sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Volta Redonda: Neto consegue suspender trabalho de demarcação das áreas do Rio Paraíba

Moradores dos bairros Aterrado e Nossa Senhora das Graças se reúnem com prefeito e recebem a notícia da superintendente da SPU


O prefeito Antônio Francisco Neto conseguiu suspender junto à Superintendência de Patrimônio da União (SPU) o trabalho de demarcação da Linha Média de Enchentes Ordinárias do Rio Paraíba do Sul (LMEO), abrangendo a área urbana de Volta Redonda, que estava sendo realizado pela empresa Aerocarta S/A, para identificar ocupações de imóveis da União.
A notícia foi dada nesta quarta-feira (dia 15), pela Superintendente do Patrimônio da União do Estado do Rio de Janeiro, Marina Esteves - que conversou com o prefeito por telefone - a cerca de 60 moradores dos bairros Aterrado e Nossa Senhora das Graças, que se reuniram com o Neto em seu gabinete. O encontro contou também com a presença do vereador Toninho Orestes.
A polêmica em torno dos imóveis que supostamente estariam dentro da LMEO preocupou o prefeito, que encaminhou no dia 10 de dezembro um ofício à superintendente do SPU, manifestando sua preocupação com a população. No ofício, Neto fala da falta de divulgação do trabalho que estava sendo realizado e da surpresa dos moradores, notificados pela empresa Aerocarta, para apresentar a documentação de posse dos imóveis.
Os trabalhos, segundo Marina Esteves, estão suspensos, e uma audiência pública será realizada no mês de janeiro, para esclarecer todas as dúvidas dos moradores dos bairros atingidos. Os editais de convocação e a notificação dos moradores também serão republicados. A superintendente, a pedido do prefeito, deixou claro também que a União respeita as propriedades particulares e que nada será feito para prejudicar os moradores.
A demarcação da LMEO, ainda de acordo com Marina Esteves, será realizada em todos os estados por onde passa o Rio Paraíba do Sul. Nesta quinta-feira (dia 16) a superintendente se reúne com a Imprensa de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, a pedido do prefeito.
Entenda o caso – Pelo processo realizado pelo SPU os moradores de alguns bairros de Volta Redonda, como Aterrado e Nossa Senhora das Graças, iriam passar para condição de ocupantes de terras da União, tendo que pagar por isso 5% do valor das terras, anualmente, à União, a título de taxa. 
Barra Mansa: Centro de Lazer promove último baile da Melhor Idade de 2010

Evento acontece nesta sexta-feira e deve reunir cerca de 600 pessoas

Foto: Valdinei Ferreira
            A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer e do Centro do Idoso, realiza nesta sexta-feira, dia 17, a última edição do Baile da Melhor Idade em 2010. O evento, que é gratuito, acontece das 18 às 22 horas, no Centro de Lazer Feliz da Vida, no bairro Santa Rosa, e será o baile do Vermelho e Branco. Assim como em outras edições, os organizadores têm a expectativa de reunir cerca de 600 pessoas no baile, que é voltado tanto para alunos do Centro de Lazer, quanto para a população no geral. 
            De acordo com o prefeito Zé Renato, desde que foi implantado, no ano passado, o Baile da Melhor Idade tem alcançado seu principal objetivo, que é promover momentos de lazer, socialização e oportunidade de novas amizades entre seu público alvo. “A cada edição do Baile da Melhor Idade percebemos o quanto esse evento tem feito bem às pessoas que frequentam o Centro de Lazer. Ficamos muito felizes em ver a satisfação do público da melhor idade que, a cada dia, vem conquistando o direito, mais do que merecido, de se divertir, fazer novos amigos e aproveitar a vida – comentou.
            De acordo com o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, João Luiz Cuntin de Rezende, o Jojô, o Baile da Terceira Idade também tem por finalidade promover o clima familiar já que muitos dos frequentadores são casais. “Queremos promover a integração não só entre pessoas desconhecidas, mas da própria família e, graças a Deus, temos conseguido. Os casais vêm para se divertir juntos e alguns filhos, com mais de 40 anos, também trazem os pais. Desde que começamos a realizar os bailes notamos que os nossos idosos estão mais animados e felizes e temos certeza de que isso reflete de maneira muito positiva na qualidade de vida deles - observou Jojô. 
Quatis: Assistência realiza encontro de usuários do bolsa família

Objetivo é discutir com beneficiários o desenvolvimento do programa


A Prefeitura de Quatis, por meio da secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, realiza neste sábado, dia 18, o I Encontro Municipal das Famílias do Programa Bolsa Família. A intenção é promover uma confraternização entre os beneficiários e a equipe do governo, além de criar espaço para discutir o desenvolvimento do programa no município.
Segundo a diretora do departamento de Assistência Social, Roberta Oliveira, todas as famílias beneficiadas pelo programa foram convidadas para o evento. Estará presente também uma representante da secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, para ajudar no esclarecimento de dúvidas.
“Esta encontro será, além de um momento de confraternização, um auxílio para a melhoria do atendimento às famílias já que os beneficiários terão espaço para expor sua opinião sobre o programa,” explicou ela.
O programa federal Bolsa Família é a transferência de renda destinada a família em situação de vulnerabilidade social, que auxilia o acesso aos seus direitos básicos como saúde, alimentação, educação e assistência social. A secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos é a responsável por coordenar as inscrições, seleção, desligamento e acompanhamento dos beneficiários. Atualmente em Quatis 635 famílias estão inscritas no programa, incluindo moradores da zona rural do município.
Para o secretário Hélio Ricardo, o evento será oportunidade para confraternizar, esclarecer dúvidas e prestar contas. “Este será o momento em que a nossa equipe estará confraternizando com os beneficiários, mas também uma oportunidade para a secretaria prestar conta dos dois anos de gestão frente à assistência social”, disse ele. “Não se pode perder de vista o objetivo de transformar Quatis em uma Cidade Educadora, o que pressupõe a inclusão social, inclusive das pessoas beneficiárias do programa bolsa família,” acrescentou o secretário.
O primeiro encontro municipal do programa Bolsa Família acontece às 9 horas da manhã no CIEP 492 Municipalizado Marciana Machado de Elias, no bairro Nossa Senhora do Rosário.
Prefeitura de Volta Redonda cobra providências da Acciona e Delta Engenharia

Prefeito Neto se reúne com representantes das construtoras e determina solução para Santo Agostinho


            O prefeito Antônio Francisco Neto convocou uma reunião na tarde desta quarta-feira (dia 15), no Gabinete, com representantes das empresas Acciona (concessionária da BR-393), Delta Engenharia (responsável pelas obras da Rodovia do Contorno), do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), além dos secretários municipais de Obras, José Jerônimo Telles Filho, e de Meio Ambiente, Carlos Amaro Chicarino, para discutir uma solução para os problemas causados nas ruas Lateral e Fernando, no bairro Santo Agostinho.
            Durante as chuvas desta semana, várias casas dessas ruas foram alagadas, por causa do entupimento com terra e detritos vindos dos canteiros de obras das duas construtoras. Segundo o secretário de Obras, a Acciona – que fez uma intervenção no ano passado na BR-393 – não fez todas as intervenções que haviam sido combinadas com a Prefeitura, ainda no ano passado, para solucionar o problema de alagamento naquelas ruas do Santo Agostinho. “No ano passado exigimos determinadas intervenções da Acciona, e nem todas foram realizadas. Por isso, o problema ocorreu”, afirmou Jerônimo.
            Na reunião foi determinado, na presença do prefeito, que a Acciona, em parceria com a Delta Engenharia, retiraria toda a terra depositada pela empresa em um “bota-fora” (depósito de material inservível), revestiria a área do “bota-fora” com vegetação, trataria a estrada de serviço aberta pela empresa para fazer o trabalho de terraplenagem no local da obra, e construiria caixas de decantação para reter a terra que está entupindo o sistema de drenagem daquela área, causando o alagamento nas casas dos moradores das ruas Lateral e Fernando. O secretário de Obras afirmou que as intervenções emergenciais devem resolver o problema dos moradores.    
            Na reunião, o diretor da Acciona, engenheiro Marcelo Afonseca, ouviu do prefeito a determinação de que as novas intervenções fossem realizadas imediatamente. “A população da nossa cidade não pode pagar pelos erros cometidos pelas empresas nessas obras”, disse Neto.
            Logo após a reunião, os representantes das construtoras, do Inea, e o secretário de Meio Ambiente seguiram direto para o bairro Santo Agostinho, para verificar o local do problema e determinar o início dos trabalhos. O representante do Inea afirmou que pode agilizar o processo de licenciamento ambiental das intervenções já que elas serão feitas em caráter emergencial. O secretário de Obras afirmou que a Prefeitura irá fiscalizar diariamente o andamento dos trabalhos.

Barra Mansa: Cerca de 250 alunos se formamnos cursos oferecidos pelos Cras

Prefeito Zé Renato entregou certificados na noite de quarta-feira, dia 15

Foto: Valdinei Ferreira  
           A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Promoção Social, promoveu na noite desta quarta-feira, dia 15, a formatura dos alunos dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Vila Coringa, Vila Natal, Paraíso de Cima e Getúlio Vargas.  O evento foi realizado no Centro de Lazer Feliz da Vida, no Santa Rosa, onde estiveram reunidos cerca de 250 alunos que concluíram os cursos de cabeleireiro, manicure, pintura em tecido, artesanato, corte e costura, culinária, decoupagem e E.V.A.           De acordo com o prefeito Zé Renato, que fez a entrega dos diplomas, a formatura representou uma grande vitória tanto para os alunos, quanto para o governo municipal que, nos últimos dois anos, vem priorizando o cuidado e atenção à qualidade de vida da população. “Essa é uma vitória que queremos dividir com vocês e aproveitamos para dizer que cada um dos formandos e familiares aqui presentes merecem todo o nosso reconhecimento. Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas e a Secretaria de Promoção Social tem feito um trabalho incansável no sentido de proporcionar que as as famílias busquem sustento, fonte de renda e cidadania, com o próprio trabalho”, ressaltou o prefeito.
            Em nome da secretária de Promoção Social, Emiliana Melchior Carvalho, que não pôde comparecer ao evento, a gerente Cátia Batista parabenizou os formandos e falou sobre a oportunidade que os cursos dos Cras oferecem de fazer bem ao próximo. “Somos gratos a vocês pela confiança e credibilidade depositada no nosso trabalho. Agora, que vocês alcançaram seus objetivos, surge uma nova etapa e nós desejamos toda a sorte possível para que possam disputar o mercado de trabalho, com muito amor e dedicação”, disse a gerente, que parabenizou a toda a equipe de profissionais da Secretaria de Promoção Social.
            A vice-prefeita, Ruth Coutinho, que também participou da entrega de certificados aos alunos, falou sobre a satisfação de ver tantos pessoas se profissionalizando em alguma área. “Hoje é um dia muito feliz. O sucesso e realização significam êxito e vocês, a partir de agora, já podem dizer que conseguiram chegar lá. É uma grande satisfação ver esse grande número de pessoas se formando e saber que, daqui pra frente, elas terão condições de garantir a própria renda”, comentou a vice-prefeita. A coordenadora dos Cras, Carmem Lúcia Ferreira, agradeceu aos professores dos cursos e aos alunos pela dedicação. “Agradecemos a todos que se empenharam em levar conhecimento aos alunos que estão se formando nesta noite, e também aos alunos, por se dedicarem e acreditarem no nosso trabalho”, comentou a coordenadora. 
Resende: Famílias de estudantes da zona rural recebem filtros de água

Secretaria de Educação destaca importância da medida na área de saúde preventiva


Com o objetivo de conscientizar os cerca de 500 estudantes das 15 escolas municipais localizadas na Zona Rural do Município sobre a importância de beber água filtrada ou fervida como uma medida de prevenção na área da saúde, a Secretaria Municipal de Educação está distribuindo para cada uma das famílias desses alunos filtros de água de barro (um filtro para cada família). A iniciativa faz parte do Projeto Água, que foi implantado no segundo semestre deste ano pela Prefeitura.
Na manhã desta segunda-feira, dia 13 de dezembro, os filtros de água foram entregues para os pais dos alunos matriculados na Escola Municipal João Rodrigues (Vila da Fumaça). Segundo a diretora da unidade escolar Leila Maria, o tema água foi trabalhado com os estudantes durante dois meses. Durante a cerimônia de encerramento do ano letivo na escola, os estudantes locais apresentaram trabalhos relacionados ao tema, entre eles cartazes e redações.
 A secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, destacou a importância da iniciativa para a formação dos estudantes das escolas rurais enquanto cidadãos.
- Procuramos com esse projeto conscientizar os nossos alunos, sobre a importância da água para a vida de todo o planeta e torná-lo um multiplicador das informações recebidas para as famílias. O consumo de água filtrada é fundamental e representa uma atitude fundamental no sentido de ajudar a preservar a saúde das pessoas – destacou Soraia.
 Uma pesquisa feita junto aos alunos das escolas da Zona Rural apontou que muitas das famílias residentes nesta área do Município consomem água proveniente de minas ou poços artesianos, daí a distribuição dos filtros de água pela Secretaria Municipal de Educação como forma também de evitar os riscos de doenças hídricas. 
A iniciativa da Prefeitura vem sendo aprovada pelos pais de alunos. Márcia Tavares, mãe de uma estudante matriculada no pré-escolar da Escola Municipal João Rodrigues, disse que sua filha já vem transmitindo à família os conhecimentos recebidos na escola sobre os cuidados com a água.
- A minha filha sempre quando chega em casa conta para nós o que aprendeu na escola. Ela nos falou sobre a importância de beber água filtrada, e também comentou que não devemos deixar objetos com água parada em casa porque essa medida é importante para evitar o aparecimento de focos da dengue – disse.
Brasileiros escolhem saúde como prioridade do governo Dilma, mostra pesquisa

Área é a mais desaprovada no governo Lula, indica levantamento feito pelo Ibope


A saúde é, de longe, a área que os brasileiros consideram a prioridade número 1 para o novo governo da presidente eleita Dilma Rousseff. Em pesquisa do instituto Ibope feita a pedido da CNI (Confederação Nacional da Indústria), divulgada nesta quinta-feira (16), 51% dos entrevistados escolheram a área como primeiro foco dos esforços da nova gestão. Em seguida, estão educação (11%) e segurança pública (7%).
O resultado reflete a avaliação negativa que os brasileiros fazem da atuação do governo Lula na saúde. O mesmo levantamento mostrou que 54% da população desaprova o desempenho federal nesse setor. Entre as nove áreas avaliadas, é o maior índice negativo.
Mesmo outras áreas sempre ressaltadas em propagandas do governo e campanhas eleitorais obtêm preferência bem menor no momento de o brasileiro expressar o que é prioridade.
Habitação e saneamento, por exemplo, são prioridades para apenas 2% dos entrevistados. Combate à inflação e reformas trabalhista e política têm a preferência de apenas 1%.
Para o gerente executivo da CNI, Renato da Fonseca, a diferença no tratamento mostra a dimensão do problema para os eleitores.
- Saúde, educação e segurança são os temas onde realmente o governo deve agir e onde a sociedade espera que o governo aja. O interessante é que em saúde, há clara intenção da sociedade que é o principal.
A mesma pesquisa mostrou que a maioria da população está otimista com o novo governo: 62% acham que será “bom” ou “ótimo”, 19% consideram que será “regular” e outros 9% opinam que será “ruim” ou “péssimo”.
A pesquisa CNI/Ibope entrevistou 2002 eleitores de 140 municípios em todo o país entre os dias 4 e 9 de dezembro. É a primeira que mostra as expectativas do novo governo. A margem de erro da atual pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Tiririca se atrapalha e diz que 1º projeto será um apartamento

Em sua visita pelas dependências da Câmara dos Deputados, em Brasília, o deputado federal eleito com mais de 1,3 milhão de votos, Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca (PR-SP), foi perguntado nesta quarta-feira por um jornalista sobre qual seria seu primeiro projeto.

"Um apartamento", respondeu o humorista. O repórter emendou: "Não, um projeto para o povo", ao que Tiririca respondeu "qual povo?". "O que te elegeu", afirmou o jornalista. "Eu vou fazer muitas coisas", disse o eleito.
Após o diálogo, os repórteres que acompanham a primeira visita do deputado eleito insistiram sobre o que exatamente faria o político em primeiro lugar. Ao ser perguntado sobre sua prioridade, Tiririca afirmou ser "a educação". Ainda em resposta à imprensa, o humorista disse que o político que mais admira é o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas não explicou os motivos.
A visita, que começou no início da tarde, é guiada pelo líder do PR na Câmara, deputado Sandro Mabel (GO). O parlamentar levou o novo colega a várias instalações da Casa, desde gabinetes até a sala da liderança do partido, passando por salas de comissões, como Educação e Cultura - da qual Tiririca deve fazer parte na próxima legislatura.
Durante a passagem do deputado eleito, funcionárias da Câmara o chamaram de "lindo" e pediram para tirar foto com ele, mas os pedidos não foram atendidos.
Passione: Clara e Olga trocam tapas na casa de Diogo

Está confirmado para a próxima quarta-feira, 22, o capítulo de Passione que trará o confronto entre Clara (Mariana Ximenes) e Olga (Debora Duboc).


As duas partem para agressões físicas, destroem o apartamento de Diogo (Daniel Boaventura) e só param de se estapear quando o cantor chega ao local e surpreende-se com a situação. 
A trama terá início quando Clara descobre que Olga, Diogo e Talarico (Luiz Serra) estão unidos em um plano para destruí-la. A vilã decide mandar uma mensagem para o celular de Olga marcando um encontro como se fosse Diogo. 
A empregada de Bete Gouveia (Fernanda Montenegro) vai ao apartamento do cantor e fica perplexa ao ser recebida por Clara. A loira a puxa para dentro da casa, jogando-a no sofá.  "Ordinária! Cachorra! Está armando para cima de mim, é?", dirá.

Olga não aceita as ameaças e confessa que só irá sossegar quando Clara for punida pelo fato de tê-la colocado na cadeia por um crime que não cometeu. Ela ainda faz ameaças ao dizer que contará a Bete e a Totó (Tony Ramos) sobre o caso da vilã com Diogo. 
“A dona Bete vai me ouvir. E vai entender na mesma hora que a regeneradazinha continua sendo a vadia que sempre foi! Eu vou provar isso para o seu marido só para ver ele te enxotar de casa!”.

Clara devolve as ameaças e diz que contará a todos sobre o passado de Olga, quando atuava como garota de programa para ganhar dinheiro. 
"Imagina quando a dona Bete souber que a empregadinha dela... a que serve a comida naquela mansão... não passa de uma rameira de sarjeta!", diz Clara.
Olga admite que já foi profissional do sexo quando passava necessidade e parte para cima de Clara. As duas trocam tapas pela casa até que Diogo chega e aparta a confusão. O que ele não espera é ser vítima também do ódio de Clara: “Quer dizer que você trabalha para essa ordinária? Este tempo todo que você estava na cantina era só para armar uma cilada para mim?!”.