sexta-feira, 14 de janeiro de 2011


Batalhões da Polícia Militar estão recebendo doações


Todos os Batalhões da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro são centros de recepção de doações para as vitimas das enchentes que acometeram a Região Serrana. Os Comandantes dos Batalhões recomendam que sejam doados água mineral, alimentos não perecíveis e material de higiene pessoal. Todo o material arrecadado será posteriormente encaminhado ao 12º BPM (Niterói), de onde será enviado para as áreas afetadas.

Batalhões da região Sul Fluminense:

10º BP - Rodovia Lucio Meira, Km 47 – Barra do Piraí
28º BPM - Av. Nossa Senhora do Amparo, s/nº - Voldac – Volta Redonda
33º BPM - Rodovia BR 101 (Rio Santos), Km 142,5 – Perequê – Angra dos Reis
37º BPM - Av. Prof. Darci Ribeiro, s/nº - Campo da Aviação – Resende

Batalhões do Estado:

1º BPM - Av. Salvador de Sá, nº 02 – Estácio
2º BPM - Rua São Clemente, nº 345 – Botafogo
3º BPM - Rua Lucidio Lago, nº 181 – Méier
4º BPM - Rua Francisco Eugenio nº 228 – São Cristóvão
5º BPM - Praça Coronel Assunção – Saúde
6º BPM - Rua Barão de Mesquita, nº 625 – Tijuca
7º BPM - Rua Alfredo Becker, nº 367 – Alcântara
8º BPM - Rua Ten Cel Cardoso, s/nº - Campos dos Goytacazes
9º BPM - Rua Taracatu, nº 94 – Rocha Miranda
11º BPM - Praça da Bandeira, nº 474 – Vila Nova Friburgo
12º BPM - Rua Jansen de Mello, s/nº - Niterói
13º BPM - Praça Tiradentes, nº 55 – Centro
14º BPM - Rua Guandu do Sena, nº 1954 – Bangu
15º BPM - Rua Pedro Corrêa, nº 273 – Duque de Caxias
16º BPM - Rua Paranapanema, nº 769 – Olaria
17º BPM - Estrada Rio Jequiá, nº 518 – Ilha do Governador
18º BPM - Estrada do Pau Ferro, nº 435 – Jacarepaguá
19º BPM - Rua Figueiredo Magalhães, nº 550 – Copacabana
20º BPM - Rua Tenente Aldir Soares Adriano, nº 354 – Mesquita – Nova Iguaçu
21º BPM - Av. Automóvel Clube, nº 1.333 – Vilar dos Teles - São João de Meriti
22º BPM - Avenida Presidente João Goulart, s/nº - Manguinhos
23º BPM - Av. Bartolomeu Mitre, nº 905 – Leblon
24º BPM - Rua Tenete Jerônimo, s/nº - Queimados
25º BPM - Rua Inglaterra, s/nº - Jardim Caiçara – Cabo Frio
26º BPM - Rua Domingos Silvério, s/nº - Petrópolis
27º BPM - Rua Guaratan, s nº - Santa Cruz
29º BPM - BR 356 Km 04 – Itaperuna
30º BPM - Rua Guandu, nº 680 – Pimenteira
31º BPM - Rua Salvador Allende, 5.500 – Barra da Tijuca
32º BPM - Estrada do Imburo, s/nº - Barra de Macaé

Pezão reitera necessidade de remover famílias em áreas de risco

O vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, voltou a reiterar a necessidade de remover os moradores que se encontram em áreas de risco na Região Serrana. 


Em Nova Friburgo desde a manhã de ontem, ele disse que a situação é desoladora e que,em toda a sua vida política, nunca viu tragédia como essa. Além da ocupação irregular, a força das chuvas também impressionou o vice-governador, que viu prédios históricos do centro da cidade serem destruídos.
As equipes de socorro estão direto nas cidades atingidas pelas chuvas – Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis – enquanto órgãos federais ,como a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), enviam mantimentos e a Secretaria Nacional de Defesa Civil entrega colchonetes. Um tomógrafo também está na região, para atender ao hospital de campanha que foi montado em Friburgo.
- Já fui taxado de nazista por defender a remoção dos moradores de áreas de risco. As pessoas não entendem que, enquanto nada for feito, nos restará apenas chorar as vítimas, todos os anos, nas chuvas de janeiro e fevereiro. O governador Sérgio Cabral, desde o início do governo, tem se colocado na direção de buscar uma solução segura para essa população que, a cada chuva, contabiliza perdas – concluiu Pezão.

Hospital de Campanha começa a funcionar em Teresópolis

A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) montou, em Teresópolis, o Hospital de Campanha do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, para ajudar no atendimento às vítimas de deslizamentos na Região Serrana fluminense.

A unidade, com cinco leitos, foi montada próximo à UPA e à Prefeitura local. Ali, serão atendidos tanto os pacientes com ferimentos menos graves, quanto aqueles em estado mais grave, para que, depois de estabilizados no Hospital de Campanha, possam seguir para outra unidade capacitada a atender casos de maior complexidade.
Estão trabalhando no Hospital de Campanha 10 médicos, sendo cinco socorristas do Corpo de Bombeiros, e cinco clínicos gerais civis, mais quatro técnicos em enfermagem e dois enfermeiros. Como a unidade está localizada próxima à UPA, se algum paciente necessitar de exames, esses exames serão feitos na unidade 24 horas.
Outra frente de ação da Secretaria de Saúde no atendimento às vítimas das chuvas é com relação à prevenção de doenças como a leptospirose e diarréias, que geralmente surgem após grandes enchentes. Uma equipe da Subsecretaria de Vigilância em Saúde está atuando diretamente nas comunidades afetadas. A missão do grupo, que conta, entre outros profissionais, com sanitaristas e infectologistas, é falar com os moradores sobre os cuidados a serem tomados. Além de conversar com as pessoas, os técnicos estão distribuindo cartilhas produzidas pela secretaria.
As cartilhas trazem informações sobre como ocorre a transmissão das doenças, como deve ser feita a limpeza das casas depois que as águas baixarem, o que deve ser feito com alimentos que foram molhados pelas águas da enchente e como deve ser tratada a água usada para beber e lavar os alimentos.
- O objetivo é orientar a população sobre cuidados para evitar doenças e sobre onde procurar ajuda quando apresentar os sintomas - explica o superintendente de Vigilância Ambiental e Epidemiológica, Alexandre Chieppe.
Além disso, os técnicos da Subsecretaria de Vigilância em Saúde estão visitando os abrigos para onde estão sendo levados os desalojados e desabrigados, para avaliar as condições sanitárias destes espaços. Eles também vão capacitar profissionais que atuam na rede básica (composta pelos postos de saúde municipais) e hospitais para o atendimento aos possíveis doentes.

Quinze universidades perdem autonomia por resultado ruim em avaliações do MEC

Quinze instituições de ensino superior vão perder sua autonomia administrativa em função de consecutivos resultados insatisfatórios nas avaliações do Ministério da Educação (MEC).
São quatro universidades e 11 centros universitários, que agora não podem mais expandir vagas ou abrir novos cursos sem autorização do MEC.
De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, a medida cautelar passa a valer imediatamente. Essas instituições receberam por três anos seguidos um conceito inferior a 3 no Índice Geral de Cursos (IGC). O indicador avalia uma faculdade, um centro universitário ou uma universidade a partir da qualidade de seus cursos de graduação e pós-graduação, em uma escala de 1 a 5. Os resultados 1 e 2 são considerados insatisfatórios; 3, razoável; e 4 e 5, bons.
De acordo com o MEC, a medida terá validade até que a instituição apresente resultado satisfatório – superior ou igual a 3 – nas próximas edições do IGC. Pela legislação, universidades e centros universitários têm mais autonomia do que as faculdades. Essas 15 IES serão visitadas por comissões de supervisão do MEC e podem ser rebaixadas de nível ou mesmo descredenciadas dependendo das condições de ensino verificadas. Outra opção é a assinatura de termos de compromisso com medidas de saneamento a serem cumpridas para sanar as deficiências encontradas.

Veja quais foram as universidades e centros universitários que perderam a autonomia:

Universidade Iguaçu (UNIG) – RJ
Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos (MSB) – RJ
Universidade Santa Úrsula (USU) – RJ 
Centro Universitário da Cidade (UniverCidade) – RJ
Universidade do Grande ABC (UniABC) – SP
Universidade Ibirapuera (UNIb) – SP
Centro Universitário Paulista do Norte (Unorp) – SP
Centro Universitário Sant'Anna (Unisant'anna) – SP
Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondon) – MT
 Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) – MT
 Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Unidesc) -GO
Centro Universitário Euro-Americano (Unieuro) – DF
 Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (Uniplan) – DF
Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa) – AM
Centro Universitário Luterano de Manaus (Ceulm/Ulbra) – AM

Cursos superiores tem fraco desempenho no Enade

Apenas 5,5% dos cursos avaliados em 2009 pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) alcançaram nota máxima.


O exame é aplicado a alunos ingressantes e concluintes de cursos superiores com o objetivo de aferir a qualidade do ensino oferecido. Cada graduação recebe uma nota em uma escala de 1 a 5, sendo que 1 e 2 são considerados desempenho insatisfatório; 3, razoável; e 4 e 5, bom.
Em 2009 foram avaliados 6.804 graduações em administração, arquivologia, biblioteconomia, ciências contábeis, economia, comunicação social, design, direito, estatística, música, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teatro e turismo, e os cursos superiores de tecnologia em design de moda, gastronomia, gestão de recursos humanos, gestão de turismo, gestão financeira, marketing e processos gerenciais.
Os cursos com nota 5 representam 5,5% do total. Os que tiveram nota 4 são 17,8%; com nota 3, 44,2%; com nota 2, 28,4%; e com nota 1, 3,93%. Há ainda 1.260 graduações que ficaram sem conceito, porque não houve número suficiente de alunos participando da prova.
O Enade é utilizado para compor o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC), indicadores que são utilizados pelo Ministério da Educação (MEC) nos processos de regulação.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que o momento é oportuno para divulgar os indicadores de qualidade, já que coincide com o período de matrículas. “Os estudantes poderão fazer suas escolhas até fevereiro para o início do ano letivo, então é ideal poder oferecer a eles esses indicadores para que possam fazer boas opções”, disse, em entrevista coletiva.

Prefeitura leva beleza e alegria às instituições de Barra Mansa

Professores dos Cras prestam assistência aos mais necessitados


            Beleza e Solidariedade. Estas palavras definem bem o principal objetivo da ação social realizada nas instituições de Barra Mansa desde o começo desta semana. A iniciativa segue até o fim de janeiro e é promovida pela Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Promoção Social. Durante o período de recesso dos Cras (Centro de Referência em Assistência Social), os monitores estão percorrendo as instituições para levar entretenimento, alegria, beleza e aprendizado. De acordo com a coordenadora dos centros, Carmem Lúcia Ferreira, a ação visa integrar o tempo dos professores durante o recesso da unidade com uma atividade social.
            “No mês de janeiro, os Centros de Referência entram em recesso, mas os professores acabam tendo que cumprir horário. A maioria dos usuários dos Cras são  pessoas beneficiárias do programa Bolsa Família e, portanto, os cursos são ministrados acompanhando o calendário escolar. Aproveitamos este recesso nos Centros para que os professores conhecessem de perto outra realidade, para divulgarmos os cursos dos Cras e também prestar apoio à população mais necessitada”, comenta Carmem.
            O prefeito Zé Renato agradeceu aos professores por promoverem ações sociais como esta. “É muito gratificante ver uma iniciativa como esta em que o bem é espalhado por todos os lugares. Ganha quem recebe o projeto e quem realiza a ação. Tenho certeza que os professores terão uma nova visão depois desta ação comunitária e as pessoas mais necessitadas também sairão outras. Se doar em prol do próximo é sem dúvida muito recompensador. Estou muito feliz com a ação que, com certeza, será a primeira de muitas”, comenta o prefeito.
            Segundo a professora do curso de manicure do Cras do bairro Getúlio Vargas, Eliane Rodrigues Silva, a iniciativa é muito importante. “É a primeira vez que faço unha em um asilo. Estou gostando muito do trabalho, estamos sendo bem recebidos e o carinho é grande. Está sendo tudo novo para mim e estou adorando a experiência. Com a ação acabo aprendendo com os mais velhos a dar valor na vida”, comenta Eliane.
            A aposentada Nair Rosa de Jesus agradeceu a iniciativa e disse estar muito feliz. “Estou adorando a ação social. Gosto de cuidar das minhas unhas e ter uma manicure aqui é muito bom. Os idosos precisam de muita assistência, de alegria e atenção e ações como esta são válidas. Agora estou mais bonita”, comemora Nair, que há dez anos mora na Vila Vicentina, no bairro Ano Bom.
            Os professores de manicure, cabeleireiro, artesanato e música estão percorrendo de manhã e à tarde os asilos da Mendicidade, no bairro Estamparia, e Vila Vicentina, no bairro Ano Bom, e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Estação Mental, também no bairro Estamparia. As outras instituições do município que estiverem interessadas em receber a ação podem entrar em contato com a Secretaria de Promoção Social através do telefone (24) 3322-8098.