terça-feira, 4 de janeiro de 2011


Réveillon de VR reúne mais de 20 mil pessoas na Curva do Rio

O Réveillon da Paz de Volta Redonda teve shows de pagode,  samba e fogos na Curva do Rio Paraíba do Sul, no bairro Barreira Cravo. 


A festa da virada começou às 21 horas com show de pagode do grupo Sorriso Aberto e reuniu um público de mais de 20 mil pessoas, segundo a organização do evento. 
A passagem de ano foi marcada, principalmente, por uma grande queima de fogos que durou 15 minutos. No segundo show da noite, após o show pirotécnico, a atração foi a bateria da Portela, que trouxe passistas, ritmistas e o puxador do samba enredo da escola de samba, Emerson.
A chuva fina não foi empecilho para reunir tanta gente na Curva do Rio, local que já foi aprovado para a festa de Reveillon.  A dona de casa, Ayla Garcez, 25 anos, moradora do bairro Belmonte, participou com o marido e a filha pela primeira vez do evento.  “Venho pela primeira vez e gostei muito. Neste momento da mudança de ano, o importante é estar reunido com a família.  E a melhor coisa foi vir para cá. O som tá bom e os fogos foram sensacionais”, disse. 
A festa também atraiu pessoas de cidades próximas, como o morador de Barra Mansa, Sílvio Luis Formagi, 59 anos.  Ele levou a esposa e um casal de amigos e estavam muito animados.  “Este é o terceiro ano que venho aqui e  cada ano que passa está melhor. Estamos nos divertindo muito”, disse o aposentado. 
Para dar segurança ao público, a Guarda Municipal de Volta Redonda colocou um efetivo de 50 agentes, que atuaram no entorno do evento e no controle do trânsito. Além de um posto de comando da Guarda Municipal, que teve a presença de um guarda municipal e um policial militar para fazer o monitoramento da área do evento, através de câmeras de segurança. A festa também contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, Secretaria de Saúde, Polícia Militar e Defesa Civil. 
O organizador do evento, Paulo Afonso da Silva, afirmou que a festa foi além da expectativa.  “Nunca tivemos um público tão grande assim e o mais importante, formado principalmente por famílias. São pessoas que vieram para se divertir em paz. Na minha avaliação o Réveillon de Volta Redonda foi espetacular”, disse Paulo Afonso.
O prefeito Antônio Francisco Neto também esteve no evento e elogiou a organização da festa. “Planejamos um evento para toda a família, pois o nosso Réveillon é sempre de paz. Foi uma festa muito bonita com bons shows e uma sensacional queima de fogos, que impressionou a todos. Desejo para toda a população de Volta Redonda, um 2011 com muita prosperidade, saúde e felicidade.  A população pode continuar acreditando que trabalharemos sempre para fazer da nossa cidade, uma cidade que sempre sonhamos em viver um dia”, deseja o prefeito.

Guarda Municipal e Defesa Civil montam o esquema para o Réveillon

Esquema de segurança e trânsito na Curva do Rio


A Guarda Municipal de Volta Redonda preparou o esquema de segurança da festa da virada do ano, priorizando o balizamento, controle e fluidez do trânsito no local do evento e nas ruas adjacentes, além de auxiliar no controle do público e segurança patrimonial, durante e ao final da festa. Um total de 50 guardas municipais e oito viaturas estiveram disponíveis para o trabalho no dia 31. A partir das 8h, uma viatura com dois guardas fez o acompanhamento da montagem final do palco, bem como a colocação dos fogos de artifícios; a partir das 19h, um guarda ficou na Rua 20, no Jardim Veneza, para fazer o controle e fluidez do trânsito, mantendo o estacionamento de veículos apenas em um lado da via, sendo que este mesmo plano fora repetido na Rua Arthur Luiz Correa com a Rua 02, também no Jardim Veneza.
Outros guardas ficaram em pontos estratégicos, próximo ao palco e na Av. Arthur Luiz Correa, para que os ambulantes ficassem apenas na área delimitada para a venda de produtos diversos. As outras viaturas, com dois guardas em cada uma, fizeram rondas ininterruptas em todo o entorno da festa. A Radial Leste esteve totalmente interditada, entre a meia-noite do dia 31 e às 6h do dia 1º, bem como as ruas do bairro Barreira Cravo, próximas ao palco. A Av. Beira Rio, no Barreira Cravo, esteve esteve liberada para o trânsito.
A Coordenadoria de Defesa Civil manteve quatro homens em duas viaturas, que fizeram o acompanhamento da montagem dos fogos de artifício, além de estabelecer o zoneamento da área, delimitando o perímetro a ser isolado para evitar qualquer risco. A queima de fogos foi feita em um terreno particular e por isso os agentes da Defesa Civil estão tranqüilos com relação à segurança de todos na festa de Réveillon.

Mais 1,5 mil embarcações participaram da 33ª Procissão Marítima de Angra dos Reis

Banda Água de Fogo animou evento náutico com show ao vivo


A 33ª edição da Procissão Marítima de Angra dos Reis encheu a Baía da Ilha Grande de alegria neste dia 1º de janeiro de 2011. Sem chuva e sem sol, o mormaço foi o sol da festa. Grandes lanchas como há muito tempo não se via foram a marca registrada do evento. A tradicional festa em comemoração ao novo ano reuniu mais de hm mil embarcações. O evento náutico contou com a participação pela primeira vez de uma das embarcações da empresa Barcas S/A. A barca Itaipu, uma das mais tradicionais da concessionária, foi madrinha do evento e palco para a banda Água de Fogo que animou a festa.
A concentração dos barcos foi na Praia das Flechas, na Ilha da Gipóia. Por volta das 14h foi dada a largada, com chegada na Praia do Anil por volta das 16h. A habitual criatividade não faltou com embarcações muito enfeitadas e animadas. Jurados como Lucinha Araújo tiveram a dura missão de escolherem os melhores.
A segurança foi garantida pela Capitania dos Portos, pela Secretaria Municipal de Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros. A premiação das embarcações vencedoras, na Praia do Anil será realizada antes do show do músico baiano Netinho. A premiação é de R$ 46 mil para as embarcações vencedoras, de acordo com as categorias.

Último dia do ano começa com atrasos em 6,1% dos voos

Foram 36 voos cancelados entre os 542 programados até as 8h desta sexta-feira (31/12)


A véspera do primeiro dia de 2011 começa com índice de atrasos de 6,1% nos voos das companhias aéreas em todo o país, entre os 542 programados até as 8h. Desse total, foram cancelados 36 voos (6,6%), segundo informação da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
Desde a 0h, houve 13 atrasos nos 184 voos da TAM e dez em 185 da Gol (com 14 e 11 cancelamentos respectivamente). A Webjet cancelou cinco voos dos 22 previstos e houve quatro atrasos nas decolagens. A Azul Linhas Aéreas cancelou um de seus 48 voos e teve apenas um atraso.
A Avianca realizou 17 voos sem atrasos e cancelamentos.
Dos 28 voos internacionais da TAM e Gol, houve apenas um cancelamento e um saiu com atraso.

Justin Bieber é mais influente na internet do que Barack Obama e Dalai Lama

Quando o assunto é internet, o popstar adolescente Justin Bieber é mais influente que grandes líderes mundiais, como o presidente americano Barack Obama e o Dalai Lama, de acordo com uma pesquisa do site Klout, que monitora redes sociais.

O Klout contabilizou menções em páginas do Twitter, Facebook, Ping, Google, atualizações de status e outras atividades em mídias sociais e deu uma pontuação de 1 a 100, dependendo de quão frequentemente o que alguém diz é repetido por outras pessoas na internet.
O website foi apontado por especialistas em tecnologia como um dos possíveis destaques de 2011 e recentemete foi contratado pela Disney para fazer uma pesquisa sobre sua marca.
Bieber alcançou a pontuação máxima de 100, com seus tweets sendo reproduzidos 5 milhões de vezes cada. Barack Obama fez 88 pontos, com seus tweets sendo repetidos apenas 250 mil vezes, em média.
O fundador do Klout, Jose Fernandez, disse ao jornal britânico "The Guardian" que os cálculos do site são "o oposto da propaganda". Ele afirmou ainda que "para algumas coisas, o que importa é chegar a um pequeno grupo específico. Se você diz que gosta de uma alguma coisa, quantas pessoas e quem isso afeta? Estamos vivendo numa economia da atenção. Temos informação demais chegando até mais. Em quem confiamos? Em que links nós vamos clicar?".

Secretaria de saúde reforça medidas de prevenção contra doenças comuns na época da chuva

Ações envolvem agentes de três setores da pasta


            Com o aumento da intensidade das chuvas verificadas em Resende desde o começo de dezembro do ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde colocou em prática uma série de novas medidas preventivas para diminuir os riscos de doenças normalmente provocadas pela grande quantidade de água nesta época do ano. As medidas estão inseridas no Plano Municipal de Contingências a Emergências, cujo lançamento ocorreu há cerca de 20 dias, e vão ter validade durante o ano inteiro, e não apenas na época do verão. Este Plano prevê ações para os casos de chuvas e outros desastres naturais.
            No caso das ações permanentes divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde, o trabalho envolve agentes de três setores da pasta. Os setores mobilizados são os seguintes: Serviço de Imunização (vacinas), Serviço de Vigilância Epidemiológica e CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). A leptospirose, a diarréia e a hepatite estão entre as doenças provocadas pelo contato das pessoas com a água proveniente de inundações e enchentes. A água da chuva pode aumentar ainda os riscos de formação de focos do mosquito transmissor da dengue.
            Quanto ao setor de imunização, os agentes terão como atribuição principal a aplicação de vacinas, principalmente nos moradores das comunidades mais afetadas pelas chuvas. Já com relação ao Serviço de Vigilância Epidemiológica do Município, as tarefas dos agentes vão ser orientar os moradores quanto aos procedimentos corretos para a limpeza de casas, quintais e superfícies alagadas; destacar junto às pessoas a importância do uso de luvas, botas ou sacos plásticos amarrados para proteger as mãos e os pés do contato com a água; distribuir materiais informativos  sobre as doenças típicas da época das chuvas e monitorar casos prováveis de doenças veiculadas pela água contaminada.
            Para a limpeza de áreas alagadas, o Serviço de Epidemiologia recomenda a utilização de um balde com 20 litros de água misturados a quatro copinhos ou xícaras de café (50 ml) de água sanitária.  O CCZ, por sua vez, terá como atribuições a realização de vistorias regulares nas residências visando, principalmente, eliminar possíveis focos da dengue; aplicar raticidas nos locais que apresentarem vestígios de animais roedores; e distribuir hipoclorito de sódio para a prevenção de doenças. O monitoramento da qualidade da água consumida pela população atingida também será acompanhado de perto pela Prefeitura.
            O secretário municipal de Saúde, Daniel Brito, lembra que todas estas ações já vêm sendo realizadas desde o começo do período das chuvas. Os bairros Parque Ipiranga, Jardim Brasília, Centro, Alvorada, Barbosa Lima, Jardim Jalisco, São Caetano e o distrito de Engenheiro Passos estão entre as comunidades já atendidas pelo esquema especial de prevenção contra doenças da Secretaria, que distribuiu ainda aos moradores destas localidades materiais destinados à limpeza dos imóveis alagados, como vassouras, desinfetantes, caixas de sabão em pó e litros de cloro, além de ter aplicado vacinas antitetânicas e adotado medidas contra a proliferação do mosquito causador da dengue. 

Anvisa quer diminuir propaganda de cigarros em pontos de vendas

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou uma proposta para limitar a exposição e publicidade de derivados de tabaco nos pontos de venda e aumentar os alertas nos maços.


A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou uma proposta para limitar a exposição e publicidade de derivados de tabaco nos pontos de venda e aumentar os alertas nos maços.
Se as normas forem aprovadas, estabelecimentos que vendem esses produtos, como padarias, supermercados e bancas, não poderão expor embalagens de cigarros, charutos e cigarrilhas.
A publicidade em painéis ainda será permitida nos pontos de venda, desde que fique na parte interna dos estabelecimentos e contenha advertência sobre os riscos.
Essas regras só não valem para tabacarias.

A Vigilância também propõe que 50% da face visível dos maços seja coberta por um novo alerta sobre os riscos do tabagismo.
O outro lado do maço continua como hoje, ocupado pela advertência com foto. No Uruguai, uma lei impõe que 80% da superfície dos maços sejam cobertos por alertas. 

Lula decide conceder asilo político a Battisti, anuncia Amorim

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu, nesta sexta-feira, conceder asilo político ao ex-ativista italiano Cesare Battisti, anunciou o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.


A decisão foi baseada em parecer da Advocacia-Geral da União (AGU), feito com base nos termos da Constituição brasileira, nas convenções internacionais sobre direitos humanos e do tratado de extradição entre o Brasil e a Itália.
Agora, caberá ao Supremo Tribunal Federal (STF) expedir alvará de soltura de Battisti. Trata-se de um ato formal de execução da decisão do presidente da República.
Desde março de 2007, Battisti está preso preventivamente no Presídio da Papuda, em Brasília. O caso gerou polêmicas no Brasil e na Itália. Para especialistas, o processo de extradição envolvendo o ex-ativista está repleto de vícios jurídicos.
Ex-dirigente dos Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), grupo extremista que atuou na Itália nas décadas 60 e 70, Cesare Battisti, de 52 anos, é acusado de participação em uma série de crimes.
Ele foi condenado à prisão perpétua à revelia na Itália por quatro homicídios cometidos pelo PAC entre 1977 e 1979. Ele nega as acusações. Jamais cumpriu pena no país, deixando a Itália rumo à França e depois ao Brasil.


Dilma divulga nota de pesar pela morte de Eliseu Resende

O senador Eliseu Resende estava internado em São Paulo desde novembro de 2010



A presidente da República, Dilma Rousseff, divulgou nesta segunda-feira uma nota pública de pesar pela morte do senador Eliseu Resende. "Independentemente de termos atuado em campos políticos diferentes, quero registrar aqui meu pesar pela sua perda e me solidarizar com seus familiares, amigos e correligionários", afirma Dilma no comunicado.
Eliseu estava internado desde novembro no Instituto do Coração (Incor), em São Paulo, e morreu na noite de domingo, aos 81 anos, vítima de um tumor no intestino.
Eliseu Resende foi ministro da Fazenda no governo de Itamar Franco e ministro dos Transportes no governo de João Figueiredo, durante a ditadura militar. Em 2007, foi eleito senador.

Lenda do rock Chuck Berry desmaia em Chicago

Músico passou mal e foi atendido por paramédicos. Ele se apresenta na cidade americana com a turnê 'Winter Dance'.


Chuck Berry, um dos grandes nomes do rock mundial, sofreu um desmaio na noite de sábado (1º) no Congress Theater, em Chicago, nos EUA, onde apresentava o espetáculo "Winter Dance". Uma pessoa que estava na plateia disse que o músico sentiu-se mal e caiu durante a apresentação, mas autoridades locais disseram que o desmaio ocorreu antes do show.
De acordo com o fã ouvido pelo jornal "Chicago Sun-Times", Berry, de 84 anos, caiu sobre seu teclado. O cantor e compositor teria ficado alguns minutos caído até que foi acudido por três pessoas e atendido por 20 minutos.
O porta-voz dos Bombeiros, contudo, diz que o atendimento aconteceu antes do espetáculo. Ouvido pela agência de notícias AP, Joe Roccasalva disse que houve confusão na plateia porque os paramédicos atenderam outra pessoa no mesmo show.
Berry é conhecido por clássicos do rock como "Maybelline" e "Johnny B. Goode". O assessor do músico não quis comentar o ocorrido.