quinta-feira, 30 de dezembro de 2010


Retirada de decoração natalina começa na segunda-feira (3)

Material será guardado para ser reutilizado no próximo Natal


A Prefeitura Municipal de Volta Redonda, por meio do Departamento de Energia e Iluminação Pública (Deip), da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP) começa a retirar a decoração de Natal da cidade a partir de segunda-feira (dia 03 de janeiro). A iluminação decorativa será desligada já neste dia, simultaneamente, em toda a cidade. Os funcionários do Deip iniciaram no dia 27, a desmontar o projeto Natal dos Sonhos, que funcionou durante 20 dias na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília.
“Nós vamos começar pelas áreas que não atrapalham o trânsito para retirar a decoração instalada nas ruas”, disse o diretor do Deip, Sebastião Leite, ressaltando que em outros pontos, como a Rua 14, na Vila Santa Cecília e as pontes e viadutos, a retirada dos enfeites será feita durante a madrugada. “Guardaremos todo o material retirado para ser reaproveitado no Natal do ano que vem. Muitos deles serão reutilizados, bastando apenas alguns reparos, o que vai gerar economia para o município”, afirmou Leite. 
Os locais da cidade que receberam iluminação – cerca de 1,5 milhão de microlâmpadas foram utilizadas - e a decoração natalina foram os bairros Retiro, nas Avenidas Sávio Gama e Antônio de Almeida;  Aterrado, na Avenida Paulo de Frontin; Centro, na Amaral Peixoto; e Vila Santa Cecília, incluindo toda a rua 14, fonte luminosa, Rua 33 e Praça Brasil. 

Tutuca entrega praça reformada e destaca figura de homenageado

A uma semana do Natal, o Prefeito Arthur Henrique Gonçalves Ferreira (Tutuca) entregou um verdadeiro presente para os moradores das redondezas da Praça Manoel Alexandre de Lima, no centro de Piraí. 


     Um dos logradouros mais movimentads, por ficar nas imediações do bairro do Asilo e de três unidades escolares: Escola Municipal Lúcio de Mendonça, Colégio Estadual Afonsina Mazzillo Teixeira Campos e o CEDERJ, a praça foi totalmente reformada, passando a oferecer inclusive parquinho de brinquedos para as crianças, o que não havia antes.
     A solenidade contou também com a presença do Vice-Prefeito Luiz Antônio da Silva Neves; da Vereadora Daisy Lima Botelho, representando a Câmara Municipal; do Deputado Estadual eleito Gustavo Tutuca (PSB); de vários Secretários Municipais e representantes da família de Manoel Alexandre de Lima.  No ato de inauguração da reforma, o Prefeito Tutuca lembrou o papel desempenhado por Manoel Alexandre de Lima, mais conhecido como Maneco Lima,  uma das mais importantes lideranças políticas e sociais do município. 
     “ Maneco Lima tem um grande papel na história do município e deixou um valioso legado. Pertencia a uma das mais tradicionais famílias do município, integrada por indivíduos atuantes politicamente e envolvidos em diversas causas em favor da cidade, como o Sr. Sebastião Lima, duas vezes vereador, e a vereadora Daisy, ambos presentes nesta solenidade”, destacou o Prefeito, que fez questão de citar fato ocorrido em campanha política dos anos 60:
     “Me lembro como se fosse hoje. Eu, menino ainda, assistindo a um comício organizado na antiga praça do coreto (atual Domingos Mariano), organizado por Maneco Lima, com a presença do então candidato a Governador do Estado, Tenório Cavalcanti”, disse Tutuca
      A vereadora Daisy agradeceu a homenagem, em nome da família Lima:
      “Nós da família, estamos felizes! Essa praça leva o nome do meu padrinho e avô. É um local que guarda muita história, não só para nós da família, mas para muitos que tiveram essa praça como espaço de lazer, bate-papo e brincadeiras, durante a infância e a juventude”.
       Também da família do homenageado, Dona Lilinha agradeceu à Prefeitura pela revitalização da praça:
       “Meu avô era uma pessoa muito atuante e participou ativamente na história da cidade, tanto nas atividades religiosas quanto na política. Por isso, queremos agradecer à Prefeitura pela reforma, que melhorou ainda mais o local”.
            O Vice-prefeito Luiz Antônio Neves destacou que a reforma da praça era mais uma confirmação da prioridade que o Prefeito Tutuca tem dado ao esporte e lazer no município, considerados aspectos importantes para que se possa melhorar cada vez mais a qualidade de vida da população, que é o objetivo principal da atual administração:
      “Esta inauguração confirma que o Prefeito Tutuca, além de se empenhar no fomento para geração de emprego e renda, e do desenvolvimento do município, é um prefeito que se preocupa com a cidade, revitalizando espaços públicos, construindo praças e quadras poliesportivas em diversos bairros.  Com Tutuca, o município ruma no caminho que todos nós sonhamos”, enfatizou o Vice-prefeito.
       Com as melhorias, que custaram R$ 141,5 mil, a praça ganhou novo visual e passa a oferecer mais conforto e segurança.  Com 524 metros quadrados, ganhou piso novo, com placas de pedra são tomé (cerca de 440 metros), cinco novos bancos de madeira, seis mesas de concreto, com banquinhos, que poderão ser utilizadas para jogos de cartas,  além de sete novas árvores e nova iluminação, com 12 lâmpadas de alto poder distribuídas em três postes. Para a criançada, um presente especial: a praça ganhou um espaço de recreação, com brinquedos de madeira.

Programa de Combate à Dengue encerra atividades com distribuição de informativos

Ações foram realizadas em diferentes pontos da cidade

Foto: Paulo Dimas 
   A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta quinta-feira, dia 30 a última ação do ano do Programa de Combate à Dengue no município. As atividades foram realizadas das 8h30min ao meio dia e ocorreram em diferentes pontos da cidade. De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental,  Antônio Marcos Rodrigues, a ação teve por objetivo orientar a população com relação aos cuidados básicos na prevenção ao Aedes Aegipty – mosquito transmissor da dengue. Participaram da iniciativa 40 agentes de Combate à Dengue, que se concentraram na Praça da Matriz, para distribuir panfletos e informações sobre a prevenção à doença e a proliferação do mosquito.
     “Da praça nós deslocamos nossos agentes para pontos estratégicos da cidade e com o maior fluxo de pedestres. Nossa finalidade foi abordar a população sobre a importância de se aumentar, nesse período de calor e fortes chuvas, os cuidados com a dengue”, explicou o coordenador, ao informar que as equipes se dividiram em pontos estratégicos como a Rodoviária Comendador Geraldo Ozório, Restaurante Popular, Praça da Liberdade, no Centro, e Nações Unidas, no Ano Bom, além de lojas e terminais das empresas de ônibus São João Batista, Comercial e Colitur.
     De acordo com dados do programa, somente no ano de 2010 os agentes de Combate à Dengue realizaram a visita em 272.299 imóveis e distribuíram cerca de 1.120 tampas de caixa d´água. Essas medidas, de acordo com Antônio Marcos, fizeram parte do cronograma de trabalho da Secretaria de Saúde, cujo foco foi trabalhar a conscientização da população. “Em 2011 daremos continuidade à esses trabalhos e intensificaremos as ações com o apoio dos agentes de saúde e enfermeiros dos Programas de Saúde de Família, com orientações nos bairros”, disse  o coordenador, ao informar que o programa realizou 46 palestras, neste ano, em empresas, escolas e associações de moradores. 

Hospital Dr. Munir Rafful amplia
em 48% o número de cirurgias

Em 2010 foram atendidas 774 pessoas, com média mensal de 71 cirurgias


O Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (Hospital do Retiro) atingiu em 2010 a marca de 774 cirurgias realizadas no Centro de Oftalmologia Dr. Rosuel Zaidan, com um aumento de 48% em relação às cirurgias realizadas em 2009, quando foram feitos 581 procedimentos. Em 2010 foram realizadas em média 71 cirurgias por mês, contra uma média de 41 procedimentos realizados em 2009. O número de exames também cresceu consideravelmente, chegando a 2.060 exames especializados por mês, um crescimento de 30% em relação a 2009, quando foram feitos 1.720 exames.
Os dados foram informados pelo diretor médico do HMMR, Dr. Jorge Manes. “Estamos avançando desde a sua fundação com serviços implantados e outros estruturados. O HMMR é um hospital de média complexidade, com alguns serviços de alta complexidade. Possui um serviço de emergência não regulada, aberta 24 horas, com uma média mensal de 7 mil atendimentos mensais no Pronto Socorro. Isto são mais de 80 mil pessoas atendidas durante o ano na emergência do Pronto Socorro adulto e infantil”,  destacou Manes. O diretor médico ressaltou ainda que o Centro de Oftalmologia Dr. Rosuel Zaidan atende a 2,1 mil pessoas mensalmente.
Entre as cirurgias realizadas, a maior parte é de catarata (71%). Em agosto, o hospital realizou um mutirão com 80 cirurgias de remoção de catarata, graças a uma ação conjunta da equipe do Centro de Oftalmologia, Governo do Estado, Secretaria Municipal de Saúde e direção médica do HMMR. Mas o Centro Oftalmológico também realiza cirurgias mais complexas, como estrabismo (média de 4 por mês), e dácrioscistorrinostomia (desentupimento do canal lacrimal), sendo referência neste tipo de cirurgia na região.
NÚMEROS DO HMMR - Classificado como um hospital de média complexidade, com alguns procedimentos de alta complexidade, o Hospital Municipal do Retiro tem 65 leitos, distribuídos para atender a emergência (12 leitos); clínica cirúrgica (17 leitos); clínica médica feminina (7 leitos); clínica médica masculina (10 leitos); CTI (6 leitos); Unidade Intermediária (3 leitos); Pediatria (10 leitos). Possui um serviço de internações clínicas e cirurgias eletivas. O HMMR tem atualmente 137 médicos, 27 enfermeiros, 116 auxiliares de enfermagem, 19 técnicos em enfermagem, 6 odontólogos cirurgiões  bucomaxilofaciais, 32 assistentes técnicos assistenciais, 81 funcionários de apoio, totalizando 419 profissionais no seu quadro pessoal.
Os serviços apontados pelo diretor técnico como de excelência, são o Centro de Oftalmologia, o Serviço de Videoendoscopia Eletrônica, além das especialidades clínicas e cirúrgicas. Ele se baseia em resultados e qualidade de atendimento ao público.
Manes ressaltou ainda que o Hospital Municipal Dr. Munir Rafful está diretamente ligado a área de ensino, incentivando e promovendo as atividades acadêmicas desde a sua inauguração, em 1999. É credenciado junto ao Ministério da Educação para oferecer residência médica nas áreas de Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral e Saúde da Família. Em 28 de maio de 2010, a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), aprovou o registro do Comitê de Ética e Pesquisa do HMMR, com validade de 3 anos. “É uma conquista não somente do HMMR, mas com grande representatividade para a região Sul Fluminense”, comemorou o diretor médico, que ressaltou o empenho de toda a equipe da unidade para que este resultado fosse alcançado.

Prefeitura de Resende lança novo plano para atendimento em casos de emergência

Medidas vão garantir assistência à população em situações de chuvas e outros desastres


     A Prefeitura realiza nesta quinta-feira, dia 30 de dezembro, um encontro com os representantes dos órgãos envolvidos no Plano Municipal de Contingências a Emergências, que foi lançado recentemente pelo Município para organizar e facilitar as ações de atendimento à população em eventuais situações de emergências, como chuvas fortes e outros desastres naturais.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil do Município, coronel Marco Resende, este ano a Prefeitura decidiu criar um plano bem mais amplo do que o Plano Verão, que poderá ser utilizado em qualquer situação caracterizada como emergência.
Somente neste mês, a ação integrada das secretarias, fundações e departamentos municipais prevista no novo plano garantiu o atendimento imediato às famílias da região do Parque Ipiranga, de São Caetano e do distrito de Engenheiro Passos que tiveram suas residências alagadas pela chuva. Através deste trabalho conjunto, a Prefeitura distribuiu materiais de limpeza doméstica; aplicou vacinas; promoveu a retirada de lixo e entulho das ruas afetadas e reforçou as ações de prevenção contra a Dengue e doenças provocadas pela água da chuva.
      - O Plano Verão tinha validade apenas nesta estação, tendo como foco as chuvas e os desastres ocasionados neste período. O prefeito José Rechuan solicitou que toda vez que houver um desastre natural, independente da estação do ano, o poder público entre imediatamente em ação, apoiando e atendendo às vítimas de uma forma ágil a fim de minimizar o sofrimento da população. Por isso o Plano de Contingências é mais amplo, uma vez que ele dura todo ano e só pode ser extinto mediante decreto do prefeito – explicou Marco Resende, coordenador geral do novo plano.
     A reunião desta quinta, que acontece às 10 horas na Secretaria Municipal de Obras, será realizada apenas com os integrantes do GEAE (Grupo Especial de Atendimento a Emergências). Segundo o coordenador, o GEAE “é o grupo de ponta do plano, que deverá ser acionado nos casos de emergência no Município”.
      - Esta reunião vai integrar os representantes dos órgãos envolvidos no GEAE e definirá as formas como cada um será acionado, de acordo com a necessidade e a situação. A integração é necessária para não haver nenhuma lacuna. Nós não temos como prever e evitar os efeitos de todos os desastres da natureza, mas temos que estar preparados – salientou Marco Resende.
O GEAE é formado pelos seguintes órgãos: Superintendência das Administrações Regionais da Secretaria Municipal de Serviços Públicos; Diretoria de Planejamento Estratégico da Secretaria Municipal de Assistência Social; Coordenadoria de Parques e Jardins da AMAR (Agência de Meio Ambiente de Resende); Diretoria de Obras da Secretaria Municipal de Obras; Diretoria de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde; Diretoria de Transportes da Superintendência de Transporte e Trânsito da Prefeitura; e Guarda Municipal, além da própria Defesa Civil.
O plano possui também o GRAC (Grupo de Atividades Coordenadas), que envolve as secretarias de Obras, Serviços Públicos, Assistência Social, Saúde, Educação e Planejamento; AMAR; Fundações Resende Esportes e Hospitalar de Resende; as superintendências municipais de Ordem Pública e de Transporte e Trânsito. A Defesa Civil também compõe este grupo. 

Mega-Sena acumula e prêmio já passa dos R$ 200 milhões no sorteio da virada do ano

O prêmio estimado para os vencedores das seis dezenas da faixa principal da Mega-Sena da Virada aumentou para R$ 200 milhões, segundo informações da Caixa Econômica Federal.

Ninguém acertou os números do concurso 1.244 da Mega-Sena, sorteados na noite da última sexta-feira (24).
O prêmio acumulou e no fechamento desta edição às 20 h, já ultrapassava os R$ 200 milhões amanhã, segundo estimativa da Caixa Econômica Federal.
No último sorteio as dezenas sorteadas foram: 02 - 08 - 15 - 25 - 34 - 45 
Ao todo, 124 bilhetes acertaram a quina e levaram R$ 16.432,85 cada um.

Outras 9.080 apostas acertaram a quadra e ganharam R$ 320,59.
Quem quiser tentar a sorte, deve fazer suas apostas até as 14h (horário de Brasília) do dia do sorteio.

A aposta mínima, de seis números, custa R$ 2.
Este é o maior prêmio já entregue pela Mega-Sena na virada do ano - o do ano passado foi de R$ 144,9 milhões, dividido entre dois ganhadores.
Segundo estimavas da CEF é de que o valor do prêmio aumente ainda mais até sexta-feira (31), quando será feito o sorteio da chamada Mega-Sena da Virada.
As apostas da Mega da Virada estão abertas até as 14h (horário de Brasília) de amanhã, 31.
O sorteio da Mega da Virada acontece a partir das 20h (horário de Brasília), com transmissão pelas principais emissoras de televisão.
Ontem, na fila da lotérica, a desempregada Maria de Lourdes Félix de Souza, de 48 anos, não cansava de dizer que sentia uma coisa lhe "apertando o peito".
Era a primeira vez na vida que tentava um jogo e ela já aguardava pela sorte grande: a Mega-Sena da Virada.
"Deus não quer negócio com essa coisa de jogo, mas eu tenho uma sensação muito forte de que vou ganhar. Só penso nisso", contou Maria de Lourdes.
"Minha mãe já ganhou umas quatro ou cinco vezes na quina e no terno. Só falta a Mega", diz Ieda Maria Iglesias, que fazia o jogo para a mãe, Iracema, de 87 anos.
Para os mais céticos, a quantidade de zeros deixa o valor tão abstrato que alguns não se dão conta de que o dinheiro, se aplicado, pode render para a vida toda.
"Imagina, esse dinheiro todo uma hora acaba. Não deixaria de trabalhar por causa disso, não", diz a bancária Helenice Silva, de 47 anos.
A professora Carolina Batista, de 28, também não acredita na longevidade dos milhões.
"Jamais compraria um carrão tipo Ferrari. Já pensou no IPVA? E o seguro? Não ia gastar dinheiro com isso."
Se na opinião de Helenice e Carolina os R$ 200 milhões não tiram ninguém do sufoco para o resto da vida, pelo menos daria para o gasto durante o verão.
O ganhador da Mega compraria sem muito esforço 23 ilhas em Angra dos Reis (RJ) e levaria a elas familiares em 15 helicópteros diferentes.
O milionário também poderia proporcionar as férias de todos os amigos e conhecidos - cerca de 800 pessoas - durante um mês no Hotel Conrad de Punta Del Este, no Uruguai, com tudo pago. 

Novo documento de identidade será lançado hoje

Registro de Identidade Civil vai substituir o atual documento. Documento começa a ser expedido no Rio, Bahia e Distrito Federal. 


O Ministério da Justiça lança nesta quinta-feira (30) o novo documento de identidade, que será implementado em todo o país a partir de 2011. Batizado de Registro de Identidade Civil (RIC), o novo documento vai substituir a atual carteira de identidade e vai conter informações do cidadão e certificação digital. O lançamento contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
 Inicialmente, o novo documento será testado nos estados do Rio de Janeiro e Bahia e no Distrito Federal. Os primeiros cartões devem ser expedidos pela Casa da Moeda. A partir daí, os governos dos estados e do DF terão o prazo de um ano para começar o cadastramento e a implementação do documento.
 No Rio de Janeiro, a base de dados será fornecida pelo Detran, que já desenvolve um trabalho de captação de informações biométricas e utiliza o mesmo cadastro de identificação eletrônica adotado pela Polícia Federal, que contém cerca de oito milhões de pessoas.
 O novo documento terá o formato de um cartão de crédito, com um chip contendo dados biométricos da pessoa, como altura e impressões digitais. A nova carteira de identidade nacional não substituirá documentos como CPF, título de eleitor e passaporte, mas terá o mesmo registro em todos os institutos de identificação estaduais do país. 

Itália avaliará medidas para conseguir extradição de Battisti

O governo da Itália declarou nesta quinta-feira que se reserva "o direito de considerar todas as medidas necessárias para obter o respeito ao tratado bilateral de extradição" com o Brasil no caso do ativista de esquerda italiano Cesare Battisti, preso no País e reivindicado por Roma.

Foto: Alessandro Buzas
O Ministério das Relações Exteriores italiano emitiu um breve comunicado no qual abre a porta a esta possibilidade, dependendo da decisão adotada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a respeito da concessão ou não do status de refugiado ao ex-ativista italiano.
À espera de que Lula comunique sua decisão oficial, a Itália vive horas de indignação depois que os meios de comunicação do país revelaram algumas supostas filtragens publicadas pela imprensa brasileira que indicam que o Brasil não vai extraditar Battisti.
O ministro da defesa italiano, Ignazio La Russa, assegurou em entrevista concedida ao jornal Corriere della Sera, publicada nesta quinta-feira, que a eventual decisão do Brasil de conceder o status de refugiado político a Battisti não ficará isenta de consequências.
Por sua vez, o porta-voz no Senado do governamental Povo da Liberdade (PDL), Maurizio Gasparri, destacou que "quem tutela assassinos se transforma em cúmplice" e acrescentou que a decisão de não extraditar Battisti seria "intolerável".
Já o Partido Democrata (PD), da oposição, pediu a Lula que extradite Battisti à Itália, alegando que não existe "nenhum princípio fiador e nenhuma proteção nos direitos universais do homem para justificar" uma decisão em sentido contrário sobre "o terrorista" condenado na Itália por quatro homicídios cometidos durante os "anos de chumbo" (década de 1970).
Em 1993, Battisti foi julgado à revelia por um tribunal italiano que o considerou culpado pelos assassinatos de dois policiais, um joalheiro e um açougueiro entre 1977 e 1979.
No momento de seu julgamento, Battisti se encontrava na França, onde tinha obtido o status de refugiado político, mas fugiu em 2004, quando o governo francês se dispôs a revogar essa condição para entregá-lo à Itália.
Em março de 2007, ele foi detido no Rio de Janeiro, onde, segundo fontes policiais, foi localizado durante uma operação conjunta realizada por agentes de Brasil, Itália e França. Desde então, Battisti permanece detido em uma prisão de Brasília, de onde ressaltou sua inocência e assegurou ser vítima de uma "perseguição política" por parte do governo italiano.
Em novembro de 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou o status de refugiado concedido a Battisti e deu sinal verde à sua extradição à Itália, mas a decisão final sobre seu futuro depende do presidente Lula, que tinha prometido anunciar sua decisão antes do fim de seu mandato.

Alencar deixa a UTI nesta 5ª, mas ida a posse é descartada

O vice-presidente José Alencar deixará a UTI do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, nesta quinta-feira, mas não irá à cerimônia de posse da presidente eleita Dilma Rousseff, de acordo a equipe médica responsável.

Foto: Ricardo Stuckert

"Ele permanecerá internado e, em um curto espaço de tempo, não tem condições de deixar o hospital", disse o médico Roberto Kalil Filho.
No último boletim médico, divulgado às 15h45, o hospital informou que Alencar será transferido hoje da UTI cardiológica para um quarto no 11º andar. "O sangramento intestinal permanece controlado, até o momento, e o pacidente está se recuperando, com quadro estável", informa o boletim.
O médico Paulo Hoff afirmou que o quadro de saúde de Alencar é estável. "O Alencar tem uma capacidade de recuperação grande, sempre soubemos disso. Ele é uma pessoa forte, apesar da idade, mas estamos vigilantes porque a situação ainda inspira cuidados", afirmou Hoff. "Sabemos que ele tem um desejo muito grande de participar da posse da nova presidente, mas ele não tem condições para uma viagem desse porte. Acredito que, nas próximas 24 horas, não exista uma melhora tão dramática que possa fazer essa situação se alterar. O mais importante para nós é mantê-lo com saúde", acrescentou o médico. Segundo a equipe médica, o vice-presidente não passou por transfusão de sangue nem por hemodiálise nas últimas 24 horas.
Roberto Kalil Filho médico disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá visitar Alencar ainda no dia 1º de janeiro. "Conversei com o presidente Lula por telefone, e ele me disse que virár visitá-lo assim que terminar a cerimônia de transmissao do cargo".
Alencar luta contra o câncer desde 1997, quando, após um check-up, foi encontrado um tumor no rim direito e outro no estômago, retirados naquele mesmo ano. Em 2000, uma nova cirurgia retirou um tumor na próstata. Depois da remoção de outros nódulos no abdome, Alencar foi diagnosticado com câncer no intestino.
Ao todo, ele foi submetido a 17 cirurgias nos últimos 13 anos. Em janeiro de 2009, ele enfrentou cerca de 17 horas de operação para a retirada de nove tumores na região abdominal. Na mesma cirurgia, os médicos retiraram parte do intestino delgado, outra do intestino grosso e uma porção do ureter, canal que liga o rim à bexiga. Alencar chegou a ficar internado 22 dias após a operação. A última cirurgia ocorreu na última quarta-feira, quando Alencar foi internado no Sírio-Libanês em caráter de urgência, com quadro de hemorragia digestiva grave.

Volta Redonda promove o 13º Encontro de Folia de Reis

Evento será no dia 8 de janeiro, no térreo do Memorial Getúlio Vargas, na Vila Santa Cecília, à partir de 15h


Um dos eventos mais tradicionais de cultura popular na região Sul Fluminense já está nos preparativos finais para agitar Volta Redonda. É o 13º Encontro de Folia de Reis, programado para o dia 8 de janeiro, às 15h, no térreo do Memorial Getúlio Vargas, na Vila Santa Cecília.
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Moacir Carvalho de Castro Filho, o Moa, o encontro terá 15 grupos cadastrados na Secretaria Municipal de Cultura (SMC), que prometem alegrar os foliões ao longo das jornadas que vão durar quase oito horas.
“São grupos que já adquiriram um entrosamento muito grande. E como estamos falando de um evento que faz parte da cultura nacional, a população abraça e faz questão de participar. Será uma grande festa com toda a infraestrutura para o público, com ambulâncias no local, segurança e banheiros químicos e um palco especial para as apresentações das folias”, afirmou o secretário. Cada grupo participante do encontro recebeu uma verba de R$ 1, 7 mil para ajudar na compra de instrumentos e na confecção das roupas tradicionais, e ganharão ainda a gravação de um DVD da apresentação no Encontro de Folia de Reis. 
Na Folia de Reis, cada grupo é composto por músicos tocando instrumentos como tambores, reco-reco, flauta, rabeca (espécie de violino rústico), a tradicional viola caipira e o acordeon. Além dos instrumentistas e cantores, os grupos são compostos de dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas devidamente caracterizadas.