do Centro Comercial da Vila Santa Cecília tem como objetivo eliminar o conflito no tráfego que existia na rotatória da fonte luminosa (em frente à Praça Brasil)”, disse Barenco, explicando que no local o tráfego tinha quatro movimentos. “Um movimento é a conversão de quem vem da Avenida dos Trabalhadores e vai entrar na Rua 14 (rua do Cine 9 de Abril); outro é quem vem da Avenida dos Trabalhadores e vai fazer a conversão à esquerda na rotatória, para pegar a Rua 16. Outro movimento é a transposição da rotatória por quem se dirige à Rua 33, e mais um é de quem está contornando a própria rotatória”. Barenco explicou que, com as mudanças, também houve a alteração de algumas vagas de estacionamento. “Algumas vagas foram extintas e outras novas foram criadas”, disse ele, lembrando que a sinalização horizontal está sendo refeita no local.
As mudanças tiveram início à meia-noite de terça-feira (dia 30), e também vão ajudar no acesso às lojas - já que a Vila é um dos principais centros comerciais de Volta Redonda, atraindo consumidores de toda a cidade e municípios vizinhos - além de agilizar a chegada da população à Cidade dos Sonhos, montada na Praça Brasil – dentro do projeto Natal dos Sonhos e da Solidariedade - de 1º (quarta-feira) a 22 de dezembro, das 10 às 22 horas.
A mão será invertida na rua entre o Mercado Popular e a Praça Brasil, além do trecho da Rua 25A (rua do Banco Santander) entre as Ruas 14 (rua do Cine 9 de Abril) e 12 (rua do Sider Shopping). No primeiro caso, os veículos passam a circular da rotatória da fonte luminosa em direção ao Clube Umuarama, e no segundo vão da Rua 12 em direção à Rua 25A, virando obrigatoriamente para a direita, já que estará fechada a passagem entre os canteiros da Rua 14 neste trecho.
A preferência será para os veículos que estiverem circulando na rotatória da fonte luminosa. E haverá uma nova rotatória, nas proximidades do Banco do Brasil, que permitirá aos motoristas entrar na Rua 12 (Sider Shopping). Além disso, a rua do shopping terá mais uma faixa para circulação de automóveis a partir do meio-dia. A área de carga e descarga da rua só poderá ser utilizada pelos caminhões de 8h às 12h.
Outra mudança será feita no acesso ao bairro pela Avenida dos Trabalhadores. O motorista que dobrar à esquerda na esquina do Sider Palace e da UFF (Universidade Federal Fluminense) terá que definir previamente se vai entrar nas Ruas 12 ou 14 (devendo, neste caso, se manter na mão direita); ou se vai pegar a Rua 33 (neste caso tendo que se manter à esquerda).
Doação de sangue: campanha continua

Funcionários da Secretaria de Meio Ambiente foram ao Hemonúcleo Costa Verde, na quinta-feira, dia 2, doar sangue.


Cerca de 25 profissionais da equipe de mobilizadores socioambientais, voluntariamente, fizeram sua parte no ato de solidariedade à população. “A iniciativa solidária não acaba na doação. É importante que a pessoa continue, assumindo o compromisso de voltar sempre ao Hemonúcleo. É um ato para toda a vida”, disse o gerente de Conservação e Projetos Ambientais da Secretaria, Fábio Jordão.
Os mobilizadores atenderam ao convite do Hemonúcleo, que durante todo o ano precisa das doações para atender à demanda na cidade. “A Secretaria de Meio Ambiente recebeu o convite, nós conversamos e conseguimos que boa parte da equipe viesse até aqui”, disse Aline Lamoia, uma das encarregadas da equipe. A importância de conhecer as condições básicas para a doação de sangue foi lembrada por outra funcionária da Secretaria de Meio Ambiente, Cristina Vieira: “Nós recebemos as informações sobre a campanha e então resolvemos vir juntos”.
A Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar) informa que, entre outras condições, as principais para doar sangue são:
Idade entre 18 e 65 anos;
Pesar mais do que 50 quilos;
Não estar em jejum, tendo evitado alimentos gordurosos nas últimas 4 horas;
Não ser portador de doenças crônicas nem infecção ativa;
Não fazer uso sistemático de álcool e nem ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 24 horas;
Não ter feito tatuagem, piercing ou acupuntura nos últimos 12 meses.
É importante que a pessoa doadora mantenha contato com o Hemonúcleo Costa Verde, após a doação. O telefone para qualquer informação sobre doação de sangue é 3369-6133 e através de correio eletrônico, hemoncv@angra.rj.gov.br.

Defesa Civil divulga balanço após forte chuva em Porto Real

Sem registro de vitimas ou desabrigados Prefeitura já está limpando as áreas atingidas


A Defesa Civil de Porto Real divulgou na manhã desta quinta-feira, 2, um balanço referente às conseqüências da forte chuva que atingiu o município na tarde desta terça-feira, 1º. Foram aproximadamente 30 minutos de uma chuva com índice pluviométrico de 25 milímetros cúbicos que causou os maiores danos em alguns pontos dos bairros Jardim das Acácias, São José e Freitas Soares. Não houve registro de vítimas ou desabrigados e a Prefeitura já começou a limpeza das localidades atingidas, além do monitoramento de áreas criticas do município.
Ao todo nove residências foram invadias pelas águas, segundo informou o Coordenador da Defesa Civil em Porto Real, Cassiano Alves. “Das residências atingidas, em cinco delas a situação foi mais crítica com maior elevação de água, mas em nenhuma delas há riscos em relação às propriedades”, explicou. Quanto aos locais atingidos, Cassiano informou que o alagamento foi maior na Rua Sergipe, no Bairro São José.
Ele disse também que a Prefeitura, ainda na terça-feira, disponibilizou abrigo aos moradores das casas atingidas, mas que elas preferiram ir para casa de parentes. Segundo Cassiano, as residências já foram vistoriadas e os moradores já retornaram. No momento, as equipes de trabalho da Prefeitura trabalham na limpeza das localidades afetadas com auxílio de caminhões, tratores e ferramentas manuais. O telefone da Defesa Civil de Porto Real é (24) 3353.1009.
Dia Mundial de Luta Contra o HIV/Aids é comemorado em Barra Mansa

Na ocasião foram distribuídos 20 mil preservativos


A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde e da Gerência de Saúde Coletiva/Programa DST/SIV/Aids, promoveu na manhã desta quarta-feira, dia 1º, diversas ações em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra o HIV/Aids. Com o tema “O Preconceito como Aspecto de Vulnerabilidade ao HIV/Aids”, a campanha foi realizada na Praça da Matriz onde, além da realização de ações preventivas, a equipe do programa e da RNP (Rede Nacional dos Portares de HIV) também realizou a distribuição de 20 mil preservativos e cerca de 5 mil boletins informativos.
De acordo com o psicólogo do programa, Miguel Ângelo Mello, as atividades desse ano tiveram por finalidade a desconstrução do preconceito sobre as pessoas vivendo com Aids/HIV e a conscientização dos jovens sobre comportamentos seguros de prevenção.
- Nosso objetivo maior foi mostrar que, hoje em dia, não tem mais sentido as pessoas manterem preconceito com os portadores do HIV. É preciso haver consciência de que o vírus do HIV só é transmitido pelo sexo desprotegido e pelo sangue, não podendo se transmitir pelo aperto de mão, pelo abraço ou pelo beijo. Essas informações já existem há muito tempo e, sendo assim, procuramos enfatizá-la, nesta data, quando no mundo todo o Dia da Luta Contra a Aids está sendo comemorado – comentou Miguel, ao ressaltar que a campanha também manteve o foco nos jovens de 15 a 24 anos, levando em conta o resultado de um levantamento do Ministério da Saúde, que apontou que 40% das pessoas, com essa faixa etária, declararam não usar os preservativo nas relações sexuais.
Atualmente, segundo Miguel, o programa conta com aproximadamente 470 casos confirmados de portadores de HIV - sendo 57% homens e 43% mulheres – dos quais 190 fazem uso do coquetel de medicamentos anti-retrovirais. De acordo com o psicólogo, a necessidade de exames, para pessoas que tenham sido expostas a relacionamentos de risco, também foi destaque durante a campanha. Segundo ele, apesar do município já ter realizado cerca de 4 mil exames, em 2010, essa demanda ainda pode ser maior.
- Temos condições de aumentar esse número de exames, desde que as pessoas nos procurem. É importante lembrar que o vírus da Aids é silencioso e que, por isso, o exame é a melhor forma de detectar e o mais precoce possível cuidar do problema. Os interessados em fazer o exame, seja de HIV, Hepatite B e Sífiles, podem nos procurar na Secretaria de Saúde, das 9 às 13 horas – informou Miguel, ao acrescentar que, como medida preventiva, o Programa DST/Aids promoveu, durante todo o ano, diversas palestras em escolas, empresas e associações de moradores.
De acordo com o prefeito Zé Renato, o Dia Mundial de Lutra contra Aids é uma grande oportunidade do Programa DST/Aids, mostrar à população o excelente trabalho que vem sendo realizado junto aos pacientes do município. O prefeito destaca a importância de ações preventivas contra a doença e destaca as propostas e ações para o setor, em 2011.
- O Programa DST/Aids tem desenvolvido um trabalho muito sério e, para o próximo ano, já temos propostas para criação do Centro de Doenças Infecto Contagiosas, além do trabalho de conscientização para manicures e tatuadores sobre a ocorrência de acidente com material biológico e da campanha do 'Fique Sabendo Municipal', que tem o objetivo de aumentar a demanda de solicitação de exames junto à população – adiantou o prefeito,
Os atendimentos do programa funcionam de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 hora, na Secretaria de Saúde, que fica localizada na Rua Pinto Ribeiro, nº 65, próximo a Santa Casa de Misericórdia. O local conta com uma equipe multidisciplinar composta por dois médicos clínicos, um médico pediatra, um psicólogo, uma enfermeira e um técnico de enfermagem.
Novos autores de Volta Redonda recebem obras nesta sexta-feira (3)

Livros foram publicados dentro da Lei Municipal de Incentivo à Cultura; entrega das obras será feita no Gabinete do Prefeito Neto


O prefeito Antonio Francisco Neto e o secretário municipal de Cultura, Moacyr de Carvalho, estarão entregando na próxima sexta-feira (dia 3), às 10h, em solenidade no Gabinete do Prefeito, as edições das obras literárias dos oito novos autores de Volta Redonda que tiveram os seus trabalhos selecionados pela Secretaria Municipal de Cultura, dentro da Lei Municipal de Incentivo a Cultura. Cada autor receberá 500 exemplares da obra editada. Alguns exemplares de cada obra serão doados ao acervo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni.
Segundo informou a assessora de gabinete da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), professora Graça Dias, responsável pelo desenvolvimento, execução e acompanhamento do projeto cultural, foi destinada uma verba de R$ 500 mil pelo governo municipal para investir nos projetos culturais e artísticos do município, que incluem shows de artistas da cidade, exposição de artes, produção de CDs, livros, e todas as outras atividades culturais previstas na legislação municipal.
Para o evento foram convidados os autores Nelita Maria da Silva (Meu Amor Perfeito - poesia); Ernane Menchisa (Esse foi o meu Guru - romance); Jair Antonio de Carvalho (Devaneios - poesia); Antonio Oliveira Pena (O invólucro da noite - poesia); Antônio Oliveira Correia (Memorizando - crônicas); Nangel William Velasco (O pranto das palavras - poesia) e Silvio Fonte Alves (Namorados de Amora - poesia). O autor José Luiz de Oliveira, já falecido, que escreveu o romance Esposa e dois maridos, será representado por familiares.
Coral Municipal inicia Projeto Cantatas de Natal

Apresentações ao ar livre, no comércio, instituições financeiras, hospitais, repartições públicas e outros locais vão até o próximo dia 23


O Coral Municipal da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) de Volta Redonda, com regência da maestrina Maria Geralda Ferreira e coordenação de Juscelina Ramos, realiza o Projeto Cantatas de Natal. As apresentações começaram na última segunda-feira (dia 29 de novembro) e vão até o próximo dia 23 de dezembro. No repertório, as tradicionais canções natalinas.
O grupo, composto por mais de 30 cantores, fará apresentações ao ar livre, no comércio, em shopping centers, instituições financeiras, hospitais, repartições públicas, instituições de longa permanência (asilos) e igrejas. O Coral Municipal faz até quatro cantatas por dia. Confira a programação e prestigie a apresentação mais próxima de você.
Prefeitura de Quatis reforma casa da mulher

É uma das iniciativas que a Saúde tomou para melhorar o atendimento


Como para todos os segmentos, o ano de 2010 também foi de muito trabalho para a secretaria de Saúde. Muitos atendimentos, muitas consultas, exames, encaminhamentos, cirurgias. Muito trabalho para manter em dia o bem mais precioso do cidadão: sua própria força, sua saúde.
Entre as conquistas, está a instalação da nova Casa da Mulher. Com um espaço mais amplo e adequado, a unidade oferece atendimento ginecológico, consultas de pré-natal, ultrassonografia puerperal e obstétrica geral e exames de preventivo, entre outras consultas. As marcações são feitas às terças-feiras, a partir das 8 horas da manhã.
Para quem não pode fazer uma visita ao médico durante o dia, há a marcação de consulta noturna. De quinze em quinze dias, entre 5 horas da tarde e 9 horas da noite, quem trabalha o dia inteiro pode ser atendido. “A possibilidade de marcar uma consulta para o noturno é uma novidade e foi implantada para dar à mulher que não pode sair do trabalho para ir a um médico, a oportunidade de manter em dia sua saúde”, explicou o prefeito José Laerte.
A Casa da mulher funciona de segunda a sexta-feira no horário entre 8 horas da manhã e 5 horas da tarde.
Mas não é só a conquista da Casa da Mulher que merece destaque. Em dois anos, foram muitos projetos, ações e programas realizados. Uma das mais importantes é a Oficina de Artesanato, realizada às quintas-feiras, que possibilita aos pacientes do programa de Saúde Mental e Tabagismo, lazer, entretenimento e cultura.
Em 2009, a população participou do projeto Brincando com Saúde, que teve, entre outras atividades, a ministração de palestras educativas com temas ligados à saúde do corpo e da mente. “E sem falar nas campanhas de vacinação realizadas ao longo dos anos. Em Quatis, todas as crianças foram imunizadas contra a Poliomielite, os idosos são imunes à gripe”, destacou o secretário de Saúde Alexandre Rocha. “Para o combate à Dengue, foi formada uma comissão, com representantes de todos os segmentos do governo, que desenvolveu o Plano de Contingência da Dengue. Na nossa cidade, as pessoas sabem combater esta doença”, acrescentou ele.
E para quem acha que a tecnologia não tem espaço na Saúde, outra novidade: o novo sistema de agendamento para especialistas da Policlínica. Por meio dele, as pessoas atendidas pelo médico do Programa de Saúde da Família são encaminhadas automaticamente a um especialista da Policlínica, caso haja necessidade.
Aos funcionários, não faltou capacitação. Todos que atuam nos PSFs do município passaram por cursos, dentre os quais, um sobre implantação da Iniciativa da Unidade Básica Amiga da Amamentação e outro sobre saúde do trabalhador.
Vale divulga listagem de ações em Hong Kong


A Vale anuncia que divulgou hoje o documento referente à listagem secundária de suas ações ordinárias e preferenciais Classe A sob a forma de certificados de depósito de Hong Kong (HDRs) na Hong Kong Stock Exchange (HKEx). A listagem não envolve oferta de ações e os programas de certificado de depósito foram devidamente aprovados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A negociação dos HDRs na HKEx deve começar no dia 8 de dezembro de 2010, às 09:30 da manhã (horário de Hong Kong).

Guarda Municipal de Resende implanta linha telefônica gratuita


Ligações para o número 181 já podem ser feitas pelo cidadão



A Prefeitura de Resende, através da Superintendência Municipal de Ordem Pública, está disponibilizando mais um canal de comunicação entre a Guarda Municipal e a população. Por meio do número 181, os moradores poderão informar ou tirar dúvidas a respeito dos serviços que competem à corporação, entre eles a coordenação do trânsito, a vigilância das repartições públicas e o patrulhamento do meio ambiente realizado pelo Grupamento Florestal da Serrinha do Alambari.
O novo serviço telefônico já está funcionando 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer aparelho celular, telefone fixo e ou de telefone público (orelhão).
A implantação do novo serviço de atendimento ao cidadão vai de encontro a uma determinação do prefeito José Rechuan (DEM), que por diversas vezes frisou a importância dos serviços feitos pela Guarda Municipal junto à população, “motivo pelo qual a Prefeitura vem investindo na melhoria das condições de trabalho dos agentes da corporação”.
Entre as ações de valorização da Guarda, realizadas a partir do ano passado, o prefeito destacou os cursos de capacitação profissional, a aplicação da lei que garantiu o pagamento do adicional por risco de vida, a compra de três novas viaturas com recursos municipais e a transferência da sede da unidade do Bairro Comercial para a antiga garagem da Viação Manejo, na Liberdade, que acontecerá nas próximas semanas.
- Com as melhorias das condições de trabalho da Guarda Municipal, estamos proporcionando também aos agentes da corporação os meios necessários para que eles prestem um serviço ainda melhor aos moradores de Resende. Devemos lembrar que os guardas tiveram um papel fundamental na implantação das modificações feitas no sistema viário da cidade. A partir do momento que investimos no servidor municipal, o resultado direto é a prestação de serviços de qualidade ao cidadão – disse Rechuan.
Segundo o superintendente municipal de Ordem Pública, José Antonio dos Santos - Ed Murphy, pelo número fixo da Guarda Municipal (3354-5099), o batalhão recebia de dez a 15 ligações diárias. A expectativa do superintendente é que, por meio da linha 181, o número de telefonemas diários dobre em um período de 30 dias.
Um balanço da Superintendência de Ordem Pública da Prefeitura de Resende aponta que, no período de 01º de janeiro a 30 de novembro deste ano, 118 guardas municipais participaram dos cursos de capacitação promovidos pela administração do Município, totalizando 195 horas de aulas. Alguns dos cursos foram realizados em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o BOPE (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar), entre outras entidades.
Os cursos promovidos este ano para a corporação foram os seguintes: Combate a Incêndio Florestal, Básico de Progressão em Área de Risco, Prevenção ao Uso Indevido de Drogas: Acolhimento, Reflexão e Orientação; Direção Defensiva e Primeiros Socorros a Vitimas de Trânsito, Gestão de Bens Patrimoniais e em Almoxarifado, Promotor de Polícia Comunitária, Atendimento ao Turista e Uso de Armas Não Letais.
Ipea 9 em cada 10 brasileiros têm medo de ser assassinados


Nove em cada dez brasileiros têm medo de ser assassinado, segundo o Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) sobre Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).


Dos 2.770 entrevistados em todos os Estados, 78,6% disseram ter muito medo de ser vítima de homicídio e 11,8% disseram ter pouco medo. Apenas 9,6% afirmaram não ter medo do crime.
Segundo o Ipea, a sensação de insegurança é menor entre os entrevistados que já tiveram contato com a polícia: 76,3% dos que já acionaram a polícia em alguma situação têm muito medo de ser assassinados, contra 81,2% dos que nunca chamaram a polícia. A sensação de medo diminui ainda mais se os entrevistados foram vítimas de qualquer tipo de crime nos últimos doze meses: 66,3% dos entrevistados nessa situação disseram ter muito medo de ser vítimas de homicídio, contra 80,1% daqueles que não sofreram nenhum crime no mesmo período. A pesquisa não encontrou diferenças significativas nas respostas por nível de escolaridade, renda, estado civil ou cor da pele dos entrevistados.
Outro crime que desperta o temor do brasileiro é o assalto a mão armada. Dos entrevistados ouvidos pelo Ipea, 73,7% disseram ter muito medo de ser vítima de um assalto deste tipo. Em seguida, foi apontado o arrombamento como terceiro crime que provoca mais medo, com 68,7% dos entrevistados afirmando sentir muito medo. Em quarto lugar, ficou a agressão física, com 48,7% dos ouvidos manifestando muito medo.
Segundo o instituto, o SIPS mostra como a população avalia os serviços públicos em áreas especificas, neste caso, a segurança pública, e qual é o grau de importância deles para a sociedade. Nesta edição, os entrevistados foram questionados sobre suas percepções em relação à área e seus principais órgãos (polícias federal, civil, militar e guardas municipais).
A pesquisa apontou ainda que as mulheres têm mais medo de ser vítima em todos os quatro crimes questionados. Em relação ao homicídio, 85,5% delas disseram ter muito medo, contra 71,1% dos homens. Em relação ao assalto a mão armada, 82,1% das mulheres afirmaram ter muito medo, contra 63,9% dos homens.
Já em relação a ter a casa arrombada, 77,5% disseram ter muito medo, contra 58,5% dos homens. E, por último, 59,2% das mulheres têm muito medo de sofrer uma agressão física em via pública, contra 36,5% dos homens.
A pesquisa apontou que os moradores do Nordeste são os que têm mais medo de assassinato, com 85,8% dos entrevistados nesta região alegando muito medo de ser vítima deste crime, contra 78,4% na região Norte, 78,4% na região Sudeste, 75,0% na região Centro-Oeste, e 69,9% na região Sul. Assim, é na região Sul.
Em relação ao medo de ser vítima de assalto a mão armada, ter a casa arrombada e sofrer agressão em via pública, é mantida a diferença entre Nordeste, com as porcentagens mais altas, e o Sul, com as mais baixas.
Cabral pede desculpas por anunciar ministro do novo governo


O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, reconheceu nesta quinta-feira (2) que se precipitou ao anunciar o nome do secretário de Saúde do estado, Sérgio Côrtes, como futuro ministro no governo da presidenta eleita, Dilma Rousseff.


Cabral fez o anúncio na última terça-feira (30), mas ontem (1º) a presidenta eleita afirmou que não havia feito o convite oficial a Côrtes.
Cabral está na capital argentina para acompanhar a instalação da primeira Unidade de Pronto-Atendimento 24 horas (UPA) na cidade, que tem como modelo as existentes no Rio de Janeiro.
O governador relatou que, em conversa com Dilma na segunda-feira (30), na Granja do Torto, em Brasília, ela manifestou o desejo de ter o secretário de Saúde em seu governo. “Mas eu me precipitei”, completou Cabral. “Eu errei por ter me empolgado, mas daí a formalizar um convite há uma diferença. Quem anuncia ministro é a presidente da República ou alguém delegado por ela. Eu cometi esse erro e peço desculpas por ele. Foi uma deselegância, já conversei com a presidente eleita por telefone e o episódio está superado.”
Cabral disse que acabou se precipitando por considerar Sérgio Côrtes o melhor técnico de saúde pública do Brasil. Perguntado se o episódio prejudicaria uma possível indicação do secretário para comandar o Ministério da Saúde, o governador afirmou que não falará mais sobre o assunto. “Ela [a presidenta eleita] não formalizou o convite. Essa é uma escolha técnica e ela mesma frisou que a saúde tem que entrar [no governo] num conceito técnico de gestão.”
Ele acrescentou que, apesar de ser um governador do PMDB, a negociação para a montagem do governo tem se ser comandada pelo vice-presidente eleito da República, Michel Temer, com os líderes no Senado e na Câmara.
Sobre a negociação de cargos para a gestão de Dilma, Cabral acredita que “tudo vai acabar muito bem”. “O vice-presidente eleito, Michel Temer, e a presidente eleita terão integração muito grande e essa integração PMDB-PT é importante para o país porque, no fundo, o que interessa são as políticas públicas. Daí o meu entusiasmo com o [Sérgio] Côrtes, quando me lembrei de que o Rio de Janeiro era um estado em que para se tirar uma tomografia o cidadão esperava semanas”.
De acordo com o governador, atualmente existem tomógrafos modernos em qualquer hospital público de emergência no Rio de Janeiro, assim como equipamentos para a realização de ressonância magnética.
Com relação à investigação do Ministério Público sobre a gestão de Côrtes, envolvendo acusação de superfaturamento em licitação da Secretaria de Saúde, Cabral disse que ao assumir o governo, em 2007, os instrumentos gerenciais disponíveis eram irrisórios, principalmente na área de saúde. “Hoje, menos de 5% das compras para o setor de saúde são feitas para a emergência. Isso é um padrão acima da média brasileira. A Secretaria de Saúde é a que mais compra por pregão eletrônico. Então, essas acusações são fruto de interesses contrariados. Nós contrariamos muitos interesses.”
O governador lembrou que qualquer administrador está sujeito a ter suas ações questionadas. No caso específico da Secretaria de Saúde, Sérgio Cabral disse que as ações do órgão são abertas e transparentes. “Se alguém fez uma denúncia, cabe ao Ministério Público apurar.”
Após dar à luz, Ivete Sangalo se achava gordíssima


Durante a coletiva do lançamento de seu CD e DVD 'Multishow ao Vivo - Ivete Sangalo no Madison Square Garden', Ivete Sangalo falou sobre o pós-parto do filho Marcelo, 1 ano, de seu casamento com o nutricionista Daniel Cady.


A cantora reconheceu que estava fora de forma, mas que, na época, perder os quilos extras não eram sua prioridade.
"Existem mulheres que emagrecem logo após o parto, não é o meu caso. Abrir mão do papel de mãe por causa do corpo, acho um problema psicológico da questão. Isso (emagrecer depois de ter neném) leva tempo. Malhar muito para corresponder a um padrão que eu não me encaixo, eu acho bobagem. Acho que tudo tem seu tempo. Eu estava monster!", disse Ivete.
Sobre o comportamento de Marcelo, a mamãe coruja disse que o menino é tão elétrico quanto ela: Graças a Deus, ele tem o quintuplo de energia que eu tenho!", disse.
A gravação do DVD em Nova York, superou as expectativas da cantora. Ela disse que foi perfeita. Até mesmo a ida de seus convidados para Nova York a deixou surpresa.
"Cada convidado que confirmava sua participação era uma festa. Durante o show, tudo se concretizou. Muita coisa que estava no papel era muito lúdica. Foi muito mais do que eu esperava. Naquele momento, eu tracei uma linha do início até aquele momento, do quanto tinha dado certo a minha carreira e do momento único que eu estava vivendo."
E para quem pensa em um dia ver Ivete cantando com a ajuda de playback, pode desistir. Ela foi enfática em dizer que colocar uma gravação simulando a voz do artista é um desrespeito com seu público: " Para mim, uma cantora ser ajudada pela tecnologia é uma afronta. Não admitiria isso nunca. Eu não sou adepta dessa tecnologia de ajuda de reparação." Para se 'virar' no inglês durante o show em Nova York, Ivete fez aulas intensivas do idioma quando ainda estava em Salvador. Mas ela atribuiu sua desenvoltura a 'cara de pau' - disse ela com sotaque inglês. "Tenho muita facilidade com línguas. Acho que foi por causa das viagens. São muitos anos viajando, me interessando.