quinta-feira, 27 de janeiro de 2011


Gigantes de Aço vão arrecadar alimentos para as vítimas das chuvas na região serrana

Rodada Solidária, promovida pela CBV, acontecerá em todo Brasil

    A equipe masculina de vôlei do Volta Redonda vai encarar os próximos dois adversários, pelas segunda e terceira rodadas do returno da Superliga Nacional de Vôlei, em casa. Nesta quinta-feira (dia 27) o adversário será o Soya/Blumenau, às 19h, no Ginásio da Ilha São João.
        Mais do que o desafio para melhorar a colocação na tabela, visando a classificação para a fase final – o time ocupa a décima posição - os Gigantes de Aço têm um compromisso com a solidariedade, arrecadando alimentos, água e produtos de higiene pessoal para as vítimas das chuvas na região serrana do Rio de Janeiro. A arrecadação será feita por meio da troca de ingressos para o jogo de quinta-feira, contra o Soya/Blumenau, e para o confronto contra o Cimed, no sábado (dia 29), às 16h.
       “A iniciativa da CBV se estenderá por todo o Brasil, mas como somos os únicos representantes do Rio de Janeiro na Superliga Masculina, nossa arrecadação será destinada às vítimas do nosso estado”, explicou o gerente de voleibol, Luiz Eduardo Fernandes. “O que arrecadarmos será somado ao que for angariado pela Prefeitura Municipal, pela CSN e pela Fundação CSN”, acrescentou o dirigente.
       Os jogadores fazem o último treino antes da partida contra o Soya/Blumenau nesta quarta-feira, às 9 horas, quando os ingressos começam a ser trocados, no mesmo local do jogo.

Horários e dias de arrecadação:

Quarta-feira (dia 26) - 9h30 às 12h30 (Ginásio da Ilha São João)
17h30 às 20h30 (Ginásio da Ilha São João)

Quinta-feira (dia 27) - 9h30 às 12h30 (Ginásio da Ilha São João)

17h30 às 20h30 (Ginásio da Ilha São João)

Sábado (dia 29) – 15 horas (Ginásio da Ilha São João)


Piraí realiza caminhada contra a dengue em 2 bairros  
          
A Secretaria de Saúde de Piraí promove nesta sexta-feira, 28 de janeiro, caminhada de combate à dengue, nos bairros Sossego 1 e 2, na sede do município.


A caminhada sairá às 8h30 da Unidade de Saúde Vereador Mauro Gouvea, do bairro Casa Amarela, que atnde aos moradores do Sossego também.
            O objetivo da caminhada, destacou a gerente da Unidade de Saúde, enfermeira Adriana Imthon, é dar continuidade à campanha de esclarecimento sobre a dengue, iniciada há cerca de um mês pela Secretaria e levar mais informações aos moradores daqueles bairros sobre a importância da participação da comunidade no combate à doença, que mata.
            “Vamos percorrer os dois bairros mostrando os cuidados que cada morador deve ter para evitar o aparecimento de focos e o que cada um pode fazer no dia a dia, para que Piraí continue a ser um município de baixo índice da doença”, afirmou Adriana, salientando que  a Unidade de Saúde já realiza rotineiramente campanha de prevenção. “Embora nosso índice continue zerado, o objetivo da caminhada é alertar os moradores, por causa do período de chuvas, que facilita o surgimento de água parada”, acrescentou a gerente.
            A campanha de combate à dengue foi intensificada em Piraí há cerca de um mês, diante do aumento de número de focos encontrados, principalmente na sede do município e no distrito de Arrozal. Na caminhada desta sexta-feira, servidores da Vigilância Sanitária distribuirão também folhetos com informações sobre a dengue e como evitar formação de criadouros. 

Prefeitura de Resende encontra mais 320 focos de dengue

Secretaria de Saúde trabalha para evitar casos da doença


A Secretaria Municipal de Saúde continua trabalhando para que Resende não seja afetada por uma epidemia da dengue, mas este objetivo só vai ser alcançado com o envolvimento de todos os segmentos da população e de cada cidadão. Esta advertência foi reafirmada novamente na manhã desta quarta-feira, dia 25, pela diretora de Vigilância em Saúde do Município, Lúcia Albuquerque. Segundo ela, mais 320 focos da doença foram encontrados em 17 comunidades do Município na terceira semana deste ano. Nas duas primeiras semanas de 2011, os números de focos encontrados foram 500 e 300, respectivamente.
- A diferença de números entre uma semana e a outra não significa uma redução na quantidade de focos e sim que em determinados comunidades o número é maior – declara Lúcia. 
Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da Prefeitura, as perspectivas para o país não são boas e o Ministério da Saúde teme um surto da doença. Em 2010, a cidade de Resende registrou 26 casos de dengue e, embora este ano ainda não tenha sido confirmado nenhum caso positivo, “a situação continua muito preocupante”.
- Há um risco de que todo o País venha a enfrentar uma epidemia em 2011. Estamos atuando na prevenção e no combate aos focos do mosquito, mas esta é uma ação que só terá sucesso se todos os moradores colaborarem e abrirem suas residências para que os agentes de saúde e voluntários do Corpo de Bombeiros possam entrar em suas casas e realizar o trabalho necessário. Todos os agentes responsáveis por este trabalho são devidamente identificados – explicou Lúcia Albuquerque, salientando que o índice de recusa dos moradores em receber as equipes ainda é muito alto, girando atualmente em torno de 12 por cento.
Outro fator de preocupação, de acordo com a diretora, é quanto ao número de residências fechadas, que está em 80 por cento do total de imóveis visitados. Só no bairro Barbosa Lima, visitado entre 16 a 22 de janeiro, os agentes encontraram 63 por cento dos imóveis fechados. Ela explica que nos bairros onde existem muitos prédios a dificuldade é grande porque os moradores que trabalham fora não deixam as chaves com os zeladores ou síndicos, dificultando ainda mais o trabalho de prevenção.
- Já tivemos reuniões com síndicos pedindo o apoio deste segmento. Durante a realização destes encontros, sugerimos que os próprios moradores preenchessem um formulário informando se em sua residência há focos, mas não tivemos sucesso. Nosso apelo é para que aquelas pessoas que passam o dia todo fora telefonem para o CCZ (Centro de Controle de Zoonozes), através dos números 3360-9690, 3381-9802 e 3360-5186, visando agendar uma visita dos agentes. Quem já teve dengue, sabe o quanto é ruim e as pessoas têm que se conscientizar do perigo. A dengue pode matar - afirmou.
Uma das estratégias adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde a partir deste mês foi a divulgação semanal de uma lista de ruas e bairros visitados pelos agentes onde foram encontrados focos do mosquito. O objetivo da medida é chamar a atenção dos moradores dessas localidades para que acompanhem o que está acontecendo no local onde mora. A lista está disponível em todas as unidades de saúde para a consulta dos interessados e também vem sendo divulgada por meio da imprensa.
     A diretora contou ainda que a Secretaria de Saúde está criando novas estratégias de combate ao mosquito. A próxima delas fará com que os agentes voltem às residências num período de 24 horas após a identificação do foco. Esta ação está planejada para breve com o objetivo de diminuir os números de focos, principalmente nos meses de abril e maio, período considerado pelas autoridades como muito crítico no caso da dengue.

Muro de contenção avança na Carioca

Mais um imóvel localizado na linha do muro foi demolido. Sessenta casas ainda serão retiradas 


A Prefeitura de Angra demoliu nesta segunda-feira, dia 24, mais uma residência no Morro da Carioca. O imóvel estava localizado bem na linha traçada para o muro de contenção que está sendo construído. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Marco Aurélio Vargas, o dono entrou na justiça para que a casa não fosse derrubada, mas neste mês de janeiro saiu a decisão favorável ao município.
 – O dono não queria sair e recorreu à justiça. É um direito de todos recorrer  à justiça, mas a prefeitura vem ganhando todas as decisões – explica o secretário.
 A construção era um obstáculo à passagem do muro, que terá uma extensão de cerca de 300m. A altura do muro é de, em média, 10m, variando de acordo com o solo. A largura é de 6m na base, variando conforme a altura. O material utilizado no muro de contenção do Morro da Carioca é o gabião. O muro de gabião é feito com pedras britadas amarradas em malhas de aço. O material é de alta resistência e durabilidade, além de favorecer a drenagem.
 A previsão é de que a obra fique pronta no segundo semestre deste ano. O secretário explicou que o atraso da obra é normal, devido a vários fatores.
 – Houve atraso devido à burocracia, a questões judiciais e às chuvas, mas isso é normal. A demora no repasse de verbas também reduz a velocidade da obra, mas não é um fator determinante – avalia Vargas.
 Oitenta metros de muro já foram construídos. Para que o restante seja feito, mais 60 casas serão demolidas no bairro. De acordo com engenheiros da Tecnosonda, empresa responsável pela execução da obra e das demolições, as casas que estão na linha do muro e acima dela serão demolidas. Mais de 350 casas já foram retiradas no Morro da Carioca.
 Os moradores desalojados estão recebendo, temporariamente, o aluguel social. Eles irão receber os apartamentos que estão sendo construídos para realocação dos habitantes de áreas de risco ou poderão ser indenizados, conforme o caso.
 Além da construção do muro, será feito um trabalho de estabilização do solo, acima de onde passa o muro, e de drenagem, o que é fundamental para impedir que o solo se encharque, principal fator causador de deslizamentos. 

Instituições de Minas Gerais e Barra Mansa se unem para ajudar moradores da Região Serrana

Donativos vindos de Minas Gerais foram transportados de trem até Barra Mansa


            A população das cidades de Uberaba, Uberlândia e Araguari, no Triângulo Mineiro, se mobilizaram para ajudar as vítimas da Região Serrana do Estado do Rio. As unidades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais recolheram as doações e solicitaram à empresa FCA (Ferrovia Centro Atlântica) que transportasse os donativos de trem até Barra Mansa. Os materiais chegaram no município na manhã desta terça-feira, dia 25, e a Prefeitura ficou com a missão de apoiar o Corpo de Bombeiros cedendo mão-de-obra para transpor os materiais dos trens para os caminhões, que seguirão até as cidades de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo.
            Os materiais vieram de Uberaba (MG) em oito vagões da FCA, sendo cinco vagões lotados com vestuário e três com alimentos não perecíveis. O Corpo de Bombeiros de Barra Mansa reuniu um efetivo de cerca de 60 homens, entre a corporação do município e das cidades de Volta Redonda e Resende, para ajudar na transferência. A Prefeitura está ajudando com cerca de 30 pessoas da Susesp (Superintendência de Obras e Serviços Públicos) e das secretarias de Juventude, Esporte e Lazer e de Assistência Social e Direitos Humanos.
            O prefeito de Barra Mansa, Zé Renato, ressaltou a importância da iniciativa e agradeceu o apoio de vários órgãos envolvidos nesta ação de solidariedade. “Fico feliz de saber que a cidade faz parte desta rede de solidariedade na qual todo o país está envolvido. O município também se mobilizou para ajudar as vítimas da chuva e arrecadou donativos que já seguiram para a Região Serrana. Participar de outra ação como esta, que visa o bem comum, é sem dúvida muito gratificante”, comenta o prefeito.
            De acordo com o comandante do 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros (GBM) de Barra Mansa, tenente-coronel Rossini Albernaz Dias, a ação é uma congregação de esforços de vários setores da sociedade. “Esta é uma resposta ao desastre que aconteceu no Estado do Rio. O Sistema Nacional de Defesa Civil está voltado para a Região Serrana e esta ação de mobilização é a congregação de esforços das Defesas Civis de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, do Corpo de Bombeiros, da FCA, de empresas no ramo de transporte da Região Sul Fluminense como Transfuturo e Toniato e a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) que disponibilizaram caminhões e carretas para o transporte dos donativos. Além disso, temos contado com apoio da Prefeitura e de voluntários”, comenta Rossini, ao informar que os três primeiros caminhões disponíveis para o transporte seguirão para a Região Serrana com alimentos e, posteriormente, com roupas.
            O supervisor de Segurança Empresarial Regionais Sudeste e Paulista da FCA, Marcos Vinicius da Motta Silva, explicou sobre a parceria da empresa na ação. “A empresa tem parceria com vários órgãos públicos e nos foi solicitado que trouxéssemos de trem os donativos de Minas Gerais até o Estado do Rio. Como nosso limite é Barra Mansa, os vagões estão sendo descarregados aqui. É uma grande quantidade de donativos que, para serem transportados de caminhão de Minas até o Rio, seria muito difícil. Participar desta iniciativa é muito importante, pois nossa intenção também é ajudar as pessoas que sofreram com as chuvas no Estado”, comenta Marcos.
            Cada um dos oito vagões tem capacidade para transportar 60 toneladas de material. De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, para cada vagão serão necessárias cerca de duas carretas para o transporte dos donativos, que devem ser transferidos dos trens para os caminhões em três dias. “Mesmo com cerca de 100 pessoas ajudando, os trabalhos devem seguir por dois a três dias. Estamos dando prioridade para descarregar os alimentos, pois são os itens mais urgentes. Após o carregamento dos caminhões, eles seguirão ainda hoje (25/01) para as cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo”, conclui Rossini.

ECT comemora Dia do Carteiro com café da manhã em Brasília

Ele informou, no entanto, que as inscrições serão abertas o quanto antes e que, ainda no primeiro semestre, deverá ser feito o concurso para contratar mais de 8.500 trabalhadores.  


O presidente da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), Wagner Pinheiro, comemorou hoje (25) o Dia do Carteiro com um café da manhã com funcionários da estatal na Central de Distribuição Domiciliar (CDD) de Ceilândia, cidade satélite de Brasília. Ex-presidente da Petros, fundo de pensão da Petrobras, Pinheiro está há dez dias na presidência da ECT.
Em discurso, ele destacou a importância do trabalho do carteiro, “profissional que bate à porta de todas as famílias brasileiras" e que desfruta de "uma imagem muito boa" perante a sociedade. Pinheiro disse que fará o que for possível para preservar a integridade física dos trabalhadores dos Correios que, muitas vezes, ficam expostos a condições climáticas adversas.
Os Correios fornecem protetores solares aos carteiros desde 2001, além de óculos escuros e bonés. Os funcionários recebem também bolsas ergonômicas, que protegem mais a correspondência e são mais confortáveis para o carteiro. A bolsa foi desenvolvida com base em estudos na Universidade Federal de São Carlos (SP). Dessa parceria resultaram também tênis com suportes especiais para caminhada usados pelos carteiros. 
Sobre o concurso público que preencheria vários cargos na empresa, e foi adiado no fim do ano passado, Pinheiro disse que, por estar há pouco tempo no cargo, não poderia se aprofundar no assunto. 


Pezão acerta jogo entre grandes times para ajudar Região Serrana

Reunião com o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, aconteceu essa manhã, em Nova Friburgo.


O jogo acontecerá em fevereiro, no campo do Friburguense Atlético Clube e reunirá os quatro grandes clubes cariocas
Por Ascom da Secretaria de Obras
Quando o assunto é solidariedade, todas as torcidas estão de mãos dadas pela reconstrução das cidades afetadas pelas chuvas na Região Serrana. O vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, reuniu-se essa manhã com o presidente do Botafogo Futebol e Regatas, Maurício Assumpção, em Nova Friburgo, para definir um jogo cuja renda será revertida para uma obra de recuperação da cidade.
Segundo Pezão, o jogo, que acontecerá em fevereiro, será no campo do Friburguense Atlético Clube e reunirá os quatro grandes clubes cariocas. A partida será entre um time misto do Botafogo e Vasco, contra outro que reunirá os profissionais de Flamengo e Fluminense. Assumpção irá agora acertar com os times uma data que seja ideal para todos, já que a idéia é não prejudicar a participação das equipes no campeonato estadual.
- Esse é mais um exemplo da integração dos fluminenses. Na hora da solidariedade não existe rivalidade entre as torcidas que, certamente, darão mais um show, como acontece em todos os jogos. A Região Serrana será reconstruída com uma parte do coração de todos nós – concluiu Pezão.

Vítimas da tragédia em Teresópolis recebem novos documentos e acreditam em recomeço de vida

O simples recebimento da carteira de identidade significou no dia 25 um recomeço de vida para a aposentada Maria de Lurdes Ferreira.


Vítima da tragédia que atingiu a cidade de Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, ela perdeu, além da casa e todos os seus documentos, cinco netos, entre eles, uma grávida de cinco meses. Maria de Lurdes foi uma das primeiras a receber a segunda via da carteira de identidade confeccionada gratuitamente para os desabrigados pelas enchentes.
“Esse documento é o recomeço. Perdi cinco netos, minha casa e quase morri. Agora, pelo menos, vou poder dar entrada nos benefícios”, contou à Agência Brasil logo após pegar sua nova identidade no Complexo Esportivo Pedrão, em Teresópolis, onde estão vários desabrigados das enchentes.
De acordo com o presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran), Fernando Avelino, mais de 3 mil pessoas já preencheram o cadastro solicitando novos documentos. Destes, 1.805 já foram confeccionados e começaram a ser entregues, em uma parceira do órgão com a Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e a Defensoria Pública do Estado.
“A identidade é a grande maioria [das solicitações], até porque as pessoas afetadas em Teresópolis estão nos bairros mais humildes. A segunda via da CNH [carteira de habilitação] e a carteira de identidade de graça só serão fornecidas a quem perdeu seus pertences com a chuva. É importante que elas tenham essa identificação [documentos] para se inserir nos programas sociais, como aluguel social, Bolsa Família, por exemplo”, explicou Avelino.
Segundo Avelino, uma equipes do Detran e da Secretaria de Assistência Social está percorrendo os abrigos para identificar e cadastrar mais pessoas que perderam documentos e precisam da segunda via. No Rio de Janeiro, além da CNH, o Detran também confecciona carteiras de identidade.
Alessandra de Souza e Silva foi a primeira a receber o documento. Grávida de nove meses, ela disse que agora ficará mais fácil ter acesso aos programas sociais do governo para as vítimas das enchentes em Teresópolis.
“Agora vou poder correr atrás dos meus direitos, das coisas que eu perdi. Para tudo preciso [do documento]. Para dar entrada no Fundo de Garantia a gente precisa da identidade que a chuva tinha levado”, disse Alessandra.
Das 1.805 carteiras de identidade que já foram confeccionadas, 542 foram entregues terça-feira (25) em Teresópolis, de acordo com o presidente do Detran-RJ.


Mortes na Serra já chegam a 838 e desaparecidos passam de 540

O número de corpos resgatados na Região Serrana após as fortes chuvas já chega 838, segundo dados das prefeituras, divulgados na tarde desta quarta-feira.


A cidade de Nova Friburgo é a que apresenta maior número de mortes: 398. Em Teresópolis, 344 corpos foram encontrados. O distrito de Itaipava, em Petrópolis, registrou 67 mortes. Já em Sumidouro, 22 pessoas morreram; em São José do Vale do Rio Preto, seis; e no município de Bom Jardim, uma corpo foi resgatado.
Nesta quarta-feira, bombeiros de Nova Friburgo resgataram três corpos de uma mesma família no condomínio do Lago, em Conquista. De acordo com moradores, os corpos seriam de um mecânico, da sua esposa e da filha do casal, de 11 anos. Bombeiros ainda procuram por uma criança de um ano e sete meses, que também estaria soterrada. No local, a equipe de resgate tambpem encontrou o corpo de um menino de seis anos.

Os moradores desaparecidos totalizam 541, sendo sua maioria em Teresópolis (244). Já em Nova Friburgo, 185 pessoas ainda não foram encontradas. Em Petrópolis, os desaparecidos totalizam 65; em Sumidouro, quatro; em São José do Vale do Rio Preto, dois; em Bom Jardim, dois; e apenas um em Cordeiro. Outras 38 pessoas estão desaparecidas, porém, em localidades não informadas. Os números foram divulgados pelo Programa de Identificação de Vítimas (PIV) do Ministério Público do Estado do Rio.
O tempo bom na região, desde segunda-feira, beneficia o trabalho de resgate que continua a ser feito nos municípios mais devastados.
As prefeituras ainda apelam para que a população faça doações, tanto de artigos de alimentação, quanto de higiene pessoal e limpeza.
Os moradores sofreram com a interrupção dos serviços de água, luz e telefone. Além disso, importantes estradas de acesso às cidades foram interditadas, fazendo com que a população da Região Serrana ficasse praticamente ilhada. 


Em “Lixo Extraordinário”, famílias dividem cena com urubus

Vik produz esculturas e telas com diversos materiais como, por exemplo, páginas de revistas, monitores, alimentos, diamantes, pneus e lixo reciclável.


Na lista dos indicados à 83ª edição do Oscar ao prêmio de melhor documentário, a co-produção entre Brasil e Reino Unido, Lixo extraordináriomostra o projeto social do artista plástico brasileiro Vik Muniz com catadores do aterro sanitário de Gramacho, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense..
O documentário concorre com  Exit through the gift shop, do artista plástico Banksy; GasLand, de Josh Fox; Trabalho interno, de Charles Ferguson; e Restrepo, de Tim Hetherington e Sebastian Junger. O filme é um dos concorrentes mais fortes, pois já ganhou prêmios nos festivais de Sundance e Berlim em 2010.
Lixo estraordinário demorou três anos para ser feita.  As obras do artista foram mostradas na abertura da novela Passione.
A direção é da inglesa Lucy Walker e dos brasileiros João Jardim e Karen Harley.
O filme revela as montanhas de lixo e o ambiente em que famílias inteiras dividem a cena com urubus na busca por objetos destinados à reciclagem, gerando renda para aproximadamente 3 mil catadores.

Novo líder do PSDB insiste em mínimo de R$ 600

Duarte Nogueira (SP) cobrou ainda compromisso de Dilma com reformas


Recém confirmado como uma das novas vozes da oposição ao governo Dilma Rousseff, o deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP), novo líder da legenda na Câmara, disse nesta quarta-feira (26) que irá insistir em um aumento mais generoso do salário mínimo, para R$ 600.
Oficialmente, o governo admite elevar o valor para até R$ 545, o que apenas repõe a inflação do ano passado. Centrais sindicais reivindicam R$ 580. No ano passado, na campanha presidencial, o candidato tucano derrotado José Serra havia prometido os R$ 600.
Questionado logo após ser confirmado como líder tucano, Duarte Nogueira disse que a proposta não ameaça as contas do governo, como alegado pela equipe econômica.
- Na campanha, nós defendemos o valor de R$ 600. Me parece muito coerente continuar nessa mesma linha, até porque nós encontramos instrumentos dentro do atual Orçamento da União que subestimaram a receita previdenciária em uma média de R$ 17,8 bilhões, que é o valor necessário para que a gente possa fazer sair dos R$ 540 para os R$ 600 sem o desequilíbrio fiscal.
O governo calcula que cada real acrescentado ao mínimo gere custos de R$ 286 milhões para os cofres deficitários da Previdência. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, chegou a dizer que o governo vetaria um aumento maior do que o proposto pelo governo.
Durante a reunião do PSDB que selou seu nome como novo líder, Nogueira reiterou o apoio que o partido dará à candidatura do petista Marco Maia (RS) na disputa pela presidência da Câmara. Maia chegou a participar do encontro para agradecer o apoio.
Depois, questionado sobre como será a oposição no governo Dilma, Nogueira cobrou compromissos da atual administração com propostas defendidas na campanha.
- Nós não vimos até agora uma discussão de temas que são caros para o país, como as reformas, uma discussão mais consistentes de projetos na saúde, na educação, na regulamentação da emenda 29, como é que vai colocar essas universidades que foram criadas para funcionar. O que está se discutindo é só cargo, cargo, cargo, essa não é a agenda para o país e que a oposição quer.
Além de Nogueira, o PSDB terá o deputado Paulo Abi-Ackel (MG) como líder da minoria e o deputado Eduardo Gomes (TO) como representante na Mesa Diretora. 
Na cúpula que comanda a Casa, os tucanos poderão ficar com a primeira secretaria (que administra as despesas) ou com a primeira vice-presidência (cujo titular substitui o presidente em sua ausência).