terça-feira, 18 de janeiro de 2011



Parceria entre Prefeitura de Volta Redonda e CSN vai ajudar vítimas da chuva no Rio

Postos de coleta serão montados em praças da cidade; show de Elymar Santos terá arrecadação de leite longa vida


A Prefeitura Municipal de Volta Redonda e a direção da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) realizam, a partir desta segunda-feira (dia 17), uma campanha para arrecadar doações para as vítimas da chuva na região serrana do Rio de Janeiro.
            Postos de coleta de doações serão montados pela Prefeitura de Volta Redonda nas principais praças da cidade, a partir da tarde desta segunda-feira (dia 17). A CSN vai montar o primeiro ponto de coleta no Escritório Central da empresa, na Vila Santa Cecília, onde os donativos poderão ser entregues a partir das 10 horas. Todo o montante arrecadado será dobrado pela CSN, que também se responsabilizará pela entrega do volume.
A solicitação é que as pessoas levem donativos considerados prioritários pelas equipes que estão agindo nas cidades atingidas: leite em pó, água, biscoito, macarrão e fraldas descartáveis são os itens mais solicitados.
            A Prefeitura de Volta Redonda também vai enviar 50 mil copos de água descartáveis para as vítimas da chuva na região serrana. Funcionários do Saae-VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda) passaram o final de semana trabalhando de forma voluntária para fechar os copos de água. A Prefeitura também vai enviar pelo menos quatro mil litros de leite longa vida para as cidades da região serrana fluminense. O leite será arrecadado no show do cantor Elymar Santos que será realizado nesta terça-feira (dia 18) dentro da programação do projeto "Cultura para Todos".
De acordo com o prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto (PMDB), o projeto “Cultura Para Todos” foi criado há dois anos com o objetivo de proporcionar acesso à cultura e para arrecadar mantimentos para as entidades beneficentes de Volta Redonda. No entanto, em situações excepcionais as doações vão para fora da cidade, como agora, diante da tragédia na região serrana.
“Nós fizemos o mesmo na tragédia em Angra dos Reis (janeiro de 2010) e vamos fazer agora para ajudar a população da região serrana. É um momento de muita dor para todos e nossa população pode ajudar, pois Volta Redonda tem um bom espírito de solidariedade”, disse o prefeito. Os shows do Cultura para Todos acontecem sempre às terças-feiras, em dois horários, às 19h e 21h. Em cada sessão são no mínimo dois mil espectadores, que têm de levar uma caixa de leite para trocar pelo ingresso.
            A Prefeitura também já encaminhou – através da Cruz Vermelha de Volta Redonda - um caminhão com roupas arrecadadas durante o evento Natal dos Sonhos e da Solidariedade, realizado em dezembro na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, para as vítimas da chuva. 

Inscrições para os cursos dos Cras começam na próxima semana

Manicure, Cabeleireiro e Artesanato são algumas das oficinas


           Começaram nesta segunda-feira, dia 16, as inscrições para os diversos cursos profissionalizantes dos Cras (Centro de Referência em Assistência Social) em Barra Mansa. Os beneficiários do programa Bolsa Família, público-alvo dos cursos oferecidos pelos Cras, têm até o fim do mês de janeiro para procurar um dos cinco Centros de Referência mais próximo de suas residências para se inscreverem. As aulas estão previstas para começar em fevereiro.
            De acordo com a coordenadora dos Cras, Carmem Lúcia Ferreira, o foco é oferecer curso profissionalizante para os beneficiários do Bolsa Família a fim de que aprendam um ofício e possam gerar renda. “As vagas dos cursos profissionalizantes são destinadas aos jovens e adultos beneficiários do programa do Governo Federal e as aulas de futebol, futsal e as recreações infantis são para as crianças. Mas, havendo vaga disponível para os cursos, as pessoas interessadas das comunidades vizinhas ao bairro em que o Cras está instalado também são beneficiadas. Queremos atender todas as pessoas interessadas em fazer os diversos cursos”, conta Carmem.
            O prefeito Zé Renato comentou sobre os cursos e a importância de se qualificar. “Os cursos oferecidos nos Cras são todos gratuitos e visam qualificar os beneficiários do Bolsa Família a fim de que tenham um ofício e possam gerar renda. Além disso, muitas pessoas acabam descobrindo novos talentos e aptidões. É importante que os interessados em fazer os cursos compareçam nos Cras e façam suas inscrições”, ressalta o prefeito.
            Serão cerca de 60 vagas para cada curso oferecido nos Cras. As turmas são em dois horários: de manhã – das 8 às 12 horas, e à tarde – das 14 às 17 horas. Os cursos oferecidos são: cabeleireiro, manicure, culinária, garçom, canto-coral e artesanato com aulas de macramê, crochê, ponto cruz, tricô, vagonite, pintura em tecido, biscuit, decoupagem, patchwork e E.V.A.
            No final do mês passado, a Prefeitura de Barra Mansa formou 300 alunos nos cursos profissionalizantes. Somente os alunos de corte e costura é que vão terminar o curso este ano, pois as aulas começaram no segundo semestre de 2010. Os Centros de Referência estão localizados nos seguintes bairros: Vila Coringa, Getúlio Vargas, São Pedro, Paraíso de Cima e Vila Natal (Paraíso de Baixo). 

Prefeitura de Resende levará três toneladas de donativos para vítimas da tragédia na região serrana

Doações serão transportadas nesta terça-feira, mas Município continuará recebendo donativos


  Pelo menos três toneladas de donativos para as vítimas da tragédia na região Serrana do Estado do Rio de Janeiro serão transportadas pela Prefeitura de Resende na manhã desta terça-feira, dia 18 de janeiro. A informação é do prefeito José Rechuan (DEM), que reafirmou hoje aos secretários municipais a determinação para que a administração municipal ajude no que for possível as cidades desta área do estado afetadas durante a chuva. O material foi arrecadado em Resende entre a tarde de sexta-feira e a manhã desta segunda-feira, através de campanhas promovidas diretamente pela Prefeitura, que vem apoiando também o recolhimento de donativos realizados por outros segmentos organizados da sociedade.
            O diretor da Defesa Civil da Prefeitura de Resende, coronel Marco Resende, explicou que, independente do transporte das três toneladas de doações já coletadas, o setor continuará recebendo donativos por tempo indeterminado. As doações poderão ser deixadas na sede da Defesa Civil, que funciona de segunda a sexta-feira, no Centro Administrativo da Beira-Rio, entre 8 e 17 horas. Os donativos transportados nesta terça-feira serão entregues diretamente ao centro de arrecadação montado em Nova Friburgo para coordenar a distribuição aos municípios atingidos. Marco Resende acompanhará pessoalmente a entrega das ações coletadas no Município.
            Entre os donativos que vão ser levados na primeira viagem de Resende para Nova Friburgo estão 1.250 litros de água; 500 quilos de arroz; 110 quilos de feijão; 90 quilos de macarrão; 50 quilos de açúcar; 70 litros de desinfetante; cem pacotes de fralda; 350 litros de leite; 50 pacotes de creme dental e 20 quilos de sabão em barra. Parte do material foi arrecadada durante um ato realizado na manhã de sábado, no calçadão de Campos Elíseos, que contou com a presença de secretários municipais.
Os donativos recolhidos até hoje em Resende foram armazenados na Defesa Civil da Prefeitura, mas com o aumento do volume de doações, cujo crescimento vem sendo constatado diariamente, a Prefeitura cederá também uma escola municipal destinada a receber os materiais arrecadados.
- Além do material coletado pela própria administração municipal, vamos transportar os donativos recolhidos por outras instituições que estão realizando campanhas neste sentido, com o apoio da Prefeitura, entre elas o Conselho das Associações de Moradores de Resende, a Polícia Militar, o Lyons Club, o Corpo de Bombeiros e os rotarys que atuam em nossa cidade. O momento de solidariedade às famílias da região Serrana exige o esforço de todos – disse o diretor da Defesa Civil.
O apoio da Prefeitura de Resende no socorro às vítimas da chuva em Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo, São José do Vale do Rio Preto e outras cidades atingidas foi destacado como uma prioridade durante a reunião de hoje entre o prefeito José Rechuan e os secretários municipais. No encontro, realizado no Centro Administrativo, Rechuan informou que na semana passada manteve um contato com o vice-governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) para informar que o Município de Resende realizaria ações com o objetivo de auxiliar o trabalho de atendimento às vítimas da chuva nesta região do Estado do Rio de Janeiro.
- A Prefeitura de Resende, desde o primeiro momento, manifestou sua solidariedade às famílias que foram afetadas durante a tragédia na Região Serrana e, ao mesmo, vem colocando em prática, também desde o primeiro momento, ações concretas visando amenizar o sofrimento destas pessoas – disse Rechuan.
Além da campanha de arrecadação de donativos, a Prefeitura está apoiando a Polícia Militar com a oferta de materiais de proteção aos policiais do batalhão de Resende que estão trabalhando no socorro às vítimas. Diariamente, o batalhão tem enviado dez policiais do Município para integrar as forças de assistência às famílias na região Serrana.
Entre os materiais ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde aos policiais de Resende estão luvas, máscaras e garrafas de água. Antes de viajarem, os agentes da PM estão sendo também vacinados nos postos de saúde da Prefeitura de Resende contra o tétano. Já o hemonúcleo do Município, que funciona ao lado do Hospital de Emergência, está à disposição do Governo do Estado para reforçar o estoque de sangue necessário ao atendimento das famílias.  

Policiais já realizaram mais de 700 resgates na Região Serrana

Noventa policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), do Grupamento Aéreo Marítimo (GAM), da Companhia de Cães (CIA Cães) e do Grupamento Especial de Salvamento e Ações de Resgate (GESAR) chegaram a Nova Friburgo na última quinta feira (131) e já realizaram mais de 700 resgates de vítimas das chuvas.


Foi montado um Batalhão de Campanha no 11ºBPM (Nova Friburgo), para abrigar os policiais pelo tempo necessário de suas atividades. Além das unidades mencionadas, estão na região o Batalhão de Polícia Florestal e Meio Ambiente (BPFMA), o Regimento de Polícia Montada (RPMont), além das unidades operacionais do 11ºBPM (Nova Friburgo), 26ºBPM (Petrópolis) e 30ºBPM (Teresópolis).
Por determinação do Comandante Geral, Coronel Mario Sérgio, a participação da Polícia Militar conta ainda com 400 policiais das diversas unidades da Capital, que estão sendo deslocados diariamente para servirem como braço de apoio dos bombeiros militares que atuam nos salvamentos. A missão é chegar até as áreas mais isoladas na região. A jornada de trabalho é de 24 horas.
A PM cedeu ainda os alunos do Quadro de Saúde que se formarão oficiais. Eles estão dando suporte aos atendimentos médicos. Diariamente, estão sendo enviadas equipes de múltiplas especialidades, incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos e até assistentes sociais. O reforço é direcionado ao Hospital Municipal de Friburgo.
Ao todo, são cerca de 600 policiais em apoio diário as ações da Defesa Civil.
Cabe salientar que todas as unidades da Corporação estão recebendo doações para os desabrigados pelas chuvas na Região Serrana. Os gêneros de maior necessidade são água mineral, material de higiene pessoal, colchonetes, material de limpeza, leite em pó ou em caixa, talheres, sacos de lixo, caixas de papelão, fita crepe, enlatados em geral, alimentação infantil, sopão e macarrão instantâneo.
As arrecadações estão concentradas no 12ºBPM, de onde saem, a todo momento, caminhões levando os materiais doados para as localidades mais atingidas pelas chuvas na Região Serrana.

Cabral pede casas para famílias que moram em áreas de risco na Região Serrana

O governador Sérgio Cabral sugeriu nesta segunda-feira (17) ao governo federal que 100% das moradias do programa "Minha Casa, Minha Vida", na Região Serrana fluminense, sejam destinadas às famílias que moram em áreas de risco.


O vice-presidente da República, Michel Temer, depois de uma reunião com o governador do Rio de Janeiro, se comprometeu a levar a solicitação à presidente Dilma Rousseff. Atualmente, 50% dos recursos do programa habitacional aos municípios são destinados ao sorteio de moradias para famílias cadastradas. Cabral explicou que a destinação integral dessas construções às pessoas que serão retiradas de áreas de risco é fundamental para ajudar na solução do problema de habitação no Estado.
- Atualmente, esse programa é feito da seguinte forma: 50% do cadastramento das famílias eram feitos pelo município em questão, e os outros 50% eram através de sorteio. Nas cidades atingidas pelas chuvas, 100% das moradias seriam destinadas às pessoas que moram em áreas de risco - disse Cabral.
Sem citar valores, o governador disse ainda que as verbas para os municípios atingidos pelas chuvas já estão sendo usadas.
- As verbas estão saindo. Bombeiros, equipamentos, medicamentos, tudo isso é dinheiro. Mais de uma centena de máquinas está fazendo a limpeza das cidades, o que é muito importante. Isso tudo é dinheiro - disse o governador, acrescentando que a Secretaria de Saúde e Defesa Civil destinará imediatamente R$ 30 milhões aos municípios serranos mais castigados pela tragédia para comprar medicamentos, restaurar hospitais e postos de saúde.
O governador acrescentou ainda que dos R$ 500 milhões cedidos pelo governo federal para contenções de encostas em todo o país, R$ 160 milhões serão destinados ao Rio de Janeiro. Esse valor faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2).

Arrecadação de donativos para as vítimas das enchentes do Estado do Rio de Janeiro

Ajuda humanitária


A Cruz Vermelha Brasileira, filial do Município de Barra Mansa, iniciou na sexta-feira, dia 14 de janeiro, o Plano de Operações, colocando em prática a campanha de arrecadação de donativos para as vítimas das chuvas do Estado do Rio de Janeiro. A Cruz Vermelha Nacional constituiu uma comissão de emergência para acompanhar as enchentes e os deslizamentos em todo o Brasil, com a função de fortalecer o intenso trabalho de apoio das filiais às vitimas e desabrigados, em especial nas cidades de São Paulo, Minas Gerais e cidades serranas do Rio de Janeiro. Esta comissão tem a responsabilidade de orientar as ações das Filiais Estaduais e Municipais fortalecendo suas capacidades, atuando em parceria com Defesa Civil e Bombeiros.

Temer acredita que partidos insatisfeitos com cargos não prejudicarão votações no Congresso

O PMDB está satisfeito com a distribuição das vagas até o momento, segundo o vice-presidente


O vice-presidente, Michel Temer, disse nesta segunda-feira ter certeza de que os partidos que possam estar insatisfeitos com a distribuição dos cargos não vão retaliar o governo durante a votação de matérias no Congresso. Segundo ele, o PMDB está satisfeito com a distribuição de cargos até o momento. 
Em visita ao Rio de Janeiro, Temer reiterou que os cargos que ainda não foram preenchidos deverão ser definidos após as eleições da Câmara dos Deputados. 
— Não houve a distribuição do segundo escalão. Quando isso vier é que os partidos, não só o PMDB, vão examinar [a situação], mas é a presidente [Dilma Rousseff] que vai determinar o que será feito — disse. 
Sobre um suposto desvio de verbas ocorrido na Fundação Nacional de Saúde (Funasa) noticiado pela Folha de S.Paulo, o vice-presidente disse que o caso já está sendo apurado e que isso não vai prejudicar o PMDB no pleito por cargos dentro do Ministério da Saúde. 
Com relação à tragédia na região serrana do Rio de Janeiro, Temer considerou razoáveis os pedidos feitos pelo governador do Estado, Sérgio Cabral, para que todos os imóveis do Programa Minha Casa Minha Vida nas cidades atingidas pelas fortes chuvas da semana passada sejam destinados aos desabrigados; e para que os recursos da 2ª fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), destinados à contenção de encostas, sejam antecipados. 


Filho de suposta vítima de Battisti pode vir ao Brasil depor

Alberto Torregiani foi atingido durante o tiroteio que matou seu pai


O filho do joalheiro que teria sido morto por membros do grupo esquerdista de Cesare Battisti, Alberto Torregiani, afirmou, nesta segunda-feira, que virá ao Brasil para dar sua versão dos fatos sobre os crimes de que o italiano é acusado, se isso for necessário, segundo informações da agência Ansa.
"Neste momento, não é minha intenção ir ao Brasil, porque estou levando em frente minha batalha com diversas iniciativas", disse Torregiani, que tem organizado manifestações para pedir a extradição de Battisti.
O ex-militante foi condenado à prisão perpétua na Itália por quatro assassinatos cometidos na década de 1970, quando integrava o grupo Proletários Armados pelo Comunismo (PAC). O filho de um dos mortos afirmou que sua vinda ao Brasil seria também em apoio aos familiares das outras vítimas.
Torregiani afirmou que o Parlamento Europeu vai votar uma resolução sobre o caso na próxima quarta, a pedido de políticos italianos. Os representantes do país também pedirão a intervenção política da chefe de diplomacia da União Europeia (UE), Catherine Ashton.

Vigilância em Saúde monitora vítimas das chuvas

Para saber quais as necessidades em termos de medicamentos e outros insumos médicos das pessoas que ainda estão isoladas, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde e Defesa Civil está usando as informações trocadas entre radioamadores.


Essas informações se juntam àquelas oficiais, passadas pela Defesa Civil estadual e demais órgãos que integram a força de trabalho que vem atuando no socorro às vítimas das chuvas na Região Serrana, para que o Gabinete de Crise montado pela subsecretaria possa preparar os relatórios diários de monitoramento da situação epidemiológica e sanitária na Região Serrana.
- Estamos preparando dois relatórios diários, o primeiro às 10h e outro às 17h, e todas as informações servem para mapearmos as prioridades de cada localidade, em termos de necessidade de medicamentos e imunobiológicos, que são as vacinas e soros – explica o superintendente de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Alexandre Chieppe.
Ele lembra que estão sendo enviadas para a região afetada pelas chuvas vacinas contra tétano e difteria, e soros anti-tetânico, antiofídico e para picada de outros animais peçonhentos.
Além disso, o Gabinete de Crise também vem monitorando a qualidade da água que está sendo distribuída para consumo.
– Estamos monitorando tanto a água que abastece a rede de distribuição onde o serviço já foi regularizado, quanto a água fornecida nos abrigos onde estão os desabrigados e desalojados – comenta Chieppe.
O superintendente explica que outra frente de ação em termos de vigilância ambiental, epidemiológica e sanitária é quanto à vigilância do estado de saúde das pessoas que estão nos abrigos. Chieppe conta que diariamente os coordenadores dos abrigos respondem a questionários, em que relatam se perceberem alguém instalado no local com febre, dor no corpo ou cor amarelada. A medida tem como objetivo diagnosticar rapidamente possíveis casos de leptospirose.
- Caso seja percebido alguém com sintomas da doença, o paciente é levado para o Hospital de Campanha do Corpo de Bombeiros, onde poderá fazer exames complementares para confirmar a infecção e já iniciar o tratamento – diz. O superintendente ressalta que até o momento não há registro de nenhum caso de leptospirose na Região Serrana.
Atualmente, estão trabalhando nas áreas atingidas por deslizamentos e enchentes cerca de 60 técnicos da Subsecretaria de Vigilância em Saúde. O órgão também enviou para a região três veículos para reforçar a frota dos serviços de vigilância ambiental municipais.

Casal José Maria e Therezinha Cruz já viajaram para os Estados Unidos


O futuro governador 2011-12, do Distrito 4.600, de Rotary international, José Maria Cruz, e sua mulher Therezinha, embarcaram ontem (16) para os Estados Unidos, onde vão participar de mais uma etapa do treinamento que recebe todo Governador Eleito de Distrito.
No mundo o Rotary International possui 534 Distritos, com 34.025 Rotary Clubs e 1.214.070 associados. Destes, 38 Distritos estão no Brasil, com 2.350 Rotary Clubs e 53.830 membros.
O Distrito 4600 congrega 71 Rotary Clubs com aproximadamente 1.367 associados, que estão distribuídos em 41 cidades dos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, desde a cidade de Ilha Bela, no litoral Norte de São Paulo, passando pelo Vale do Paraíba paulista e fluminense, até a cidade de Três Rios.
A posse de José Maria deverá ocorrer no mês de julho do corrente ano, quando tem inicio o ano rotário.