quarta-feira, 12 de janeiro de 2011


Elymar Santos abre temporada 2011 do Cultura Para Todos

Show será na próxima terça; ingressos devem ser trocados por um litro de leite em caixinha


A temporada 2011 do projeto Cultura Para Todos começa na próxima terça-feira (18), com um dos shows de maior sucesso de público em 2010. O cantor Elymar Santos fará duas apresentações, às 19 e 21h, no Cine 9 de Abril, com abertura do músico de Volta Redonda Delair de Barros. Os ingressos, a exemplo do ano passado, devem ser trocados por um litro de leite em caixinha, a partir das 8h, na bilheteria do cinema. O material arrecadado é doado para entidades beneficentes do município cadastradas na Secretaria Municipal de Ação Social (Smac). 
A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) espera repetir em 2011 o sucesso alcançado pelo Cultura Para Todos no ano passado. Em 2010, o projeto teve 96 atrações, entre shows musicais e peças teatrais. E sempre incentivando o talento regional, houve 300 apresentações de artistas locais, que fizeram a abertura dos espetáculos. O público chegou perto da marca de 150 mil pessoas.  

Encontros de Folias de Reis acontecem em Barra Mansa

Fim de semana será marcado com várias apresentações

Foto: Paulo Dimas
           Como parte da programação da tradicional Festa de São Sebastião, os grupos de Folias de Reis vão se apresentar no próximo fim de semana em Barra Mansa em homenagem aos Santos Reis (06/01) e a São Sebastião (20/01). A folia começa no sábado, dia 15, a partir das 14 horas, com o IX Encontro de Folia de Reis, na quadra poliesportiva do bairro Vista Alegre, promovido pela Associação dos Sertanejos de Barra Mansa e Região (ASBMR). Já no domingo, dia 16, a partir das 9 horas, acontece o VIII Encontro de Folia de Reis, na quadra poliesportiva do bairro Água Comprida, organizada pela Associação de Folia de Reis e São Sebastião, ambas realizadas em parceria com a Prefeitura de Barra Mansa.
            De acordo com a coordenadora de cultura da ASBMR, Zélia Amorim, foram convidados grupos de Folias de Reis do município e região e a festa está sendo organizada com muito carinho. “Todos os anos organizamos esta festa que reúne toda a família. Os grupos de Folias de Reis passam pelas ruas do bairro até chegarem na quadra e pelo caminho vão conquistando e arrastando uma multidão de pessoas. Muitos param para admirar as apresentações e outros acabam seguindo os grupos até a quadra, onde acontece o encontro. Nossa expectativa é reunir cerca de cinco mil pessoas”, comenta ela.
            Estão sendo esperados no bairro Vista Alegre 15 grupos de Folias de Reis de Barra Mansa, Volta Redonda, Valença, Rio das Flores, Barra do Piraí, Pinheiral e algumas cidades de Minas Gerais como Arantina, Andrelândia e Bom Jardim. As apresentações de música e dança serão em homenagem aos Santos Reis e a São Sebastião com canto de hinos de louvor, além da animação e apresentação de versos feita pelos palhaços. As músicas serão tocadas em ritmo de percussão e sertanejo com viola, violão, cavaquinho e sanfona. A apresentação poderá ser vista das 14 às 21 horas, na quadra poliesportiva do bairro Vista Alegre, localizada no final da Rua José Jorge dos Reis Meirelles.
            Já para o encontro no domingo, os organizadores esperam reunir cerca de duas mil pessoas que vão poder conferir a apresentação de dez grupos de folia de Barra Mansa, região e algumas cidades mineiras como Arantina e São Vicente. Os grupos também vão cantar e dançar em homenagem aos Santos Reis e São Sebastião. As pessoas poderão conferir o evento no domingo, das 9 às 20 horas, na quadra poliesportiva na Rua Ozório Gomes de Brito, próximo ao nº 737, Água Comprida.
            Folia de Reis – A Folia de Reis é uma festa religiosa de origem portuguesa, que chegou ao Brasil no século XVIII. Em Portugal, em meados do século XVII, tinha a principal finalidade de divertir o povo. No Brasil, a festa passou a ter um caráter mais religioso do que de diversão. Mas, ainda hoje esta cultura se mantém viva nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país no período do dia 24 de dezembro a 06 de janeiro. Na Folia de Reis os grupos são compostos por músicos, instrumentistas, cantores, dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas. Entre os instrumentos estão normalmente viola, violão, sanfona, tambores, reco-reco, flauta, cavaquinho, triângulo, pandeiro, chocalho, entre outros.

Prefeitura de Angra levará melhorias a Guariba

Moradores apontam reivindicações necessárias ao bairro


Na tarde desta segunda-feira, dia 10 de janeiro, o prefeito de Angra dos Reis, Tuca Jordão, visitou a comunidade de Guariba, no Frade, para ver de perto os problemas do bairro, que foram expostos pelos moradores numa reunião realizada na prefeitura, na semana passada. Acompanhado do presidente do Saae, Carlos Marcatti, e da secretária de Obras, Helenize Santana, Tuca visitou os lugares apontados pela comunidade e também verificou a possibilidade de atender os anseios dos moradores quanto às melhorias necessárias ao bairro.
De acordo com o prefeito do município, Guariba terá suas reivindicações atendidas em várias áreas. “A comunidade de Guariba é muito pequena, mas a prefeitura não trata o morador daqui de forma diferente. Assumi quatro compromissos: a pavimentação da parte de cima da Rio-Santos, uma área de lazer para o bairro, um novo sistema de fossa, filtro e sumidouro para todas as casas e o principal, que é uma negociação que eu estou tendo com o Dnit, quanto à movimentação dos moradores aos pontos de ônibus, já que existe uma curva muito perigosa, e nós estamos tentando também redutores de velocidade. Agora é questão de tempo”, informou Tuca.           


Flamengo se classifica na Copa São Paulo de Junior

Flamengo e Mogi Mirim estão classificados para a segunda fase da 42.ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior


Flamengo e Mogi Mirim estão classificados para a segunda fase da 42.ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na noite de segunda-feira, os dois clubes venceram pelo Grupo K, com sede em São José dos Campos, e se juntam a Vasco da Gama e Cruzeiro, que durante o dia já haviam garantido suas vagas.
No Estádio Martins Pereira, o Flamengo venceu o São José, por 3 a 0, com gols de Lucas, Negueba e Muralha. No outro jogo da chave, o Mogi Mirim não tomou conhecimento do Gurupi (TO) e goleou por 8 a 0. Thiago (quatro), Mário (dois), Erick e Tico marcaram os gols da partida.
Assim, ambos terminaram com sete pontos, mas o Mogi Mirim ficou com a primeira colocação graças ao número de gols marcados (11 a 10), após empate no saldo de gols (9 a 9). O Flamengo garantiu uma das vagas entre os segundos colocados por índice técnico.

Prefeitura de Resende divulga balanço de ações realizadas na zona rural

Atividades incrementam agropecuária e melhoram a vida da população


O prefeito José Rechuan (DEM) divulgou, na manhã desta terça-feira, dia 11, um balanço das ações realizadas pela Prefeitura na Zona Rural durante os anos de 2009 e 2010. O relatório destaca obras e serviços implementados com o objetivo de valorizar a agropecuária como atividade econômica de Resende e melhorar as condições de vida do homem do campo e da sua família. Entre janeiro de 2009 e dezembro de 2010, a Prefeitura realizou ações em vários setores essenciais desta área do Município, como Saúde, Educação, Segurança, Desenvolvimento Rural, Esporte e Lazer.
-  Mesmo com o crescimento da indústria, do turismo e da área de serviços em nosso município, a agropecuária continua ocupando um lugar de destaque na economia de Resende. Este é um dos motivos pelos quais a Zona Rural deve receber toda a atenção da Prefeitura. Mas, além disso, reafirmo que a nossa administração trabalha para todas as pessoas, na cidade e no campo. Há dois anos não temos medido esforços no sentido de proporcionar melhores condições de vida para toda a população. Temos a consciência de que, dentro das possibilidades existentes, estamos trabalhando muito também pela Zona Rural – disse Rechuan.
O prefeito lembrou que recentemente a Prefeitura entregou uma ambulância à comunidade da Vargem Grande, cujos moradores vão receber também da administração municipal nos próximos meses uma nova escola para alunos do ensino fundamental. Outra melhoria realizada pelo Município na área do ensino foi a reforma da Escola Municipal Francisco Aguiar (Bagagem). A Prefeitura realizou também reparos nas escolas municipais Adelaide Salgado (Capelinha) e Moacir Coelho da Silveira (Serrinha do Alambari).
 Já as famílias residentes no distrito da Vila da Fumaça foram contempladas com o serviço de policiamento ostensivo através de uma parceria da Prefeitura com a Polícia Militar. Uma viatura foi deslocada para a localidade visando realizar rondas permanentes nas comunidades rurais. Em 2010, a Prefeitura construiu a nova ponte sobre a Rio Piratininga, na Boca do Rego, atendendo dessa maneira a uma reivindicação antiga dos moradores locais. A ponte foi inaugurada no dia 06 de novembro.
Por meio de um trabalho conjunto da administração municipal com o Governo do Estado, vem sendo construída a Estrada Parque. A obra já é considerada de grande importância para o incremento do turismo. E na Serrinha do Alambari, a Guarda Municipal intensifica cada vez mais a vigilância sobre o patrimônio ambiental, tendo realizado em menos de quatro meses três apreensões de palmito extraído ilegalmente.
Além destas ações, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, implantou a Feira Sertaneja, que acontece todo terceiro do mês no Parque de Exposições; iniciou uma série de cursos de capacitação destinados a este segmento; implantou a Patrulha Mecanizada através de uma parceria com o Governo do Estado; priorizou as campanhas de vacinação do rebanho; e aumentou o número de produtos regularizados com o “Selo Legal”, que atesta a qualidade das mercadorias produzidas e comercializadas na região;
No caso das campanhas de imunização, os resultados positivos deste trabalho podem ser verificados no índice de animais bovinos vacinados durante a campanha contra a febre aftosa em Resende no ano passado: 99,9 por animais foram imunizados. Já a Feira Sertaneja, além de oferecer atrações típicas da área rural para a população, os produtores comercializam diversas mercadorias, como hortaliças, doces, compotas, frutas, queijos e derivados. Outras atrações da Feira são música ao vivo (forró), exposição de artesanato e de pequenos animais, barraquinhas de comida, e atividades recreativas para as crianças.
- É importante destacar que desde o primeiro mês do nosso governo, em janeiro de 2009, temos trabalhado muito para manter as estradas rurais em condições de tráfego. Mesmo com a intensidade das chuvas, que vêm causando transtornos em algumas vias, a ação da Prefeitura acontece de forma rápida no sentido de garantir o escoamento da produção e o deslocamento dos moradores para a área urbana – concluiu Rechuan. 

Sexo faz o cérebro crescer, diz estudo

Estudo realizado com ratos de laboratório por cientistas de Princeton revela que um maior número de relações sexuais pode deixar os animais mais inteligentes e ágeis

Um estudo recente publicado por cientistas da universidade de Princeton, na publicação “PLoS ONE“, descobriu mais um motivo para incentivar as pessoas a terem relações sexuais regulares: sexo faz o cérebro crescer.
A experiência foi realizada com ratos de laboratório e foi constatado que os animais que tiveram mais relações apresentaram crescimento de células cerebrais e aumento de conexões entre elas.
O estudo foi feito da seguinte forma: alguns ratos tiveram acessos diários a fêmeas sexualmente ativas, outros puderam ter contato com o sexo oposto uma vez a cada 15 dias e o último grupo, com menos sorte, se manteve virgem.
Os que puderam procriar apresentaram aumento no número de neurônios do hipocampo, além de mais conexões entre as células cerebrais.
Foi também observado que os roedores que apenas viam as fêmeas periodicamente apresentaram níveis elevados de hormônios relacionados ao estresse, diferente dos que cruzavam diariamente.
Os ratos que se mantiveram sem sexo demonstraram capacidade cerebral menor que os outros. Eles eram os mais lentos na hora de encontrar comida em ambientes não familiares.

Lei estadual faz shoppings do Rio dobrarem preço do estacionamento

O Rio de Janeiro, a discussão é o estacionamento nos shoppings. Os preços dobraram


A placa na cabine onde se paga o estacionamento é a prova de que aqui nada mudou. Um shopping no Rio de Janeiro continua cobrando preço único de quem para o carro, independentemente do tempo que o cliente leva nas compras.
“Toda vez q chego aqui, gasto uns R$ 200 e ainda tenho que pagar para botar meu carro aqui dentro? Não é justo, claro que não”, diz umaconsumidora.
A nova lei, que entrou em vigor na última sexta-feira (7), proíbe os estacionamentos do Rio de Janeiro de cobrar por um período mínimo de permanência. O consumidor deve pagar pelo tempo que realmente deixou o carro parado. A cobrança pela perda do tíquete também está proibida.
Mas, na prática, não foi o que aconteceu. Alguns shoppings chegaram a reajustar os preços para não perder dinheiro na hora de cobrar fracionado. Por isso, o Procon fez uma blitz para tentar coibir os abusos e fazer valer a lei. O shopping que não mudou o sistema de cobrança foi autuado e pode ser multado em até R$ 6 milhões.
"Se a cobrança é determinada por lei de uma determinada forma, tem de ser dessa forma. Não dá para fazer uma burla como esse shopping center está fazendo na própria lei, que foi editada publicada na sexta-feira", afirma André Luiz de Souza Cruz, representante da comissão de defesa do consumidor.
Uma lei parecida foi criada no Distrito Federal em 2007. A cobrança nos estacionamentos deveria ser apenas proporcional ao tempo utilizado, mas até hoje o Procon de Brasília e os shopping discutem a questão na Justiça.
A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) também vai contestar a lei do Rio de Janeiro. Para o presidente da associação, Luiz Fernando Veiga, ela é inconstitucional.
“Não tem a menor dúvida que traz prejuízo, porque o shopping faz sua cobrança mínima através de uma média de tempo que o frequentador está presente no shopping. Isso é calculado por meio de pesquisas, e nós chegamos a um valor médio para a cobrança das quatro horas impedindo que alguns usuários façam o uso indevido do estacionamento dos shoppings”, diz o presidente da Abrasce, Luiz Fernando Veiga.
Um dos maiores shoppings da Zona Oeste do Rio de Janeiro voltou atrás. No fim de semana, por causa da nova lei tinha aumentado o preço do estacionamento e agora esta cobrando preço fracionado dos clientes. O shopping prometeu devolver o dinheiro cobrado a mais, desde que seja apresentado o comprovante.
Com os valores antigos e fracionados, como manda a lei, muitos consumidores ficaram surpresos. Carlos usou o estacionamento só por 30 minutos e pagou R$ 0,75. “Normalmente é R$ 4. Pagar R$ 0,75 é bem bacana”, comentou o jovem.

Rio-à-Porter: Reaproveitamento de materiais é atração no Polo de Moda Sul Fluminense

Empresa de Barra Mansa utiliza retalhos de tecidos em detalhes de bolsas


O aproveitamento total de materiais é a aposta da coleção da empresa Amparo Brasil, em destaque no estande do Polo de Moda Sul Fluminense no Rio-à-Porter. Inspiradas na história dos “Pracinhas”, soldados da força expedicionária brasileira que partiram de Valença rumo à Europa durante a Segunda Guerra Mundial, as peças tem detalhes feitos com retalhos, que atraem a atenção de compradores nacionais e internacionais.
 A coleção traz também bolsas de diversos tamanhos e flores feitas de pedaços de tecidos. “Desde o início de nosso trabalho as peças ganham detalhes feitos com tecidos reaproveitados. Com isso, podemos sempre fazer novas combinações”, comentou a responsável pela marca, Haydee Moraes.
 Além da Amparo Brasil, de Barra Mansa, o Polo de Moda Sul Fluminense, coordenado pelo Sindvestsul em parceria com o Sistema Firjan e o Sebrae-RJ, está representado por mais quatro empresas da região: Gisele Mehl, de Barra Mansa; Lugar de Arte, de Valença; Maria-Fia, de Barra do Piraí; e Penduricalho, de Valença. O Rio-à-Porter acontece até quinta-feira, dia 13, no Cais do Porto, no Rio. Até dia 12 o evento será realizado das 10h às 21h e no dia 13, das 10h às 17h.

Jornal da Igreja Universal é condenado a pagar indenização a Xuxa

A rainha dos baixinhos, Xuxa, vai receber R$ 150 mil do jornal por acusá-la de satanismo.


A Editora Gráfica Universal foi condenada a pagar R$ 150 mil de indenização por dano moral à Xuxa Meneghel, por ter publicado, na "Folha Universal" de agosto de 2008, que a apresentadora é “satanista” e que teria vendido sua alma para o demônio por US$ 100 milhões. Desde novembro de 2008, o jornal está proibido de veicular imagens da apresentadora, como parte da ação que Xuxa move contra a editora.
Na petição divulgada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Xuxa declara que "tem uma imagem pública a zelar, principalmente no meio infantil, e que a conduta da ré lhe causou danos morais, sobretudo por ser pessoa de muita fé".
Já a editora se defendeu alegando seu direito de informar e que não o fez com abuso, já que os fatos mencionados em sua reportagem já foram objeto de outras matérias em outros veículos.
Para a juíza Flávia de Almeida Viveiros de Castro, da 6ª Vara Cível da Barra da Tijuca, não há na reportagem da "Folha Universal" um traço sequer de informação, mas sim de especulação, sem que tenha sido dada à apresentadora a oportunidade de ser ouvida sobre o seu teor.
“Toda liberdade deve ser exercida com responsabilidade, o que a ré parece não saber, embora, ironicamente, seja gráfica de uma igreja. Quem publica o que quer, com manchete sensacionalista e texto estapafúrdio sobre ‘famosos que teriam se deixado seduzir pelo mal' e monta fotos, legendando-as com palavras que evocam um suposto culto da autora pelo diabo, deve ser responsabilizado pelo dano moral causado, agravando-se tal situação por ser a autora pessoa que tem seu público, sobretudo, no meio infantil e infanto-juvenil, que é mais facilmente ludibriável”, completou a juíza.
O jornal ainda será obrigado a desmentir a matéria para os leitores, uma edição após a finalização do processo, dizendo na capa: "Maria da Graça Xuxa Meneghel afirma que tem profunda fé em Deus e respeita todas as religiões".